• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO TIBAGI PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM. Edital 01/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO TIBAGI PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM. Edital 01/2017"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO TIBAGI

PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM Edital 01/2017

O Instituto Tibagi, instituição sem fins lucrativos, através do projeto “Adolescente Aprendiz em Eletroeletrônica”, objetiva promover a formação profissional de adolescentes, na área de Eletroeletrônica e Informática, encaminhando ao Mercado de trabalho na condição de aprendiz.

Para isso, em 2017, o Curso “A d o le sce nte A p re nd iz e m E letro e le trô n ica ” oferecerá 40 vagas para o curso, que serão preenchidas por estudantes que passarem pelo processo seletivo, cujas normas estão contidas neste edital. Os candidatos devem ter de 14 a 16 anos e 3 meses de idade, morar em Curitiba ou Região Metropolitana e possuir renda per capta familiar de até um salário mínimo e meio.

1 DISPOSIÇÕES GERAIS

Art 1º. – A seleção de candidatos para ingresso no curso Adolescente Aprendiz em Eletroeletrônica 2017 será realizada mediante processo seletivo, que consistirá e m 5 ( c i n c o ) e t a p a s s e n d o e l a s : 1- C a d a s t r o i n i c i a l n o s i t e w w w . i n s t i t u t o t i b a g i . o r g . b r.

2- P a l e s t r a i n f o r m a t i v a o b r i g a t ó r i a s o b r e o P r o g r a m a d e A p r e n d i z a g e m .

3- P r o v a d e c o n h e c i m e n t o s b á s i c o s e m M a t e m á t i c a , P o r t u g u ê s e u m e x e r c í c i o d e p r o d u ç ã o d e t e x t o . A s p r o v a s s ã o e l i m i n a t ó r i a s e visam avaliar além do domínio dos conteúdos das disciplinas do E n s i n o F u n d a m e n t a l , as capacidades de articular ideias com clareza, de relacionar e interpretar fatos e dados e de raciocinar de maneira lógica.

(2)

5- Visita Domiciliar – será realizada pelo Departamento de Assistência Social na residência dos candidatos aprovados nas etapas.

2 INSCRIÇÕES

Art. 2 .º – Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.

Art. 3.º – As inscrições serão realizadas no período compreendido entre as 08 horas do dia 02 de Julho de 2016 até às 23:59 horas do dia 10 Fevereiro de 2017.

Art. 4 – A inscrição deverá ser feita pela Internet (www.institutotibagi.org.br), mediante o preenchimento do formulário de inscrição, e será consolidada após a confirmação do envio recebida no e-mail cadastrado.

Art. 5 – O candidato portador de necessidades especiais que se enquadre nas categorias discriminadas no Decreto Federal nº 3.298/1999, em seus artigos 3º e 4º, este último com a redação dada pelo Decreto nº 5.296/2004, participará do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que diz respeito ao conteúdo das provas, aos critérios de aprovação, aos dias e horários da aplicação das provas e a nota mínima exigida.

Art. 6 – A partir de 13 de Fevereiro de 2017, o candidato poderá verificar no seu e-mail cadastrado ou no endereço eletrônico www.institutotibagi.org.br, a confirmação da sua inscrição assim como o local da palestra informativa, data e horário de prova da 1ª fase do Processo Seletivo devendo, em caso de algum problema, entrar em contato com o I n s t i t u t o T i b a g i pessoalmente ou pelo telefone (0xx41) 3024-9848.

(3)

3.1 PRIMEIRA FASE

Art. 7 – Na primeira fase do Processo Seletivo do Curso “Adolescente Aprendiz Eletroeletrônica” serão realizadas palestras nos dias 21, 22 ,23 e 24 de Fevereiro de 2017, com início às 14 horas e término às 15:30 horas na sala 109 do Instituto Tibagi conforme distribuição das iniciais dos nomes. A listagem será divulgada no site www.institutotibagi.org.br a partir de 13 de Fevereiro de 2017.

3.2 SEGUNDA FASE

Art. 8 – A segunda fase do Processo Seletivo, valendo 10 pontos, será constituída por duas provas: I- Raciocínio Lógico, com 1 0 questões objetivas, e versará sobre conteúdos do Ensino Fundamental. II- Comunicação e Expressão com 10 questões objetivas e uma redação.

Art. 9 – A segunda fase do Processo Seletivo será realizada nos dias 06, 07, 08 e 09 de março de 2017 as 14 horas e término as 17 horas na sala 109 no Instituto Tibagi seguindo a mesma especificação de nomes da palestra informativa. Abaixo conteúdo das provas:

I- Língua Portuguesa: Interpretação de texto, gramática, variação linguística, funções de linguagem, coerência e coesão, gêneros textuais e redação.

II- Matemática: Operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) com números inteiros relativos (positivos e negativos), números decimais e números fracionários; expressões numéricas com números inteiros; potenciação; interpretação e resolução de problemas envolvendo todos os conteúdos relacionados nesta lista.

Art. 10 – Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver nota menor que 5,0 na prova de Raciocínio Lógico e Comunicação e Expressão.

Art. 11 – Serão convocados para a terceira fase os candidatos melhor classificados na segunda fase, em 1,3 vezes o número de vagas.

(4)

os candidatos nessa condição passarão à terceira fase.

Art. 13 – A convocação dos candidatos classificados para a terceira fase será feita pela Internet

(www.institutotibagi.org.br) após as 18 horas do dia 14 de Março de 2017, e pelo telefone (41)

3024-9848 a partir do dia 15 de Março de 2017. 3.3 TERCEIRA FASE

Art. 14 – A terceira fase do Processo Seletivo do Curso Adolescente Aprendiz Eletroeletrônica será composta por uma entrevista social, comum a todos os candidatos, na qual será avaliada a documentação exigida conforme consta no site www.institutotibagi.org.br, afim de comprovar a impossibilidade financeira do candidato de arcar com os custos de um curso de aprendizagem, bem como sua disponibilidade e interesse em participar das aulas.

Art. 15 - A entrevista socioeconômica será realizadas no período de 20 de março a 07 de abril de 2017, as 14:15 horas na sede do Instituto Tibagi conforme agendamento com o Departamento de Assistência Social.

Art. 16 – O candidato deverá apresentar todos os documentos que constam no site

www.institutotibagi.org.br em versão original. Não serão aceitas cópias.

Art. 17 - É de exclusiva responsabilidade do candidato certificar-se da documentação a ser apresentada no dia da entrevista bem como seu local e horário.

Art. 18 – A falta de qualquer documento solicitado, sem justificativa por escrito para ausência, desclassifica automaticamente o candidato.

Art. 19 – As Assistentes Sociais, devidamente capacitadas, emitirão em local apropriado (na ficha de entrevista) parecer com a menção: A – Aprovado, R – Reprovado e I – Reavaliação.

(5)

Art. 20 - Caso o parecer seja R ou I (reprovado ou reavaliação) deverá ser justificado em um Parecer Descritivo. Este parecer descritivo deverá conter os motivos que levaram os avaliadores à reprovação do candidato (a), bem como a indecisão dos entrevistadores quanto à aprovação ou reprovação.

Art. 21 – Haverá uma reavaliação dos documentos apresentados e da ficha de entrevista por outros entrevistadores que, em reunião específica, serão responsáveis por um novo parecer definitivo em relação aos candidatos que receberam o parecer (I - Reavaliação).

Art. 22 – A avaliação da renda levará em conta o número de moradores na residência do candidato, o valor das despesas cotidianas e o número de pessoas que contribuem para a renda familiar.

Art. 23 – Caso o número de aprovados na entrevista seja superior ao número de vagas do

Curso os candidatos aprovados serão reclassificados em ordem decrescente em relação à nota final (NF) do concurso que será calculada pela fórmula: NF = NP + NR, sendo NP = nota da prova de raciocínio lógico e NR = nota da prova de produção de texto.

§ 1º. - Na ocorrência de candidatos com igual desempenho o desempate será efetuado, para fins de classificação nas vagas, considerando sucessivamente:

I – Maior nota na prova da disciplina de Matemática; II – Maior nota na prova da disciplina de Português.

§ 2º. A convocação dos candidatos classificados para a visita social será dia 12 de Abril de 2017 através um telefonema do Departamento de Assistência Social agendando a visita domiciliar.

3.3 PROCEDIMENTOS GERAIS

Art. 24 – Para realização da prova além do material necessário (caneta esferográfica de tinta preta, lápis ou lapiseira e borracha), o candidato deverá apresentar a via original do documento oficial de identidade. Art. 25 – Na sala de prova e durante sua realização, não será permitido ao candidato:

(6)

a) manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos (telefone celular ou similares, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.). O candidato que estiver portando qualquer desses instrumentos durante a realização da prova será eliminado do Processo Seletivo;

b) usar bonés, gorros, chapéus e assemelhados;

c) comunicar-se com outro candidato, utilizar livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

Art. 26 – A ausência do candidato em qualquer uma das fases, por qualquer motivo, tais como doença e atraso, implicará em sua eliminação do Processo Seletivo.

Art. 27 – Os candidatos classificados de acordo com os art. 16 ao 24 receberão a ligação da assistente social para agendar a visita domiciliar a partir do dia 12 de abril de 2017. Esta visita será para verificação das condições sociais e econômicas dos adolescentes, dando-se preferência aos candidatos das famílias com menor renda e em situação de risco pessoal e social.

Art. 28 – O candidato classificado deverá comparecer com os responsáveis no dia 17 a 19 de maio de 2017 a partir das 14 horas na sede do Instituto Tibagi para assinatura do termo de compromisso de admissão no programa Curso Adolescente Aprendiz Eletroeletrônica. O candidato que não comparecer para assinatura do Termo de Compromisso, sob qualquer justificativa, será automaticamente eliminado do processo seletivo de 2017.

§ 1.º - É obrigatória a presença dos pais ou responsáveis para que, juntamente com o candidato, assinem o termo de compromisso de admissão no projeto Adolescente Aprendiz Eletroeletrônica.

Art. 29 – A aula inaugural do programa Adolescente Aprendiz Eletroeletrônica será no dia 22 de maio de 2017 as 14 horas na sede do Instituto Tibagi. O candidato deverá comparecer na aula inaugural acompanhado pelos pais ou responsáveis e o candidato que não comparecer à aula inaugural do curso, sob qualquer justificativa, será automaticamente eliminado do processo seletivo 2017.

(7)

4 CHAMADAS COMPLEMENTARES

Art. 30 – No caso de não comparecimento à matrícula ou desistência do curso, serão realizadas chamadas complementares, de acordo o número de vagas ociosas.

Art. 31 – Os candidatos convocados nas chamadas complementares serão aqueles aprovados na segunda fase do Processo Seletivo e que, de acordo com a nota final, estiverem classificados dentro do número de vagas disponíveis.

§ 1.º Os candidatos indicados por voluntários ou parceiros do projeto deverão participar de todas as etapas do processo seletivo e serão chamados de acordo com sua classificação, a partir da 2ª chamada complementar, caso não sejam classificados na 1ª chamada, sem prejuízo aos candidatos classificados na chamada geral.

5 DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 32 – Os documentos relativos ao Processo Seletivo serão guardados por seis meses após a divulgação do resultado (chamada geral).

Art. 33 - Será eliminado do Processo Seletivo Projeto Adolescente Aprendiz em Eletroeletrônica ou terá sua matrícula cancelada, em qualquer época, o candidato classificado que tenha realizado o Processo Seletivo ou a matrícula usando documentos, declarações ou informações falsas ou outros meios ilícitos. Art. 34 – Se o candidato necessitar de declaração de participação no Processo Seletivo deverá solicitar ao Setor de Pedagogia, no seu local de realização de prova e/ou entrevista, somente nos dias do Processo Seletivo.

Art. 35 – São de inteira responsabilidade do candidato a interpretação deste Edital, bem como o acompanhamento da publicação de todos os atos, instruções e comunicados ao longo do período em que se realiza este Processo Seletivo, não podendo deles alegar desconhecimento ou discordância.

(8)

Art. 36 – Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenação Pedagógica e pela Gestão do Instituto Tibagi, quando for o caso.

Curitiba, 01 de Fevereiro de 2017.

ROBERTA SOUZA REGINA CELIA VOGLIOTTI Coordenadora Pedagógica Gestora Administrativa

ÉDIO FURLANETTO Presidente

Referências

Documentos relacionados

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

No âmbito das matrículas estrangeiras, os CTT realizam a cobrança de portagens das autoestradas com cobrança exclusivamente eletrónica (Ex-Scuts), através de diversos

Parágrafo Terceiro - No caso de fechamento dos mercados e/ou em casos excepcionais de iliquidez dos ativos componentes da carteira do FUNDO, inclusive em

Com efeito, o Juiz de primeira instância apontou concretamente a presença dos vetores contidos no art. 312 do Código de Processo Penal, indicando motivação suficiente

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

Desta forma, no presente trabalho, objetivou-se estudar o desempenho de sistemas de tratamento compostos por filtros anaeróbios seguidos de sistemas alagados construídos