• Nenhum resultado encontrado

CONGRESSOS E EVENTOS DESTAQUES CAPÍTULOS DO PMI NO BRASIL CERTIFICAÇÕES NOVIDADES LIVRO EM DESTAQUE ACADEMIA. Novembro/2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONGRESSOS E EVENTOS DESTAQUES CAPÍTULOS DO PMI NO BRASIL CERTIFICAÇÕES NOVIDADES LIVRO EM DESTAQUE ACADEMIA. Novembro/2010"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Problemas para ler este e-mail? Clique aqui!

Novembro/2010

PMI.ORG | CONTATO | COMPRA DE PRODUTOS | CAPÍTULOS

DESTAQUES

 Estudo de Benchmarking Brasil

 Desenvolvimento de Líderes

 Teste seus Conhecimentos

CAPÍTULOS DO PMI NO BRASIL

 Você sabia?

 Estatísticas do PMI no mundo

 Apresentando Capítulo PMI Ceará

NOVIDADES

 Atendimento aos associados do PMI em Português

 Dicas de Carreira

 Carreira nova em 2011?

 Oportunidade de Patrocínio no e-Link Brasileiro do PMI

CONGRESSOS E EVENTOS

 2 a 4 de Dezembro: Manaus

 13 de Dezembro: Salvador

 O que você quer ouvir, assistir e debater em 2011?

CERTIFICAÇÕES

 Ricardo Vargas fala sobre a Certificação CAPM®

 A Realidade do CAPM®

LIVRO EM DESTAQUE

 Terminologia de Projetos entre Países

 Comebacks: Lições Poderosas

 Mídia Social para Gerente de Projetos

ACADEMIA

 Programa de Pesquisa Financiado pelo PMI

 Envie a sua Proposta de Pesquisa

Tens um projeto de sucesso ou estudo de caso no Brasil que gostarias de publicar através do e-Link Brasileiro do PMI?

Envie sua ideia ou sugestão!

(2)

DESTAQUES

Estudo de Benchmarking Brasil – 2010 – 8ª Edição

No dia 26 de novembro foi lançada a oitava edição do Estudo de Benchmarkin g em Gerenciamen to de Projetos Brasil, uma iniciativa anual realizada em conjunto pelos 13 capítulos do PMI no Brasil.

Este ano o estudo conta com a participação de 460 organizações brasileiras dos mais diversos setores e regiões do país. Os resultados do estudo apresentam um amplo panorama do gerenciamento de projetos no país, dando uma clara visão da utilização das boas práticas no país, bem como os resultados obtidos.

Em 2010, os resultados do estudo passam a estar disponíveis em uma nova ferramenta na Internet, a qual possibilita aos seus usuários a pesquisa e segmentação dos resultados, obtendo analises aprofundadas.

Você gostaria de saber quais as práticas utilizadas por organizações que têm sucesso em projetos e pertencem a um setor especifico? Ou que tal descobrir quais habilidade são mais valorizadas em organizações que possuem uma maior nível de maturidade em gerenciamento de projetos? A nova ferramenta possibilita os mais diversos filtros e segmentações, gerando informação de alto valor para toda a comunidade.

Para açessar os resultados do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil, visite www.pmsurvey.org , site internacional criado para hospedar a nova ferramenta.

Segundo Americo Pinto, Coordenador Geral da iniciativa, em 2011 o objetivo é internacionalizar o estudo, passando a contar com a participação de diversos países que já demonstraram interesse em se integrar ao projeto.

O PMI parabeniza todo o time que desenvolveu este trabalho, em especial o Américo Pinto e todos os Presidentes dos Capítulos Brasileiros, envolvidos neste grande projeto!

Voltar ao Início

Desenvolvimento de Líderes em Gerenciamento de Projetos em 2011 no Brasil

O PMI está aceitando propostas para apresentações de trabalhos no evento Latino Americano para Desenvolvimento de Líderes em Gerenciamento de Projetos de 2011. O evento será realizado de 02-03 abril de 2011 em Santa Catarina, Brasil.

Data limite para submeter trabalhos: 31 de dezembro de 2010!

O conteúdo deve ser focado e aplicável as Comunidades do PMI (Capítulos e Comunidades Virtuais). As apresentações podem também ser sobre os papéis dos membros da diretoria executiva dos capítulos, como VP de Finanças, VP de Comunicação, VP de Associação, etc.

