• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS DELEGADO DE POLÍCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS DELEGADO DE POLÍCIA"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

1 2

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS – DELEGADO DE POLÍCIA

INSTRUÇÕES GERAIS:

1. Este caderno de provas contém um total de 70 (setenta) questões objetivas, sendo 10 de Direito Administrativo, 10 de Direito Civil, 10 de Direito Constitucional, 10 de Direito Penal, 10 de Direito Processual Penal, 05 de Direitos Humanos, 10 de Medicina Legal e 05 de Noções de Criminologia. Confira-o.

2. Antes do início das provas, marque no local apropriado de sua Folha de Respostas, o número correspondente ao seu TIPO de gabarito, conforme apresentado na capa deste caderno.

3. As provas objetivas de múltipla escolha terão duração de, no mínimo, 2 (duas) horas e, no máximo, de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos, incluído o tempo destinado à transcrição de suas respostas na Folha de Respostas oficial.

4. Por motivo de segurança, os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto de realização das provas objetivas decorridas 2 (duas) horas do início de aplicação das mesmas.

5. Respondidas as questões, você deverá passar o gabarito para a sua Folha de Respostas, usando caneta esferográfica azul ou preta.

6. Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.

7. Este caderno deverá ser devolvido ao fiscal, juntamente com a Folha de Respostas, devidamente preenchidos e assinados.

8. Você pode transcrever suas respostas na última folha deste caderno e a mesma poderá ser destacada.

9. O gabarito e as questões das Provas Objetivas estarão disponíveis nos endereços eletrônicos acadepol.policiacivil.mg.gov.br e www.fumarc.com.br, bem como disponibilizados no Quadro de Avisos disposto no hall principal da sede da ACADEPOL, até 3 (três) dias úteis após a sua realização.

10. ATENÇÃO: Transcreva no espaço apropriado na sua Folha de Respostas, com sua caligrafia usual, a seguinte frase:

“Concurso Público da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - Edital 01/21. Agora é a minha vez de ingressar no quadro de servidores da Polícia Civil Mineira”.

A comissão organizadora da FUMARC Concursos lhe deseja uma boa prova.

01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09 - 10 -

11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 -

21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 -

31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 -

41 - 42 - 43 - 44 - 45 - 46 - 47 - 48 - 49 - 50 -

51 - 52 - 53 - 54 - 55 - 56 - 57 - 58 - 59 - 60 -

61 - 62 - 63 - 64 - 65 - 66 - 67 - 68 - 69 - 70 -

(4)

2 01) Levando-se em consideração a jurisprudência dos Tribunais Superiores a respeito de temas atinentes ao direito administrativo, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Os serviços sociais autônomos, por possuírem natureza jurídica de direito privado e não integrarem a Administração Pública, não estão sujeitos à observância da regra de concurso público para a contratação do seu pessoal;

B) Nos casos de responsabilidade civil estatal, a vítima poderá ajuizar a ação de indenização contra o Estado, mas não diretamente contra o agente público supostamente responsável pela causação do dano;

C) Se caracteriza a responsabilidade civil objetiva do Estado por danos decorrentes de crime praticado por pessoa foragida do sistema prisional, ainda que não demonstrado o nexo causal direto entre o momento da fuga e a conduta praticada;

D) Em regra, o Estado responde de forma objetiva pelos danos causados a profissional de imprensa ferido, por policiais, durante cobertura jornalística de manifestação pública.

02) A respeito da responsabilidade extracontratual do Estado e das relações entre os entes federados, assinale a alternativa INCORRETA:

A) É obrigação do Estado ressarcir os danos, inclusive morais, comprovadamente causados aos detentos em decorrência da falta ou insuficiência das condições legais de encarceramento;

B) Quando o inquérito policial instaurado para apurar os fatos tiver sido arquivado, o termo inicial da prescrição da ação de indenização, em face do Estado, por danos morais decorrentes da tortura de um preso é a data do arquivamento do referido procedimento investigatório;

C) O Poder Executivo de determinado estado da federação pode ser incluído nos cadastros de inadimplentes da União por irregularidades praticadas por órgãos autônomos, como o Ministério Público Estadual;

D) É possível ao Município obter certidão positiva de débitos com efeito de negativa quando a Câmara Municipal do mesmo ente possui débitos com a Fazenda Nacional, tendo em conta o princípio da intranscendência subjetiva das sanções financeiras.

03) Acerca das disposições referentes à Administração Pública previstas na Constituição do Estado de Minas Gerais, leia as assertivas a seguir e assinale a opção correta:

A) A atividade de administração pública dos Poderes do Estado e a de entidade descentralizada se sujeitarão aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e razoabilidade.

B) As relações jurídicas entre o Estado e o particular prestador de serviço público em virtude de delegação, sob a forma de concessão, permissão ou autorização, são regidas pelo direito privado.

Direito Administrativo

(5)

3 C) É facultada a delegação de poderes ao Executivo para criação, extinção ou transformação de entidade de sua

administração indireta.

D) Os Poderes do Estado e do Município, incluídos os órgãos que os compõem, publicarão, semestralmente, o montante das despesas com publicidade pagas, ou contratadas naquele período com cada agência ou veículo de comunicação

04) Acerca das disposições constantes na Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais (Lei Complementar 129/2013), leia as assertivas a seguir e assinale a opção correta:

A) São símbolos institucionais da Polícia Civil de Minas Gerais o hino, as armas, o selo e a bandeira.

