• Nenhum resultado encontrado

OTIMIZAÇÃO DE ROTA VEÍCULAR COM APLICAÇÃO DA FERRAMENTA SOLVER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OTIMIZAÇÃO DE ROTA VEÍCULAR COM APLICAÇÃO DA FERRAMENTA SOLVER"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

OTIMIZAÇÃO DE ROTA VEÍCULAR COM APLICAÇÃO DA FERRAMENTA SOLVER

Jéssica Keiko Nishi¹, Luiz Eneias Zanetti Cardoso²

¹Graduanda do curso de Logística da Faculdade de Tecnologia de Botucatu, jessyknishi@icloud.com ²Docente na Faculdade de Tecnologia de Botucatu, lcardoso@fatecbt.edu.br

1 INTRODUÇÃO

Devido a competitividade, globalização e a constante busca pelo menor tempo de processos e atendimento, diversas empresas, muitas vezes, optam pelo aceitável em detrimento do ideal. Porém, a cada dia o mercado fica mais exigente, cobrando cada vez mais qualidade e agilidade.

Segundo Ehrlich (1991, p.13) “[...] Pesquisa Operacional é uma metodologia de estruturar processos aparentemente não estruturados por meio da construção de modelos matemáticos.” A Pesquisa Operacional (PO) tem demonstrado relevante importância para o setor econômico empresarial, podendo atuar em diversos problemas reais, como a otimização de recursos, localização de facilidades, carteiras de investimento, alocação de pessoal, previsão e planejamento e no caso deste trabalho a otimização de rotas.

A PO tem diversos modelos utilizados para a resolução dos problemas de otimização, e um dos mais utilizados é a Programação Linear (PL) de recursos, é denominada programação matemática onde, de acordo com Colin (2007) nossa realidade é representada pela existência finita de recursos, por mais abundantes que sejam, e a PL trata do problema de alocação destes recursos de tal maneira que não haja uma outra solução que seja melhor do que a oferecida, chamada de solução ótima.

Um os problemas clássicos da PO é o chamado problema do menor caminho, segundo Lachtermacher (2009, pg.140) “[...]o problema de menor caminho representa um caso especial de problemas de rede, em que os arcos significam a distância entre dois pontos (nós).” Esse problema visa encontrar a menor distância percorrida por uma entidade que deve sair de um nó de origem e ir até um nó de destino.

Dentro deste contexto, este trabalho visa utilizar o modelo clássico do problema do menor caminho, para otimizar uma rota utilizada semanalmente por uma empresa para efetuar a vistoria das instalações de aparelhos condicionadores de ar, mostrando assim, qual o melhor caminho para a cidade destino. A resolução do modelo será feita por meio da ferramenta Solver do software Excel.

(2)

2 MATERIAL E MÉTODOS

A empresa caso, estudada neste trabalho, é uma microempresa do setor comercial, da área de climatização de ambientes. Trabalha com a venda de aparelhos condicionadores de ar, assim como sua instalação e manutenção mensal dos mesmos.

O estudo foi realizado através da análise da rota convencional utilizada semanalmente, onde uma entidade (supervisor técnico) desloca-se do município de Ribeirão Preto - SP (cidade de origem) até Maringá – PR (cidade destino), para efetuar vistorias nos equipamentos.

Para este trabalho, utilizou-se a ferramenta Google Maps, para análise de viabilidade das rotas, e dimensionamento de percursos através das principais rodovias entre os pontos de origem e destino, sendo a rota convencional a seguinte: Ribeirão Preto>Borborema>Marília>Assis>Maringá, percorrendo através deste caminho uma distância de 592 km por viagem.

Para poder executar a otimização da rota através do modelo matemático do menor caminho, foi desenvolvido um fluxograma, onde consta as possíveis rotas de percurso. Cada cidade é representada por um ponto chamado de “nó” e cada caminho entre as cidades é representada por um “arco” que indica os km percorridos, conforme Figura 1.

(3)

2.1 Sistematização do modelo

Para otimizarmos essa rota precisamos utilizar o problema geral de programação linear, extraindo uma função linear de variáveis (cada possível trajeto a ser utilizado, as variáveis de decisão), onde cada uma das variáveis é representada por uma sigla (km entre as cidades + cidade “A” + cidade “B”, por exemplo: “90XAB”), obtendo assim a seguinte função objetivo:

Mínimo Z = 90XAB+149XAC+113XBC+76XBD+155XCG+87XCE+56XDE+ 82XDF+110XEG+124XEI+76XFH+96XFE+75XGJ+118XHI+73XIJ+96XIK+ 214XJL+100XJK+167XKL

Tal função objetivo está sujeita inequações lineares, ou restrições, as quais são listadas a seguir, cada inequação por seu respetivo nó:

–XAB –XAC = -1 Nó A

XAB –XBC –XBE -XBD = 0 Nó B

XAC +XBC –XCG –XCE = 0 Nó C

XBD –XDE –XDF = 0 Nó D

XCE +XBE +XDE +XFE –XEG –XEI = 0 Nó E

XDF –XFE –XFH = 0 Nó F

XCG +XEG – XGJ = 0 Nó G

XFH –XHI = 0 Nó H

XEI +XHI –XIJ –XIK = 0 Nó I

XGJ +XIJ –XJL –XJK = 0 Nó J

XIK +XJK –XKL = 0 Nó K

XJL +XKL = 1 Nó L

As equações acima representam como cada nó (cidade) pode trabalhar dentro do sistema através das variáveis de decisão de tal nó, cada variável é representada por uma sigla, como “XAB”, que indica um caminho da cidade “A” para a cidade “B”, cada sigla precede um sinal positivo ou negativo, onde “-” indica tudo o que sai do nó e “+” tudo que entra no nó, a equação que indica igual a “-1” representa a cidade de partida, as que indicam igual a “0” representam todas as cidades por onde a entidade pode passar, mas nunca permanecer, e por fim, a equação que indica igual a “1” representa a cidade destino.

Para a finalização do modelo, os dados de todas as cidades e suas respectivas distâncias foram tabulados no Excel®, e através da ferramenta Solver, foi programada a

(4)

função objetivo e suas restrições os dados do problema de otimização proposta, conforme apresentado na Figura 2.

Figura 2 - Tabela de distâncias e programação da ferramenta Solver

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Todas as variáveis são binárias, logo, se após os resultados do sistema uma variável indicar valor =1, significa que a entidade passará por este caminho, e se a variável indicar valor =0, significa que tal caminho não será utilizado para a rota.

(5)

Pôde-se observar que a solução ótima do problema apontou como melhor caminho a seguinte rota: Ribeirão Preto > Araraquara > Jaú > Bauru > Ourinhos > Cornélio Procópio > Maringá, conforme apresentado na Figura 4.

Figura 4 – Imagem da rota otimizada (melhor caminho apresentado)

Em análise a otimização, observou-se que o trajeto de menor caminho proposto viabiliza uma redução de 74 Km, quando comparado com a rota convencional, sendo o percurso otimizado de 519 quilômetros.

Considerando que o supervisor técnico da empresa necessita fazer esse trajeto quatro vezes ao mês, pode-se constatar que a aplicação do modelo matemático para resolução de menor caminho viabilizou uma redução de aproximadamente 12,5% da distância mensal percorrida, impactando diretamente na redução de custos para a empresa.

4 CONCLUSÕES

O objetivo do presente trabalho foi demonstrar o relevante papel que a Pesquisa Operacional, através da Programação Linear, e sua aplicabilidade para soluções de problemas cotidianos, como apresentado o problema de menor caminho.

(6)

Pode-se observar que a otimização do menor pode ser aplicada de forma simplificada, bastando que o gestor tenha conhecimento básicos de modelagem matemática e informática, para utilização do software.

Como efeito otimizado, ressalta-se que o presente estudo possibilitou uma redução de 74 quilômetros semanais no trajeto, chegando à uma redução mensal de 12,5% na quilometragem total.

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COLIN, E. C. Pesquisa operacional: 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e vendas. Rio de Janeiro: LTC, 2007, 501 p.

EHRLICH, P. J. Pesquisa operacional: curso introdutório. São Paulo: Atlas, 1991. LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões: Modelagem em Excel. Ed. 4. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2009, 223 p.

Referências

Documentos relacionados

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

A 5 km da costa em linha reta (14,5 km de carro), a SUA está no coração da abundância de oportunidades culturais, educacionais, esportivas e de aventura no sul da Califórnia.

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

Ao que antecede há que aduzir o menosprezo de outras normas procedimentais, designadamente quanto aos termos em que foi suscitada a intervenção da Junta de Freguesia (v., a

11 O Grêmio dos “Boinas Negras” foi criado por antigos policiais da Unidade, como uma espécie de associação para policiais que serviram na ROTA. Sua criação foi proposta

Este trabalho identificou uma abordagem de Deep Learning aplicada ao Algorithmic Trading mediante revisão descritiva da literatura, seleção dos artigos pertinentes e

O presente trabalho trata de uma vers˜ ao do problema est´ atico de aloca¸c˜ ao de rota e espectro em redes ´ opticas el´ asticas, propondo um novo modelo de programa¸c˜ ao

A partir dos dados coletados, foram analisados e comparados os modelos de gestão e os processos sucessórios dessas empresas, com as práticas de gestão empresarial consagradas pela