• Nenhum resultado encontrado

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES INTERNET e REDES Prof. Júlio César S. Ramos

1. O tipo mais comum de conexão à Internet, considerada banda larga por meio de linha telefônica e normalmente oferecida com velocidade acima de 1 Mbps, utiliza a tecnologia A. ADSL.

B. Dial Up. C. HFC Cable. D. ISDN. E. RDIS.

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada:

A. intranet. B. ethernet. C. WWW. D. LAN.

E. correio eletrônico.

3. O termo link é uma forma abreviada para hyperlink, que pode ser, dentre outros, um termo, uma frase, uma imagem ou um símbolo que forma uma conexão com outro recurso que pode residir em seu computador local, em sua rede ou na Internet. A barra de links do Internet Explorer contém uma lista de hyperlinks préselecionados, e é possível adicionar ou remover links a essa barra. Uma das maneiras de verificar o conteúdo da barra de links é por meio da opção Links que consta no menu:

A. Arquivo. B. Editar. C. Favoritos. D. Inserir.

4. Um motor de busca na Internet é um site

A. com o propósito de encontrar informação na world wide web (www). B. com o serviço de envio e recepção de mensagens eletrônicas. C. que distribui endereços IP na Internet.

D. que mantém cópia atualizada de todos os outros sites da Internet. E. que pode ser editado livremente por qualquer usuário.

5. O correio eletrônico permite a montagem de uma mensagem com várias características de interesse. Dentre essas características, pode-se citar a) cópia oculta para outros destinatários e anexação de arquivo.

b) cópia para outros destinatários e videoconferência. c) voip e cópia para outros destinatários.

d) videofone e anexação de arquivos. e) assunto da mensagem e firmware.

(2)

QUESTÕES INTERNET e REDES Prof. Júlio César S. Ramos 6. O protocolo POP é utilizado para

a) enviar arquivos. b) receber e-mail. c) criptografar dados. d) monitorar páginas Web. e) acessar páginas Web.

7. O protocolo de comunicação padrão da internet (World Wide Web) é o: a) HTTP.

b) HTML. c) XML. d) DCOM. e) CORBA.

8. Considerando-se con@microsoft.co.uk um endereço eletrônico, a opção que identifica corretamente o que representam, respectivamente, as expressões “con”, “microsoft”, “co” e “uk” é:

a) nome da instituição, tipo da instituição, nome de um usuário e país. b) nome de um usuário, nome da instituição, país e tipo da instituição. c) nome de um usuário, país, tipo da instituição e nome da instituição. d) nome da instituição, nome de um usuário, tipo da instituição e país. e) nome de um usuário, nome da instituição, tipo da instituição e país

9. No que diz respeito a FTP, pode-se afirmar que:

a) é um protocolo utilizado para recebimento de mensagens de correio eletrônico. b) é um protocolo utilizado por programas que fazem transferências de arquivos entre computadores.

c) é um protocolo utilizado para envio de mensagens de correio eletrônico. d) é um tipo de programa usado para bate-papo (chat).

e) é um exemplo de “navegador” (browser).

10. Qual desses recursos NÃO pode ser compartilhado através de uma rede local? a) Pasta

b) Teclado c) Impressora d) Unidade de CD e) Conexão Internet

(3)

QUESTÕES INTERNET e REDES Prof. Júlio César S. Ramos 11. Qual o tipo de protocolo de segurança é mais utilizado, entre os abaixo

relacionados, para transações em sites de compra na Internet? a) HTTP

b) HTTPS c) FTP d) TCP/IP e) SMTP

12. E-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos

sistemas que utilizam a Internet, quanto aqueles que permitem a troca de

mensagens dentro de uma empresa ou organização. Para aqueles que utilizam a Internet, qual é o protocolo usado?

a) RDP b) SCTP c) FTP d) SMTP e) HTTP

13. A tecla de função F11, no navegador Internet Explorer da Microsoft, em relação à página aberta serve para

a) abrir uma caixa de diálogo para localizar/substituir texto na página atual. b) ir para a página inicial.

c) parar o carregamento da página atual.

d) alternar entre os modos de exibição normal e de tela inteira. e) atualizar a página aberta.

14. Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A internet é um conglomerado de redes em escala mundial, com milhões de computadores, interligados, que se comunicam através de protocolos de comunicação.

( ) A internet é parte da World Wide Web (WWW).

( ) A internet e a World Wide Web (WWW) não significam exatamente a mesma coisa, porque a internet oferece serviços que não estão disponíveis na WWW.

( ) A grande vantagem da internet sobre as primeiras redes de comunicação é a simplicidade de interligação entre os computadores, que não depende de protocolo.

( ) Uma grande vantagem da internet ser uma rede pública é que todos os arquivos da rede são compartilhados por todos os usuários.

A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a a) V V V V V

b) F F F V V c) F V F V F d) V V F F V e) V F V F F

(4)

QUESTÕES INTERNET e REDES Prof. Júlio César S. Ramos 15. Os navegadores ou browsers são os programas usados para navegar pela

Internet. É a partir deles que se pode visitar sites, visualizar documentos e enviar e-mails. Atualmente, existem diferentes tipos de navegadores. Entre as

alternativas apresentadas abaixo, assinale a que apresenta um desses navegadores: a) Outlook Express. b) Nero. c) Mozilla. d) Yahoo. e) Adobe Acrobat.

16. Considere que o usuário se encontra em um ambiente de rede, onde existem cinco computadores, mas apenas um está ligado a uma impressora. Acerca disso, assinale a afirmativa correta:

a) Só o computador que está ligado diretamente à impressora poderá imprimir, caso esta esteja compartilhada.

b) Todos os computadores poderão imprimir mesmo que a impressora não esteja compartilhada.

c) A impressora deverá estar compartilhada para que todos possam imprimir documentos, mesmo quando o computador no qual ela permanece conectada, esteja desligado.

d) Com a impressora compartilhada, todos podem imprimir documentos, porém, o computador no qual ela permanece conectada, obrigatoriamente deverá permanecer ligado.

e) Para imprimir qualquer documento, este deverá estar localizado no computador conectado à impressora, mesmo que esta esteja compartilhada.

17. Existem vários sites de busca na Internet (Google, Yahoo, entre outros). O Windows XP também possui uma ferramenta de pesquisas na Internet. Como fazer para acessá-la?

a) Clicar em Iniciar - Programas - Ferramentas e selecionar Pesquisar na Internet. b) Clicar em Iniciar - Programas - Acessórios e selecionar Pesquisar na Internet. c) Clicar em Iniciar - Programas - Acessórios - Ferramentas e selecionar Pesquisar na Internet.

d) Clicar em Iniciar e selecionar Pesquisar na Internet.

e) Clicar em Iniciar e, em seguida, clicar em Pesquisar e selecionar Pesquisar na Internet.

18. O que é Download?

a) Trata-se do envio de mensagens eletrônicas a uma grande quantidade de pessoas de uma vez, geralmente com objetivo de divulgar algum tipo de assunto ou serviço.

b) É um processo de transferência de arquivo da Internet para o computador do internauta, através do qual se recebe um programa, uma foto, uma carta do Word, uma planilha do Excel, etc.

c) É um processo pelo qual o usuário envia o arquivo para a Internet, podendo também ser denominado upload.

(5)

QUESTÕES INTERNET e REDES Prof. Júlio César S. Ramos d) A pasta Download guarda as páginas já visitadas. Assim, quando se voltar aos sites já visitados anteriormente, a página será carregada mais rápido, pois o navegador procurará os arquivos primeiro no próprio computador e depois, na Internet.

e) Este termo geralmente é utilizado para definir a transformação de um microcomputador modelo inferior em um microcomputador de modelo superior.

19. Sobre os links da Internet, assinale a afirmativa FALSA:

a) É uma palavra, texto, expressão ou imagem que permite o acesso imediato a outro documento ou site.

b) Em um hipertexto, um link, na forma de palavra ou expressão, vem sublinhado ou grafado em cor distinta da utilizada para o resto do texto.

c) Os links podem aparecer somente na forma de palavras ou expressões.

d) Ao se clicar no link, o usuário é levado a uma outra página ou parte da mesma página. e) Os links são pontos de conexão entre diferentes partes de texto de um mesmo website ou entre diferentes websites.

20. Ao digitar o endereço “http://www.globo.com” em um navegador de Internet no seu computador, ocorrem diversos processos até que a página solicitada seja exibida. Marque a opção que relaciona corretamente a seqüência de tarefas realizadas, para que a página possa ser exibida:

a) Seu computador envia o endereço para o servidor DNS, configurado na sua conexão; o servidor DNS consulta tabela de nomes, para encontrar o número IP correspondente ao endereço; o servidor DNS envia o IP para o seu computador; seu computador se conecta com o site da Globo.com através do endereço IP fornecido.

b) Seu computador envia o endereço para o servidor DNS da Globo.com; o servidor de DNS da Globo.com consulta tabela de nomes, para encontrar o número IP correspondente ao endereço; o servidor DNS da Globo.com envia o IP para o seu computador; seu computador se conecta com o site da Globo.com, através do endereço IP fornecido.

c) Seu computador envia o endereço para o servidor DNS configurado; o servidor DNS consulta tabela de nomes, para encontrar o número IP correspondente ao endereço; o servidor DNS se conecta ao

servidor de páginas da Globo.com e transfere o seu conteúdo; o servidor DNS envia a página para o seu computador.

d) Seu computador envia o endereço para o servidor de páginas web configurado; o servidor de páginas web consulta tabela de sites, para encontrar o site requisitado; o servidor de páginas web autentica seu computador; o servidor de páginas web envia a página para o seu computador.

e) Seu computador envia o endereço para o servidor de páginas web configurado; o servidor de páginas web consulta o DNS da Globo.com, para encontrar o site requisitado; o servidor de DNS da Globo.com consulta tabela de nomes, para encontrar o número IP correspondente ao endereço; seu computador se conecta com o site da Globo.com, através do endereço IP fornecido.

(6)

QUESTÕES INTERNET e REDES Prof. Júlio César S. Ramos

21. São opções de proteção contra perda de dados ocasionados por vírus, EXCETO: a) Instalação de antivírus, mantendo-o atualizado.

b) Reinstalação do Sistema Operacional. c) Instalação de um Firewall.

d) Não acessar disquetes de uso desconhecido. e) Fazer um Backup do sistema regularmente.

22. Assinale entre as alternativas abaixo, aquela que mostra o significado do “.gov” (sem as aspas) de um site como, por exemplo, www.inp.gov.br:

a) Domínio do Brasil. b) Servidor FTP. c) Tipo de Domínio.

d) Disponibilidade de acesso somente para o Governo. e) Identificador do Ambiente Web

23. Analise as ferramentas que auxiliam a manter a segurança das informações em sistemas computacionais:

I. Os roteadores são a primeira linha de defesa. Sua função é o roteamento de pacotes, mas ele também pode ser configurado para bloquear ou filtrar o encaminhamento de tipos de pacotes vulneráveis.

II. Não é recomendado fazer as atualizações fornecidas pelo fabricante de firewall e sistemas operacionais, pois isto torna o computador mais vulnerável para a invasão de hackers.

III. Os vírus de computador podem vir junto com o download de programas ou através de uma mensagem de correio eletrônico.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): A) I e II

B) I e III C) II e III D) I, II e III E) II

24. O que são Spywares?

a) São programas automáticos de computadores que recolhem informações sobre o usuário e as enviam a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

b) É um programa que, ao se instalar no computador, libera uma porta para um possível invasor.

c) É uma modalidade de distribuição de software em que é permitido tirar cópias, distribuí-los sem restrições e usá-lo experimentalmente por um determinado período.

d) É um programa auto-replicante, que tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

(7)

QUESTÕES INTERNET e REDES Prof. Júlio César S. Ramos

25. Coloque F para as afirmativas falsas e V para as verdadeiras:

( ) Internet: significa a "rede das redes", genericamente uma coleção de redes locais ou de longa distância, interligada por roteadores, pontes e gateways.

( ) Intranet: são redes que utilizam-se da tecnologia e infra-estrutura de comunicação de dados da Internet e são utilizadas na comunicação interna da própria empresa.

( ) Site: uma instituição onde computadores são instalados e operados; no mundo virtual, é um endereço cuja porta de entrada é sempre sua home page.

( ) Hiperlinks: são ponteiros ou palavras-chave destacadas em um texto, que quando "clicadas" nos levam para o assunto desejado, mesmo que esteja em outro arquivo ou servidor.

( ) Firewall é uma combinação de programas e equipamentos com características tais como filtros de endereçamento, isolação de redes local x remota, criptografia, autenticação, entre outras.

A sequência está correta em: A) V, V, V, V, V

B) V, V, V, F, V C) F, V, V, V, V D) F, V, V, F, V E) F, F, F, F, F

26. “Alguns programas (Correio Eletrônico) oferecem o recurso de

__________________ na caixa de entrada. Eles podem mover as mensagens diretamente para as pastas certas assim que elas chegam, usando critérios previamente estabelecidos”. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase anterior: a) Contas b) E-mail c) Filtros d) Send Mail e) Address Book 27. Intranet é:

a) Uma rede privada de computadores baseada nos padrões de comunicação da Internet. b) O mesmo que Extranet.

c) O mesmo que Internet. d) O mesmo que Eternet.

(8)

QUESTÕES INTERNET e REDES Prof. Júlio César S. Ramos 28. Analise as afirmativas referentes a correio eletrônico e assinale a alternativa

correta:

I. A função básica do correio eletrônico é a comunicação entre duas ou mais pessoas. II. Para dois usuários trocarem mensagens pelo correio eletrônico é necessário que ambos estejam on-line ao mesmo tempo.

III. Usuários podem, através do correio eletrônico: solicitar arquivos e informações, fazer pesquisa, enviar, ler e imprimir mensagens, além de enviar comandos remotos que realizam tarefas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I e II

b) I e III c) I d) II e) III

29. Sobre utilização e conceito de e-mail na internet assinale a afirmativa INCORRETA:

a) E-mail ou Correio Eletrônico é um serviço disponível na Internet que possui a função de controlar o envio e o recebimento de mensagens ("mails").

b) Todas as mensagens enviadas ficam armazenadas em uma conta no servidor de e-mail do provedor até que se acesse a Internet e as veja, recebendo-as no computador, salvando-as ou deletando-as.

c) Um endereço de e-mail é único no planeta.

d) Webmail: são lidos pelo navegador − browser, a partir de um endereço da Internet (http://...). Portanto, a partir de qualquer lugar do mundo se conseguirá acesso ao e-mail, bastando usar um computador conectado à Internet.

e) Para acessar o Webmail é necessário configurar um programa específico para usá-lo.

30. Qual das alternativas abaixo NÃO é obrigatoriamente necessária para acessar a Internet?

a) Hardware. b) E-mail. c) Software.

d) Meio de Conexão (linha telefônica, linha DSL, a Cabo). e) N.R.A.

(9)

QUESTÕES INTERNET e REDES Prof. Júlio César S. Ramos 31. Observe as afirmativas abaixo sobre tecnologias Internet.

I – DNS é um sistema de resolução de nomes. II – FTP é um protocolo de transferência de arquivos.

III – SNMP é um protocolo de envio de mensagens eletrônicas. IV – HTTP é um protocolo de roteamento para redes IP.

Estão corretas as afirmativas a) I e II, apenas.

b) III e IV, apenas. c) I, II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

32. Apresentam-se protocolos relacionados a correio eletrônico somente em a) NTP e SMTP b) SMTP e POP3 c) SNMP e NTP d) SSH e POP3 e) SSH e SNMP GABARITO 1-A 2-A 3-C 4-A 5-A 6-B 7-A 8-E 9-B 10-B 11-B 12-D 13-D 14-E 15-C 16-D 17-E 18-B 19-C 20-A 21-B 22-C 23-B 24-A 25-A 26-C 27-A 28-C 29-E 30-B 31-A 32-B

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

À exceção de pouquíssimos nomes, entre os quais o de Manuel Guimarães (com destaque para Saltimbancos (1951), Nazaré (1953) ou Vidas sem rumo (1956), todos eles na esteira

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE BACIAS E FAIXAS MÓVEIS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO –UERJ, torna público o presente Edital, com normas,

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo