• Nenhum resultado encontrado

RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE BUCAL DE UMA POPULAÇÃO NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE BUCAL DE UMA POPULAÇÃO NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 1

RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE BUCAL DE

UMA POPULAÇÃO NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

ALVES, Juceli Angélica M.¹; e-mail: juceliangelica1988@gmail.com BRUST, Fábio Jr.¹; e-mail: binhow_rox@hotmail.com MIOLLA, Tamile D¹; e-mail: tamiledm@hotmail.com NUNES, Paloma F.¹; e-mail: paloma-fn@hotmail.com PRODOCIMO, Joice M.¹; e-mail: joice_prodocimo@hotmail.com

BORGHETTI, Vanessa I.² e-mail: odontologia.gv@ideau.com.br

NOGUEIRA, Audrea D.²; e-mail: audreanogueira@ideau.com.br

PRESSI, Heloisa.²;

e-mail: heloisapressi@hotmail.com RECHE, Marcio Eduardo A.²;

e-mail: tiobaio@hotmail.com SASS, Alex L.².

e-mail: alexsass@ideau.com.br BLUM, Davi Francisco C.²; e-mail: daviblum@gmail.com

¹ Discentes do Curso Odontologia, Nível V 2016/1- Faculdade IDEAU – Getúlio Vargas/RS. ² Docentes do Curso Odontologia, Nível V 2016/1 - Faculdade IDEAU – Getúlio Vargas/RS.

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo avaliar e acompanhar o estado de saúde bucal bem como dados de qualidade de vida da população da cidade de Getúlio Vargas- RS, através de uma abordagem epidemiológica, e de questionários feitos aos moradores dos bairros. A cidade de Getúlio Vargas foi dividida em 5 bairros, com seus respectivos grupos, sendo eles: Grupo 1 ficou responsável pelo bairro Centro; Grupo 2 bairro Santo Ándre; Grupo 3 bairro Champagnat; Grupo 4 bairro São Cristóvão e Grupo 5 bairro Santa Catarina. Um aspecto importante a ser discutido ao longo deste trabalho é a relação direta entre saúde bucal e qualidade de vida. A condição econômica constitui fator de relevância na escolha do estilo de vida, quanto melhor a condição econômica e o grau de escolaridade do individuo, mais saudável é o seu estilo de vida. A dieta e a nutrição desempenham um papel importante no desenvolvimento dental, integridade da gengiva e da mucosa, força óssea e na prevenção e condução das doenças da cavidade oral como a cárie dental. O índice de CPO-d é uma importante ferramenta epidemiológica utilizada para medir e comparar a incidência de cárie em populações.

(2)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 2 ABSTRACT: This study aimed to evaluate and monitor the oral health status and quality of life data of the

population of the city of Getulio Vargas RS through an epidemiological approach and questionnaires made to residents of neighborhoods. The city of Getulio Vargas was divided into five districts, with their respective groups, as follows: Group 1 was responsible for the Centre district; Group 2 neighborhood Santo Andre; Group 3 neighborhood Champagnat; Group 4 neighborhood Saint Kitts and Group 5 neighborhood Santa Catarina. An important aspect to be discussed throughout this work is the direct relationship between oral health and quality of life. The economic condition is relevant factor in choosing the lifestyle, the better the economic condition and the level of education of the individual, the healthier your lifestyle. Diet and nutrition play an important role in dental development, gums and mucosa integrity, bone strength and to prevent and conducting oral diseases such as dental caries. The CPO-D index is an important epidemiological tool used to measure and compare the incidence of caries in populations

Keywords: Quality of life; CPO-D; Caries; Socioeconomic Factors.

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Este trabalho teve como objetivo avaliar e o índice de Dente Perdidos, Cariados e Restaurados popularmente conhecido como índice de CPO-d, através de um levantamento epidemiológico em saúde bucal nos bairros da cidade de Getúlio Vargas. Foi desenvolvido um estudo longitudinal, através do qual foi possível estabelecer um diagnóstico da situação geral de saúde bucal atual da população para futura comparação.

