• Nenhum resultado encontrado

PRODUTO 4.5 RELATÓRIO DA REUNIÃO DA EQUIPE DO PROJETO COM OS PRODUTORES AUDIO VISUAIS PARA A DEFINIÇÃO DO ROTEIRO/CONTEÚDO DOS 2 VÍDEOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUTO 4.5 RELATÓRIO DA REUNIÃO DA EQUIPE DO PROJETO COM OS PRODUTORES AUDIO VISUAIS PARA A DEFINIÇÃO DO ROTEIRO/CONTEÚDO DOS 2 VÍDEOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Rubrico:

PROJETO RIO SESMARIA

PSA HÍDRICO

PRODUTO 4.5

RELATÓRIO DA REUNIÃO DA EQUIPE DO

PROJETO COM OS PRODUTORES AUDIO

VISUAIS PARA A DEFINIÇÃO DO

ROTEIRO/CONTEÚDO DOS 2 VÍDEOS

C R E S C E N T E

F É R T l L

MEIO AMBIENTE C U L T U R A ^ COMUNICAÇÃO NOVEMBRO/2015

(2)

EQUIPE TÉCNICA

Luis Felipe César (Coordenador Geral)

Matheus Vinícius Ambrósio da Silva (Coordenador Técnico/Especialista Ambiental/Restauração) Kiria de Carvalho Rocha (Gerente Financeira)

(3)

. Ruhrko:

Sumário

1. APRESENTAÇÃO l 2. VÍDEO INSTITUCIONAL PROJETO RIO SESMARIA-PSA HÍDRICO l

2.1. Vídeo l l 2.2. Vídeo 2 4

(4)

1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório visa apresentar o roteiro/conteúdo dos dois vídeos a serem produzidos pelo projeto. No dia 8 de setembro de 2015, realizou-se na sede da Crescente Fértil uma reunião com a presença da diretora Georgia Martins e dos coordenadores do Projeto Rio Sesmaria, Luís Felipe e Matheus Ambrósio. Neste momento foi apresentado pela diretora o tipo de abordagem a ser empregada na produção dos vídeos e alinhado os principais temas a serem discutidos. Com base neste material foi elaborado, pela produtora Bigó Estúdio, o projeto referente a cada vídeo, apresentado a seguir.

Foto 1: Reunião de apresentação e alinhamento (08/09/2015)

2. VÍDEO INSTITUCIONAL PROJETO RIO SESMARIA - PSA HÍDRICO

2.1. Vídeo l

Objetivo geral

Produção de vídeo institucional com duração de aproximadamente 05 minutos em formato digital como registro do Projeto Sesmaria, tendo como recorte principal a implementação da segunda etapa, o PSA Hídrico.

Obietivos específicos

^ Contribuir para a divulgação do Projeto Rio Sesmaria - PSA Hídrico;

S Difundir metodologias/técnicas para a restauração e conservação da Mata Atlântica;

J Sensibilizar para futuras implementações de programas de Pagamento por Serviços

(5)

Rubrico: ... ....cr:

^ Possibilitar a exibição do vídeo a diversos segmentos de público, especialmente prefeituras do Médio Vale do Paraíba, regiões do entorno, entre RJ e SP, bem como sua apresentação a comunidades rurais,

Perfil de público alvo

Agentes técnicos, especialistas em recursos hídricos e de meio ambiente, prefeituras, secretarias do meio ambiente, educação, turismo e cultura, organizações do terceiro setor, representantes de comunidades, proprietários e trabalhadores rurais, formadores de opinião, professores de ensino médio e superior, instituições e agências especializadas em recursos hídricos. Parceiros do projeto: Mosaico Bocaina Secretaria do Estado do Ambiente/SEA-RJ; Emater; Prefeitura de Resende; Prefeitura de São José do Barreiro; Sindicato Rural de Resende; SAA-SP Cati - Casa da Agricultura de S.J. do Barreiro; Hotel Fazenda Clube dos 200; Laboratório de Geo-Hidroecologia - GeoHeco - UFRJ, entre outros.

Argiimeti to/Con teúdo/Roteiro:

A linguagem proposta por este trabalho utiliza a imagem como ilustração, através de enquadramentos e velocidades condizentes com a comunidade rural, em contraposição a contextos urbanos mais acelerados. As composições de cenas buscam, em pequenos quadros, a documentação do projeto na prática, cobrindo as áreas onde o projeto será implementado, e apresentando ações para a restauração florestal e a recuperação de áreas degradadas.

Tendo como recorte um dos princípios do ambientalismo, 'Pensar global, agir local', a diversificação entre planos propõe a apresentação da complementaridade entre os diferentes sistemas, rural e de aglomerados urbanos, como forma de salientar a importância da preservação dos recursos hídricos no campo como parte da solução da crise hídrica que afeta principalmente as cidades.

Desta forma, o trabalho seguirá por aberturas e jogos entre planos sobre o campo, a cidade e a inclusão de falas de especialistas como forma de apresentar o tema em questão. A cobertura por trilha sonora reforçará a ideia do filme diante de momentos e locais diversos, entre eles o campo, a cidade, a floresta, a produção e o consumo de água.

Será destacada a transformação da paisagem desde a foz do rio Sesmaria, no rio Paraíba do Sul, e a alteração de percepção com a inserção de ambiente rural e a documentação sobre os rios do Feio e Formoso. É possível uma aceleração da imagem em time lapse que ilustre este percurso.

(6)

O vídeo também registrará o contexto das comunidades da Bacia Hidrográfica do Rio Sesmaria, com seus aspectos ambientais e económicos, a biodiversidade da região e a necessidade da implementação do diagnóstico elaborado na primeira fase do projeto.

Visando contextualizar a região e os programas de PSA, serão realizadas entrevistas com a coordenação da instituição executora, Matheus Ambrósio e Luis Felipe, e também com membros da Agevap, presidente da Amar, professor do UFF/IEAR e parceiros.

Recursos técnicos

^ Câmera 5D

S ENG completa de câmera S Tripé de câmera

S Notebook

S Microfone boom completo (com tripé) S Microfone lapela sem fio

S Kit luz arre

S Borboletas, rebatedores

S Kit produção (cola, silver tape, alfinete, tesoura, fita crepe, etc)

Equipe técnica audiovisual

Diretor, diretor de fotografia / operador de câmera / editor

Fases de produção para o vídeo institucional S Pré-produção

- Entrevistas à equipe técnica do projeto; - Identificação de personagens secundários; - Inicio de imagens de cobertura em campo.

S Produção/execução

- Filmagem a partir de pré-entrevistas; - Locações definitivas.

•S Pós-produção

- Ilha de edição;

(7)

Rubrica:

- Inserção de trilha;

- Mixagem e finalização.

S Entrega de primeira versão

- Análise a partir de feedbacks de equipe do projeto - Edição final - Entrega de produto Ficha Técnica Titulo: A definir Produto: Vídeo Género: Institucional Duração: Aprox 05 min Formato: Digital

Produtora: Bigó Estúdio Direção: Geórgia Martins

2.2. Vídeo 2

Objetívo Geral

Produção de vídeo institucional com duração de aproximadamente 03 minutos em formato digital como registro do Projeto Sesmaria - PSA Hídrico (Ano 02), apresentando os resultados alcançados durante sua execução.

Objetivos específicos

Idem ao Vídeo l

Perfil de público alvo

(8)

Rubrico: f~'fft Argítmento/Conteúdo/Roteiro

Como um objeto fílmico, esta peça que tem como proposta apresentar a linearidade de forma ativa e bastante didática sobre as linhas gerais do projeto - o conceito e as possibilidades de ação diante do pagamento por serviços ambientais, as entrevistas iniciais com especialistas no primeiro filme bem como o fechamento apresentado neste vídeo e conclusão. De modo geral, o filme abordará:

- ilustrações das atividades realizadas em campo;

- entrevistas com proprietários beneficiados pelo projeto; - o alcance dos resultados ligados ao conteúdo da proposta;

- a consciência e a mudança de paradigmas a partir das atividades colocadas em prática; - a mudança de postura, com a possibilidade de apresentação de imagens e depoimentos gravados no primeiro ano do projeto e após seu acompanhamento e conclusão;

- uma mensagem da equipe técnica.

Metodologia de ação

S Diárias de campo (mesmas propriedades do primeiro ano) S Entrevistas com produtores rurais de Resende

S 02 diárias de acompanhamento do projeto em seu intermeio

S Entrevista final com Felipe César e Matheus Ambrósio sobre conteúdo e descrição das

atividades realizadas

•S Imagens de cobertura das atividades em campo:

A estratégia de montagem para o primeiro e o segundo filme visa a cobertura total do projeto, de forma que seja possível o entendimento sobre o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais e suas ações na prática.

Recursos técnicos

S Câmera 5D

S ENG completa de câmera S Tripé de câmera

S Notebook S HD

S Microfone boom completo (com tripé) S Microfone lapela sem fio

(9)

Rubrica: ... ..-.

S Kit luz arre

S Borboletas, rebatedores

S Kit produção (cola, silver tape, alfinete, tesoura, fita crepe etc)

Equipe técnica audiovisual

Diretor, diretor de fotografia / operador de câmera / editor

Fases de produção para vídeo institucional S Pré-produção

- Entrevistas com Felipe César e Matheus Ambrósio

S Produção/execução

- Captação de imagens de cobertura das atividades em campo, detalhes e exemplificações;

- Entrevistas com proprietários rurais do ano 01.

•S Pós-produção - Ilha de edição

- Serviços edição/montagem

- Inserção de trilha

(10)

Rubrica:

Entrega de primeira versão

- Análise a partir de feedbacks de equipe do projeto - Edição final

- Entrega de produto

Tempo de realização

- Definir a partir de cronograma do projeto no ano 02.

Ficha Técnica

Titulo: A definir Produto: Vídeo Género: Institucional Duração: Aprox 03 min Formato: Digital

Produtora: Bigó Estúdio Direção: Geórgia Martins

(11)

ubfico:

_ - r-3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em caso de se fazer necessária qualquer modificação nesta proposta, a mesma será previamente comunicada à Agevap para aprovação, acompanhada da respectiva justificativa.

Referências

Documentos relacionados

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

O presente capítulo apresenta o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), implantado nas escolas da Rede Estadual do Ceará desde 2008. Esse projeto tem-se consolidando como uma

A elaboração do planejamento da escola necessita da participação dos diversos atores da comunidade escolar e do compartilhamento de ideias e opiniões. Cada comunidade escolar

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário