• Nenhum resultado encontrado

PROJETO LER É PROGREDIR, É APRENDER PARTE III

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO LER É PROGREDIR, É APRENDER PARTE III"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJETO “LER É PROGREDIR, É APRENDER” – PARTE III

O Projeto “Ler é progredir, é aprender – Parte III” é a terceira edição do trabalho que já vinha sendo desenvolvido pela Biblioteca no ano de 2010, onde as escolas da rede pública estadual e municipal, bem como da rede particular, CAPS, entre outros grupos lourencianos, participaram. A partir deste ano de 2011 o projeto é alusivo à preservação do meio ambiente, com ênfase no lixo e a necessidade da seleção e reciclagem do mesmo.

Quando falamos da leitura, falamos da importância que a mesma tem na transformação da sociedade. Porém, se acreditamos que a leitura pode transformar uma sociedade, devemos então fazer a nossa parte. Além de buscar e estimular no outro o gosto pela leitura é também permitir que a leitura internalize em nosso ser, tornando-nos seres com valores, críticos, criativos, perceptivos ao ponto de ver o que acontece no mundo entre linhas, contextualizando as situações e acontecimentos, sejam por nós vividos ou pelo outro, tornando-nos mais humanos.

Então...se devemos deixar a leitura internalizar e modificar nossas vidas, incluímos cuidar do espaço, do mundo em que vivemos. A natureza faz parte do nosso dia a dia e o que estamos fazendo para preservar este bem maior? De nada adianta falarmos e discursarmos se não fazemos a nossa parte.

Pare e pense:

Você sabia que “uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo”?

“Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 mil litros de água e 5Mw.hora de energia, enquanto que para produzir uma tonelada de papel reciclado apenas é preciso uma tonelada e meia de papel velho, dois mil litros de água e 2,5 Mw.hora de energia”?

(2)

Pensando em unir a leitura e a construção de lourencianos conscientes e comprometidos com o meio ambiente, é que a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont executará o Projeto “Ler é progredir, é aprender – Parte III, enfatizando a construção do hábito da leitura, juntamente com a conscientização da importância e necessidade de preservar o meio ambiente.

JUSTIFICATIVA:

O “Projeto Ler é progredir, é aprender– Parte III” propõe conscientizar os alunos da importância da leitura, não apenas na construção de conhecimento, mas também na construção e conscientização do ser humano enquanto parte integrante da natureza que está pedindo socorro, fazendo assim, um intercâmbio entre a Biblioteca e as escolas da rede municipal, estadual, particular, educação de jovens e adultos (CEJA), CAPS, entre outros grupos.

Meio ambiente e sustentabilidade, palavras que estão a cada dia mais sendo debatidas e presentes nas redes de jornal, televisão, internet. As atuais dificuldades e manifestações de uma natureza agredida, como as alterações climáticas, falta de chuva, consequente falta de água, deixam claro o fato de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta entrará em colapso total, tendo como resultado a extinção da vida da forma que a conhecemos.

São perceptíveis os estudos de cientistas que constantemente discutem e buscam alternativas que possam desacelerar a destruição da natureza nos dias atuais. Mas o que fazer? Além das ações governamentais, é necessário chamar os cidadãos à razão e compromisso com a preservação do meio ambiente, conscientizando-os de que tudo que fizerem gerará impacto no meio ambiente que os cercam e da importância de adotar práticas que garantem e estabeleçam a cultura da sustentabilidade. Agindo assim estarão garantindo uma vida mais saudável para si e para as gerações futuras.

Assim, existe a necessidade de desenvolver um trabalho de conscientização, buscando instigar o participante a assumir suas

(3)

comprometendo-se com o meio ambiente que o cerca, em busca de um desenvolvimento social e pessoal mais digno, mais equilibrado.

É importante refletirmos no pensamento do escritor brasileiro João Bosco da Silva: "A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida".

OBJETIVOS

• Estimular os usuários, bem como familiares e amigos do mesmo, a frequentar a Biblioteca;

• Promover nos usuários o apreço pela leitura, tornando-a presente no cotidiano;

• Conscientizar os usuários da importância de preservar o meio ambiente; • Trabalhar a importância dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar.

METODOLOGIA

Os grupos visitantes são acolhidos com dinâmica afetiva, utilizando o espaço da sala infantil, com recursos audiovisuais. O grupo será convidado a assistir em DVDs assuntos que tratam sobre meio ambiente e após, abertura para debates com opiniões para melhorias, troca de conhecimentos e aprendizagens sobre o tema.

Os vídeos assistidos tratam sobre o tema: MEIO AMBIENTE. Para o público infantil serão utilizados os vídeos intitulados: “Dia Mundial do Meio Ambiente”, “Dicas de reciclagem e separação de lixo”, “Turma da Mônica em economizar água”. Para o público do ensino fundamental e ensino médio serão utilizados os vídeos intitulados: “TV Escola: Reciclagem de embalagens”, “Água: o mundo com ela e o mundo sem ela”, “Educação e consciência ambiental” e “Reciclagem muito bom e porque reciclar”. Para o público adulto e terceira idade serão utilizados os vídeos intitulados: “Mata ciliar” e “Vamos economizar os recursos naturais”.

(4)

Através de palestras, os participantes são informados do funcionamento da Biblioteca Pública (horários, regras, documentos necessários para fazer a carteira de usuário, etc.) e após estarão conhecendo as salas e espaços que ela oferece, cada qual com sua função. Para finalizar a visita serão convidados a permanecer na Biblioteca para uma aula de leitura, já instigando-os para que conheçam o material que a Biblioteca possui e façam o cadastro no balcão de atendimento. As crianças da educação infantil recebem na saída, antes de retornarem para a escola, uma surpresa e folhetos informativos e as demais séries e grupos recebem folhetos informativos da Biblioteca Pública e serão disponibilizadas no balcão para xerox, apostilas contendo atividades e receitas relacionadas a preservação do meio ambiente.

PÚBLICO ALVO

Alunos, Professores, gestores das escolas da rede urbana e rural municipais, escolas particulares, CEJA, CAPS, ONG Entre Amigos; abrangendo educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de adultos e outros grupos que desejarem participar.

RECURSOS

Sala Infantil, data show, computador, folhetos(folha sulfite, impressora, computador), guilhotina, lembrancinhas para a educação infantil, transporte para escolas municipais, almofadas, tapetes, pufs, livros, fantoches, lixeiras confeccionadas, cartazes.

CRONOGRAMA

O Projeto “Ler é progredir, é aprender – Parte III” será aplicado no período de agosto de 2011 até novembro de 2013, conforme horários agendados com a Biblioteca, para recebimento dos participantes.

(5)

São Lourenço do Oeste – SC, agosto de 2011.

Responsáveis pelo desenvolvimento e execução do projeto

Anair Gava Muraro Caroline Geremia

Daniela Aparecida Rafaloski Schmitt Geanne Cristhina Tapero

Maria Lurdes Schneider Mariza Helena Rambo

Saionara Menin Silvana Farias

Referências

Documentos relacionados

O papel da Enfermagem Verso - Folha Futura... Segurança Transfusional O papel

O uso de energia solar para desidratação dos frutos foi empregada por radiação indireta, convergida por meio do vidro que retinha o calor sob forma de energia térmica

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

A finalidade deste projeto foi o desenvolvimento de um Sistema de Informação para Avaliação da Qualidade da Água que propõe uma forma de auxílio nos cálculos

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

• Buscar uma solução para Campus Inteligente capaz de oferecer opções para minimizar os problemas apontados: financeiro, interoperabilidade

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Este trabalho teve como objetivo determinar as propriedades físicas (ângulos e coeficientes de atrito estático e dinâmico com a parede, ângulo de repouso, ângulo de atrito