• Nenhum resultado encontrado

A PALAVRA DA DIRETORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PALAVRA DA DIRETORIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NOTÍCIAS

Maio 2014

NOTÍCIAS

A PALAVRA DA DIRETORIA

FEVEREIRO/2016

Crise na Saúde também prejudica Santa Casa de Itapeva

Campanhas estão sendo lançadas e precisam do apoio da comunidade

A crise nacional que atinge o país está impactando também prestadores dos serviços de saúde, entre eles a Santa Casa de Itapeva. Essa situação está cada vez mais preocupante. As notícias veiculadas pela imprensa mostram hospitais fechando, outros sendo obrigados a fazer redução do quadro de funcionários, além do acúmulo de dividas e falta de medicamentos e insumos decorrentes da baixa receita.

A Santa Casa de Itapeva, hospital referência para 15 municípios da região Sudoeste Paulista, realiza cerca de 90% de seu atendimento por meio do SUS. Uma tabela que há muito tempo está defasada e exige um esforço enorme por parte da Administração, Diretoria e funcionários para superar o descaso com a saúde por parte dos nossos governantes. Porém, a situação agora é insustentável e a população precisa ter ciência sobre a gravidade do momento.

O orçamento para 2016 será 10% menor do que o previsto. Os repasses governamentais foram reduzidos (municípios, estado e federal) e, constantemente, chegam à conta da Santa Casa com atrasos. Isso obriga a Instituição a seguir um rigoroso plano de contingenciamento com metas duras e que devem ser cumpridas a risca para manter seu funcionamento.

Para tentar dirimir essa crise, a Santa Casa está lançando campanhas em que pede a ajuda da comunidade. É possível contribuir das seguintes maneiras: fazendo doação de qualquer valor por meio do site www.santacasadeitapeva.org.br e também por meio da doação da nota fiscal paulista sem número de CPF cadastrado.

De acordo com superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, medidas já foram tomadas, como o corte significativo nas despesas, a regulação do serviço de Pronto Socorro e acordo com os médicos. Mesmo assim, o cenário ainda é muito preocupante e todas as medidas até aqui adotadas não foram suficientes.

“Precisamos de soluções imediatas para garantir a continuidade dos atendimentos. Além das forças políticas que estamos mobilizando, pedimos também a compreensão e o apoio da população. A Santa Casa é um patrimônio da comunidade e precisamos lutar para manter essa prestação de serviço. Com a ajuda de todos, inclusive dos nossos colaboradores que estão enfrentando conosco esse momento difícil, conseguiremos passar por essa fase”, desabafa Aristeu.

(2)

Projetos de humanização ajudam na recuperação de bebês internados na Neonatal

Rede de balanço, cuidado canguru e banho de ofurô são algumas das terapias que estão auxiliando na recuperação dos bebês internados na Unidade Neonatal da Santa Casa de Itapeva

Para humanizar o tratamento dado aos bebês nascidos prematuros (antes da 37ª semana de gestação) a Santa Casa de Itapeva aderiu algumas técnicas terapêuticas que aceleram a recuperação dos bebês, como as redes de balanço dentro das incubadoras, o cuidado canguru e o banho de ofurô.

A ação já é realizada há alguns meses e está apresentando resultados positivos, como diminuição do estresse das crianças e ganho de peso mais rápido. Deitados sobre as redes, os bebês de sentem acolhidos e confortáveis, como se ainda estivessem no útero materno. A enfermeira Márcia Moreira, coordenadora da Unidade, explica que a técnica é utilizada para bebês que apresentam condições de saúde favorável ao uso da rede. “Tudo é monitorado pelas nossas profissionais, que também observam as respostas que os bebês estão apresentando diante do tratamento”.

De acordo com a médica neonatologista, Dra. Elaine Moreira Lopes, os bebês que passam por essas terapias tendem a apresentar ganho de peso e conseguem mamar no peito mais rapidamente. “As terapias da redinha e o banho de ofurô simulam que o bebê ainda está dentro do útero, com liberdade de movimentos. Além de reduzir o estresse, estimula o desenvolvimento motor do bebê”, explica.

(3)

NOTÍCIAS

Maio 2014

NOTÍCIAS

A diretora técnica administrativa da Santa Casa, Vanda Vitoria Carneiro de Santana, explica que essas terapias já são adotadas em muitos hospitais, com pesquisas que mostram sua eficácia. “Sempre procuramos adotar técnicas já estudadas e pesquisadas e por instituições respeitadas. Nossas equipes são treinadas para implantar o processo. Vale enfatizar que são projetos com baixíssimo custo e benefícios satisfatórios”.

Caroline, que nasceu com 28 semanas de gestação e 680 gramas, vive a experiência do contato pele a pele, o chamado cuidado canguru. Nessa técnica o bebê é colocado em contato com a pele da mãe (ou outro familiar) o que contribui para a melhor oxigenação do bebê, ciclos regulares de sono profundo, ganho de peso e tranquilidade. “Sinto que ela fica mais calma quando estamos assim, além de ser muito emocionante esse contato”, conta Francis Jaqueline Wernek, mãe da pequena Caroline.

Outra terapia que tem proporcionado benefícios aos bebês é o banho de ofurô, que além de ter a função de higiene, relaxa, alivia os sintomas da cólica, diminui o choro e a agitação. Segundo a enfermeira Valdirene Gomes de Camargo, supervisora da Neonatal, o banho de imersão é menos estressante para os prematuros. “Observamos a expressão de satisfação dos bebês durante o banho, que após o processo ficam mais tranquilos e calmos. Isso é fundamental para a recuperação deles”.

(4)

CURSO GRATUITO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

​O Hospital Sírio Libanês realizará a 11ª edição do Curso de Capacitação em Saúde Baseada em Evidências, oferecido anualmente desde 2005. Em 2006, passou a ser ofertado em parceria com a ANVISA e, em 2010, com os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS/COSEMS).

A proposta é aprimorar gratuitamente profissionais de saúde pelo desenvolvimento da capacidade crítica e científica, para o embasamento de tomadas de decisão em relação à incorporação do conhecimento, para o delineamento de pesquisas sobre diagnóstico, terapêutica e prevenção de doenças e implementação de políticas de saúde.

O curso, totalmente online, terá início no dia 18 de março e segue até o início de dezembro. O aluno pode assistir ao vivo (transmissão às 10 horas) ou no horário que melhor se adapte. As participações são registradas por meio do IP dos computadores.

Mais informações no site do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

(www.hospitalsiriolibanes.org.br).

Colaboradores tem desconto para praticar Pilates na Unidade de Fisioterapia da Santa Casa.

Consulte horário e valores.

(5)

NOTÍCIAS

Maio 2014

NOTÍCIAS

Doações para a Santa Casa podem ser feitas por meio do site

Já está disponível no site da nossa Santa Casa (www.santacasadeitapeva.org.br) um

mecanismo que permite realizar doações para a Instituição por meio do site. Ao clicar no banner disponível na página inicial, uma outra tela abrirá para que sejam preenchidos os dados e o valor desejado de doação. Ao concluir a operação uma outra tela se abrirá para com o boleto no valor escolhido. Aí é só imprimir e fazer o pagamento. Tudo muito rápido, seguro e transparente. Importante: o doador tem a opção de se identificar ou manter sua identidade anônima.

(6)

O Colete Vermelho, implantado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), deve ser utilizado pelo profissional de enfermagem ao preparar a medicação que será dada ao paciente. Segundo a gerente de enfermagem da Santa Casa, Lucila Murat, a medida visa reforçar a manipulação correta do medicamento.

Além disso, os colegas de equipe e médicos saberão que a pessoa que está utilizando o colete vermelho não pode ser interrompida ou abordada com assuntos que possam desviar sua atenção, pois a função exige total concentração.

“O colete vermelho permite ao profissional de enfermagem concentrar-se ainda mais na atividade que está realizando. Ele organiza o local e o preparo de medicamentos preferencialmente sem fontes de distração, pois todos saberão que ele está ocupado”, diz Lucila.

Uso do colete vermelho: medidas de segurança para quem está preparando a medicação

Uso do colete é obrigatório e deve ser utilizado pelo profissional que está no preparo da medicação

Como 2016 será o ano em que o Brasil receberá os Jogos Olímpicos e competições como estas sempre reforçam a superação e apresentam grandes desafios aos atletas, a Fehosp destacará como tema central a importância da união entre as Federações para superar os problemas do SUS. “Sabemos que juntos somos mais fortes e em tempos de superação esta será nossa meta: superar desafios”, destaca o presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

Os preparativos para o 25º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo já estão quase finalizados. O evento acontece entre os dias 3 e 6 de maio, em Atibaia, cidade do interior de São Paulo.

A grande novidade da edição 2016 do Congresso será a realização de cinco fóruns paralelos, que abordarão, entre outros assuntos os temas de TI e sistema de gestão, compras e suprimentos hospitalares sustentáveis, gestão de custos e melhoria da qualidade e segurança do paciente.

25º congresso da Fehosp terá cinco fóruns de discussão

O superintendente Aristeu de Almeida Camargo Filho é membro da Câmara Técnica do evento

(7)

NOTÍCIAS

Maio 2014

NOTÍCIAS

A comunidade na Santa Ca Vem aí edição 2016 do Curso Gratuito Preparatório para Gestantes

O curso é totalmente gratuito e aberto a todas às gestantes

ou mulheres que queiram se preparar para ter um bebê.

Cada participante tem direito a um acompanhante (que pode ser do sexo feminino ou masculino). Não precisa fazer

inscrição.

Encontros sempre às quartas-feiras, na Sala de Estar da Santa Casa (entrada pela portaria 5)

Temas: Mudanças corporais durante a gestação; Cuidados que a mulher deve ter durante a gestação; Aleitamento materno e cuidados com as mamas; Parto e pós-

parto; Cuidados com o bebê, entre outros. Participe!

Informações:

(15) 3521-9500 – Ramal 9646

Mês Início/Término Horário

Março de 2 a 23 17h30

Maio de 4 a 25 14h30

Agosto de 3 a 24 17h30 Novembro de 9 a 30 14h30

#Compartilhe com seus contatos!

(8)

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE FEVEREIRO

01/02 -Eliane de Lima Rodrigues; Manasses de Oliveira Santos; Damares Cristina de Almeida

02/02 - Daniele De Matos C. Oliveira

03/03 - Edmilson da Silva, Patrícia Moura Rafael;

Leandro Lucio de Moraes; Cassia Cristina Silva 07/02 - Daiane Vasconcellos;

08/02 – Maria Aparecida de Campos; Micheli Cristina de Assis; Liliane Ferreira P. Barros

09/02 – Fernanda Santos

12/02 – Jessiane Santos O Tristão

13/02 – Felipe Bento de Almeida; Daniele Pinto de Andrade; Vanessa Luzia Arruda Carneiro

14/02 – Ana Claudia Paz de Lima; Vania De Oliveira; Ana Claudia Paz de Lima

15/02 – Fabiano Leal; Silmara Aparecida Lara; Ruth Tunes de Camargo; Solange Conceição Oliveira 16/02 - Patrick Evanison Borges Lima; Maria Eliza Silveira C.Vitta

17/02 -Maria Eliza Silveira C. Vitta; Ubirajara da Silva Martins

18/02 – Sandra Regina Cardoso; Vilma Aparecida de Oliveira

19/02 – Marcia Mota Pedroso da Silva 20/02 - Andreia Dias de Andrade Paes;

Edimara Apda de Lima Queiroz; Celia Franca Rodrigues; Regina Celia Faria; Renata da Silva M B Segobia; Daisy Caroline da Silva

21/02 – Elaine Apda. de M. Gonçalves; Luiz Eduardo Ribeiro

22/02 – Izaura Aparecida de Mello; Silmara Alves de Oliveira

23/02 - Eloina Benedita Mello; Joseane Aparecida Camilo

24/02 – Renata Fonseca dos Santos 25/02 – Wanderley Kleye

27/02 – Sandro Luiz de Oliveira Barros

28/02 – Eberson Silva Mendes; Fernanda Lima Cherner; Ana Lucia De Pontes Morais; Bruna Ingride de Oliveira Marques

Parabéns para equipe de enfermagem que estava de plantão no dia 31 de dezembro, que foram muito atenciosos. Agradeço também ao Dr.

Marcelo Poli.

Muito obrigada!

Fernanda Almeida Lima

(Pesquisa deixada na caixinha da Portaria 2)

Gostaria de agradecer a todos os profissionais do Quarto Andar ao Dr. Mazen pela dedicação educação e amor para com os

pacientes. A equipe de enfermagem foi prestativa, amorosa e competente em todos os horários. Fica aqui meu eterno agradecimento.

Raquel Thomaz

À Equipe do Quarto Andar:

Gostaria de agradecer o atendimento dos convênios da médica Elaine e às enfermeiras Adriana e Eliane pelo atendimento prestado à minha irmã, com muito carinho. Pessoal nota 10!

(Pesquisa respondida no Quarto Andar, sem identificação)

Referências

Documentos relacionados

Alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver câncer de mama, como obesidade na pós-menopausa, exposição à radiação ionizante em altas doses, exposição a

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Densidade Não há dados disponíveis / Não aplicável Densidade aparente Não há dados disponíveis / Não aplicável Viscosidade Não há dados disponíveis / Não aplicável

zações associadas a poucos grupos químicos com modo de ação dis- tintos pode levar a um colapso do manejo integrado de pragas, pois, além de ocorrer um elevado núme- ro

Ter uma DL’s (Carteira de Motorista) é um privilégio, não um direito. Todo motorista deve conduzir com cuidado para poder permanecer habilitado. Se infrigir as normas de trânsito,

Columbia University Presbyterian Medical Center, New York: Tratamentos Reiki a pacientes indicados pelo centro cirúrgico (Columbia Integrative Medicine Program),

O processo de seleção será realizado por uma Comissão Interna instituída por meio de uma Portaria de Designação emitida pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) com