• Nenhum resultado encontrado

informação e documentação, trabalhos acadêmicos e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "informação e documentação, trabalhos acadêmicos e"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NORMA BRASILEIRA- ABNT NBR 14724:2011

Estabelece normas para informação e documentação, trabalhos acadêmicos e apresentação

Caros alunos do TFG I E II/ 2012,

Com o intuito de facilitar-lhes a consulta procurei resumir, ou selecionar os itens da ABNT NBR 14724:2011 que dizem respeito a trabalhos acadêmicos do tipo Trabalho Final de Graduação e envio a vocês.

ESTRUTURA do trabalho acadêmico:

1. CAPA é elemento obrigatório e ela deve conter as informações na seguinte ordem: Nome da Instituição ( opcional);

Nome do autor

Título- deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo [...]; Subtítulo se houver, precedido de dois pontos;

Local (cidade) e ano da entrega do trabalho.

2. Folha de rosto é elemento obrigatório, contendo o s elementos na ordem que se segue: Nome do autor;

Titulo;

Subtítulo se houver,

Natureza: tipo de trabalho (projeto de TFG I) e objetivo( aprovação na disciplina de TFG I) , nome da instituição, área de concentração; Nome do orientador;

Local e ano da entrega.

3. Sumário: é elemento obrigatório e deve ser elaborado conforme as normas da ABNT, NBR 6027.

4. Elementos Textuais, obrigatório*

*OBS.: Para o relatório do TFG I devemos seguir o mesmo modelo do projeto como foi elaborado até agora. Esta parte é obrigatória e corresponde aos elementos textuais , de acordo com a NBR 14724:2011.

Seguindo as determinações desta resolução:

5. Referências, elemento obrigatório e elaborada conforme ABNT NBR 6023:2002;

(2)

6. Apêndice, elemento opcional. Deve ser precedido da palavra APÊNDICE , com letras maiúsculas , consecutivas, travessão e respectivo título. Exemplo:

APÊNDICE A – Avaliação numérica de ...

7. Anexo, opcional, precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Ex:

ANEXO A – Representação gráfica da contagem de...

Formato ( NBR 14724:2011)

Os textos devem ser digitados em cor preta. Para impressão, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm).

Os elementos pré-textuais ( capa, folha de rosto e sumário ) devem iniciar no anverso da folha,[...]. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas. Neste caso, deve se cuidar as margens e a numeração das paginas.

As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Recomenda-se, quando digitado, a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, [...] que devem ser em tamanho menor e uniforme.

Espaçamento (NBR 14724:2011)

Todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências,[...], que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho,devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

Na folha de rosto, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita.

Notas de rodapé (NBR 14724:2011)

As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da

(3)

mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor.

Indicativos de seção

O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

Títulos sem indicativo numérico

Os títulos, sem indicativo numérico – errata, agradecimentos, lista de ilustrações, listas, devem ser centralizados.

Paginação

As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

Quando o trabalho for digitado ou datilografado em anverso e verso, a numeração das páginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo.

(http://www.usp.br/prolam/ABNT_2011.pdf)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES, de acordo com ABNT NBR 10520: 2002

Conforme a NBR 10520 (2002, p. 1), citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte.”

(4)

“Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.” (NBR, 10520, p. 2). Podem ser apresentadas de duas formas: até três linhas escrevem-se normalmente no texto e vêm entre aspas. Acima de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letras fonte tamanho 10, sem aspas e com espacejamento simples.

A Indicação de Autoria, com até três linhas pode ser inserida no texto como o exemplo abaixo:

Para Minayo (2001, p. 22) “o conjunto de dados quantitativos e qualitativos não se opõem, ao contrário, se complementam.”

Ou

Com o autor inserido entre parênteses, no fial da citação com letras maiúsculas como o exemplo a seguir:

“O professor universitário precisa de consolidada experiência de pesquisa para bem ensinar; o aluno da universidade precisa de uma vivência de prática investigativa para bem aprender.” (LIMA, 2004, p.18).

Exemplo de citação com mais de 3 linhas com autor inserido entre parênteses, no final da citação:

A ciência é a busca do conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e abrange um conjunto de conhecimentos racionais – certos e prováveis – obtidos segundo determinado método, sendo sistematizados e verificáveis, com a característica adicional de fazerem referência a objetos de uma mesma natureza. (OLIVEIRA, 2003, p. 39).

Exemplo de citação com mais de 3 linhas com autor inserido no texto: Oliveira (2003, p. 39) ao abordar sobre ciência destaca que a mesma é

[...] a busca do conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e abrange um conjunto de conhecimentos racionais – certos e prováveis –obtidos segundo determinado método, sendo sistematizados e verificáveis, com a característica adicional de fazerem referência a objetos de uma mesma natureza.

(5)

Citação de citação

Consiste na transcrição direta ou indireta de um texto ao qual não se teve acesso ao original. Neste caso, a citação é feita pelo nome do autor original, seguido da expressão apud e do nome do autor da obra consultada.

Exemplo de citação de citação transcrita de forma direta:

Lênin (1999 apud MINAYO, 2001, p.16) diz que “o método é alma da teoria.”

Ou:

“O método é a alma da teoria. “ (LÊNIN, 1999 apud MINAYO, 2001, p.16).

Exemplo de citação de citação transcrita de forma indireta:

Ryle (1971 apud LIPMAN, 1995) reconhece que existem habilidades para o ato de pensar e que somente poderiam ser desenvolvidas em disciplinas

acadêmicas específicas. Este posicionamento teve pouca influência e posteriormente os educadores começaram a discutir sobre a necessidade de

estimular a pensar ao invés de aprender por repetição.

Obs: Na medida do possível, ir direto à fonte original.

Citação de partes com omissões

Quando for omitido um trecho ou parte dele, a parte omitida é indicada por reticências entre colchetes [...].

Caso as reticências entre colchetes sejam usadas no final da citação, isto indica que o trecho original não termina ali. Outrossim, reticências entre colchetes no início da citação significam que a mesma não está sendo transcrita desde o início.

Exemplo:

“[...] citações textuais muito longas são também desaconselhadas: cada citação não deverá exceder duzentas palavras.” (ANDRADE, 1998, p.41).

(6)

No caso de citações sem autoria:

A indicação é feita pela entrada de referência, ou seja, pela Instituição ou primeira palavra do título seguido de reticências.

Exemplos conforme a NBR 10520/02:

O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é o chamado Contrato de Gestão, que conduziria à captação de recursos privados como forma de reduzir os investimentos públicos no ensino superior. (BRASIL, 1995).

A autoria desta citação é mencionada na lista de referências conforme segue: BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995.

“As IES implementarão mecanismos democráticos, legítimos e transparentes de avaliação sistemática das suas atividades, levando em conta seus objetivos institucionais e seus compromissos para com a sociedade.”(ANTEPROJETO..., 1987, p. 55).

A autoria desta citação é mencionada na lista de referências conforme segue: ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Brasília, DF, n.13, p.51-60, jan.1987.

O resumo do texto sobre citações foi retirado do

Texto elaborado a partir das Normas NBR 10520 /ABNT de agosto/2002, por Profª MSc. Guiomar da Rosa Bortot do Curso de Pedagogia e Profª MSc. Kátia Dalla Libera Sorato do Curso de Ciências

Contábeis/UNESC disponível em:<http://www.unesc.net/portal/resources/122/arquivos/normas_citacoes.pdf>

ATENÇÃO!

Para a questão das REFERÊNCIAS, consultar o Manual de Orientação na elaboração das referências de Marilene Girello disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Interromper a terapêutica com BCG-medac. Administrar fármacos anti-histamínicos ou anti- inflamatórios não esteroides. Caso não haja resposta, administrar isoniazida* durante 3

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Após a capitulação jurídica e validação por parte do Delegado de Polícia responsável pelo atendimento virtual, o sistema pode viabilizar a inserção de informações

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

§ Filosofia de alarme § Armazenamento de alarmes e eventos § Gerenciamento de Mudanças no sistema de alarmes § Resolução de alarmes mais freqüentes § Configuração padrão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.. LICENCIATURA