• Nenhum resultado encontrado

ASSISTENTE SOCIAL. Português Informática Legislação, Conhecimentos Gerais e Específicos Total de questões - 35

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ASSISTENTE SOCIAL. Português Informática Legislação, Conhecimentos Gerais e Específicos Total de questões - 35"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Concurso Público

Código: 323

ASSISTENTE SOCIAL

Escreva seu nome e número de inscrição de forma legível nos locais indicados:

Nome do(a) Candidato(a) Nº de inscrição

Este caderno de questões está assim constituído:

DISCIPLINAS Nº QUESTÕES

Português Informática

Legislação, Conhecimentos Gerais e Específicos

10 05 20 Total de questões -

35

INSTRUÇÕES:

Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTAS e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a substituição ao fiscal.

Após conferir seus dados no cartão de respostas (NOME, Nº da INSCRIÇÃO e CARGO), assine no local indicado.

O CARTÃO DE RESPOSTAS é o único documento de correção, devendo ser preenchido com bastante atenção, à caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, marcando uma única alternativa em cada questão.

Verifique no cartão de respostas as instruções para preenchimento. Não rasure, não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha.É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

Se o CARTÃO DE RESPOSTAS contiver maior número de alternativas e/ou de questões, preencha apenas as correspondentes à sua prova; as demais ficam em branco.

Durante a realização da prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

O tempo de duração da prova objetiva será de até 3 horas.

Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal da sala, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado, o CADERNO DE QUESTÕES, tendo em vista a obrigatoriedade de arquivo no Município.

A parte destacável no final desta capa, que serve para copiar as suas respostas, somente poderá ser destacada no ato da entrega do material na mesa do fiscal.

Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais até a coordenação para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, após concluído.

Direitos autorais reservados à Objetiva Concursos Ltda. Proibida a reprodução, ainda que parcial, sem autorização prévia.

. . . (dobre e destaque esta parte para copiar suas respostas). . . . . .

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

OBJETIVA CONCURSOS LTDA. Fone/Fax: (51) 3335.3370 Site: www.objetivas.com.br

(2)

PORTUGUÊS

Considerando que, entre os terroristas, há um significativo contingente de potenciais suicidas, é pertinente indagar se a cetamina poderia ser usada também como droga antiterrorista.

Na edição da revista Nature de 3 de dezembro, há três artigos que, embora versem sobre temas distintos, talvez tenham elos entre si. O primeiro deles, uma reportagem escrita por Sara Reardon, trata de suicídio, 15ª causa mais comum de morte em todo o mundo – número, ao mesmo tempo, surpreendente e alarmante.

Reardon menciona que o suicídio, ao contrário do que se possa imaginar, não é mais frequente em pessoas que sofrem de depressão, o que não significa, no entanto, que os suicidas não apresentem distúrbios mentais de outra natureza.

O fato é que, atualmente, há um esforço investigativo no sentido de compreender os mecanismos cerebrais envolvidos no comportamento suicida. Por exemplo, Reardon comenta um dos projetos em andamento, em que pessoas que tentaram suicídio há menos de um ano terão a função e a estrutura de seu cérebro comparadas ______ de indivíduos com depressão e/ou ansiedade e de pessoas saudáveis. A esperança é que algum parâmetro se manifeste apenas no primeiro grupo e forneça pistas sobre o que se passa na mente do suicida.

Como parte do estudo, o grupo dos suicidas também receberá cetamina. Esse composto psicoativo antes empregado como anestésico e mais modernamente usado como droga recreativa (tem efeitos psicotrópicos semelhantes aos do LSD) revelou a interessante propriedade de eliminar rapidamente nos potenciais suicidas seus pensamentos e comportamentos característicos, sem alterar o quadro geral de depressão naqueles que sofrem do transtorno. Em outras palavras, a cetamina parece ser muito específica com relação ______

inibição da tendência suicida. Embora a duração do efeito da cetamina seja curta – uma semana, em média –, o estudo pode vir a revelar quais receptores do sistema nervoso afetam de modo tão radical esse fundamental caráter da autopreservação dos seres vivos.

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/... - adaptado.

1) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

a) as - à b) às - a c) às - à d) as - a

2) Quanto ao texto, analisar a sentença abaixo:

Investigações estão sendo feitas para compreender os mecanismos cerebrais envolvidos no comportamento suicida e, para isso, a função e a estrutura do cérebro de pessoas que tentaram suicídio serão comparadas com o cérebro de pessoas que têm depressão e/ou ansiedade e de pessoas saudáveis (1ª parte). A cetamina é um composto psicoativo que fora empregado como anestésico e vem sendo usado como droga recreativa, ou seja, tem efeitos psicotrópicos semelhantes ao LSD (2ª parte).

A sentença está:

a) Totalmente correta.

b) Totalmente incorreta.

c) Correta somente em sua 1ª parte.

d) Correta somente em sua 2ª parte.

3) Sobre a pontuação, analisar os itens abaixo:

I - De acordo com a Polícia Federal, os dados não liberados pelo Whatsapp seriam usados na produção de provas de investigações ligadas ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

II - Prender uma pessoa que não tem qualquer relação com uma investigação em andamento é uma medida arbitrária e nos preocupam os efeitos dessa decisão para as pessoas e a inovação no Brasil.

a) Somente o item I está correto.

b) Somente o item II está correto.

c) Os itens I e II estão corretos.

d) Os itens I e II estão incorretos.

4) A concordância está INCORRETA em:

a) O Camboja decidiu usar helicópteros de combate e mísseis para eliminar o crescente contrabando de madeira e a poda ilegal de árvores, atividades que fizeram com que o ritmo de desmatamento seja neste país um dos mais rápidos do mundo.

b) O Primeiro-Ministro cambojano, Hun Sen, afirmou recentemente, durante a inauguração do novo Ministério de Meio Ambiente em Phnom Penh, que tinha entregado dois helicópteros ao chefe da Polícia Militar, o General San Sokha, para que protegesse as florestas.

c) O Camboja perdem ao ano cerca de 2.000 quilômetros quadrados de floresta, segundo um relatório da organização Forest Trends de julho de 2015.

d) Com um tom irônico, Hun Sen se perguntou como as autoridades não podiam acabar com o contrabando de madeira.

(3)

www.objetivas.com.br

2

5) Quanto à colocação pronominal, analisar os itens abaixo:

I - “Os troncos são grandes, onde estão os olhos da Polícia, da Polícia Militar, da guarda florestal e do Ministério de Meio Ambiente?”, questionou o Presidente, que se sente uma vítima das críticas das organizações ambientalistas.

II - A destruição sistemática dos recursos naturais cambojanos é um dos maiores pilares econômicos do regime, uma fonte de receita que não só se mantém por causa de uma elite poderosa, mas que também ajuda a manter vivo o status quo de poder.

a) Somente o item I está correto.

b) Os itens I e II estão corretos.

c) Os itens I e II estão incorretos.

d) Somente o item II está correto.

6) Quanto ao emprego dos porquês, analisar os itens abaixo:

I - O Brasil é um país privilegiado, porque detém 12% de toda a água doce superficial do planeta.

II - Poças são altamente suscetíveis ao que ocorre em seu entorno e são consideradas ambientes muito resilientes, por que conseguem se restabelecer mesmo após eventos de seca extrema.

a) Os itens I e II estão incorretos.

b) Somente o item II está correto.

c) Os itens I e II estão corretos.

d) Somente o item I está correto.

7) Assinalar a alternativa INCORRETA quanto à flexão de gênero das palavras dadas:

a) Promotor - juíza.

b) Conde - condessa.

c) Frade - freira.

d) Monge - monja.

8) A palavra “neurológico” é formada pelo processo denominado:

a) Derivação prefixal.

b) Derivação sufixal.

c) Derivação regressiva.

d) Derivação parassintética.

9) Quanto ao emprego do acento indicativo de crase, analisar a sentença abaixo:

As poças estão concentradas nos topos das serras, a uma altitude aproximada de 700m, e encontram-se em depressões das rochas que afloram na superfície, em meio à vegetação típica de canga (1ª parte). A vegetação típica de canga se desenvolve sobre rochas ferríferas e tem baixo porte, devido à acidez dos solos da região e à exposição a altas temperaturas, sendo muitas vezes classificada como campo rupestre (2ª parte).

A sentença está:

a) Totalmente incorreta.

b) Correta somente em sua 2ª parte.

c) Correta somente em sua 1ª parte.

d) Totalmente correta.

10) Assinalar a alternativa que contém sublinhado um pronome:

a) O deputado entende que esta solução não dispensa o estudo e a adoção de políticas para substituir o caos reinante por um ambiente de vivência saudável na cidade.

b) Apesar de os vários grupos reconhecerem a necessidade da existência de regulação na noite, a área que o documento passa a regular foi o ponto menos consensual.

c) O Regulamento Municipal de Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais foi aprovado na Assembleia Municipal.

d) A deputada defendeu que todas as zonas citadinas predominantemente residenciais sejam abrangidas pelas condições do documento e apontou para a necessidade de vigilância e controle efetivos.

