• Nenhum resultado encontrado

E3Suite. Estudo da Evolução de Eventos Científicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E3Suite. Estudo da Evolução de Eventos Científicos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

E3Suite

Estudo da Evolução de Eventos Científicos

Manual do usuário

Projeto: Redes Sociais de Pesquisa em Sistemas de Informação

(2)

Conteúdo

1. Instalação ... 3 2. Visão Geral ... 4 Equivalência de Instituições ... 5 Equivalência de Autores ... 5 Pajek ... 6 3. Modulo: Classificação ... 6

Planilha com os tópicos dos artigos ... 7

4. Modulo: Rede social ... 8

(3)

3 E3Suite – Manual do Usuário

1. Instalação

A instalação da ferramenta E3Suite é possível em sistemas MS Windows, através do arquivo de instalação "Setup_E3Suite.msi". Ao solicitá-la, a tela ilustrada na Figura 1, será exibida.

O diretório padrão onde a aplicação será instalada é: C:\Program Files (x86)\UNIRIO - FAPERJ\E3Suite\”, entretanto o usuário pode alterá-lo.

Figura 1 - Tela de instalação do E3Suite

A instalação consome uma média de 33 MB e cria uma atalho no menu "Iniciar". Caso o atalho não seja criado durante a instalação, o programa pode ser acessado através do diretório de instalação mencionado, onde encontra-se o arquivo "E3Suite.exe".

A desinstalação do E3Suite pode ser realizada pelo "Painel de controle", ou pela execução novamente do instalador, como exibido na Figura 2.

(4)

Figura 2 - Tela de remoção do E3Suite

2. Visão Geral

O E3Suite foi desenvolvido para auxílio na análise de comunidades científicas a partir de suas publicações em anais de eventos da Sociedade Brasileira de Computação. O E3Suite está dividido em dois módulos principais:

• Geração de grafos - gera visualizações dos grafos de colaboração entre autores e entre instituições dos autores dos artigos analisados; e

• Classificação automática de texto: permite a associação de um artigo a uma ou mais categorias.

A partir da tela principal do sistema (Figura 3 3), o usuário seleciona o módulo que deseja utilizar.

(5)

5 E3Suite – Manual do Usuário

3. Configurações

Para o funcionamento do E3Suite, algumas configurações são necessárias (acessíveis na opção ‘Configuração’ do menu principal da ferramenta), a saber:

1) Equivalência de Instituições

O usuário configura os termos que serão pontos de parada para reconhecimento pelo E3Suite dos nomes das instituições de pesquisa incluídas nos artigos como filiação dos autores. As palavras imediatamente anteriores aos nomes das instituições devem ser adicionadas, separando-as por "," (vírgula) (vide Figura 4).

Figura 4 - Tela de configuração do ponto de parada para reconhecimento das instituições

2) Equivalência de Autores

Pequenos desvios no modelo de publicação SBC ou mesmo erros de digitação podem acontecer. Por exemplo, se a palavra "abstract" for digitada errada, a ferramenta não achará este termo como termo de parada. Outro exemplo é o nome dos autores, pois em diferentes publicações, o mesmo autor pode ter o nome grafado de maneira diferente. Se os nomes estiverem gravados de maneira diferente, o mesmo autor será considerado duas ou mais pessoas diferentes.

Para contornar o problema, o usuário pode realizar uma pequena inferência manual, definindo uma lista de equivalência. Na tela para configuração da equivalência de autores, cada linha representa um autor, separando por "," (vírgula) as diferentes grafias. Exemplo: Leonardo Azevedo=Leonardo Guerreiro Azevedo;

(6)

Figura 5 - Tela de configuração doe equivalência de nomes de autores 3) Pajek

A terceira opção do menu de configuração serve para indicar o endereço completo onde se encontra a ferramenta Pajek na máquina onde a ferramenta foi instalada. Esta configuração permite que ao terminar o processo de geração do arquivo da rede de colaboração, o Pajek possa ser aberto automaticamente (Figura 5).

Figura 5 - Tela de configuração do Pajek

4. Modulo: Classificação

O módulo de classificação visa, a partir de uma determinada base de categorias, classificar automaticamente novos artigos. Para identificação destas categorias, o usuário precisa definir uma base inicial com artigos (a base de treinamento) e suas respectivas categorias. Os artigos utilizados para treinamento devem ter sido já classificados pelo usuário manualmente e serão utilizados pela ferramenta para inferência das categorias dos novos artigos a serem classificados.

A partir da tela do módulo de classificação (Figura 6 6), o usuário deve indicar:

• a pasta com os artigos que serão utilizados com base de treinamento;

• a pasta dos artigos que serão classificados; e

• um arquivo em formato de planilha EXCEL, indicando as categorias dos artigos (veja detalhes sobre a formatação do arquivo de categorias na seção a seguir).

(7)

7 E3Suite – Manual do Usuário

Figura 6 - Tela do módulo de classificação

Os artigos devem estar em formato PDF, diretamente nas pastas indicadas (veja detalhes sobre a formatação dos artigos na seção 6).

A partir da indicação das pastas com os artigos de treinamento e classificação e o fornecimento da planilha, basta clicar em "Gerar". O processamento pode demorar e o resultado é salvo em um arquivo de texto, que será aberto automaticamente ao final da execução.

Figura 7 - Resultado da classificação de artigos

A Figura 7 mostra o arquivo de texto criado com o resultado da classificação. Cada um dos artigos classificados, ou seja, artigos da base de teste, possui uma lista com os tópicos mais relevantes listados de maneira decrescente. Por exemplo, o artigo "Uma Heurística ILS para Resolução do Problema de Carregamento e Descarregamento de Contêineres em Navios Porta-contêineres" foi classificado como "Metodologias e abordagens para engenharia de Sistemas de Informação". Seu grau de pertinência ao tópico em relação à base testada é de 3,1%.

(8)

4.1.

Planilha de tópicos

Uma planilha com os tópicos de cada artigo deve ser fornecida para criação das categorias e seus termos. A planilha deve possuir o formato XLS (Excel) onde cada linha representa um dos artigos utilizados para a fase de treinamento. A primeira coluna deve conter o nome do artigo (da mesma maneira que definido no arquivo PDF do artigo), enquanto as 3 seguintes, sendo que obrigatoriamente a primeira delas deve ser preenchida, devem possuir os tópicos aos quais o artigo é pertinente (Tabela 1).

É dada ao usuário a opção de considerar, para a formação das categorias, que um artigo pertença a mais de uma categoria. Veja abaixo o exemplo da planilha de tópicos que o usuário deve informar para a classificação:

Tabela 1 - Exemplo da planilha de tópicos

Artigo Topicos

E-commerce Quais ícones e metáforas são a alma do negócio?

Verificação e validação de Sistemas de Informação E-Business, E-Commerce e E-Government SI baseados na Internet ou na Intranet, Web 2.0 ou Web Semântica

Aprendizado de Geometria Analítica e Álgebra Linear Utilizando um Software Gráfico via Internet

SI baseados na Internet ou na Intranet, Web 2.0

ou Web Semântica

Engenharia de Papéis e o Processo XP: uma Proposta de Integração através do Jogo do Planejamento

Segurança e governança em Sistemas de Informação Metodologias e abordagens para engenharia de Sistemas de Informação

No módulo de classificação, ao marcar a opção "Considerar todos os tópicos", a aplicação irá considerar todos os tópicos presentes na tabela para cada artigo, assim, o artigo "E-commerce Quais ícones e metáforas são a alma do negócio?" irá participar da formação das categorias: "Verificação e validação de Sistemas de Informação", "E-Business, E-Commerce e E-Government" e "SI baseados na Internet ou na Intranet, Web 2.0 ou Web Semântica". Ao marcar a opção "Considerar apenas um tópico", o artigo participará apenas da formação da categoria "Verificação e validação de Sistemas de Informação".

5. Modulo: Rede social

Para gerar a rede de colaboração, o usuário deve indicar a pasta contendo os arquivos de cada artigo em formato PDF (veja detalhes sobre o formato de artigos na seção 6).

(9)

9 E3Suite – Manual do Usuário

Figura 8 - Tela do módulo de geração de rede

A geração consiste na criação de um arquivo .txt formatado de acordo com as regras definidas para os arquivos de entrada da ferramenta de visualização de grafos de rede Pajek (Figura 8). Após a geração do arquivo, será perguntando ao usuário se o mesmo deseja visualizar o grafo usando a ferramenta Pajek1.

Figura 9 - Exemplo de arquivo gerado para a rede de colaboração

No Pajek, basta informar o arquivo gerado acessando a opção em "Networks > Read Network" (na tela que se abrirá, será necessário selecionar a opção "All files", pois, como opção padrão do Pajek, só serão mostrados os arquivos .net e o arquivo gerado encontra-se no formato .txt). Na figura Error! Reference source not found., as opções utilizadas estão marcadas em vermelho.

(10)

Figura 10 - Seleção do arquivo gerado no Pajek

Figura 11 - Exemplo de utilização do Pajek

6. Template SBC

Os artigos utilizados devem estar no padrão PDF e seguindo o modelo de publicação para artigos da Sociedade Brasileira de Computação - SBC2. Para extração dos dados, são utilizados termos de parada que precisam ser encontrados nos artigos. A não utilização do padrão SBC inviabiliza a utilização destes termos e, conseqüentemente, a utilização do classificador.

Referências

Documentos relacionados

A resposta deste sistema é lenta ( O processo de coleta de amostra de água e a posterior análise laboratorial de ppm residual remanescente de cloro livre, requer ½ hora ),

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Atividades realizadas: Realizar o reconhecimento inicial da demanda da alimentação escolar das escolas de 21 municípios a definir; Localizar e mobilizar a assistência

Trong đó:  V : tốc độ gió thiết kế m/s  At : diện tích của kết cấu hay cấu kiện phải tính tải trọng gió ngang m2  Cd : hệ số cản được quy định

Um outro sistema robótico do tipo rodas, figura 10, é utilizado para inspecionar e limpar a superfície interna de dutos de concreto (Saenz, Elkmann, Stuerze, Kutzner, &

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho

[r]