• Nenhum resultado encontrado

Desconto Bancario de Letras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desconto Bancario de Letras"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Índice

Índice

1.

1. Introdução

Introdução

... 22

2. Operações activas

2. Operações activas

...22

3. Desconto Bancários de Letras

3. Desconto Bancários de Letras

... 22

3.1 Desconto

3.1 Desconto

... 22

3.2 Letras

3.2 Letras

... 33

3.3 Desconto Bancário de Letras

3.3 Desconto Bancário de Letras

...3...3

3.4 Taxa de desconto

3.4 Taxa de desconto

... 55

3.5 e!ociações de desconto

3.5 e!ociações de desconto

...5...5

3." #roduto $%&uido de desconto '#LD(

3." #roduto $%&uido de desconto '#LD(

...5...5

3.) Taxas e*ectivas

3.) Taxas e*ectivas

... 55

3.+ ,e*or-a de $etra

3.+ ,e*or-a de $etra

... 55

4. onc$usões

4. onc$usões

...66

5. Li-itações

5. Li-itações

... 66

".

(2)

1. Introdução

Este trabalho tem, por objectivos, a tentativa de buscar definições satisfatórias e incentivar a compreensão concreta e real dos conceitos teórico-práticos relativos ao desconto bancário de letras como um dos meios para melhor compreensão das operações financeiras e mostrar como esta variável influencia as taxas de juros. A partir deste conhecimento, será possvel viajar no mundo de !álculo "inanceiro. Este trabalho teve como metodolo#ia de investi#ação, pes$uisa em manuais da área de !álculo "inanceiros e usando tecnolo#ias de informação como a %nternet.

2 Operações activas

&esi#nam-se por operações activas todas as operações efectuadas pelas instituições de cr'dito $ue determinam o recebimento, pela sua parte, de juros e comissões. Essas operações são as se#uintes ()ateus, *+++, p. +

a &esconto bancário (de letras, extractos de facturas e /0arrants12  b &esconto de livranças2

c Empr'stimos em conta corrente2

d Empr'stimos duradores ou /!ontas Empr'stimo12 e 3verdraft2

f "inanciamentos externos2 # !r'ditos por assinatura2

h &escontos documentários de exportação2 i !r'dito documentários de exportação

3. Desconto Bancários de Letras

Antes de entrarmos no conceito do desconto bancário de letras vamos definir o $ue são desconto e o $ue são letras.

3.1 Desconto

4or desconto entende-se, como o preço pa#o para tornar disponvel um certo capital ainda não vencido ("erreira e 5opes 6778, p. 97.

(3)

&esi#na-se por 5etra, a um ttulo de cr'dito pela $ual uma determinada pessoa ou empresa (um credor ou sacador da letra ordena ao devedor (denominado sacado da letra o pa#amento, numa determinada data de vencimento da letra, uma $uantia definida ao le#timo portador da letra nessa data ($ue poderá não ser o credor inicial (%n linfop'dia, 67*, por outras palavras pode conceituar-se a letra, como um ttulo atrav's do $ual a entidade $ue comprou determinado produto ou serviço (aceitante:comprador aceita pa#ar o valor nela inscrito ; instituição $ue o vendeu (sacador:vendedor, na data $ue consta no documento ()a$ueira, 67*7, p. +.

3.3 Desconto Bancário de Letras

<ue ' uma operação pela $ual o titular de um efeito comercial recebe antecipadamente de uma terceira entidade (normalmente um banco a import=ncia nela inscrita dedu>ida do pr'mio ou remuneração devido por essa antecipação (!oelho, *+++, p. 682 )ateus, *+++, p. ?. 3 desconto bancário de letras apresenta al#umas particularidades $ue se  predem com os encar#os $ue são dedu>idos ao valor nominal. Esses encar#os são

()atias, 677+, p. *6@ - *6+

Desconto

propriamente dito (calculado se#undo as re#ras do desconto comercial simples, tamb'm desi#nado n #ria bancaria por desconto por fora, muitas ve>es desi#nados, de forma correcta, por /uros1. Bepresentá-lo-emos por

D* 

2

a( o-issão de co0rança

, $ue representaremos por

c

2

0( I-posto do se$o

, $ue representaremos por

I

2

c( Despesas eventuais

  vul#armente desi#nadas por

portes

, $ue representaremos  por

#

.

d(

3s cálculos deste encar#o são efectuados do se#uinte modo

e( Descontos 'uros

6 D* 7L

n

360 i 3u

D* 7L

n

365 i (Cote-se $ue este '

exactamente o desconto calculado se#undo a solução comercial, pois a taxa incide sobre o valor nominal

L(.