O objetivo do encontro do Instituto de Lideranças do PMI é proporcionar experiências de formação e criação de networking para reforçar o papel dos líderes voluntários do PMI no Brasil, portanto, as apresentações não devem falar sobre mercado nem endossar produtos e serviços comerciais.

Veja as orientações, critérios de avaliação, prazos e acesse o formulário de inscrição on-line no Instituto de Liderança se desejar apresentar uma proposta de apresentação.

Sua proposta de apresentação será adicionada a um banco de possíveis apresentações.

(3)

Voltar ao Início

Teste seus Conhecimentos – Encontre seus pontos de melhoria

O PMI dispõe de uma Avaliação de Conhecimento em gerenciamento de projetos para você testar seus conhecimentos nas práticas recomendadas pelo Guia PMBOK®, Padrão de Programa e Padrão de Portfólio do PMI.

E adivinhem? É totalmente gratuito!!!

Voltar ao Início

CAPÍTULOS DO PMI NO BRASIL

Você sabia?

Que aproximadamente 69% dos associados dos capítulos do PMI tiveram novas chances de carreira no ano passado, através de oportunidades criadas pelos próprios capítulos?

Sim, os 250 capítulos do PMI são o melhor meio para conhecer novas pessoas, desbravar mercados, trocar informações e conhecimento, e ainda obter oportunidades de crescimento profissional.

Diversos capítulos do PMI no Brasil já possuem parcerias com grandes e médias empresas das mas diversas áreas, com o objetivo de oferecer antecipadamente, vagas para os seus associados.

Aproveite as vantagens que o capítulo mais perto de você pode lhe proporcionar. Atualmente os capítulos existentes no Brasil são: São Paulo, Distrito Federal, Manaus, Recife, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Voltar ao Início

Estatísticas do PMI no mundo

Membros do PMI: 330.001 Certificados PMP®: 403.220 Certificados CAPM®: 12.729 Certificados PgMP®: 492 Certificados PMI-SP®: 377 Certificados PMI-RMP®: 516 Número de Capítulos no Brasil: 13 Número de Capítulos no Mundo: 250

(4)

Apresentando Capítulo PMI Ceará

Fundado em 2003, o PMI-CE surgiu a partir da união de profissionais que atuam na área de gestão de projetos no Estado do Ceará. Sua missão é servir o interesse profissional de seus associados e contribuir com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira, promovendo o avanço do estado da arte na prática de gerenciar Programas e Projetos e as organizações que estão envolvidas, a ética e as responsabilidades em Gerenciamento de Programas e Projetos, o apoio ao Gerenciamento de Projetos como uma disciplina profissional e programas de estímulo ao Gerenciamento de Projetos para o benefício da sociedade.

Com uma diretoria executiva alinha à sua missão, liderados pelo presidente do capítulo, Sr. Alexsandro Amarante, o PMI-CE tem conseguindo criar inúmeros benefícios para os seus filiados, bem como executar muito bem o seu plano estratégico. Um dos benefícios exclusivos aos associados

do PMI-CE merece destaque: a

excelente newsletter publicada periodicamente pelo capítulo!

Nela o associado encontra as últimas notícias das ações do capítulo, informações sobre o PMI no Brasil e no mundo, e sempre uma entrevista com alguém de renome na área.

Como aquecimento para 2011, quando sediará o 6° Congresso Brasileiro de Gerenciamento de projetos, o PMI-CE realizou nos dias 11 e 12 de novembro o PMI-CE o III Seminário de Gerenciamento de Projetos, em Fortaleza, no Campus da UNIFOR. O evento foi um sucesso. Contou com palestras de temas como: Liderança Coaching para gerentes de projetos, Como liderar equipes em projetos, Gestão do conhecimento em projetos, entre outros. Ainda foram realizados 8 mini cursos para fortalecer a prática dos inscritos.

O capítulo criou ainda o Prêmio Visconde de Mauá - já na sua 2ª edição – com o objetivo de premiar Trabalhos Acadêmicos sobre gerenciamento de projetos, e implementações de PMO com sucesso. Parabéns PMI-CE!

Em Novembro você conhecerá um pouco mais sobre o Capítulo PMI Paraná!

Voltar ao Início

NOVIDADES

Atendimento aos associados do PMI em Português

Agora você já pode mandar sua dúvida, problema ou sugestão em Português do Brasil por e-mail para o PMI. Nosso time de Atendimento ao Cliente está a sua disposição para ajudar!

