• Nenhum resultado encontrado

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO SEGUNDA OFERTA DO CICLO BÁSICO PROJETO FINAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÍDIAS NA EDUCAÇÃO SEGUNDA OFERTA DO CICLO BÁSICO PROJETO FINAL"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

PROJETO FINAL

A QUALIDADE E AGRADABILIDADE DO USO DAS TIC EM SALA DE AULA.

ALUNO: ALFEU JOSÉ FELDMANN

(2)

1 – SUMÁRIO 2 – RESUMO... 03 3 - MÍDIAS UTILIZADAS... 05 3.1 – Laboratório de Informática... 05 3.2 – Multimídia... 06 3.3 – História em Quadrinhos... 06 4 – CONCLUSÃO... 08 5 – ESTUDOS FUTUROS... 09 6 – BIBLIOGRAFIA... 10 7 – ANEXOS... 11

(3)

discutiu sobre métodos e técnicas de aprendizagem. Os métodos educativos sempre buscaram estar integrados com o desenvolvimento tecnológico social. A partir do momento em que os recursos tecnológicos eclodem de modo desordenado e de “difícil domínio”1, os professores se vêem com dificuldades de inserir estas tecnologias na abordagem dos conteúdos propostos para sua cadeira. Os agravantes para isso são os mais diversos, dentre outros se destaca: Falta de estrutura institucional para dar suporte a esse desenvolvimento, velocidade com que a tecnologia evolui, número elevado de alunos por turma em que o professor pretende utilizar recursos que mereçam atenção o mais individualizada possível.

Frente a isso surge o desafio do professor em elaborar um programa agradável para exploração de seus conteúdos bem como da administração destas instituições de ensino em dispor e manter estes recursos atualizados e em funcionamento. A agradabilidade no estudo de determinado tema pode ser fruto de uma abordagem através de recursos tecnológicos (DVD, Multimídia, Laboratório de Informática...). Nesse sentido, o envolvimento do aluno na atividade é mais cobiçado. Possivelmente como conseqüência dessas dinâmicas com diversos recursos tecnológicos obtém-se melhores resultados educacionais.

Este projeto vem a ser uma análise sobre o uso de diversos recursos tecnológicos na exploração de um tema.

A aplicação deste se dá através da abordagem de um “tema específico”2 ( ALEGORIA DA CAVERNA de Platão) em sala de aula onde que sua abordagem será incrementada dos seguintes recursos tecnológicos: Laboratório de Informática, DVD, Multimídia, Enciclopédias e História em quadrinhos.

Durante a abordagem do filósofo Platão, aborda-se a alegoria descrita por ele com fins de melhor compreensão de sua filosofia.

Os resultados desta abordagem utilizando diversos recursos tecnológicos foram positivos, notou-se um maior interesse dos alunos em relação ao tema apresentado, uma vez

1

A velocidade que a tecnologia avança faz com que se torne difícil de acompanhar este desenvolvimento. Isso se deve ao fato desta não se desenvolver de modo isolado

2

(4)

que o envolvimento dos alunos foi maior e o nível de compreensão apresentou-se mais satisfatório frente a abordagem deste assunto de “outros modos”3.

O aumento da exploração destes recursos demonstra-se cada vez mais evidente nas escolas justamente pelo fato destas proporcionarem maior agradabilidade na execução das atividades bem como no melhoramento da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

3

(5)

3 – MÍDIAS UTILIZADAS

Este projeto objetivou justamente a utilização do maior número possível de mídias na abordagem de um determinado tema em sala de aula. Das utilizadas, aqui serão destacadas três: História em quadrinhos, Laboratório de Informática e Multimídia.

A apresentação do tema iniciou com uma pequena abordagem sobre o autor em sala de aula feita pelo professor. Nesta abordagem foi utilizado a mídia DVD para assistir a um documentário a respeito de Platão. (Vide Anexo I)

A partir daí os alunos foram encaminhados para a biblioteca afim de efetuarem uma pesquisa a respeito deste nas enciclopédias. (Vide Anexo II)

Da mesma forma, a pesquisa continuou no Laboratório de Informática através da utilização da Internet. (Vide Anexo III)

Foi efetuada a socialização das pesquisas em sala de aula e os devidos complementos do professor a respeito deste autor. Para melhor exemplificar a filosofia de Platão, enfocou-se a alegoria da Caverna. Para isso foi utilizado uma história em quadrinhos,(Vide anexo IV) através da qual foi proposto que os alunos também elaborassem uma transpondo aquela de Platão para o contexto atual. (Vide anexo V)

Segue a descrição detalhada do uso de três recursos tecnológicos.

Laboratório de Informática

Os alunos envolvidos na aplicação do projeto encontram-se em diferentes níveis de conhecimento em relação ao computador bem como no acesso da internet em casa. Nesse sentido durante a pesquisa do assunto proposto, notou-se que os alunos que possuíam maior conhecimento frente ao equipamento tomavam a frente para executar a tarefa. Foi solicitado a estes um revezamento e mútua ajuda para desempenhar a atividade sendo que a resposta frente a solicitação foi positiva. (Vide fotos anexo VI)

O uso do Laboratório de informática foi muito positivo por diversos aspectos: - Grande disponibilidade e diversidade de conteúdo frente ao tema estudado;

(6)

- Oportunidade de manuseio desta ferramenta por parte dos alunos; - Praticidade na organização de Slides para apresentação das pesquisas; - Dinâmica e ilustração nas páginas pesquisadas, favorecendo a atratividade.

O uso desta mídia foi excelente no desenvolvimento das atividades propostas, superando os resultados esperados. Notou-se grande interesse por parte dos alunos frente a pesquisa e boa dedicação quando da elaboração de slides para socializar a pesquisa.

Esta mídia favoreceu a qualidade do trabalho bem como a forma de seu uso foi de modo atraente e agradável.

Multimídia

Este recurso foi utilizado principalmente para assistir documentário referente ao estudado, bem como para a socialização das pesquisas feitas pelos alunos.

Sendo um recurso relativamente novo na escola, o multimídia ainda está em fase de muita atratividade. O recurso visual que este recurso apresenta fez com que a própria montagem dos slides fosse de maior qualidade afim de apresentar uma coisa bonita para os demais colegas. A atenção dos ouvintes foi muito mais cativada do que as formas tradicionais de apresentações de trabalho (cartazes ou oralmente em sala de aula).

Com relação a este recurso no que tange os aspectos enfatizados neste projeto (agradabilidade e qualidade), dispensa-se muitos comentários, os resultados são visíveis na medida da “televisão de 20” para a tela do multimídia”.4 (Vide fotos anexo VII)

História em Quadrinhos

Muito oportuno e surpreendente este recurso! Embora as turmas em que o projeto foi desenvolvido fossem do segundo ano do Ensino Médio, o recurso se apresentou muito cativante, simples na abordagem, porém profundo na exemplificação do tema estudado.

A história em quadrinhos utilizada faz referência à alegoria da caverna, ilustrando cena por cena daquela descrita por Platão e, vai um passo além, faz uma transposição desta alegoria para o contexto atual. Com base nisso, os alunos também elaboraram sua própria

4

Faz-se uma comparação entre as formas tradicionais de exposição de trabalhos frente ao multimídia, onde que a qualidade e agradabilidade são superiores àquelas assim como a tela do multimídia em relação a tela de 20”.

(7)

história em quadrinhos a respeito do assunto e tentaram fazer uma transposição para algum fato atual (Vide trabalho em Anexos V e VIII)

Os resultados do uso desta mídia impressa foram reveladores, uma vez que quebraram o tabu que essa ferramenta é destinada apenas para as séries iniciais. Constatou-se que podemos obter excelentes resultados a partir destas, isso tudo atendendo o objetivo do projeto.

(8)

4 – CONCLUSÃO

O resultado deste projeto é positivo, atribuo essa positividade principalmente em nível pessoal no fato que atuo em sala de aula e, percebi que é uma prática construtiva o uso dos mais variados recursos tecnológicos na abordagem dos temas programados em aula.

Acredito que não seria demasiadamente forte afirmar que precisamos usar menos o gogó em aula e utilizar mais as tecnologias disponíveis na escola.

(9)

5 – ESTUDOS FUTUROS

Embora seja uma prática em construção o uso das TIC na sala de aula, percebe-se que este projeto de envolvimento de diversos recursos para abordar um tema é muito válido. Então, parece ser viável que invitamos nesta área.

(10)

6 - BIBLIOGRAFIA

http://br.youtube.com/watch?v=hfyKhtmiuqo http://www.eproinfo.mec.gov.br/

RIBEIRO, Jorge Cláudio, 1949 – Platão: Ousar a Utopia. São Paulo: FTD, 1988. p. 69-73.

(11)

7 - ANEXOS

Anexo I

Anexo II

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)

Referências

Documentos relacionados

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

(19) - «L'I.S. doit, maintenant, réali- ser la philosophie», citado por Guy Debord em Les thèses de Ham- bourg en Septembre, 1961, Annexe 3, Internationale Situationniste, Édi-

Proposal 1 – The approaches based on an SCM logic have been decisively influ- enced by other areas of knowledge that may justify it: the military area, the biologi- cal area,

Foi possível recomendar melhorias na gestão, nomeadamente relacionadas com a capacidade instalada face ao serviço pretendido, tendo em conta os recursos presentes e

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

A elaboração do presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar e demonstrar a importância das Cooperativas de Crédito para o desenvolvimento econômico e