• Nenhum resultado encontrado

Se vamos refletir nesta série de estudos sobre a necessidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Se vamos refletir nesta série de estudos sobre a necessidade"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE SALVAÇÃO

S

e vamos refl etir nesta série de estudos sobre a necessidade humana de salvação e sobre o que ela signifi ca, temos de saber primeiro porque precisamos de salvação. Afi nal, quem somos nós, os seres humanos, e o que nos aconteceu para que pre-cisemos ser salvos?

Se não sabemos verdadeiramente quem somos, de onde viemos, para que estamos aqui e para onde vamos, estamos realmente per-didos e precisamos de alguém que nos ajude, tirando-nos desta si-tuação de alienação. Estar alienado é estar fora da realidade, não percebendo o seu mundo e nem a si mesmo; é não saber verdadei-ramente quem é, qual o propósito de sua vida e para onde está se dirigindo. Qualquer pessoa nesta situação precisa de salvação, do resgate que a coloque no caminho, rumo ao futuro desejado. E há alguém entre nós que não precise de tal salvação? Você perceberá através destes estudos que realmente não há.

A Bíblia, na qual todos estes estudos estarão baseados, é revela-ção especial de Deus, sendo um livro de Salvarevela-ção. Através dela, podemos conhecer melhor a nós mesmos e ao Deus que nos criou, reconhecendo que, tanto como indivíduos quanto como humani-dade, em algum lugar no tempo e no espaço, perdemos o rumo da nossa trajetória. Ficamos perdidos, isto é, alienados do propósito da nossa vida, precisando, por isso, de salvação, para que tudo faça sentido. A Bíblia nos mostra ainda que só alguém que esteja fora da situação em que caímos poderá nos salvar. E quem está fora desta situação, senão o próprio Deus, o nosso Criador e que é também o nosso Redentor, revelando-se no Novo Testamento através do Deus encarnado, Jesus Cristo, nosso Senhor?

Que Deus abençoe você, para que faça estes estudos numa estreita relação com Ele, vindo com isso a usufruir, o mais plenamente pos-sível, de tão grande salvação.

(2)

LEITURAS DIÁRIAS Segunda Gn 1.26-31 Terça Gn 2.4-9 Quarta Dt.30.15 - 20 Quinta Sl.42.1-5 Sexta Sl.51.1-6 Sábado Js. 24.1-15 Domingo Lc.12.13-21 ESTUDO 1

SERES HUMANOS: QUEM SOMOS E

DE ONDE VIEMOS?

INTRODUÇÃO

Um dos objetivos da Palavra de Deus é nos propiciar respostas às perguntas a respeito de quem somos nós e de qual é o propó-sito de nossa vida. Se vivemos uma vida de alegria ou triste e sem sentido, precisamos des-cobrir o propósito sublime que Deus tem para nós.

Ao vermos, neste estudo, um pouco a respeito de quem so-mos, espero que você venha a ser tomado por um sentimento de encanto e deslumbramen-to, à medida que tomar maior consciência de quem você é e de como foi criado para um glorio-so destino.

Aplicação a sua vida: O senti-do da vida é algo que nos ins-tiga a cada momento. Porém a Bíblia nos traz de forma es-clarecedora e inebriante sobre esse fato. Como você tem vivi-do o propósito sublime para o qual fomos criados? Comente.

1. CRIADOS DE FORMA ESPECIAL - GN 1.26-31 E 2.7. Quantas pessoas, mesmo cris-tãs, não têm a convicção do seu

grande valor?! Lendo a Bíblia com atenção, encantamo-nos com a maneira como Deus nos criou.

Os textos bíblicos indicados neste tópico nos mostram como, sob a maravilhosa graça divina, o ser humano foi criado. São textos que nos deslumbram, tornando-nos gratos e felizes. Deus age muito diferentemente na criação do ser humano, em relação ao modo como Ele criou a natureza. Enquanto, para a criação da natureza Deus usa o poder de Sua palavra Gn.1.3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, na criação do ser humano Ele se envolve Gn.1.26-28 e 2.7. “Façamos”, diz Deus. O plural do verbo já parece mostrar o relacionamen-to que existe em seu próprio ser. O nosso Deus que, sendo

(3)

trino, é capaz de amar e se rela-cionar em si mesmo, agora de-seja alguém na Sua criação com quem possa se relacionar. Será alguém à sua imagem e seme-lhança.

Os textos mostram o grande valor do ser humano. Nunca é demais repetir que muitos tex-tos de Gênesis, de beleza e sa-bedoria inexprimíveis, foram escritos, não simplesmente para narrar fatos, como querem, às vezes, aqueles que procuram contradições ou semelhanças entre o que aí está e as desco-bertas da ciência. Não visam tais textos simplesmente a nar-rar fatos a respeito do que acon-teceu na criação. Falam-nos antes de profundas verdades que nos levam a perceber quem somos nós e por que razão esta-mos aqui. O primeiro texto en-sina que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus!

Aplicação a sua vida: Releia a

primeira parte de Gn.1.27 com reverência e encantamento, fa-lando seu nome no lugar de “homem”. Maravilha! Você tem semelhança com o Deus Eter-no, para com Ele se relacionar! Derrame sua alma diante dEle e diga-lhe o que sente diante de tão maravilhosa afi rmação.

O segundo texto (2.7) mostra que Deus modelou o homem em argila (pó da terra). Saímos de suas próprias mãos, como uma obra de arte sai das mãos do

ar-tista. Mais do que isto: que Ele imprimiu em nosso interior algo de Si mesmo.

Porque temos semelhança com Deus, possuindo algo dEle em nós, podemos nos relacionar com Ele. Aliás, não apenas po-demos, precisamos, pois a ma-neira como fomos feitos requer isto. A nossa parte espiritual, isto é, aquela que nos foi sopra-da por Ele, como vemos em Gn. 2.7, precisa desse relaciona-mento como o corpo precisa do alimento. Sem o relacionamento com Ele, perecemos.

Ao fi nal da criação do ser huma-no, a Bíblia diz: “E viu Deus tudo quanto fi zera, e era muito bom” (Gn.1.31a). Deus sente prazer em Sua obra! Em nós... Em você. Feitos seres físicos (da ter-ra), com toda a fragilidade, ma-terialidade e carências próprias desta condição, somos também seres espirituais, com riquezas e necessidades de outra ordem, o que nos torna superiores a toda a natureza.

Aplicação a sua vida: Somos

seres humanos e, como tais, diferimos de toda a criação por sermos imagem e semelhança de Deus. Ao terminar a Sua obra, Deus expressou sua ale-gria e prazer pela modelagem perfeita e semelhança com Ele, vendo que tudo o que fi zera era muito bom. Como você se sente ao pensar no modo como foi fei-to (a) pelo Criador? Comente.

(4)

2. CRIADOS À IMAGEM E SE-MELHANÇA DE DEUS - GN. 1.26 -27 E SL. 42.1-5

Somos imagem e semelhança do Deus Eterno! Esta afi rma-ção é tão repetida, que parece perder a sua importância, não merecendo mais a nossa con-sideração. Impossível é, no en-tanto, penetrar o signifi cado maravilhoso de tal fato, em toda a sua profundidade. Deixando exposições mais complexas para teólogos, vejamos o que pode signifi car o fato de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus:

a) Temos a espiritualidade que nos veio do Criador e que só se satisfará na relação com Ele. Em Sl. 42.1-2, o salmis-ta reconhece isto. Que, como o salmista, reconheçamos nos-sas carências mais profundas e busquemos satisfazê-las, pois se alimentarmos apenas a par-te física, a espiritual perecerá. A Bíblia diz “Nem só de pão vive-rá o homem, mas de toda a pa-lavra que sai da boca de Deus” (Dt.8.3b). Não é simplesmente um ritual de leitura da Bíblia e oração, mas é a relação com Ele que nos alimentará.

A leitura da Bíblia, a oração, o relacionamento com os seme-lhantes, as atividades do dia a dia, o caminhar, o observar a natureza em sua beleza: seus sons, sua vida, bem como sua força indomável, tudo deve fa-vorecer e alimentar o nosso re-lacionamento com Ele (S. 8.3-5;

Sl. 19.14; Sl. 139.13-14; Rm. 11.33).

Foi chamado de louco o homem da parábola contada por Jesus que apenas cuidou em sua vida de prover bens materiais para si (Lc.12.16-21). É lamentável que muitos estejam desprezando justamente o que os distingue de todo o restante da criação: a “imago Dei”. Cuidam de ali-mentar o corpo e as necessida-des vãs, estimuladas por uma sociedade que se tem afastado cada vez mais do Criador, mas descuidam-se de alimentar a sua parte espiritual, a imagem de Deus em si, que viverá para sempre.

Aplicação a sua vida: O

traba-lho dignifi ca, traz prazer e ale-gria. O ser humano busca, atra-vés do trabalho, satisfazer suas necessidades básicas. Porém, essa busca tem consumido todo o nosso tempo e energia. En-quanto estamos totalmente en-volvidos, esquecemos que somos seres espirituais também. Assim nosso espírito, sem alimentação, tem fi cado fraco, nos tornan-do emocionalmente instáveis. Como você tem alimentado seu espírito? Comente.

b) Temos criatividade e liberda-de liberda-de escolha. (Dt.30.15 e 19; Josué 24.15)

Estas são duas facetas da ima-gem de Deus em nós: a criati-vidade e a liberdade de escolha. Uma observação, mesmo su-perfi cial e sem fundamentação

(5)

científi ca, nos permite perceber os animais, mesmo os mais in-teligentes e organizados, como guiados por instintos gravados em sua natureza biológica ou por condicionamentos que os fa-zem ter novos tipos de compor-tamento. Não os vemos inventar novas formas de organização so-cial e governo para si ou modos diferentes de construir suas ca-sas. Também não decidem seu comportamento pela moralidade ou não dos seus atos.

O ser humano não é assim. Te-mos capacidade de pensar, re-fl etir, decidir, criar. Cremos que, embora os fatores ambien-tais tenham grande força na determinação do nosso com-portamento, temos, no âmago do nosso ser, um potencial de liberdade para decidir.

c) Temos discernimento moral - Sl.51.3-4

Quando não fazemos o que é correto moralmente, sabemos que falhamos. O mais imoral, desonesto ou celerado dentre os seres humanos, a não ser que seja vítima de grave patologia, costuma reconhecer erros. Um criminoso cobra do seu compar-sa que seja honesto com ele. De onde vêm ao ser humano valo-res como verdade, honestidade, lealdade, coragem, que parecem comuns a qualquer cultura ou civilização?

d) Temos uma insatisfação in-terior que vai além do que este mundo material pode satisfazer - Sl.42.1-2

Como imagem de Deus, possu-ímos uma fome e sede de algo que ultrapassa o que é material, físico ou puramente emocional. Queremos mais, muito mais. Isto é o que chamamos de trans-cendência. É como disse Santo Agostinho, dirigindo-se a Deus: “Tu nos fi zeste para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não descansar em Ti”

CONCLUSÃO

Como imagem de Deus somos pessoas de relacionamentos, capazes de fazer escolhas e de construir história; temos um caráter ético, com condições de optar entre o bem e o mal; podemos nos relacionar com o Criador. Tudo isto deve mere-cer muita consideração de nos-sa parte, enchendo-nos de reco-nhecimento e respeito por nós mesmos e por cada ser humano, com a consciência de que, só na relação com Deus, acharemos o nosso verdadeiro alimento e o propósito para a nossa vida.

Suporte para pequenos grupos:

1. O que nos mostra no texto Bíbli-co, que o ser humano foi criado de um modo especial?

2. Explique: o que é ser criado à imagem e semelhança de Deus? 3. Você sabe quem é você e de onde

veio?

4. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em seu cotidiano?

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

No pavimento superior e na fachada principal do pavimento inferior mantém vergas retas, folhas de abrir externas em veneziana, folhas de abrir internas em madeira cega, sendo

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

lhante; linhas vasculares bem v1S1veis, cheias de conteúdo amarelo-pardo, em geral retas; pa- rênquima axial moderadamente abundante, pa- ratraqueal em faixas; raios

Alguns motores suportados por esse inversor não contêm sensores de temperatura/termistores; portanto, a proteção contra sobrecarga do motor contra sobrecargas excessivas

Projeto (valores em euros) Fonte Financiamento (%) (Mês/Ano) Datas Despesas Anos seguintes Código Classificação Orçamental Municipio da Golegã

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem