• Nenhum resultado encontrado

Estudo das vocalizações de golfinhosrotadores, Stenella longirostris (Cetacea, Delphinidae), no arquipélago de Fernando de Noronha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estudo das vocalizações de golfinhosrotadores, Stenella longirostris (Cetacea, Delphinidae), no arquipélago de Fernando de Noronha"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Fernanda Scarano Camargo

Estudo das vocalizações de golfinhos- rotadores, Stenella longirostris (Cetacea, Delphinidae), no arquipélago de Fernando de

Noronha

Tese apresentada ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, para a obtenção de Título de Doutor em Ciências, na Área de Zoologia.

Orientador: Mario de Vivo

São Paulo

2008

(2)

Camargo, Fernanda Scarano

“Estudo das vocalizações de golfinhos- rotadores,

Stenella longirostris (Cetacea,

Delphinidae), no arquipélago de Fernando de Noronha”. 148p.

Tese (Doutorado) - Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Departamento de Zoologia.

1. Stenella longirostris 2. Bioacústica 3.

Assobios 4. Grasnidos 5. Odontocete 6.

Grupos de Corte

Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia.

Comissão Julgadora :

Prof. Dr. Mario de Vivo Orientador

(3)

Dedico este trabalho a meus pais, pelo amor incondicional, pelo exemplo de garra e humildade, e pelo carinho e paciência, sem os quais nenhuma das minhas escolhas teria sido possível.

(4)

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos…”

Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe

(5)

Agradecimentos

Agradeço a meus pais, Neuza e Francisco, por serem as pessoas maravilhosas que são, sempre presentes, sempre afetuosos e prontos para ajudar, e a quem eu amo, acima de tudo! Ao meu “irmãozão” André, meu grande exemplo desde a infância.

Obrigada por ser este grande homem, o exemplo de honestidade e de garra, que muitas vezes guiaram minhas escolhas. E ao mais novo membro da família Camargo, minha cunhadinha Paola.

Ao meu grande amor, meu grande amigo, Claudio Bellini, pelo apoio e incentivo incondicionais, mesmo nos momentos das maiores crises existenciais e de mau humor. Obrigada pela parceria, pela paciência e pela dedicação. Com você, meu querido, dividi todas as dores e os prazeres deste trabalho e estou certa de que só você (além de mim, é claro!) conhece a importância exata de vê-lo terminado. A você, toda a minha gratidão, o meu amor e minha admiração.

Ao meu amado filho João, por preencher todos os espaços com seu jeitinho singular, tornando minha vida infinitamente mais feliz!

Á minha cunhada Lígia, por suas palavras de incentivo nos momentos difíceis da vida acadêmica…

A minhas irmãs de alma, Chris, Carina, Júlia, e Ale, por serem esses seres humanos tão maravilhosos, e por estarem sempre presentes (mesmo quando distantes), escutando com todo o carinho e paciência as minhas muitas reclamações ao longo de todo o percurso do doutorado.

A meus grandes amigos biólogos e seus respectivos amores, que entraram e fizeram mais alegre minha vida: Ale, Gi e Rafa; Mateus, Bia e Chico; Rosinha, Marina, Tati, Samanta, Re Sorriso, Martinha, Marcinho Stutzman, Marcinho, Gabão e Val, Zuppi e Dani, João e Noni, Gabi, Ronaldinho, Xaliba… e tantos outros que certamente esquecerei de mencionar.

Muito obrigada a você, querida Melina, por ser esta figura tão ímpar e doce, que em pouco tempo tornou-se uma amiga muito especial. Obrigada por toda a ajuda, no campo, nas leituras, revisões e especialmente nas longas conversas e desabafos.

(6)

Aos amigos do MZ: Sal, Paulinha, Gil, Carol, Gringo, Flavio, William, Tati, Ilana, Janice e em especial ao Prof. Luis Fábio, pela disponibilidade e por todas as sugestões.

A meus amigos cetólogos, perdidos pelo mundo, mas sempre muito queridos e lembrados com carinho: Ale Higa, Ale Zerbini, Ju Marigo, Claudinha, Guilian e Lizete.

Ao amigo Antônio Souto, por sua imensa dedicação ao estudo de comportamento animal e pela paciência e humildade com que ensina. Muito obrigada pelas frutíferas conversas e pelas inúmeras dicas.

Aos amigos de Noronha, Recife e Natal: Alice, Rafa, Tammy, Dani, Leo, Concita, Nina e Elisa, Ana Clara, Catarina, Rodolfo, Bernardo e Tomaz, Glorinha, Cabeça e Thor, Lola e Marenga, Fábio, Lizandro, Rubi e Flavinho, Cláudia, Cadinho, Gabriel e Mariana, Denise e Maité, Isabel, Manuela e Clovito, Silvana e Fernandinha, Patrícia, Luciano e Pedro Miguel, Cadinho, Ana, Riana e Renata.

A meu orientador, Mario de Vivo, por ser esta pessoa brilhante, capaz de inspirar idéias e indicar caminhos nas conversas mais informais. Obrigada pela paciência, pelo apoio e pelos ensinamentos.

Ao amigo Mario Rollo, pelos inúmeros momentos de dificuldade superados e pelas lições compartilhadas. Estou certa de que ambos somos imensamente mais maduros depois destes longos cinco anos!

Agradeço às amigas Viviane Giampaoli e Elisete Aubin, por compartilharem comigo sua imensa intimidade com os números, me ensinando estatística com muita paciência e carinho. Muito obrigada pela parceria.

À Canal Azul Produções e Lawrence Wabba pela enorme ajuda no inicio do trabalho, sem a qual, muito provavelmente, o trabalho não teria tido seqüência.

Agradeço imensamente à equipe do Projeto TAMAR por todo o apoio e carinho em Fernando de Noronha, sem os quais a realização dos trabalhos de campo não teria sido possível.

Ao PARNAMAR-FN e a todo o pessoal do ICMBio, especialmente aos senhores Marco Aurélio e Damião, pela concessão da licença de pesquisa e pelo apoio nos trabalhos de campo.

(7)

À pós-graduação do IBUSP, incluindo professores e funcionários e finalmente à Capes, pela concessão da bolsa que tornou possível estes anos de dedicação exclusiva ao estudo.

(8)

Índice

Capítulo 1. Considerações Gerais 1.1. Introdução Geral

1.2. Objetivo Geral 1.3. Objetivos Específicos 1.4. Material e Métodos Gerais 1.4.1. Área de Estudo 1.4.2. Coleta e Análise das Amostras de Sons Capítulo 2. Reavaliação por randomização da descrição

do repertório de assobios dos golfinhos-rotadores de Fernando de Noronha feita por CAMARGO et al. (2006) Resumo

Abstract 2.1. Introdução 2.2. Material e Métodos

2.3. Resultados e Discussão 2.4. Conclusão

Capítulo 3. Descrição quantitativa dos grasnidos emitidos na faixa audível pelos golfinhos-rotadores de Fernando de Noronha.

Resumo Abstract 3.1. Introdução 3.2. Material e Métodos

3.3. Resultados e Discussão 3.4. Conclusão

01 02 12 12 12 12 14

18 19 20 21 26 28 37

39

40

41

42

45

47

57

(9)

Capítulo 4. Evidências de um grasnido de curta

duração usado por golfinhos-rotadores machos durante o comportamento de corte em Fernando

de Noronha Resumo Abstract

4.1. Introdução 4.2. Material e Métodos 4.3. Resultados e Discussão 4.4. Conclusão

Capítulo 5. Avaliação Metodológica Resumo

Abstract

5.1. Introdução

5.2. Material e Métodos

5.2.1. Avaliação do erro de medida

5.2.2. Avaliação da diferença entre amostras de sons gravadas por diferentes sistemas de gravação ou analisadas por diferentes autores

5.3. Resultados e Discussão 5.4. Conclusão

Apêndice 1

Capítulo 6. Considerações Finais Resumo

Abstract

Referencias Bibliográficas ANEXO 1

58 59 60 61 64 66 74 81 82 83 84 86 88

88 91 110

112

121

123

124

125

139

(10)

Índice de Figuras

Capítulo 1.

Figura 1.1. Morfologia externa e padrão de pigmentação de um golfinho-rotador Stenella longirostris longirostris.

Figura 1.2. Mapa da localização da area de estudo. A Baía dos Golfinhos é situada no pequeno retângulo inserido na ilha principal de Fernando de Noronha.

Figura 1.3. Foto aérea da Ilha de Fernando de Noronha. Em detalhe, a Baía dos Golfinhos, localizada na extremidade oeste da face noroeste.

Figura 1.4. Baía dos Golfinhos

Figura 1.5. Sequência de fotos ilustrativa de mergulhos em apnéia para gravações de áudio e video subaquáticos.

Capítulo 2.

Figura 2.1. Amostra da representação gráfica de um assobio (espectrograma) com destaque aos parâmetros extraídos para análise.

Figura 2.2. Resultado do ACP, indicando a composição de cada componente e o quanto de variabilidade dos dados é alcançada.

Figura 2.3. Resultado da análise Clara para todas as variáveis, com formação de 2 e 4 grupos.

11

16

16

17 17

31

31

32

(11)

Gracias por visitar este Libro Electrónico

Puedes leer la versión completa de este libro electrónico en diferentes formatos:

 HTML(Gratis / Disponible a todos los usuarios)

 PDF / TXT(Disponible a miembros V.I.P. Los miembros con una membresía básica pueden acceder hasta 5 libros electrónicos en formato PDF/TXT durante el mes.)

 Epub y Mobipocket (Exclusivos para miembros V.I.P.)

Para descargar este libro completo, tan solo seleccione el formato deseado, abajo:

Referências

Documentos relacionados

A presente pesquisa demonstrou a participação ativa dos coletores de material reciclado e o reconhecimento do Poder Público local com o trabalho de parceria,

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém

Neste estudo foram quantificadas as concentrações de Zn, Cd, Cu e Ni em amostras de músculo de peixes da espécie Prochilodus argenteus (Prochilodontidae, Characiformes)

A educadora Natércia (nascida em 1966), em regime profissional de nomeação definitiva, era responsável pelo berçário e pela sala de crianças com um ano. A educadora realizou

Elaborou-se então, com o software Microsoft Excel, uma folha de cálculo em que partindo dos dados da matriz dos tempos de deslocação e dos dados relativos ao ano de

Assim, para se ter o desenvolvimento como consequência da atividade empresarial, pela utilização de uma lente estruturalista, os ajustes vão para além da regulamentação

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et