• Nenhum resultado encontrado

Técnico Judiciário Área Administrativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Técnico Judiciário Área Administrativa"

Copied!
102
0
0

Texto

(1)

Técnico Judiciário – Área Administrativa

Súmulas e OJ`s do TST para TRT

Prof. Rogério Renzetti

(2)
(3)

Professor Rogério Renzetti

(4)
(5)

Principais Súmulas e Oj`s do TST para TRT.

(6)
(7)

SÚMULAS DO TST

Súmula nº 1 do TST

PRAZO JUDICIAL. Quando a intimação tiver lugar na sexta-feira, ou a publicação com efeito de intimação for feita nesse dia, o prazo judicial será contado da segunda-feira imediata, inclusive, salvo se não houver ex- pediente, caso em que fluirá no dia útil que se seguir.

Súmula nº 2 do TST (cancelada) Súmula nº 3 do TST (cancelada) Súmula nº 4 do TST (cancelada) Súmula nº 5 do TST -(cancelada) Súmula nº 6 do TST

EQUIPARAÇÃO SALARIAL. ART. 461 DA CLT (redação do item VI alterada) – Res.

198/2015, republicada em razão de erro material – DEJT divulgado em 12, 15 e 16.06.2015.

I – Para os fins previstos no § 2º do art. 461 da CLT, só é válido o quadro de pessoal or- ganizado em carreira quando homologado pelo Ministério do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigência o quadro de carrei- ra das entidades de direito público da admi- nistração direta, autárquica e fundacional aprovado por ato administrativo da autori- dade competente.

II – Para efeito de equiparação de salários em caso de trabalho igual, conta-se o tem- po de serviço na função e não no emprego.

III – A equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mes- mas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação.

IV – É desnecessário que, ao tempo da re- clamação sobre equiparação salarial, recla- mante e paradigma estejam a serviço do estabelecimento, desde que o pedido se re- lacione com situação pretérita.

V – A cessão de empregados não exclui a equiparação salarial, embora exercida a função em órgão governamental estranho à cedente, se esta responde pelos salários do paradigma e do reclamante.

VI – Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, é irrelevante a circunstância de que o desnível salarial tenha origem em decisão judicial que beneficiou o paradigma, exceto:

a) se decorrente de vantagem pessoal ou de tese jurídica superada pela jurisprudência de Corte Superior; b) na hipótese de equipara- ção salarial em cadeia, suscitada em defesa, se o empregador produzir prova do alegado fato modificativo, impeditivo ou extintivo do direito à equiparação salarial em relação ao paradigma remoto, considerada irrelevante, para esse efeito, a existência de diferença de tempo de serviço na função superior a dois anos entre o reclamante e os empregados paradigmas componentes da cadeia equipa- ratória, à exceção do paradigma imediato.

VII – Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, é possível a equiparação sa- larial de trabalho intelectual, que pode ser

(8)

avaliado por sua perfeição técnica, cuja afe- rição terá critérios objetivos.

VIII – É do empregador o ônus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparação salarial.

IX – Na ação de equiparação salarial, a pres- crição é parcial e só alcança as diferenças salariais vencidas no período de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento.

X – O conceito de "mesma localidade" de que trata o art. 461 da CLT refere-se, em princípio, ao mesmo município, ou a mu- nicípios distintos que, comprovadamente, pertençam à mesma região metropolitana.

Súmula nº 7 do TST

FÉRIAS. A indenização pelo não-deferimen- to das férias no tempo oportuno será calcu- lada com base na remuneração devida ao empregado na época da reclamação ou, se for o caso, na da extinção do contrato.

Súmula nº 8 do TST

JUNTADA DE DOCUMENTO. A juntada de documentos na fase recursal só se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação ou se referir a fato posterior à sentença.

Súmula nº 9 do TST

AUSÊNCIA DO RECLAMANTE. A ausência do reclamante, quando adiada a instrução após contestada a ação em audiência, não importa arquivamento do processo.

Súmula nº 10 do TST

PROFESSOR. DISPENSA SEM JUSTA CAUSA.

TÉRMINO DO ANO LETIVO OU NO CUR- SO DE FÉRIAS ESCOLARES. AVISO PRÉVIO (redação alterada em sessão do Tribu- nal Pleno realizada em 14.09.2012) – Res.

185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. O direito aos salários do perí- odo de férias escolares assegurado aos pro- fessores (art. 322, caput e § 3º, da CLT) não exclui o direito ao aviso prévio, na hipótese de dispensa sem justa causa ao término do ano letivo ou no curso das férias escolares.

Súmula nº 11 do TST (cancelada) Súmula nº 12 do TST

CARTEIRA PROFISSIONAL. As anotações apostas pelo empregador na carteira profis- sional do empregado não geram presunção

"juris et de jure", mas apenas "juris tan- tum".

Súmula nº 13 do TST

MORA. O só pagamento dos salários atrasados em audiência não ilide a mora capaz de deter- minar a rescisão do contrato de trabalho.

Súmula nº 14 do TST

CULPA RECÍPROCA. Reconhecida a culpa re- cíproca na rescisão do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinquenta por cento) do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das fé- rias proporcionais.

Súmula nº 15 do TST

ATESTADO MÉDICO. A justificação da au- sência do empregado motivada por doença, para a percepção do salário-enfermidade e da remuneração do repouso semanal, deve observar a ordem preferencial dos atesta- dos médicos estabelecida em lei.

Súmula nº 16 do TST

NOTIFICAÇÃO. Presume-se recebida a noti- ficação 48 (quarenta e oito) horas depois de

(9)

sua postagem. O seu não-recebimento ou a entrega após o decurso desse prazo consti- tui ônus de prova do destinatário.

Súmula nº 17 do TST (cancelada) Súmula nº 18 do TST

COMPENSAÇÃO. A compensação, na Justiça do Trabalho, está restrita a dívidas de natu- reza trabalhista.

Súmula nº 19 do TST

QUADRO DE CARREIRA. A Justiça do Traba- lho é competente para apreciar reclamação de empregado que tenha por objeto direito fundado em quadro de carreira.

Súmula nº 20 do TST (cancelada) Súmula nº 21 do TST (cancelada) Súmula nº 22 do TST (cancelada) Súmula nº 23 do TST

RECURSO. Não se conhece de recurso de re- vista ou de embargos, se a decisão recorrida resolver determinado item do pedido por diversos fundamentos e a jurisprudência transcrita não abranger a todos.

Súmula nº 24 do TST

SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO. Insere-se no cálculo da indenização por antiguidade o sa- lário relativo a serviço extraordinário, desde que habitualmente prestado.

Súmula nº 25 do TST

CUSTAS PROCESSUAIS. INVERSÃO DO ÔNUS DA SUCUMBÊNCIA. (alterada a Sú- mula e incorporadas as Orientações Juris- prudenciais nºs 104 e 186 da SBDI-1) – Res.

197/2015 – DEJT divulgado em 14, 15 e 18.05.2015.

I – A parte vencedora na primeira instân- cia, se vencida na segunda, está obrigada, independentemente de intimação, a pagar as custas fixadas na sentença originária, das quais ficara isenta a parte então vencida;

II – No caso de inversão do ônus da sucum- bência em segundo grau, sem acréscimo ou atualização do valor das custas e se estas já foram devidamente recolhidas, descabe um novo pagamento pela parte vencida, ao re- correr. Deverá ao final, se sucumbente, re- embolsar a quantia; (ex-OJ nº 186 da SBDI-I);

III – Não caracteriza deserção a hipótese em que, acrescido o valor da condenação, não houve fixação ou cálculo do valor devido a tí- tulo de custas e tampouco intimação da par- te para o preparo do recurso, devendo ser as custas pagas ao final; (ex-OJ nº 104 da SBDI-I);

IV – O reembolso das custas à parte vence- dora faz-se necessário mesmo na hipótese em que a parte vencida for pessoa isenta do seu pagamento, nos termos do art. 790-A, parágrafo único, da CLT.

Súmula nº 26 do TST (cancelada) Súmula nº 27 do TST

COMISSIONISTA. É devida a remuneração do repouso semanal e dos dias feriados ao em- pregado comissionista, ainda que pracista.

Súmula nº 28 do TST

INDENIZAÇÃO. No caso de se converter a rein- tegração em indenização dobrada, o direito aos salários é assegurado até a data da primeira de- cisão que determinou essa conversão.

Súmula nº 29 do TST

TRANSFERÊNCIA. Empregado transferido, por ato unilateral do empregador, para local mais distante de sua residência, tem direi- to a suplemento salarial correspondente ao acréscimo da despesa de transporte.

(10)

Súmula nº 30 do TST

INTIMAÇÃO DA SENTENÇA. Quando não juntada a ata ao processo em 48 horas, con- tadas da audiência de julgamento (art. 851,

§ 2º, da CLT), o prazo para recurso será con- tado da data em que a parte receber a inti- mação da sentença.

Súmula nº 31 do TST (cancelada) Súmula nº 32 do TST

ABANDONO DE EMPREGO. Presume-se o abandono de emprego se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 (trinta) dias após a cessação do benefício previden- ciário nem justificar o motivo de não o fazer.

Súmula nº 33 do TST

MANDADO DE SEGURANÇA. DECISÃO JU- DICIAL TRANSITADA EM JULGADO. Não cabe mandado de segurança de decisão ju- dicial transitada em julgado.

Súmula nº 34 do TST (cancelada) Súmula nº 35 do TST (cancelada) Súmula nº 36 do TST – CUSTAS – Nas ações plúrimas, as custas incidem sobre o respectivo valor global.

Súmula nº 37 do TST (cancelada) Súmula nº 38 do TST (cancelada) Súmula nº 39 do TST

PERICULOSIDADE. Os empregados que ope- ram em bomba de gasolina têm direito ao adicional de periculosidade (Lei nº 2.573, de 15.08.1955).

Súmula nº 40 do TST (cancelada) Súmula nº 41 do TST (cancelada) Súmula nº 42 do TST (cancelada) Súmula nº 43 do TST

TRANSFERÊNCIA. Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.

Súmula nº 44 do TST

AVISO PRÉVIO. A cessação da atividade da empresa, com o pagamento da indenização, simples ou em dobro, não exclui, por si só, o direito do empregado ao aviso prévio.

Súmula nº 45 do TST

SERVIÇO SUPLEMENTAR. A remuneração do serviço suplementar, habitualmente presta- do, integra o cálculo da gratificação natalina prevista na Lei nº 4.090, de 13.07.1962.

Súmula nº 46 do TST

ACIDENTE DE TRABALHO. As faltas ou au- sências decorrentes de acidente do traba- lho não são consideradas para os efeitos de duração de férias e cálculo da gratificação natalina.

Súmula nº 47 do TST

INSALUBRIDADE. O trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermiten- te, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional.

Súmula nº 48 do TST

COMPENSAÇÃO. A compensação só poderá ser arguida com a contestação.

(11)

Súmula nº 49 do TST (cancelada) Súmula nº 50 do TST

GRATIFICAÇÃO. A gratificação natalina, ins- tituída pela Lei nº 4.090, de 13.07.1962, é devida pela empresa cessionária ao servidor público cedido enquanto durar a cessão.

Súmula nº 51 do TST

NORMA REGULAMENTAR. VANTAGENS E OPÇÃO PELO NOVO REGULAMENTO. ART.

468 DA CLT.

I – As cláusulas regulamentares, que revo- guem ou alterem vantagens deferidas an- teriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento.

II – Havendo a coexistência de dois regula- mentos da empresa, a opção do empregado por um deles tem efeito jurídico de renún- cia às regras do sistema do outro.

Súmula nº 52 do TST

TEMPO DE SERVIÇO. O adicional de tempo de serviço (quinquênio) é devido, nas con- dições estabelecidas no art. 19 da Lei nº 4.345, de 26.06.1964, aos contratados sob o regime da CLT, pela empresa a que se refe- re a mencionada lei, inclusive para o fim de complementação de aposentadoria.

Súmula nº 53 do TST

CUSTAS. O prazo para pagamento das cus- tas, no caso de recurso, é contado da inti- mação do cálculo.

Súmula nº 54 do TST

OPTANTE. Rescindindo por acordo seu con- trato de trabalho, o empregado estável op- tante tem direito ao mínimo de 60% (ses- senta por cento) do total da indenização

em dobro, calculada sobre o maior salário percebido no emprego. Se houver recebido menos do que esse total, qualquer que te- nha sido a forma de transação, assegura-se- -lhe a complementação até aquele limite.

Súmula nº 55 do TST

FINANCEIRAS. As empresas de crédito, fi- nanciamento ou investimento, também de- nominadas financeiras, equiparam-se aos estabelecimentos bancários para os efeitos do art. 224 da CLT.

Súmula nº 56 do TST (cancelada) Súmula nº 57 do TST (cancelada) Súmula nº 58 do TST

PESSOAL DE OBRAS. Ao empregado admiti- do como pessoal de obras, em caráter per- manente e não amparado pelo regime esta- tutário, aplica-se a legislação trabalhista.

Súmula nº 59 do TST (cancelada) Súmula nº 60 do TST

ADICIONAL NOTURNO. INTEGRAÇÃO NO SALÁRIO E PRORROGAÇÃO EM HORÁRIO DIURNO.

I – O adicional noturno, pago com habitua- lidade, integra o salário do empregado para todos os efeitos.

II – Cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o adicional quanto às horas pror- rogadas. Exegese do art. 73, § 5º, da CLT.

Súmula nº 61 do TST

FERROVIÁRIO. Aos ferroviários que traba- lham em estação do interior, assim classifi- cada por autoridade competente, não são devidas horas extras (art. 243 da CLT).

(12)

Súmula nº 62 do TST

ABANDONO DE EMPREGO. O prazo de de- cadência do direito do empregador de ajui- zar inquérito em face do empregado que in- corre em abandono de emprego é contado a partir do momento em que o empregado pretendeu seu retorno ao serviço.

Súmula nº 63 do TST

FUNDO DE GARANTIA. A contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço incide sobre a remuneração mensal devida ao empregado, inclusive horas extras e adi- cionais eventuais.

Súmula nº 64 do TST (cancelada) Súmula nº 65 do TST

VIGIA. O direito à hora reduzida de 52 mi- nutos e 30 segundos aplica-se ao vigia no- turno.

Súmula nº 66 do TST (cancelada) Súmula nº 67 do TST

GRATIFICAÇÃO. FERROVIÁRIO. Chefe de trem, regido pelo estatuto dos ferroviários (Decreto nº 35.530, de 19.09.1959), não tem direito à gratificação prevista no respectivo art. 110.

Súmula nº 68 do TST (cancelada) Súmula nº 69 do TST

RESCISÃO DO CONTRATO. A partir da Lei nº 10.272, de 05.09.2001, havendo rescisão do contrato de trabalho e sendo revel e confesso quanto à matéria de fato, deve ser o emprega- dor condenado ao pagamento das verbas res- cisórias, não quitadas na primeira audiência, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento).

Súmula nº 70 do TST

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. O adicio- nal de periculosidade não incide sobre os triênios pagos pela Petrobras.

Súmula nº 71 do TST

ALÇADA. A alçada é fixada pelo valor dado à causa na data de seu ajuizamento, desde que não impugnado, sendo inalterável no curso do processo.

Súmula nº 72 do TST

APOSENTADORIA. O prêmio-aposentadoria instituído por norma regulamentar da em- presa não está condicionado ao disposto no

§ 2º do art. 14 da Lei nº 8.036, de 11.05.1990.

Súmula nº 73 do TST

DESPEDIDA. JUSTA CAUSA. A ocorrência de justa causa, salvo a de abandono de em- prego, no decurso do prazo do aviso prévio dado pelo empregador, retira do emprega- do qualquer direito às verbas rescisórias de natureza indenizatória.

Súmula nº 74 do TST CONFISSÃO.

I – Aplica-se a confissão à parte que, expres- samente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência em prossegui- mento, na qual deveria depor.

II – A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta (art. 400, I, CPC), não impli- cando cerceamento de defesa o indeferi- mento de provas posteriores.

III – A vedação à produção de prova poste- rior pela parte confessa somente a ela se aplica, não afetando o exercício, pelo ma- gistrado, do poder/dever de conduzir o pro- cesso.

(13)

Súmula nº 75 do TST (cancelada) Súmula nº 76 do TST (cancelada) Súmula nº 77 do TST

PUNIÇÃO. Nula é a punição de empregado se não precedida de inquérito ou sindicân- cia internos a que se obrigou a empresa por norma regulamentar.

Súmula nº 78 do TST (cancelada) Súmula nº 79 do TST (cancelada) Súmula nº 80 do TST

INSALUBRIDADE. A eliminação da insalubri- dade mediante fornecimento de aparelhos protetores aprovados pelo órgão compe- tente do Poder Executivo exclui a percepção do respectivo adicional.

Súmula nº 81 do TST

FÉRIAS. Os dias de férias gozados após o pe- ríodo legal de concessão deverão ser remu- nerados em dobro.

Súmula nº 82 do TST

ASSISTÊNCIA. A intervenção assistencial, simples ou adesiva, só é admissível se de- monstrado o interesse jurídico e não o me- ramente econômico.

Súmula nº 83 do TST

AÇÃO RESCISÓRIA. MATÉRIA CONTROVER- TIDA.

I – Não procede pedido formulado na ação rescisória por violação literal de lei se a de- cisão rescindenda estiver baseada em texto legal infraconstitucional de interpretação controvertida nos Tribunais;

II – O marco divisor quanto a ser, ou não, controvertida, nos Tribunais, a interpreta- ção dos dispositivos legais citados na ação rescisória é a data da inclusão, na Orienta- ção Jurisprudencial do TST, da matéria dis- cutida.

Súmula nº 84 do TST

ADICIONAL REGIONAL. O adicional regio- nal, instituído pela Petrobras, não contraria o art. 7º, XXXII, da CF/1988.

Súmula nº 85 do TST

COMPENSAÇÃO DE JORNADA.

I – A compensação de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escri- to, acordo coletivo ou convenção coletiva.

II – O acordo individual para compensação de horas é válido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrário;

III – O mero não atendimento das exigências legais para a compensação de jornada, inclu- sive quando encetada mediante acordo táci- to, não implica a repetição do pagamento das horas excedentes à jornada normal diária, se não dilatada a jornada máxima semanal, sen- do devido apenas o respectivo adicional;

IV – A prestação de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensação de jornada. Nesta hipótese, as horas que ultra- passarem a jornada semanal normal deve- rão ser pagas como horas extraordinárias e, quanto àquelas destinadas à compensação, deverá ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinário.

V – As disposições contidas nesta súmula não se aplicam ao regime compensatório na modalidade “banco de horas”, que somente pode ser instituído por negociação coletiva.

(14)

Súmula nº 86 do TST

DESERÇÃO. MASSA FALIDA. EMPRESA EM LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL. Não ocorre deserção de recurso da massa falida por fal- ta de pagamento de custas ou de depósito do valor da condenação. Esse privilégio, to- davia, não se aplica à empresa em liquida- ção extrajudicial.

Súmula nº 87 do TST

PREVIDÊNCIA PRIVADA. Se o empregado, ou seu beneficiário, já recebeu da institui- ção previdenciária privada, criada pela em- presa, vantagem equivalente, é cabível a dedução de seu valor do benefício a que faz jus por norma regulamentar anterior.

Súmula nº 88 do TST (cancelada) Súmula nº 89 do TST

FALTA AO SERVIÇO. Se as faltas já são justi- ficadas pela lei, consideram-se como ausên- cias legais e não serão descontadas para o cálculo do período de férias.

Súmula nº 90 do TST

HORAS "IN ITINERE". TEMPO DE SERVIÇO.

I – O tempo despendido pelo empregado, em condução fornecida pelo empregador, até o local de trabalho de difícil acesso, ou não servido por transporte público regular, e para o seu retorno é computável na jorna- da de trabalho;

II – A incompatibilidade entre os horários de início e término da jornada do empregado e os do transporte público regular é circuns- tância que também gera o direito às horas

"in itinere";

III – A mera insuficiência de transporte pú- blico não enseja o pagamento de horas "in itinere";

IV – Se houver transporte público regular em parte do trajeto percorrido em condu- ção da empresa, as horas "in itinere" remu- neradas limitam-se ao trecho não alcança- do pelo transporte público;

V – Considerando que as horas "in itinere"

são computáveis na jornada de trabalho, o tempo que extrapola a jornada legal é con- siderado como extraordinário e sobre ele deve incidir o adicional respectivo;

Súmula nº 91 do TST

SALÁRIO COMPLESSIVO. Nula é a cláusula contratual que fixa determinada importân- cia ou percentagem para atender engloba- damente vários direitos legais ou contratu- ais do trabalhador.

Súmula nº 92 do TST

APOSENTADORIA. O direito à complemen- tação de aposentadoria, criado pela empre- sa, com requisitos próprios, não se altera pela instituição de benefício previdenciário por órgão oficial.

Súmula nº 93 do TST

BANCÁRIO. Integra a remuneração do ban- cário a vantagem pecuniária por ele auferi- da na colocação ou na venda de papéis ou valores mobiliários de empresas pertencen- tes ao mesmo grupo econômico, se exerci- da essa atividade no horário e no local de trabalho e com o consentimento, tácito ou expresso, do banco empregador.

Súmula nº 94 do TST (cancelada) Súmula nº 95 do TST (cancelada) Súmula nº 96 do TST

MARÍTIMO. A permanência do tripulante a bordo do navio, no período de repouso, além da jornada, não importa presunção de que esteja à disposição do empregador ou

(15)

em regime de prorrogação de horário, cir- cunstâncias que devem resultar provadas, dada a natureza do serviço.

Súmula nº 97 do TST

APOSENTADORIA. COMPLEMENTAÇÃO.

Instituída complementação de aposentado- ria por ato da empresa, expressamente de- pendente de regulamentação, as condições desta devem ser observadas como parte in- tegrante da norma.

Súmula nº 98 do TST

FGTS. INDENIZAÇÃO. EQUIVALÊNCIA.

COMPATIBILIDADE.

I – A equivalência entre os regimes do Fun- do de Garantia do Tempo de Serviço e da estabilidade prevista na CLT é meramente jurídica e não econômica, sendo indevidos valores a título de reposição de diferenças;

II – A estabilidade contratual ou a derivada de regulamento de empresa são compatí- veis com o regime do FGTS. Diversamente ocorre com a estabilidade legal (decenal, art. 492 da CLT), que é renunciada com a opção pelo FGTS.

Súmula nº 99 do TST

AÇÃO RESCISÓRIA. DESERÇÃO. PRAZO.

Havendo recurso ordinário em sede de rescisória, o depósito recursal só é exigível quando for julgado procedente o pedido e imposta condenação em pecúnia, devendo este ser efetuado no prazo recursal, no limite e nos termos da legislação vigente, sob pena de deserção.

Súmula nº 100 do TST

AÇÃO RESCISÓRIA. DECADÊNCIA.

I – O prazo de decadência, na ação rescisória, conta-se do dia imediatamente subsequente

ao trânsito em julgado da última decisão pro- ferida na causa, seja de mérito ou não;

II – Havendo recurso parcial no processo principal, o trânsito em julgado dá-se em momentos e em tribunais diferentes, con- tando-se o prazo decadencial para a ação rescisória do trânsito em julgado de cada decisão, salvo se o recurso tratar de prelimi- nar ou prejudicial que possa tornar insubsis- tente a decisão recorrida, hipótese em que flui a decadência a partir do trânsito em jul- gado da decisão que julgar o recurso parcial;

III – Salvo se houver dúvida razoável, a in- terposição de recurso intempestivo ou a in- terposição de recurso incabível não protrai o termo inicial do prazo decadencial;

IV – O juízo rescindente não está adstrito à certidão de trânsito em julgado juntada com a ação rescisória, podendo formar sua convicção através de outros elementos dos autos quanto à antecipação ou postergação do "dies a quo" do prazo decadencial;

V – O acordo homologado judicialmente tem força de decisão irrecorrível, na forma do art. 831 da CLT. Assim sendo, o termo conciliatório transita em julgado na data da sua homologação judicial;

VI – Na hipótese de colusão das partes, o pra- zo decadencial da ação rescisória somente começa a fluir para o Ministério Público, que não interveio no processo principal, a partir do momento em que tem ciência da fraude;

VII – Não ofende o princípio do duplo grau de jurisdição a decisão do TST que, após afastar a decadência em sede de recurso ordinário, aprecia desde logo a lide, se a causa versar questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento;

VIII – A exceção de incompetência, ainda que oposta no prazo recursal, sem ter sido aviado o recurso próprio, não tem o condão de afastar a consumação da coisa julgada e, assim, postergar o termo inicial do prazo decadencial para a ação rescisória;

(16)

IX – Prorroga-se até o primeiro dia útil, ime- diatamente subsequente, o prazo decaden- cial para ajuizamento de ação rescisória quando expira em férias forenses, feriados, finais de semana ou em dia em que não houver expediente forense. Aplicação do art. 775 da CLT;

X – Conta-se o prazo decadencial da ação rescisória, após o decurso do prazo legal previsto para a interposição do recurso ex- traordinário, apenas quando esgotadas to- das as vias recursais ordinárias.

Súmula nº 101 do TST

DIÁRIAS DE VIAGEM. SALÁRIO. Integram o salário, pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, as diárias de viagem que ex- cedam a 50% (cinquenta por cento) do sa- lário do empregado, enquanto perdurarem as viagens.

Súmula nº 102 do TST

BANCÁRIO. CARGO DE CONFIANÇA.

I – A configuração, ou não, do exercício da função de confiança a que se refere o art.

224, § 2º, da CLT, dependente da prova das reais atribuições do empregado, é insusce- tível de exame mediante recurso de revista ou de embargos;

II – O bancário que exerce a função a que se refere o § 2º do art. 224 da CLT e recebe gratificação não inferior a um terço de seu salário já tem remuneradas as duas horas extraordinárias excedentes de seis;

III – Ao bancário exercente de cargo de con- fiança previsto no artigo 224, § 2º, da CLT são devidas as 7ª e 8ª horas, como extras, no período em que se verificar o pagamen- to a menor da gratificação de 1/3;

IV – O bancário sujeito à regra do art. 224, § 2º, da CLT cumpre jornada de trabalho de 8 (oito) horas, sendo extraordinárias as traba- lhadas além da oitava;

V – O advogado empregado de banco, pelo simples exercício da advocacia, não exerce cargo de confiança, não se enquadrando, por- tanto, na hipótese do § 2º do art. 224 da CLT;

VI – O caixa bancário, ainda que caixa exe- cutivo, não exerce cargo de confiança. Se perceber gratificação igual ou superior a um terço do salário do posto efetivo, essa remunera apenas a maior responsabilidade do cargo e não as duas horas extraordiná- rias além da sexta;

VII – O bancário exercente de função de confiança, que percebe a gratificação não inferior ao terço legal, ainda que norma co- letiva contemple percentual superior, não tem direito às sétima e oitava horas como extras, mas tão somente às diferenças de gratificação de função, se postuladas;

Súmula nº 103 do TST (cancelada) Súmula nº 104 do TST (cancelada) Súmula nº 105 do TST (cancelada) Súmula nº 106 do TST (cancelada) Súmula nº 107 do TST (cancelada) Súmula nº 108 do TST (cancelada) Súmula nº 109 do TST

GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO. O bancário não enquadrado no § 2º do art. 224 da CLT, que receba gratificação de função, não pode ter o salário relativo a horas extraordinárias com- pensado com o valor daquela vantagem.

Súmula nº 110 do TST

JORNADA DE TRABALHO. INTERVALO. No regime de revezamento, as horas trabalha- das em seguida ao repouso semanal de 24 horas, com prejuízo do intervalo mínimo de 11 horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinárias, inclusive com o respectivo adicional.

(17)

Súmula nº 111 do TST (cancelada) Súmula nº 112 do TST

TRABALHO NOTURNO. PETRÓLEO. O traba- lho noturno dos empregados nas atividades de exploração, perfuração, produção e refi- nação do petróleo, industrialização do xisto, indústria petroquímica e transporte de pe- tróleo e seus derivados, por meio de dutos, é regulado pela Lei nº 5.811, de 11.10.1972, não se lhe aplicando a hora reduzida de 52 minutos e 30 segundos prevista no art. 73, § 1º, da CLT.

Súmula nº 113 do TST

BANCÁRIO. SÁBADO. DIA ÚTIL. O sábado do bancário é dia útil não trabalhado, não dia de repouso remunerado. Não cabe a repercussão do pagamento de horas extras habituais em sua remuneração.

Súmula nº 114 do TST

PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE. É inaplicável na Justiça do Trabalho a prescrição intercor- rente.

Súmula nº 115 do TST

HORAS EXTRAS. GRATIFICAÇÕES SEMES- TRAIS. O valor das horas extras habituais in- tegra a remuneração do trabalhador para o cálculo das gratificações semestrais.

Súmula nº 116 do TST (cancelada) Súmula nº 117 do TST

BANCÁRIO. CATEGORIA DIFERENCIADA.

Não se beneficiam do regime legal relativo aos bancários os empregados de estabeleci- mento de crédito pertencentes a categorias profissionais diferenciadas.

Súmula nº 118 do TST

JORNADA DE TRABALHO. HORAS EXTRAS.

Os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, não previstos em lei, representam tempo à disposição da em- presa, remunerados como serviço extraor- dinário, se acrescidos ao final da jornada.

Súmula nº 119 do TST

JORNADA DE TRABALHO. Os empregados de empresas distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários não têm direito à jornada especial dos bancários.

Súmula nº 120 do TST (cancelada) Súmula nº 121 do TST (cancelada) Súmula nº 122 do TST

REVELIA. ATESTADO MÉDICO. A reclamada, ausente à audiência em que deveria apre- sentar defesa, é revel, ainda que presente seu advogado munido de procuração, po- dendo ser ilidida a revelia mediante a apre- sentação de atestado médico, que deverá declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoção do empregador ou do seu preposto no dia da audiência.

Súmula nº 123 do TST (cancelada) Súmula nº 124 do TST

BANCÁRIO. SALÁRIO-HORA. DIVISOR (re- dação alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) – Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012.

I – O divisor aplicável para o cálculo das ho- ras extras do bancário, se houver ajuste in- dividual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sábado como dia de descanso remunerado, será:

(18)

a) 150, para os empregados submetidos à jornada de seis horas, prevista no caput do art. 224 da CLT;

b) 200, para os empregados submetidos à jornada de oito horas, nos termos do § 2º do art. 224 da CLT.

II – Nas demais hipóteses, aplicar-se-á o di- visor:

a) 180, para os empregados submetidos à jornada de seis horas prevista no caput do art. 224 da CLT;

b) 220, para os empregados submetidos à jornada de oito horas, nos termos do § 2º do art. 224 da CLT.

Súmula nº 125 do TST

CONTRATO DE TRABALHO. ART. 479 DA CLT.

O art. 479 da CLT aplica-se ao trabalhador optante pelo FGTS admitido mediante con- trato por prazo determinado, nos termos do art. 30, § 3º, do Decreto nº 59.820, de 20.12.1966.

Súmula nº 126 do TST

RECURSO. CABIMENTO. Incabível o recurso de revista ou de embargos (arts. 896 e 894,

"b", da CLT) para reexame de fatos e provas.

Súmula nº 127 do TST

QUADRO DE CARREIRA. Quadro de pesso- al organizado em carreira, aprovado pelo órgão competente, excluída a hipótese de equiparação salarial, não obsta reclamação fundada em preterição, enquadramento ou reclassificação.

Súmula nº 128 do TST DEPÓSITO RECURSAL.

I – É ônus da parte recorrente efetuar o de- pósito legal, integralmente, em relação a

cada novo recurso interposto, sob pena de deserção. Atingido o valor da condenação, nenhum depósito mais é exigido para qual- quer recurso.

II – Garantido o juízo, na fase executória, a exigência de depósito para recorrer de qual- quer decisão viola os incisos II e LV do art.

5º da CF/1988. Havendo, porém, elevação do valor do débito, exige-se a complemen- tação da garantia do juízo.

III – Havendo condenação solidária de duas ou mais empresas, o depósito recursal efe- tuado por uma delas aproveita as demais, quando a empresa que efetuou o depósito não pleiteia sua exclusão da lide.

Súmula nº 129 do TST

CONTRATO DE TRABALHO. GRUPO ECO- NÔMICO. A prestação de serviços a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, durante a mesma jornada de trabalho, não caracteriza a coexistência de mais de um con- trato de trabalho, salvo ajuste em contrário.

Súmula nº 130 do TST (cancelada) Súmula nº 131 do TST (cancelada) Súmula nº 132 do TST

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. INTE- GRAÇÃO.

I – O adicional de periculosidade, pago em caráter permanente, integra o cálculo de in- denização e de horas extras;

II – Durante as horas de sobreaviso, o em- pregado não se encontra em condições de risco, razão pela qual é incabível a integra- ção do adicional de periculosidade sobre as mencionadas horas.

Súmula nº 133 do TST (cancelada) Súmula nº 134 do TST (cancelada) Súmula nº 135 do TST (cancelada) Súmula nº 136 do TST (cancelada)

(19)

Súmula nº 137 do TST (cancelada) Súmula nº 138 do TST

READMISSÃO. Em caso de readmissão, conta-se a favor do empregado o período de serviço anterior, encerrado com a saída espontânea.

Súmula nº 139 do TST

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. Enquanto percebido, o adicional de insalubridade in- tegra a remuneração para todos os efeitos legais.

Súmula nº 140 do TST

VIGIA. É assegurado ao vigia sujeito ao tra- balho noturno o direito ao respectivo adi- cional.

Súmula nº 141 do TST (cancelada) Súmula nº 142 do TST (cancelada) Súmula nº 143 do TST

SALÁRIO. O salário profissional dos médicos e dentistas guarda proporcionalidade com as horas efetivamente trabalhadas, respei- tado o mínimo de 50 (cinquenta) horas.

Súmula nº 144 do TST (cancelada) Súmula nº 145 do TST (cancelada) Súmula nº 146 do TST

TRABALHO EM DOMINGOS E FERIADOS, NÃO COMPENSADO. O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

Súmula nº 147 do TST (cancelada)

Súmula nº 148 do TST

GRATIFICAÇÃO NATALINA. É computável a gratificação de Natal para efeito de cálculo de indenização.

Súmula nº 149 do TST

TAREFEIRO. FÉRIAS. A remuneração das férias do tarefeiro deve ser calculada com base na média da produção do período aquisitivo, aplicando-se-lhe a tarifa da data da concessão.

Súmula nº 150 do TST (cancelada) Súmula nº 151 do TST (cancelada) Súmula nº 152 do TST

GRATIFICAÇÃO. AJUSTE TÁCITO. O fato de constar do recibo de pagamento de gratifi- cação o caráter de liberalidade não basta, por si só, para excluir a existência de ajuste tácito.

Súmula nº 153 do TST

PRESCRIÇÃO. Não se conhece de prescrição não arguida na instância ordinária.

Súmula nº 154 do TST (cancelada) Súmula nº 155 do TST

AUSÊNCIA AO SERVIÇO. As horas em que o empregado falta ao serviço para compare- cimento necessário, como parte, à Justiça do Trabalho não serão descontadas de seus salários.

Súmula nº 156 do TST

PRESCRIÇÃO. PRAZO. Da extinção do último contrato começa a fluir o prazo prescricional do direito de ação em que se objetiva a soma de períodos descontínuos de trabalho.

(20)

Súmula nº 157 do TST

GRATIFICAÇÃO. A gratificação instituída pela Lei nº 4.090, de 13.07.1962, é devida na resilição contratual de iniciativa do em- pregado.

Súmula nº 158 do TST

AÇÃO RESCISÓRIA. Da decisão de Tribunal Regional do Trabalho, em ação rescisória, é cabível recurso ordinário para o Tribunal Su- perior do Trabalho, em face da organização judiciária trabalhista.

Súmula nº 159 do TST

SUBSTITUIÇÃO DE CARÁTER NÃO EVENTU- AL E VACÂNCIA DO CARGO.

I – Enquanto perdurar a substituição que não tenha caráter meramente eventual, in- clusive nas férias, o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído.

II – Vago o cargo em definitivo, o emprega- do que passa a ocupá-lo não tem direito a salário igual ao do antecessor.

Súmula nº 160 do TST

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. Cance- lada a aposentadoria por invalidez, mesmo após cinco anos, o trabalhador terá direito de retornar ao emprego, facultado, porém, ao empregador, indenizá-lo na forma da lei.

Súmula nº 161 do TST

DEPÓSITO. CONDENAÇÃO A PAGAMENTO EM PECÚNIA. Se não há condenação a pa- gamento em pecúnia, descabe o depósito de que tratam os §§ 1º e 2º do art. 899 da CLT.

Súmula nº 162 do TST (cancelada)

Súmula nº 163 do TST

AVISO PRÉVIO. CONTRATO DE EXPERIÊNCIA.

Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência, na forma do art. 481 da CLT.

Súmula nº 164 do TST

PROCURAÇÃO. JUNTADA. O não cumpri- mento das determinações dos §§ 1º e 2º do art. 5º da Lei nº 8.906, de 04.07.1994 e do art. 37, parágrafo único, do Código de Pro- cesso Civil importa o não conhecimento de recurso, por inexistente, exceto na hipótese de mandato tácito.

Súmula nº 165 do TST (cancelada) Súmula nº 166 do TST

BANCÁRIO. CARGO DE CONFIANÇA. JORNA- DA DE TRABALHO. O bancário que exerce a função a que se refere o § 2º do art. 224 da CLT e recebe gratificação não inferior a um ter- ço de seu salário já tem remuneradas as duas horas extraordinárias excedentes de seis.

Súmula nº 167 do TST (cancelada) Súmula nº 168 do TST (cancelada) Súmula nº 169 do TST (cancelada) Súmula nº 170 do TST

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. CUSTAS.

Os privilégios e isenções no foro da Justiça do Trabalho não abrangem as sociedades de economia mista, ainda que gozassem desses benefícios anteriormente ao Decre- to-Lei nº 779, de 21.08.1969.

Súmula nº 171 do TST

FÉRIAS PROPORCIONAIS. CONTRATO DE TRABALHO. EXTINÇÃO. Salvo na hipótese de dispensa do empregado por justa causa,

(21)

a extinção do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remunera- ção das férias proporcionais, ainda que in- completo o período aquisitivo de 12 (doze) meses (art. 147 da CLT).

Súmula nº 172 do TST

REPOUSO REMUNERADO. HORAS EXTRAS.

CÁLCULO. Computam-se no cálculo do re- pouso remunerado as horas extras habitual- mente prestadas.

Súmula nº 173 do TST

SALÁRIO. EMPRESA. CESSAÇÃO DE ATIVI- DADES. Extinto, automaticamente, o víncu- lo empregatício com a cessação das ativida- des da empresa, os salários só são devidos até a data da extinção.

Súmula nº 174 do TST (cancelada) Súmula nº 175 do TST (cancelada) Súmula nº 176 do TST (cancelada) Súmula nº 177 do TST (cancelada) Súmula nº 178 do TST

TELEFONISTA. ART. 227, E PARÁGRAFOS, DA CLT. APLICABILIDADE. É aplicável à tele- fonista de mesa de empresa que não explo- ra o serviço de telefonia o disposto no art.

227, e seus parágrafos, da CLT.

Súmula nº 179 do TST (cancelada) Súmula nº 180 do TST (cancelada) Súmula nº 181 do TST (cancelada) Súmula nº 182 do TST

AVISO PRÉVIO. INDENIZAÇÃO COMPENSA- TÓRIA. LEI Nº 6.708, DE 30.10.1979. O tempo do aviso prévio, mesmo indenizado, conta-se para efeito da indenização adicional prevista no art. 9º da Lei nº 6.708, de 30.10.1979.

Súmula nº 183 do TST (cancelada) Súmula nº 184 do TST

EMBARGOS DECLARATÓRIOS. OMISSÃO EM RECURSO DE REVISTA. PRECLUSÃO. Ocorre preclusão se não forem opostos embargos declaratórios para suprir omissão apontada em recurso de revista ou de embargos.

Súmula nº 185 do TST (cancelada) Súmula nº 186 do TST

LICENÇA-PRÊMIO. CONVERSÃO EM PE- CÚNIA. REGULAMENTO DA EMPRESA. A licença-prêmio, na vigência do contrato de trabalho, não pode ser convertida em pecú- nia, salvo se expressamente admitida a con- versão no regulamento da empresa.

Súmula nº 187 do TST

CORREÇÃO MONETÁRIA. INCIDÊNCIA. A correção monetária não incide sobre o dé- bito do trabalhador reclamante.

Súmula nº 188 do TST

CONTRATO DE TRABALHO. EXPERIÊNCIA.

PRORROGAÇÃO. O contrato de experiên- cia pode ser prorrogado, respeitado o limite máximo de 90 (noventa) dias.

Súmula nº 189 do TST

GREVE. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO. ABUSIVIDADE. A Justiça do Tra- balho é competente para declarar a abusivi- dade, ou não, da greve.

(22)

Súmula nº 190 do TST

PODER NORMATIVO DO TST. CONDIÇÕES DE TRABALHO. NCONSTITUCIONALIDADE.

DECISÕES CONTRÁRIAS AO STF. Ao julgar ou homologar ação coletiva ou acordo nela havido, o Tribunal Superior do Trabalho exerce o poder normativo constitucional, não podendo criar ou homologar condições de trabalho que o Supremo Tribunal Federal julgue iterativamente inconstitucionais.

Súmula nº 191 do TST

ADICIONAL. PERICULOSIDADE. INCIDÊNCIA.

O adicional de periculosidade incide ape- nas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais. Em relação aos eletricitários, o cálculo do adicional de periculosidade deverá ser efetuado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial.

Súmula nº 192 do TST

AÇÃO RESCISÓRIA. COMPETÊNCIA E POSSI- BILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO

I – Se não houver o conhecimento de recur- so de revista ou de embargos, a competên- cia para julgar ação que vise a rescindir a decisão de mérito é do Tribunal Regional do Trabalho, ressalvado o disposto no item II.

II – Acórdão rescindendo do Tribunal Supe- rior do Trabalho que não conhece de recur- so de embargos ou de revista, analisando arguição de violação de dispositivo de lei material ou decidindo em consonância com súmula de direito material ou com iterati- va, notória e atual jurisprudência de direito material da Seção de Dissídios Individuais (Súmula nº 333), examina o mérito da cau- sa, cabendo ação rescisória da competência do Tribunal Superior do Trabalho.

III – Em face do disposto no art. 512 do CPC, é juridicamente impossível o pedido explíci- to de desconstituição de sentença quando substituída por acórdão do Tribunal Regio-

nal ou superveniente sentença homologa- tória de acordo que puser fim ao litígio.

IV – É manifesta a impossibilidade jurídica do pedido de rescisão de julgado proferido em agravo de instrumento que, limitando- -se a aferir o eventual desacerto do juízo negativo de admissibilidade do recurso de revista, não substitui o acórdão regional, na forma do art. 512 do CPC.

V – A decisão proferida pela SBDI, em sede de agravo regimental, calcada na Súmula nº 333, substitui acórdão de Turma do TST, porque emite juízo de mérito, comportan- do, em tese, o corte rescisório.

Súmula nº 193 do TST (cancelada) Súmula nº 194 do TST (cancelada) Súmula nº 195 do TST (cancelada) Súmula nº 196 do TST (cancelada) Súmula nº 197 do TST

PRAZO. O prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da senten- ça conta-se de sua publicação.

Súmula nº 198 do TST (cancelada) Súmula nº 199 do TST

BANCÁRIO. PRÉ-CONTRATAÇÃO DE HORAS EXTRAS.

I – A contratação do serviço suplementar, quando da admissão do trabalhador ban- cário, é nula. Os valores assim ajustados apenas remuneram a jornada normal, sen- do devidas as horas extras com o adicional de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento), as quais não configuram pré-contratação, se pactuadas após a admissão do bancário.

II – Em se tratando de horas extras pré- -contratadas, opera-se a prescrição total se

(23)

a ação não for ajuizada no prazo de cinco anos, a partir da data em que foram supri- midas.

Súmula nº 200 do TST

JUROS DE MORA. INCIDÊNCIA. Os juros de mora incidem sobre a importância da con- denação já corrigida monetariamente.

Súmula nº 201 do TST

RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. Da decisão de Tribunal Regio- nal do Trabalho em mandado de segurança cabe recurso ordinário, no prazo de 8 (oito) dias, para o Tribunal Superior do Trabalho, e igual dilação para o recorrido e interessados apresentarem razões de contrariedade.

Súmula nº 202 do TST

GRATIFICAÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO.

COMPENSAÇÃO. Existindo, ao mesmo tem- po, gratificação por tempo de serviço outor- gada pelo empregador e outra da mesma natureza prevista em acordo coletivo, con- venção coletiva ou sentença normativa, o empregado tem direito a receber, exclusiva- mente, a que lhe seja mais benéfica.

Súmula nº 203 do TST

GRATIFICAÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO.

NATUREZA SALARIAL. A gratificação por tempo de serviço integra o salário para to- dos os efeitos legais.

Súmula nº 204 do TST

BANCÁRIO. CARGO DE CONFIANÇA. CA- RACTERIZAÇÃO. A configuração, ou não, do exercício da função de confiança a que se refere o art. 224, § 2º, da CLT, dependente da prova das reais atribuições do emprega- do, é insuscetível de exame mediante recur- so de revista ou de embargos.

Súmula nº 205 do TST (cancelada) Súmula nº 206 do TST

FGTS. INCIDÊNCIA SOBRE PARCELAS PRES- CRITAS. A prescrição da pretensão relativa às parcelas remuneratórias alcança o res- pectivo recolhimento da contribuição para o FGTS.

Súmula nº 207 do TST (cancelada) Súmula nº 208 do TST (cancelada) Súmula nº 209 do TST (cancelada) Súmula nº 210 do TST (cancelada) Súmula nº 211 do TST

JUROS DE MORA E CORREÇÃO MONETÁ- RIA. INDEPENDÊNCIA DO PEDIDO INICIAL E DO TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL. Os juros de mora e a correção monetária incluem-se na liquidação, ainda que omisso o pedido inicial ou a condenação.

Súmula nº 212 do TST

DESPEDIMENTO. ÔNUS DA PROVA. O ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o prin- cípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.

Súmula nº 213 do TST (cancelada) Súmula nº 214 do TS

DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. IRRECORRIBI- LIDADE.

Na Justiça do Trabalho, nos termos do art.

893, § 1º, da CLT, as decisões interlocutórias não ensejam recurso imediato, salvo nas hi- póteses de decisão:

(24)

a) de Tribunal Regional do Trabalho contrá- ria à Súmula ou Orientação Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho;

b) suscetível de impugnação mediante re- curso para o mesmo Tribunal;

c) que acolhe exceção de incompetência territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juízo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, § 2º, da CLT.

Súmula nº 215 do TST (cancelada) Súmula nº 216 do TST (cancelada) Súmula nº 217 do TST

DEPÓSITO RECURSAL. CREDENCIAMENTO BANCÁRIO. PROVA DISPENSÁVEL. O cre- denciamento dos bancos para o fim de re- cebimento do depósito recursal é fato notó- rio, independendo da prova.

Súmula nº 218 do TST

RECURSO DE REVISTA. ACÓRDÃO PROFERI- DO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. É inca- bível recurso de revista interposto de acórdão regional prolatado em agravo de instrumento.

Súmula nº 219 do TST

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. CABIMEN- TO (incorporada a Orientação Jurispru- dencial nº 305 da SBDI-1 ao item I) – Res.

197/2015, DEJT divulgado em 14, 15 e 18.05.2015.

I – Na Justiça do Trabalho, a condenação ao pagamento de honorários advocatícios, nunca superiores a 15% (quinze por cen- to), não decorre pura e simplesmente da sucumbência, devendo a parte, concomi- tantemente: a) estar assistida por sindicato da categoria profissional; b) comprovar a percepção de salário inferior ao dobro do salário mínimo ou encontrar-se em situa- ção econômica que não lhe permita deman-

dar sem prejuízo do próprio sustento ou da respectiva família. (art.14,§1º, da Lei nº 5.584/1970). (ex-OJ nº 305 da SBDI-I);

II – É cabível a condenação ao pagamento de honorários advocatícios em ação rescisó- ria no processo trabalhista.

III – São devidos os honorários advocatícios nas causas em que o ente sindical figure como substituto processual e nas lides que não derivem da relação de emprego.

Súmula nº 220 do TST (cancelada) Súmula nº 221 do TST

RECURSO DE REVISTA. VIOLAÇÃO DE LEI.

INDICAÇÃO DE PRECEITO. A admissibilida- de do recurso de revista por violação tem como pressuposto a indicação expressa do dispositivo de lei ou da Constituição tido como violado.

Súmula nº 222 do TST (cancelada) Súmula nº 223 do TST (cancelada) Súmula nº 224 do TST (cancelada) Súmula nº 225 do TST

REPOUSO SEMANAL. CÁLCULO. GRATIFI- CAÇÕES POR TEMPO DE SERVIÇO E PRO- DUTIVIDADE. As gratificações por tempo de serviço e produtividade, pagas mensalmen- te, não repercutem no cálculo do repouso semanal remunerado.

Súmula nº 226 do TST

BANCÁRIO. GRATIFICAÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO. INTEGRAÇÃO NO CÁLCULO DAS HORAS EXTRAS. A gratificação por tempo de serviço integra o cálculo das horas extras.

Súmula nº 227 do TST (cancelada)

Referências

Documentos relacionados

Ácidos, oxidantes à base de oxigénio, ácido peracético, substâncias orgânicas. Armazenar em área dedicada a produtos alcalinos. Manter afastado de productos ácidos e

Neste sentido, a Inspeção de Segurança Rodoviária (ISR) é uma ferramenta apriorística de intervenção em segurança rodoviária, que consiste numa inspeção, in

Súmula 201 - RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA Da decisão de Tribunal Regional do Trabalho em mandado de segurança cabe recurso ordinário, no prazo de 8 (oito) dias, para

Todavia, é preciso apontar que essa pesquisa não foi suficiente para afirmar que as reduções nas quantidades de progressões concedidas aos servidores no primeiro semestre de 2020,

provimento ao Recurso Ordinário, a fim de, afastando o não-cabimento do Agravo Regimental declarado pela Corte Regional, determinar o retorno do processo ao Tribunal Regional

Liciane Ferreira, Universidade Veiga de Almeida Lilia Seabra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Lindemberg de Araújo, Universidade Federal de Alagoas Luciano

Assim sendo, a vida ativa e a alimentação saudável são dimensões fundamentais para desenvolver hábitos de vida saudável e, nesse sentido, a escola constitui um excelente espaço

NÃO Obter a página mais ligada com âncoras desse texto texto: título da página Encontrou nova página na Wiki- pédia?. NÃO Texto: EM SIM