• Nenhum resultado encontrado

MEMÓRIAS DO PRIMEIRO WORKSHOP DA REDE DE PESQUISA PECUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMÓRIAS DO PRIMEIRO WORKSHOP DA REDE DE PESQUISA PECUS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MEMÓRIAS DO PRIMEIRO WORKSHOP DA REDE DE PESQUISA PECUS

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2011 foi realizado o Workshop Inicial da Rede de Pesquisa – PECUS no Hotel Eldorado Village no município de Atibaia, SP.

A programação foi a seguinte: QUINTA-FEIRA (DIA 17/11/2011) PERÍODO DA MANHÃ

08:00-08:25 h: Apresentação do protocolo finalizado “Avaliação dos componentes produtivos da pastagem e do animal” (Prof. Valdo Rodrigues Herling – FZEA/USP)

08:25 - 09:50 h: Apresentação do protocolo finalizado “Medição de fluxos de gases de efeito estufa” (Dra. Josiléia Acordi Zanatta – CNPF/EMBRAPA)

09:50 - 09:15 h: Apresentação do protocolo finalizado “Avaliação da emissão de metano entérico” (Dr. Luiz Gustavo Ribeiro Pereira – CPPSE/EMBRAPA)

09:15 - 9:40 h: Apresentação do protocolo finalizado “Avaliação do estoque de carbono no solo” (Dr. Fernando Fernandes – CPAP/EMBRAA)

9:40 - 10:05 h: Apresentação do protocolo finalizado “Coleta de biomassa florestal” (Dra. Josiléia Acordi Zanatta – CNPF/EMBRAPA)

10:05 - 10:30 h: INTERVALO

10:30 - 11:00 h: Palestra “Estado da arte da ciclagem de nitrogênio em sistemas agropecuários e a interface com a emissão de gases de efeito estufa” (Prof. Dr. Paulo Cesar Ocheuze Trivelin – CENA/USP)

11:00 - 11:30 s: Apresentação do Projeto Componente “Dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção pecuária do bioma Mata Atlântica” (Dr. André de Faria Pedroso CPPSE/EMBRAPA)

11:30 - 12:00 h: Apresentação do Projeto Componente “Dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção pecuária do bioma Pampa” (Dra. Teresa Cristina Moraes Genro CPPSUL/EMBRAPA)

(2)

QUINTA-FEIRA (DIA 17/11/2011) PERÍODO DA TARDE

12:01 - 13:30 h: ALMOÇO

13:30 - 14:00 h: Apresentação do Projeto Componente “Dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção pecuária do bioma Caatinga” (Dra. Salete Alves de Moraes CPATSA/EMBRAPA)

14:00 - 14:30 hs: Apresentação do Projeto Componente “Dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção pecuária do bioma Cerrado” (Dr. Roberto Giolo de Almeida CNPGC/EMBRAPA)

14:30 - 15:00 h: Apresentação do Projeto Componente “Dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção pecuária do bioma Pantanal” (Dra. Ana H. B. Marozzi Fernandes - CPAP/EMBRAPA)

15:00 - 15:30 h: Apresentação do Projeto Componente “Dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção pecuária do bioma Amazônia” (Dra. Lucietta Martorano - CPATU/EMBRAPA)

15:30 - 16:00 h: INTERVALO

16:00 - 16:30 h: Apresentação do Projeto Componente “Avanço conceitual em diagnóstico e estratégias de mitigação de metano entérico em ruminantes no Brasil” (Dr. Luiz Gustavo Ribeiro Pereira - CNPGL/EMBRAPA)

16:00 - 18:00 h: Reunião dos membros dos comitês de protocolo de pesquisa com demandadores (Grupos estarão distribuídos em cinco salas)

(3)

SEXTA (DIA 18/11/2011) PERÍODO DA MANHÃ

08:00 - 08:30 h: Rede de pesquisa PECUS e as relações internacionais (Gustavo Mozzer - SRI/EMBRAPA e Luís Gustavo Barioni – CNPTIA/EMBRAPA)

8:30 - 08:45 h: Plataforma de mudanças climáticas da Embrapa (Giampaolo Pellegrini – CNPTIA/EMBRAPA)

08:45 - 10:00 h: Discussão sobre a política de uso de banco de dados (Coordenadores do debate – Marcos Visoli - CNPTIA/EMBRAPA e Patrícia Perondi Anchão Oliveira CPPSE/EMBRAPA)

10:00 - 10:30 h: INTERVALO

10:30 - 12:00 h: Oficina de aproximação entre os demandadores PCs Modelagem biofísica, Economia e Geotecnologias com os Projetos Componentes fornecedores de dados, especialmente líderes de Planos de Ação responsáveis por Sistemas de Produção. (Grupos estarão divididos em três salas).

12:00 h ENCERRAMENTO – plantio de árvores. 12:30 h – almoço no Hotel

As apresentações seguiram, de maneira geral, o roteiro sugerido:  título do projeto componente;

 lista das instituições envolvidas;  objetivo geral;

 objetivos específicos relevantes;

 apresentação da estrutura do projeto componente mencionando todos os seus planos de ação, líderes e atividades principais;

 cronograma de desenvolvimento das atividades (realizadas, planejamento para o próximo ano);

 dificuldades encontradas (compra de equipamentos, necessidade de mão de obra, bolsistas);

 resumo orçamentário (o que já foi realizado como a compra de equipamentos, insumos, captação de recursos externos e demandas por mais recursos);  demanda por treinamento técnico

(4)

Os principais pontos levantados durante as discussões, nos diversos painéis, foram: Protocolo de avaliação dos componentes produtivos da pastagem:

Foi solicitado que seja fomentada a discussão sobre degradação de pastagens, no sentido de definir as características de uma pastagem degradada para cada Bioma, ou ainda, criar um formulário a ser preenchido com as características da pastagem que foi considerada degradada em cada experimento e/ou Bioma.

O prazo para a apresentação do protocolo final será 01/03/2011 Protocolo de avaliação do componente florestal:

Os pontos solicitados aos membros do comitê responsável pelo protocolo, foram:  Indicação das equações alométricas para cada tipo de vegetação natural inserida em

cada Bioma.

 Indicação das equações alométricas para florestas plantadas

 Orientação de como fazer solicitação de autorização para intervenção de baixo impacto nas áreas de floresta, para a abertura de trincheiras, coleta de amostras de solo e plantas.

 Verificar se o carbono contido na vegetação natural entra no balanço de carbono, ou se apenas será considerado o carbono contido no solo.

O prazo para a apresentação do protocolo final será 01/03/2011 Protocolo para avaliação de desempenho animal:

Foi criado um comitê, composto pelos Profs. Paulo César de Faccio Carvalho, Paulo Henrique Mazza Rodrigues e Valdo Rodrigues Herling e pelos pesquisadores Alexandre

Mendonça Pedroso, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, Roberto Guimarães Júnior, Teresa Cristina de Moraes Genro, para redigir um protocolo de avaliação de desempenho animal, com ênfase em métodos de avaliação do consumo pelos animais.

O relator será o pesquisador Alexandre Mendonça Pedroso. O prazo para a apresentação do protocolo final será 01/03/2011 Protocolo de avaliação de carbono:

Será inserido um item, solicitando o armazenamento das amostras de solo até o fim do projeto, devido à necessidade de realização de fracionamento da matéria-orgânica, para atender alguns softwares de modelagem biofísica.

Foi levantada a necessidade de se fazer um glossário com os termos relacionados ao tema “carbono”.

Foi solicitado que seja melhor explicada a necessidade de obtenção de amostras além daquelas obtidas das trincheiras, explicitando o número de amostras por ponto, o procedimento de amostragem e a localização das amostras. Tais questionamentos referem-se ao parágrafo: “Trados podem ser utilizados para retirar amostras para as análises do C etc., e é recomendado que para cada parcela/sítio de amostragem seriam retiradas 25 amostras nos intervalos até 30 cm, e pelo menos 5 até 100 cm. Na coleta com trado deve haver o cuidado de que não haja contaminação das amostras das camadas mais inferiores com solo das camadas mais superficiais”.

