• Nenhum resultado encontrado

MESA TENDÊNCIAS 2012 Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo De 05 a 09 de novembro de 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESA TENDÊNCIAS 2012 Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo De 05 a 09 de novembro de 2012"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MESA TENDÊNCIAS 2012

Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo De 05 a 09 de novembro de 2012

O Centro Universitário Senac recebe até o dia 10 de setembro de 2012, trabalhos científicos para apresentação no Mesa Tendências 2012 – Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo.

1. TEMA: Descobrindo as Américas: Ingredientes e Culturas

Ao pensarmos em comida das Américas temos uma infinidade de opções, não somente de ingredientes, mas também de técnicas e preparações. Sua riqueza não se restringe aos sabores, mas também as suas representações culturais que nos remetem a centenas de anos de trocas culturais.

Estas trocas – que fizeram significativas mudanças não somente nas culinárias indígenas, mas também àquelas culturas que pela América passaram e levaram em suas bagagens novas técnicas e ingredientes –, somadas as novas técnicas e produtos transformaram-se com o passar do tempo nas diversas cozinhas locais e regionais. Nesta troca, aqueles que pelas Américas passaram também tiveram suas cozinhas e culturas gastronômicas alteradas e, em alguns casos, de forma bastante marcante. Neste contexto, o Comitê Científico do Mesa Tendências 2012 propõe a reflexão sobre estas trocas nos mais diferentes aspectos da alimentação e das culturas gastronômicas a partir de uma perspectiva mais ampla e convida pesquisadores a contribuírem com seus artigos nas seguintes linhas de submissão:

1.1 Linhas de pesquisa

1. Técnicas e Produtos: Tradições, Inovações e Sustentabilidade.

Ementa: A população das nações que compõem o continente americano,

contando com a América do Norte, Central e do Sul, apresentam influências culturais bastante diversificadas, uma vez que são formadas pelas populações originariamente encontradas neste vasto continente de características geográficas muito variadas, os índios, bem como de todos os povos que conquistaram e colonizaram o continente, entre estes espanhóis, portugueses, franceses, holandeses e outros. Além destes, também forma introduzidas populações africanas, tanto no norte quanto no sul, como força de trabalho na época da colonização. A influência cultural destas populações forjou a culinária praticada nos diferentes países do continente, sendo responsável por técnicas e produtos específicos, utilizados desde os tempos remotos ou reintroduzidos mais recentemente como forma de valorização da cultura ancestral. O ato de se alimentar não pode ser entendido de forma desconectada do sistema político–econômico reinante, de modo que afeta toda a cadeia produtiva de insumos alimentares, tendo desta forma, inclusive impacto na sustentabilidade.

Este grupo tem como proposta discutir, analisar e contextualizar as diferentes técnicas, os ingredientes, bem como a questão da sustentabilidade no continente americano, dentro da visão tradicional e da inovação inerentes à cozinha italiana, bem como os seus desdobramentos.

2. Espaço Público e Conviviabilidade.

Ementa: A análise dos espaços públicos e conviviabilidade ganha uma

desafiadora convergência de estudos transdisciplinares que se conjugam, demonstrando a premência de se pensar a pluralidade e vínculos entre as

(2)

áreas de conhecimento, que requerem ajustes contínuos no acompanhamento das velozes alterações das atividades da cidade, frente à globalização econômica e à mundialização da cultura. A diversidade de sistemas de classificações e organizações do espaço, possibilitada pelo avanço tecnológico, se constitui numa fonte decisiva na reavaliação das espacialidades, no que diz respeito às singularidades regionais, diversidades culturais, conhecimento e prospecção de parcerias e negócios. Tais sistemas possibilitam a pesquisa sobre a identificação de peculiaridades e oportunidades, em regiões das cidades e demais meios físicos, em geral; nas cidades, por exemplo, referenciam oportunidades de conviviabilidade

3. Herança e História: sociedade, imigração.

Ementa: As dinâmicas da alimentação superam questões fisiológicas, de

manutenção da vida, e passam a ter significado e função social. Tendo em mente esta função, seus processos de produção, transformação e partilha enquanto ato social que carrega significado não só no momento imediato em que estes processos ocorrem, mas também pelo legado cultural que representam, é relevante considerar as implicações das relações interculturais neste contexto.

Este grupo tem como proposta central lançar olhar sobre as diversas facetas da herança, história e suas influências na construção de novas referências, significados e dinâmicas alimentares nas Américas.

Submissões podem abranger, sem se restringir apenas a estes temas, discussões sobre: manifestações culturais, tradições, desenvolvimento de novos negócios de alimentação e os reflexos na economia local, adaptações e interpretações de receitas típicas, produção e harmonização de bebidas e seu significado social, patrimônio cultural e cozinha das Américas, movimentos de preservação de legado cultural.

4. Idas e Vindas : Práticas, Ingredientes e Culturas.

Ementa: A transição nutricional no contexto das Américas: do

descobrimento à contemporaneidade, da escassez ao excesso de alimentos, da desnutrição à obesidade. Alimentos das Américas com propriedades funcionais e as tendências para um novo padrão alimentar. Políticas públicas em saúde e nutrição, modelos e guias alimentares característicos dos povos das Américas.

5. Bebidas das Américas : Cultura, Produção e Consumo

Ementa: Sentar-se à mesa é um ato repleto de significados, sejam sociais,

econômicos, culturais entre outros. As escolhas que são feitas vão além do que comer, uma vez que se escolhe também como, onde, com quem, para que entre outras variáveis.

Uma destas variáveis importantes está associada ao que iremos ingerir, seja como alimento sólido e concreto, como também o que irá acompanhar esta refeição. Quais as bebidas escolhidas.

Para tanto também são considerados os aspectos acima descritos, ou seja, são também interpretações.

Desta forma a discussão sobre as bebidas relacionadas à cultura das Américas é um elemento importante de ser discutido.

Não somente seu consumo, tipos, produtos e processos, mas suas representações, sua simbologia e seus contextos.

(3)

Assim a proposta desta linha podem abranger, mas não se restrigem aos aspectos, sociais, culturais, econômicos, técnicos, produtivos, históricos, ambientais das bebidas nas Américas.

2. SUBMISSÃO DE TRABALHOS 2.1 Formas de submissão

O evento receberá trabalhos nos idiomas português, inglês e espanhol.

Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail: mesatendencias@sp.senac.br em duas vias, uma completa contendo nome dos autores e filiação e outra cópia sem estes dados, garantindo o anonimato no processo de avaliação, em extensão .doc ou .docx. No assunto do email deve constar submissão de trabalho. No corpo do e-mail deve constar também as seguintes informações:

 Nome completo

 Gênero (Sr. / Sra./ Prof./ Ms./Dr./ PhD)  CPF

 Instituição

 Endereço completo / CEP/ País  Telefone / celular

 E-mail

 Linha de pesquisa do evento

 Forma de apresentação: Artigo (apresentação oral) / Resumo Expandido Ao submeter o trabalho, o autor estará autorizando automaticamente a publicação nos anais do evento (ISSN: 2179-4766) ,que terá formato eletrônico, e será disponibilizado no site do evento.

IMPORTANTE: Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com a classificação

abaixo:

 Artigo: para pesquisador, professor, pós-graduado ou pós-graduando.  Resumo Expandido: iniciação científica e trabalho de conclusão de curso -

TCC

2.2 Normas para Artigos

IMPORTANTE: Os trabalhos submetidos deverão ser originais e inéditos. Trabalhos

já publicados em outros meios de comunicação não serão aceitos.

Título: Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais

maiúsculas), usando no máximo 200 toques (contando espaços), cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras em outro idioma). Incluir uma nota de rodapé no final do título, indicando a linha de pesquisa ao qual o trabalho está sendo submetido.

Autores: fonte Times New Roman, em corpo 12, os nomes completos das

instituições a que estão vinculados os autores como docente, pesquisador ou aluno, em fonte Times New Roman, em corpo 12. No final do nome de cada autor deve

(4)

figurar uma nota de rodapé com um mini-currículo acadêmicos, em até cinco linhas, incluindo, opcionalmente, os respectivos endereços eletrônicos.

Resumo: fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre

as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), separadas por: (ponto

e vírgula). Usar fontes Times New Roman, em corpo 12.

Abstract: fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre

as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Keywords: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), separadas por: (ponto e

vírgula). Usar fontes Times New Roman, em corpo 12.

Corpo do trabalho: fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5

entre as linhas, e texto justificado (alinhado à esquerda e à direita), com máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar apenas o itálico, excluindo-se totalmente o sublinhado e palavra em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

As notas de rodapé podem ser incluídas, desde que indispensáveis à compreensão do texto. Devem ser em fonte Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 10 (dez), com espaçamento simples entre linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

As citações de obras e documentos no decorrer do texto devem ser feitas no sistema autor/ano. Exemplos: ...de acordo com Souza (2000) [...]; [...] (SOUZA, 2000, p.3).

Os trabalhos poderão incluir tabelas e ilustrações no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho. Recomenda-se que sejam usadas imagens em formato JPEG ou GIF excluindo-se o uso de arquivos BMP, com resolução máxima de 150 dpi. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via Internet.

Referências

Inserir apenas as referências bibliográficas de obras citadas no decorrer do texto, em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos.

IMPORTANTE: Os trabalhos deverão ser realizados em Word, versão Microsoft

Office Word 1997 ou superior, e transformados em arquivo PDF. O arquivo não deve exceder o tamanho de 2 MB (dois megabyte).

(5)

2.3 Normas para resumos expandidos

Título: Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais

maiúsculas), usando no máximo 200 toques (contando espaços), cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras em outro idioma). Incluir uma nota de rodapé no final do título, indicando a linha de pesquisa ao qual o trabalho está sendo submetido.

Autores: fonte Times New Roman, em corpo 12, os nomes completos das

instituições a que estão vinculados os autores, em fonte Times New Roman, em corpo 12.

Resumo: fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre

as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), separadas por: (ponto

e vírgula). Usar fontes Times New Roman, em corpo 12.

Abstract: fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre

as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Keywords: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), separadas por: (ponto e

vírgula). Usar fontes Times New Roman, em corpo 12.

Corpo do trabalho: fonte Times New Roman, em corpo 12 fonte Times New

Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e texto justificado (alinhado à esquerda e à direita), com máximo de 4 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar apenas o itálico, excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

As notas de rodapé podem ser incluídas, desde que indispensáveis à compreensão do texto. Devem ser em fonte Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 10 (dez), com espaçamento simples entre linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

As citações de obras e documentos no decorrer do texto devem ser feitas no sistema autor/ano. Exemplos: ...de acordo com Souza (2000) [...]; [...] (SOUZA, 2000, p.3).

Os trabalhos poderão incluir tabelas e ilustrações no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho. Recomenda-se que sejam usadas imagens em formato JPEG ou GIF excluindo-se o uso de arquivos BMP, com resolução máxima de 150 dpi. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via Internet.

(6)

Referências

Inserir apenas as referências bibliográficas de obras citadas no decorrer do texto, em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos.

IMPORTANTE: Os trabalhos deverão ser realizados em Word, versão Microsoft

Office Word 1997 ou superior e transformados em arquivo PDF. O arquivo não deve exceder o tamanho de 2 MB (dois megabyte).

3. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos aprovados serão apresentados de acordo com a classificação abaixo:  Comunicação oral: para pesquisador, professor, graduado ou

pós-graduando.

 Pôster: iniciação científica e trabalho de conclusão de curso - TCC

3.1 Normas para pôster

A confecção do pôster é de responsabilidade dos autores, seguindo as recomendações descritas abaixo:

 Os trabalhos apresentados na forma de pôster deverão ter as dimensões: 0,90m de largura x 1,20m de altura;

 O texto deve ser sucinto, claro e objetivo;

 Usar letras grandes no texto para que possa ser lido a uma certa distância;  Usar fonte Times New Roman (TNR): no título (TNR 54) em negrito, no

nome dos autores (TNR 44) em negrito, no endereço (TNR 36) em itálico, no texto (TNR 44);

 Dividir o texto em Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão e Conclusões;

 Nos Resultados, podem ser utilizadas tabelas, figuras, gráficos e fotos;  Não inserir no pôster citações e referências bibliográficas.

3.2 Normas para apresentação oral

 O(s) autor(es) selecionado(s) terá(ão) até 15 (quinze) minutos para apresentação do trabalho e 5 (cinco) minutos para perguntas;

 As apresentações ocorrerão em salas que dispõem de projetor multimídia e computador.

 A elaboração da apresentação é de responsabilidade do (s) autor (es) e deve ser realizada em Power point (PPT)

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos serão avaliados por pareceristas da área, de acordo com os critérios descritos abaixo:

(7)

 Relevância conceitual (abordagem contemporânea)  Adequação metodológica

 Aderência às linhas de pesquisa  Referencial teórico

5. CRONOGRAMA

Ações Período

Submissão de trabalhos Até 10 de setembro

Avaliação dos trabalhos De 12 a 24 de setembro

Divulgação do resultado 01 de outubro

Apresentação dos trabalhos 5 a 9 de novembro

6. COMITÊ CIENTÍFICO

 Profª. Monica Bueno Leme (presidente)  Profª. Ana Marta De Brito Borges  Profa. Ingrid Schmidt-Hebbel Martens  Profª. Irene Coutinho De Macedo Silva  Prof. Marcelo Traldi Fonseca

 Profª. Maria Eduarda Araujo Guimarães

Duvidas sobre o processo de submissão

Telefone: 55 11 5682 7611/7620 Email: mesatendencias@sp.senac.br

Referências

Documentos relacionados

preveja, no contrato de promessa de venda e compra de imóvel, que o adquirente autorize ao incorporador alienante constituir hipoteca do terreno e de suas acessões (unidades

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Gottardo e Cestari Junior (2008) efetuaram análise de viabilidade econômica na implantação de silo de armazenagem de grãos utilizando os seguintes modelos VPL,

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

70 Tabela 8 - Correlação de Pearson dos critérios eletrocardiográficos usados na detecção da hipertrofia ventricular esquerda e índice de massa de ventrículo esquerdo, análise dos

Verificou-se que os sistemas de alojamento apresentaram diferenças para temperatura de bulbo seco (Tbs), quando comparados entre si, observando-se o maior valor de tem- peratura