Foram formados 5 grupos nos quais foram sorteados 5 bairros da cidade de Getúlio Vargas, sendo: Grupo 1 ficou responsável pelo bairro Centro; Grupo 2 bairro Santo Ándre; Grupo 3 bairro Champagnat; Grupo 4 bairro São Cristóvão e Grupo 5 bairro Santa Catarina.

Aplicou-se um questionário aos moradores, também foi feita uma avaliação epidemiológica da condição de saúde bucal dos moradores, verificando os lábios, língua, saliva, mucosa, gengiva e dentes, avaliando também os usuários de prótese dentária.

Um aspecto importante a ser discutido ao longo deste trabalho é a relação direta entre saúde bucal e qualidade de vida. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde bucal pelo fato desta interferir diretamente no fator social, como por exemplo, estética para que busca uma oportunidade de emprego. Uma boa aparência é refletida através de um sorriso bonito.

A OMS publicou recentemente uma revisão global da saúde oral, onde enfatizou que, apesar de grandes melhorias na saúde oral das populações em vários países, os problemas globais ainda persistem. Isto é particularmente verdadeiro entre os grupos menos favorecidos em ambos os países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A experiência da dor, problemas com alimentação, mastigação, e comunicação devido à falta de dentes, descoloridos ou danificados têm um grande impacto na vida cotidiana das pessoas e bem-estar. Uma dieta rica em açucares aumenta a probabilidade da

(3)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 3

ocorrência e desenvolvimento da doença cárie, por isso a ingestão desses alimentos deve ser criteriosa. Os efeitos locais da dieta, particularmente dos carboidratos fermentáveis e a frequencia da alimentação afetam a produção de ácidos orgânicos pelas bactérias orais e a taxa de cáries (KATHLEEN; SYLVIA 2010).

O índice de CPO-d é uma importante ferramenta epidemiológica utilizada para medir e comparar a incidência de cárie em populações. É um índice recomendado pela organização mundial de saúde (OMS) para medir e comparar a experiência de cárie dentária em populações, seu valor expressa média de dentes cariados, perdidos e obturados em um grupo de indivíduos, no caso do presente trabalho em um município no norte do estado do Rio Grande do Sul com população aproximada de 16.154 habitantes, segundo estimativa e dados do IBGE, com área total de 286,566 km² (SILVIA; MARIA; RONALDO 2005).

2 DESENVOLVIMENTO 2.1 QUALIDADE DE VIDA

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Qualidade de Vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Por se tratar de um conceito dinâmico, amplo, subjetivo e polissêmico vários termos têm sido utilizados na literatura para definir qualidade de vida, como bem-estar, grau com que as pessoas aproveitam as possibilidades de suas vidas, percepção de satisfação com a vida (DANIELE; DIEGO; MARISE; et.al).

O conceito de qualidade de vida é: percepção de bem-estar resultante de um conjunto de fatores individuais e sócio ambiental que caracterizam as condições nas quais as pessoas vivem. A qualidade de vida depende de vários fatores que são eles: O estilo de vida e ambiente em que vive o individuo. Exemplos: saneamento básico, saúde pública, além do estilo de vida do individuo (ARENA, SIMONE SAGRES 2009).

A qualidade de vida tem influencia não só no bem-estar das pessoas, mas principalmente na saúde bucal. A falta de informação e a situação econômica desfavorável de grande parte da população se tornam um enorme empecilho na prevenção e promoção da saúde das pessoas. Entretanto, tais lacunas podem ser em parte, preenchidas pelo Programa de Saúde da Família e outros programas sociais do governo, através de orientações e ajuda para

(4)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 4

alternativas alimentares que facilitem o acesso de todos a uma vida com qualidade (DIAS, CARLOS RENATO 2012).

A condição econômica constitui fator de relevância na escolha do estilo de vida. Quanto melhor a condição econômica e o grau de escolaridade do individuo, mais saudável é o seu estilo de vida (ANA LUIZA 2010).

2.2 NUTRIÇÃO PARA A SAÚDE ORAL E DENTAL

A dieta e a nutrição desempenham um papel importante no desenvolvimento dental, integridade da gengiva e da mucosa, força óssea e na prevenção e condução das doenças da cavidade oral. A dieta tem efeito local na integridade do dente, isto é, a qualidade, a forma e a frequência de alimentos e bebidas consumidas têm um efeito direto no PH oral e na atividade microbiana, que pode provocar cáries dentárias. O impacto dos nutrientes ingeridos afeta sistematicamente o desenvolvimento, manutenção e o reparo dos dentes e dos tecidos orais (KATHLEEN; SYLVIA 2010).

A alimentação afeta a cavidade oral. Os alimentos açucarados são os que mais contribuem para a incidência de cárie, por isso o consumo desses alimentos devem ser controlados para sua prevenção. Outras medidas, além da restrição alimentar, como uma boa higiene bucal, e uso de flúor tópico devem ser adotadas para prevenção e controle da cárie. (IZOLDA 2009).

2.3 ÁGUA FLUORETADA

Indicadores socioeconômicos de saúde pública como abastecimento público de água, escolaridade, entre outros, influenciam no fator cárie. A fluoretação da água de abastecimento público ajuda na redução da prevalência de cárie na população. Houve um declínio da cárie dentária devido à incorporação de flúor na água de abastecimento público, a ampliação do acesso ao serviço público odontológico e o estímulo das atividades de promoção e prevenção de saúde bucal. Vale lembrar que água tratada somente não reduz por completo o problema da cárie dentaria e mesmo com o declínio da cárie, é necessário um monitoramento na saúde bucal de populações mais carentes, que não possuem água fluoretada e acesso fácil aos tratamentos odontológicos. (JOSÉ LEOPOLDO; PAULO 2010). (EDUARDO; MARIA BEATRIZ; HELEN 2015).

(5)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 5

A cárie dentária é definida como uma doença crônica e cumulativa com alta prevalência em todo o mundo, classificada entre as dez doenças crônicas mais prevalentes. A cárie dentária pode ser usada como um indicador importante da experiência da doença no passado, uma vez que deixa sinais clínicos claros e objetivos. Sua etiologia é composta por uma mistura complexa de fatores biológicos, ambientais, sociais e comportamentais (LICET; JUDITH; SOLEDAD; et.al. 2015).

Considerada um dos maiores problemas para a odontologia, a cárie dental prejudica a integridade dos elementos dentais e pode resultar em danos irreversíveis, levando a necrose pulpar, causando desconforto e um grande impacto na qualidade de vida das pessoas. Em determinadas regiões, a distribuição da doença é centralizada em grupos específicos (JOSÉ LIMA, 2007).

O índice CPO-d é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para medir e comparar a experiência de cárie dentária em populações e vem sendo largamente utilizado em levantamentos epidemiológicos de saúde bucal. Seu valor expressa a média de dentes cariados, perdidos e obturados em um grupo de indivíduos (SILVIA; MARIA; RONALDO 2005).

No ano de 2000, cerca de 70% dos países atingiram a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a cárie dentária, que aos 12 anos de idade o índice CPO-d (Número de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados) deveria ser menor ou igual a três. Esses dados tornam a cárie ainda um problema de saúde pública (VALÉRIA; RAQUEL et al 2014).

2.5 ÍNDICE DE CPOD

O índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados é aplicado somente em dentes permanentes e não em dentes decíduos. (OLE; EDWINA 2011).

Com a mudança no padrão de distribuição da cárie dentária, o índice CPO-d (dentes cariados, perdidos e obturados) vem se mostrando um descritor populacional com menor significado do que quando essa distribuição era mais homogênea. Porém, existem casos em que medidas não individualizadas não são suficientes e assim, estratégias preventivas direcionadas, como a utilização de outros produtos fluoretados (dentifrícios, soluções para bochecho, géis para aplicações tópicas entre outros), combinadas com ações educativas e práticas adequadas de higiene bucal contribuirão para maiores mudanças no quadro

(6)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 6

epidemiológico da cárie dentária, principalmente no grupo de maior risco (SOUZA et al., 2013).

2.6 CPOD X RENDA

Os fatores socioeconômicos, como a renda familiar, a escolaridade e as condições de vida como o padrão alimentar, bem como a inserção social, apresentaram relação direta na prevalência da cárie dentária (MARÍLIA; LUDMILA; GLÁUCIA et al 2013).

