• Nenhum resultado encontrado

Geografia. Clima: elementos e fatores. Teoria. Clima x Tempo. Elementos climáticos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Geografia. Clima: elementos e fatores. Teoria. Clima x Tempo. Elementos climáticos"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Clima: elementos e fatores

Objetivo

Aprender os fundamentos do clima e estudar seus principais elementos e fatores, além de entender a interrelação entre esses elementos e a formação do clima de um determinado lugar.

Se liga

Essa aula apresenta os conceitos e fundamentos da climatologia. Nesse sentido, é fundamental para criar uma base conceitual para os futuros conteúdos sobre clima.

Curiosidade

Centro de Previsão de Tempo e estudos Climáticos (CPTEC) é o principal lugar de estudos sobre previsões meteorológicas no Brasil. Possui muito conteúdo e material sobre clima e meteorologia disponível no site.

Teoria

Clima x Tempo

Ao estudar a dinâmica atmosférica é importante entender a diferença entre clima e tempo. Nesse sentido, o tempo refere-se à condição momentânea da atmosfera, se está chovendo, nebuloso ou ensolarado. Enquanto clima refere-se a sucessão habitual do tempo atmosférico em determinada região por um período de 30 anos.

Por exemplo, o clima equatorial significa que é possível observar elevadas temperaturas e precipitação naquela região. Feita a diferenciação entre clima e tempo, é importante o aprofundamento sobre os fatores e elementos dos vários tipos de clima, aspectos igualmente importantes para o estudo climático.

Elementos climáticos

Resumidamente, corresponde aos elementos mensuráveis da atmosfera, isto é, que podem ser medidos, calculados. Temperatura, umidade e pressão atmosférica são os principais, mas não os únicos (radiação, direção e velocidade do vento, além da precipitação). Porém, inicialmente, vamos focar nestes três:

Temperatura: É a quantidade de calor na atmosfera. A energia primária do Sol aquece a superfície da Terra (a hidrosfera e a litosfera) e essa irradia calor para o ar. Portanto, a temperatura do ar é um calor indireto, já que é irradiado da superfície para a atmosfera.

Umidade: É a quantidade de vapor de água existente no ar. Varia de um lugar para outro e até em um mesmo lugar, dependendo do dia, do mês ou da estação do ano. Quando o vapor de água da atmosfera atinge seu ponto de saturação, ocorrem as precipitações, que podem se apresentar sob várias formas: chuva, neve e granizo. São as chamadas precipitações não superficiais, pois a condensação acontece nas camadas mais elevadas da atmosfera. Quando a condensação ocorre na superfície, formam-se o orvalho, a geada e o nevoeiro, que, por isso, são considerados condensações superficiais, e não propriamente precipitações.

(2)

Pressão atmosférica: corresponde à força exercida pela coluna de ar sobre uma determinada superfície, é expressa em milibares (mb). Nas áreas de maior temperatura, menor é a pressão, pois as moléculas de ar estão agitadas e afastadas. O vento é simplesmente o ar em deslocamento e ele sempre se move das áreas de alta pressão, para as de baixa pressão.

Fatores climáticos

Os fatores climáticos são aspectos que determinam e alteram os elementos do clima. São eles que explicam as diferentes condições climáticas dos lugares, inclusive daqueles relativamente próximos.

Latitude: As diferenças de latitude ou de localização das zonas climáticas podem alterar tanto a temperatura como a pressão atmosférica. Menor latitude = maior temperatura/menor pressão. Ex.: Zona Equatorial. Maior latitude = menor temperatura/maior pressão. Exemplo: Zona Polar.

(Disponível em: https://docplayer.com.br/. Adaptado.)

Altitude: É importante destacar que a radiação solar é absorvida pela superfície terrestre e essa irradia calor para a atmosfera. Logo, quanto mais próximo da superfície à nível do mar, maior é a temperatura.

À medida que aumenta a altitude, menor será a temperatura e também a pressão. A cada 1 quilômetro de altitude, a temperatura diminui, em média, 6,5 ºC. Isso explica por que o topo das montanhas, geralmente, está congelado, ou por que, no Brasil, a neve é comum em áreas de serra no Sul do país...