INFORMÁTICA

Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e, em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez.

Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente.

(4)

11) Segundo o Windows 7 Professional, para usar a caixa de pesquisa, deve-se abrir o menu Iniciar e começar a digitar. Não é necessário clicar dentro da caixa primeiro. À medida que o usuário digita, os resultados da pesquisa são exibidos acima da caixa de pesquisa, no painel esquerdo do menu Iniciar. Será exibido um programa, um arquivo ou uma pasta como resultado da pesquisa se:

I - Alguma palavra no título corresponder ao termo pesquisado ou começar com ele.

II - Algum texto no conteúdo do arquivo (como o texto de um documento de processamento de texto) corresponder ao termo pesquisado ou começar com ele.

III - Alguma palavra em uma propriedade do arquivo, como o autor, corresponder ao termo pesquisado ou começar com ele.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens I e III.

c) Somente os itens II e III.

d) Todos os itens.

12) De acordo com a Cartilha de Segurança para Internet, em relação às formas de prevenção do golpe do site de comércio eletrônico fraudulento, assinalar a alternativa INCORRETA:

a) Pesquisar na Internet sobre o site, antes de efetuar a compra, para ver a opinião de outros clientes.

b) Ser cuidadoso ao acessar links patrocinados.

c) Informar dados de pagamento caso o site não ofereça conexão segura ou não apresente um certificado confiável.

d) Procurar validar os dados de cadastro da empresa no site da Receita Federal.

13) No Internet Explorer 11 existem muitos tipos de arquivo que o usuário pode baixar da web: documentos, imagens, vídeos, aplicativos, extensões e barras de ferramentas para o navegador. Quando o usuário clicar em um arquivo que deseja baixar, o Internet Explorer perguntará o que o usuário deseja fazer com ele. Em relação às ações que o usuário poderá executar, dependendo do tipo de arquivo que está baixando, é CORRETO afirmar que a opção Abrir:

a) Salva o arquivo no local de download padrão no computador. Depois que o Internet Explorer executar uma verificação de segurança e terminar de baixar o arquivo, o usuário poderá abrir o arquivo e a pasta na qual ele está armazenado ou exibi-lo no Gerenciador de Downloads.

b) Abre o arquivo para exibi-lo, mas não o salva no

14) Periféricos de armazenamento armazenam informações do computador e permitem sua recuperação futura. Com base nisso, assinalar a alternativa que apresenta um periférico de armazenamento:

a) Pen drive.

b) Teclado.

c) Modem.

d) Caixa de som.

15) Considerando-se o Excel 2007, assinalar a alternativa que apresenta o botão que mostra valores menos precisos exibindo menos casas decimais:

a) b) c) d)

LEGISLAÇÃO, CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Atenção! Em todas as questões de legislação desta prova, serão consideradas as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste concurso.

Conhecimentos Gerais

16) Os problemas ambientais de âmbito nacional relacionados à degradação da diversidade biológica ocorrem desde a época da colonização, estendendo-se aos subsequentes ciclos econômicos. Atualmente, os principais problemas estão relacionados com as práticas agropecuárias predatórias, a atividade madeireira e a má gestão dos resíduos urbanos. Sendo os principais agravantes de ordem rural e urbana, os seguintes, entre outros:

I - Perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas.

II - Escassez da água pelo bom uso e gerenciamento das bacias hidrográficas.

III - Poluição do ar nos grandes centros urbanos.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens I e III.

c) Somente os itens II e III.

d) Todos os itens.

(5)

www.objetivas.com.br

4

Legislação e Conhecimentos Específicos

17) Em conformidade com a Constituição Federal, analisar a sentença abaixo:

A educação, o transporte, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância são direitos sociais (1ª parte).

Em nenhuma hipótese haverá cassação de direitos políticos (2ª parte).

A sentença está:

a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte.

c) Correta somente em sua 2ª parte.

d) Totalmente incorreta.

18) De acordo com a Lei Orgânica do Município, é CORRETO afirmar que:

a) O Poder Executivo Municipal é exercido pelos Vereadores, auxiliados pelos Secretários Municipais.

b) Compete somente à Câmara dirigir, fiscalizar e defender os interesses do Município.

c) O Vice-Prefeito tem livre acesso aos órgãos da Administração Direta e Indireta, mesmo sem prévio aviso.

d) A Procuradoria Geral do Município não poderá ter estrutura de Secretaria Municipal.

