• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO 2018 PARTICIPANTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO 2018 PARTICIPANTES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO 2018

O concurso Barman do Ano visa promover o bar em Portugal, sendo o seu contributo orientado para a valorização dos profissionais aliado à melhor técnica e conhecimento do serviço ao cliente. Consta de um conjunto de actos e tem como Júri um leque de profissionais de reconhecido mérito e é organizado pela INTER | Edições do Gosto.

Nesta edição, o tema do concurso é a Portugalidade nas Criações. Os produtos do nosso País são o moLvo de inspiração na criação de cocktails.

Este regulamento apresenta as regras gerais aplicáveis às várias fases do concurso. A parLcipação não dispensa a consulta das Normas de ParGcipação, cuja úlLma versão com data de actualização está disponível no site barmandoano.etaste.pt.

Para esclarecimento de alguma dúvida que surja após a leitura atenta deste regulamento, por favor consulte a organização através do email barmandoano@egosto.pt ou através do 218 822 992.

PARTICIPANTES 1. Podem candidatar-se os profissionais de bar, maiores de 21 anos, com um mínimo de 3 anos de experiência profissional comprovada e a exercer actualmente a profissão em Portugal ou que tenha exercido a profissão no úlLmo ano. 2. O concurso decorre em diferentes fases, contando cada uma com a sua pontuação, rumo à Final Nacional. 3. Cada candidato pode inscrever-se apenas uma vez em cada edição. 4. A inscrição é gratuita. 5. Consideram-se candidatos inscritos, no seguimento dos números anteriores, os que enviarem até ao dia úlLmo dia de inscrição, a seguinte documentação: Curriculum Vitae actualizado com fotografia e referência a locais e datas em que trabalhou nos úlLmos 3 anos; Duas Fichas Técnicas com fotografia das duas receitas a concurso: uma longdrink e uma shortdrink; Carta de MoGvação sob o tema: “A Portugalidade nas criações. Os produtos do tempo, regiões, o respeito pelas estações. De que maneira pode o nosso País ser moGvo de inspiração na criação de cocktails.” (até 6.000 caracteres) 


(2)

APURAMENTO
 Os candidatos que preencherem os requisitos acima mencionados estão na fase de apuramento. O Júri avalia a documentação com vista a uma selecção de 15 concorrentes, que parLcipam nas fases seguintes. APRESENTAÇÃO OFICIAL DOS CONCORRENTES
 Na data da Apresentação, os 15 concorrentes seleccionados terão de prestar prova perante o Júri e o público convidado. A Organização pode disponibilizar algumas bebidas e providenciar as condições para a prova. Todos os equipamentos e utensílios necessários são da inteira responsabilidade do concorrente. 
 FORMAÇÃO MASTER BARMAN DO ANO

As acções de formação são sessões de trabalho desLnadas aos 15 concorrentes apurados. A parLcipação na mesmas está sujeita a pontuação. 


Todo o concurso é um caminho rumo ao aumento do conhecimento dos parLcipantes.

FINAL NACIONAL

A pontuação acumulada por cada concorrente determinará os 5 melhores pontuados que disputarão a Final Nacional, sendo a parLr de agora finalistas. Estes fazem um conjunto de provas do qual constam a execução de cocktails com produtos obrigatórios e produtos da sua confecção.

A Organização pode disponibilizar algumas bebidas e providenciar as condições para a prova. Todos os equipamentos e utensílios necessários são da inteira responsabilidade do concorrente.

PRÉMIOS

A pontuação é cumulaLva ao longo das várias fases do concurso e será tornada pública no final da compeLção. O concorrente que reunir a maior pontuação é o Barman do Ano 2018 e ganha um conjunto de prémios descritos nas Normas de ParLcipação. DISPOSIÇÕES FINAIS O parLcipante garante ser o detentor dos direitos de qualquer criação, querendo dizer que usa receitas de sua autoria e cede o uso das mesmas e os seus direitos de imagem e aceita o uso por parte da Organização, livre de encargos, para acLvidades de promoção do evento. O parLcipante cede os seus direitos de imagem e aceita o uso da mesma por parte da Organização, livres de encargos para aLvidades de promoção do evento e das Edições do Gosto. Com a parLcipação consideram-se aceites todas as normas apresentadas neste Regulamento e nas Normas de ParLcipação, cuja consulta é obrigatória. A decisão do júri é final e incontestável. O presente regulamento pode ser alterado a qualquer momento sem aviso prévio, bastando para tal a alteração no site oficial do concurso.