(3)

Maritimidade e Continentalidade: Os corpos hídricos (grande volume de água) são um importante regulador do clima, principalmente, nas regiões litorâneas, e por isso o fenômeno é denominado maritimidade. Essas regiões apresentam menores amplitudes térmicas (diferença entre a máxima e a mínima), decorrente dos ventos úmidos oceânicos. As áreas situadas no interior dos continentes (continentalidade) e longe de grandes corpos hídricos apresentam maiores amplitudes térmicas essas características.

Correntes marítimas: Apresentam condições específicas de temperatura, influenciando diretamente o clima. Em regiões de influência de correntes quentes ocorre mais evaporação induzindo maiores volumes de precipitação. Quando as correntes são mais frias, a umidade local diminui, influenciando na formação de áreas áridas ou semiáridas.

(Disponível em: MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2010.)

Massas de ar: Em função das diferenças de pressão atmosférica, ocorre a movimentação do ar. Quando esse movimento ocorre em blocos de ar com a mesma temperatura e umidade, formam-se as massas de ar, que transferem suas características para o clima dos locais por onde passam. Massas de ar frias e úmidas, por exemplo, são responsáveis por diminuírem as temperaturas e provocarem precipitação.

Quando uma massa de ar frio se desloca sobre uma região com ar quente, forma-se uma frente fria, e quando uma massa de ar quente se desloca sobre uma região com ar frio, forma-se uma frente quente.

(Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/1241995)

(4)

Vegetação: Interfere no clima de várias formas diferentes. As principais delas são a contenção ou absorção dos raios solares, minimizando os seus efeitos, e a elevação da umidade por meio da evapotranspiração, o que ajuda a diminuir as temperaturas e elevar os índices de chuva. É aqui que a Amazônia possui grande importância na formação dos rios voadores.

(Disponível em https://arvoresertecnologico.tumblr.com/)

Relevo: Também influencia o clima quando as formações funcionam como obstáculo para as massas de ar, induzindo a precipitação em uma das vertentes (barlavento) e reduzindo a umidade na outra (sotavento). Pode contribuir para a formação de desertos.

(Disponível em: https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica)

(5)

Exercícios de fixação

1.

Abaixo foram selecionadas algumas manchetes de jornais. Assinale a única alternativa que contém uma manchete que remete à noção de tempo meteorológico.

a) Curitiba amanheceu com um céu claro e a temperatura ficou em torno de 21 ºC em 23/10/2005, dia em que ocorreu a consulta à comunidade sobre o desarmamento.

b) Os furacões que incidiram sobre a região do Caribe no outono de 2005 foram de grande intensidade, se comparados aos furacões de anos anteriores.

c) Os invernos têm um significado completamente distinto nas regiões Sul e Nordeste. Enquanto na região Sul eles se caracterizam pelas baixas temperaturas, na região Nordeste eles se caracterizam pela presença de chuvas.

d) Nas cidades litorâneas do Sudeste do Brasil, as temperaturas são mais estáveis, se comparadas às temperaturas de cidades localizadas no interior do continente, devido ao fator de maritimidade.

2.

A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. Nesse sentido, é possível afirmar que o aumento da altitude causa

a) aumento da longitude.

b) diminuição da latitude.

c) aumento da densidade do ar.

d) diminuição da pressão atmosférica.

e) diminuição dos valores de insolação

3.

Identifique a alternativa que contém dois fatores climáticos diretamente relacionados com a existência de gradientes térmicos (variações de temperatura).

a) Maritimidade e massas de ar.

b) Massas de ar e continentalidade.

c) Maritimidade e altitude.

d) Altitude e latitude.

4.

Explique como as massas de ar influenciam o tempo e clima de uma região

5.

Sobre os fatores climáticos, assinale o que for incorreto.

a) As mais altas latitudes do planeta possuem médias de temperaturas mais baixas, pois estão em regiões polares.

b) As correntes marítimas não podem ser consideradas um fator climático, pois influenciam as temperaturas dos oceanos, mas não da atmosfera do planeta.

c) As massas de ar são um dos importantes fatores do clima, pois podem trazer tempo mais frio ou mais quente e mais seco ou mais úmido para uma região.

(6)

Exercícios de vestibulares

1.

Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre.

Os fatores do clima contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo. São considerados fatores climáticos a(s):

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.

b) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.

c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.

d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

2.

Um dos elementos climáticos mais importantes para a humanidade é a temperatura atmosférica, ou seja, o estado térmico do ar atmosférico, de frio ou de calor. A temperatura pode variar de um lugar para outro, assim como em um mesmo lugar, no decorrer do tempo.

Sobre os fatores responsáveis pela variação da temperatura é correto afirmar que

a) A influência da latitude ocorre fundamentalmente devido à forma esférica da Terra. A insolação diminui a partir do Equador em direção aos polos, assim a temperatura diminui com o aumento da latitude.

b) A altitude exerce grande influência, pois o calor é irradiado da superfície terrestre para cima e a atmosfera aquece por irradiação. Quanto menor a altitude, mais rarefeito se torna o ar, ocorrendo menor irradiação e aumento da temperatura.

c) A temperatura é aumentada pela presença de serras, chapadas e planaltos nas regiões tropicais, via de regra muito quentes, assim como, nas regiões temperadas, as altitudes acentuam ainda mais o rigor da temperatura.

d) A diferença do comportamento térmico das rochas e da água explica o aquecimento e resfriamento mais lento dos continentes, fazendo com que as variações de temperatura nos oceanos sejam maiores.

e) As correntes marítimas não apresentam capacidade de provocar alterações de temperatura nas áreas litorâneas por onde circulam, apesar de possuírem temperaturas diferentes, podendo ser quentes, quando se formam nas áreas equatoriais, ou frias, quando formadas nas áreas polares.

(7)

3.

(Enem 2005) A água é um dos fatores determinantes para todos os seres vivos, mas a precipitação varia muito nos continentes, como podemos observar no mapa abaixo:

(Robert E. Ricklefs. A Economia da Natureza, 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. p. 55)

Ao examinar a tabela da temperatura média anual em algumas latitudes, podemos concluir que as chuvas são mais abundantes nas latitudes próximas do Equador, porque

a) as grandes extensões de terra fria das latitudes extremas impedem precipitações mais abundantes.

b) a água superficial é mais quente nos trópicos do que nas regiões temperadas, causando maior precipitação.

c) o ar mais quente tropical retém mais vapor de água na atmosfera, aumentando as precipitações.

d) o ar mais frio das regiões temperadas retém mais vapor de água, impedindo as precipitações.

e) a água superficial é fria e menos abundante nas latitudes extremas, causando menor precipitação.

(8)

4.

(Enem 2019) Regiões áridas e semiáridas do mundo

(SALGADO-LABOURIAL, M. L. História ecológica da Terra. São Paulo: Edgard Blucher, 1994 (adaptado).)

No Hemisfério Sul, a sequência latitudinal dos desertos representada na imagem sofre uma interrupção no Brasil devido à seguinte razão:

a) Existência de superfícies de intensa refletividade.

b) Preponderância de altas pressões atmosféricas.

c) Influência de umidade das áreas florestais.

d) Predomínio de correntes marinhas frias.

e) Ausência de massas de ar continentais.

5.

(Enem PPL, 2020) Cientistas do país estudam interação entre a Antártica e a Amazônia

É difícil imaginar que a Antártica possa interferir no clima de um país tropical como o Brasil, mas a verdade é que o continente gelado influencia e é influenciado especialmente pelo que acontece na América do Sul, inclusive na Amazônia, causando secas na região e recebendo a poluição gerada ali.

(Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 8 dez. 2017 (adaptado).)

As interações citadas são efeito de um processo atmosférico marcado por a) equidade entre índices de refletividade superficial.

b) bloqueios de elevadas barreiras orográficas.

c) preponderância de correntes marinhas frias.

d) fluxos entre faixas de latitudes distintas.

e) alternância da pressão do ar equatorial.

(9)

6.

Leia os trechos a seguir:

"17/07/2017- Canela, Gramado e Caxias do Sul, [...] registraram o fenômeno. Frio chegou com intensidade ao estado e temperatura deve cair ainda mais ao longo do dia."

(https://g1 .globo.com)

"31/03/2016- Com chances de neve já no outono, o frio em Gramado promete chegar com tudo [...]”

(https://www.dicasdegramado.com.br)

Nos últimos anos, temos observado na mídia uma série de notícias evidenciando o rigor do inverno na região acima referida. Esta região tem atraído inúmeros turistas que gostam de contemplar o frio, as comidas típicas locais e têm o anseio de conhecer, ao vivo, a neve e o congelamento das águas em pleno Brasil. A associação de dois importantes fatores climáticos justifica a ocorrência de tais fenômenos meteorológicos nesta região. São eles:

a) latitude e altitude.

b) maritimidade e latitude.

c) continentalidade e maritimidade.

d) altitude e longitude.

e) correntes marítimas e massas de ar.