19) Segundo a Lei Municipal nº 236/91 - Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais, acerca do Processo Administrativo Disciplinar, é CORRETO afirmar que:

a) A citação do indiciado deverá ser feita pessoalmente e contra-recibo, com, pelo menos, 48 horas de antecedência em relação à audiência inicial e conterá dia, hora, local e qualificação do indiciado e a falta que lhe é imputada.

b) O prazo para a conclusão do processo não excederá 30 dias, contados da data do ato que constituir a Comissão, admitida a prorrogação por mais 30 dias, quando as circunstâncias o exigirem, mediante autorização da autoridade que determinou a sua instauração.

c) Não poderá ser indeferido o pedido de prova pericial, ainda que a comprovação do fato independa de conhecimento especial de perito.

d) O indiciado não poderá constituir procurador para fazer a sua defesa.

20) De acordo com a Lei Municipal nº 236/91 - Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais, o servidor que, por prescrição legal, deva prestar caução como garantia, não poderá entrar em exercício sem prévia satisfação dessa exigência. Assim, a caução poderá ser feita, pelas seguintes modalidades:

I - Depósito em moeda corrente.

II - Garantia hipotecária.

III - Título de dívida pública.

IV - Seguro fidelidade funcional, emitido por instituição legalmente autorizada.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens I e III.

c) Somente os itens II, III e IV.

d) Todos os itens.

21) De acordo com o Decreto nº 7.508/11, sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), analisar os itens abaixo:

I - O SUS é constituído pela conjugação das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde executados pelos entes federativos, de forma direta ou indireta, mediante a participação complementar da iniciativa privada.

II - É organizado de forma regionalizada e hierarquizada.

a) Os itens I e II estão corretos.

b) Somente o item I está correto.

c) Somente o item II está correto.

d) Os itens I e II estão incorretos.

22) Com base na Lei nº 8.080/90 - SUS e considerando-se o que dispõe o capítulo sobre os objetivos e atribuições do SUS, assinalar a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:

a) A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas, é um dos objetivos do SUS.

b) A execução de ações de vigilância epidemiológica e sanitária, de saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica, está incluída no campo de atuação do SUS.

c) As participações na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico não estão incluídas no campo de atuação do SUS.

d) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde é um dos objetivos do SUS.

(6)

23) Baseando-se na Lei nº 8.662/93, analisar a sentença abaixo:

Segundo a legislação vigente, a designação profissional de Assistente Social não é privativa dos habilitados (1ª parte). Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas constitui uma atribuição privativa do Assistente Social (2ª parte).

A sentença está:

a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte.

c) Correta somente em sua 2ª parte.

d) Totalmente incorreta.

24) Em conformidade com a Lei nº 8.742/93 - LOAS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) A desigualdade de direitos no acesso ao atendimento, podendo haver casos de discriminação entre as populações urbanas e rurais é um dos princípios pelos quais a Assistência Social é regida.

(---) A Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

(---) A organização da Assistência Social tem como uma de suas diretrizes a descentralização político- administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.

a) C - C - E.

b) E - C - C.

c) C - E - E.

d) E - C - E.

25) De acordo com a Lei nº 10.741/03 - Estatuto do Idoso, o direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

I - Opinião e expressão.

II - Crença e culto religiosos.

III - Faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens I e III.

c) Somente os itens II e III.

d) Todos os itens.

26) Segundo o Código de Ética Profissional, é vedado ao Assistente Social:

a) Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da profissão.

b) Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

c) Acatar determinação institucional que fira os princípios e diretrizes deste Código.

d) Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

27) A Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos, EXCETO:

a) Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.

b) Desigualdade no atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.

c) Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.

d) Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

28) Segundo a Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social (NOB/SUAS 2012), todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição. O princípio, anteriormente descrito, refere-se à:

a) Intersetorialidade.

b) Equidade.

c) Gratuidade.

d) Universalidade.

29) De acordo com BAPTISTA, elementos fundamentais de dialética são reconhecíveis no momento da avaliação no processo de planejamento. Com base nisso, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) A dimensão do futuro (é feita no presente a análise crítica do passado).

(---) A dimensão da historicidade (as determinações da sociedade maior sobre a ação localizada).

(7)

www.objetivas.com.br

6

30) A elaboração do parecer social deve ter por base a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma dada situação. Ele deve exprimir a opinião profissional sobre a referida situação em consonância com o objetivo que gerou a solicitação do parecer. Entretanto, o Assistente Social deve estar atento para não definir a concessão do benefício ou da avaliação médico-pericial, situando o parecer no âmbito do Serviço Social. Segundo a elaboração do parecer social, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) O estudo socioeconômico deverá ser encaminhado aos setores solicitantes.

(---) O parecer social deverá ser encaminhado.

(---) O profissional deve pautar-se na história de vida do usuário, lembrando que o usuário é um ser social.

a) C - E - E.

b) E - C - C.

c) C - C - E.

d) E - C - E.

31) Assinalar a alternativa que NÃO corresponde aos princípios éticos fundamentais do Assistente Social:

a) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de todas as sociedades, com vista à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.

b) Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classes, etnia e gênero.

c) Registro em entidade de classe representativa da categoria profissional com fins de garantir o amplo processo de participação e mobilização dos Assistentes Sociais de forma organizada fazendo prevalecer os princípios do Código de Ética Profissional no exercício da profissão.

d) Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discursão das diferenças.

32) De acordo com MAGALHÃES, sobre avaliação e linguagem, analisar os itens abaixo:

I - Considera-se que a linguagem é instrumento prescindível para os profissionais que atuam nas áreas de ciências humanas e sociais.

II - A linguagem é o mais importante elo do processo comunicativo que se dá nas interações socioprofissionais.

III - Por meio da linguagem o profissional pode reforçar antagonismos ou possibilitar caminhos para a liberdade e a autonomia.

Está(ão) CORRETO(S):

a) Somente o item I.

b) Somente o item II.

c) Somente os itens I e III.

d) Somente os itens II e III.

33) Em conformidade com IAMAMOTO, sobre o trabalho do Assistente Social, o que geralmente é chamado de prática corresponde a um dos elementos constitutivos do processo de trabalho que é o próprio trabalho. Mas, para existir trabalho, são necessários os meios de trabalho e a matéria-prima ou objeto sobre o qual incide a ação transformadora do trabalho. Dessa forma, para a autora transitar do foco da prática ao trabalho, é uma mudança de nomenclatura de, EXCETO:

a) Subalternidade profissional.

b) Concepção.

c) Manutenção do foco.

d) Ética.

34) De acordo com FALEIROS, “o paradigma da correlação de forças configura uma ruptura com as visões clínica e tecnocrática da intervenção profissional”. Sobre esse paradigma do Serviço Social, analisar os itens abaixo:

I - Tem como objetivo minimizar a pobreza.

II - É colocado numa função de controle social para manter as condições de reprodução capitalista da sociedade.

III - Coloca-se como investigador analítico-crítico da realidade capitalista da sociedade.

Está(ão) CORRETO(S):

a) Somente o item I.

b) Somente o item II.

c) Somente os itens I e III.

d) Somente os itens II e III.

35) Sobre rede interna, analisar os itens abaixo:

I - Como núcleo estável estão pessoas/profissionais que chegam para participar, oriundos de órgãos públicos ou não, setores ou empresas.

II - A exigência é que sejam utilizados os espaços institucionais para se constituir e se institucionalizar.

III - Para o atendimento é exigido qualificação profissional.

IV - É sempre proposta a partir de uma demanda mais urgente que requer diversas articulações para atendimentos entre instituições.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens I e III.

c) Somente os itens I, III e IV.

d) Somente os itens II, III e IV.

Referências

Documentos relacionados

( ) Constitui atribuição privativa do/a Assistente Social coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de

GESTÃO E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PARA ASSISTENTE SOCIAL DO CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, ASSISTENTE SOCIAL DO SISTEMA MUNICIPAL DE

(dobre e destaque esta parte para copiar suas respostas).. Para sobreviverem nesse novo mercado cada vez mais exigente, competitivo e globalizado, as empresas ______ de

• Após conferir seus dados no cartão de respostas (NOME, Nº da INSCRIÇÃO e CARGO), assine no local indicado. • O CARTÃO DE RESPOSTAS é o único documento de correção,

Nos casos em que a rapidez na execução do teste for crucial (por exemplo, uma criança agitada), pode-se optar pela modalidade ipsilateral, envolvendo apenas a

OLIVEIRA, Rose de. Perícia Contábil: comparativo entre a percepção dos profissionais atuantes em Santa Catarina e dos graduandos em Ciências Contábeis da UNESC. Trabalho de

(dobre e destaque esta parte para copiar suas respostas).. Para sobreviverem nesse novo mercado cada vez mais exigente, competitivo e globalizado, as empresas ______ de

a) Deve-se inserir uma política séria no aproveitamento dessas pessoas e na reformulação do sistema. b) Devem ser abertos concursos públicos para ocupação de agentes