Voltar ao Início

Dicas de Carreira - Demonstre seus Resultados para Crescer!

As avaliações de

desempenho ditam o seu destino em uma empresa. Agora é A Hora de mostrar suas realizações e conquistas.

Quase todos os profissionais em todo o mundo

Comece com a documentação do projeto e, em seguida, destaque suas realizações individuais, diz George Pitagorsky, PMP, New York, EUA, autora de O Método Zen Para Gerenciamento de Projetos. "Se algo acontecer antes do previsto, ou no tempo previsto, documente como parte o processo de gerenciamento de projetos", diz ele.

(5)

enfrentam uma avaliação de desempenho anual. Alguns temem, alguns não podem esperar de tanta felicidade. De qualquer forma, você pode melhorar a sua avaliação cumprindo o dever de casa.

Se preparando para sua revisão da Intel Corp, Jeff Hodgkinson, PMI-RMP, PMP, PgMP, anota suas realizações de destaque ao longo do ano.

"Eu tenho um documento do que fiz no ano todo, utilizando o formato que a Intel usa", diz Hodgkinson, um gerente sênior de programa baseado em Phoenix, Arizona, EUA: "Uma vez por mês, eu entro lá e atualizo minhas realizações. Então, no final do ano, quando eu devo apresentar, está tudo lá." É muito mais fácil apresentar suas realizações se você apresentar exemplos concretos. "É preciso documentar seu sucesso com os fatos", diz ele. Você também deve se reunir com seu gerente direto, pelo menos uma vez por trimestre, ou, como sugerido pela política da empresa, especificamente para analisar o desempenho ereceber comentários e sugestões, diz o Sr. Hodgkinson, que ganhou o PMI 2010 Distinguished Contribution Award.

Outra forma de mostrar o seu valor é de colocar as suas realizações no âmbito da estratégia de negócio da organização, diz Jihan AlSherif, PMP, consultor de processos de gestão.

"Vincular o trabalho que vocês fizeram em seus projetos com a estratégia da companhia, melhoria de um serviço ou melhor desempenho de algo, bem como ligar ao potencial de crescimento da empresa", diz ela.

Se não há números para ilustrar o seu sucesso, peça a alguns colegas para escrever uma nota ao seu gerente, sugere Rich Maltzman, PMP, líder de P&D do escritório de gestão global de programas da Alcatel-Lucent, Andover, Massachusetts, EUA "Se alguém ficou impressionado com a maneira que você gerenciou um desentendimento com um cliente sobre uma característica do seu produto do projeto, pode ser difícil colocar um valor monetário nisso, mas você não quer que a isso fique de fora da sua avaliação anual, não é mesmo? ", diz ele. "Então peça a pessoa que escreva uma nota sobre como o seu talento salvou o trabalho em equipe e construiu a moral do time, etc."

Nem todos os comentários serão positivos, é claro. Aceite qualquer crítica e a use como uma oportunidade para melhorias futuras.

"Mostre que você aprendeu alguma coisa - não culpar alguém", diz Pitagorsky. "Basta colocar os fatos. Em muitos casos, você poderá ter feito 100% do seu trabalho ."

Não importa se você é um super profissional ou se está lutando para corresponder às expectativas, opiniões podem ser poderosos instrumentos de aprendizagem. Use a sua avaliação de desempenho anual como um catalisador para ajudá-lo a repensar a sua abordagem no trabalho ou gerar novas idéias sobre a melhor forma de fazer o seu trabalho. Central de Carreiras do PMI, uma ligação entre conhecimento, networking e recursos!

Artigo Originalretirado do website do PMI.

Voltar ao Início

Carreira nova em 2011? Comece por aqui!

Dois links super interessantes sobre carreiras, originalmente postados, na Central de Carreiras do PMI, ajudam você a pensar sobre seu futuro em 2011!

How to Make Any Job Better (Como tornar qualquer trabalho melhor) — CNNLiving da Oprah.com

10 Things Employment Recruiters Won’t Say (10 coisas que os recrutadores jamais dirão) — SmartMoney do

The Wall Street Journal

(6)

Oportunidade de Patrocínio no e-Link Brasileiro do PMI

O PMI tem uma grande oportunidade para promover a sua empresa de modo que ela será conhecida por mais de 9.500 pessoas em todo o Brasil. Sua empresa pode patrocinar o e-Link Brasileiro do PMI, este boletim mensal enviado exclusivamente aos membros do PMI no Brasil.

Ajude a sua empresa a crescer e ser reconhecida no mercado de gerenciamento de projetos através uma mídia oficial do PMI. Para mais informações, entre em contato com Sandra Ardis ou Juliano Reis.

Voltar ao Início

CONGRESSOS E EVENTOS

2 a 4 de Dezembro: Manaus - II Congresso Internacional de Gerenciamento de Projetos

O II Congresso Internacional de Gerenciamento de Projetos do Amazonas 2010 está dividido em 3 dias em que contará com 9 palestras, 2 oficinas e 1 mesa redonda. Paralelamente acontecerá a exposição de Produtos e serviços, com expositores no âmbito Nacional e Internacional representando a área de Gerenciamento de Projetos. Em cada dia do evento a perspectiva do Gerenciamento de Projetos será abordada em temas de destaque em nossa região, como grandes obras de construção viária, a construção do estádio para a copa do mundo de 2014, além de palestras e oficinas para o desenvolvimento do Gerente de Projetos no Amazonas. Mais informações no website do evento.

Voltar ao Início

13 de Dezembro: Salvador - PMIBA - Palestra de Fim de Ano com Ricardo Vargas

O PMI BA traz para Bahia em um evento comemorativo um dos especialistas em gerenciamento de projetos mais atuantes e reconhecidos pela comunidade do PMI, Ricardo Viana Vargas.

Ele fará uma apresentação sobre as tendências e o futuro do gerenciamento de projetos e, em seguida, conduzirá um bate papo aberto e direto sobre a profissão, a carreira e o mercado na área de projetos.

Inscrições Limitadas !!!

(7)

Voltar ao Início

O que você quer ouvir, assistir e debater em 2011?

O PMI quer saber quais os assuntos você gostaria de ver nos eventos de gerenciamento de projetos em 2011. Vale tudo!

Se você está estudando sobre algum assunto que gostaria de mais aprofundamento, se a sua empresa gostaria de debater algum assunto específico ou ouvir sobre uma nova metodologia, ferramenta, tendência ou até mesmo um palestrante de renome nacional ou internacional, mande um e-mail com sua sugestão.

Voltar ao Início

CERTIFICAÇÕES

Ricardo Vargas fala sobre a Certificação CAPM

®

O ex-presidente do conselho diretivo do PMI, Ricardo Vargas, gravou neste mês 2 Podcasts falando sobre a Certificação CAPM®.

Neste primeiro podcast da série CAPM, Ricardo fala da importância da certificação CAPM (Certified Associate in Project Management) e para quem ela é direcionada. Ele explica que essa certificação tem o objetivo de complementar a qualificação da equipe do projeto, mas pode ajudar o patrocinador a entender melhor o universo de projetos. Ricardo fala também das principais funções do profissional certificado CAPM.

No segundo podcast, Ricardo fala sobre a prova e o processo de certificação. Ele explica que a prova tem 150 questões e que a credencial CAPM é válida por 5 anos. Ricardo fala também das áreas de conhecimento mais cobradas na prova. ERRATA: O TESTE TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL EM PORTUGUÊS.

Não perca tempo, faça agora mesmo sua inscrição para a prova de certificação e diferencie-se dos demais técnicos da sua equipe!

Para mais informações sobre esta certificação, acesso o website do PMI ou o Guia do CAPM.

Voltar ao Início

A Realidade do CAPM

®

Entrevistado: Fabio Affonso, CAPM®

Formação: Economista e Comunicólogo, Pós-Graduado em Finanças Corporativas pelo IBMEC Business School.

Atuação: Atualmente na Caixa Econômica Federal em projetos e como colaborador da Benício Biz Editora.

[PMI] Conselho para aqueles que estão pensando sobre certificar-se CAPM?

[Fábio] Primeiro eu dou os parabéns para as pessoas que tomaram essa decisão. Tenham certeza que, após a certificação, seus horizontes profissionais vão alargar muito. A Prova, para o certificado, deve ser encarado com um projeto, pois tem custos, prazos, cronograma e muita dedicação. Aconselho a entrar em um bom curso, adquirir um bom livro de treinamento e estudar o PMBOK com afinco e disciplina. Em três meses de estudo constante e direcionado, já me senti apto a fazer a prova. Não esquecer de pegar todas as dicas de prova com quem já tem o certificado e aconselho a lista CAPM Brasil para tirar todas as dúvidas e, também, para usufruir do rico material de estudo da lista, fora a troca de informações e experiências com

(8)

[PMI] Como percebi os benefícios trazidos pelo CAPM?

[Fábio] De cara, a certificação já me deu um diferencial na empresa aonde eu atuo. Como sou o único do meu setor a ter a certificação, passei a ser referência em gerenciamento de projetos e passei a fazer parte de grupos de trabalhos a nível gerencial no Rio e até mesmo fora do Estado. Virei colaborador da Editora após a certificação, pois validou o conhecimento que era necessário para atuar.

[PMI] Como aplicar o conhecimento ganho com o CAPM?

[Fábio] O Conhecimento é aplicado automaticamente, pois o estudo feito para a certificação, junto com o trabalho voluntário, que faz com que a aplicabilidade entre no sangue, tornando fácil o entendimento e o gerenciamento de qualquer projeto e até mesmo na condução da vida pessoal. Já me peguei organizando um churrasco de fim de semana aplicando, sem querer, os conhecimentos adquiridos em gerenciamento de projetos. Não é mais preciso ficar com o PMBOK ao lado para elaborar planos e orçamentos, o conhecimento adquirido nos estudos entra na veia, e o certificado só atesta isso ao mercado, devido a dificuldade da prova.

a comunidade.

Torne-se referência em gerenciamento de projetos para a sua equipe de trabalho, faça agora mesmo sua inscrição para a prova de certificação !

Para mais informações sobre esta certificação, acesso o website do PMI ou o Guia do CAPM. Se você é um profissional certificado CAPM, escreva para nós respondendo:

Como percebi os benefícios trazidos pelo CAPM?

Como aplicar o conhecimento ganho com o CAPM?

Conselho para aqueles que estão pensando sobre certificar-se CAPM?

Voltar ao Início

LIVRO EM DESTAQUE

Terminologia de Projetos entre Países

Até dia 31 de Dezembro as compras de PMI.org/Marketplace estão com desconto de US$15,00! Veja todos os livros em promoção!

Trabalhando em projeto com mais países? Use essa coleção de 11 listas com os principais termos utilizados na prática do gerenciamento de projetos e também no livro PMBOK® Guide – Quarta Edição para melhorar a comunicação entre os times de projetos.

ISBN: 9781935589235 Preço: US$ 24,95

Preço Membro do PMI: US$ 19,95

Voltar ao Início

(9)

Todos os líderes enfrentam adversidades, mas os verdadeiros líderes transformam a adversidade em sucesso. Comebacks apresenta um elenco de estrelas, dez líderes, que sofreram reveses -para alguns, uma queda de público no meio de entrevistas com a mídia - então reavaliou e seguiu adiante com um novo propósito. Como eles se basearam em recursos, tanto internos como externos, para seguir em frente, e as lições que os ajudou a redefinir o sucesso.

ISBN: 9780470583753 Preço: US$ 27,95

Preço Membro do PMI: US$ 26.55

Voltar ao Início

Mídia Social para Gerente de Projetos

O que é um microblog, podcast, videocast, ou um wiki, e por que os gerentes de projeto precisam saber? A autora Elizabeth Harrin fornece orientações práticas para os líderes de projeto que pretendem aplicar ferramentas de mídia social para promover a comunicação e colaboração dentro de suas equipes de projeto.

ISBN: 9781935589112 Preço: US$ 31,95

Preço Membro do PMI: US$ 25,55

Voltar ao Início

ACADEMIA

(10)

O PMI Programa de Pesquisa do PMI, criado em 1997, trabalha para promover a disciplina e profissão de gerenciamento de projetos. Desde então, o PMI tem investido mais de $16 milhões de dólares em pesquisa sobre gerenciamento de projetos.

O programa de pesquisa é uma parte essencial da missão do PMI para fazer o gerenciamento de projetos indispensável para os resultados do negócio. Acreditamos que a pesquisa acadêmica desenvolve a teoria sobre gerenciamento de projetos e que a aplicação deste conhecimento no mundo real é resultado direto destas pesquisas.

O programa cria novos conhecimentos através de projetos de pesquisa, trabalhos apresentados em congressos e simpósios, bem como através do programa de links de pesquisa.

O conhecimento é compartilhado através de publicações de pesquisa, revistas acadêmicas, conferências de pesquisa e ensino, pesquisa e sessões de trabalho.

Receba informações periódicas sobre as oportunidades de pesquisa enviando um e-mail para o departamento

de pesquisas do PMI com as suas informações de associado.

Voltar ao Início

Envie a sua Proposta de Pesquisa – Seja o Primeiro Brasileiro Agraciado!

A cada ano o PMI investe em uma série de projetos de pesquisa ao redor do globo. Até hoje, infelizmente, nenhum Brasileiro chegou lá! Vamos lá, pessoal, é a hora de mostrar nossa força !

O departamento de Recursos Acadêmicos do PMI apóia projetos de pesquisa a nível mundial na área de Gerenciamento de Projetos. O PMI procura projetos de pesquisa que apóiem na área de Gerenciamento de Projetos anualmente.

Estas propostas de pesquisa devem ter aplicação direta para algum aspecto do Guia de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® ―4ª Edição) ou aspectos práticos do gerenciamento de projetos.

PMI incentiva propostas de pesquisas envolvendo equipes multidisciplinares de pesquisadores ou de equipes formadas por acadêmicos e profissionais, que podem, potencialmente, trazer novas formas de pensar e praticar gerenciamento de projetos.

Os projetos de pesquisa selecionados para o financiamento serão posteriormente publicados como monografias de pesquisa e cópias digitais dessas monografias estarão disponíveis para membros do PMI gratuitamente.

Questões relativas a este programa devem ser encaminhadas por e-mail (em inglês) para o Programa de Pesquisa do PMI.

(11)

Abertura da Chamada de Trabalhos: 1 Fevereiro 2011 Fechamento da Chamada de Trabalhos: 25 Abril 2011

Notificação do 1º Ciclo de Aceitação: 11 Julho 2011 2° Ciclo de Aceitação: 31 Agosto 2011 Notificação dos Selecionados: 31 Outubro 2011 Anúncio dos Selecionados para bolsa em 2012: Janeiro 2012

Voltar ao Início

Este boletim é uma publicação oficial do PMI, 14 Campus Blvd. Newtown Square, PA 19073-3299, USA. Tel: +1 610 356 4600.

Email: customercareLA@pmi.org.

©2010 Project Management Institute, Inc. Todos os direitos reservados.

"PMI", é logotipo do PMI, "Tornado o Gerenciamento de Projetos indispensável para os resultados do negócio", "PMI Today", "PM Network", "Project Management Journal", "PMBOK", "CAPM", "Certified Associate in Project Management (CAPM)", "PMP", "Project Management Professional (PMP)", e logotipo PMP, "PgMP", "Program Management Professional (PgMP)", "PMI-SP", "PMI Scheduling

Professional (PMI-SP)", "PMI-RMP", "PMI Risk Management Professional (PMI-RMP)" e "OPM3" são marcas registradas do Project Management Institute, Inc. O logotipo da Fundação de Educação do PMI é uma marca registrada do PMI Educational Foundation.

Para obter uma lista comleta das marcas do PMI, por favor contate o Departamento Jurídico do PMI através do e-mail legal@pmi.org.

Referências

Documentos relacionados

A fim de identificar os grupos funcionais presentes na argila antes e após a adsorção, foi realizada espectroscopia na região do infravermelho (FT-IR).. Os picos

Negócios consensuais ou não solenes: não exige forma pode ser celebrado através de qualquer meio declarativo. A falta de forma nestes negócios jurídicos implica a sua

Formando-se a equipe com dois empregados de nível médio e dois de nível superior, então essa equipe poderá ser formada de, no máximo, 40 maneiras distintas... José pensou em

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Os resultados mostram, sob o ponto de vista estatístico, diferenças nas médias dos seguintes fatores: Percepção de Si mesmo, nas variáveis Sexo, Gênero, Orientação

Nos termos do relatório fi nal apresentado pela Comissão Permanente de Licitação e observado o Parecer da Assessoria Jurídica, referente a Tomada de Preços nº 002/2021, que objetiva

Orientar sobre os diversos tipos de métodos contraceptivos, os tipos de Métodos contraceptivos disponíveis Gratuitamente pelo Ministério da Saúde, orientar e