• Nenhum resultado encontrado

MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR AUTORA: CRIS GRANVILLE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR AUTORA: CRIS GRANVILLE"

Copied!
99
0
0

Texto

(1)

MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

ILUSTRAÇÕES DE

SANDRA LAVANDEIRA AUTORA: CRIS GRANVILLE

LIVRO DO PROFESSOR

(2)

Carta à professora e ao professor

~

2

I. Sobre a obraA autora Lucilene AssisA ilustradora

~

5

~

6

Sandra Lavandeira

~

6

A obra Os três ovinhos

~

7

II. Literatura

na Educação Infantil:

leitura, Avaliação formativa bncc e pna

~ ~

913

III.Etapas de leitura:

propostas de atividades

~

14

Pré-leituraConhecendo o livro

~

16

e construindo hipóteses

~

17

Explorando elementos da capa do livro

~

18

A autora e a ilustradora

~

18

Novas hipóteses a partir da contracapa do livroExplorando

~

19

literacia e numeracia

~

19

LeituraA leitura de Os três ovinhosLeitura dialogada

~

21

~

22

~

21

Pós-leituraCompreensão da narrativa

~

28

~

29

Verificação das

hipóteses iniciais

~

30

Para além da história

~

30

Reconto

~

33

Registro da história com

desenhos e/ou colagens

~

34

Dominó dos ovinhos

~

35

Construção de

listas e gráficos

~

37

Baile dos passarinhos

~

41

Literacia familiarCiranda da leituraRecontando a históriaInterações verbais entre

~ ~

43

~

44 44

familiares e a criança

~

45

Criando uma outra história

~

46

Aspectos e sons da natureza e dos animais

~

46

IV. Mais possibilidades de interações e brincadeiras a partir da obra Os três ovinhos

~

48

V.Propostas

para imprimir

~

59

Referências

~

95

Sumário

(3)

Carta à

professora

e ao professor

(4)

3

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

O Material Digital da obra Os três ovinhos, de Lucilene Assis, com ilus- trações de Sandra Lavandeira, publicado pela Editora Baobá, traz subsí- dios que irão enriquecer sua prática pedagógica e apoiar a mediação da leitura. Trata-se de um conto infantil que traz como tema principal ani- mais da fauna local, nacional e mundial, bem como a família, a amizade e valores como solidariedade, empatia e respeito. Voltado para crianças pequenas de 4 a 5 anos, o livro é indicado para que o professor leia para as crianças, considerando as características predominantes do texto e das ilustrações por página bem como os processos e habilidades espe- cíficos enfatizados.

Na primeira parte Sobre a obra, você conhecerá um pouco sobre a autora, sobre a ilustradora e sobre o enredo, além das possibilidades que esta oferece para o seu trabalho com crianças pré-escolares.

Na seção Literatura na Educação Infantil: leitura, BNCC e PNA, apresentamos fundamentos teóricos sobre a importância da literatura na primeira infância e dialogamos com os princípios de dois importan- tes documentos que norteiam a educação brasileira: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA). Refletiremos sobre os eixos estruturantes da Educação Infantil, os direitos de aprendizagem das crianças e as práticas de literacia e numeracia.

Posteriormente, em Etapas de leitura: propostas de atividades, indicamos orientações para colaborar com suas práticas de mediação de leitura, contemplando sugestões para o trabalho com a obra Os três ovinhos em quatro diferentes etapas de leitura: propostas de atividade de pré-leitura, leitura, pós-leitura e literacia familiar.

Na seção Possibilidades de interações e brincadeiras a partir da obra Os três ovinhos, disponibilizamos propostas de atividades, para serem desenvolvidas com as crianças, que abarcam os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos diversos campos de experi- ências elencados pela BNCC para a etapa da pré-escola e as práticas de literacia e de numeracia preconizadas pela PNA. Todas as atividades

Cara professora e caro professor,

(5)

4

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

vêm acompanhadas de sugestões de tempo de intervenção e forma de organização das crianças, bem como os objetivos e conteúdos que são especifi camente desenvolvidos na proposta.

E, para complementar, presenteamos você, professora e professor da Educação Infantil, com propostas para imprimir. São jogos que mo- bilizam habilidades fundamentais para a faixa etária e estão alinhados à obra Os três ovinhos. Mais uma oportunidade de encantar os peque- nos com a magia da literatura e, ao mesmo tempo, aprender brincando.

Nas Referências, você vai encontrar os referenciais teóricos que fundamentam este material. É uma oportunidade para você pesquisar e aprofundar seus estudos.

Desejamos que as crianças pequenas se encantem com o universo dos livros e da cultura escrita e que este material apoie a mediação da leitura da obra Os três ovinhos e enriqueça sua prática pedagógica.

Bom trabalho!

(6)

Sobre a obra

I

(7)

6

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

Lucilene Assis nasceu em João Monlevade, uma pe- quena cidade de Minas Gerais, localizada a pouco mais de 100 km de Belo Horizonte. Ela conta que sua cidade natal a despertou para os encantos da natureza e que, ainda pequena, os animais e as plantas cativaram seu olhar na paisagem dos morros e das campinas. Desde aquela época já escrevia, rascunhava fantasias e queria alegrar o mundo por meio da imaginação. A natureza e as suas belezas são temáticas presentes até hoje na es- crita da autora.

Lucilene cursou Psicologia. Os cuidados com seu filho, que nasceu na mesma semana da sua formatura, fizeram parte do seu processo de criação literária. Ao brincar com ele, personagens leves e alegres eram inventados, a partir dos clássicos infantis.

A escritora gosta de escrever histórias que dão vida a pequenos ani- mais e que falam de sentimentos e emoções que fazem parte das rela- ções humanas. Os três ovinhos, sua obra de estreia, retrata essas pre- ferências ao contar a história da mamãe passarinha, sua preocupação e seu cuidado com seus filhotes e sua relação com os amigos pássaros.

Uma narrativa que fala de solidariedade, de amizade e da importância da família, valores fundamentais para a nossa sociedade atual.

A autora Lucilene Assis

A ilustradora Sandra Lavandeira

Sandra Lavandeira nasceu em Buenos Aires, na Argen- tina, país que faz fronteira com os estados do Sul do Brasil. Em 2010, veio morar na Bahia e trocou o frio ar- gentino pelo calor do Nordeste do nosso país.

Estudou desenho na Mutual de Estudiantes y Egresados de Bellas Artes de Buenos Aires (MEEBA) na Escuela Nacional de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón (Buenos Aires) e no ateliê do mestre Alberto Breccia, um grande criador de histórias em quadrinhos. Foi ele quem

(8)

7

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

a incentivou a ser ilustradora de livros para crianças. Desde 1998, Sandra ilustra livros para editoras de vários países das Américas Central e do Sul e também da Europa, entre eles Brasil, Argentina, México, Colômbia, Equador, Porto Rico, Portugal, Nicarágua e Costa Rica. Ela já ganhou prê- mios pelo seu trabalho, e diz que faz cada um com muito amor.

Para fazer as ilustrações do livro Os três ovinhos, Sandra usou o computador para desenhar, pintar e fazer colagem com fotos que ela mesma tirou. Fios de lã deram vida ao ninho, e tecidos impressos em revistas antigas compuseram os galhos, os troncos de árvores, as flores e a grama. A ilustradora disse que ficou muito feliz em dar forma e cor aos pássaros e às árvores desse livro.

A obra Os três ovinhos

Os três ovinhos conta a história da mamãe passarinha e os contratem- pos que ela enfrenta depois que um de seus ovinhos cai do ninho, der- rubado por um forte vento, e se perde. A amizade e a cooperação dos amigos pássaros fazem com que essa adversidade seja encarada com coragem e perseverança, apesar da preocupação que a passarinha tem com suas crias e da tristeza com a perda.

A narrativa traz para as crianças a oportunidade de refletir sobre a amizade e a relação mãe-filho. Também traz a possibilidade de vivenciar valores como a solidariedade, a empatia e a cooperação. Por meio da fan- tasia, os temores da passarinha são encarados de forma leve e proporcio- nam aos pequenos leitores uma viagem em meio à natureza e a experi- mentação de diferentes sentimentos: tristeza, alegria, anseios, amor.

A história estimula os pequenos a perceberem a passagem do tempo e dos fenômenos naturais – amanheceu, anoiteceu, manhã, tarde, noite, vento, chuva, frio – além de trabalhar vocabulário e conhe- cimentos sobre o mundo natural e a fauna brasileira ao apresentar di- ferentes pássaros e plantas – curió, pica-pau, periquito, sabiá, joão-de- -barro, andorinha, ipê, coqueiro.

As ilustrações de Sandra Lavandeira, atrativas e propulsoras de fan- tasias e sensações, levam os pequenos leitores para dentro da paisa- gem, um espaço com árvores, flores e animais. As cores das páginas e

(9)

8

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

das ilustrações e a escolha dos efeitos para representarem o vento, o sol e as diferentes horas do dia oportunizam às crianças um jogo de senti- mentos e impressões. As joaninhas, as formigas, os grilos, os caracóis, as borboletas e outros animais que observam o desenrolar da história constroem uma linguagem que contribui para a ampliação do texto es- crito e do imaginário infantil.

Para tanto, percebe-se que a ilustração desse livro também conta uma história, ao trazer a riqueza dos detalhes dos personagens e do ce- nário. Ela não substitui o texto, não explica, nem o completa. Ela tam- bém é texto, tecido e entrelaçado de enredos e significados.

No livro Os três ovinhos, por meio da ilustração e do projeto gráfico, as crianças têm a oportunidade de entrar em contato com uma varie- dade de cores, texturas, elementos e sentimentos presentes na natu- reza. Elas poderão acompanhar a sequência dos fatos ocorridos, expe- rimentando diferentes sensações visuais e poderão usufruir, também, do efeito de algumas onomatopeias utilizadas no projeto gráfico das páginas, que complementam e enriquecem a linguagem e a leitura, como, por exemplo, o barulho que faz o pica-pau quando está colabo- rando para a reconstrução do ninho e a alegria no nascimento dos filho- tinhos da mamãe passarinha.

Esses são detalhes do projeto gráfico do livro. O designer é o pro- fissional que faz o planejamento gráfico do objeto livro: escolhe o ta- manho, a capa, a fonte (tipo, tamanho), a distribuição do texto e das ilustrações, a paginação etc. É importante valorizar também esta ter- ceira linguagem do livro infantil para além do texto e da ilustração. Um projeto gráfico comunica e expressa conteúdos, sensações, conceitos.

Desperta nosso olhar durante a leitura, colaborando para o desloca- mento do pensamento, para o resgate de lembranças e para o estímulo de sentimentos e de fantasias.

Os três ovinhos apresenta uma grande riqueza de oportunidades para o trabalho com os pequenos. Basta o olhar explorador e investiga- tivo da professora, do professor, das famílias e dos mediadores de lei- tura. E, claro, a presença de algumas crianças! Aproveite!

(10)

Literatura na Educação

Infantil:

leitura, bncc e pna

II

(11)

10

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

A utilização do texto literário apresenta uma infinidade de possibi- lidades de abordagem, com contribuições para a aquisição da lingua- gem, para a ampliação do vocabulário, para a construção das primeiras hipóteses de leitura e de escrita e a formação do hábito de leitura.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que na Educação Infantil as aprendizagens essenciais incluem, para além de comporta- mentos, habilidades e conhecimentos, vivências que proporcionam às crianças se desenvolverem nos diversos campos de experiências.

Segundo o documento, esses aprendizados constituem-se em objeti- vos de aprendizagem e desenvolvimento e, para cada campo de expe- riências, a BNCC define um grupo de objetivos, de acordo com as es- pecificidades das diferentes etapas da Educação Infantil. A literatura constitui um forte instrumento a ser utilizado para o alcance do que se propõe a BNCC.

São cinco os campos de experiências da Educação Infantil:

O eu, o outro e o nós (código EO);

Corpo, gestos e movimentos (código CG);

Traços, sons, cores e formas (código TS);

Escuta, fala, pensamento e imaginação (código EF);

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (código ET).

Atualmente, a Política Nacional de Alfabetização (PNA), em com- plementariedade com a BNCC, enfatiza, ainda, que as experiências com a leitura e com a escrita, literacia emergente, devem estar presen- tes na vida da criança mesmo antes da alfabetização, em práticas co- tidianas, tanto nos espaços das creches e pré-escolas quanto em casa, com a família.

Tanto a Política Nacional de Alfabetização quanto a Base Nacional Comum Curricular apresentam ações potentes ao propor objetivos para a leitura como ferramenta para desenvolvimento da oralidade e de ha- bilidades de literacia emergente.

A família, nesse percurso, por meio da literacia familiar, é convi- dada e estimulada a realizar momentos de leitura com interações ver- bais, que são indispensáveis para as aprendizagens e o pleno desen- volvimento na primeira infância. Os momentos de leitura tornam-se

(12)

11

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

grandes aliados no desenvolvimento das habilidades da literacia e da numeracia. Além disso, a literatura está para o deleite, para a fruição e para o contato com os conhecimentos do mundo. Uma obra literária pode provocar as mais diversas experiências com as crianças.

Sabe-se que muitas famílias não tiveram acesso a livros na infância, muitas outras ainda não têm, e suas referências e hábitos leitores são, por isso, restritos. Por isso é importante que a escola se torne o lugar de referência leitora e de ampliação do repertório das crianças e também das famílias, de momentos de interação com os livros, de participação em projetos literários e de acesso a acervos de bibliotecas.

O programa do MEC Conta pra Mim (BRASIL, 2019, http://alfabeti- zacao.mec.gov.br/contapramim) disponibiliza materiais para professo- res e pais, com sugestões de práticas de literacia familiar que impactam na formação do hábito leitor e influenciam diretamente uma trajetória escolar de sucesso. Chamar os pais para o espaço escolar, dialogar, estu- dar juntos e compartilhar conhecimentos são estratégias interessantes para essa jornada.

Neste material você também encontrará várias sugestões de ativi- dades a partir da obra Os três ovinhos, que incluem as práticas de li- teracia familiar de acordo com aquelas disponibilizadas no caderno Conta pra mim (BRASIL, 2019). Conhecê-las e implementá-las ao utilizar esse livro enriquecerá as experiências literárias e impactará na aprendi- zagem de conceitos fundantes para a alfabetização e para a escolariza- ção, como um todo, tais como:

interação verbal – estratégias de diálogos entre adultos e crianças: questio- namentos, valorização das respostas, promoção de conversas estimulan- tes e ricas em vocabulário e conhecimentos, explicações claras e objetivas;

leitura dialogada – conversa entre crianças e adultos antes, durante e de- pois da leitura em voz alta. Extrapola a contação da história e amplia o momento com trocas e diálogos sobre sentimentos, sensações, enredo, personagens, ilustrações, conhecimentos gerais, tornando os pequenos sujeitos ativos na e da leitura;

narração de histórias – ação de contar histórias em voz alta, prática que abre espaços importantes para a imaginação, para a fantasia, para o co- nhecimento de outras realidades e para a reflexão sobre sentimentos,

(13)

12

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

empatia e valores, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades de compreensão oral;

contatos com a escrita – exposição às práticas e produções escritas – li- vros, revistas, panfletos, placas, rótulos etc. –, preferencialmente, aproxi- madas dos seus usos sociais;

atividades diversas – vivências em jogos, brincadeiras, cantos, exploração de instrumentos musicais, interpretação, imitação, dança, passeios, via- gens, relato de casos, visita a museus, parques, jardins botânicos, praças, espaços naturais, bibliotecas, livrarias, teatros, exposições, entre outros;

motivação – manter as crianças motivadas e confiantes. Transmitir con- fiança, respeito, acolhimento aos erros, elogios e orientações assertivas em momentos de conflito são alternativas para a construção da imagem positiva, autoestima e motivação desde a primeira infância.

Essas estratégias de literacia precisam estar presentes no cotidiano das famílias e nas práticas pedagógicas escolares de forma intencional e sistemática. Cabe à escola, e também aos professores, o modelo posi- tivo de leitor e o trabalho comprometido com um país de mais leitores, incentivando e apoiando as práticas de literacia familiar.

Com o objetivo de apoiar o seu trabalho, apresentamos propostas para os quatro momentos de leitura – pré-leitura, leitura, pós-lei- tura e literacia familiar – e atividades – interações e brincadeiras –, alinhadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.

Elementos da literacia e da numeracia, propostos pela PNA, estarão presentes nas atividades, como forma de enriquecer seu planejamento e estimular as habilidades precedentes à escrita e à leitura.

Desses elementos, podemos citar:

componentes essenciais da literacia – consciência fonológica e fonêmica, conhecimento do alfabeto, desenvolvimento de vocabulário, compreensão oral de textos, produção de escrita emergente, conhecimento de conven- ções da escrita (esquerda, direita, em cima, embaixo);

coções elementares da numeracia – contagem, quantificação, algarismos, operações concretas (somas, subtrações, multiplicações, divisões), formas geométricas, situações-problema, estimativas, probabilidades, noções de localização, posicionamento, tempo, espacialidade, direcionalidade, ta- manho, peso e volume, raciocínio lógico e matemático.

(14)

13

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

Esses elementos serão abordados, neste material, de forma que as propostas integrem a literatura e os direitos de aprendizagem e desen- volvimento da criança pequena. São atividades que contemplam o lúdico, as relações interpessoais e o conhecimento do mundo, criam vivências e interações que possibilitam às crianças contar e recontar histórias, cantar, fazer rimas, pintar, recortar, colar, levantar hipóteses, pesquisar. Assim, possibilitam, também, o trabalho com os componentes precursores da alfabetização que estão elencados na PNA. Além disso, são propostas que levam em conta a importância da fase de transição que a pré-escola representa na Educação Infantil, uma etapa que precisa desenvolver ha- bilidades fundamentais que garantam a integração e a continuidade das aprendizagens no Ensino Fundamental, de forma plena e tranquila.

Avaliação formativa

Outro ponto relevante no trabalho com literatura na educação in- fantil trata-se da avaliação formativa. Essa modalidade de avaliação propõe acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico verificando tanto o alcance dos objetivos assim como o desenvolvimento de cada criança e da turma. Assim, nessa proposta de avaliação, o acompanhamento deve ser contínuo e não classificatório. Os dados obtidos nessa avalia- ção devem ser utilizados para verificar sobre a adequação das intera- ções e brincadeiras que estão sendo propostas e se há necessidade de replanejar o plano de atividades assim como informações para serem compartilhadas com os gestores e familiares.

Para a educação infantil recomendamos três formas de avaliação:

O preenchimento de fichas, que devem ser preparadas conforme o que se pretende verificar no desenvolvimento das crianças e da turma;

a organização de um portfólio, que consiste no arquivamento de ma- teriais gráficos produzidos pelas crianças, das fichas avaliativas e ainda fotos e relatos de observação feitos pelo(a) professor(a) ou gestores(as) durante as etapas de leitura. Sugerimos ainda a verificação da apren- dizagem e desenvolvimento por meio de indicadores individuais de cada criança, com intervenção direta do professor a partir de atividades gráficas ou interações dirigidas. Esse recurso pode subsidiar o(a) pro- fessor(a) para reivindicar apoio e orientações a familiares e gestores.

(15)

Etapas

de leitura:

propostas de atividades

III

(16)

15

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

Neste capítulo proporemos a mediação da leitura de Os três ovinhos em atividades distribuídas em quatro etapas: pré-leitura, leitura, pós-leitura e literacia familiar. Na prática, as propostas ocorrem se- quencialmente, de maneira fluida. Você pode adequar as sugestões de acordo com a sua realidade, a faixa etária e as características das crianças da sua turma: escolher algumas atividades, dar maior ênfase a outras e até criar novas tomando estas como exemplos. No início de cada etapa, você encontra uma breve explicação sobre aquele conjunto de atividades. No início de cada etapa estão os objetivos de aprendiza- gem e desenvolvimento da BNCC e elementos da PNA mobilizados nas propostas.

(17)

16

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

PRÉ-LEITURA

A intencionalidade pedagógica da pré-leitura consiste em familiarizar as crianças com o livro e a história antes mesmo de conhecerem o en- redo. Nesse momento, explora-se o objeto livro e realiza-se o levanta- mento de hipóteses a respeito da narrativa.

Mediada por um adulto-leitor, as atividades de pré-leitura desper- tam o interesse das crianças para o que encontrarão na narrativa, agu- çam a curiosidade pela leitura e promovem a abertura para a reflexão, a observação dos elementos do livro e a apreciação artística da obra.

É importante que sejam planejadas com intencionalidade a partir do estudo detalhado e do conhecimento prévio da obra. Ler uma obra para crianças sem conhecê-la pode ser um grande um risco.

Cada sugestão que se segue poderá ser desenvolvida durante 20 mi- nutos, aproximadamente, e variar conforme o tempo de concentração e características das crianças. Fique à vontade para adaptar as propostas ao contexto da turma, ao espaço onde se encontra sua escola e aos re- cursos disponíveis.

Prepare a turma para o momento de leitura: convide as crianças para conhecerem uma nova história e organize-as sentadas sobre um tapete, tatame ou almofadas, de forma que todos possam enxergar bem o livro e ouvir claramente a sua voz. Se sua escola tiver biblioteca ou cantinho da leitura, faça desse espaço um lugar aconchegante, com almofadas, cestos com livros, fantoches, fantasias e adereços que des- pertem o imaginário infantil. Esse será um local bem apropriado para realizar os momentos de leitura e de brincadeiras com o fantástico.

ambiente/organização: em sala de aula, no espaço de leitura ou na biblioteca da escola

recursos: livro Os três ovinhos

tempo de duração: cerca de 20 minutos

(18)

17

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

aspectos da bncc e da pna demandados das crianças na prÉ-leitura

obJetivos bncc

(ei03eF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e es- crita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(ei03eF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfi ca e/ou de leitura.

(ei03eF09) Levantar hipóteses em relação à lingua- gem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

(ei03eo04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(ei03eo03) Ampliar as relações interpessoais, desen- volvendo atitudes de participação e cooperação.

conteÚdos pna

Consciência fonológica; conhecimento alfabético;

desenvolvimento de vocabulário; reconhecimento de algarismos; quantifi cação; contagem oral; opera- ções matemáticas; noções de localização, posiciona- mento, direcionalidade; identifi cação de padrões e sequências; raciocínio lógico.

Conhecendo o livro

e construindo hipóteses

Apresente a obra Os três ovinhos para as crianças, estimulando a obser- vação de todos os elementos do livro: capa, contracapa, título, cores, per- sonagens, entre outros elementos que você julgar importantes. Esses elementos são ferramentas de motivação para a leitura. Incentive os pequenos a fazerem inferências a partir do título e da ilustração da capa.

Para começar, faça perguntas que despertem a imaginação e a cria- ção de hipóteses e acolha as ideias com afeto, curiosidade e com outros questionamentos, sem confi rmar ou negar suas afi rmações.

Interações verbais

Por que será que o livro tem esse título?

O que vocês acham que esta história conta?

De quem será os três ovinhos?

O que vocês acham que acontece com os ovinhos na história?

De qual pássaro será os três ovinhos?

Por que vocês pensam isso?

(19)

18

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

Explorando elementos da capa do livro

Em seguida, continue a exploração do livro, com interações verbais em relação aos elementos da capa do livro. Faça novas perguntas, explore cores, letras, numerais, ilustrações:

Onde está escrito o nome do livro?

Onde está escrito o nome da autora do livro?

Onde está escrito o nome da ilustradora?

Os pássaros que aparecem na capa são todos iguais?

Quais pássaros da capa vocês conhecem?

Que bichinhos, além dos pássaros, aparecem na capa?

Além dos pássaros, o que mais podemos ver na capa?

Quantos pássaros aparecem na capa?

Onde estão colocados os ovinhos nesta capa?

Que cor tem a capa deste livro? E a contracapa?

Qual é o nome da letra onde estão os três ovinhos?

Quais pássaros da capa você sabe o nome?

Por fim, pergunte aos pequenos sobre a editora, seu nome e sua logomarca:

Há outros escritos na capa? Do que se trata?

Leia o nome da editora, mostre a informação escrita. Converse sobre o que é uma editora. Aproveite para mostrar a ficha catalográfica e as informações editoriais e contar que tudo isso é importante para regis- trar quem fez o livro e que uma obra nasce do trabalho de muita gente.

A autora e a ilustradora

Leia os nomes da autora e da ilustradora, mostre onde estão localizadas essas informações. Conversem sobre o papel de cada uma na criação do livro. Aproveite para explorar as letras iniciais dos nomes de Lucilene e Sandra. Em seguida, leia, nas páginas finais do livro, as biografias da

(20)

19

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

escritora e da ilustradora. Conversem sobre o lugar onde nasceram, o que gostam, o que estudaram.

Novas hipóteses a partir da contracapa do livro

Leia o texto da contracapa e retome a construção de hipóteses sobre a narrativa. Anote as hipóteses e combine com as crianças que será verifi- cado, após a leitura, se o que pensaram foi o que aconteceu na história:

O que será que a passarinha contou, soluçando, para o amigo curió?

Será que a história trata sobre o que a passarinha contou para o curió?

Por que será que ela está soluçando?

Explorando

literacia e numeracia

Aproveite o momento para mobilizar conhecimentos prévios de litera- cia emergente e numeracia elementar:

Como devo demonstrar com os dedinhos a quantidade de ovinhos do tí- tulo da história?

Como devo demonstrar com os dedinhos quantos pássaros têm na capa do livro?

O livro é fino ou grosso?

Este livro é quadrado, redondo, retangular ou triangular?

Quais palavras vocês conhecem que também começam com a mesma letra da palavra ovinhos?

Quais palavras rimam com a palavra ovinhos?

Quantas letras têm a palavra ovinhos? Vamos contar?

Qual é o nome da letra inicial do objeto em que os ovinhos foram colocados?

Quantas palmas devemos bater para falar a palavra ovinhos? Cada palma deve representar um som.

Quantas palmas devemos bater para falar o nome do livro? Cada palma deve representar uma palavra.

(21)

20

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

Depois desse momento de interações verbais, é hora de contar a história. Chame a atenção para o silêncio, certifi que-se de que todos conseguem ver o livro e escutar bem a sua voz. Vamos à narrativa!

Lembre-se! Se você tiver algum estudante em regime de inclu- são escolar, é fundamental fazer as adaptações necessárias para seu acolhimento e para que possa integrar-se ao momento de leitura e aprendizagem.

(22)

21

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

LEITURA

Logo após a pré-leitura, organize as crianças para escutar a leitura da história. Certifi que-se de que as crianças estejam em um lugar em que consigam ver o texto e as ilustrações do livro, bem como lhe ouvir ade- quadamente. Explore ritmo, modulação da voz, imitação, expressivi- dade e onomatopeias. Esses são recursos que farão as crianças atenta- rem-se ainda mais à história.

ambiente/organização: em sala de aula, no espaço de leitura ou na biblioteca da escola.

recursos: livro Os três ovinhos.

tempo de duração: de 10 a 15 minutos.

aspectos da bncc e da pna demandados das crianças na leitura

obJetivos bncc

(ei03eo03) Ampliar as relações interpessoais, desen- volvendo atitudes de participação e cooperação.

(ei03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e re- conto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

conteÚdos pna

Desenvolvimento de vocabulário; compreensão oral de textos; reconhecimento de algarismos; identifi ca- ção de padrões e sequências.

A leitura de Os três ovinhos

É muito importante que a leitura seja um momento prazeroso de troca, aconchego, olho no olho, tranquilidade, ludicidade, fantasia e vínculo.

Atente-se e respeite o tempo de concentração das crianças: quanto maiores, mais tempo permanecem envolvidas na história. Mesmo de- pois das atividades de pré-leitura, ao iniciar a leitura de um livro, sem- pre comece mostrando a capa do livro, lendo e indicando com o dedo o título da obra e o nome do escritor, do ilustrador e da editora. Mostre as ilustrações a cada página. É importante que as crianças apreciem as ilustrações e construam imagens mentais da história narrada.

(23)

22

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

Para a leitura de Os três ovinhos, sugerimos:

prepare-se para ler a história com antecedência, domine o enredo, leia al- gumas vezes em voz alta antes de ler para a turma. Lembre-se de que você será o modelo de leitor para as crianças, e sua postura garantirá o encanto e o envolvimento com a história;

organize um momento de, pelo menos, 10 minutos;

certifique-se de que a turma está organizada confortavelmente.

Leitura dialogada

No momento da leitura dialogada, você não vai se preocupar em ler integralmente a obra na sequência, mas em explorar cada página, cada frase, cada ilustração, promovendo conversas sobre as impressões e os sentimentos que foram despertados, fazendo perguntas sobre os ele- mentos do texto e da ilustração e sobre o vocabulário, encorajando as crianças a interagirem.

Seu objetivo será promover interações verbais, explorando a nar- rativa, o projeto gráfico, os elementos da ilustração, o vocabulário e a temática da história. São estratégias que favorecem a compreensão do texto, a ampliação do vocabulário, a identificação de cores, formas, le- tras, fonemas, palavras, personagens etc., atividades de grande impor- tância na literacia emergente.

Elementos para explorar nas interações verbais

Personagens: nomes dos pássaros, características de cada um.

Ambiente: tipos de plantas que aparecem nas ilustrações, paisagens, ou- tros animais que fazem parte do enredo ilustrado, mas não do escrito.

Tempo: Como foram representadas as partes do dia: a manhã, a tarde, a noite? Por quê?

Sentimentos: que expressões dos animais mostram tristeza, alegria, sur- presa e cansaço?

(24)

23

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

Elementos textuais: identificação de letras, de palavras, de sons. Observa- ção da ordem da leitura (da esquerda para a direita e de cima para baixo), da numeração e passagem das páginas, das onomatopeias.

Noções matemáticas: contagem dos ovinhos no título do livro e no ninho.

Contagem de animais, de flores, de folhas, de pássaros. Questionamento sobre a forma geométrica dos ovos, da lua.

Durante as interações verbais converse sobre as respostas das crian- ças e dê continuidade à leitura, naturalmente. Por exemplo, faça per- guntas sobre a quantidade de ovos, você pode contar um a um com as crianças, apontando o dedo. Também pode explorar as cores: das fo- lhas, dos galhos, da joaninha, da passarinha. Enfim, dialogue conforme o interesse e a atenção das crianças. Tome cuidado para não tornar a atividade cansativa por excesso de exploração.

Na leitura dialogada, as interações verbais precisam acontecer de forma fluida e natural. Os aspectos sugeridos são ideias para enriquecer seu repertório. Com as crianças, vá realizando a leitura página a página, promovendo diálogos, realizando as perguntas e as interações.

importante

Veja a seguir exemplos de interações verbais para serem exploradas durante a leitura dialogada:

Páginas 6 e 7

Onde está o ninho?

Onde está a mamãe passarinha?

Qual é a cor da mamãe passarinha?

Que animal, além da passarinha, aparece nestas páginas?

!

(25)

24

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

Páginas 8 e 9

Como está o tempo neste momento da história?

Por que podemos ver que neste momento da história está ventando?

Onde estão os ovinhos?

Quantos ovinhos estão no ninho?

Que formato eles têm? De que cor eles são?

Quem está vigiando o ninho?

Páginas 10 e 11

O que aconteceu com o ninho?

O que vocês acham que aconteceu com os ovinhos quando o ninho caiu?

O que fez a mamãe passarinha?

Páginas 12 e 13

Qual bicho, além da passarinha, você vê nesta página?

Onde está a aranha?

A aranha está em cima ou entre as árvores?

Quantas árvores têm nesta página?

O que está fazendo a passarinha neste momento da história?

Em qual parte do dia a mamãe passarinha procurava o ovinho perdido?

Páginas 14 e 15

Que parte do dia está neste momento da história?

Como você percebe o que está sentindo a mamãe passarinha?

Que bichinhos podemos ver nesta página?

O que está iluminando a noite?

Páginas 16 e 17

Como será que se chama o passarinho que chegou para conversar com a mamãe passarinha?

Que bicho escutou a conversa da mamãe passarinha e do curió? (Lendo as ilustrações)

(26)

25

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

Como mamãe passarinha estava se sentindo?

Qual é o motivo da tristeza da mamãe passarinha?

Páginas 18 e 19

Depois que o curió ouviu mamãe passarinha, com o que ele ficou preocupado?

Em quais bichinhos o curió ficou pensando ao ver a mamãe passarinha com o seu ninho no chão?

Páginas 20 e 21

Como está se sentindo o curió nesta página?

Por que ele está se sentindo assim?

Quantos passarinhos chegaram?

Como está o ninho da mamãe passarinha?

Páginas 22 e 23

O que os passarinhos resolveram fazer?

Quantos passarinhos estão na página 22?

Quantas árvores podemos ver nesta página?

O que você vê o pica-pau fazendo nesta página?

Qual barulho fez o pica-pau?

Páginas 24 e 25

O que você acha que o periquito fez?

Para que o periquito trançou no cipó?

Por que o sabiá espalhou ramos pelo ninho?

Quais destes passarinhos vocês conhecem?

Páginas 26 e 27

O que fez o joão-de-barro no ninho?

Como é o ninho do joão-de-barro?

O que a andorinha pode ter feito no ninho?

(27)

26

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

Páginas 28 e 29

O que fez a mamãe passarinha depois que o ninho estava pronto?

Qual era a maior preocupação da mamãe passarinha?

O que ela fez depois que ajeitou os ovinhos no ninho?

Páginas 30 e 31

Para onde os passarinhos levaram o ninho da mamãe passarinha?

Como é a árvore em que os passarinhos colocaram o ninho?

Quais as cores das flores destas páginas?

O que aconteceu no ninho da mamãe passarinha?

Quantos fi lhotes nasceram?

Qual é o som que os fi lhotes fi zeram quando nasceram?

Páginas 32 e 33

O que mamãe passarinha ouviu ao longe?

Por que mamãe passarinha saiu do ninho?

O que mamãe passarinha encontrou?

O que pode ter pensado a mamãe passarinha?

Páginas 34 e 35

O que mamãe passarinha encontrou logo depois?

O que indicava para mamãe passarinha que aquele fi lhote nasceu de seu ovinho perdido?

Qual era a cor da penugem do fi lhote?

(28)

27

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

Páginas 36 e 37

O que você vê nesta página que mostra que anoiteceu?

O que podemos pensar que a mamãe passarinha fez com o fi lhote que ela encontrou?

Página 38

Como se sentiu mamãe passarinha?

Quantos fi lhotes mamãe passarinha tem?

Quantos ovinhos mamãe passarinha tinha?

Quantos fi lhotes da mamãe passarinha você acha que têm no ninho dela nesta noite?

Qual passarinho possui um ninho na mesma árvore da mamãe passarinha?

Quantos passarinhos estão dormindo na mesma árvore que mamãe passarinha?

(29)

28

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

PÓS-LEITURA

A pós-leitura é a etapa da mediação em que se verifica se as crianças compreenderam a história, o que acharam dela e se as hipóteses ini- ciais foram confirmadas.

As propostas que seguem poderão ser desenvolvidas na ordem em que se apresentam ou como o professor achar que é mais adequado para a sua turma. Serão propostas que envolvem interações verbais, para aguçar a curiosidade, desenvolver o vocabulário, aprimorar a com- preensão oral e ampliar os conhecimentos de ciências sociais e naturais.

Para desenvolvê-las, você poderá continuar no mesmo espaço que organizou para a leitura da história, de maneira que as crianças estejam bem acomodadas. Ou, se preferir, poderá também organizá-las senta- das em cadeiras, dispostas em mesas que formem um grande círculo ou meia lua, para que todos possam se enxergar entre si e dialogar melhor.

Em relação ao tempo de dedicação às propostas, dependerá das ca- racterísticas e da concentração da sua turma. Você pode escolher reali- zar duas ou três atividades e retomar posteriormente, após breve inter- valo. Importante é que as crianças estejam atentas e envolvidas durante as interações.

E lembre-se sempre: você é o profissional habilitado para selecionar as sugestões mais adequadas para o seu contexto, bem como para criar propostas específicas, quando necessário.

Bom trabalho!

ambiente/organização: em sala de aula, no espaço de leitura ou na biblioteca da escola

recursos: livro Os três ovinhos

tempo de duração: cerca de 10 a 20 minutos

(30)

29

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

aspectos da bncc e da pna demandados das crianças na pós-leitura

obJetivos bncc

(ei03eF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando iden- tifi car palavras conhecidas.

(ei03eF06) Produzir suas próprias histórias orais e es- critas (escrita espontânea), em situações com função social signifi cativa.

(ei03eF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfi ca e/ou de leitura.

(ei03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e re- conto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(ei03et01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(ei03et07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identifi car o antes, o depois e o entre em uma sequência.

conteÚdos pna

Consciência fonêmica e fonológica; desenvolvimen- to de vocabulário; compreensão oral de textos; reco- nhecimento de algarismos; quantifi cação; contagem oral; operações matemáticas; noções de localização, posicionamento, direcionalidade, tempo, tamanho, proporção; identifi cação de padrões e sequências; ra- ciocínio lógico.

Compreensão da narrativa

Ao fi nal da leitura dialogada, converse com as crianças sobre o que acha- ram da história da passarinha, quais impressões tiveram, o que senti- ram, se gostaram ou não, o porquê desses sentimentos e impressões.

Para apoiar e aprofundar as reflexões, faça interações que estimulem a participação e os argumentos das crianças mostrando as ilustrações do livro conforme cada pergunta. A seguir há alguns exemplos:

De quem são os três ovinhos que aparecem no título do livro?

O que aconteceu com o ninho da mamãe passarinha?

Por que o ninho caiu?

O que aconteceu com os ovinhos quando o ninho caiu?

Como fi cou a mamãe passarinha?

O que faz mamãe passarinha quando percebe a falta de um dos ovinhos?

Que horas do dia a mamãe passarinha fi ca preocupada com o ovinho perdido?

Como se chama o amigo que chegou para ajudar a mamãe passarinha?

O que o curió tentou fazer para ajudar a mamãe passarinha?

O que aconteceu com o ninho quando o curió tentou carregá-lo?

Quantos passarinhos curió chamou para ajudar?

(31)

30

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

O que fez o pica-pau?

O que fez o periquito?

O que fez o sabiá?

O que fez o joão-de-barro?

Quantos ovinhos ficara no ninho?

O que mamãe passarinha encontrou antes de encontrar o seu filhote do ovinho perdido?

Como era o filhote que a mamãe passarinha encontrou?

Por que ela percebeu que era o seu filhote do ovinho perdido?

Como se sentiu mamãe passarinha no final da história?

Verificação das hipóteses iniciais

Após a exploração e interações para a compreensão do texto, convide a turma para retomar as hipóteses construídas na pré-leitura, quando eles ainda não conheciam a história da mamãe passarinha. Releia, para as crianças, as anotações que vocês fizeram nas folhas ou no quadro negro e faça perguntas que as ajude a comparar o que pensavam sobre a narrativa e a história lida:

O que vocês pensaram antes de ler a história realmente aconteceu?

Foi do jeito como imaginaram que seria?

Por que será que vocês imaginaram uma história diferente?

Como será que vocês já sabiam que isso ia acontecer mesmo sem terem lido?

O que fez vocês pensarem esses fatos?

De tudo o que vocês imaginaram que poderia acontecer, qual é a ideia mais parecida com a história de verdade? Qual foi a ideia pensada inicialmente mais parecida com a história lida?

Para além da história

Este é o momento em que você vai explorar o contexto da história, bus- cando ampliar os conhecimentos das crianças e compreender o que elas

(32)

31

Os três OvinhOs – material digital dO prOfessOr

já sabem e conhecem sobre pássaros, plantas, fenômenos naturais, fo- cando no tema do livro – mundo natural

No início da história, há a informação de que a passarinha de penas azuis fez seu ninho, botou três ovos e estava aguardando o nascimento dos filhotes. Pergunte às crianças:

Vocês conhecem passarinhos? E passarinhos de penas azuis?

Quais são os animais que possuem penas?

Como as aves nascem?

Quais animais que não são aves também nascem do ovo?

Como nascem os animais que não nascem dos ovos?

Como o passarinho se locomove? O que ele utiliza para locomover além das patas?

Todas as aves voam? (Comentar, por exemplo, sobre o pinguim e o aves- truz, explorando as razões de eles não voarem.)

De que os passarinhos se alimentam?

Como é chamado o lugar que as aves colocam os seus ovos?

Todos os ninhos de passarinho são iguais?

De que pode ser feito o ninho dos passarinhos?

Por que os passarinhos colocam seus ovos no alto de uma árvore?

Por que os passarinhos correm risco de extinção? (Comentar sobre a falta de alimentos ocasionada pelo desmatamento, a captura de pássaro para comércio ilegal.)

Qual é a contribuição dos passarinhos quando se alimentam dos frutos e do pólen das flores para a natureza? (Comentar sobre as sementes e o pólen, que são espalhados e favorecem a reprodução das plantas.)

Enfim, as possibilidades de exploração da vida dos passarinhos são enormes. Você pode anotar as curiosidades e as dúvidas que surgirem para, posteriormente, desenvolverem um projeto de trabalho sobre pássaros, aves. Isso vai depender do local onde vivem seus estudantes e da curiosidade que apresentarem.

Continue a exploração do texto, falando sobre os outros pássaros que aparecem na história: curió, pica-pau, periquito, sabiá, joão-de- -barro, andorinha.

Vocês conhecem esses pássaros?

Eles são parecidos com a passarinha azul?

(33)

32

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

Em que se parecem? O que é diferente?

Que espécie de passarinho será a passarinha azul?

Aproveite também para explorar as plantas, árvores, flores, folhas:

As árvores da história são todas iguais? São parecidas com as que você conhece?

Quais são as cores das flores? Você conhece flores parecidas com essas do livro?

Você conhece um ipê? E um coqueiro?

O que é cipó? Você já viu um cipó? Onde?

Além disso, explore os fenômenos naturais e a passagem do tempo que o livro mostra:

Você já viu o vento da forma como ele está desenhado no livro?

O que acontece na nossa cidade/bairro quando venta muito?

A manhã vem antes ou depois da tarde? E a noite?

Quais atividades fazemos durante o dia? E à noite?

Pode-se também aproveitar o personagem pássaro estar sendo explorado e trabalhar músicas, parlendas e poemas sobre os pássaros.

Ex.: música O pinguim, de Vinicius de Morais, para trabalhar consci- ência fonológica.

Essas explorações poderão ser mais ou menos longas e aprofunda- das. Irão depender da faixa etária e maturidade das crianças, contexto em que sua escola está inserida, interesse e envolvimento da sua turma.

Aproveite essas ideias e extrapole-as, conforme sua realidade.

(34)

33

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

Convide as crianças para recontar a história. Você pode começar com a primeira frase e pedir que elas continuem tentando ser o mais fi el possível à história do livro, mas utilizando apenas recursos de me- morização, sem suportes. Combine que cada um deve falar na sua vez e levantar a mão quando quiser participar da narrativa. Repita a pro- posta, usando outras estratégias:

a) Você mostra as ilustrações do livro, página a página, e as crianças recon- tam com o auxílio do suporte.

b) As crianças escolhem uma personagem da história e recontam utilizando recursos de imitação dos animais, modulação de voz, expressão corporal, mímicas.

c) Caso você tenha os recursos em sua escola, faça um reconto utilizando a estratégia da encenação. Nessa proposta, vale usar adereços, fantasias, caracterizações.

d) Pergunte se uma criança gostaria de contar a história toda para a turma.

Ou uma dupla, um grupo. Nesse caso, deixe que manipulem o livro sozi- nhos e façam a narrativa como se fossem você.

e) Convide as crianças para escreverem a história: eles irão contando os fatos e você atuará como escriba, escrevendo no quadro negro ou em um car- taz, de modo que todos possam observar sua produção. Destaque o movi- mento da esquerda para a direita e de cima para baixo, ao escrever.

Em quaisquer possibilidades de exploração, retome a sequência dos fatos, relembre o vocabulário mais complexo. Dependendo do contexto da sua turma e/ou do número de estudantes em sala de aula, você pode optar por dividi-los em grupos, e cada um faz um reconto para apresen- tar aos colegas.

As propostas a seguir, sugeridas para a etapa de pós-leitura, acom- panham os aspectos da BNCC e da PNA, bem como a indicação de am- biente e/ou organização e uma previsão de duração para o desenvolvi- mento da atividade.

Reconto

(35)

34

OS TRÊS OVINHOS – MATERIAL DIGITAL DO PROFESSOR

Registro da história com desenhos e/ou colagens

ambiente/organização: em sala de aula, crianças dispostas em mesas e cadeiras

recursos: folhas A3 120 g/m2; materiais diversos para desenho: lápis, caneta, hidrocor, giz de cera; materiais para colagem: retalhos de te- cidos, papéis coloridos e de revista; tesoura e cola.

tempo de duração: de 30 a 40 minutos

obJetivos bncc

(ei03eo02) Agir de maneira independente, com con- fi ança em suas capacidades, reconhecendo suas con- quistas e limitações.

(ei03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento a seus interesses e necessidades em si- tuações diversas.

(ei03ts02) Expressar-se livremente por meio de dese- nho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(ei03eF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e es- crita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(ei03eF09) Levantar hipóteses em relação à lingua- gem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

(ei03et04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, re- gistro por números ou escrita espontânea), em dife- rentes suportes.

conteÚdos pna

Consciência fonológica; conhecimento alfabéti- co; compreensão de textos; produção de escrita emergente.

aspectos da bncc e da pna demandados das crianças na pós-leitura

Distribua uma folha tamanho A3 120 g/m2 para cada criança e ofe- reça a maior variedade possível de materiais de desenho: lápis de di- ferentes tamanhos e cores, canetas hidrocor, pincéis atômicos, giz de cera. Oriente-as a desenhar sobre o enredo da história Os três ovinhos, explorando os materiais. Você também pode disponibilizar folhas de revista, retalhos de tecido, papéis coloridos, lã, palha etc., para compor os desenhos com colagens. Mostre a ilustração do livro novamente, para que possam observar o trabalho da ilustradora Sandra Lavandeira e se inspirar. Depois, incentive-as a escrever o título da história e seu próprio nome na produção ou você, professor(a), escreve o título e os nomes das crianças no quadro para elas copiarem.

Organize uma grande exposição com os desenhos, que expressarão diferentes resultados diante de cada material utilizado.

Referências

Documentos relacionados

1 – O subscritor do presente é pós-graduando do curso de especialização em gestão pública municipal, junto à Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Assim sendo, o

Capa do livro Anayde Beiriz, Paixão e Morte na Revolução de 30 Anayde Beiriz diplomada professora Pôster do filme Parahyba, Mulher Macho Divulgação de relançamento do livro

Este trabalho apresenta um modelo matemático para representação de um tecido em função da aplicação de forças e sua interação com elementos sólidos não deformáveis visando

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

A proposta desta pesquisa objetivou desenvolver o estudante para realizar a percepção sobre o estudo da complexidade do corpo humano, onde o educando teve oportunidade

O trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar para as crianças, do contato delas com a natureza, de sua ação de ocupar espaços públicos na cidade, como praças e

Para isso, pretendemos pensar sobre as pulsões, sobre como se dá esse pulsional, reflectindo também sobre as relações iniciais do bebé com o outro, e culminando no que pode estar