• Nenhum resultado encontrado

10ª SEMANA TECNOLÓGICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10ª SEMANA TECNOLÓGICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

10ª SEMANA TECNOLÓGICA

Fotos: Divulgação

A Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” foi palco de diversas atividades relacionadas à inovação no setor industrial. De 20 a 24 de agosto, esteve de portas abertas para visitação com o evento INOVA Indústria, uma parceria entre SENAI-SP, FIESP e CIESP.

Para os empresários e a comunidade em geral, o evento ofereceu Workshop de Metodologia DIP - Desenvolvimento Integrado de Projetos, Ideathon, Futurismo e Negócio, palestra sobre soluções e usos da Rede BIM, entre outras atividades.

Os ambientes da Escola foram preparados pelos alunos para que os visitantes conhecessem os projetos desenvolvidos por eles, além de visualizarem a estrutura do SENAI.

Juntamente com o evento, aconteceu a 10ª Semana Tecnológica com a

parceria de empresas da região que apresentaram seus produtos e serviços.

(2)

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Foto: Divulgação

POLÍTICA DE

UTILIZAÇÃO

Foto: Divulgação

BANCO DE TALENTOS SENAI

Para usufruir da rede Wi-Fi, os associados da AAPM deverão se cadastrar no site:

https://sorocaba.sp.senai.br/institucional/1397/0/aapm A Associação de Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres é uma entidade com objetivos sociais e educacionais, sem finalidade lucrativa, que tem por objetivo apoiar a gestão da Escola e promover a integração com a comunidade, através de atividades cívicas, culturais, esportivas e recreativas. Dessa forma, procura despertar os valores éticos, morais, íntegros e estimular o desenvolvimento das potencialidades de liderança, iniciativa, espírito crítico, responsabilidade social e cooperação dos associados.

EDITORIAL

Alunos ou ex-alunos podem cadastrar seu currículo no site www.sp.senai.br/sorocaba. As melhores empresas de Sorocaba e região confiam na qualidade de ensino do SENAI e procuram indicação de alunos formados ou em curso.

Fernanda da Cunha Moreira

Analista de Qualidade de Vida Diretora Social AAPM

Os alunos que mais emprestaram livros na Biblioteca da Escola foram premiados, no dia 7 de agosto, com uma visita à 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. De acordo com a professora Vivian, o objetivo é intensificar o contato dos estudantes com o universo da literatura, além de oferecer a oportunidade de terem contato com escritores e representantes de editoras. A bibliotecária e membro da Diretoria da AAPM, Patrícia, ressalta a importância da Associação para a promoção da visita. “A AAPM possibilitou o acesso para os alunos, e sempre é uma experiência gratificante, pois colaboramos com a formação e o hábito de leitura das gerações futuras”.

Os estudantes foram acompanhados pelas bibliotecárias Patrícia e Roseli, e da professora Vivian.

ESTUDANTES VISITAM BIENAL

INTERNACIONAL DO LIVRO

JORNAL AAPM SENAI SOROCABA ANO 12 EDIÇÃO 21 DEZEMBRO/2018

Publicação semestral da Associação de Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres da Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior”

Coordenação: AAPM SENAI Sorocaba

Jornalista Responsável: Vivian Arrojo - MTb: 53014

Enfim, concluímos mais um ano letivo!

2018 nos proporcionou muitas experiências, de forma social, psicológica e educacional. Não seria diferente, já que a escola é reflexo da sociedade.

Mesmo diante de tantas adversidades no mundo externo, questionamentos e intolerâncias, tivemos, em nossa Escola, o fortalecimento da AAPM, através dos eventos esportivos que não ocorriam há algum tempo. Foi bonito ver como o esporte une as pessoas!

Por meio das datas históricas e comemorativas, conseguimos descobrir talentos da música, da poesia, do teatro e, principalmente, do trabalho em equipe, da cooperação e parceria!

Nós, que já sabemos o quanto somos bons em mecânica, elétrica, administração e em mecatrônica, pudemos descobrir, em 2018, que somos melhores ainda em auxiliar o próximo, em ser solidário, empático, em ter respeito sempre, pois juntos somos mais fortes! De mãos dadas, alcançamos resultados expressivos para o SENAI Sorocaba!

Venha, 2019... estamos lhe esperando de braços abertos!

(3)

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

DIA DO EDUCADOR

E OUTUBRO ROSA

SOLUÇÕES INOVADORAS

Estudantes do SENAI-SP e das Universidades da região participaram da atividade Desafio de Ideias,

durante a semana Inova Indústria. Eles foram

estimulados por grandes empresas do setor produtivo (Apex Tool Group e ZF do Brasil) a criar soluções inovadoras para um problema real.

As melhores propostas foram entregues às empresas que apresentaram os desafios. As equipes Vermelha e Laranja conquistaram o prêmio.

SEMANA DA PÁTRIA

De 3 a 6 de setembro, todas as turmas dos Cursos de Aprendizagem Industrial (CAI) e Curso Técnico (CT) participaram da atividade cívica com hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional.

1ª CAMINHADA DA INCLUSÃO

No dia 21 de setembro, 15 alunos da Escola prestigiaram a 1ª Caminhada da Inclusão de Sorocaba. A atividade é uma iniciativa da ONG Movimento Mulheres em Ação (MMA) com o apoio das secretarias de: Comunicação e Eventos; Cultura e Turismo; Cidadania e Participação Popular; Igualdade e Assistência Social; e da Urbes.

Em 11 de outubro comemoramos o Dia do Educador, simultaneamente a Campanha Outubro Rosa. Os alunos fizeram uma bonita homenagem com músicas, poesias lidas e interpretadas. Todos os colaboradores ganharam uma lembrança, oferecida pela AAPM.

(4)

SENAI SOROCABA

FORMANDOS

2º SEMESTRE 2018

Fotos: Divulgação

PARANINFO

Foto: Divulgação

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIALEletricista de Manutenção Eletroeletrônica - T4EME-A

CT – CURSO TÉCNICO Mecatrônica MSESI4-A

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica - T4EME-B CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Operador de Produção Industrial M2OPI-INA

CT – CURSO TÉCNICO Mecatrônica MSESI4-B

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Assistente Administrativo ZF

Mario Kajuhico Tanigawa é Diretor Presidente na empresa Nipro Medical Ltda. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da Inova Sorocaba; Diretor de Operações Técnicas da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba – EMPTS; Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sorocaba; e Vice-Diretor da CIESP-Regional. Cursou Engenharia Eletricista (ênfases em Eletrotécnica, Eletrônica e Telecomunicações) pela Universidade Educacional de Barretos.

(5)

Fotos: Divulgação

T a

CAI – CURSO DEAPRENDIZAGEM INDUSTRIAL Mecânico de Usinagem - T4MU-B CAI – CURSO DEAPRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Mecânico de Usinagem - T4MU-A

COLAÇÃO DE GRAU DA 7ª TURMA DO CURSO SUPERIOR

T

Mecatrônica - TSESI4-ACT – CURSO TÉCNICO

a

Mecatrônica - TSESI4-BCT – CURSO TÉCNICO

Mecatrônica - TSESI4-CCT – CURSO TÉCNICO Mecatrônica - TSESI4-DCT – CURSO TÉCNICO

@AAPMSENAI

Quer saber tudo o que acontece no SENAI Sorocaba? A AAPM montou uma conta no Instagram (em 2 de novembro), e agora você pode acompanhar os momentos mais marcantes.

(6)

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

TURA

SEMANA DO LIVRO

E DA BIBLIOTECA

A 7ª edição da Semana do Livro e da Biblioteca aconteceu entre os dias 22 e 26 de outubro, com o patrocínio da AAPM que adquiriu diversos jogos para engrandecer nossas atividades.

Este ano tivemos muitas novidades, como o Campeonato de Just Dance, Roleta e Baú Mágicos, mensagens premiadas e a presença das escritoras: Bianca Carvalho Martins e Maria Eduarda Paschoal. Os alunos participantes ganharam canecas temáticas, caixas de som, bottons, headphones, chaveiros, pockets sockets e guloseimas.

O evento tem o objetivo de promover e incentivar a leitura, em conjunto com a utilização da Biblioteca. Novamente tivemos a presença da Editora Escala, na Feira de Livros, a qual ofereceu descontos especiais para alunos e colaboradores, com livros no valor de R$ 10.

www.facebook.com/senaisorocaba @aapmsenai

A parceria entre SENAI e UVW continua com novas versões de produtos. O aluno poderá usufruir (por mais três anos) de softwares da SolidWorks para projetos 3D e elétricos, programação CNC, gerenciamento de arquivos, moldes plásticos e muito mais.

Essa união traz diversos benefícios tecnológicos aos estudantes do SENAI Sorocaba. São mais de 300 licenças do CAD 3D SolidWorks, com simulação de elementos finitos, dinâmica dos fluídos e CAM.

Além disso, oferece minicursos e treinamentos de atualização para os professores, suporte técnico aos softwares e participação nos eventos da Escola.

®

UNIÕES DE SUCESSO

A Sata traz para o Brasil um reforço para o seu portfólio de ferramentas: os equipamentos automotivos da marca. São Alinhadores de Direção; Rampa para Alinhamento; Balanceadoras de Rodas; Desmontadoras de Pneus; Elevadores Automotivos e Coletores de Óleo.

Há mais de 20 anos no mercado, a Sata é uma marca global de ferramentas manuais e equipamentos automotivos, com ampla gama de produtos que oferecem alta performance, segurança e produtividade aos profissionais. A integridade é lema da marca e por isso os equipamentos são 100% testados na fábrica. Já são mais de 400 Champion Garages ao redor do mundo utilizando os produtos da marca, realizando seus trabalhos de maneira muito mais rápida e facilitada. Afinal: a demanda é sua, a solução é Sata!

(7)

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

INTERCLASSES 2018

O Torneio Interclasses agitou os meses de outubro e novembro. Com muita diversão e comprometimento, os alunos disputaram os jogos na modalidade Futsal.

1º lugar (T2EME-AB) e 2º lugar (T4MU-B). Disputa pelo 3º lugar entre T4MU-A (vencedores) e M1MU-A.

A iniciativa foi da AAPM, a fim de estimular a prática esportiva e a integração entre os alunos. Todos os finalistas receberam medalhas.

PRÊMIO FREQUÊNCIA

A AAPM promove o Prêmio Frequência para as turmas mais assíduas, contemplando-as com um lanche especial. Neste semestre, parabenizamos os alunos:

- Agosto: Mecânico de Usinagem T2MU-B com 99,43%;

- Setembro: Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica

M1EME-A com 99,01%;

- Outubro: Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica

T2EME-A com 99,22%;

- Novembro: Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica

T2EME-A com 99,47%. Fotos: Divulgação AAPM SENAI SOROCABA AAPM SENAI SOROCABA ASSOCIE-SE! - Descontos na Formatura;

- Isenção nos Interclasses e Jogos;

- Assistência aos associados em eventuais necessidades; - Apoio em datas comemorativas e eventos culturais.

(8)

Foto: Divulgação Fotos: Divulgação

NOVEMBRO AZUL

CONSCIÊNCIA NEGRA

Fotos: Divulgação

BIBLIOTECA

Nosso acervo conta com 9.100 volumes, entre livros técnicos, didáticos e literatura, revistas, jornais, CDs, e DVDs.

Para sugerir novos títulos, envie e-mail para biblioteca402@sp.senai.br ou compareça à Biblioteca.

Horários de Funcionamento:

De segunda a sexta-feira: das 8h às 12h,

das 13h às 17h e das 18h às 22h.

Sábado: das 9h às 12h e das 12h15 às 14h15.

LAZER NA QUADRA

Praticar qualquer tipo de exercício físico é sempre benéfico para a saúde do corpo e da mente. Aqui no SENAI, todo esporte tem a sua vez. Os alunos de Mecânico de Usinagem (T4MU) escolheram jogar Tênis. Toda sexta-feira, das 16 às 17h, alunos e funcionários utilizam a quadra para práticas esportivas. O responsável por acompanhar os jogos é Paulo Eurotildes. A AAPM garante a estrutura para Basquete, Futsal, Handebol, Tênis e Vôlei.

Junte os amigos e reserve um horário!

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

E DIA DA BANDEIRA

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

Os alunos de Mecânico de Usinagem (T4MU-A) fizeram campanha, de sala em sala, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Eles orientaram com mensagens audiovisuais e distribuíram o laço azul.

Já a turma da manhã (M3MU-A) elaborou cartazes, a fim de propagar o movimento Movember – junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro), em inglês.

Fotos: Divulgação

A Proclamação da República marcou um período de mudanças na História da política brasileira, uma delas foi a nossa Bandeira. No dia 14 de novembro, as turmas de Assistente Administrativo (M1AA e T1AA) representaram essas datas comemorativas com encenações teatrais e uma paródia musical desenvolvida por eles.

O dia da Consciência Negra é uma reflexão sobre a luta da igualdade racial. A cultura afro é tão presente no Brasil, que suas expressões populares são manifestadas na música, religião, dança e alimentação.

Todo esse contexto foi resgatado pelos alunos de Mecânico de Usinagem (T4MU-B), no dia 21 de novembro. Eles lembraram fatos marcantes, como a história do Zumbi dos Palmares e o racismo no mundo.

A professora Carolina Scudeler ministrou palestra para os alunos concluintes deste semestre, a fim de prepará-los para a inserção no mercado de trabalho. Elaboração de Currículo, Preparação para Entrevista e Crescimento Profissional foram destaques.

DESENVOLVIMENTO

PROFISSIONAL

(9)

SEW-EURODRIVE

EMPHASIS

Foto: Divulgação Fotos: Divulgação Foto: Divulgação

TURA

VISITAS TÉCNICAS

As turmas de Mecânico de Usinagem (M4MU e T4MU) de Iperó, acompanhados pelos professores Maurício Nunes e Rafael Notare, visitaram, no dia 9 de outubro, a empresa alemã SEW-Eurodrive, em Indaiatuba. Os alunos apreciaram as novas tecnologias e vivenciaram o trabalho em uma empresa que atua com os conceitos da Indústria 4.0.

Acompanhados da professora Janete, os alunos do curso de Costureiro Industrial do Vestuário visitaram, no dia 26 de novembro, a empresa Emphasis Indústria e Comércio de Votorantim Ltda., a qual fabrica produtos em tecido plano para todas as linhas (bebê até adulto).

Foto: Divulgação

MUNDO SENAI

A Escola SENAI “Luiz Pagliato” recebeu os alunos dos cursos de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica (M1EME), Operador de Produção Industrial (M2OPI) e Mecânico de Usinagem (T4MU), durante o evento Mundo SENAI, no dia 9 de novembro.

Acompanhados pelos professores Francisco, Luciana, Fábio e Wellington, conheceram a estrutura e as novidades das indústrias da região.

Foto: Divulgação

ESTREIA COM ESTILO

No dia 25 de novembro, a Orquestra Filarmônica Jazz SENAI Sorocaba fez sua primeira apresentação para o público, na inauguração do Natal Iluminado - Céu Sagrado. O maestro, Vitor Canassa, conduziu os músicos em repertórios clássicos, contemporâneos e populares.

O Brasil celebra 30 anos da adesão ao Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro). Diante disso, torna-se essencial a educação e informação em torno do tema. Os alunos do curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica (T2EME-B), juntamente com a equipe da CIPA orientaram sobre o cuidado de infecções sexualmente transmissíveis.

A enfermeira, Joice Melo, explanou sobre a prevenção ao vírus do HIV e das DSTs, observando que a luta é de todos nós. A Aids não tem cura, mas você tem atitude!

DEZEMBRO VERMELHO

KENNAMETAL

Os alunos do curso Técnico em Mecatrônica (MSESI2) visitaram a empresa americana Kennametal do Brasil, no dia 4 de dezembro, em Indaiatuba. Acompanhados pelos professores Edilson Alves e Robson Schmitt, conheceram uma das maiores fabricantes de ferramentas de corte do mundo.

Referências

Documentos relacionados

Na Figura 29 visualiza-se a fornalha (F1) desenvolvida e testada na Universidade Federal de Viçosa, com sistema de alimentação pneumático e trocador de calor em

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

5º, § 2º, da Resolução n.º 02/2015 do Conselho Universitário da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC Minas), a qual aprova o regulamento da

Cabe aos membros do Conceeb orientar, analisar e avaliar tarifas e fornecimento de energia elétrica ao consumidor final, adequando o serviço de distribuição aos usuários. O órgão

Em seguida, foram selecionadas as seguintes distâncias nos arcos construídos por meio do “ar- cograma”: intermolares, formada pelos pontos do “arco” correspondentes

Foram encontrados poros múltiplos radiais e tangenciais, associados às faixas de parênquima , formando festões entre os raios ; raios homogêneos a fracamente heterogêneos, uni

Na região Sul da Bahia, tem-se observado que em plantios de gravioleira onde há a presença da formiga caçarema não há ocorrência de ataque da broca-do-fruto sobre os frutos,