• Nenhum resultado encontrado

BRASÍLIA, 14 DE JANEIRO DE h30min

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BRASÍLIA, 14 DE JANEIRO DE h30min"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

No N ot ta a I I n n fo f or rm m at a ti iv v a a

Ex E xe ec cu ut ti iv vo o F Fe ed de er ra al l

BRASÍLIA, 14 DE JANEIRO DE 2011 15h30min

DISTRIBUIÇÃO DE CARGOS NO 2º ESCALÃO – MDIC e MCT

Com a nomeação dos titulares das pastas ministeriais no Governo Dilma abre-se caminho para o início o processo de escolha dos ocupantes do 2º escalão do governo – as secretarias dos ministérios e as entidades vinculadas. Formalmente, a presidente da República já afirmou que a ocupação destes cargos – e a esperada distribuição entre os partidos aliados – será decidida após a eleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, prevista para ocorrer no dia 1º de fevereiro.

Nesse sentido, pastas como o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo ministro escolhido foi o ex-senador Aloizio Mercadante (PT), funcionam com novo titular, mas o mesmo corpo funcional.

Outras pastas, no entanto, já sofreram alterações em sua estrutura organizacional. Esse é o caso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), cujo novo ministro, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), já renovou parte de sua equipe.

Dessa forma, não há como se falar em regra para a definição dos membros do 2º escalão do Governo Dilma. Os nomes estão sendo definidos aos poucos, alguns a partir de critérios técnicos, outros, políticos.

Abaixo, a distribuição atual e as perspectivas de indicações dos cargos constantes da estrutura dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC):

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - MCT Organograma – simplificado

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e

Desenvolvimento

Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão

Social

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Secretaria de Política de Informática Secretaria-Executiva

ENTIDADES VINCULADAS FINEP CNPQ

(2)

Ministro: ALOÍZIO MERCADANTE (PT)

* Nomeado no Governo Dilma

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Filiado ao PT desde 1980, foi duas vezes Deputado Federal, assessor econômico do Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos coordenadores das campanhas de Lula à Presidência da República em 1989, 1994, 1998 e 2002.

Mercadante ocupou o cargo de senador por São Paulo (2002-2010) e concorreu ao cargo de governador deste estado nas eleições de outubro de 2010, sendo derrotado por Geraldo Alckmin (PSDB).

Secretaria Executiva: LUIZ ANTÔNIO ELIAS RODRIGUES

* Remanescente do Governo Lula

Responsável pela Secretaria-Executiva do Ministério desde 2007, assumiu o órgão após coordenar a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da pasta ministerial. Ligado ao PT, ele é economista e pós-graduado em Economia Industrial e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No governo municipal já ocupou o posto de secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da prefeitura do Rio de Janeiro entre 1988 e 1989. Além disso, já assumiu a presidência dos seguintes órgãos no governo federal: Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC); e Conselho dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Não há nomes cotados para substituí-lo.

Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento: LUIZ ANTONIO BARRETO DE CASTRO

* Remanescente do Governo Lula

Natural do Rio de Janeiro (RJ), é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), possui mestrado pela Universidade Estadual de Mississippi (EUA), doutorado e pós-doutorado pela Universidade da California-Davis (EUA).

Ele foi chefe geral do Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN) da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA) e, antes de assumir o cargo no MCT, foi secretário de Propriedade Intelectual também da EMBRAPA.

Cotado para a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento: CARLOS NOBRE

Coordenador da Rede Clima e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas

Espaciais (INPE), é formado em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico da

Aeronáutica (ITA). Ele é considerado um dos maiores especialistas mundiais

sobre mudanças climáticas e é o atual preside do Conselho Diretor do Painel

Brasileiro de Mudanças Climáticas. Também integra o Comitê Científico do

International Geosphere-Biosphere Programme e coordena o programa FAPESP de

Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais.

(3)

Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social: ROOSEVELT TOMÉ SILVA FILHO

* Remanescente do Governo Lula

É formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e foi diretor do Departamento de Ações Regionais para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (DEARE/MCT). Também coordenou o Programa de Inclusão Digital do MCT e foi consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Ele é responsável pela Secretaria do Ministério desde abril de 2010, quando substituiu Joe Valle.

Não há nomes cotados para substituí-lo.

Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC): RONALDO MOTA

* Remanescente do Governo Lula

Ronaldo Mota possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado pela Universidade Federal da Bahia (1978), doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) e pós-doutorado na University of British Columbia (CAN)

Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, deixou a Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC), para assumir a SETEC em 2009. No MEC também exerceu o cargo de secretário de Educação Superior e foi Condecorado pelo Presidente da República como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e promovido à Classe Grã-Cruz da Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Atualmente, Ronaldo Mota é pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e preside os Comitês Gestores dos Fundos Setoriais de Energia e Mineral e exerce a presidência pro-tempore da Rede de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT), entre outras atividades.

Não há nomes cotados para substituí-lo.

Secretário de Política de Informática: AUGUSTO CÉSAR GADELHA VIEIRA

* Remanescente do Governo Lula

É secretário de Política da Informática desde dezembro de 2005. Ele é graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e possui doutorado em Engenharia Elétrica e título de Management in Science and Engineering (M.Sc) em Engineering-Economic Systems e em Statistics (1977) pela Universidade de Stanford (EUA).

Augusto Gadelha já ocupou os cargos de secretário de Desenvolvimento

Tecnológico e Inovação e Diretor do Departamento de Indústria, Ciência e

Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações, ambos no Ministério da Ciência e

Tecnologia (MCT). É Membro do Grupo Gestor do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD),

além de compor o Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Japão para TV Digital. Ele também exerce

as funções de coordenador do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do MCT e do

Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).

(4)

Cotado para a Secretaria de Política de Informática: VIRGÍLIO ALMEIDA

O professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgílio Almeida, graduou-se em Engenharia Elétrica pela UFMG em 1973. Concluiu o mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e o doutorado em Ciência da Computação pela Vanderbilt University.

Virgílio Almeida ocupa atualmente a representação da comunidade científica no Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é membro da Academia Brasileira de Ciências. Além disso, foi membro do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e funcionário da Companhia Energética de Minas Gerais S/A (CEMIG) e da PETROBRAS.

FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos: LUIS MANUEL REBELO FERNANDES

* Remanescente do Governo Lula

Nascido em 1958, Luis Fernandes formou-se em Relações Internacionais na Universidade de Georgetown (EUA) e obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). É professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e do Departamento de Ciência Política (GCP) da Universidade Federal Fluminense (UFF), além do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco.

Lecionou no Birbeck College em Londres e foi pesquisador-bolsista na London School of Economics (LSE). Além disso, foi fundador e coordenador do Grupo de Política Internacional da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e proponente do primeiro programa de doutorado da área no país.

Cotado para a FINEP: Glauco Arbix

Professor da Universidade de São Paulo (USP), Glauco Antonio Truzzi Arbix, nasceu em Americana (SP). Ele é sociólogo e realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (EUA), na Universidade de Columbia (EUA), na Universidade da California - Berkeley (EUA) e na London School of Economics (Reino Unido).

Glauco Arbix é membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e Coordenador Geral do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Ele já foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), coordenador geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE/PR) e membro do Group of Advisers do United Nations Development Programme (PNUD-ONU). Além disso, foi docente do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

Assim que assumiu o Ministério, Aloízio Mercadante disse que estuda transformar a FINEP em

uma espécie do banco para financiar a pesquisa científica e a inovação no país, semelhante ao

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo o novo Ministro, a

idéia é que a Financiadora disponha de recursos além dos provenientes do Tesouro Nacional. Em

2010, o orçamento da empresa foi de R$ 4,2 bilhões.

(5)

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: CARLOS ALBERTO ARAGÃO DE CARVALHO FILHO

* Remanescente do Governo Lula

Possui graduação e mestrado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), além de doutorado na mesma área pela Princeton University (EUA). Nascido no Rio de Janeiro, o atual presidente do CNPq possui uma extensa experiência acadêmica, com passagens pelas seguintes centros de pesquisa e universidades: Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA); Princeton University (EUA); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (BR); Université de Paris XI- Orsay (FR); e, Centre Européen de la Recherche Nucléaire(SHE).

Aprovado em concurso público em 1994, tornou-se professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cargo que exerce até hoje. É, também desde 1994, Diretor do Centro Latino-Americano de Física e, desde 1988, Pesquisador Associado ao ICTP, de Trieste. Além do cargo de docente, no setor público, ele foi diretor científico- tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e diretor de inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Cotado para o CNPq: GLAUCIUS OLIVA

Diretor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo de São Carlos (USP/São Carlos), Glaucius Oliva, é engenheiro eletricista eletrônico com mestrado em física pela USP, além de doutor pela University of London (Inglaterra). Ele é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e diretor do Centro de Pesquisas, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Em 2009 foi candidato a reitor da Universidade de São Paulo, tendo sido eleito para a lista tríplice juntamente com o atual reitor, Professor João Grandino Rodas (indicado pelo então governador José Serra), e o Professor Armando Corbani Ferraz. Atualmente, Glaucius Oliva atua como diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq, na área de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR – MDIC Organograma – simplificado

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR

Secretaria de Comércio Exterior

Secretaria de Comércio e Serviços

Secretaria de Desenvolvimento da

Produção

Secretaria de Inovação Secretaria-Executiva Secretaria-Executiva

da CAMEX

ENTIDADES VINCULADAS

INPI INMETRO SUFRAMA BNDES APEX-Brasil ABDI

(6)

Ministro: FERNANDO DAMATA PIMENTEL (PT)

* Nomeado no Governo Dilma

Tem 59 anos, é economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), com mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Prefeito de Belo Horizonte (MG) de 2003 a 2008 e ocupou o cargo de secretário municipal da Fazenda de Belo Horizonte na gestão do ex-Prefeito Patrus Ananias. Em 2010, concorreu ao cargo de Senador sendo derrotado para os senadores eleitos Aécio Neves (PSDB/MG) e Itamar Franco (PPS/MG).

Secretaria-Executiva: ALESSANDRO GOLOMBIEWSKI TEIXEIRA

* Nomeado no Governo Dilma

Doutor em Economia Industrial e Tecnológica. Foi pesquisador na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e diretor de Assuntos Internacionais da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Também ocupou o cargo de presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Até o final do mandato do Presidente Lula, era presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX). Tem bom trânsito com Dilma.

Secretaria de Comércio Exterior: WELBER DE OLIVEIRA BARRAL

* Remanescente do Governo Lula

Natural de Montes Claros (MG), possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros; mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina; doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo; e pós-doutorado pela Georgetown University, Washington DC, EUA.

Trabalhou como procurador autárquico federal em Florianópolis (1994-1995); foi professor visitante na American University, em Washington DC; na Universidad de Valencia; na Universidad de Buenos Aires; e na Vytautas Magnus University School of Law (Lituânia). Desde 1995, é professor de Direito do Comércio Internacional, na Universidade Federal de Santa Catarina. Desde outubro de 2007, exerce o cargo de Secretário de Comércio Exterior do MDIC.

Cotada para a Secretaria de Comércio Exterior: TATIANA PRAZERES

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e formada em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Além disso, é especialista em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, mestre em Direito com concentração em Relações Internacionais pela UFSC e doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Foi Gerente de Projetos do International Trade Centre (WTO/UNCTAD), em Genebra, na Suíça. Atualmente, é analista da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX BRASIL).

Foto não disponível

(7)

Secretaria de Comércio e Serviços: EDSON LUPATINI JUNIOR

* Remanescente do Governo Lula

Nasceu em 1956, em Leopoldina, (MG). Graduado em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

Funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde entrou em 1978, está cedido para o Governo Federal desde 1990.

Chefiou o setor de Planejamento e Normas e o setor das indústrias elétricas, eletrônicas e de telecomunicações da Carteira de Comércio Exterior (CACEX) do Banco do Brasil S.A. Foi membro titular do Grupo Técnico (GT) responsável pela concepção, desenvolvimento e implantação do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Atuou na Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, onde exerceu os cargos de diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Comércio Exterior (DEPLA), do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) e do Departamento de Políticas de Comércio Exterior (DEPOC). Está no cargo de secretário de Comércio e Serviços desde a criação da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS), em setembro de 2005.

Não há nomes cotados para substituí-lo.

Secretaria de Desenvolvimento da Produção: HELOÍSA MENEZES

* Nomeada no Governo Dilma

Economista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com mestrado em desenvolvimento agrícola, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É a atual Diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Antes de assumir a diretoria da CNI, ocupou o cargo de superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Minas Gerais, entidade componente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Também já atuou como Gerente de Assuntos Econômicos da FIEMG, Diretora Técnica do Instituto Metas - Desenvolvimento Empresarial, Diretora de Planejamento Regional e Setorial da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, e Assessora Econômica da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Secretaria de Inovação: FRANCELINO JOSÉ LAMY DE MIRANDA GRANDO

* Remanescente do Governo Lula

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), possui especialização em Direito Empresarial e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais.

Atuou como professor de Economia Política na Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim, foi Assessor de Órgãos Municipais de Vitória (ES), entre 1991 e 1993. Também foi Procurador–Geral da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos (SP), entre 2001 e 2002. Além disso, foi Coordenador da Área de Educação e da Área de C&T na Equipe de Transição do Presidente Lula.

Entre 2003 e 2005, foi Secretário de Política Tecnológica e Inovação do Ministério da Ciência e

Tecnologia (MCT); de 2005 a 2006, atuou na Sede Mundial do Programa das Nações Unidas para o

(8)

Meio Ambiente (PNUMA), em Nairóbi, Quênia. Em 2007, foi nomeado Secretário de Tecnologia Industrial do MDIC, cargo transformado em Secretário de Inovação em 2010.

Não há nomes cotados para substituí-lo.

Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior: EMÍLIO GARÓFALO FILHO

* Nomeado no Governo Dilma

Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com especialização em Câmbio e Comércio Exterior. Nesta área, foi professor da PUC-SP, publicando livros sobre o assunto e atuando como consultor para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Iniciou sua carreira na Administração Pública como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil (BACEN) em 1976. No órgão, ocupou os cargos de diretor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro, diretor da Área Externa e vice-diretor da Área Internacional. Além disso, foi assessor especial da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) do Ministério da Fazenda. Em 2009, aceitou o convite do Ministro da Fazenda, Guido Mântega para ser seu assessor especial, cargo em que permaneceu até ser nomeado para a secretaria-executiva da CAMEX.

INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial: JORGE DE PAULA COSTA ÁVILA

* Remanescente do Governo Lula

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em análise de sistemas, mestrado em administração e doutorado em saúde coletiva.

É presidente do INPI desde julho de 2007, tendo sido presidente em a partir de 2006 e vice-presidente em exercício do INPI por dois anos. Foi também diretor da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN), de 1995 a 1999; diretor executivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), de 1999 a 2003; consultor de negócios na área de estratégia e desenvolvimento institucional na Petrobrás em 2003 e 2004; e participante do grupo de trabalho instituído pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que definiu o plano de reestruturação do INPI, de 2003 a 2004.

Não há nomes cotados para substituí-lo.

INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial:

JOÃO ALZIRO HERZ DA JORNADA

* Remanescente do Governo Lula

Formado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado em Física, doutorado em Ciências, pela mesma Universidade, e pós-doutorado pelo National Institute of Standards and Technology (NIST-EUA).

Presidente do INMETRO desde 2004, ocupou o cargo de diretor de Metrologia Científica e Industrial do Instituto, entre 2000 e 2004. Antes, era Consultor da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Também foi consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), membro de órgãos Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Não há nomes cotados para substituí-lo.

(9)

SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus: FLÁVIA SKROBOT GROSSO

* Remanescente do Governo Lula

Natural de Manaus (AM), é formada em Economia pela Universidade do Amazonas (UA), com pós-graduação em Planejamento do Desenvolvimento Econômico pelo Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico (CENDEC). Ingressou na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em 11 de fevereiro de 1974. No órgão, foi diretora do Departamento de Análise de Projetos, diretora do Departamento de Controle de Mercadorias, diretora do Departamento de Importação de Mercadorias, superintendente adjunta de Operações, gerente do programa “Inserção Internacional do Modelo ZFM” e coordenadora-geral de Comércio Exterior, dentre outros.

Atualmente, é superintendente da SUFRAMA.

Não há nomes cotados para substituí-la.

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: LUCIANO COUTINHO

* Remanescente do Governo Lula

Natural de Pernambuco, é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado na área.

É presidente do BNDES desde 2007, tendo sido anteriormente sócio da LCA Consultores, onde atuava como consultor de investimentos, tendo como clientes, as empresas Vale do Rio Doce e AMBEV, entre outras. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde entrou em 1999, e Secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 1985 e 1988.

Durante a campanha presidencial de Lula, em 2003, foi um responsáveis por auxiliar na construção da política econômica.

APEX-Brasil – Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos: Vago

Não há nomes cotados para ocupar o cargo.

ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: REGINALDO BRAGA ARCURI

* Remanescente do Governo Lula

Natural de Juiz de Fora (MG), é formado em Direito, com especialização em História do Brasil. É presidente da ABDI desde 2007, ocupando simultaneamente as funções de presidente do Conselho Fiscal do BNDES, coordenador do Grupo de Integração Produtiva do MERCOSUL e membro do conselho do Fundo Verde Amarelo do Ministério da Ciência e Tecnologia (FVA/MCT).

Entre 2006 e 2007 foi presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). Entre 2003 e 2005, foi diretor na Secretaria do MERCOSUL.

De 2000 a 2002, foi secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Também foi presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB-MG), presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, secretário de Desenvolvimento de Juiz de Fora e secretário de Indústria e Comércio no Governo de Minas Gerais.

Equipe da

Umbelino Lôbo

Assessoria e Consultoria

Referências

Documentos relacionados

• Caso as solicitações (transferência interna, reingresso, destrancamento e reopção de curso) sejam de alunos da própria IES, dispensa-se a apresentação dos

Sob reserva de uma disposição correspondente e do seu consentimento, a SAP poderá utilizar o seu nome, endereço de e-mail e postal, número de telefone, cargo e informações

Pretendemos com isso discutir como a imprensa foi um elemento fundamental na dinâmica de construção das representações sociais sobre as mulheres inseridas no contexto

O presente estudo tem por objetivo investigar como são produzidas as narrativas digitais multimodais em uma escola de educação infantil, bem como compreender o potencial

Nos termos do disposto nos artigos 30.º e 33.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, abreviadamente designada por Lei Geral

Caso os resultados relativos às características psicométricas estejam dentro dos parâmetros habitualmente exigidos em instrumentos de avaliação deste tipo, o seu uso pode ser

Diferenças significativas em ganho de peso diário em cordeiros lactantes em pastagem cultivada evidenciaram-se a partir de 30 dias de idade, sendo que, em borregos iniciando

Características básicas da hospitalidade, e sua importância para a prática profissional da Camareira em Meios de Hospedagem em seu cotidiano de