• Nenhum resultado encontrado

UNIDADE ESCOLAR PREFEITO CÉZAR AUGUSTO LEAL PINHEIRO 7º ANO Turma: A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) Ciclo 02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIDADE ESCOLAR PREFEITO CÉZAR AUGUSTO LEAL PINHEIRO 7º ANO Turma: A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) Ciclo 02"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIDADE ESCOLAR PREFEITO CÉZAR AUGUSTO LEAL PINHEIRO

7º ANO

Turma: A ( ) B ( ) C ( ) D ( )

Ciclo 02

Nota

Disciplina: Educação Física Professor (a): Rozana Almeida Aluno (a):

Data da devolução: 03,04 e 05 de maio Site da escola: unidadeescolarcezarleal.com

IMC: o que é, como calcular e tabela de resultados

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, que é um cálculo que serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à altura. Assim, de acordo com o valor do resultado de IMC, a pessoa pode saber se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado.

Estar dentro do peso certo é importante porque estar acima ou abaixo desse peso pode influenciar bastante a saúde, aumentando o risco de doenças como desnutrição quando se está abaixo do peso, e AVC ou infarto, quando se está acima do peso. Assim, é comum os médicos, enfermeiros e nutricionistas avaliem o IMC da pessoa nas consultas de rotina para verificar a possibilidade de doenças que a pessoa pode estar pré disposta.

Como calcular o IMC

O cálculo do IMC deve ser feito usando a seguinte fórmula matemática: Peso ÷ (altura x altura). Mas você também pode saber se está dentro do peso ideal.

(2)

Essa fórmula é ideal para calcular o peso de adultos saudáveis. Além disso, também pode ser usado o cálculo da relação cintura-quadril para avaliar o risco de ter doenças cardiovasculares, como diabetes e infarto.

TABELA DE RESULTADOS DO IMC

Cada resultado do IMC deve ser avaliado por um profissional de saúde. No entanto, a tabela a seguir indica os possíveis resultados do IMC, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, sendo que o IMC entre 18,5 a 24,9 representa o peso ideal e o menor risco de algumas doenças.

Classificação IMC O que pode acontecer Muito abaixo do

peso

16 a 16,9 kg/m2

Queda de cabelo, infertilidade, ausência menstrual

Abaixo do peso 17 a 18,4 kg/m2

Fadiga, stress, ansiedade

Peso normal 18,5 a 24,9 kg/m2

Menor risco de doenças cardíacas e vasculares

Acima do peso 25 a 29,9 kg/m2

Fadiga, má circulação, varizes

Obesidade Grau I 30 a 34,9 kg/m2

Diabetes, angina, infarto, aterosclerose

Obesidade Grau II 35 a 40 kg/m2 Apneia do sono, falta de ar Obesidade Grau III maior que 40

kg/m2

Refluxo, dificuldade para se mover, escaras, diabetes, infarto, AVC

(3)

Quem não estiver dentro do peso ideal deve adequar a alimentação e fazer exercícios para conseguir atingir o peso mais indicado para sua altura e idade.

Quando se está abaixo do peso ideal deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em nutrientes para que o corpo tenha o necessário para se proteger de doenças. Já quem está acima do peso ideal deve consumir menos calorias e fazer algum tipo de atividade física para eliminar os estoques de gordura, que aumenta o risco de doenças cardíacas.

COMO MELHORAR O RESULTADO DO IMC

Quando o resultado do IMC não é o ideal, existem alguns cuidados, principalmente com a alimentação, que podem ajudar a atingir o valor ideal:

1. O que fazer para baixar o IMC

Se o resultado do IMC estiver acima do ideal e a pessoa não for muito musculosa, nem atleta, pode indicar que é preciso emagrecer, eliminando o acúmulo de gordura, que contribui para o peso alto. Para isso deve-se comer somente alimentos ricos em vitaminas e minerais, tendo o cuidado de diminuir o consumo de alimentos industrializados e ricos em gordura, como massa folheada, bolos, biscoitos recheados e salgadinhos, por exemplo.