Aspectos socioeconômicos e culturais na determinação de experiência de cárie dentária e na adoção de padrões de comportamento favoráveis à saúde bucal, concluíram que, quanto mais desfavorável for à situação socioeconômica, maior será o número de dentes afetados pela cárie, assim como a sua gravidade. A pobreza se reflete na falta de informações sobre os autocuidados necessários à promoção e manutenção da saúde bucal e também faz com que o acesso ao tratamento odontológico se torne mais difícil (DAN KAYNE DE ALMEIDA 2014).

Metodologia

Tendo em vista o exposto anteriormente requer-se uma revisão bibliográfica que aborde o assunto da influância da qualidade de vida nos índices de CPO-d e da prevalência de cárie na cidade de Getúlio Vargas.

O presente trabalho de pesquisa de campo foi feito na cidade de Getúlio Vargas-RS onde o número de pessoas entrevistadas foi de 376 pessoas. O desenho experimental e a coleta de dados da pesquisa foram do tipo quantitativo e se deu através da aplicação de um questionário validado de saúde bucal e de qualidade de vida objetivas que foram feitas para a amostra de ambos os sexos, em pessoas adultas entre 12 e 88 anos de idade.

Foi feito uma análise estatística descritiva para dados paramétricos e analíticos com correlações de Pearson e analise de regressão múltipla com nível de significância de 95%. Software SPSS Statistics 20 (IBM). Os dados foram coletados por meio de exame clínico bucal e questionários autoaplicáveis. A experiência de cárie foi avaliada através do índice CPO-d, que é obtido pela soma do número de dentes cariados, perdidos e obturados.

A cidade de Getúlio Vargas foi dividida em 5 bairros, com seus respectivos grupos, sendo eles: Grupo 1 ficou responsável pelo bairro Centro; Grupo 2 bairro Santo Ándre; Grupo 3 bairro Champagnat; Grupo 4 bairro São Cristóvão e Grupo 5 bairro Santa Catarina.

(7)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 7 3 RESULTADOS E ANÁLISE

De acordo com a pesquisa de campo feita pelos alunos de Odontologia nível 5 da Faculdade IDEAU, obtivemos os seguintes resultados. Como podemos observar na tabela 1 abaixo, temos o número geral do índice CPO-d da população de Getúlio Vargas, com os resultados então, para dentes cariados a média foi de 0,53, para perdidos 9,41, já para dentes obturados a média foi de 3,16, na média de dentes hígidos em boca a média foi de 19,05. Dando um total de CPO-d de 11,44.

Total do CPOD da População

N Média Desvio Padrão

Cariados 341 0,53 1,336

Perdidos 358 9,41 11,332

Obturados 346 3,16 4,196

Dentes 375 19,05 11,202

CPO-D 286 11,44 9,893

Tabela 1: Número total do CPOD da população de Getúlio Vargas. Fonte: própria, 2016.

Podemos concluir com esses dados que ainda temos um número significativo de dentes perdidos, seja por razão de cárie ou por outras razões. Sabemos que a perda dental causa limitações das atividades cotidianas funcionais, além de afetar diretamente na estética e autoestima dos afetados, assim como em fatores sociais como sorrir em público, comunicação, alimentação, levando cada ao uso de próteses cada vez mais cedo (CAMILA; SULIVAN; SILVIA REGINA, 2005).

A presença dos dentes na cavidade oral não está apenas associada à beleza, estética e boa aparência, além de harmonizar a face, os dentes são importantes para mastigar os alimentos e para falar, pois sem eles as palavras não se articulam bem (VÍVIANN 2011).

Já em dentes cariados o valor que foi de 0,53 não foi tão elevado, ou seja, o fator cárie está cada vez mais baixo pelo fato de a população estar cada vez mais consciente de como evitar esta patologia.

