• Nenhum resultado encontrado

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DE MARKETING

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DE MARKETING"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

TAREFAS ENVOLVIDAS

- DISCUSSÕES COM O TOMADOR DE DECISÕES

São estruturadas em torno da AUDITORIA DO PROBLEMA, que é uma investigação completa do problema de marketing, com o propósito de entender sua natureza. Envolve as seguintes questões:

1)História do problema: Os eventos que levaram à decisão de agir.

Exemplo: A M&M/Mars quer manter e aumentar sua participação de mercado no início do novo século. Isso se deve ao surgimento dos lançamentos da Hershey Chocolates. Recentemente, Hershey’s Hugs, Hershey’s Hugs com Amêndoas e Hershey’s Nuggets de Chocolate foram lançados, ameaçando a M&M/Mars.

2) Alternativas de ação disponíveis para o tomador de decisões: O conjunto de alternativas pode estar incompleto neste estágio, e poderá ser necessária uma pesquisa qualitativa para identificar as ações mais inovadoras.

Exemplo: Para a gerência da M&M/Mars as alternativas disponíveis incluem o lançamento de novas marcas de chocolate, a redução nos preços das marcas existentes, a expansão dos canais de distribuição e o aumento nos gastos com propaganda.

(4)

3) Critérios usados para avaliar as alternativas de ação: As ofertas de novos produtos poderão ser avaliadas com base nas vendas, na participação de mercado, na rentabilidade, no retorno sobre o investimento, etc.

Exemplo: M&M/Mars avaliará alternativas baseadas nas contribuições para a participação de mercado e lucros.

4) Natureza das ações em potencial baseadas nas descobertas da pesquisa: As descobertas da pesquisa provavelmente pedirão uma resposta estratégica de marketing por parte da M&M/Mars.

5) Informações necessárias para responder às perguntas do tomador de decisões: As informações necessárias incluem uma comparação da Hershey’s e da M&M/Mars em todos os elementos do mix de marketing (produto, preço, promoção e distribuição) para poder determinar os relativos pontos fracos e fortes.

6) Como cada item de informação será usado pelo tomador de decisões: As pessoas-chave que tomam as decisões desenvolverão uma estratégia para a M&M/Mars baseada nas descobertas e nas suas intuições e nos seus julgamentos.

7) Tomada de decisão da cultura corporativa: Em algumas empresas o processo de tomada de decisões é dominante; em outras, a personalidade do tomador de decisões é mais importante. É essencial a sensibilidade para a cultura corporativa, a fim de poder identificar os indivíduos responsáveis pela decisão ou que têm uma influência significativa sobre o processo de decisão.

(5)
(6)

-DISCUSSÕES COM EXPERTS NA INDÚSTRIA

São indivíduos conhecedores da empresa e da indústria – podem ajudar o pesquisador a formular o problema de pesquisa de marketing. Não se utilizam questionários formais para entrevistá-los, mas sim uma lista de tópicos a serem discutidos durante a entrevista. Os experts oferecem esclarecimentos valiosos na modificação ou reposição de produtos existentes, como ilustrado pelo reposicionamento da Sears.

Por anos, as vendas na Sears (varejista) declinaram e ela perdeu seu status de líder no Estados Unidos para o Wal-Mart, em 1989. Experts da indústria foram consultados e identificaram que o problema estava na falta de imagem. Ela havia tentado se transformar em lojas de departamentos de prestígio e abandonou a imagem de loja de descontos e com isso perdeu clientes leais. No fim desistiu da idéia e as vendas e rentabilidade melhoraram.

(7)

ANÁLISE DE DADOS SECUNDÁRIOS

São dados coletados para outro propósito que não seja o problema em mãos, como os dados fornecidos pelas organizações comerciais, pelo Censo e pela Internet. Incluem informações fornecidas por empresas e fontes governamentais, empresas de pesquisa de marketing comercial e bancos de dados computadorizados. São uma fonte econômica e rápida de informações secundárias.

PESQUISA QUALITATIVA

Muitas vezes as informações obtidas com tomadores de decisão, com os experts da indústria e dos dados secundários podem não ser suficientes para definir o problema da pesquisa. Nesse caso a pesquisa qualitativa precisa ser feita.

Uma pesquisa qualitativa não é estruturada, mas sim exploratória e baseada em amostras pequenas, ou pode usar técnicas qualitativas populares, como a discussões em grupos (DGs) ou entrevistas de profundidade (pensamentos dos entrevistados de um a um), ou técnicas de pesquisa exploratória, como os levantamentos-piloto com pequenas amostras de entrevistados.

Referências

Documentos relacionados

Como foi visto no decorrer de todo este livro, os desafios pendentes são muitos e obviamente o lazer não pode ser entendido como uma solução milagrosa ou como um paliativo para

Neste trabalho, foram estudadas as plântulas e plantas jovens de Erythrina speciosa (Phaseoleae), Holocalyx balansae e Sophora tomentosa (Sophoreae), Swartzia langsdorffii

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Curvas da Função Condutividade Hidráulica para os processo de umedecimento ou infiltração, obtidas por métodos de campo método do permeâmetro Guelph e indireto de laboratório no

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

No capítulo 4 são abordados os principais resultados obtidos diante das restrições impostas à coleta de dados, bem como a avaliação dos dados obtidos caracterizando os períodos

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e