Para que os resultados sejam alcançados ainda mais rápido é aconselhado fazer exercícios para aumentar o gasto calórico e aumentar o metabolismo. Recorrer a chás e suplementos naturais pode ser um estímulo para ajudar a emagrecer de forma mais rápida

(4)

gengibre com canela, mas um nutricionista poderá indicar outros que sejam mais adequados às necessidades de cada pessoa

2. O que fazer para aumentar o IMC

Se o resultado do IMC estiver abaixo do ideal, o que se deve fazer é aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais de boa qualidade, mas sem cair no erro de comer alimentos processados e ricos em gordura trans. Pizzas, frituras, cachorro quente e hambúrguer não são os melhores alimentos para quem precisa aumentar o peso de forma saudável, porque este tipo de gordura pode se acumular no interior das artérias, aumentando o risco de doença cardíaca.

QUANDO NÃO CALCULAR O IMC

Apesar do IMC ser muito utilizado para verificar se o indivíduo está acima do peso ou não, este método possui algumas falhas e, por isso, recomenda-se que além dele, utilize outros meios de diagnóstico para verificar se o indivíduo está realmente acima ou abaixo do peso ideal, como a medição da prega de gordura, por exemplo.

Assim, o IMC não é o parâmetro ideal para se avaliar o peso ideal em:

Atletas e pessoas muito musculosas: porque não leva em consideração o peso dos músculos. Nesse caso a medida do pescoço é uma melhor opção.

Idosos: porque não leva em consideração a redução natural dos músculos nessas idades;

Durante a gravidez: porque não leva em consideração o crescimento do bebê.

Além disso ele é contraindicado em caso de desnutrição, ascite, edemas e em pacientes acamados.

Um nutricionista poderá pessoalmente fazer todos os cálculos necessários para avaliar seu peso e o quanto precisa engordar ou emagrecer, levando em consideração o estado de saúde geral.

Porque é importante estar dentro do peso ideal

É importante estar dentro do peso ideal porque o peso certo está intimamente ligado ao estado de saúde da pessoa.

(5)

Ter um pequeno acumulo de gordura no corpo é importante para que hajam reservas de energia para quando a pessoa ficar doente ter tempo para se recuperar. No entanto, o excesso de gordura se acumula no fígado, na cintura e também dentro das artérias dificultando a passagem do sangue, e isso aumenta o risco de doenças cardíacas.

Por isso, estar dentro do peso ideal é importante para aumentar a saúde, prevenindo doenças cardiovasculares e aumentar a qualidade de vida. Assim, quem está abaixo do peso deve aumentar o volume muscular para aumentar de peso de forma saudável e quem está acima do peso, deve queimar gordura para ganhar saúde.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1) O que significa IMC?

2) Calcule seu IMC e o IMC de uma pessoa que pese 60 kg e tenha 1,60 de altura.

3) Podemos realizar o cálculo da relação cintura-quadril para avaliar o risco de que tipo de doenças?

4) O que podemos fazer para baixar o IMC?

5) O que podemos fazer para aumentar o IMC em caso de desnutrição?

6) O IMC não é o parâmetro ideal para se avaliar o peso ideal em 3 casos, quais são eles?

7) Qual a importância de manter o peso ideal nos dias atuais?

8) O que pode acontecer com uma pessoa que estar com IMC muito abaixo do peso?

9) Quais os sintomas do indivíduo que tem obesidade mórbida nível 3?

Referências

Documentos relacionados

a não ter medo das suas falhas a não ter medo das suas falhas e a enfrentar seus pensamentos.. Não queria produzir guerreiros, Não queria

De Conceição de Macabú para Macaé o modelo ajustado para o movimento, da mesma forma que para Campos dos Goytacazes, indicou baixo poder de explicação para o rendimento do trabalho

na qualidade de engajamento psicofísico do mesmo durante a criação (HABIB, 2018, 2019). Cada ensaio iniciava-se com o mergulho em uma memória relativa a algum dos pontos de

As medidas a adotar para reduzir os consumos energéticos do edifício passam pela substituição da iluminação existente por uma mais eficiente e de menor potência, a

Os aspectos morfológicos gerais da RT e de sua transição aos DEP, foram de modo geral relatados em outras aves (BUDRAS; MEIER, 1981; STEFANINI; ORSI, 1999; STEFANINI et

Para realizar a avaliação da estrutura escalável implementada na nuvem, foi posto em prática o fluxo de leitura de dados EPC, com o objetivo de gerar diferentes demandas de

Objetivou-se com este trabalho avaliar a diversi- dade genética por processos preditivos, com base nas DEPs para características produtivas e repro- dutivas e realizar a formação

- Extrapolação (viagem): Ocorre quando se sai do con- texto, acrescentado ideias que não estão no texto, quer por conhecimento prévio do tema quer pela imaginação!. - Redução: É