*( o-issão de co0ranças6 c 7 L.

iCc

!( I-posto do se$o6 I 7

is

.'D*8c(

(4)

Dejamos cada um deles mais detalhadamente.

Desconto por *ora D* 

Bepresenta, no fundo, o /

 :uro

1 relativo ao pra>o de antecipação do pa#amento pelo $ue a sua forma de cálculo ' a se#uinte

D* 7L

n

360 i

Em $ue

L

  Bepresenta o valor nominal da letra (isto ', portanto a data do vencimento.

  Bepresenta o nFmeros de dias $ue medeiam entre a data da apresentação da letra a desconto (ou melhor, da /data - valor1 e a sua data de vencimento, acrescido de 6 dias.

i

  Bepresenta a taxa /juro1 utili>ada pelo banco. 4ode assistir-se a variações al#o si#nificativas de banco para banco e at' mesmo dentro do mesmo banco, de cliente para cliente. Expressa-se em termos anuais.

!omo n está expresso em dias e i em anos, ' necessário dividir n por

3"5

ou

3";

 dias

 para $ue fi$uemos comn e i expresso na mesma unidade de tempo.

Em sntese relativamente a uma operação de desconto bancário de uma letra, o custo efectivo para o cliente e o retorno efectivo para o banco podem resumir-se do se#uinte modo.

D<OTO B=>,IO D< L<T,=

#erspectiva de apita$i?ação #erspectiva de =ctua$i?ação 'o$ução raciona$( , , , , !urso efectivo 4ara o cliente  I”cs, i”cc 5G45&(%H n 360 i cs ) 5G45&  I +icc)} ^ {n/360} ¿ ¿ 1+ n 360 ics} ^ ¿  PLD= L I  ¿ 4&5G5  I +icc)} ^ {-n/360 ¿ ¿ Betorno efectivo  par o  banco 5G(45&H%I(%H n 360 i bs ) 5G(45&  I +i bc )} ^ {n /360 ¿ 1+ n 360 ibc} ^ ¿ 4&5H%IG5  I +i bc )} ^ {- n / ¿

(5)

"onte )atias, 677+, p. *96

3.4 Taxa de desconto

Jal como a taxa de juro, ' uma constante de proporcionalidade entre o capital e o tempo, neste caso de antecipação de vencimento ("erreira e 5opes 6778, p. 97.

3.5 e!ociações de desconto

A letra ' um ttulo de cr'dito $ue pode circular entre diversas entidades, em $ue o  portador da letra pode tomar trKs atitudes ("erreira e 5opes 6778, p. 97

a Luardar a letra at' ao vencimento, para $ue nessa data lhe seja pa#o o valor  nominal.

 b Jransferir a letra, endossando-a a um credor, usando-a como meio de  pa#amento.

c Endossar a letra a um banco, isto ' descontando o seu valor nominal, reali>ando de imediato o valor do cr'dito $ue a letra representava.

3." #roduto $%&uido de desconto '#LD(

 Co caso do desconto bancário determina-se a diferença entre o valor nominal (5 e encar#os envolvido (A ()atias, 677+, p. *6@.

#LD 7 L @ =

3.) Taxas e*ectivas

&ado $ue nas operações de descontos comercial tanto o juro como os encar#os adicionais inerentes a operação são pa#os antecipadamente (isto e, o momento em $ue se reali>a a operação, dai conclui-se a taxa efectiva de juro ' superior de taxa de juro convencionada e isto por$ue, repete-se ()ateus, *+++, p. +@

- 4ara al'm da taxa de juro existente o imposto do selo e outros encar#os2

- Janto o juro como encar#o são pa#os antecipadamente (bastaria a existKncia de, apenas, juros pa#os antecipadamente para $ue a taxa de juro efectiva de juro fosse superior ; taxa de juro convencionada

(6)

3.+ ,e*or-a de $etra

!onsiste na substituição duma letra do seu vencimento, por outra com vencimento  posterior. Esta operação deve-se ao facto de o sacado ou aceitante não poder li$uidar, no

todo ou em parte, o valor nominal da letra na data do vencimento ("erreira e 5opes 6778, p. 97.

4. onc$usões

3 presente trabalho centrou a sua devida atenção no desconto bancário de letra, como uma das operações financeiras importantes, $ue se refere com uma operação pela $ual o titular de um efeito comercial recebe antecipadamente de uma terceira entidade (normalmente um banco a import=ncia nela inscrita dedu>ida do pr'mio ou remuneração devido por essa antecipação ou seja ' atrav's dessa operação $ue o credor  recebe da instituição bancaria, antes da data do vencimento, o valor nominal dedu>ido de uma parcela $ue ' composta por aspectos le#ais ou contractuais estipulados para a operação.

Entendi $ue desconto comercial ' i#ual a desconto e por sua ve> desconto ' o mesmo $ue actuali>ar, $ue refere a um processo inverso da capitali>ação, consiste numa redução do valor do capital durante um determinado pra>o.

 4or fim entendo por letra como, sendo um ttulo de cr'dito pela $ual uma determinada  pessoa ou empresa ordena a outro o pa#amento de uma certa import=ncia, a si ou a uma

terceira entidade numa determinada data.

5. Li-itações

4retendia-se com este trabalho, incentivar a compreensão concreta e real do conceitos teórico-prático, relativo ao desconto bancário de letra como mecanismo de saber  ne#ociar a taxa de juros como uma das operações financeiras importantes no sentido de fortalecer a formação e mas tarde usar este m'todo na actividade profissional afim de #erar juros. )as a autora encarou diversas limitações nas biblio#rafias consultadas por  falta de uniformidade em termos de informação relativa ao desconto bancário de letras.

(7)

". ,e*er/ncias 0i0$io!rá*icas

*. !oelho, I. (*+++. )anual J'cnico de !álculo "inanceiro. Editora "AIJ ao EIJM&3. 5isboa. 4a#s. 68  7.

6. "erreira e 5opes (6778. !onceitos fundamentais de matemática financeira e en#enharia económica. %IE4, 4orto. 4a# 97.

. 5etra comercial. %n 5infop'dia. 4orto 4orto Editora, 677-67*. N!onsultado no dia 7 de )arço de 67*O. &isponvel em 000.linfopediapt.letra-comercial.

P. )a$ueira, . (67*7. "inanças Empresariais Jeoria e 4rática. Editora Escolar, 5isboa. 4a#s. +  P9.

9. )ateus, A. (*+++. !álculo "inanceiro. 9Q edição. Edições Ilabo. 5isboa. )arço. 4a#s. ?- 82 +  *7@ e *96.

?. )atias, B. (677+. !álculo "inanceiro. Jeoria e prática Q edição. Escolar Editora. 5isboa. 4a#s. *6@- *6+.

Referências

Documentos relacionados

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

uma metragem de tecido ou papel, visando ao melhor aproveitamento. Os moldes são colocados lado a lado o mais próximo possível, de acordo com o comprimento e largura do tecido que vai

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

I interpret the difference in the estimates obtained when using ordinary least squares (in column (i)) and instrumental variables (in column (ii)) as indicative

Juliano Oliveira (Instituto Biotrópicos), Lilian Bonjorne de Almeida (CENAP/ICMBio), Katia Ferraz (ESALQ/USP), Tadeu

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Caracterização da cobertura florestal e da biodiversidade vegetal no entorno dos cultivos de tomate na região de Apiaí-SP a Módulos

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da