Para a versão final do protocolo, deverão ser consultados os seguintes representantes de cada Bioma: Mata Atlântica – Débora Milori e Aline Segnini, Cerrado – Manuel Macedo e Salton, Amazônia – Falberni, Carlos Veloso e Márcia Grisi, Pantanal – Fernando Fernandes, Caatinga Vanderlisse e Rafael Tonucci e Pampa – Cimélio Bayer

O prazo para a apresentação do protocolo final será 01/03/2011 Comitê de Análise Estatística:

(5)

Foi criado o comitê para análise estatística dos resultados, inicialmente será composto pelo Prof. Carlos Tadeu Dias e pelo pesquisador Waldomiro Barioni Júnior.

Necessidade de investimentos

Em termos de necessidade de equipamentos, será preparada uma lista a ser discutida com o gestor do Macroprograma 1, devido à necessidade de aquisição de moinho de rolo, bomba de vácuo, fluxômetro e manômetro.

Os líderes dos Biomas Pantanal, Cerrados e Caatinga relataram que não possuem bomba de vácuo.

Demandas por treinamentos:

A líder do projeto Pecus deverá solicitar ao Prof. Adib, do CENA/USP, o mais breve possível, um curso de radioproteção para os integrantes da rede PECUS

A líder, juntamente com os membros do comitê de avaliação da emissão de metano entérico, deverá organizar dois cursos, nos meses de fevereiro e agosto/2012, em São Carlos, SP, para treinamento na construção dos aparatos e na mensuração de metano entérico.

A líder do projeto deverá organizar, juntamente com os membros do comitê de avaliação do componente florestal, um curso em maio de 2012 sobre metodologia para avaliação do componente florestal.

PECUS – Gestão: Foi solicitado:

- Colocar regras de uso da marca Pecus na página da rede , com acesso restrito.

- Colocar os protocolos e as características dos sistemas de produção na página da rede PECUS.

- Lembrar os membros do projeto de mencionar o nome do projeto por ocasião da publicação de resultados.

Será necessário marcar reunião do comitê gestor e comitê técnico para o mês de fevereiro de 2012.

Foi instituído o Comitê de Publicações da Rede de Pesquisa PECUS, composto inicialmente pelo pesquisador Paulo Armando Oliveira, pela Líder do Projeto, pelos líderes de Projeto Componente, por Milena Ambrosio Telles e Cristiane Fragalle . Também serão convidados para compor esse comitê um profissional da área de jornalismo e outro da área de biblioteconomia.

PECUS – BD: Plataforma de tecnologia da informação para a organização, integração, sistematização e extração de dados relacionados à quantificação da emissão de gases de efeito estufa nos sistemas de produção agropecuária:

Foram discutidos vários pontos:

- Questão de autoria e propriedade dos resultados

- Indicação dos dados que alimentarão o banco, o uso de planilhas, a padronização das planilhas e a necessidade do uso de coordenadas geográficas e data (data x espaço)

- Responsabilidade de checagem dos dados, inserção do delineamento experimental, tratamento dos metadados, quanto à publicação

- Inserção dos formulários de caracterização dos sistemas de produção no banco de dados

(6)

Como o assunto é complexo, foi criado um comitê para elaboração da política de uso dos dados composto pelos líderes de projeto componente, pelo pesquisador Fernando C. C. Fernandes, do CPATU. O relator do comitê será o pesquisador Marcos Visoli, que está

encarregado de redigir uma primeira versão da política de banco de dados e de submetê-la ao comitê para avaliação.

Referências

Documentos relacionados

and decreased quality of life in the general adult population. The clinical impact of sagittal spino-pelvic alignment on musculoskeletal symptoms and quality of

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

informação de interesse coletivo em sentido lato, que comporta toda a multiplicidade de informações produzidas pela Administração Pública e pelos que atuam em nome do

However, we emphasize that in the model considered in this paper the information exchange between agents is possible only at discrete random update times and the waiting time

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá