• Nenhum resultado encontrado

PROTOCOLO DOCENTE PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2021 ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS AOS PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL 6º AO 8º ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROTOCOLO DOCENTE PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2021 ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS AOS PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL 6º AO 8º ANO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

2

PROTOCOLO DOCENTE PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2021

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS AOS PROFESSORES

ENSINO FUNDAMENTAL 6º AO 8º ANO

Estimado(a) educador(a):

Você está recebendo o Protocolo Docente 2021, alinhado ao Protocolo para o ano letivo 2021 do Colégio Marista São Luís, e em consonância com o Protocolo Setorial de Educação de Pernambuco.

Nesse protocolo, estão estabelecidas as orientações para manutenção do distanciamento social, as medidas de proteção/prevenção e de monitoramento das ações e comunicação visando garantir um significativo processo de aprendizagem para os(as) nossos(as) educandos(as) no contexto do "Ensino Híbrido".

I. SOBRE O ACESSO AO COLÉGIO, PERMANÊNCIA NAS DEPENDÊNCIAS E SAÍDA

1. Entrar pelo portão A (Rui Barbosa) e usar o estacionamento ao lado da Capela, próximo ao portão B. 2. Após estacionar o seu veículo, dirigir-se à Portaria B (CAPELA) para ter acesso às dependências do

Colégio.

3. O uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo em que estiver no Colégio. Utilizar as máscaras personalizadas do Colégio, face shield ou óculos de proteção, a partir do momento em que chegar ao Colégio.

4. Portar uma outra máscara para fazer a troca quando necessário.

5. Dirigir-se, imediatamente, à sala de aula, evitando permanecer nos corredores.

6. Manter o cuidado e a higienização dos seus objetos de uso pessoal.

7. A sala dos(as) professores(as) terá acesso limitado e deverá ser utilizada exclusivamente no horário do recreio, respeitando-se a capacidade máxima para evitar aglomeração e garantir o distanciamento necessário.

8. No horário do recreio, dirigir-se à sala dos professores para pegar o lanche e, só permanecer, nesse espaço, caso o número de pessoas não ultrapasse o limite estabelecido. Todas as vezes que o quantitativo for maior do que o permitido, retirar-se da sala e ir para a área externa onde haverá sinalizações que garantirão o distanciamento.

9. Serão disponibilizados os 02 (dois) banheiros da sala dos professores para uso dos(as) professores(as) do térreo;

10. Não será permitido o acesso às salas das coordenações pedagógicas, considerando os aspectos previstos nos protocolos.

11. Higienizar as mãos com álcool em gel sempre que sair de uma sala e antes de entrar na outra.

12. Será garantida a presença de colaboradores, no corredor, para suporte/apoio.

13. Após o seu horário de trabalho, o professor sairá do Colégio pelo portão B (Capela) mesmo que precise se dirigir ao estacionamento.

14. Qualquer situação observada que precise ser atualizada e fortalecida, informe, imediatamente, à equipe do seu Núcleo de Apoio Pedagógico.

(3)

3

II. SOBRE A DINÂMICA DO MODELO HÍBRIDO

1. O modelo híbrido de ensino continuará fazendo parte dos processos de ensino e aprendizagem que serão vivenciados ao longo do ano letivo de 2021. Sabemos o quanto esse modelo desafia nossas práticas docentes a fim de que possamos atender os(as) nossos(as) estudantes com qualidade, eficácia e efetividade. Por isso, pensar em ensino híbrido é pensar em novas metodologias, em novas ações que extrapolem aulas expositivas e avancem no uso de tecnologias que encantem e motivem os(as) estudantes.

2. As aulas ocorrerão, presencialmente, para todos os anos/série, de 2ª a 6ª feira.

3. Em cada sala, para uso do(a) professor(a), haverá um notebook próprio com processador SSD, novo data show, caixas de som, aparelho de chromecast de 3ª geração, púlpito e microfone de lapela.

4. O(A) professor(a) terá liberdade para manusear o notebook como forma de melhoria da transmissão das aulas para os(as) estudantes que estarão on-line.

5. Ao chegar na sala, para a 1ª aula da manhã, realizar os procedimentos para dar início à aula: verificar se o computador está logado na sala virtual referente à sala presencial, iniciar a gravação da aula, colocar o microfone, aguardar o toque.

6. O momento oracional será realizado pelo(a) professor(a) do 1º horário. Cada professor(a) deverá se engajar, a fim de fortalecer esse momento.

7. Ao terminar uma aula, deslocar-se imediatamente para a sala seguinte.

8. A cada troca de sala, antes de iniciar a sua aula, higienize o notebook e o microfone, com o álcool isopropílico disponível.

9. Ao término da 3ª aula, antes de concluí-la, o(a) professor(a) deverá encerrar a gravação que será reiniciada pelo(a) professor(a) do 4º horário. Nesse momento, informar aos(às) estudantes que estão, em casa, que eles(as) terão um intervalo de 25 e poderão aproveitar para levantar, esticar as pernas, tomar uma água e retornar à sala virtual, pontualmente, para a próxima aula.

10. Só permitir a saída de um(a) estudante, por vez, para banheiro e/ou reabastecer a sua garrafa.

11. Manter o distanciamento obrigatório dos(as) estudantes.

12. Haverá marcações com fita delimitando o espaçamento e a posição das carteiras entre os(as) estudantes e desses(as) com os(as) professores(as). Essas marcações deverão ser respeitadas.

13. A fim de garantir uma boa transmissão para os(as) estudantes que estarão on-line, o(a) professor(a) deverá respeitar as demarcações de chão e quadro.

14. Garantir que os(as) estudantes ocupem, ao longo da manhã/tarde, a mesma carteira e que guardem sua mochila e/ou materiais de uso pessoal na parte inferior dela.

15. A transmissão do tempo integral das aulas será ao vivo, via Teams.

16. Para garantir a qualidade da transmissão para os(as) estudantes que estarão em casa, o(a) professor(a) deverá, antecipadamente, postar o material didático (slide, vídeo, ficha etc.) que fará uso durante a aula, a fim de evitar atrasos para dar início à aula.

17. Para fazer uso do SME, o(a) professor(a) poderá acessar a Plataforma Iônica, pelo Teams, no canal geral da turma, na guia Iônica.

(4)

4

18. Os(As) estudantes que estarão em casa deverão ser orientados(as) pelo(a) professor(a) a levantarem a mão e/ou a registrarem, no chat, suas dúvidas. É fundamental garantir o equilíbrio na interação entre

os(as) estudantes (presencial e on-line).

19. Sugerimos ao(à) professor(a) que faça blocos de dúvidas para quem está em casa; que quando ele(a) fizer um questionamento à turma ou solicitar o compartilhamento de uma resposta, faça uma alternância entre uma participação de sala e outra de casa.

20. A realização da frequência dos(as) estudantes que estarão em casa ocorrerá, no mesmo momento em que o(a) professor(a) fizer a chamada de quem está na sala. Ele(a) deverá se dirigir para a frente do computador e fará a chamada, normalmente, pelo diário de classe, colocando presença em quem está na sala e quem está na sala virtual.

21. A frequência dos(as) estudantes será realizada, pelo(a) professor(a). O(A) estudante que não responder ao(à) professor(a), abrindo a câmera, o microfone ou pelo CHAT, sempre que for solicitado(a), não terá sua presença computada.

22. O(A) professor(a) entregará a relação dos(das) estudantes faltosos(as), no final da manhã, à auxiliar pedagógica referência do ano/série.

23. O registro de conteúdos será feito, no diário de classe, pelo(a) professor(a).

24. No intervalo ou até o final das aulas, cada professor(a) enviará, para as auxiliares pedagógicas, os conteúdos desenvolvidos que comporão a Agenda virtual.

25. O(A) professor(a) da última aula será o(a) responsável por parar a gravação e encerrar a reunião do

Teams.

III. SOBRE OUTROS PONTOS

1. O(A) professor(a) que não estiver presencialmente, no Colégio, por questões definidas no protocolo, dará a aula on-line e ela será transmitida, simultaneamente, para os grupos de estudantes que estiverem em casa e no Colégio. Para os(as) estudantes que estiverem, no Colégio, será garantida a presença de um colaborador em sala.

2. O documento Protocolo para o ano letivo de 2021 será disponibilizado no portal do Colégio.

Sinalizamos que as atualizações desse Protocolo serão realizadas sempre que se fizer necessário, objetivando primar, sempre mais, pela qualidade dos processos pedagógicos desenvolvidos no e pelo Colégio.

Desejamos a você, educador(a) do Marista São Luís, um ano abençoado e cheio de descobertas para incrementar e engajar os(as) educandos(as) nas novas possibilidades de descobrir, conhecer e aprender.

(5)
(6)

Referências

Documentos relacionados

OBS : Quando não for usar o aparelho por longo período de tempo, remova o cabo de força da tomada, puxando sempre pelo plugue, nunca pelo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

complexas. 01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central: a) Mostrar alguns resultados do desempenho das formigas. c) Apresentar os

Destacaram-se, pelo volume arrecadado, a Contribui- ção Para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com incremento de 12,8%, refletindo a melhoria das importações e

Sendo os resultados experimentais (verde) obtidos nas amostras sem desvolatilizacão da Figura 37, fizeram-se a descrição feita acima onde a media final serviu

Por intermédio da Tabela 10, derivada das curvas características de operação, é possível determinar os valores de “r” para razões toleráveis de qualidade iguais a 1 - 2 - 3