(3)

NORMAS DE PARTIPAÇÃO

As Normas de ParGcipação encontram todos os pormenores necessários à parLcipação no Barman do Ano 2018 e o seu conhecimento é obrigatório por parte de todos os candidatos. A Organização informará os parLcipantes das alterações que ocorram, fornecendo a informação em resumo e remetendo para o site barmandoano.etaste.pt, onde se encontra a úlLma disponível.

O concurso Barman do Ano é realizado pela INTER | Edições do Gosto e procura contribuir para um desenvolvimento e valorização do bar e seus profissionais em Portugal. O recurso maior do mesmo assenta na vontade de desenvolver uma lógica de conhecimento, onde as parLcipações colecLvas, a par do trabalho pessoal são essenciais. O evento pretende ter uma contribuição posiLva para a estruturação da profissão em Portugal. Com uma visão que aproxima a perspecLva clássica da modernidade, o concurso é um movimento e fomenta valores a preservar. O saber estar, a solidariedade e o espirito de equipa, a apresentação, o conhecimento e a formação como pilares base, no quadro desta profissão no nosso País, através do Barman do Ano. Para 2018, temos como tema “A Portugalidade nas suas criações”. Os produtos do nosso país são o moLvo de inspiração de cocktails. São candidatos a Barman do Ano todos os profissionais que, em respeito pelo regulamento, apresentarem a sua inscrição válida. São concorrentes a Barman do Ano todos os profissionais que tendo apresentado uma inscrição válida, foram sujeitos a apreciação e formam os 15 seleccionados.

São patrocinadores do Barman do Ano as insLtuições e empresas com um compromeLmento no desenvolvimento no mundo do bar em Portugal associado às marcas que produzem, representam ou distribuem, se associam à organização na categoria de patrocinadores.

São parceiros do Barman do Ano as insLtuições e empresas que especificamente, ou transversalmente, tem interesse no sector do bar em Portugal ou fira dele, se associarem à organização na categoria de parceiros.

(4)

NORMAS DE PARTIPAÇÃO

PARTICIPANTES

1. Podem candidatar-se o barman e a barmaid profissional, maiores de 21 anos, com um minimo de 3 anos de experiência profissional comprovada e a exercer actualmente ou tenha exercido a profissão no ulLmo ano. O não cumprimento desta premissa implica a exclusão da compeLção. 2. O concurso decorre em várias fases até ao culminar em Novembro de 2018.
 Apuramento Apresentação Oficial dos Concorrentes Formação Master Barman do Ano Final Nacional Fórum Barman do Ano 3. Cada concorrente pode apresentar apenas uma inscrição e um conjunto de receitas a cada ano. 4. As inscrições decorrem até ao dia 18 de Maio de 2018.
 5. Não poderão ser concorrentes ao concurso Barman do Ano, os vencedores de anteriores edições.


6. Consideram-se inscritos, no seguimento dos números anteriores, os que enviarem até ao úlLmo dia de

inscrição, todos os seguintes documentos: Curriculum Vitae actualizado e referência a locais e datas e que trabalhou nos úlLmos 3 anos, bem como nomes e contactos desses locais.
 2 Fichas Técnicas com fotografia de duas receitas a concurso: Uma long drink e uma short drink. As receitas enviadas têm de ser da sua autoria e compreender até 7 ingredientes. As fotografias devem ser em fundo branco e mostrar todo o copo. Todas as receitas devem ser inspiração de Portugal. Os ingredientes devem ser todos nacionais.


Considera-se ingrediente cada elemento que tem contacto com a bebida, sendo que ingredientes com a mesma origem contam apenas uma vez. Exemplo: Sumo de laranja natural e zeste de laranja.Não serão aceites candidaturas cujas fichas técnicas não apresentem fotografias dos cocktails e não estejam devidamente preenchidas. As fichas técnicas devem ser enviadas em formato word.

Carta de MoGvação sob o tema “Portugalidade nas criações. Os produtos do tempo, das regiões e o respeito pelas estações”. Um texto de autoria própria, com jusLficação das caracterísLcas essenciais, até

6.000 caracteres. O mesmo desLna-se a reforçar com evidência a componente pedagógica do concurso e o seu rumo e a fomentar uma cultura ampla de conhecimento no universo do bar em Portugal. Os textos devem ser originais. Com a parLcipação, o concorrente aceita que a organização torne público o todo ou um excerto do texto.

(5)

NORMAS DE PARTIPAÇÃO

APURAMENTO

1. Os concorrentes que preencherem os requisitos dos números anteriores, estão na fase de apuramento e são concorrentes.
 2. Os critérios de pontuação do júri para o apuramento são:
 
 
 4. Das inscrições completas recebidas, são seleccionadas as 15 melhores pontuações, passando estes candidatos

a concorrentes e a parLcipar as fases seguintes da compeLção. Em caso de indisponibilidade de algum concorrente, será seleccionado o concorrente seguinte, de acordo com a pontuação.

5. O Júri de 2018 é composto por profissionais de reconhecimento mérito nacional e internacional. Mais do que

avaliar os concorrentes, parLlha a sua experiência e profissionalismo no mundo do bar.

Receita 1 Receita 2

Equilibrio de ingredientes 10 pontos
 10 pontos 
 
Criativa / Técnica 10 pontos
 10 pontos 
 Apresentação 10 pontos
 10 pontos 


Carta de Motivação 35 pontos Fundamentação e clareza no uso da língua portuguesa Curriculum Vitae 5 pontos Formação, experiência profissional, participação em concursos e outros de relevo Total da Pontuação 100 pontos

(6)

NORMAS DE PARTIPAÇÃO

APRESENTAÇÃO OFICIAL DOS CONCORRENTES

1. Durante a apresentação, o júri irá provar as receitas enviadas para a fase de apuramento. O concorrente

deverá ainda apresentar os cocktails com a inclusão de bebidas que a organização indicar. O júri avaliará todo o serviço executado pelo profissional de bar, bem como a sua apresentação pessoal, das bebidas servidas e da preparação dos cocktails. O serviço deverá ser encarado com rigor e o júri encarado com um verdadeiro cliente. A Organização pode indicar bebidas obrigatórias, sendo as mesmas anunciadas aos concorrentes com a devida antecedência.
 
 2. Critérios a avaliar:


3. Cada concorrente terá 5 minutos como tempo limite para preparar cada um dos seus cocktails, em 3 doses: 2 prova júri + 1 fotografia/exposição, sendo a preparação e apresentação incluída no tempo da prova. Caso exceda o tempo limite, o concorrente será penalizado automaLcamente em 10 pontos por cada minuto.
 


4. Passados 2 minutos além do tempo máximo previsto, a prova termina, não devendo o concorrente a dar

conLnuidade a qualquer acto que se prenda com a elaboração do cocktail. Caso o faça, será desclassificado. 5. Durante as apresentações, o júri coloca questões e interage directamente com o concorrente, que deve estar apto a responder às dúvidas colocadas. Estas intervenções são avaliadas como parte da prestação no concurso e não serão aceites jusLficação para qualquer atraso na execução do cocktail. Júri Técnico 50 Pontos - Higiene, Organização e Técnica;


- Higiene e arrumação nas preparações, mise-en-place, gelar copo, deitar fora o excesso de água, apresentação da garrafa e equipamentos, manuseamento e higiene dos equipamentos, o não uso da pinça ou pá para gelo, desperdício de líquidos, limpeza do espaço e doses inferiores ou superiores à receita; - Escolha de ingredientes; Júri Apresentação 50 Pontos - Indumentária; - Habilidade e originalidade na decoração; - Interacção com o júri; - Explicação do cocktail; - Conhecimento dos produtos; - Apresentação dos cocktails; Júri Degustação 50 Pontos
 - Aroma; - Sabor; - Equilibrio entre os ingredientes; - Apresentação do cocktail;

(7)

NORMAS DE PARTIPAÇÃO

APRESENTAÇÃO OFICIAL DOS CONCORRENTES

6. O júri de prova, fará a sua avaliação às cegas. Não assistem à apresentação dos concorrentes e os cocktails não terão qualquer idenLficação do concorrente. 7. A organização pode determinar a realização de outras provas na apresentação dos concorrentes. 8. Será atribuído, como bónus, 10 pontos ao melhor cocktail apresentado nesta etapa. 9. Na indumentária a usar pelos concorrentes é obrigatório o uso de fato, camisa, gravata ou laço, com o uso do pin fornecido pela organização.

FORMAÇÃO MASTER BARMAN DO ANO


1. No âmbito da Apresentação Oficial dos Concorrentes, decorrerão sessões de trabalho e formação para os

concorrentes apurados. As mesmas serão anunciadas com a devida antecedência.

2. Estas acções de formação são dadas por especialistas em matérias de relevo para a formação dos profissionais

de bar, tendo o nome de Formação Master Barman do Ano.


3. Os concorrentes serão postos às prova durante as sessões de trabalho. A organização irá determinar a

realização de provas teóricas ou práLcas durante as sessões.

4. Para efeitos de aceder à Final Nacional, a parLcipação nas sessões de trabalho conta para a pontuação final. 5. São dados 5 minutos de tolerância após o inicio das formações, caso ultrapasse o tempo de tolerância, o

concorrente é penalizado automaLcamente em 5 pontos.

6. Por principio, a parLcipação dos concorrentes nas sessões são por conta dos mesmos. Sempre que esta

situação não se verifique, no respeitante a viagem, alojamento e alimentação a organização informará.

7. Para a Apresentação Oficial dos Concorrentes e Final Nacional está garanLdo alojamento para os concorrentes,

na véspera das provas, que se desloquem de fora da área da realização do evento. A organização tenta por todos os meios a parLcipação dos concorrentes seja não onerosa, no entanto, nem sempre é possível a absoluta cobertura das despesas, sendo qualquer valor a considerar como invesLmento na formação pessoal e profissional.

(8)

NORMAS DE PARTIPAÇÃO

DIVULGAÇÃO DOS CONCORRENTES

1. A pontuação acumulada pelos concorrentes apurados determina os 5 finalistas. 2. Ponderação para as fases do concurso:
 Apuramento - 35% Apresentação Oficial dos Concorrentes - 45% Formação Master Barman do Ano - 20% 3. A organização fará conhecer os finalistas através do site oficial do evento.

FINAL NACIONAL


1. Na Final Nacional, estarão presentes 5 concorrentes - os que Gverem a pontuação mais alta, acumulada, e extraídos da lista dos concorrentes inicialmente seleccionados. 2. Os 5 finalistas terão 10 minutos, como tempo limite, para preparar e apresentar um cocktail de sua autoria, em 3 doses: 2 doses para o júri + 1 para fotografia/degustação do público, sendo a preparação e apresentação incluída no tempo de prova. Caso exceda o tempo previsto, a prova termina, não devendo o concorrente dar conGnuidade a qualquer acto que se prenda com a elaboração do cocktail. Caso o faça, será desclassificado. 3. Durante a prova, o júri coloca questões e interage directamente com o concorrente, que deve estar apto a responder às dividas colocadas. Essas intervenções serão avaliadas como parte da prestação no concurso e não são aceites como jusLficação para qualquer atraso na execução do cocktail. 4. Na data do fecho destas normas, não está fechada a prova à qual os finalistas estarão sujeitos. 5. Os ingredientes para a prova são consLtuídos por elementos obrigatórios que a Organização fornece a todos e outros trazidos pelos finalistas, sendo ou não da sua confecção. Todos eles devem fazer parte da lista autorizada e, à excepção dos produtos de marcas patrocinadoras, todos os restantes elementos devem ser apresentados em recipientes em que nas se consiga idenLficar marcas.
 
 6. A receita apresentada não deve coincidir com qualquer outra antes apresentada.

7. Todos os equipamentos e utensílios de bar são da inteira responsabilidade do concorrente. A organização

apenas disponibiliza um bar com condições para a execução do cocktail.

8. A indumentária a usar pelos finalistas será indicada pela organização. 9. O júri de prova assiste à prova juntamente com a restante equipa de júri.

(9)

NORMAS DE PARTIPAÇÃO

FINAL NACIONAL

10. Critério de avaliação do júri:

11. O concorrente que reunir a maior pontuação na Final Nacional é o Barman do Ano.

PRÉMIOS

1. Independentemente de qualquer prémio extra que as marcas patrocinadoras venham a proporcionar, o

vencedor ganha um prémio monetário no valor de 1.000€ e um conjunto de outros prémios a definir. 
 2. Serão contemplados o 2º e 3º lugar.
3. Serão premiados todos os concorrentes apurados, com uma assinatura de 1 ano da revista INTER. 4. A decisão do júri é final e incontestável. A parLcipação implica a aceitação do Regulamento e das Normas de ParLcipação constantes desde documento.
 
 
 Júri Técnico 50 Pontos - Higiene, Organização e Técnica;


- Higiene e arrumação nas preparações, mise-en-place, gelar copo, deitar fora o excesso de água, apresentação da garrafa e equipamentos, manuseamento e higiene dos equipamentos, o não uso da pinça ou pá para gelo, desperdício de líquidos, limpeza do espaço e doses inferiores ou superiores à receita; - Escolha de ingredientes; Júri Apresentação 50 Pontos - Indumentária; - Habilidade e originalidade na decoração; - Interacção com o júri; - Explicação do cocktail; - Conhecimento dos produtos; - Apresentação dos cocktails; Júri Prova 50 Pontos
 - Aroma; - Sabor; - Equilibrio entre os ingredientes; - Apresentação do cocktail;

(10)


 
 
 


NORMAS DE PARTIPAÇÃO

DIREITOS DE AUTOR

O parLcipante garante ser o detentor de todos os direitos de autor e conexos associados à receita constante da ficha técnica dos cocktails. Nessa qualidade, o parLcipante cede os seus direitos de autor, bem como quaisquer outros direitos eventualmente existentes, às Edições do Gosto, para que a possam uLlizar livremente e para os fins que entenderem convenientes ligados à promoção do evento, sem que lhe possa ser exigida qualquer contraparLda, a rtulo de remuneração, compensação ou outro, não lhe sendo imputável qualquer Lpo de responsabilidade por esse facto. O parLcipante responsabiliza-se perante as Edições do Gosto, bem como, perante quaisquer terceiros por todos os eventuais danos causados pela divulgação da sua receita. No caso de ser detectado a apresentação de receitas publicadas anteriormente por outros profissionais, o candidato será desclassificado. O candidato cede à organização os direitos de imagem da sua parLcipação no evento - com vista à promoção do evento, direta ou indiretamente - sem quaisquer contraparLdas. O candidato usa as imagens que a organização ceder, no âmbito do concurso Barman do Ano, apenas para as suas aLvidades pessoais ou profissionais, quando não relacionadas com outro concurso. Deve por isso abster-se de usar imagens para parLcipar ou promover a sua parLcipação e qualquer outro ato fora do concurso.

DISPOSIÇÃO FINAL

A parLcipação neste concurso pressupõe a plena aceitação do presente regulamento, com as alterações que, a qualquer momento venham a ser introduzidas pelas Edições do Gosto, bem como a aceitação dos resultados do mesmo e de todas as decisões, em especial do júri, sem possibilidade de reclamação, sendo sempre e em qualquer circunstância inquesLonáveis e definiLvas. A decisão do júri é final e incontestável. A parLcipação no concurso significa a aceitação do presente Regulamento. O presente regulamento pode ser alterado a qualquer momento sem aviso prévio, bastando para tal a alteração na página oficial do concurso Barman do Ano: barmandoano.etaste.pt.

ORGANIZAÇÃO

Este evento é promovido pela INTER, no seio das Edições do Gosto. Os objecLvos foram acima apresentados e o modelo preconizado.
 Pedro Paulo, é o Presidente do Júri, Paulo Amado é o Presidente da Organização e Andreia Gomes a Gestora do Evento que coordenará toda a relação com os parLcipantes.

(11)

BARMAN DO ANO 2O18, AS DATAS

Abertura das Inscrições - Janeiro


Fecho das Inscrições e Divulgação dos Apurados - Maio

Apresentação Oficial dos Concorrentes e Formação Master Barman do Ano - Junho

Formação Master Barman do Ano - Julho


Final Nacional, Fórum Barman do Ano - Novembro

Referências

Documentos relacionados

Para nível diário incluiu intercepto e 20 diferenças defasadas.. Para diferença diária incluiu 19

8h – Oficinas: Batismo (Diácono LUIZ CESAR BAHIA, Notário da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro) e Santa Missa (Pe. CLAUDIO JACINTO DA

Depois de ler o comando "Enter Scanning Batch" para ativar esta função, todos os dados de código de barras lidos serão armazenados na memória do scanner e

Os 235 subitens que compõem a estrutura da cesta de consumo do IPC-CEPES são coletados mensalmente em mais de 500 informantes/estabelecimentos em Uberlândia, aos quais o CEPES

Foram destinados 3 corpos de prova para cada ensaios sob temperatura ambiente e 7 corpos de prova para cada ensaio após exposição à temperatura sendo que os corpos de prova são

MARIO CEZAR DE AGUIAR PRESIDENTE GILBERTO SELEME 1º VICE-PRESIDENTE REPRESENTANTES DA INDÚSTRIA TITULARES GIULIANO DONINI LUIS CARLOS GUEDES LUIZ GONZAGA COELHO SERGIO LUIS

§ 5º Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de

Os principais segmentos atendidos com os produtos laminados a frio são o automotivo, linha branca, construção civil e eletroeletrônicos, em aplicações que vão