7.

(Enem 2012) A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual a sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas.

(AYOADE. J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).)

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando

a) concentra suas atividades no setor primário.

b) apresenta estoques elevados de alimentos.

c) possui um sistema de transporte articulado.

d) diversifica a matriz de geração de energia.

e) introduz tecnologias à produção agrícola.

(10)

8.

A média da amplitude térmica na cidade de Cuiabá (MT) durante o mês de junho é de 15,25 °C, ao passo que em Salvador (BA) é de 4,8 °C.

(Fonte: http://www.dados.mt.gov.br/)

Considerando-se a localização geográfica dessas cidades, o principal fator climático responsável por essa diferença na amplitude térmica é a:

a) altitude b) latitude c) longitude

d) pressão atmosférica

e) maritimidade/continentalidade

9.

(Enem, 2009) Umidade relativa do ar é o termo usado para descrever a quantidade de vapor de água contido na atmosfera. Ela é definida pela razão entre o conteúdo real de umidade de uma parcela de ar e a quantidade de umidade que a mesma parcela de ar pode armazenar na mesma temperatura e pressão quando está saturada de vapor, isto é, com 100% de umidade relativa. O gráfico representa a relação entre a umidade relativa do ar e sua temperatura ao longo de um período de 24 horas em um determinado local.

Considerando-se as informações do texto e do gráfico, conclui-se que a) a insolação é um fator que provoca variação da umidade relativa do ar.

b) o ar vai adquirindo maior quantidade de vapor de água à medida que se aquece.

c) a presença de umidade relativa do ar é diretamente proporcional à temperatura do ar.

d) a umidade relativa do ar indica, em termos absolutos, a quantidade de vapor de água existente na

(11)

10.

(Enem, 2019) Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão Os habitantes desta pequena cidade no Alasca — o estado dos Estados Unidos mais ao norte — já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local).

(Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).) O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela

a) continentalidade.

b) maritimidade.

c) longitude.

d) latitude.

e) altitude.

Sua específica é humanas e quer continuar treinando esse conteúdo?

Clique aqui para fazer uma lista extra de exercícios.

(12)

Gabaritos

Exercícios de fixação

1. A

O clima é a sucessão de tempos, o padrão de comportamento do clima num determinado local. O tempo é o que ocorre em um dia, se está chovendo ou não. A alternativa A destaca que Curitiba amanheceu com determinada condição atmosférica e, portanto, é a alternativa correta, enquanto as demais indicam características do clima ou fenômenos climáticos.

2. D

A altitude refere-se à altura da superfície e relaciona-se com os elementos climáticos, pressão, radiação e temperatura. Quanto maior for a altitude de uma região ou local, menor será a pressão. A pressão atmosférica refere-se à pressão exercida pela coluna de ar sobre a superfície. Essa pressão ocorre porque o ar possui massa e peso, logo, quanto menor a coluna de ar sobre a superfície, menor será a pressão.

3. D

Quanto maior a altitude, menor serão as temperaturas pelo aumento da pressão atmosférica. As latitudes também são um fator importante à medida que a maior incidência solar se dá no equador, enquanto os polos, maiores latitudes, são mais frios e passam grandes períodos do ano sem receber a luz solar.

4. As massas de ar carregam consigo as características do lugar em que nasceram. Assim, se nasceram em uma região tropical elas são quentes, em uma região polar, elas são frias. Se nasceram sobre os oceanos, são úmidas. Se nasceram sobre os continentes, geralmente, são secas. Quando as massas de ar se deslocam transferem suas características para o clima dos locais por onde passam. Massas de ar frias e úmidas, por exemplo, são responsáveis por diminuírem as temperaturas e provocarem precipitação. Quando uma massa de ar frio se desloca sobre uma região com ar quente, forma-se uma frente fria, e quando uma massa de ar quente se desloca sobre uma região com ar frio, forma-se uma frente quente.

5. B

Apenas a alternativa B está incorreta, pois as correntes marítimas são um fator climático.

Exercícios de vestibulares

1. D

Dentre os aspectos considerados como “causas” dos climas podem ser destacados: Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

(13)

2. A

A latitude está associada à distância de um ponto em relação à Linha do Equador. Este fator climático relaciona-se com os elementos climáticos radiação e temperatura: quanto maior a latitude, menor será a radiação recebida e por sua vez menor será a temperatura. Isso ocorre porque os raios solares atingem a superfície terrestre com diferentes inclinações, devido à forma esférica da Terra. Esta inclinação aumenta conforme o afastamento da Linha do Equador em direção aos polos, ou seja, quando há o aumento da latitude. Quanto maior a inclinação, maior é a latitude e a área de abrangência dos raios solares é maior; sendo assim, o calor deve ser distribuído por uma área maior, fazendo com que as temperaturas sejam mais baixas.

3. C

As áreas de maior insolação situam-se na zona intertropical, isto é, na região entre os trópicos. Essas áreas apresentam maior evaporação e condensação, favorecendo a precipitação. À medida que se distancia do Equador, menor é o volume de precipitações.

4. C

O mapa ilustra a formação de áreas áridas e semiáridas no mundo determinadas a partir do fator latitudinal. Segundo a distribuição dessas áreas deveria haver uma área semiárida/árida sobre o Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. Entretanto, não ocorre a formação dessa área devido a influência da evapotranspiração decorrente das florestas ao norte (Floresta Amazônica). Com isso, ocorre a formação de rios voadores que carregam a umidade da Amazônia para a região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

5. D

As interações destacadas no texto ocorrem em razão da circulação geral da atmosfera. Essa circulação dos ventos/massas de ar ocorre devido a diferença de temperatura entre as faixas latitudinais próximas ao Equador e as mais distantes.

6. A

Os fragmentos de textos descrevem a ocorrência de frio intenso associado a precipitação de neve, na região da Serra (Cuesta) Gaúcha no Rio Grande do Sul. Dois fatores contribuem para tal fenômeno, a latitude, pois a região é localizada mais ao sul do país e a altitude, pois é uma região de serras. Nessa situação, a combinação desses fatores é responsável pelo frio e ocorrência de precipitação.

7. A

O setor primário é aquele referente às atividades agrícolas e, mesmo com a evolução das técnicas, muito dependente das condições climáticas. Sendo assim, uma sociedade cuja relação econômica é dependente do setor primário se torna mais vulnerável às intempéries climáticas como a seca, por exemplo.

8. E

Considerando a localização das duas cidades, Salvador (litoral Nordeste) e Cuiabá (Centro-Oeste) o fator climático que explica essa diferença na amplitude térmica é a maritimidade e continentalidade. A água funciona como um regulador térmico e, aquelas localidades próximas, a grandes corpos hídricos possuem uma menor amplitude térmica devido à regulação térmica pela maior umidade da atmosfera.

9. A

(14)

Podemos interpretar no gráfico que os horários com a temperatura mais elevada são também os de menor umidade relativa, sendo eles inversamente proporcionais. Assim, a insolação é um fator que provoca variação da umidade relativa do ar.

10. D

A cidade descrita no texto passa por um período de longas noites ou longos dias de acordo com a época do ano. Essa condição decorre de sua localização em altas latitudes, o que provoca menor insolação do sol no inverno devido a obliquidade dos raios solares e o eixo de inclinação da terra.

Referências

Documentos relacionados

Os estudos sobre a organização interacional da conversação, de forma geral, estavam preocupados em compreender a organização situacional da ação e os

O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para

Caracterização do clima atual e definição das alterações climáticas para o território brasileiro ao longo do Século XXI (Relatório nº 1: Caracterização do clima no Século XX

Corrente de partida; marcha em vazio; variação de corrente; influência da variação de tensão; perdas internas no circuito de potencial; influência da inversão

6º Para liberação dos recursos financeiros captados e direcionados nos termos da alínea “a” do inciso I do artigo 2º, as OSCs - Organizações da Sociedade Civil,

Com 15 anos de experiência em fundição, a empresa possui os processos de moldagem em areia verde e Cold-Box, denominados respectivamente neste trabalho como

tes M/C para motociclos, tendo um diâmetro de assentamento do talão que difere do de outras jantes com a mesma designação, indi- cados para viaturas de passageiros,

Corrosão/irritação cutânea : Nao classificado (Não irritante para a pele) Lesões oculares graves/irritação ocular : Provoca irritação ocular grave.