Na tabela 2 abaixo relacionamos os índices de CPO-d entre homens e mulheres, e obtivemos o seguinte resultado, de que não houve diferença de estatística entre ambos os sexos. No gênero masculino obtivemos uma média de dentes cariados de 0,64; dentes perdidos de 9,01; dentes obturados de 3,27, já na média de números de dentes presentes em

(8)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 8

boca foram de 19,42. Dando-nos um total de CPO-d de 11,52 para homens. Já no gênero feminino, a média de dentes cariados ficou em 0,46; dentes perdidos 9,71; dentes obturados 3,08 e o número de dentes hígidos presentes em boca foi de 18,78, totalizando um índice de CPO-d de 11,38.

CPOD Homens X Mulheres

Group Statistics GÊNERO 1=Masculino 2=Feminino N Média Desvio Padrão Diferença Estatística (Significância 5%) Cariados 1 143 0,64 1,451 NÃO (p>0,05) 2 198 0,46 1,245 Perdidos 1 150 9,01 11,109 NÃO (p>0,05) 2 208 9,71 11,508 Obturados 1 147 3,27 4,448 NÃO (p>0,05) 2 199 3,08 4,009 Dentes 1 157 19,42 11,002 NÃO (p>0,05) 2 218 18,78 11,362 CPO-D 1 126 11,52 9,745 NÃ (p>0,05) 2 160 11,38 10,038

Tabela 2: Relação entre o índice de CPOD entre Homens e Mulheres da cidade de Getúlio Vargas. Fonte: Própria 2016.

Na Tabela 3 abaixo quando avaliamos os dados referentes à renda posteriormente correlacionados com o índice de dentes cariados, perdidos e obturados, pode-se perceber que aqueles indivíduos que possuíam uma menor renda apresentam maior número de dentes cariados perdidos e obturados. No grupo 1, apresentou o CPO-d de 14,37, já no grupo 2, a média de ficou de 9,56, no grupo 3, a média foi de 9,24, e no grupo 4, o CPO-d foi de 7,0 apresentando uma média total de 11,51.

As influências dos aspectos socioeconômicos e culturais na determinação de experiência à cárie dentária mostram que quanto mais desfavorável é a situação socioeconômica, maior tendia ser o número de dentes afetados pela doença cárie, assim como sua gravidade (DAN KAYNE DE ALMEIDA 2014).

(9)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 9

CPOD X RENDA CPO-D Grupo de Renda Pessoas no Grupo Média CPOD Desvio Padrão Diferenças Estatísticas 1 120 14,37 10,880 AC 2 130 9,56 8,495 B 3 29 9,24 9,113 BC 4 5 7,00 7,176 BC Total 284 11,51 9,885

Tabela 3: Relação entre renda e índice de CPOD. Fonte: Própria 2016.

A tabela 4 abaixo mostrou que a escolaridade tem efeito no CPO-d, pois as pessoas com o ensino médio incompleto apresentaram uma média de 17,45, quando comparados com a média dos entrevistados que tem o ensino superior completo que foi de 5,78.

Tabela 4: Relação entre escolaridade e CPOD. Fonte: Própria 2016.

Os dados obtidos na pesquisa apresentados na tabela abaixo, mostram que dos 376 entrevistados, 32,2 % das pessoas faziam o uso de prótese dentária, sendo 41,2% faziam o uso de prótese na arcada superior, sendo 74,2% das próteses totais removíveis, 20,6% parcial removível e 5,2% de prótese total sobre implante. Já 33,2% faziam o uso da prótese na arcada inferior, sendo 59,2% total removível, 34,4% parcial removível e 6,4% de total sobre implante.

Já para o resultado de pessoas que não faziam o uso de qualquer tipo de prótese dentária, o percentual foi de 25,5 %. Dentre as pessoas que faziam o uso de prótese, foi feita a pergunta se estavam satisfeitos com sua prótese dentaria atual; sendo que 72,3% responderam que sim estavam satisfeitos e 27,7% respondeu que não estavam satisfeitos. Os motivos para a

CPOD X ESCOLARIDADE CPOD

Grupo de Escolaridade Pessoas no Grupo

Média CPOD

Desvio Padrão Diferenças Estatísticas 1 119 17,45 10,678 A 2 47 8,81 7,939 B 3 84 6,82 5,829 B 4 36 5,78 5,748 B Total 286 11,44 9,893

(10)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 10

insatisfação foram diversos, sendo a má adaptação causando desconforto, e o não costume de usar.

A perda total de dentes (edentulismo) ainda é aceita pela sociedade como algo normal e natural com o avanço da idade, e não como reflexo da falta de políticas preventivas de saúde, destinadas principalmente à população adulta, para que mantenha seus dentes até idades mais avançadas (CLAUDIA; SÉRGIO FERNANDO 2002).

Total de Usuários de Prótese Dentária Superior e Inferior Total Percentual

Usam Prótese Superior + Inferior 121 (32,2%)

Prótese superior 155 (41,2%)

Total Removível 115 (74,2%)

Parcial Removível 32 (20,6%)

Total sobre implante 8 (5,2%)

Prótese Inferior 125 (33,2%)

Total Removível 74 (59,2%)

Parcial Removível 43 (34,4%)

Total sobre implante 8 (6,4%)

Não usam prótese 96 (25,5%)

Tabela 5: Total de Usuários de Prótese Dentária Superior e Inferior. Fonte: Própria, 2016.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente trabalho teve como objetivo avaliar e acompanhar o estado de saúde bucal, e o índice de CPO-d bem como os dados de qualidade de vida da população de Getúlio Vargas-RS. Com a pesquisa podemos observar que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde bucal, procupando reabilitação estética e funcional mais cedo.

Um fator que muitas vezes é ignorado pela população, mas que tem total influência sobre a saúde bucal é a alimentação. Alimentos carioativos devem ser consumidos de maneira equilibrada, diminuindo assim o consumo exagerado de açúcar, prevenindo o surgimento da cárie. A fluoretação do abastecimento de água também ajuda na prevenção e controle da cárie para aqueles que têm acesso a este serviço.

(11)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 11

De acordo com esse estudo verificou-se uma influência da condição socioeconômica e do grau de escolaridade na condição de saúde bucal na amostra estudada, além de revelar um maior acesso da população de maior renda e maior escolaridade aos atendimentos odontológicos restauradores. Podemos observar também um número significativo de dentes perdidos seja por razões de carie ou por outras razões. Sabemos também que a perda de um ou mais elementos dentários afetam não só a saúde bucal, mas sim na vida social e autoestima das pessoas.

Acredita-se então, que se as pessoas tivessem mais informações e mais oportunidades, devido à sua baixa escolaridade e renda, poderia-se diminuir ainda mais esse índice, fazendo com que cada vez menos pessoas percam seus dentes devido à falta de tratamento dentário. No município de Getúlio Vargas, não houve diferença estatística entre o índice de CPO-d entre homens e mulheres.

Sabemos que Informações e orientações tanto aos pais quanto às crianças facilitam a aceitação do tratamento dental. A conscientização a respeito dos problemas bucais é alcançada quando se consegue aumentar o nível de conhecimento dos indivíduos. Portanto esta conscientização deve começar des de cedo a ser passada pelos pais a criança, incluindo a escovação como uma rotina diária.

Com o apoio das escolas, incluindo teatros como uma forma de chamar à atenção das crianças a importância da escovação, talvez este número significativo do fator cárie e perda dentária precoce diminuíssem, diminuindo assim o edentulismo precoce.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Dan Kayne. CORRELAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL, CONDIÇÕES

SOCIOECONÔMICAS E GRAU DE ESCOLARIDADE DE PACIENTES DO PSF SÃO PEDRO NA CIDADE DE TRÊS CORAÇÕES – MG. Alfenas- Minas Gerais 2014.

Disponível em: < https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/correlacao-saude-bucal-condicoes-socioeconomicas.pdf >. Acesso em: 30 mai. 2016. 16h30min.

ÁLVAREZ, Licet; LIBERMAN, Judith; ABREU, Soledad; et al. Dental caries in

Uruguayan adults and elders: findings from the first Uruguayan National Oral Health

Survey. Rev. Saúde Pública, 2015. Disponível em:

http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2015000801663&lang=pt. Acesso em 27de março. De 2016.

ANTUNES Ferreira José Leopoldo; NARVAI Capel Paulo. Políticas de saúde e seu impacto

(12)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 12

ARENA, Simone Sagres. Exercício físico e qualidade de vida: avaliação, prescrição e

planejamento. São Paulo. Phorte, 2009. 204p: il. Pág 31, 32 e 33.

BRIZON Cândido Valéria; MELO Rossete Raquel; ZARZAR Maria Patrícia, et al.

Indicadores socioeconômicos associados a cárie dentaria: Uma revisão critica. Montes

Claros-MG 2014.

COLUSSI, Claudia Flemming; FREITAS, Sérgio. F. Torres. Aspectos epidemiológicos da

saúde bucal do idoso no Brasil. Epidemiological aspects of oral health among the elderly

in Brazil. Disponível em: <

https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0588.pdf>. Acesso em: 04 de jun de 2016.

CYPRIANO, Silvia; DE SOUZA, Maria da Luz. R; WADA, Seichi Ronaldo. Avaliação de

índices CPOD simplificados em levantamentos epidemiológicos de cárie dentária. Rev.

Saúde Publica 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v39n2/24054.pdf. Acesso em 16 de abri. De 2016.

DIAS, Carlos R. Promoção e proteção da saúde bucal na família: O cotidiano da

prevenção. São Paulo: Santos, 2012.

FEJERSKOV, Ole; KIDD, Edwina. Cárie Dentária- a Doença e seu tratamento clínico. São Paulo: Santos, 2011.

GLÓRIA, Víviann. F. Viana. Relação entre condições bucais e a saúde geral. Disponível em: < https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3393.pdf >. Acesso em 04 de jun de 2016.

LIMA, José. E. Oliveira. Cárie dentária: um novo conceito. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/dpress/v12n6/a12v12n6.pdf >. Acesso em 02 de jun de 2016.

MAHAN, Kathleen. L; STUMP, Sylvia Escott. KRAUSE alimentos, nutrição e

dietoterapia [tradução Natalia Rodrigues Pereira... et al.] – Rio de Janeiro: Elsevier 2010.

MULLER, Ida Beatriz; CASTILHOS, Eduardo Dickie; CAMARGO, Maria BEATRIZ. J; GONÇALVES, Helen. Experiência de Cárie e utilização do serviço público odontológico

por escolares: estudo descritivo em Arroio do Padre, Rio Grande do Sul, 2013.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ress/v24n4/2237-9622-ress-24-04-00759.pdf. Acesso em 16 de abri. 2016.

NOGUEIRA, Izolda Maria. C. Estudo da relação entre CPO-D (Número De Dentes

Permanentes Cariados, Perdidos E Obturados) E Severidade de Cárie. Universidade

Estadual do Ceará. Fortaleza Ceará 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp113102.pdf. Acesso em 15 de março. De 2016.

NORONHA, Daniele D; DIAS, Diego dos Santos; SILVEIRA, Marise F, et al. Qualidade de

vida relacionada à saúde entre adultos e fatores associados: Um estudo de base populacional. Rio de Janeiro 2016. PEREIRA, Ana Luiza. Influência da condição de Saúde

(13)

__________________________________________________________________________________________ Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação – ISSN: 2316-1566 – Getúlio Vargas – RS – Brasil 13 na qualidade de vida dos indivíduos. Campos Gerais- Minas Gerais. 2010. Disponível em:

https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0986.pdf. Acesso em: 17 de abri. 2016

SÁ, Camila Neves; HUBNER, Sulivan; REIS, Silvia. R de Almeida. Efeitos emocionais da

perda dos dentes em adultos. Emotional effects of tooth loss is adults. Disponível em: <

file:///C:/Users/Win%207/Downloads/7591-57883-1-PB.pdf >. Acesso em 04 abri. 2016.

SOUZA, Maria da Luz Rosário de et. al. Cárie dentária e necessidades de tratamento em

adolescentes paulistas. Rev. Saúde Pública, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v47s3/0034-8910-rsp-47-supl3-00050.pdf. Acesso em 01 de abr. de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

É importante dizer, ainda que seja óbvio, que o cinema não tem a pretensão de tomar o lugar da literatura, muito menos compor uma obra que seja marcada pela repetição do texto

Levando em consideração que o gestor age como um importante moderador no processo de planejamento estratégico, este estudo objetiva identificar se o grau de

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo