• Nenhum resultado encontrado

CIDADES DE PORTE MÉDIO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA NO PARANÁ: A CURVA INVERTIDA DE KUZNETS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIDADES DE PORTE MÉDIO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA NO PARANÁ: A CURVA INVERTIDA DE KUZNETS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

CIDADES DE PORTE MÉDIO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA

NO PARANÁ: A CURVA INVERTIDA DE KUZNETS

Augusta Pelinski Raiher – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Email: apelinski@gmail.com

Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Email: cleise@uepg.br

Resumo:

Este artigo investiga a relação entre desigualdade e o crescimento econômico dos municípios de porte médio do Paraná. Para isso, verifica-se a existência de convergência da distribuição da renda e a aplicabilidade da hipótese de Kuznets para esses municípios nos anos de 1991, 2000 e 2010. Este trabalho utilizou a metodologia aplicada por Andrade e Serra (2001), que consideraram como municípios de porte médio aqueles que apresentaram uma população entre 50 e 500 mil habitantes no ano de 2010. Para a análise da convergência e da hipótese de Kuznets, estimativas econométrica em dados de painel foram elaboradas. Os principais resultados indicam que nos municípios de porte médio do Paraná há evidência de um processo de convergência da distribuição de renda, além do que a hipótese de Kuznets se confirma, na qual afirma que a distribuição de renda e o crescimento relacionam-se no tempo seguindo o formato de um “U” invertido.

Palavras-chave: Convergência, hipótese de Kuznets; distribuição de renda, Paraná.

Abstract:

(2)

Keywords: Convergence, Kuznets hypothesis; income distribution, Paraná.

INTRODUÇÃO

Até os anos de 1990, as atividades produtivas concentravam-se especialmente nos grandes centros. Nesses locais, economias de aglomerações atraiam cada vez mais às indústrias, os empregos, a mão de obra qualificada, dentre outros. Contudo, à medida que se intensificava o processo de concentração surgia, concomitantemente, algumas deseconomias.

A partir dos anos de 1990, com o avanço dos transportes e das comunicações, potenciais centros urbanos emergiram, apresentando não apenas economias de aglomerações, mas também reduzida incidência das deseconomias, induzindo a um grande fluxo de investimento e de população.

Como características, esses municípios de porte médio apresentavam elementos importantes para a localização das atividades produtivas de maior escala (como infraestrutura, mercado potencial), vantagens essas que superavam à dos municípios de pequeno porte, e ao mesmo tempo, tinham baixas deseconomias de aglomeração, tornando-se centros urbanos sem as desvantagens de grandes metrópoles (SERRA, 1998).

Com efeito, um processo migratório então tendeu-se a ocorrer em favor desses municípios de médio porte a partir da década de 1990. Porém, à medida que se tem a atração populacional não necessariamente gera-se uma melhoria do bem estar para toda a sociedade. Nos argumentos de Kuznets, a intensificação do crescimento econômico, com a migração, proporciona, concomitantemente, uma elevação nas desigualdades distributivas. Num segundo momento, quando a população se adapta, o crescimento econômico prossegue em conjunto com uma diminuição dessas desigualdades.

Portanto, na dinâmica econômica de uma região, a relação entre a concentração de renda e o seu crescimento econômico dar-se-ia num formato de “U” invertido. No entanto, se considerar todos os espaços, não distinguindo-os por seu nível desenvolvimento, não necessariamente tem-se uma unanimidade ao identificar essa relação para o Brasil (como Ravallion, 1995; Deininger e Squire, 1996, dentre outros, os quais não comprovaram tal relação).

(3)

considerando as diferenças entre as economias desenvolvidas e em desenvolvimento de um mesmo espaço de análise, não necessariamente todas tendem a compor uma única curva de Kuznets.

No trabalho de Linhares et al (2012), usando o mesmo princípio de Barro (2000), os autores validaram a hipótese de Kuznets para os estados mais ricos do Brasil, não havendo evidencias empíricas para as regiões mais pobres do país.

Com efeito, neste artigo, busca-se analisar a aplicabilidade da hipótese de Kuznets para os municípios de porte médio do estado do Paraná. Por tanto, já está se fazendo, intuitivamente, uma subdivisão do espaço de acordo com os diferentes níveis de desenvolvimento dos municípios, concentrando o estudo em apenas um, se aproximando do trabalho desenvolvido por Barro (2000) e por Linhares et al (2012). Ao mesmo tempo, avaliar a relação entre crescimento econômico e desigualdade de renda nos municípios de porte médio é importante porque, ao mudar de função (tornando-se um polo, com intensificação da aglomeração produtiva), talvez não esteja se conseguindo gerar bem estar para toda a sociedade.

Destarte, este artigo estuda a relação entre desigualdade e renda para um painel de dados considerando os municípios de porte médio do Paraná. Mais especificamente, avalia-se a convergência da distribuição da renda, fechando com a analise acerca da aplicabilidade da hipótese de Kuznets para esses municípios, considerando os anos de 1991, 2000 e 2010.

Para isso, esse artigo está dividido em cinco seções, incluindo esta. Na segunda é apresentada a uma breve revisão acerca do modelo de Kuznets. Os procedimentos metodológicos compõem a terceira seção. Na sequencia é feita análise da convergência de renda e a verificação da relação entre desigualdade e renda, findando com as considerações finais.

2 REVISÃO DE LITERATURA

A hipótese do “U” invertido ou “curva de Kuznets” é aplicada em estudos na tentativa de estabelecer uma relação entre desigualdade na distribuição de renda e crescimento econômico.

(4)

Alguns autores afirmam que isto é decorrente da redução absoluta da renda média da população mais pobre. Outros argumentam que o aumento decorre apenas da menor taxa de crescimento da renda média dos mais pobres quando comparados aos mais ricos nos primeiros estágios do crescimento econômico.

Assim, Kuznets (1982) fundamenta em seu estudo que a desigualdade de renda aumenta nos estágios iniciais do crescimento até atingir um ponto de máximo, representado por determinado nível de renda per capita, após começa a decrescer dado o desenvolvimento da economia.

Ainda, segundo o autor (1982), o processo ocorre dado a migração da população de um setor primário para um setor urbano que é mais rico, mais desenvolvido, mais desigual que o primário, promovendo de início um aumento da desigualdade até que a renda per capita atinja um certo patamar e a partir daí se estabiliza a desigualdade. Após atingir este ponto, ocorrerá uma tendência de redução contínua a medida que a renda per capita continue crescendo.

Autores como Jacinto e Tejada (2004); Ahluwalia (1976); Robinson (1976); Farias et al (2011), apontam em suma três linhas de investigação da hipótese de Kuznets: primeiramente os modelos dualistas que referem-se a relação entre a desigualdade e crescimento em dois setores um tradicional – agrícola e outro mais dinâmico – industrial; em segundo o modelo de crescimento implicam nas questões distributivas das teorias de crescimento destacando a Teoria de Solow – que pressupõe agentes homogêneos, sendo composto pela função de produção neoclássica com retornos constantes de escala e uma equação de acumulação de capital. A terceira linha refere-se aos modelos sociais que admitem “a existência de uma relação causal entre as decisões políticas dos eleitores – relativas a programas que proporcionem o atendimento imediato de suas necessidades – e o vínculo entre desigualdade inicial e distribuição de renda” (Farias et al, 2011, p. 31).

Deste modo, as formas de aplicações destas linhas, utilizam-se de diversos índices de concentração e desigualdade aliados a diversos métodos de estimação, conforme descritos na próxima seção.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

(5)

necessariamente está se utilizando o conceito de “cidades medias”, o qual é significativamente mais abrangente1.

Neste sentido, utilizando a metodologia aplicada por Andrade e Serra (2001), considerou-se municípios de porte médio como aqueles que apresentam uma população entre 50 a 500 mil habitantes no ano de 2010. Com efeito, a pesquisa como um todo envolveu os anos de 1991, 2000 e 2010, mas optou-se por classificar os municípios paranaenses usando a população deste ultimo ano com o intuito de captar os efeitos enunciados por Kuznets entre a concentração de renda e o crescimento econômico. Em específico, o autor argumenta que no inicio do crescimento econômico tem-se uma intensificação das desigualdades de renda, por isso, ao pegar a classificação de 2010, muitos municípios ainda não eram tidos como de porte médio em 1991 e, potencialmente, poderiam estar no inicio da fomentação do seu dinamismo econômico, podendo comprovar (ou não) tal hipótese.

Assim, ao hierarquizar os municípios do Paraná, 30 se enquadraram como de porte médio, 02 como de grande porte e 367 como de pequeno. No caso específico dos de porte médio, abrangeram: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Rolândia, São José dos Pinhais, Sarandi, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória.

Na primeira parte da análise, procurou distinguir as características – em termos de população, crescimento econômico (PIB- a preços de 2000) e contração de renda (coeficiente de Gini e Theil) - dos municípios de porte médio, pequeno e de grande porte. Para isso, calculou-se a media dessas variáveis, com dados obtidos junto ao Ipardes e ao Ipeadata. Na sequencia, focou a analise somente nos municípios com população entre 50 e 500 mil habitantes.

Como a hipótese de Kuznets é de uma elevação da concentração de renda no inicio da fomentação do dinamismo econômico, atenuando essa desigualdade num segundo momento, então avaliou como está se comportando a distribuição de renda entre esses municípios no decorrer do tempo. Para isso, estimaram-se dois modelos econométricos, testando a hipótese de convergência quanto à distribuição de renda, usando a metodologia de dados em painel. Quando se constata qualquer tendência de convergência (condicionada ou incondicionada) é esperado que todos os municípios obtenham, em algum ponto do tempo, um mesmo patamar de distribuição de renda,

(6)

mesmo que iniciem esse processo em momentos diferentes. Assim, o modelo econométrico considerado foi (1), o qual capta a relação entre a taxa de crescimento da distribuição de renda e a distribuição de renda inicial de cada município de porte médio em 1991, 2000 e 2010, destacando que a hipótese de convergência é confirmada quando se obtém uma relação negativa entre essas variáveis. Ressalta-se que a variável usada para representar a distribuição de renda na primeira estimativa foi “um” menos o coeficiente de Gini, e na segunda foi “um” menos o coeficiente de Theil. Estimaram-se dois modelos, com proxies distintas acerca da distribuição de renda, visando corroborar os resultados encontrados.

i i i it

u

DR

DR

DR

T

)

ln(

ln

1

0 , 2 1 0 ,

(1)

Em que: T refere-se ao intervalo de tempo (1991, 2000 e 2010), DR é a medida de distribuição de renda; 0 refere-se ao período inicial, t ao final e i representa-se a i-ésima unidade de corte transversal (município de porte médio do Paraná).

As estimativas acerca da convergência foram feitas por meio da técnica econométrica de dados em painel (considerando erros padrão robustos), na forma de efeitos aleatórios, determinado pelo teste de Hausman (tabela 3). Destaca-se que na primeira estimativa incluiu-se dummies temporais, enquanto que na segunda, não foram incluídas. Para essa determinação, utilizou-se o teste Wald, no qual a hipótese nula é de que as dummies de tempo não são conjuntamente significativas (tabela 3).

Depois da análise acerca da convergência, testou-se a hipótese de “U” invertido entre a concentração de renda e o crescimento econômico enunciado por Kuznets. Para isso, dois novos modelos econométricos foram estimados (2), distinguindo-os pelas proxies acerca da concentração de renda que foram usadas: na primeira usou-se o coeficiente de gini e na segunda, o coeficiente de theil.

it it it

it Y Y

D

1 

1 2

(2)

Em que: D é a medida da desigualdade; Y é renda per capita; Y2 é a renda per capita ao quadrado, t é o indicador do tempo (1991, 2000 e 2010) e i refere-se aos municípios de porte médio.

Um adendo acerca da estimação (2): usou-se dados em painel (considerando erros padrão robustos), via estimação por efeito aleatório (teste Hausman – tabela4), não incluindo dummies temporais em nenhuma das regressões (teste Wald – tabela4).

(7)

A busca pelo crescimento econômico é a meta de todas as regiões. No entanto, não necessariamente um dinamismo econômico maior eleva o bem estar de toda a população. A concentração de renda impede que uma gama maior de agentes se beneficie do crescimento econômico, criando e/ou fomentando uma “periferia” dentro do “centro”. Neste sentido, para que os resultados do crescimento econômico venham a promover efetivamente um desenvolvimento na região, um dos pontos refere-se à necessidade de uma melhor distribuição da renda que é criada.

Ao mesmo tempo, quando se analisa a composição dos espaços regionais, observa-se a formação de pontos nos quais se tem uma intensificação do dinamismo econômico. Em geral, são os municípios de porte médio que concentram tal dinamismo. Com efeito, antes dos anos de 1990, a industrialização se dava especialmente nas metrópoles, dada a proximidade com os centros consumidores e com a mão de obra. Contudo, com o avanço dos transportes e das comunicações, os municípios de porte menor – referindo-se especialmente aos de porte médio – passaram a adquirir uma importância crescente, tornando-se os principais centros de destino de emprego, das indústrias e da mão de obra qualificada.

Destarte, tais municípios exercem influencia sobre os de porte menor do seu envoltório e também um papel de “complementariedade” das metrópoles, apresentando economias externas maiores que a dos primeiros e, em muitos casos, se igualando aos grandes, por não incorrerem ainda em elevadas deseconomias externas (PEREIRA, 1977).

Desta forma, os seus benefícios – quais sejam: concentração de mão de obra, do mercado consumidor, economias externas de escala, custos dos terrenos não tão elevados, demanda menor por montantes financeiros para a solução de problemas habitacionais e suas extensões, dentre outros – tendem a dinamizar o ritmo de crescimento econômico apresentado por esses municípios.

Contudo, à medida que se intensifica o crescimento econômico de uma região, tem-se uma atração populacional, que não necessariamente são acompanhadas pelo aumento do emprego e pelos serviços públicos (SANTOS, 2003). Neste sentido, a desigualdade pode se intensificar concomitantemente com o dinamismo econômico gerado. Por isso, é importante analisar se a intensificação do crescimento econômico nos municípios de porte médio, especialmente os do Paraná, ocorreu em conjunto com uma deterioração da distribuição de renda ou se já se teve uma reversão dessa concentração (segundo momento descrito por Kuznets).

(8)

Paraná, subdivididos em pequenos (367), médios (30) e grandes (2). Observa-se que independente da classificação, todos, na média, melhoraram o seu dinamismo, destacando que os de pequeno porte apresentaram a menor taxa de crescimento do PIB per capita entre 1991 e 2010 (29% para os pequenos, 33% para os médios e 40% para os de grande porte).

Tais municípios, em termos de população, tiveram um esvaziamento (-15%), justificável pelo próprio dinamismo econômico não tão intenso que apresentou. Ao mesmo tempo, os municípios de porte médio tiveram as maiores taxas de atração da população (34%), evidenciando o fenômeno descrito por outros autores quanto à dinamização que tais espaços tiveram, especialmente após os anos de 1990.

Tabela 1: Média da população, do PIB per capita (R$ de 2000), e dos indicadores de concentração para os municípios do Paraná – 1991, 2000 e 2010

Variável Ano

Municípios com população

Menor de 50 mil Entre 50 e 200 mil Mais de 200 mil

P op ul a ç ão 1991 13668 97813 852568 2000 11223 113675 1017190 2010 11567 131367 1129304 G ini 1991 0,54 0,52 0,56 2000 0,54 0,53 0,58 2010 0,46 0,47 0,53 T he il 1991 0,52 0,48 0,55 2000 0,52 0,50 0,62 2010 0,39 0,39 0,51 P ib pe r c ap . 1991 4853 7346 7970 2000 4548 7859 9271 2010 6238 9752 11138

Fonte: Ipardes e Ipeadata, com dados trabalhados pela pesquisa

(9)

elevação da dinâmica econômica, com taxas significativas no que se refere ao incremento populacional, e ao mesmo tempo, está se diminuindo a desigualdade de renda.

Destarte, analisando as estatísticas descritivas apenas dos municípios classificados em 2010 como de porte médio, enfatiza-se novamente a melhora no que tange aos aspectos econômicos, não se elevando o valor máximo observado, mas aumentando o valor mínimo, demonstrando que está se tornando mais homogêneo o dinamismo econômico entre esses municípios. Ao mesmo tempo, o crescimento populacional se intensificou especialmente em alguns espaços, com um aumento do valor mínimo, mas não tão significativo como foi a elevação do valor máximo, apresentando um desvio padrão alto. Ora, isso indica que alguns desses municípios tiveram uma atração populacional maior, o que, segundo Singer (1980), está diretamente atrelado às oportunidades econômicas que se tem. Contudo, é importante destacar que todos os trinta municípios analisados elevaram a sua população.

Ademais, no que se refere à concentração da renda, os índices demonstram uma queda acentuada, diminuindo a discrepância entre os municípios de porte médio, tornando-os mais semelhantes em termos de distribuição de renda (Tabela 2).

Tabela 2: Estatística descritiva para variáveis selecionadas – municípios de porte médio do Paraná – 1991, 2000 e 2010

Variáveis Máximo Mínimo Desvio padrão Média

População 1991 240292 43776 56344 97813 População 2000 288653 48522 71262 113675 População 2010 357077 52735 82869 131367 Coeficiente de Gini 1991 0,68 0,40 0,07 0,52 Coeficiente de Gini 2000 0,63 0,41 0,05 0,53 Coeficiente de Gini 2010 0,55 0,35 0,04 0,47 Coeficiente de Theil 1991 0,83 0,27 0,13 0,48 Coeficiente de Theil 200 0,73 0,29 0,10 0,50 Coeficiente de Theil 2010 0,54 0,22 0,08 0,39

Pib per capita 1991 48142 2136 8482 7346

Pib per capita 2000 41315 2186 7272 7859

Pib per capita 2010 46338 2621 8458 9752

Fonte: Ipardes e Ipeadata, com dados trabalhados pela pesquisa

(10)

1991 a 2010. Mais do que isso, é possível observar que muitos dos municípios de porte médio que tinham um coeficiente de Gini elevado tiveram as menores taxas de crescimento, ou, em outras palavras, tiveram as maiores taxas de decrescimento do Gini no período, indicando um processo de convergência quanto à distribuição de renda entre esses municípios.

Com efeito, visando analisar efetivamente a convergência da distribuição de renda entre esses municípios de porte médio do Paraná, estimaram-se dois modelos econométricos, cuja variável dependente correspondeu ao logaritmo da taxa de crescimento da distribuição de renda e como variável explicativa teve-se o logaritmo da distribuição da renda inicial (Tabela 3). Na primeira estimativa a distribuição de renda foi representada por “um” menos o coeficiente de Gini, e na segunda, por “um” menos o coeficiente de Theil. Como corolário, comprova-se essa tendência quanto à convergência da distribuição de renda entre esses municípios, tendo em vista que o coeficiente da distribuição inicial, em ambas as estimativas, veio com o sinal negativo e significativo a um nível de significância de 5%.

Ou seja, aqueles municípios que tinham uma baixa distribuição de renda no período inicial tenderam a ter uma elevada taxa de crescimento dessa distribuição no período seguinte; ao passo que, aqueles que tinham uma elevada distribuição de renda inicial tenderam a ter um ritmo de melhoramento quanto à sua distribuição de renda menos intensa no período seguinte.

Tabela 3: Estimativa quanto à convergência da distribuição de renda entre os municípios de porte médio do paraná – 1991,2000 e 2010

Variável dependente Constante Ln (1- coeficiente de Gini inicial) Ln (1- coeficiente de Gini) 0,48 (0,009)* -0,62 (0,13)* Hausman:0,005 Wald: 3,91*

Constante Ln (1- coeficiente de Gini inicial) LN (1- coeficiente de Theil) 0,002 (0,007) -0,94 (0,06)* Hausman: 3,06 Wald: 2,82 Fonte: Resultado da Pesquisa

(11)

Figura 1: Coeficiente de Gini entre os municípios de porte medio do Paraná – 1991, 2010 e taxa de crescimento 1991/2010(%)

Fonte: Resultado da Pesquisa. (a) Gini 1991; (b) Gini 2010; (c) taxa de crescimento do coeficiente de Gini de 1991 para 2010

(b) (a)

(12)

Desta forma, uma distribuição mais homogênea e mais igualitária da renda entre esses municípios de porte médio do estado do Paraná está ocorrendo. Isso sinaliza que, se a hipótese de Kuznets se verificar efetivamente, então, parte deesses municípios tenderiam a estar naquele segundo momento enunciado por Kuznets, no qual, a elevação do crescimento econômico estaria acompanhada por uma melhoria da distribuição de renda (ou, em outras palavras, numa diminuição da concentração de renda).

Destarte, buscando identificar se a hipótese de Kuznets se aplica entre os municípios de porte médio do estado do Paraná, estimaram-se duas regressões, nas quais se comprovou tal hipótese (Tabela 4). Como o sinal do coeficiente que acompanha o PIB veio positivo e significativo, e depois o do PIB ao quadrado veio negativo e também significativo a um nível de significância de 5%, então a relação entre a concentração de renda e o crescimento econômico se dá num formato de um “U” invertido. Ou seja, no inicio do crescimento econômico tem-se uma intensificação da desigualdade, no entanto, num segundo momento essa desigualdade tende a diminuir com a continuação da fomentação do crescimento econômico.

Ora, como nas estimativas da Tabela 3 se comprovou uma tendência de convergência quanto à distribuição de renda e como se constatou que a hipótese de Kuznets se aplica nos municípios de porte médio do Paraná (Tabela 4), então a tendência é que parte desses espaços estejam já no segundo momento descrito por Kuznets, com crescimento econômico e diminuição das desigualdades distributivas.

Tabela 4: Estimativa quanto à hipótese de Kuznets - municípios de porte médio do Paraná – 1991,2000 e 2010

Variável dependente Constante PIB Per capita PIB Per capita ao quadrado Índice de Gini 0,47 (0,01)* 0,006 (0,0003)* -0,000001 (0,0000005)* Hausman:4,03 Wald: 1,0 Índice de Theil 0,41 (0,03)* 0,009 (0,004)* -0,000002 (0,000009)* Hausman: 3,94 Wald: 0,4

Fonte: Resultado da Pesquisa

Nota: *significativo a um nível de significância de 5%. Em nenhuma das estimativas se usou

dummies de tempo, dado que o teste Wald não rejeitou a hipótese nula. Ambas as estimativas

foram rodada por efeito aleatório, dado que no teste Hausman não rejeitou a hipótese nula.

(13)

vizinhos, de pequeno porte – tenderia a elevar a oferta de mão de obra, diminuindo o seu poder de barganha, com um nível salarial maior para a mão de obra mais qualificada. Então, neste primeiro momento, a produção se elevaria, com a retração da remuneração da mão de obra não tão especializada. Num segundo momento, essa força de trabalho migrante tende a se adaptar, exercendo funções mais bem qualificadas, elevando a oferta de mão de obra especializada, gerando uma pressão sobre os salários desses profissionais mais qualificados, retraindo esse valor.

Concomitantemente à queda na demanda por profissionais qualificados, eleva-se a demanda por trabalhadores com baixa qualificação, especialmente por conta da expansão da economia e pela própria diminuição da oferta dessa mão de obra de baixa qualificação, a qual, em parte, se especializou. Esses dois fenômenos então tenderia a diminuir a desigualdade de renda, atrelado a um avanço do crescimento econômico da região.

Portanto, como os municípios de porte médio, especialmente depois dos anos de 1990, apresentaram um dinamismo econômico elevado, com forças centrípetas atraindo a força de trabalho de outros municípios, é possível ter havido inicialmente essa distinção da remuneração da mão de obra entre os mais qualificados e os menos. Nos mesmos argumentos de Kuznets, essa diferença reduziu-se e está ainda se reduzindo com o próprio avanço do crescimento econômico, conforme os resultados obtidos.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este artigo buscou analisar a aplicabilidade da hipótese de Kuznets para os municípios de porte médio do estado do Paraná e, ao mesmo tempo, avaliou-se a convergência da distribuição da renda, considerando os anos de 1991, 2000 e 2010.

Foi possível observar que todos os municípios – independentes do seu porte - melhoraram (na media) o seu dinamismo econômico. No entanto, os de porte médio, além de ter um elevado desempenho econômico, também apresentaram um fluxo migratório bastante intenso, com uma homogeneização da renda entre eles.

Essa tendência quanto à diminuição das discrepâncias existentes entre os municípios de porte médio, denotando uma convergência da distribuição de renda, acompanhado pela comprovação da hipótese de Kuznets, infere que esses pontos no espaço paranaense estão conseguindo crescer economicamente e ao mesmo tempo, proporcionar certa distribuição alocativa dos recursos.

(14)

dado que esses espaços se tornaram pontos de atração da atividade produtiva e também da mão-de-obra. Assim, a intensificação do crescimento econômico em conjunto com o melhoramento da distribuição dos recursos, implica, consequentemente, numa melhoria do bem estar da população.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, Thompson; SERRA, Rodrigo Valente. “Análise do desempenho

produtivo dos centros urbanos brasileiros no período 1975/2000” In: ANDRADE,

Thompson; SERRA, Rodrigo Valente. Cidades médias brasileiras. Rio de

Janeiro: IPEA, 2001, p. 79-127.

BARRO, R. J. Inequality and growth in a panel of countries. Journal of

economic growth, v. 5, p. 5-32, 2000.

BELTRÃO SPOSITO, M. E. O chão em pedaços: Urbanização, economia e

cidades no Estado de São Paulo. UNESP, Presidente Prudente, 2004 (Livre

Docência).

DEININGER, K.; SQUIRE, L. A new data set measuring income inequality. World

Bank economic review, v. 10, p. 565-591, 1996.

FARIAS, T.A. et al.; A teoria do U invertido: um teste empírico da hipótese de

Kuznets para a relação entre crescimento econômico e desigualdade de renda

no Brasil (1976-2007). Revista de Economia Mackenzie,v.8, n.1, p.26-51,

2011.

(15)

KUZNETS, S. Crescimento Econômico Moderno. Rio de Janeiro: Abril

Cultural, 1982.

LINHARES, F.; FERREIRA, R.; IRFFI, G.; MACEDO, C. A hipótese de Kuznets

e mudanças na relação entre desigualdade e crescimento de renda no Brasil.

Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 42, n. 3, dez. 2012.

PEREIRA, W. K. R. Cidades médias: uma opção no desenvolvimento

urbano. Brasília, DF: Universidade de Brasília, Departamento de Economia,

1977 (Dissertação de Mestrado em Economia).

RAVALLION, M. A. Growth and poverty: evidence for developing countries in the

1980s. Economics letters, n. 48, v. 3, p. 411-417, 1995.

ROBINSON, S. A note on the U hypothesis relating income inequality and

economic development. American Economic Review, v.66, n.3, 1976.

SANTOS, Milton. Economia espacial: críticas e alternativas. São Paulo: Edusp,

2003.

SERRA, R. V. Cidades médias brasileiras: um recente retrato econômico e

populacional. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto

de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 1998 (Dissertação de Mestrado

em Planejamento Urbano e Regional).

Referências

Documentos relacionados

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Uma alternativa é monitorar os parâmetros demográficos (abundância, distribuição etária, mortalidade, taxa de crescimento) e genéticos (heterozigosidade esperada,

Segundo Selva (2005) para compreender o processo de transformações no espaço urbano das cidades de porte médio da região Nordeste é de fundamental abrangência destacar

Desde então, vários autores deram o seu contributo, uns convergindo outros divergindo, contudo, apesar de mais de 20 anos de discurso académico e de gestão sobre o

O governo federal até tem programas de incentivo à produção não convencional, como linha de crédito para produtores e uma lei para as prefeituras que

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

O Departamento de Ar Isento de Óleo responde pela comercialização na Nigéria de compressores e equipamentos de ar comprimido, utilizados pela Indústria Pesada, nomeadamente

MA 208 3 02.24662.15 CATIANE CARDOSO PEREIRA ITAPEMA CICLISMO PIEMONTE DISTRIBUIDORA FEM.MA 209 4 02.10527.09 KARINA RODRIGUES DE SOUSA MOSER MEC BIKE FIT/CYCLES BETO/MUSCLE FÓRMULA