B) A Polícia Civil subordina-se diretamente ao Governador do Estado e integra, para fins operacionais, o Sistema de Defesa Social.

C) Os atos de polícia judiciária serão fiscalizados direta ou indiretamente pelo Delegado Geral de Polícia Civil.

D) Os policiais civis terão carteira funcional, com identificação das respectivas carreiras e validade em todo o território nacional, cujo modelo será regulamentado em lei complementar.

05) No que tange ao regulamento do Plano de Carreira dos Policiais Civis do Estado de Minas Gerais (Decreto 46.549/2014), leia as assertivas a seguir e assinale a opção incorreta:

A) A promoção é a passagem do policial civil do nível que se encontra para o nível subsequente, na carreira a que pertence, e poderá ocorrer por antiguidade, merecimento, invalidez ou post mortem.

B) Não poderá concorrer à promoção, por qualquer critério, o policial civil que se encontrar ausente ou desaparecido.

C) A promoção por merecimento, conforme o critério mérito profissional, compreenderá as seguintes fases, de caráter classificatório e eliminatório: inscrição, habilitação e votação.

D) O policial civil que estiver exercendo funções diversas de seu cargo, fora da Polícia Civil, poderá concorrer à promoção.

06) Acerca das disposições legais, doutrinárias e jurisprudenciais sobre o Mandado de Segurança. Leia as assertivas a seguir e marque a opção incorreta:

A) É inconstitucional ato normativo que vede ou condicione a concessão de medida liminar na via mandamental.

(6)

4 B) É constitucional a previsão de que a liminar, no mandado de segurança coletivo, só poderá ser concedida após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de setenta e duas horas.

C) É constitucional lei que fixa o prazo de decadência para a impetração de mandado de segurança.

D) Não cabe condenação em honorários de advogado na ação de mandado de segurança.

07) Acerca dos poderes da Administração Pública, leia as assertivas a seguir e assinale a opção correta:

A) O poder regulamentar é a prerrogativa conferida ao Chefe do Executivo para expedir decretos detalhando determinado ato normativo para sua fiel execução. Caso um decreto regulamentar extrapole os limites da lei, haverá vício no elemento forma deste ato administrativo.

B) Só existe poder hierárquico no exercício da função administrativa, independentemente de onde ela esteja: se no Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário.

C) A aplicação de sanções administrativas aos servidores públicos que cometeram infrações funcionais retira fundamento de validade no poder hierárquico.

D) O poder de polícia, apesar de não encontrar previsão em lei, fundamenta a supremacia geral da Administração.

08) Acerca das disposições constitucionais e jurisprudenciais sobre a Administração Pública, leia as assertivas a seguir e assinale a opção correta:

A) As funções de confiança podem ser exercidas por qualquer pessoa, observado o percentual mínimo previsto em lei reservado ao servidor de carreira, e destina-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

B) Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

C) A garantia constitucional da irredutibilidade de vencimentos dos servidores públicos é modalidade qualificada de direito adquirido.

D) O teto remuneratório constitucional se aplica às estatais, independentemente de receberem ou não recursos públicos.

09) Acerca das disposições sobre às empresas públicas e sociedade de economia mista, constantes na Lei 13.303/2016, leia as assertivas a seguir e assinale a opção incorreta:

A) A exploração de atividade econômica pelo Estado será exercida por meio de empresa pública, de sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, sendo que dependerá de autorização legislativa a criação de subsidiárias

(7)

5 das estatais, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada, cujo objeto social deve estar relacionado ao da investidora

B) Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.

C) A lei que autorizar a criação da empresa pública e da sociedade de economia mista deverá dispor sobre as diretrizes e restrições a serem consideradas na elaboração do estatuto da companhia, em especial sobre a constituição e funcionamento do Conselho de Administração, observados o número mínimo de dez e o número máximo de vinte membros.

D) O acionista controlador da empresa pública e da sociedade de economia mista responderá pelos atos praticados com abuso de poder, e a ação de reparação poderá ser proposta pela sociedade, pelo terceiro prejudicado ou pelos demais sócios, independentemente de autorização da assembleia-geral de acionistas.

10) Sobre a responsabilidade civil do Estado, leia as assertivas a seguir e assinale a opção correta:

A) Via de regra, os atos causados por multidões, tais como protestos e manifestações, geram responsabilidade civil do Estado e dever de indenizar os danos causados.

B) De acordo com a teoria do risco criado ou suscitado, a responsabilização do Estado depende da comprovação de que a custódia é uma condição sem a qual o dano não teria ocorrido.

C) A única hipótese de responsabilidade civil do Estado decorrente de ato legislativo diz respeito às leis inconstitucionais, assim declaradas na via abstrata pelo Supremo Tribunal Federal.

D) A teoria do risco administrativo não admite excludentes de responsabilidade estatal.

(8)

6 11) Considerando as disposições normativas e jurisprudenciais acerca da prescrição, pode-se afirmar que, a pretensão de reparação civil fundamentadas em inadimplemento contratual, prescreve em:

A) 3 anos.

B) 5 anos.

C) 4 anos.

D) 10 anos.

12) No tocante ao direito das sucessões é correto:

A) A sucessão abre-se no lugar do primeiro domicílio do falecido.

B) Havendo herdeiros necessários, o testador só poderá dispor de um terço da herança.

C) No sistema constitucional vigente, é inconstitucional a diferenciação de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros, devendo ser aplicado, em ambos os casos, o regime estabelecido no artigo 1.829 do Código Civil.

D) A sucessão dá-se apenas por lei.

13) Considerando as disposições normativas acerca do bens, pode-se afirmar que, são considerados bens imóveis:

A) O direito à sucessão aberta.

B) As energias que tenham valor econômico.

C) Os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes.

D) Os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.

14) Quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta, ocorre:

A) Estado de Perigo.

B) Dolo.

C) Lesão.

D) Coação.

15) Considerando a jurisprudência consolidada dos Tribunais Superiores acerca da responsabilidade civil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas:

Direito Civil

(9)

7 I. A pensão mensal indenizatória devida aos pais pela morte de filho menor deve ser fixada em valor equivalente a 1 salário mínimo, dos 14 até os 25 anos de idade da vítima, reduzido, então, para 2/3 até a data em que o de cujus completaria 65 anos.

II. É constitucional a responsabilização objetiva do empregador por danos decorrentes de acidentes de trabalho nos casos especificados em lei ou quando a atividade normalmente desenvolvida, por sua natureza, apresentar exposição habitual a risco especial, com potencialidade lesiva, e implicar ao trabalhador ônus maior do que aos demais membros da coletividade.

III. Agressões físicas ou verbais praticadas por adulto contra criança geram dano moral in re ipsa.

A) Apenas I e III.

B) Apenas I e II.

C) Apenas II e III.

D) Apenas III.

16) Considerando as disposições normativas acerca das obrigações alternativas, assinale a alternativa correta:

A) Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao credor, se outra coisa não se estipulou.

B) Pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra, desde que equivalente ao inicialmente ajustado.

C) Quando a obrigação for de prestações periódicas, a faculdade de opção poderá ser exercida em cada período.

D) Se uma das duas prestações não puder ser objeto de obrigação ou se tornada inexequível, extinguir-se-á a obrigação.

17) Dispõe a Lei nº 13.146, de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) que, em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados. Estas vagas devem equivaler a:

A) 2% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 1 (uma) vaga.

B) 5% (cinco por cento) do total, garantida, no mínimo, 1 (uma) vaga.

C) 2% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 2 (duas) vagas.

D) 5% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 2 (duas) vaga.

(10)

8 18) Não podem se casar, exceto:

A) O tutor ou o curador com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela, e não estiverem saldadas as respectivas contas.

B) O adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante.

C) O adotado com o filho do adotante.

D) O cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.

19) Com base nos aspectos do Código Civil referentes ao Direito das Sucessões, assinale a opção INCORRETA:

A) O direito de representação dá-se na linha reta descendente, mas nunca na ascendente.

B) Legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou já concebidas no momento da abertura da sucessão.

C) São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge.

D) São excluídos da sucessão por indignidade, a ser declarada pelo autor da herança, os herdeiros ou legatários que houverem sido autores, coautores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar.

20) Com base na disciplina cível afeita ao Direito das Obrigações, assinale a opção CORRETA:

A) No que se refere às obrigações de dar coisa incerta, quando determinadas pelo gênero e pela quantidade, a regra geral é que o credor não poderá escolher dar coisa pior, nem será obrigado a prestar a melhor.

B) Em relação às obrigações de fazer, havendo recusa ou mora do devedor, o credor pode, em caso de urgência e mediante autorização judicial, executar ou mandar executar o fato, sendo depois ressarcido.

C) Nas obrigações alternativas, quando a obrigação for de prestações periódicas, a faculdade de opção poderá ser exercida em cada período.

D) Não perde a qualidade de indivisível a obrigação que se resolver em perdas e danos.

(11)

9 21) Levando-se em conta a classificação de José Afonso da Silva quanto à aplicabilidade das normas constitucionais, assinale, dentre as alternativas a seguir, a que traga um exemplo de norma constitucional de eficácia limitada:

A) São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário;

B) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

C) O direito de greve, no âmbito da Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;

D) É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

22) Levando-se com consideração a jurisprudência majoritária no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), assinale a alternativa INCORRETA:

A) No Tribunal de Contas Estadual, composto por sete conselheiros, três devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e quatro pelo Chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar dois dentre auditores e outros dois dentre membros do Ministério Público;

B) Apesar do mandado de segurança se prestar a assegurar direito líquido e certo, a controvérsia sobre matéria de direito não impede, em regra, a concessão da ordem;

C) A decisão de órgão fracionário de Tribunal que, não declarando expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte, viola a denominada cláusula de reserva de plenário;

D) O direito ao auxílio-alimentação não se estende aos servidores inativos.

23) Acerca dos direitos fundamentais previstos no texto constitucional, assinale a alternativa correta:

A) a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização apenas quando a lei exigir, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

B) as entidades associativas, independentemente de autorização, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

C) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

D) às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante os seis primeiros meses de nascimento.

Direito Constitucional

(12)

10 24) João, Delegado de Policial, foi eleito Deputado Estadual de Minas Gerais. Com base na Constituição Federal e na Constituição de Minas Gerais, assinale a alternativa correta:

A) Se houver compatibilidade de horários, João perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

B) João deverá ficar afastado de seu cargo e seu tempo de serviço não poderá ser contado para os efeitos legais;

C) João será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração;

D) João deverá ficar afastado de seu cargo, mas seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

25) Nos termos da Constituição do Estado de Minas Gerais, fica assegurado ao servidor público civil o direito a:

I. Assistência e previdência sociais, extensivas ao cônjuge ou companheiro e aos dependentes;

II. Assistência gratuita, em creche e pré-escola, aos filhos e aos dependentes, desde o nascimento até seis anos de idade;

III. Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas.

Estão corretas:

A) apenas os itens I e III;

B) apenas o item III;

C) apenas os itens II e III;

D) os itens I, II e III;

26) Acerca do poder constituinte, marque a alternativa correta:

A) O poder constituinte originário pode ser limitado pelas circunstâncias sociais e políticas que lhe deram causa.

B) O poder constituinte decorrente é responsável por alterar formalmente a Constituição, adequando-a as mudanças sociais e a evolução histórica.

C) O poder de reforma (poder constituinte reformador) poderá criar cláusulas pétreas.

D) Existe hierarquia entre normas constitucionais originárias e normas constitucionais que são fruto do constituinte derivado.

27) A Constituição do Estado de Minas Gerais (1989) abarca em sua seção VII o tema serviços públicos. Consoante o disposto na Constituição Estadual, assinale a alternativa correta:

(13)

11 A) É vedado ao Poder Público ocupar e usar temporariamente bens e serviços, na hipótese de calamidade, situação em que a concessionária responderá pela indenização, em dinheiro e imediatamente após a cessação do evento, dos danos e custos decorrentes.

B) Não será admitido o tratamento diferenciado entre usuários dos serviços públicos.

C) As reclamações relativas à prestação de serviço público serão disciplinadas em ato normativo expedido pelo chefe do Poder Executivo.

D) A lei disporá sobre o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação e as condições de exclusividade do serviço, caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou da permissão.

28) Acerca do entendimento doutrinário e jurisprudencial, assim como do disposto na Constituição Federal acerca dos direitos políticos e partidos políticos, marque a alternativa correta:

A) A capacidade eleitoral passiva e a alistabilidade integram os direitos políticos negativos.

B) A candidatura nata é admitida no Brasil, possuindo o candidato direito subjetivo de ser escolhido e registrado pelo partido de origem como candidato à reeleição.

C) Serão realizadas concomitantemente às eleições municipais as consultas populares sobre questões locais aprovadas pelas Câmaras Municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 (noventa) dias antes da data das eleições, observados os limites operacionais relativos ao número de quesitos.

D) O princípio da anterioridade eleitoral determina que qualquer lei que alterar o processo eleitoral, apenas entrará em vigor após seis meses da data de sua vigência.

29) Sobre a ação declaratória de constitucionalidade, assinale a alternativa correta:

A) No bojo da ADC não é cabível medida cautelar.

B) Para a propositura da ADC é necessária a existência de relevante controvérsia judicial.

C) A decisão de uma ADC não pode ter fundamentos diversos daqueles apresentados na petição inicial.

D) Admite-se ação rescisória na ADC.

30) Consoante o entendimento jurisprudencial acerca das competências legislativas, marque a alternativa correta:

A) É constitucional lei estadual que proíba a utilização de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes.

B) Lei estadual pode proibir a comercialização de produtos desenvolvidos a partir de teste em animais.

C) É constitucional lei municipal que discipline a instalação de sistemas transmissores de telecomunicações.

D) Lei estadual não pode proibir publicidade dirigida às crianças nos estabelecimentos de educação básica.

(14)

12 31) A respeito das teorias que fundamentam a punição da tentativa, tem-se, segundo Claus Roxin, que “a tentativa é punível, quando e na medida em que é apropriada para produzir na generalidade das pessoas uma impressão juridicamente abaladora; ela põe, então, em perigo a paz jurídica e necessita, por isso, de uma sanção correspondente a esta medida”. Dessa forma, a punição da tentativa se fundamenta na junção da avaliação da vontade criminosa com um princípio de risco ao bem jurídico protegido. Os trechos trazidos tratam, especificamente, da seguinte teoria:

A) Teoria voluntarística;

B) Teoria dualista;

C) Teoria da impressão;

D) Teoria sintomática.

32) A respeito dos princípios em matéria penal, assinale, dentre as assertivas a seguir, a definição que melhor se adequa ao chamado princípio da confiança:

A) Trata-se de um princípio que proíbe a incriminação de atitudes meramente internas do agente, bem como do pensamento ou de condutas moralmente censuráveis, incapazes de invadir o patrimônio jurídico alheio;

B) Trata-se de princípio que se baseia na premissa de que todos devem esperar, por parte das demais pessoas, comportamentos responsáveis e em consonância com o ordenamento jurídico, almejando evitar danos a terceiros;

C) Funcionando como causa supralegal de exclusão da tipicidade, pela ausência da tipicidade material, tal princípio defende que não pode ser considerado criminoso o comportamento humano que, embora tipificado em lei, não afrontar o sentimento social de Justiça;

D) Trata-se de princípio que defende que a intervenção penal é legítima apenas quando a criminalização de um fato se constitui meio indispensável para a proteção de determinado bem ou interesse, não podendo ser tutelado por outros ramos do ordenamento jurídico.

33) A respeito da classificação dos crimes, assinale a alternativa CORRETA:

A) O crime complexo é aquele que pode ser cometido por qualquer pessoa e contra qualquer pessoa, ou seja, não é exigida nenhuma situação especial, seja em relação ao sujeito ativo, seja no tocante ao sujeito passivo;

B) Os crimes famulativos são aqueles nos quais o tipo penal aloja em seu interior uma conduta e um resultado naturalístico, sendo a ocorrência deste último necessária para a consumação;

C) Crimes de conduta infungível são aqueles que somente podem ser praticados pela pessoa expressamente indicada no tipo penal;

D) Crimes unilaterais são aqueles cuja consumação se verifica em um momento determinado, sem continuidade no tempo.

Direito Penal

(15)

13 34) Acerca do novo crime de violência psicológica, assinale a alternativa correta:

A) trata-se de crime habitual;

B) trata-se de tipo misto cumulativo;

C) trata-se de crime formal;

D) trata-se de crime expressamente subsidiário.

35) Carlos, na hora do almoço, aproveita para acessar, sem autorização, o computador de uso do colega de trabalho que não está conectado à rede de computadores, com o fim de obter acesso aos dados privativos de seu colega. Vale ressaltar que esse computador não é protegido por senha ou qualquer outro mecanismo de segurança.

Acerca dos fatos assinale a alternativa correta.

A) não há crime, pois a lei exige que o dispositivo informático esteja conectado à rede de computadores;

B) não há crime, pois a lei exige que o acesso tenha ocorrido mediante violação indevida de mecanismo de segurança;

C) haverá crime apenas se o computador for de propriedade da vítima;

D) haverá crime independentemente do dispositivo estar conectado à rede de computadores, ter ou não ocorrido violação indevida de mecanismo de segurança ou, ainda, a vítima ser ou não proprietária do computador.

36) Acerca dos crimes contra dignidade sexual, assinale a alternativa incorreta:

A) O delito de estupro de vulnerável (art. 217-A do CP) se consuma com a prática de qualquer ato de libidinagem ofensivo à dignidade sexual da vítima;

B) É possível a configuração do crime de assédio sexual (art. 216-A do CP) na relação entre professor e aluno;

C) A prática de crime contra a dignidade sexual por professor não faz incidir a causa de aumento de pena prevista no art. 226, II, do Código Penal, por ausência de previsão legal;

D) A contemplação lasciva configura o ato libidinoso constitutivo dos tipos dos art. 213 e art. 217-A do CP, sendo irrelevante, para a consumação dos delitos, que haja contato físico entre ofensor e vítima.

37) Conforme a nova Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019), marque a alternativa correta:

A) Os delitos previstos na lei 13.869/2019 podem ser cometidos de forma dolosa ou culposa.

B) A inabilitação para cargo, mandato e função pública e a perda de cargo, mandato e função pública não são efeitos automáticos da sentença, estando condicionadas a reincidência em crimes de abuso de autoridade.

C) A lei de abuso de autoridade apenas trouxe crimes de menor potencial ofensivo.

(16)

14 D) Faz coisa julgada apenas em âmbito cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de

necessidade, em legítima defesa, em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

38) Acerca da lei de Crimes de Tortura (Lei nº 9.455/1997), marque a alternativa incorreta:

A) A tortura qualificada pelo resultado morte, prevista no artigo 1º, § 3º, da Lei n. 9.455/97, é crime preterdoloso.

B) A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

C) A prática de tortura crime pode ter por objetivo a prática de contravenção penal.

D) Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, incorre na pena de detenção de um a quatro anos.

39) Consoante a Lei dos Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/1990), marque a alternativa correta:

A) O Brasil adotou o sistema legal, ou seja, somente a lei pode indicar, em rol taxativo, quais crimes são considerados hediondos.

B) O crime de latrocínio previsto no Código Penal Militar possui natureza hedionda.

C) O participante e o associado que denunciar à autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando seu desmantelamento, terá a pena reduzida até metade.

D) O crime de roubo se há destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum é hediondo.

40) Segundo Cezar Roberto Bitencourt, esse princípio “também conhecido como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a prevenção de ataques contra bens jurídicos importantes”. Assinale o princípio que corresponde aos ensinamentos do autor:

A) Princípio da insignificância.

B) Princípio da adequação social.

C) Princípio da lesividade.

D) Princípio da intervenção mínima.

(17)

15 41)Levando em conta as disposições do Código de Processo Penal, assinale a alternativa INCORRETA:

A) O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial;

B) As fundações e as sociedades legalmente constituídas poderão exercer a ação penal, devendo ser representadas, em regra, por quem os respectivos contratos ou estatutos designarem;

C) A queixa poderá ser dada por procurador com poderes especiais, devendo constar do instrumento do mandato o nome do querelante e a menção do fato criminoso, salvo quando tais esclarecimentos dependerem de diligências que devem ser previamente requeridas no juízo criminal;

D) Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e intervir em todos os termos do processo, sendo defeso o oferecimento de denúncia substitutiva.

42)A respeito da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Para a representação, nos crimes de ação penal pública condicionada, é prescindível a existência nos autos de peça processual com esse título;

B) A ausência do órgão acusatório, apesar de cientificado, às audiências para a oitiva de testemunhas de defesa não enseja a nulidade absoluta e automática da ação penal;

C) Não é automática a extensão da prerrogativa de contar com a presença de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil no momento do cumprimento da medida para acobertar a residência ou outros locais, que não o escritório de advocacia propriamente dito;

D) A jurisprudência não admite, sequer em situações excepcionais, a fixação da competência para o julgamento do delito no local onde tiveram início os atos executórios, pois é adotada a teoria do resultado para fins de fixação da competência processual penal.

43) Levando-se em consideração as disposições do Código de Processo Penal a respeito da competência, assinale a alternativa INCORRETA:

A) A competência será determinada pela conexão se, ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas, ou por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por várias pessoas, umas contra as outras;

B) A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que for praticada a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o primeiro ato de execução;

Direito Processual Penal

(18)

16 C) Quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdições, ou quando incerta a jurisdição por ter sido a infração

consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela prevenção;

D) A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, salvo, por exemplo, no concurso entre a jurisdição comum e a militar.

44) Acerca da interceptação telefônica e capitação ambiental de sinais, assinale a alternativa correta:

A) é atribuição exclusiva da autoridade policial conduzir os procedimentos de interceptação, dando ciência ao Ministério Público, que poderá acompanhar a sua realização;

B) se uma autoridade com foro privativo mantém contato telefônico com pessoa que está com seu telefone “grampeado” por decisão de juiz de 1ª instância, a gravação dessas conversas é nula por violação reflexa ao foro por prerrogativa de função;

C) em regra, exige-se a realização da perícia da voz dos interceptados;

D) a instalação do dispositivo de captação ambiental poderá ser realizada, quando necessária, por meio de operação policial disfarçada ou no período noturno, exceto na casa.

45) Acerca da Lei 11.340/06, assinale a alternativa correta:

A) é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores exclusivamente do sexo feminino previamente capacitadas.

B) nos casos de risco à integridade física da ofendida ou à efetividade da medida protetiva de urgência, não será concedida liberdade provisória ao preso;

C) a ofendida tem a opção de optar pela realização da partilha de bens no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher;

D) na hipótese de prisão em flagrante pela prática do crime de descumprimento de medidas protetivas, não se admite fiança.

46) Acerca do Acordo de não persecução penal, assinale a alternativa incorreta:

A) para ser beneficiado pelo ANPP, é imprescindível que o autor do fato confesse formal e circunstancialmente a prática de infração penal;

B) João, primário, servidor público, praticou o crime de corrupção passiva. Se necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime, em tese, João poderá celebrar o ANPP;

C) o ANPP não se aplica se for possível a realização da suspensão condicional do processo;

D) o descumprimento do acordo de não persecução penal pelo investigado poderá ser utilizado pelo Ministério Público como justificativa para o eventual não oferecimento de suspensão condicional do processo.

47) Acerca dos recursos no processo penal, assinale a alternativa correta:

A) O Ministério Público poderá desistir de recurso que tenha interposto.

(19)

17 B) O recurso em sentido estrito possui efeito regressivo.

C) O cabimento consiste em verificar se há previsão legal do recurso contra tal decisão.

D) Da decisão que decretar a prescrição cabe apelação.

48) Acerca das jurisprudências sobre o tema provas, marque a alternativa correta:

A) Não existe exigência legal de que o mandado de busca e apreensão detalhe o tipo de documento a ser apreendido, ainda que de natureza sigilosa.

B) Não é válida a autorização expressa para busca e apreensão em sede de empresa investigada dada por pessoa que age como sua representante.

C) É lícita a prova obtida por meio de revista íntima, ainda que realizada com base unicamente em denúncia anônima.

D) É ilícito o acesso aos dados armazenados em celular ainda que apreendido com base em autorização judicial.

49) Acerca do tema questões e processos incidentes, assinale a alternativa correta:

A) Questões prejudiciais em sentido estrito são aquelas que o juízo penal pode remeter as partes ao juízo extrapenal para solução da controvérsia.

B) As questões prejudiciais devolutivas absolutas são aquelas que devem ser obrigatoriamente dirimidas por um juízo extrapenal.

C) A questão prejudicial imperfeita é aquela que versa sobre outro ramo do direito, nesses casos, como essa questão diz respeito a um ramo diferente do direito penal, poderão ser apreciadas por um juízo extrapenal.

D) A questão prejudicial não devolutiva diz respeito a questão prejudicial que pode ser solucionada por um juízo extrapenal.

50) Em relação aos aspectos processuais da lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), pode-se afirmar que:

A) É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores – exclusivamente do sexo feminino - previamente capacitados.

B) No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá sempre fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro.

C) Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física ou psicológica da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida pelo delegado de polícia, quando o Município não for sede de comarca.

D) A autoridade policial poderá arbitrar fiança no crime de descumprimento de medidas protetivas (Art. 24-A, L 11.340/06).

(20)

18 51) No tocante às características dos Direitos Humanos, é incorreto afirmar que:

A) Os direitos humanos são históricos, isto é, são direitos que vão se construindo com o decorrer do tempo.

B) São titulares dos direitos humanos todas as pessoas, bastando a condição de ser pessoa humana para se poder invocar a proteção desses direitos, tanto no plano interno como no plano internacional, independentemente de sexo, raça, credo religioso, afinidade política, status social, econômico, cultural, etc.

C) Os direitos humanos têm como característica básica a irrenunciabilidade, que se traduz na ideia de que a autorização de seu titular não justifica ou convalida qualquer violação do seu conteúdo.

D) Permitem a sua desinvestidura por parte do titular, podendo ser transferidos ou cedidos onerosamente a outrem, desde que com o consentimento do agente, sendo, portanto, disponíveis e negociáveis.

52) No tocante à responsabilidade do Estado no sistema interamericano, assinale a alternativa incorreta:

A) No sistema interamericano de direitos humanos compete à Corte Interamericana processar e julgar um Estado- parte por violação dos direitos humanos de pessoa sujeita à sua jurisdição.

B) No sistema interamericano, esgotados os recursos internos, a(s) vítima(s) de uma violação estatal deve(m) peticionar diretamente à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

C) As partes podem chegar a uma solução amigável da disputa, caso em que a Corte poderá homologar a conciliação, atuando, nesse caso, como fiscal das normas de direitos humanos protegidas pela Convenção Americana.

Entretanto, nada impede também que a Corte não homologue a conciliação das partes.

D) Quando na sentença não se houver decidido especificamente sobre reparações, a Corte determinará a oportunidade para sua posterior decisão e indicará o procedimento.

53) Pode-se dizer que os precedentes históricos mais concretos do atual sistema internacional de proteção dos direitos humanos são, exceto:

A) A Organização Mundial do Comércio (OMC).

B) O Direito Humanitário.

C) A Liga das Nações.

D) A Organização Internacional do Trabalho (OIT).

54) Com base na política nacional de Direitos Humanos, as assertivas abaixo referem-se a diretrizes pertinentes ao eixo orientador nº III - Universalizar direitos em um contexto de desigualdades, EXCETO:

A) Garantia dos direitos humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena.

Direitos Humanos

(21)

19 B) Transparência e participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal.

C) Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação.

D) Combate às desigualdades estruturais.

55) “Todos os direitos humanos possuem a mesma proteção jurídica, uma vez que são essenciais para uma vida digna (...) Tal definição implica no reconhecimento de que o direito protegido apresenta uma unidade incindível, e assegura que não é possível proteger apenas alguns dos direitos humanos reconhecidos (RAMOS, André de Carvalho. 2020.

Curso de Direitos Humanos.). Assinale a opção que apresenta a característica mencionada no excerto:

A) Interdependência.

B) Universalidade.

C) Inalienabilidade.

D) Indivisibilidade.

(22)

20 56) Acerca das lesões produzidas por instrumentos perfurocortantes, leia as assertivas a seguir e marque a opção correta:

A) Os ferimentos produzidos por instrumentos perfurocortantes de um gume resultam em formato de fenda, de bordas iguais e dois ângulos agudos.

B) Os ferimentos produzidos por instrumentos de dois gumes resultam em forma de botoeira, com uma fenda regular.

C) Os ferimentos causados por instrumentos perfurocortantes que penetram o abdômen podem ter um trajeto maior ou menor que o comprimento dele.

D) A mais comum das causas jurídicas dessas lesões é o acidente.

57) No que tange à tanatologia forense, leia as assertivas a seguir e marque a opção incorreta:

A) O espasmo cadavérico, denominado “Sinal de Kossu” é comum e visualizado na grande maioria de mortes violentas.

B) Os livores de cadavéricos são fenômenos constantes, todavia, em situações excepcionais de morte por grandes hemorragias, eles não se verificarão.

C) Os livores cadavéricos permanecem até o surgimento dos fenômenos putrefativos.

D) A intensidade dos livores cadavéricos varia de acordo com a fluidez do sangue, e por isso são mais realçados nos casos de asfixia

58) No que tange aos estudos médico-legais dos crimes sexuais, leia as assertivas a seguir e assinale a opção correta:

A) Carúnculas mirtiformes são sinais de desvirginamento recente.

B) Hímen complacente é aquele que possui propriedade elástica.

C) Hiperemia vaginal é sinal que confirma que houve violência sexual.

D) Entalhes himenais atestam que a mulher já passou por um parto natural.

59) Nos estudos médico-legais sobre energias de ordem química, se reveste de grande importância a análise dos cáusticos. Acerca dessas substâncias, leia as assertivas a seguir e marque a opção correta:

A) Os cáusticos de efeito coagulante, a citar como exemplo a soda, produzem escaras úmidas, translúcidas e moles.

B) Os cáusticos de efeito liquefaciente, a citar como exemplo o nitrato de prata, desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas.

C) A natureza jurídica dessas lesões é, via de regra, acidental, sendo raros os casos de origem criminosa.

D) As lesões com cáustico produzidas após a morte mostram-se apergaminhadas e de tonalidade marrom-escura.

Medicina Legal

(23)

21 60) Após a notícia de um crime a polícia se dirigiu até o local e localizou um cadáver. Observe uma fotografia do cadáver encontrado:

Com base nessa imagem, pode-se afirmar que:

A) trata-se de fenômeno abiótico mediato denominado sinal de Sommer e Larcher;

B) trata-se de fenômeno abiótico mediato denominado sinal de Ripault;

C) trata-se de fenômeno abiótico imediato denominado sinal de Rebouillat;

D) trata-se de fenômeno abiótico imediato denominado sinal de Kossu;

61) Uma opção mais barata do que o crack, obtida a partir da pasta de coca, fabricada em laboratórios improvisados, com a ajuda de produtos químicos, como benzina, querosene, gasolina, ácido sulfúrico, éter e metanol, que apresenta uma consistência pastosa, tonalidade que varia do amarelo ao marrom e um cheiro muito ativo é:

A) Heroína;

B) Cocaína;

C) Desirée;

D) Merla.

62) São comuns em casos de afogamento em razão da ruptura das paredes alveolares e capilares sanguíneos:

A) as manchas de Paltauf;

B) as manchas de Tardieu;

C) as manchas de hipóstase;

D) o sinal de Ponsold.

(24)

22 63) Acerca das lesões por ações contundentes, assinale a alternativa incorreta:

A) a rubefação não chega a ser uma lesão, sob o ponto de vista anatomopatológico, por não apresentar significativas e permanentes modificações de ordem estrutural, mas o é sob o ângulo da Medicina Legal;

B) a escoriação pode ser definida como o arrancamento da derme e o desnudamento da epiderme;

C) a equimose quando se apresenta em forma de pequenos grãos, recebe o nome de sugilação;

D) Edema é o acúmulo de líquido no espaço intersticial e é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, variando de acordo com sua etiologia.

64) Foi noticiado ao delegado de polícia, chefe da divisão de homicídios de Belo Horizonte, que em determinado templo religioso estão sendo realizados sacrifícios com pessoas. Após autorização judicial, os agentes da lei foram realizar a perícia no local e foi encontrado grande quantidade de vestígios de sangue. Alegou o líder religioso do templo que o sangue encontrado é de animal, pois tem conhecimento que tal prática é autorizada no exercício de sua liberdade religiosa.

Para definição com segurança que o sangue entrado é de animal:

A) procura-se cristais de Teichmann no material encontrado;

B) utiliza-se a técnica de Addler no material encontrado;

C) realiza-se a verificação dos canais de havers no material encontrado;

D) utiliza-se a técnica de Uhlenhuth.

65) Assinale a alternativa do osso que apresenta os caracteres mais palpáveis na diferenciação sexual:

A) pelve;

B) tórax;

C) fêmur;

D) crânio.

(25)

23 66)Acerca dos precursores da Criminologia, marque a alternativa correta:

A) Os frenologistas analisavam a correlação entre crime e enfermidade mental.

B) A partir dos estudos dos fisionomistas nasce a ideia de que na dúvida entre dois presumidos culpados, condena- se sempre o mais feio.

C) Os psiquiatras tentavam localizar cada um dos instintos humanos em uma parte específica do cérebro.

D) Para os fisionomistas a tendência criminal seria transmissível por via hereditária.

67)A respeito da escola clássica, assinale a alternativa correta.

A) Os autores clássicos reconhecem que as pessoas possuem livre-arbítrio, são capazes de fazer suas escolhas.

Utilizavam a técnica indutiva e partiam da análise de um caso concreto para formular uma teoria geral.

B) A etiologia criminal, entendida como as razões pelas quais uma pessoa comete um crime, era uma preocupação da Escola Clássica.

C) A Escola Clássica se preocupou em responder o crime com uma pena justa e útil.

D) Para Francesco Carrara, um dos expoentes da Escola Clássica, o crime é um ente de fato.

68) “O crime apresentaria uma regularidade constante e seria representável em funções matemáticas a depender dos estados econômicos e sociais do momento”. Esse trecho se refere à perspectiva da:

A) Escola de Chicago.

B) Escola Positivista.

C) Escola Clássica D) Escola Cartográfica.

69) “Somente quando são ultrapassados determinados limites o fenômeno do desvio é negativo para a existência e o desenvolvimento da estrutura social, seguindo-se um estado de desorganização, no qual todo o sistema de regras de conduta perde o valor, enquanto um novo sistema ainda não se afirmou”.

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal. Introdução à sociologia do Direito Penal. 3.

ed. Rio de Janeiro: Revan: Instituto Carioca de Criminologia

Com base no excerto acima, referente a teoria estrutural-funcionalista do desvio e da anomia, analise as asserções a seguir:

I. Dentro de seus limites funcionais, o comportamento desviante é um fator necessário e útil para o equilíbrio e desenvolvimento sócio cultural.

Noções de Criminologia

(26)

24 II. O crime para a teoria da anomia, segundo a perspectiva de Émile Durkheim, é um fenômeno normal e até

mesmo positivo para a sociedade.

Está CORRETO o que se afirma em:

A) I e II são proposições falsas.

B) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta da I.

C) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.

D) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.

70)Sobre a relação entre cárcere e marginalidade social, segundo Alessandro Baratta, é correto afirmar que:

A) A possibilidade de transformar um delinquente antissocial violento em um indivíduo adaptável, mediante uma longa pena carcerária, não parece existir.

B) Os institutos de detenção são capazes de reinserir os condenados de volta a sociedade.

C) A aculturação possibilita que o condenado insira em seu comportamento aspectos do sistema carcerário para ser um bom preso o que consequentemente vai facilitar a reinserção desse indivíduo em sociedade.

D) A Desculturação é a assunção das atitudes, dos modelos de comportamento, dos valores característicos da subcultura carcerária pelo condenado.

Referências

Documentos relacionados

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Neste artigo, desenvolvem-se dois controladores preditivos baseados no modelo, aqui denominado, quasilinear estendido modificado, o qual é linearizado em cada instante

Roteiro Desenvolvido por: Blog Cantinho do Saber - http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com Apresentador: Convido agora as turmas do 2º anos , 3º anos e 4º anos

líquidos, contextualizar e discutir sobre fundamentos e impactos ambientais dos processos biotecnológicos envolvidos na biorremediação de solos e capacitá-los na caracterização dos

Apesar de haver diferença significativa somente no Pirambú, os indivíduos foram maiores e apresentaram abundância maior no topo rugoso com algas filamentosas nos recifes dentro

 Interações local x período foram evidenciadas pela atividade maior do pisoteio de turistas durante o período seco (verão) no recife pisoteado de Porto de Galinhas que reduziu

Foram analisados os trabalhos dos principais estudiosos de corais do Banco de Abrolhos, e destes trabalhos concluiu-se que o Mussismilia braziliensis vem sendo acometido