• Nenhum resultado encontrado

Carnaval e Constipações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carnaval e Constipações"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

O Tio João resolveu que a festa de Carnaval deste ano, na Quinta, seria den-tro do celeiro e prometeu que depois lhes contaria, a eles e aos nossos leitores, a razão porque tinha decidido assim.

A festa estava muito engraçada. O coe-lhinho Pompom e o Bolinha – que nunca mais quis fazer de fantasma – aparece-ram muito bem disfarçados de palhaços. O papagaio Fagundes, claro que tinha de aparecer mascarado de pirata, com pala no olho, chapéu de pirata e uma espada de

madeira a fingir que era a sério. A galinha Carapuça, muito senhora de si, estava vestida de feiticeira e a Patareca apareceu mascarada de fada. Estavam todos muito alegres e batiam muitas palmas de cada vez que um deles desfilava, muito empertigado, com a sua fantasia. E até o primo Manuel fez uma surpresa e mascarou-se de Zorro.

O tio João que sabia que a Patareca conhecia histórias de Carnaval ensinadas pelas andori-nhas, insistiu para que lhes falasse sobre esta data tão divertida. A Patareca lá se resolveu e começou a contar o que ouvira às andorinhas sobre o Carnaval.

- “A história do Carnaval é muito antiga na história da Humanidade, tem mais de 10.000 anos, e não se conhece bem onde terá começado, mas a grande curiosidade – para nós aqui na Quinta e para todos os meninos e meninas que lêem o Jornalinho – é que tudo começou com fes-tas dedicadas à agricultura! Os agricultores, rapazes e raparigas, mascaravam-se e jun-tavam-se no campo a cantar e a dançar para que as colheitas fossem boas.” – “É pá mas que grande notícia!, então foram colegas aqui do Tio João e do primo Manuel que foram os inven-tores desta mascarada toda”, gritava o Fagundes com a espada de madeira no ar que

pare-JORNALINHO DO CAMPO

Ano II · Número 3 · Março 2006 · Distribuição Gratuita

Carlos Caseiro (Coordenador Geral e Autor dos Textos) · Susana Pereira / Andreia Gil (Ilustrações) Maria José S. de Albergaria (Psicóloga) · M. Filipe (Pré-impressão) · Impriluz Gráfica (Impressão)

CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal

jornalinho@cap.pt· ccaseiro@cap.pt · http://www.cap.pt

Esta publicação é co-financiada no âmbito do 4.º Convite da Medida 10 - Programa AGRO

(3)

cia que estava maluquinho. – “Pois – conti-nuou a Patareca –, mas isso acontecia há muitos anos num país que fica em África, distante de nós, e que se chama Egipto. Se olharem o mapa vêem logo que fica muito longe.”

“Mais tarde estas festas chegaram à Europa que é o Continente onde fica Portugal. Hoje festeja-se o Carnaval em

todo o mundo e há alguns lugares onde é muito conhecido, como é o caso do Carnaval de Veneza, em Itália, já pertinho de nós. Mas o maior que se realiza no mundo é no Brasil, com tanta gente a cantar e a dançar que vocês nem imaginam. É uma festa muito bonita com grandes desfiles cheios de luzes e máscaras muito brilhantes. Em Portugal o Carnaval tem também tradições muito antigas e é festejado em todos os lugares. As tradições são dife-rentes de terra para terra mas não deve haver lugar no nosso país onde não apareçam meni-nos e adultos mascarados.”

“Muito bem! Muito bem! A Patareca tem muita sabedo-ria!”, aplaudiam todos entusiasmados. O Fagundes mais uma vez não se calava: “Ouviram bem suas anedotas andantes?! Ouviram que o maior Carnaval do mundo é no Brasil?!, pois é a terra dos meus pais! Vejam lá se me olham com mais respeito!”, e lá estava ele com a espada de madeira às voltas no ar, de tal maneira, que se dese-quilibrou e caiu, enquanto toda a gente se ria dos dis-parates dele.

A festa ia continuar mas o Tio João, como tinha prometido, ia contar porque tinha decidido que a festa se fizesse dentro do celeiro. Todos ficaram muito cala-dos e o Tio João começou:

- “Vocês lembram-se daquela vez, quando o Zeca, por andar a brincar à chuva, ficou doente na cama? – Sim!, responderam todos – pois foi, o Zeca, apanhou uma grande constipação que teve que cá vir o senhor Doutor.

Todos nós apanhamos constipações com facilidade, umas vezes por não estarmos bem agasalhados quan-do está frio ou chove, outras, por não trazermos um chapéu ou um boné para evitar apanhar muito sol na cabeça e depois andamos de um lado para o outro sempre a tossir e a espirrar que é uma grande maça-da. Mas se a constipação não é tratada com cuidado então pode ficar-se ainda pior e a doença já é outra e chama-se ‘gripe’.

(4)

Ter ‘gripe’, meus queridos, não é nada agradável!, temos que ficar na cama com febre, dores na cabeça e no peito e sem receber a visita dos nossos amiguinhos para não pegar a doença uns aos outros e ficarmos todos doentes. Então, lá vem o Doutor, com aqueles aparelhos todos, ouvir a nossa respiração, espreitar a garganta e receitar os remédios para que fiquemos, outra vez, cheios de saúde.

Isto foi o que já aconteceu ao Zeca e a muitas meninas e meni-nos, mas agora, infelizmente, também algumas avezinhas, daquelas que voam muito alto e vão de umas terras para as outras, apanharam ‘gripe’ e andam por aí muito doentes. Felizmente que as nossas galinhas e patos – que, como sabem, também são aves – estão de boa saúde, mas tem que se ter muito cuidado, não podem andar à solta pelos campos porque pode aparecer uma dessas aves que estão doentes, pegam-lhes a ‘gripe’ e é uma desgraça porque depois adoe-cem todos sem remédio que os trate.

Todas as meninas e meninos que têm galinhas, patos ou quaisquer outras aves, devem guardá-las nas casinhas deles. Assim elas brin-cam umas com as outras, não fibrin-cam doentes e não morrem ficando nós a chorar com a falta de todas aquelas nossas amiguinhas.

Um último aviso que é muito importante! Se alguma menina ou menino, encontrarem nas ruas, nos caminhos, nos campos ou até no vosso quintal, alguma avezinha morta, não lhe toquem, nem deixem que um vosso amigo ou amiga lhe mexa, ela pode ter morrido de ‘gripe’ e ficarem vocês também doentes. Devem é avisar logo os pais ou outra pessoa, para que aqueles se-nhores que já estudaram muito sobre esta doença venham buscar a avezinha e assim con-tinuem todos de muito boa saúde.

E aqui está o que vos queria dizer. É por a galinha Carapuça, o galo Malaquias e todas as outras galinhas e pintainhos do ga-linheiro, a boazinha e inteligente Patareca e o desastrado do papagaio Fagundes não poderem andar fora de casa, que a nossa animada festa de Carnaval foi passada dentro do celeiro. Bom, e agora que continue a festa!”

Certamente todos os nossos pequeninos leitores leram ou escu-taram com atenção o que nos disse o Tio João. Pelo que sabe-mos, na Quinta, todos ficaram muito agradecidos pelos cuida-dos que o Tio João Nabiça e o primo Manuel tinham com eles e a festa de Carnaval lá continuou muito divertida.

(5)

A– São os vossos PÉZINHOS meus amores. Quando vocês estão de pé, eles coitados estão deitados a suportar todo o vosso peso; B – Quando já

se é homem tem-se BARBA!; C – É linda a Vila de CAMINHA, situada na Província do Minho, mesmo junto a Espanha.

I) O Ano começa. Claro. É o Dia de ANO NOVO; II) É o Dia da LIBERDADE, que comemora a “Revolução dos Cravos”, acontecida na madrugada de

25 de Abril; III) Quem trabalha merece! É o dia do TRABALHADOR; IV) É o GRANDE DIA DE PORTUGAL; V) Dia da ASSUNÇÃO; VI) Dia

Comemorativo da IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA; VII) Dia dedicado a TODOS-OS-SANT

OS; VIII) Dia da RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIAde

PORTUGAL; IX) Dia da IMACULADACONCEIÇÃO; X) Este todos sabem! Claro é o desejado DIA DE NATAL. Em Portugal, tal como em outros p

aíses,

existem feriados nacionais e os feriados municipais. Quando o feriado é nacional, comemora-se em todo o país, se o feriado é municipal só é comemorado na zona do Município. Normalmente é dedicado ao Santo Padroeiro e há sempre festa e procissão de que todos os meninos gostam

muito! 1) COELHINHO 2) GIRASSOL3) FOLAR 4) CHAPÉU DE CHUV

A5) T ANGERINA6) CARANGUEJO 7) CODORNIZ 8) NABIÇAS 9) DOMINGO

10) MU LTIPLICAR Olá meus amores. Então como correram os festejos do Carnaval?

Mascararam-se? Eu cá também me mascarei porque gosto muito do Carnaval. E cá estamos nós já na serena e bonita Páscoa. E cá estou, também eu, com mais coisinhas engraçadas para vocês.

Soluções

provérbios,

adivinhas,

curiosidades

da Pimpim

Meus queridos sabem o que são feriados? Claro que sabem!!! Mas vamos lá ver se sabem

o que se comemora nesses dias tão especiais. I - 1 de Janeiro II – 25 de Abril

III – 1 de Maio IV – 10 de Junho V – 15 de Agosto VI – 5 de Outubro VII – 1 de Novembro VIII – 1 de Dezembro IX – 8 de Dezembro X – 25 de Dezembro

E qual é o dia feriado, dedicado ao Santo Padroeiro da terra onde vivem?

A

s

A

d

i

v

i

n

h

a

s

A) O que é, o que é

Este caso tão falado

Sempre que estás de pé

Ele coitado, está deitado!

B) Só a faz quem já a tem

Quem não a tem, não a faz

Se a tem pode não a fazer

Se a fizer já não a traz.

C) Qual a terra portuguesa

Linda, linda de encantar

E que apesar de parada

Está sempre a caminhar?

Charada

1) C__ __L__ __N__O (animal) 2) __I__ __S__ __ L (flor)

3) F__ __A__ (doce) 4) C__A__ __ U __ __ __H__ __ A (objecto)

5) __A__ __ E__I__A (fruta) 6) __A__A__ __U__J O (marisco)

7) C__D__ __N__Z (ave) 8) __ __B__Ç__ S (legume) 9) __ __M__ __G__ (dia) 10) __ __ L__ __P__ __ C__R (contas)

Feliz

Páscoa

meus

queridos

Feliz

Páscoa

meus

queridos

(6)

À Descoberta… do Habitat!

No nosso planeta, a vida está organizada e existe em quase todos os locais, mesmo nos mais escondidos. Cada espécie de ser vivo tem um local no planeta ao qual está mais adaptada para viver. É a sua casa, que se chama habitat. Cada habitat tem vários factores que o caracterizam: luz, temperatura, água ou solo, que permitem que os seres consigam alimento, abrigo e condições para se repro-duzirem.

Por exemplo, o habitat da minhoca é o solo húmido, enquanto que o habitat da baleia é o mar. Imagina se trocássemos o habitat destes dois animais... eles iriam morrer porque não estão adaptados a viver num habitat diferente daquele a que estão habituados, que é o seu habitat natural!

A acção do ser humano alterando um habitat (por exemplo, ao cortar árvores da floresta, ao poluir a água do rio ou do mar), pode levar ao desa-parecimento dos seres que vivem nesse local. Por isso é que temos de ter muito cuidado com as nossas acções porque elas podem destruir a casa dos seres vivos!

Passatempo do Habitat

Liga cada um dos Seres Vivos à sua Casa (Habitat)

Estes textos têm a colaboração especial de Joana Andrade joana.andrade@fundacaodacriança.com

(7)

Como todos os meninos e meninas se lembram o António tinha chegado à escola com a notícia da grande festa que vai acontecer no CNEMA, em Santarém, de 15 a 19 de Março: a EXPO Criança. E lembram-se também do que o João dizia depois de ouvir a Joana contar algumas das coisa que acon-tecem na festa: “É pá, Isso é bué divertido vamos mas é todos falar com a professora e com os nossos pais para nos levarem à EXPO Criança!” O resto da malta batia palmas com tanta força e entusiasmo que até parecia que o recreio vinha abaixo! Pois parece que lá combinaram tudo e vão à festa de Santarém.

O Jornalinho também vai estar na festa com alguns dos

per-sonagens da Quinta do Tio João Nabiça e uma casinha onde serão distribuídos jornalinhos. Entretanto vamos descrever algumas das coisas divertidas que vão encontrar na EXPO Criança.

“Os Três Mosqueteiros” é o tema da Expo Criança 2006. “Um por todos, todos por um”, será o lema para a realização de muitas actividades, desportivas ou não.

“Mundo” Lego na Expo Criança - Uma fantástica cidade Lego, com mais de 100 m2, será uma das muitas construções na Expo Criança 2006.

O Jardim Zoológico de Lisboa – Mais uma vez vai estar na Expo Criança.

Celpa e Expo Criança reciclam papel - A exposição “Fábrica do Papel – Apresentação da Rota do Papel”, que tem como principal objectivo demonstrar-nos a importância da preservação das florestas, recorrendo a técnicas usadas no séc. XVIII.

Vaivém Oceanário a caminho da Expo Criança – O Oceanário de Lisboa, traz uma novidade: o Vaivém Oceanário – Um veículo equipado com modernos equipamentos audio, vídeo e multimédia, vai permitir-nos viajar no maravilhoso mundo dos oceanos.

Disney Channel está na festa - O Disney Channel, que está a comemorar 4 anos de emissões em Portugal, vai estar pela primeira vez, na Expo Criança, em 2006.

Pinóquio, Galaró e Mosqueteiros - A Expo Criança será palco de vários espectáculos. “Os três Mosqueteiros” serão uma presença diária, tal como os palhaços Pantufa e Ernesto, contando histórias e aventuras fantásticas. “As estórias de Pinóquio” podem ser vistas no dia 15 de Março, no Grande Auditório. O encerramento da feira será feito pela Mariazinha e o Pinote, da Família Galaró, também no Grande Auditório.

Expo Criança promove actividades desportivas - O Desporto, tema central da Expo Criança 2006, propor-cionará a crianças e adultos momentos de muito movi-mento e actividade física, mas sobretudo permitirá aos visitantes apreender um conjunto de valores associados a este tipo de acções: companheirismo, espírito de equipa e muita solidariedade entre os participantes. Tal como na história de “Os três mosqueteiros”.

Estas são só algumas das muitas coisas giras que vão acontecer em Santarém, como vêem é uma verdadeira festa cheia de boas surpresas. O Jornalinho do Campo sabe que muitos meninos, porque estão longe, não vão poder vir mas não fiquem tristes porque outras oportu-nidades surgirão. Beijinhos para todos. Entretanto uma boa notícia: o Jornalinho do Campo festeja o 1º Aniversário no próximo mês de Abril.

(8)

Beatriz (8 anos)

Ponta Delgada Filipe (8 anos) Ponta Delgada Dalmara - Algoso Carlos (8 anos) Graça do Divor Leandro - Algoso Rafael (12 anos) Ribeira Grande Miguel (9 anos)

Ponta Delgada José (5 anos) - Caxinas

João (5 anos) - Caxinas

Tiago - Algoso

Fabiana (5 anos) - Caxinas

Natália (11 anos) Hosp. Maria Pia - Porto

Ana Maria

Hosp. Maria Pia - Porto

Juliana

Hosp. Maria Pia - Porto

Luis (5 anos) - Caxinas

Flávio (10 anos)

Hosp. Maria Pia - Porto

Joana (10 anos) Ribeira Grande

Joana (5 anos) - Cacém Filipa - Paredes

João (11 anos) Ribeira Grande

Referências

Documentos relacionados

Estava um pôr-do-sol muito bonito, com nuvens cor de ouro e cor de fogo boiando pelo céu.. Clara Luz e as outras fadinhas brincavam de modelagem com

braços e bendisse a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, Luz

o embryào formado pela porção correspondente da splanchno- pieura e da somatopleura, encaixadas e separadas por uma fenda chamada cavidade pleuro-peritoneal; 2° o amnios e seu

A Rússia, tendo em vista sua dependência dos dois produtos primários de exportação e sua quase total incapacidade de competir na esfera internacional com base em

Na década de 60, talvez pela primeira vez, uma mulher de fora da comunidade foi especialmente convidada para desfilar como passista de destaque numa escola de samba.. E, a partir

5.5 menciona que estas regras se aplicam aos contratos que estabeleçam, por um preço global, prestações de transporte combinadas com alojamento (contratos de viagem) 70.

Este estudo possibilitou a análise de diversos casos relacionados com a missão CONASAT, possibilitando a definição de limites referentes às massas, às altitudes e

Pesquisa de satisfação – Arquivo morto - Ouvidoria ativa – Cultura organizacional – Qualidade pedagógica. Pouca divulgação de ações