• Nenhum resultado encontrado

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA

UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

Aproveitamento da Água de Chuva

Bianca Oliveira Santos da Silva Estudante do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá bianca__oliveiraa@hotmail.com

Daniel Jesuíno

Estudante do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá danieljesuino39@gmail.com

Felipe Lima Rodrigues

Estudante do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá lipegj07@gmail.com

Jefferson Martins

Estudante do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá Jeffersonmartins83@hotmail.com

Luiza Fernanda da Silva

Estudante do curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá luizzafernandadasilva@hotmail.com

(2)

Renan Castilho

Estudante do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá renan.castilhho10@hotmail.com

Rodolpho Malheiros

Estudante do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá rodolphomalheiros8@gmail.com

Juliane Carla Bernardi

Professora do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá julicbernardi@yahoo.com.br

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee

Resumo:

Neste artigo, mostraremos uma nova maneira de aproveitamento da água da chuva para a sociedade urbana na preservação do meio ambiente, ajudando na redução das consequências ambientais. Com o projeto de mini cisterna para residências urbanas com pouco espaço físico.

Palavras-chave: Aproveitamento da água de chuva; Meio Ambiente; Mini Cisterna.

Summary:

In this article we'll show you a new way of harnessing rainwater to urban society in the preservation of the environment, helping in the reduction of the environmental consequences. With the project of the mini cistern to the urban residences with little physical space.

Key-words: Harnessing Rainwater; Environment; Mini Cistern.

Seção 1 - Curso de Engenharia Civil - Meio Ambiente. Apresentação: Oral

(3)

1. Introdução.

Em busca da preservação do nosso meio ambiente, a falta de água potável está cada vez maior, e na maioria residências urbanas á uma grande falta de espaço físico e com isso a ideia do projeto surgiu de fazer com que a população tenha algum sistema correto de Aproveitamento da Água de Chuva em suas casas, tomamos a iniciativa de criar e apresentar o projeto de Aproveitamento da Água de Chuva para Residência Urbana.

O projeto de aproveitamento da água de chuva é utilizado um filtro de água de chuva Auto-Limpante desenvolvido para ser instalado na tubulação de descida de água da calha do telhado, feito com um tubo de 75 mm e serve para telhados de até 50 m2. Para projetos maiores usar filtro para cada 50 m2 de telhado, ou seja, para cada 50 m2 de telhado faça uma descida com tubo de 75 mm e instale um filtro. Caso a tubulação seja diferente de 75 mm, use adaptadores para esse diâmetro, ou faça esse filtro usando diâmetros diferentes, bastando apenas seguir as mesmas proporções. O separador de Águas de Chuva é o segundo componente do sistema. A função desse componente é separar e descartar as primeiras águas de chuvas fortes que fazem a lavagem da atmosfera, do telhado, calhas e tubulações. Obs.: águas de chuvas fracas não servem porque não fazem essa limpeza. Após o descarte inicial, as próximas águas que vão estar bem mais limpas são direcionadas para a cisterna.

Portanto, o objetivo desse trabalho é mostrar uma nova alternativa para substituir em diversas situações de consumo a água potável oriunda da rede pública de distribuição pela água da chuva. Desse modo, a água da chuva captada pelo sistema poderá ser utilizada para lavagem de carros, uso em vasos sanitários, limpeza geral de pisos e domicílios e irrigação de plantas.

2. Objetivos.

2.1 Objetivo Geral

O aproveitamento da água de chuva trouxe ao nosso projeto a ideia da elaboração de um sistema eficaz para a sociedade que reside no meio urbano e pela falta de espaço físico em algumas residências. Ajudando na preservação do meio ambiente. E com isso podendo utilizar a água da chuva (forte) que estará armazenada na mini cisterna para fins não potáveis de consumo.

2.2 Objetivo Específico:

 Conseguir alcançar que em uma e um milhão de residências urbanas possa ter, pelo menos, uma Mini cisterna;

 Captar a água da chuva para: - Lavagens de carros;

- Limpeza geral de pisos e domicílios; - Descargas de vasos sanitários; - Irrigação de plantas.

(4)

 Na irrigação dos jardins, à água infiltrada na terra indo direto para o lençol freático estará ajudando na preservação do seu ciclo natural;

 Ajudar na minimização do escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;

 Colaborar com a preservação do meio ambiente.

3. Justificativa.

A importância deste projeto para a sociedade e de poder mostrar uma nova maneira de captar a água da chuva, para o aproveitamento de uso não potável. Portanto, nas residências urbanas que não tem como ter uma cisterna subterrânea será implantado uma mini cisterna que através das calhas no telhando e a tubulação instalada até um tambor, onde será armazenada a água das chuvas (fortes), direto para este tambor.

4. Revisão bibliográfica.

4.1 Sistema de aproveitamento de água da chuva

É um sistema correto e básico de Aproveitamento da Água de Chuva, onde é mostrado um modelo bem simples de filtro e separador das primeiras águas de chuva. Nesse modelo é usado uma peneira com malha fina, tipo tela mosquiteiro ou peneira grande de cozinha para barrar as sujeiras maiores; depois a água vai para um recipiente, que pode ser um vaso ou um balde com um registro instalado no fundo e um tubo na lateral conectado com a cisterna. O registro deverá ficar um pouquinho aberto para descartar as primeiras águas da chuva ou águas de chuvas fracas, que são as águas que vão lavar a atmosfera e o telhado. Após alguns minutos de chuva (forte), esse balde estará cheio e vai começar a transbordar a água da chuva, já bem mais limpa, para dentro da cisterna através do tubo lateral. (URBANO,2014)

4.2 Filtro auto-limpante

É importante saber que esse Filtro é o primeiro componente de um sistema completo de Aproveitamento da Água de Chuva. Após esse Filtro, é necessário ter um Separador das primeiras águas de chuva e descarte das águas de chuvas fracas, para depois enviar a água de chuva forte (que vai estar bem mais limpa) para a cisterna.

Esse Filtro vai filtrar as sujeiras mais grosas como folhas secas de árvores, pequenos insetos (geralmente mortos e secos), penas de pássaros, fezes de bichos, etc.

A montagem desse Filtro, é feita com dois pedaços de tubo de PVC, um encaixado dentro do outro, com uma tela (tela mosqueteiro) entre os dois tubos, inclinada (+/- 45º) e uma abertura (lateral) para o descarte das sujeiras. As sujeiras

(5)

mais finas, que passarão pela tela vão para o segundo estágio do sistema de Aproveitamento da Água de Chuva, que é o Separador das águas.

Esse Filtro além de ser auto-limpante, também vai descartar uma parte da água de chuva fraca e uma pequena porção das chuvas fortes para fazer a limpeza da tela. (URBANO,2014)

4.3 Separador

O Separador de Águas de Chuva tem seu modelo com ponta roscável, foi criado e desenvolvido para ser instalado depois do Filtro de Água de Chuva, modelo auto-limpante, que por sua vez é instalado no condutor de descida de água da calha do telhado. (URBANO,2014)

Esse Separador é dividido em três partes:

Reservatório temporário para descarte da primeira água de chuva forte ou das águas de chuvas fracas;

Saída para descarte das águas do reservatório temporário;

Desvio da água de chuva forte para a cisterna.

O funcionamento é bem simples:

1. De início o tubo reservatório temporário vai estar vazio;

2. Quando começa a chover ou em chuvas fracas, a água vai sair por um pequeno furinho que tem na ponta do Separador;

3. Depois, nas chuvas fortes, o furinho não vai dar vazão para o excesso de água;

4. O reservatório temporário vai encher (agora com uma água bem mais limpa) e transbordar pela conexão da direita do TÊ, indo direto para a cisterna.

5. Tratamento da água na Mini cisterna:

A água reservada na Mini cisterna não é uma água potável, mas poderá ter contato com quem vai utilizá-la para lavagens ou descargas no vaso sanitário; por isso é necessários termos alguns cuidados como fazer a desinfecção e corrigir o pH. Veja a seguir dois métodos bem simples e econômicos para o tratamento dessa água.

5.1 . Desinfecção:

Para a desinfecção, usar apenas uma colherinha de chá rasa de cloro de origem orgânica granulado ou em pequeno tablete (cloro usado em piscinas) toda vez que entrar água nova na Mini cisterna ou meia hora antes de usar essa água.

Importante: Solicite ao fabricante ou revendedor, mais informações sobre os

(6)

cuidados e manuseios com esse cloro.

Esse cloro deve ser colocado dentro de um pote pequeno de plástico com tampa com rosca, com alguns furinhos, +/- cheio de pedrinhas ou areia bem grossa (só para o cloro granulado) e amarrado com filete de PET ou linha de nylon a um Plug de 50mm instalado próximo a boca da Mini cisterna, em um nível acima do furo de saída do ladrão, aquele com 150mm de comprimento. (URBANO,2014)

5.2 . Corrigindo o pH:

Como a água de chuva normalmente é muito ácida, é preciso corrigir o pH para tornar a água mais balanceada (neutra). Isso é importante para a água não agredir as plantas, pisos e louças (vaso sanitário, pias, azulejos, etc.) e metais (torneiras, tubos metálicos, etc.). Portanto e feito um teste da água para ver o pH dela.

Para corrigir o pH da água de dentro da Mini cisterna, e usado produtos próprios para isso, onde pode se encontrar em lojas de produtos para piscinas. (URBANO,2014)

6. Sugestões para a tampa da Mini cisterna:

Para não ficar água empoçada na tampa que geralmente tem o formato de uma bacia, pode fazer uma pequena cobertura verde, que além de melhorar o visual, vai ter a função de climatizar um pouco o interior da Mini cisterna.

Para isso forre a tampa com uma forração (carpete) ou manta bidim (própria para vasos), colocar o substrato (terra adubada) e plante algumas plantas resistentes a grandes variações climáticas, como por exemplo alguns tipos de cactos.

Outra opção é colocar um vaso com uma planta no centro da tampa e encher de pedras com areia ao redor para evitar empossar água. Isso é importante para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue. (URBANO, 2014)

7. Materiais e métodos.

Lista de materiais para montar uma Mini Cisterna básica:

Tubos e conexões de PVC

 1 Adaptador para válvula de tanque de 1 1/4" x 40mm (branco)

 1 Adaptador soldável com anel para caixa d'água 25mm (flange)

 3 Anel de borracha de 75mm linha esgoto (*)

 1 Cap. de 40mm (branco)

 1 Cap. de 75mm (branco)

 1 Joelho 90º soldável e com rosca 25mm x 3/4" (marrom) - opcional

 1 Joelho de 45º de 75mm (linha esgoto - branco) (*)

 3 Joelho de 90º de 75mm (linha esgoto - branco) (*)

 1 Plug de 50mm (branco) (tampinha para jogar cloro)

 2 Tê de 75mm (linha esgoto)

(7)

 1 Tubo de 25mm (linha água fria - marrom) (só vai precisar de um pedacinho) - opcional

 2 Tubo de 75mm x 3m (linha esgoto)

 1 Válvula de tanque 1.1/4" ou Bucha de redução roscável de 1.1/4" x 1" (branco).

Obs.: só comprar a Válvula de tanque 1.1/4" ou a Bucha de redução roscável de 1.1/4" x 1" (branco) se encontrar o Adaptador para válvula de tanque de 1 1/4" x 40mm (branco). Se não encontrar, use a ponta de um galão de PET de 5, 6 ou 10 litros; veja mais detalhes a seguir.

Diversos

 1 Adesivo plástico para PVC 17gr

 1 Álcool para limpezas (ou Solução limpadora)

 1 Base reforçada com +/- 42cm de altura para suportar a Mini Cisterna

 1 Bombona de 200 litros com tampa grande

 1 Durepox (pequeno) Pulvipox 100gr

 1 Estopa ou retalhos de panos para limpezas

 1 Fita veda rosca 18mm x 10m

 1 Lixa 60 (lixa de ferro feita com tecido)

 1 Lixa 120 (lixa de ferro feita com tecido)

 1 Pasta lubrificante para juntas elásticas em PVC rígido

 6 Sacos plásticos de supermercado

 1 Tela mosqueteiro com proteção UV.

 1 Torneira para tanque 3/4" (com lugar p/cadeado para lugar público ou com criança)

(*) dependendo da instalação pode ser necessário mais peças desse item

Lista De Ferramentas Necessárias Para Construção Da Mini Cisterna

 1 Alicate (de preferência de bico)

 1 Arco ou Mini arco de serra. Sugestão: com serrinha Starrett unique 18D (inquebrável)

 1 Brocas de aço rápido: 2,5mm, 4mm e 6mm

 1 Extensão para ligar a furadeira (se necessário)

 1 Estilete

 1 Fogão a gás (pode ser com apenas uma boca) e fósforos, ou soprador de ar p/PVC

 1 Furadeira (Importante: ver voltagem local)

 1 Gabarito para cortar tubo para fazer filtro

 1 Grosa meia cana

 1 Guia de 75mm para riscar tubo para corte (produzida a partir de uma conexão de PVC de 75mm

(8)

 1 Lápis

 1 Lima grossa redonda

 1 Lima grossa meia cana

 1 Serra copo de 38mm e 50mm (com suporte e broca guia) obs.: desejável se já tiver.

 1 Serra copo (um jogo) para fazer buracos para flanges

 1 Trena 3m

Materiais para pintura do filtro e ponta do separador (para pós montagem)

 1 Água raz

 1 Tinta esmalte sintético (verde folha ou outra cor) 225ml

 1 Trincha (pincel) 1/2" para tinta esmalte

8. Resultados e discussão.

Uma forma para economizar água é fazer o Aproveitamento de Água da Chuva, e para isso pode construir e instalar um sistema usando a Mini cisterna, que foi criada e desenvolvida baseada na norma ABNT NBR 15.527:2007 "Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis".

9. Conclusões.

Portanto, concluimos que o sistema de aproveitamento da água de chuva para consumo não potável é uma medida que trará para a nossa sociedade bons resultados, ajudando todos e insentivando a utilizar esse sistema de captar a água de chuva, com isso, preservando o meio ambiente, utilizando cada vez menos a água potável.

A viabilidade do uso de água da chuva é caracterizada pela diminuição na demanda de água fornecida pelas companhias de saneamento, tendo como conseqüência a diminuição dos custos com água potável e a redução do risco de enchentes em caso de chuvas fortes. No processo de coleta de água da chuva, são utilizadas áreas impermeáveis, normalmente o telhado, assim como foi utilizado no nosso projeto.

A água armazenada deverá ser utilizada somente para consumo não potável, como em bacias sanitárias, em torneiras de jardim, para lavagem de veículos e para lavagem de roupas.

Este artigo tratou da utilização de um sistema de coleta e aproveitamento da água da chuva a partir de um sistema experimental.

10. Referências.

URBANO, Edison. Projeto Experimental de Aproveitamento de Água da Chuva com a Tecnologia da Minicisterna para Residência Urbana. Versão 1.2 (dez 2014). Disponível em:

<http://www.sempresustentavel.com.br/hidrica/minicisterna/minicisterna.htm/>,

(9)

Acesso em: 26 agosto, 2017.

Anexos

(10)

Figura 1: Projeto da mini cisterna

Figura 2: Sistema mini cisterna

Figura 3: Filtro alto-limpante

(11)

Figura 4: Separador

Referências

Documentos relacionados

[05] Quando a água do arroz estiver fervendo, abra a tampa e encaixe a bandeja para legumes na panela

natureza constitutiva negativa, que se destina a desconstituir a coisa julgada nas hipóteses de rescindibilidade previstas em lei. A respeito dessa ação autônoma de impugnação

Esse Piso é definido pela multiplicação de um valor per capita nacional pela população de cada município (fornecida pelo IBGE), transferido, regular e automaticamente,

 Obras completas, José de Almada Negreiros, Imprensa Nacional da Casa da Moeda  A poesia de Fernando Pessoa, Adolfo Casais Monteiro, Imprensa Nacional Casa da Moeda 

Para que a violência contra professores seja minimizada deve haver um esforço conjunto do estado, sociedade, escola com propostas que garantam a motivação dos professores em dar

Na análise conjunta das atividades predominantes da área de estudo, deixou- se de considerar as delimitações das categorias dos produtores, por se constatar que as unidades

No caso das ICE, atribui-se um valor da Figura 2.3 para cada habitação (normalmente apar- tamentos T0, T1, T2, T3, T4 ou T5) e posteriormente aplicam-se os fatores de

o No caso de pagamento de Recesso Remunerado, quando for feito ao fim do estágio, e/ou Renovação de contrato, basta informar a data de desligamento no devido campo que o sistema