• Nenhum resultado encontrado

Declaração de escopo. Objetivo do projeto ou justificativa. Descrição do produto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Declaração de escopo. Objetivo do projeto ou justificativa. Descrição do produto"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Declaração de escopo

Título do projeto: Coleta de lixo eletrônico, em São Carlos, para reciclagem e reutilização (grupo 5)

Patrocinadores: Prefeitura de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Lojas de produtos eletrônicos

Gerente de projeto: Brenda Jacomelli

Cliente: Empresas de reciclagem de lixo eletrônico Data: 24/09/2020

Controle de mudanças

Data Responsável Mudança

23/09 Todos os membros Desenvolvimento da primeira versão

24/09 Todos os membros Desenvolvimento da versão final da declaração de escopo

Objetivo do projeto ou justificativa

O estudo Global E-Waste Monitor publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontou o Brasil como o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e o 7º maior do mundo enfatizando que apenas 3% de todo o lixo produzido é devidamente descartado.

O descarte impróprio de equipamentos eletrônicos gera um elevado impacto negativo no meio ambiente, visto que a grande quantidade de lixo produzida possui alta concentração de metais pesados em sua constituição, os quais apresentam em várias ocasiões, alta toxicidade. Além disso, a não reciclagem dos materiais que compõem os equipamentos representa um desperdício econômico devido ao seu alto valor agregado.

Diante dessa problemática, este projeto propõe a criação de pontos de coleta para o descarte do lixo eletrônico e sua distribuição para empresas especializadas neste tipo de reciclagem, juntamente com uma campanha de conscientização sobre os perigos

acarretados pelo seu descarte incorreto, gerando um retorno positivo na economia e preservando o meio ambiente.

Descrição do produto

O escopo do serviço entregue pela empresa se delimita em: captar materiais eletrônicos recicláveis, por meio dos pontos de coleta; separar as peças selecionadas dos equipamentos e seus dispositivos eletrônicos, uma vez que separar agrega valor no momento da venda do e-lixo, e vender os materiais coletados e separados para empresas especializadas na reciclagem desse tipo de material.

1

(2)

Os pontos de coleta serão instalados em escolas e universidades da cidade de São Carlos, sendo que para isso ser legalmente viável pretende-se fechar uma parceria com a prefeitura que autorize a utilização destes espaços. Além disso, com a ajuda destas instituições, será possível realizar uma divulgação educacional para toda a população das vantagens ambientais da reciclagem. Tais pontos de coleta terão containers comprados, de volume proporcional à circulação de pessoas no seu respectivo local de instalação.

Para incentivar o descarte correto do lixo eletrônico em nossos pontos de coleta será criado um sistema de pontuação, que irá disponibilizar descontos em compras em lojas parceiras do segmento de eletrônicos. As vantagens destacadas para os estabelecimentos parceiros seriam: o aumento do fluxo de clientes que o sistema de pontos agregaria, pois, ele se reverteria em vantagens nas compras de novos aparelhos, o que representa um incentivo para o consumo; o estabelecimento parceiro teria seu nome associado com um projeto sustentável.

Para que a pessoa adquira os pontos ao efetuar o descarte, ela deve se cadastrar no aplicativo desenvolvido pela empresa, indicar a localização do ponto de coleta utilizado e anexar uma foto do produto descartado. Quando um motorista da empresa buscar os itens de determinado ponto, ele deve conferir se os itens cadastrados constam no container correto e assim validar os pontos do usuário, pelo aplicativo. Dessa forma, pretende-se evitar fraudes no sistema de pontos.

O prazo estabelecido para que cada pessoa receba os pontos será de no máximo vinte dias, ou seja, os materiais serão recolhidos dos pontos de coleta a cada vinte dias ou anteriormente caso o container fique cheio.

Deve-se salientar que o sistema de pontuação será baseado no valor agregado que a venda do e-lixo proporciona, pois, cada item, dependendo da complexidade e quantidade de materiais que o compõe, possui um valor atribuído. Por exemplo, um computador possui maior valor agregado que um teclado, consequentemente o seu descarte renderá mais pontos do que o descarte de um teclado.

Visando além da redução do impacto ambiental há também uma ação social de nosso projeto, com a inserção de trabalhadores em um formato de cooperativa. Os catadores de reciclagem contribuintes com o nosso projeto receberão por objeto eletrônico vendido, também de acordo com um valor tabelado por categoria do objeto. Para atrair os catadores, oferecemos maior valor agregado ao produto com relação ao valor pago por empresas de sucata. Estabelece-se assim uma exclusividade de venda do lixo eletrônico.

Após o recolhimento do lixo eletrônico ele será enviado ao armazém da empresa para ser desmontado. Dessa forma suas peças e materiais de maior valor agregado serão estocados para venda posterior.

Os materiais serão levados mensalmente até empresas da cidade de São Paulo especializadas em reciclagem de lixo eletrônico. A vantagem entregue a elas será a diminuição do custo e preocupação com logística, além de maior segurança da existência de matéria prima periodicamente.

2

(3)

Partes interessadas

USP, UFSCar, Unicep e escolas parceiras

Interesses: Aumento do engajamento social, proximidade com a comunidade, descarte do lixo eletrônico próprio.

Envolvimento: Divulgação do projeto, conscientização da população, instalação de pontos de coleta, voluntários (alunos, professores e funcionários).

Expectativa da organização: Otimização da reciclagem dos próprios produtos e difusão do conhecimento.

Prefeitura de São Carlos

Interesses: Reduzir o impacto ambiental, evitar contaminação por lixo eletrônico.

Envolvimento: Divulgação do projeto, conscientização da população, obtenção de dados e informação sobre o lixo eletrônico, instalação de pontos de coleta.

Expectativa da organização: Diminuição do lixo eletrônico não reciclado e conscientização da comunidade são carlense, movimentação econômica.

Comunidade de São Carlos

Interesses: Descarte de lixo, alívio do acúmulo de lixo eletrônico nas casas, diminuição da poluição da cidade, bonificação pelo lixo eletrônico descartado.

Envolvimento: Descarte do lixo eletrônico, voluntários no projeto, divulgação entre as pessoas.

Expectativa da organização: Geração de empregos, geração de receita, reciclagem de lixo eletrônico.

Empresas de reciclagem de lixo eletrônico

Interesses: Aumento do engajamento social, aumento da quantidade de matéria prima e movimento da economia.

Envolvimento: Compra do lixo coletado.

Expectativa da organização: Visibilidade sustentável na comunidade (marketing) e aumento de matéria prima (diminuição do custo).

Lojas de produtos eletrônicos

Interesses: Aumento do engajamento social e movimentação econômica.

Envolvimento: Realização do esquema de pontuação (“cashback”) através de descontos em futuras compras.

Expectativa da organização: Visibilidade sustentável na comunidade, divulgação da empresa e aumento de consumidores.

Catadores de sucata cooperados

Interesses: Aumento da renda mensal.

Envolvimento: Fornecimento do lixo eletrônico já devidamente separado.

Expectativa da organização: Renda fixa mensal, compradores de seu produto ( coleta de eletrônicos).

Empresas Concorrentes

Envolvimento: Concorrência de mercado e Benchmark.

3

(4)

Interesses: possível arrecadação de maior quantidade de e-lixo para reciclagem devido ao engajamento e conscientização da população

Expectativa: Ajudar a suprir a demanda de serviços sem ser um concorrente direto.

Proprietário do estabelecimento alugado

Interesses: Conseguir um locatário para seu estabelecimento.

Envolvimento: Locação do imovel.

Expectativa: Renda mensal de locação.

Mídias Sociais

Envolvimento: Divulgar informações a respeito do projeto.

Expectativa: Criar um conexão com o público geral e atender as demandas de maneira mais efetiva.

Funcionários

Interesses: Fazer parte de um ambiente de trabalho agradável com boa remuneração.

Envolvimento: Realização dos serviços prestados pela empresa.

Expectativa: Trabalhar em uma empresa sustentável de impacto positivo, tanto social quanto ambiental.

Agentes Regulamentadores

Interesses: Garantir a qualidade dos produtos e serviços de interesse público.

Envolvimento: Fiscalizar e regulamentar os produtos e serviços prestados pela empresa.

Tempo do projeto

Com um prazo de 18 meses para se concretizar, ou seja, desde sua idealização até sua conclusão, o projeto de implementação, na cidade de São Carlos, de um sistema/órgão responsável pela captação, separação e venda de lixo eletrônico é dividido em duas grandes etapas.

A primeira delas, com duração de 4 meses contados a partir do início de setembro de 2020, resume-se à organização tanto burocrática quanto física da empresa. Nesse período executam-se todos os trâmites legais de abertura e regularização da empresa junto à prefeitura da cidade de São Carlos, bem como estrutura-se o suporte físico da companhia, por meio da locação do estabelecimento empregado na separação e depósito do lixo

eletrônico coletado (sede da empresa), bem como da compra dos equipamentos

necessários para coleta, separação e transporte do lixo. Ainda neste período dos 4 meses iniciais, preocupa-se em sustentar a imagem da empresa diante do mercado no qual se insere, por meio de busca por parcerias, e divulgações a serem realizadas com o auxílio do marketing digital.

A segunda etapa do projeto, com início datado para janeiro de 2021, consiste no período no qual a empresa inicia suas atividades de coleta, separação e venda do lixo

4

(5)

eletrônico captado no território do município de São Carlos. Com duração de 14 meses, neste período os integrantes do projeto investem seus esforços na manutenção de um marketing efetivo para a companhia bem como na execução eficiente das incumbências, pela empresa propostas, para que no findar do tempo determinado, o investimento inicial despendido pelos integrantes tenha sido reavido.

Cronograma da primeira etapa do projeto

Data Tarefa

Setembro Tramitação legal da abertura da empresa

Setembro Marketing

Setembro Busca por patrocinadores e parceiros

Outubro Compra de equipamentos

Novembro Planejamento do evento de inauguração

Novembro Distribuição dos pontos de coleta

Dezembro Aluguel do estabelecimento para armazenamento e separação do lixo

Janeiro Evento de inauguração

Custo do produto

Com base no Termo de Abertura de Projeto (TAP), feito anteriormente pela equipe do projeto, estimou-se um investimento inicial de R$ 215.000,00 e um custo mensal de R$46.207,15. Tendo sido reavaliado o custo mensal despendido com a logística fez-se possível a conclusão da viabilidade de redução, em R$ 10.000,00, dos gastos com este setor, por meio da locação, para a sede da empresa e depósito do lixo, de um estabelecimento com dimensões pouco maiores do que fora inicialmente projetado, fazendo assim com que e as viagens para São Paulo tivessem sua frequência reduzida (uma vez ao mês).

Logo, reavaliado o dispêndio, computou-se que a receita mensal gerada pela venda do lixo seja de aproximadamente R$ 54.000,00, considerando que 30% da população são carlense oferte para a empresa 40% do seu lixo eletrônico (de acordo com o relatório Global E-Waste Monitor 2017 cada habitante brasileiro produz em média 7 kgs de lixo eletrônico por ano) e que o preço médio por quilo de lixo eletrônico adquirido seja de R$3,00. Levando em consideração que o gasto mensal, já recalculado, seja de aproximadamente R$

5

(6)

36.000,00 conclui-se que a margem de lucro da empresa seja de 30%. Assim, obtém-se o valor do custo do produto, qual seja, R$ 2,10 por kg de lixo eletrônico coletado.

Riscos iniciais (de alto nível)

Os riscos iniciais do projeto englobam fatores que vão desde à falta de adesão popular ao projeto até o abandono ou desinteresse por parte do Estado. Além disso, há também o risco da falta de interesse de empresas em apoiar o projeto, visto que se trata de um empreendimento inovador no âmbito econômico não havendo um vasto histórico de empresas bem sucedidas no setor.

Acrescenta-se ainda a necessidade de extrema atenção para com os cuidados imprescindíveis relacionados à saúde dos funcionários da empresa (responsáveis por separar o e-lixo), haja vista a existência, bem sabida, da possibilidade do contato e exposição destes funcionários com materiais químicos residuais expelidos por produtos eletrônicos. Por este motivo, ressalta-se a necessidade de paramentação adequada, devidamente fornecida pela companhia, do corpo de trabalhadores.

Por fim, pontua-se os riscos, principalmente em uma análise a curto prazo, com o êxito do sistema de pontuação. Para que bons resultados sejam conquistados, parcerias com empresas de eletrônicos devem ser confirmadas e um efetivo sistema contra fraudes deve ser desenvolvido, afim de inibir cômputos indevidos de pontuações.

Entregas (deliverables) do projeto

Definição e aquisição do imóvel sede da empresa.

Definição e aquisição do caminhão da empresa.

Escolha estratégica dos pontos de coleta.

Abertura da empresa burocraticamente (criação de CNPJ, etc).

Fechar parceria com escolas e universidades para instalar as caixas de coleta.

Escolha, compra e distribuição das caixas de coleta nos locais.

Definição e execução de um bom plano de marketing.

Seleção e contratação do quadro de funcionários (quantidade de separadores, motoristas, pessoal do escritório).

6

(7)

Equipe do projeto

Gerente: Brenda Jacomelli

Burocracia: Suzana Vilas Boas e Lucas Nakata

TI: Sofia Gelio

Financeiro: Weslley Perissin

Logística: Rodrigo Kenji

Marketing: Letícia Alves Doniak

RH: Gabriela Barbieri Alvarez

Operações: Mateus Martelini Souza

Relacionamento Externo: Lucas Frascarelli

Sumário de milestones

Sumário de Milestones Data de entrega

Abertura e regularização legal da empresa 15/09/2020

Criação de páginas nas redes sociais para divulgação do projeto 20/09/2020

Fechamentos das parcerias 30/09/2020

Entrega do Aplicativo 31/10/2020

Compra e montagem das caixas de coleta 30/11/2020

Aluguel e adequação do estabelecimento 31/12/2020

Venda da primeira remessa de lixo eletrônico 31/01/2021

1ª contabilização dos pontos para os usuários do aplicativo 01/02/2021

Busca de novos parceiros 05/03/2021

Conclusão do projeto 31/03/2022

Exclusões do projeto

Desenvolvimento das caixas coletoras de lixo eletrônico (serão compradas).

Reciclagem do lixo eletrônico.

Separação e reciclagem do material excedente (carcaça dos aparelhos, plásticos, vidros, etc.)

7

(8)

Premissas do projeto

Contribuição dos moradores para a doação do lixo eletrônico.

Aceitação das lojas em promover descontos para o programa de pontuação.

Disposição dos catadores para se filiarem ao projeto.

Compra do lixo eletrônico pelas empresas de reciclagem.

Aceitação das escolas e universidades na distribuição dos pontos de coleta.

Aval da prefeitura para a realização do projeto.

Oferta suficiente de lixo eletrônico em São Carlos.

Aprovações:

Assinatura do gerente de projeto Assinatura do patrocinador ou autor Brenda Jacomelli Suzana Vilas Boas de Oliveira

Nome do gerente de projeto Nome do patrocinador ou autor

24/09/2020 24/09/2020

Data Data

8

Referências

Documentos relacionados

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

[r]

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

Esse foi um dos fatores que le- vou à extinção das Rodas de Expostos, que acabaram por desaparecer definitivamente da paisagem europeia em fins do século XIX (MARCÍLIO, 1998, p..

Esta degradação, é de difícil avaliação, por isso para cada caverna realiza-se uma análise da capacidade de carga, ou seja, o quanto uma área pode agüentar as

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que