• Nenhum resultado encontrado

Regulamento: Estágio Supervisionado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Regulamento: Estágio Supervisionado"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Regulamento: Estágio Supervisionado

Curso de Licenciatura em Matemática

(2)

1.

APRESENTAÇÃO

Este manual foi concebido pela coordenação do curso de Matemática, juntamente com os membros do NDE, período 2015, pretendendo auxiliar os alunos que cursarão as disciplinas de estágio Curricular supervisionado I, II e III.

Para facilitar a leitura, foi elaborado na forma de respostas a perguntas frequentes, agrupadas em blocos relacionados a diferentes temas relacionados à execução dos estágios supervisionados: obrigatoriedade e regulamentação dos estágios; professor orientador;

professor supervisor; aluno estagiário: direitos e compromissos; início do estágio e atividades a serem realizadas e documentos referentes aos estágios.

Agradecemos todas as contribuições e desejamos a todos uma boa leitura.

(3)

2.

OBRIGATORIEDADE E REGULAMENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS

O Estágio Supervisionado é uma exigência da Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, a qual institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena.

Consta no artigo 1º, inciso II, que um dos componentes comuns que devem integralizar a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica compreende “400

(quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso”.

Além da carga horária, o que a legislação afirma sobre o Estágio Curricular, o parecer CNE/CP 28/2001 , de 02/10/2001, compreende o Estágio Curricular Obrigatório “como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício. Assim o estágio curricular supervisionado supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. Por isso é que este momento se chama estágio curricular supervisionado. [...] Entre outros objetivos, pode-se dizer que o estágio curricular supervisionado pretende oferecer ao futuro licenciado um conhecimento do real em situação de trabalho, isto é, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino. É também um momento para se verificar e provar (em si e no outro) a realização das competências exigidas na prática profissional e exigíveis dos formandos, especialmente quanto à regência. Mas é também um momento para se

acompanhar alguns aspectos da vida escolar que não acontecem de forma igualmente

distribuída pelo semestre, concentrando-se mais em alguns aspectos que importa vivenciar. É o caso, por exemplo, da elaboração do projeto pedagógico, da matrícula, da organização das turmas e do tempo e espaço escolares”.

Segundo o artigo 82 da Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, “Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”. Neste sentido, as normas do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras-Português da UNINOVE são instituídas pela própria Instituição, pela Diretoria de Educação, bem como os Projetos Pedagógicos do Curso de Letras-Português.

(4)

Para considerações de ordem mais geral sobre estágios, pode-se consultar a Lei n.

11.788 de 25/09/2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes.

De acordo com a Resolução CNE/CP 2/2002, “os alunos que exerçam atividade docente regular na Educação Básica poderão ter redução na carga horária do estágio curricular

supervisionado até, no máximo, 200 horas”. Caberá ao orientador de estágio, mediante documentos comprobatórios apresentados pelo estagiário, avaliar a pertinência ou não da redução da carga horária do estágio e definir o número de horas que serão reduzidas, dentro do limite de 50% (cinquenta por cento) do valor total de horas a que se refere aquele estágio.

Para tanto, o orientador deve observar as condições a seguir:

Para que a redução de horas de estágio seja autorizada, o estagiário deve estar em exercício da docência no período em que o estágio for realizado;

A redução de carga horária no valor de 50% (cinquenta por cento) do valor total de horas a que se refere aquele estágio deve ser autorizada somente se o estagiário estiver exercendo a docência na mesma área de conhecimento e nível de ensino a que se referir o estágio;

As fichas de registro de atividades de estágio devem conter o registro das horas de estágio dispensadas, assinadas pelo diretor da escola em que o estagiário exercer atividade docente;

O professor orientador deve elaborar um plano de estágio para o cumprimento das horas restantes.

Quais os documentos comprobatórios necessários para solicitar redução de carga horária de Estágio Supervisionado para graduandos que já exercem atividade docente?

Declaração da Escola, com timbre, carimbo e assinatura do Gestor Escolar, constando: o período (dias trabalhados), disciplina lecionada, nível de ensino (fundamental II ou médio), carga horária semanal.

De acordo com a Resolução CNE/CP 2/2002, “o aluno que exerce atividade docente regular na educação básica poderá solicitar a dispensa de, no máximo, 50% (cinquenta por cento) de cada estágio supervisionado”. Assim sendo, as horas de estágio supervisionado restantes deverão ser distribuídas em um plano de estágio elaborado pelo professor orientador.

(5)

Sugere-se que o estagiário faça o estágio em uma escola diferente daquela em que exerce sua atividade docente.

De acordo com a Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002, Art. 7º., item IV, as instituições de formação trabalharão em interação sistemática com as escolas de Educação Básica, desenvolvendo projetos de formação compartilhados.

A lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, no entanto, amplia tal espaço ao determinar que:

Art. 1º - Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Dessa maneira, o PPC do curso prevê a modalidade a distância, realizada enquanto monitoria, como um dos ambientes de trabalhos do docente e espaço educativo do estagiário, condizente não somente com a lei, mas com a concepção de espaço do trabalho e ampliando a noção de docência para as novas tecnologias e realidade contemporânea de educação.

O Estágio Curricular deve ser realizado exclusivamente em escola pública de Educação Básica?

O estágio supervisionado será realizado, prioritariamente, em escolas públicas ou privadas de educação básica. No entanto, a lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 amplia a possibilidade do Estágio:

2.9 O Estágio Curricular Supervisionado pode ser realizado exclusivamente em instituições de educação não-formal?

Não pode. No plano de estágio devem ser privilegiadas atividades realizadas em instituições de ensino. Além disso, atividades de estágio realizadas em espaços de educação não formal devem estar vinculadas àquelas realizadas em escolas de Educação Básica.

Para estágios realizados em ambientes de educação não formal, cujas atividades excedam uma carga de 20 (vinte) horas, é necessário que haja um funcionário da instituição que se

responsabilize por acompanhar o estágio. Neste caso, o estagiário deverá entregar na

instituição em que irá estagiar uma carta de apresentação e a ficha de registro de atividades de estágio deverá ser assinada pelo funcionário responsável pelo estágio na respectiva instituição.

(6)
(7)

3.

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

As seguintes orientações sobre o Estágio Curricular Supervisionado devem ser seguidas:

I. A entrega da documentação referente a cada um dos períodos de estágio, para o aluno matriculados nos polos da capital, deverá ser feita pessoalmente pelo aluno, no Polo Memorial, ao Prof(a). Coordenador(a) do Estágio, e os alunos matriculados nos polos do interior, deverão entregar nas secretarias dos polos em que estão matriculados, em data e local previamente definidos pelo(a) mesmo(a).

II. Tópicos importantes:

a) Tanto o Coordenador quanto o Diretor da escola onde foi feito o estágio, podem assinar as folhas de descrição das atividades desenvolvidas em sala de aula. Caso isso aconteça, nos espaços reservados para a assinatura, no lugar da assinatura, pode ser colocada a rúbrica do Diretor ou do Coordenador da escola. No entanto, caso seja o professor responsável pelas aulas a assinar, deverá constar, obrigatoriamente, a assinatura do mesmo e, não, sua rúbrica.

b) A descrição de uma atividade em sala, que se repetir em mais de um dia, deve ser novamente descrita. Não é permitido o uso de “aspas” para essas descrições. Deve ser preenchido atividade por atividade, dia por dia, classe por classe.

c) Os espaços em branco nas folhas de descrição das atividades devem ser riscados, na diagonal do espaço, com caneta preta ou azul.

d) As assinaturas nos dias de atividades, devem ser feitas na horizontal, diariamente, e não na diagonal, utilizando uma só assinatura para diversos dias. Somente serão aceitos relatórios com assinaturas ou rubricas na horizontal, uma em cada dia de atividades.

e) A digitação por computador poder ser feita com qualquer tipo de fonte (letra) e o tamanho da mesma pode variar de 9 a 12. Preferência por Arial ou Times New Roman.

f) Não há problemas caso uma folha continue em outra página, sem o cabeçalho da primeira. O importante será a coerência na sequência dos dias das atividades.

(8)

g) O tempo de duração de cada atividade, deverá ser preenchido, com os minutos reais de duração de cada uma. Por ex: aulas de 45 ou 50 minutos devem ser registradas como 45min ou 50min.

h) A impressão do relatório poderá ser em cores ou em branco e preto

i) A foto poderá ser colada OU TAMBÉM DIGITALIZADA, em ambos os casos,, deverá ser 3x4, colorida e recente.

j) NÃO ESQUECER DE ANEXAR, AO RELATÓRIO FINAL, A AUTORIZAÇÃO DE ESTÁGIO ASSINADA PELO DIRETOR DA ESCOLA.

k) O relatório não deverá ser grampeado, nem encadernado. Deverá ser entregue em folhas soltas, em uma pasta L ou em um saco plástico, devidamente identificado com o nome e R.A. do aluno.

l) A mudança de local de estágio pode ser feita de um período de estágio para outro, assim como também o estágio pode ser feito em mais de uma escola, sempre respeitando a carga horária estabelecida no kit de estágio.

m) Ao final do estágio, é imprescindível o reconhecimento da firma do Diretor da escola e, em caso de afastamento do diretor é necessário a comprovação desse afastamento para que o vice diretor possa assinar a ficha de estágio.

n) As horas que ultrapassarem o mínimo exigido em cada período de estágio, NÃO SERÃO APROVEITADAS PARA OS PERÍODOS POSTERIORES.

o) Não serão aceitos relatórios com rasuras ou correções.

p) Caso o aluno não consiga cumprir as horas exigidas em cada período do estágio, o mesmo deverá falar urgentemente com o Coordenador do Curso de Matemática da UNINOVE, pois haverá a necessidade do aluno matricular-se em DEPENDÊNCIA no semestre seguinte.

q) Caso a escola, onde o estágio for feito, solicitar a Apólice de Seguro de Vida para o estagiário, este deverá enviar e-mail ao Coordenador do Curso de Matemática, Prof. Adriano M. Martins, ammartins@uninove.br, solicitando esta apólice e mencionando,

obrigatoriamente, os seguintes dados:

Nome da escola Endereço da Escola Nome complete do aluno R.A. do aluno

(9)

4.

ALUNO ESTAGIÁRIO: DIREITOS E COMPROMISSOS.

Para realizar a matrícula no estágio supervisionado, o aluno deverá cumprir as seguintes exigências:

 Estar iniciando, no mínimo, o QUARTO SEMESTRE do curso de MATEMÁTICA da UNINOVE;

 No caso de DP, estar matriculado regularmente no semestre e na disciplina;

O professor orientador verificará o cumprimento da carga horária do plano de atividades, a frequência às reuniões de orientação, bem como a qualidade dos registros do relatório de estágio.

O estagiário deve manter uma postura investigativa, atento ao espaço da escola e à prática docente. Na sala de aula, o estagiário é um aprendiz do professor supervisor, o qual é responsável pela aula e pela turma. Por isso, deve evitar interferir diretamente no andamento da aula, exceto quando solicitado pelo professor supervisor. Além disso, o estagiário deve estar atento às normas locais, evitando conversas paralelas, atrasos e qualquer postura que prejudique o trabalho docente.

Segundo a Lei n. 11.788 de 25/09/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, as atividades de estágio não podem exceder 6 (seis) horas por dia.

5. SOBRE O INÍCIO DO ESTÁGIO E AS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

Qual o papel das reuniões de orientação?

As reuniões de orientação ocorrerão na universidade sob a coordenação do professor orientador. A presença nelas é obrigatória, pois compõem parte da carga horária a ser cumprida no estágio. Este é o momento de orientação,

(10)

reflexão, articulação com a teoria e discussão das experiências vivenciadas no âmbito do estágio.

Qual o horário das reuniões de orientação?

O horário das reuniões de orientação é aquele estabelecido na grade de horários de disciplinas oferecidas no semestre em que o estágio está sendo realizado. Qualquer alteração neste horário deve ser acordada entre estagiários e professor orientador. Também se utiliza os fóruns da plataforma AVA para as discussões e orientações.

Com quem falar para iniciar o estágio supervisionado na escola: com o professor ou com a direção?

O aluno que deseja estagiar em determinada instituição deve apresentar-se à gestão da escola e entregar uma carta assinada pelo professor orientador. Caso a direção aceite a presença do estagiário, indicará um professor para ser seu supervisor.

Em quais instituições eu posso realizar meu estágio?

Em escolas particulares e públicas de educação básica .

6. DOCUMENTOS REFERENTES AO ESTÁGIO:

I carta de apresentação?

A carta de apresentação será disponibilizada aos estagiários pelo professor orientador. Deve ser preenchida e entregue à direção da escola. Um protocolo, assinado pela direção da escola, indicando o recebimento da carta deve ser entregue pelo estagiário ao professor orientador.

II Como registrar as atividades de estágio (ficha)?

(11)

No site do curso de licenciatura a que corresponde o estágio, estão disponibilizadas fichas para o registro das atividades de estágio. Estas fichas devem ser preenchidas , indicando em cada período o tipo de atividade desenvolvida pelo estagiário . O registro de cada atividade deve vir acompanhado da assinatura do professor supervisor.

III. Como deve ser o relatório de estágio?

Orientações para a realização do relatório de estágio são apresentadas no anexo

IV. A quem devo entregar meus documentos ao final do estágio?

As fichas de registro de atividades de estágio e o relatório devem ser entregues ao professor orientador do estágio.

V. Qual o prazo para entrega da documentação de estágios?

O prazo deve ser agendado junto ao professor orientador, considerando que o parecer deste sobre a aprovação ou reprovação do estagiário deve ser finalizado dentro do prazo estabelecido para o lançamento de notas das disciplinas de graduação do quadrimestre em que o estágio for realizado.

Referências

Documentos relacionados

The nurse can evaluate, examine and implement non-pharmacological strategies of effectiveness to the relief of pain, guaranteeing the quality of life of the patient but is not aware

Além disso, associa-se o conceito de masculino e feminino a homem e mulher, não compreendendo a capacidade dos dois gêneros de possuir os dois princípios ao mesmo tempo,

Durante o período de um ano, entre dezembro de 2002 e novembro de 2003, foram realizadas medidas de fluxo de seiva para se obter a transpiração de onze exemplares de grande porte na

De acordo com resultados observados, a observação temporal da produtividade pode criar alguns padrões de distribuição similar, mesmo que em culturas diferentes, se tratando de

92 Figura 54: Deslocamento da banda 0-0 em função da temperatura dos filmes F8BT com diferentes espessuras sustentados em vidro e filme espesso.. As curvas contínuas são os

Por isso, é necessário destacar a importância da existência de locais próprios e adequados a receber estes indivíduos para o desenvolvimento de atividades esportivas,

A análise do efeito da temperatura na constante cinética de transesterificação, apresentada na Figura 79, mostra que os parâmetros estimados seguem razoavelmente

A Marcha da Maconha seria, nessa perspectiva, um veículo para o debate sobre a questão legal que envolve a cannabis, de forma a expor as razões da defesa da legalização, sem que