• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTO DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTO DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ELABORADOR/REVISOR: Anne Maciel e

Gabriela Goldschmidt

Data: 09.09.2021

ANÁLISE CRÍTICA e APROVAÇÃO: Josiane

Salgado

Data: 09.09.2021 Visto somente no original 1. OBJETIVO

Considerando que os Concursos/Processos Seletivos possuem caráter social e democrático e para possibilitar um amplo acesso, de acordo com a legislação de cada esfera (municipal, estadual ou federal) a determinados grupos de pessoas é ofertado a isenção da taxa de inscrição. Portanto, este documento tem por finalidade apresentar os procedimentos de Isenção da Taxa de Inscrição nos Concursos/Processos Seletivos realizados pela Fundatec Concursos.

2. DESCRIÇÃO

O cadastramento do Formulário Online de isenção é realizado durante a parametrização do Concurso/ Processo Seletivo, antes de ter seu status alterado para “Aberto”; sendo que a análise dos Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição ocorre após o término do período de solicitação, conforme Cronograma de Execução do Edital de Abertura do respectivo Concurso/ Processo Seletivo.

3. CADASTRAMENTO DO FORMULÁRIO ONLINE PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

O tipo de isenção da taxa de inscrição concedida varia conforme legislação que abrange o órgão contratante, conforme Edital de Abertura, podendo ser um ou mais tipos, tais como: Cad Único,

Doador de Medula Óssea, Doador de Sangue, Desempregado, entre outros.

3.1 Para realizar o cadastro do Formulário Online, o colaborador deverá seguir os passos descritos a seguir:

3.1.1 Acessar a intranet, com seu login e senha, selecionando o Concurso/ Processo Seletivo desejado.

(2)

3.1.3 Em seguida, você encontrará abaixo o título Isenção. Clique na opção Cadastro, conforme imagem:

3.1.4 Para cadastrar o(s) tipo(s) de isenção que será(ã) ofertado(s) aos candidatos, basta clicar no botão “Cadastrar” .

(3)

3.1.5 Após escolher a(s) opção(ões) que serão disponibilizadas na ficha de inscrição, bem como selecionar os referidos cargos, preencher as datas de início e fim, e seus respectivos horários, conforme imagem abaixo, e de acordo com o determinado em Edital de Abertura do respectivo Concurso/Processo Seletivo.

Importante: Na última opção de seleção, “Uma inscrição por CPF”, selecionar ”SIM”.

Obs: Independente se será um tipo ou mais de isenção, o sistema irá gerar um único link,

abrangendo todas as opções.

3.1.6 Após realizar o cadastro de isenção, basta fazer a publicação do link gerado no site, através do botão “Publicar Link”.

3.1.7 O colaborador deve realizar o teste de solicitação de isenção antes da publicação do Formulário Online, acessando a aba “Recursos”, clicando em “Testar Recurso e Formulários -

Exceto Títulos”, selecionando uma das opções de isenção, utilizando os dados de cadastro da

(4)

4. AVALIAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO 4.1 CAD. ÚNICO

4.1.1 Para avaliar as Solicitações de isenção da taxa de inscrição realizadas dentro do período do Cronograma de Execução do Edital de Abertura, o colaborador deve acessar a intranet, no Concurso/Processo Seletivo desejado, na aba Homologação das Inscrições, em “Exportador

Solicitações de Isenção de Taxa para Receita”, conforme imagem abaixo:

4.1.2 Irá gerar um arquivo formato txt, o qual será utilizado na consulta ao SISTAC, na verificação do NIS.

4.1.3 Após a exportação o arquivo, deve-se acessar o site http://aplicacoes.mds.gov.br/sistac/publico/jsp/login.jsf (Portal SISTAC) com o login e senha abaixo:

Login: 01156504074 Senha: fundatec

4.1.4 No entanto, no site do SISTAC, o colaborador deve clicar em “Cadastrar Concurso” para cadastrar o Concurso/Processo Seletivo desejado.

(5)

4.1.5 Após, preencher com os dados necessários, conforme imagem abaixo:

Por exemplo:

4.1.6 Após realizar o cadastro do Concurso/Processo Seletivo no sistema, o colaborador deve retornar ao Menu e selecionar “Enviar Arquivo”, assim selecionando o concurso cadastrado desejado e clicar em “Novo Arquivo”

(6)

4.1.7 Em Seguida aparecerá uma tela, conforme abaixo, devendo o colaborador selecionar “Pesquisar” para incluir o arquivo txt que foi gerado pela intranet, conforme item 4.1.1.

4.1.8 Quando der erro de envio, o colaborador deverá excluir toda a linha referente ao erro do arquivo.

Obs: As informações da(s) linha(s) excluída(s) devem ser salvas, pois serão utilizadas

posteriormente no Edital de Resultado dos Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição – Pedidos Indeferidos.

4.1.9 Continuar repetindo o procedimento citado no item 4.1.7 até o arquivo rodar por completo no SISTAC.

4.1.10 Após, o sistema gerará o arquivo de retorno, também em formato txt, contendo o resultado dos pedidos de isenção, aceitos e negados, e seus respectivos motivos. O colaborador deve acessar o Menu, selecionando as opções “Consultas” e “Status Arquivo”, informando o número do Concurso/ Processo Seletivo que deseja pesquisar.

(7)

4.1.11 O arquivo de resultado dos pedidos, gerado pelo SISTAC (em txt), deve ser importado para a Intranet, através da aba” Homologação das Inscrições”, selecionando “Importador Arquivo

(8)

4.1.12 Dessa forma, o sistema irá isentar os candidatos que tiveram os pedidos de isenção aceitos, gerando uma relação com os que foram isentos e os não isentos, e a possibilidade de exportar um arquivo em formato csv para inserir as respectivas informações no Edital de Resultado dos Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição.

4.2 DEMAIS TIPOS DE ISENÇAO

4.2.1 Para avaliar os demais tipos de solicitações de isenção da taxa de inscrição realizadas dentro do período do Cronograma de Execução do Edital de Abertura, a exceção do Cad Único, o colaborador deve acessar a intranet, no Concurso/Processo Seletivo desejado, na aba

Cadastros, em “Protocolos“ e selecionar “Avaliação de Protocolos”, conforme imagem

abaixo:

(9)

4.2.2.1 Os tipos de isenções mais usuais são Cad Único, Doador de Medula Óssea, Doador de

Sangue, Desempregado e/ou Trabalhadores com renda familiar de até 01 (um) salário mínimo por mês.

4.2.2.1.1 Cada tipo de isenção segue o regulamento ditado na Lei que a descreve, desta forma, as orientações colocadas no Edital de Abertura do respectivo Concurso/Processo Seletivo, serão as mesmas referidas na respectiva Lei.

4.2.3 Selecionando a opção desejada, aparecerá uma lista contendo os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição. O colaborador deverá clicar nos arquivos encaminhados, na coluna “Ver Arquivo(s)” para avaliar os documentos de acordo com o tipo de isenção, conforme determinado no Edital de Abertura do respectivo Concurso/Processo Seletivo, aceitando ou negado.

4.2.3.1 A avaliação dos tipos de isenções poderão ser conforme abaixo:

a) Cad Único

Para candidatos com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único) será solicitado, no momento do pedido de isenção, que informe o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e declaração de que atende à condição de inscrito no Cad Único. A única exigência nesta solicitação é estar inscrito e com dados atualizados neste programa social.

(10)

Este benefício será concedido à pessoa que comprovar através do envio da carteira do REDOME ou de declaração expedida por uma entidade coletora em órgão oficial credenciada pela União, Estado ou Município, Hemocentros e nos Bancos de Sangue de Hospitais. O colaborador deve-se se atentar ao período definido no Edital de Abertura da emissão do comprovante de doador.

c) Doador de Sangue

Poderá solicitar a isenção nesta opção o candidato que comprovar ser doador de sangue mediante envio de declaração emitida por órgãos oficiais ou entidades credenciadas pelo poder público. Geralmente, para o deferimento do pedido, pede-se um mínimo de doações em um tempo determinado. O colaborador deve-se se atentar ao período definido no Edital de Abertura da emissão do comprovante de doador.

d) Desempregado e/ou Trabalhadores com renda familiar de até 01 (um) ou 1,5 (um e meio) salário mínimo por mês.

Este pedido será deferido quando o candidato encaminhar documentos como Extrato Previdenciário emitido pelo INSS - Instituto Nacional do Seguro Social ou Declaração por escrito atestando estar nessa condição, constando: nome completo e CPF.

Observação: conforme mencionado no item 4.2.2.1.1 acima, cada Lei especificará a

documentação exigida, bem como o Edital de Abertura o edital poderá fazer complementos, que deverá ser entregue pelo candidato, de acordo com o pedido em que melhor o mesmo se enquadrar.

4.2.4 Após todas as solicitações de isenção serem avaliadas, deve-se clicar em “Gerar Excel”, onde será gerado um arquivo contendo a relação de todos os pedidos de isenção e sua situção após avaliação para inserir no Edital de Resultado dos Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição.

HISTÓRICO DAS REVISÕES

Versão Data Responsável Motivo e descrição da alteração

01 09.09.2021

Anne Maciel e Gabriela

Goldschmidt

Revisão ortográfica geral; Complementação do item 1;

Inclusão dos itens 4.2.2.1, 4.2.2.1.1 e 4.2.3.1 – sobre os tipos de isenção e o que será avaliado em cada solicitação.

Referências

Documentos relacionados

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the

Mais ainda, de que a resolução de problemas reduz-se a procedimentos determinados pelo professor (D’AMBRÓSIO, 1989, p. Muitos alunos não gostam de Matemática, alegando

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Feenstra, Advanced International Trade: Theory and Evidence, Princeton, Princeton University Press, 2004.. Ronald Findlay, Factor Proportions, Trade and Growth, Cambridge, The

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários