• Nenhum resultado encontrado

Contribuição sindical de engenheiros deve ser paga até dia 28 de fevereiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contribuição sindical de engenheiros deve ser paga até dia 28 de fevereiro"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Janeiro / 2019

PÁGINA 04 e 05

Especialistas comentam

sobre rompimento de

barragem em Brumadinho

Contribuição sindical de engenheiros

deve ser paga até dia 28 de fevereiro

(2)

Presidente

Antonio Florentino de Souza Filho

Vice-Presidente

Francisco Luís Costa Sousa

Secretário Geral

Paulo Afonso Brandão Alexandrino

1º Secretário

Luiz Lima de Sousa

Tesoureiro Geral

Moacyr Freitas de Almendra Gayoso Júnior

1º Tesoureiro

José Lopes de Oliveira Filho

Dir de Imprensa e Comunicação

Humberto Mendes Feitosa

Dir de Organização e Administração

Francisco Assis de S. Leal

Dir de Relações Intersindicais

Raimundo Nonato de Araújo

Dir de Medicina e Segurança do Trabalho

Paulo A. de Sampaio

Dir. de Rel. Trabalhistas e Assuntos Jurídicos

Francisco Rafael F. Pereira

Dir de Negociação Coletiva

Olivan Araújo Gonçalves

Dir de Ciência e Tecnologia

Antonio Galdêncio da Silva

Dir de Formação Política e Sindical

Emanoel Augusto Paulo Soares

Dir. de Mobilização e Representação Sindical

Carlos Alberto Guimarães Alencar

Dir. de Meio Ambiente

Francisco Das Chagas Lages Correia Filho

1º Diretor Suplente

Avelar Damasceno Amorim

2º Diretor Suplente

Francesco das Chagas Alves

3º Diretor Suplente

Carlos Roberto Soares Alves

4º Diretor Suplente

Francisco Inácio Milanez

5º Diretor Suplente

José Faustino Lopes de Sousa

6º Diretor Suplente

José Gramosa da Silva Sobrinho

7º Diretor Suplente

Marizete Ferreira Cavalcanti

8º Diretor Suplente

Danilo Teixeira Macarenhas de Andrade

9º Diretor Suplente

Maria das Dores Barreto Tavares

10º Diretor Suplente

Francisco Sobrinho Amorim de Araújo

11º Diretor Suplente

Italo Portela Gomes

12º Diretor Suplente

Ronald do Monte Santos

Diretor Regional de Corrente – Efetivo

Antonio Baltazar da Costa Vale

Diretor Regional de Corrente – Suplente

José Pequeno Diogenes

Diretor Regional de Floriano – Efetivo

Raimundo Nonato Santos Neto

Diretor Regional de Floriano – Suplente

Fabriciano Louchard da Cunha

Diretor Regional de Parnaiba – Efetivo

Antonio Correia Pires Rebelo

Diretor Regional de Parnaiba – Suplente

Humberto de Freitas Dutra

Diretor Regional de Picos – Efetivo

Francisco Carlos de Araujo Barros

Diretor Regional de Picos – Suplente

Carlos Luis Nunes de Barros

Conselho Fiscal – Efetivo

Raimundo Nonato Rodrigues de Moura

Conselho Fiscal – Efetivo

Luiz Henrique Pereira Facchinetti

Conselho Fiscal – Efetivo

Alcione Ferreira dos Santos

Conselho Fiscal – Suplente

José Carvalho Rufino

Conselho Fiscal – Suplente

Carlos Fortes de Pádua Filho

Conselho Fiscal – Suplente

Márcio Antônio Sousa da Rocha Freitas

Diretoria Executiva 2017-2020

A solenidade de posse da diretoria da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Piauí (Abenc-PI), eleita em 23 de novembro de 2018, foi realizada no auditório do Crea-PI no último dia 24 de janeiro. Os discursos do

Posse da diretoria da Abenc-PI –

Gestão 2019-2021

p r e s i d e n t e d o C r e a - P I , Raimundo Ulisses Filho, e do Senge-PI, Antonio Florentino de Souza Filho, foram de apoiar a entidade em todas as demandas da categoria.

A presidente da Abenc-PI, Maria do Socorro Seabra, se mostrou confiante do e m p e n h o d o s d i r e t o r e s empossados que firmaram o compromisso durante a c e r i m ô n i a . S e g u n d o o engenheiro Florentino Filho, a Abenc tem crescido sua atuação no Piauí e a nova diretoria tem o compromisso de agir para ampliar e m e l h o r a r a a t u a ç ã o d o s profissionais no estado.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), decidiu suspender a liminar proferida pelo juiz da comarca de Parnaíba na Ação de Imissão na Posse c/c Obrigação de Dar e Fazer c/c Antecipação dos Efeitos d a T u t e l a n º 0 8 0 4 1 7 2 -51.2018.8.18.0031, até o trânsito em julgado da decisão de mérito na referida ação. A decisão de primeira instância afastava a A g e s p i s a d a o p e r a ç ã o d o s serviços de abastecimento de água e esgoto daquela cidade e posse dos bens necessários à execução dos serviços, em favor do Município de Parnaíba..

A d e c i s ã o i m p u g n a d a concedeu liminarmente tutela de urgência para a imissão provisória do Município de Parnaíba-PI na posse dos bens necessários à e x e c u ç ã o d o s s e r v i ç o s d e f o r n e c i m e n t o d e á g u a e e s g o t a m e n t o s a n i t á r i o n o Município de Parnaíba-PI. Na s u s p e n s ã o d a l i m i n a r , o

Presidente do TJ suspende liminar que retirava

Agespisa do abastecimento de Parnaíba

desembargador entende que o a f a s t a m e n t o d a A g e s p í s a representa grave risco à prestação d o s s e r v i ç o s e s s e n c i a i s à população.

“ E n t e n d o a ç o d a d o o deferimento, em sede liminar, de pedido que possa implicar prejuízos à prestação de serviço público essencial, uma vez considerados os mecanismos constitucionais (art. 6º, CF) e legais (art. 10 da Lei 7.783/89 c/c art.22, CDC) que o tutelam, materializados no direito social à s a ú d e e n o p r i n c í p i o d a c o n t i n u i d a d e d o s s e r v i ç o s públicos”, alegou.

Além disso, Sebastião Martins p o n d e r o u q u e é n e c e s s á r i o salvaguardar o patrimônio público do Estado do Piauí, visto que a medida liminar concedida na primeira instância implica risco à economia pública, uma vez que determinou à AGESPISA a entrega de todos os bens reversíveis n e c e s s á r i o s à e x e c u ç ã o d o s serviços no município de Parnaíba-PI.

(3)

Contribuição sindical de engenheiros

deve ser paga até dia 28 de fevereiro

O Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge-PI) realizou assembleia geral no dia 18 de d e z e m b r o d e 2 0 1 8 q u e a u t o r i z o u p r e v i a m e n t e o r e c o l h i m e n t o d o i m p o s t o sindical dos engenheiros no ano de 2019.

A p ó s a v i g ê n c i a d a l e i 1 3 . 4 6 7 / 1 7 , a c o n t r i b u i ç ã o sindical passa a ser devida mediante prévia e expressa autorização, como ocorreu na assembleia mencionada.

P a r a a c a t e g o r i a , a assembleia equivale ao valor de um dia de trabalho considerando o salário mínimo profissional, ou seja, o valor que os engenheiros vão pagar esse ano é de R$

286,20.

Caso o profissional opte pelo p a g a m e n t o d a G u i a d e Recolhimento de Contribuição Sindical Urbano (GRCSU), a guia pode ser solicitada na sede do

sindicato, no site www.senge-p i . o r g . b r , www.senge-p e l o e m a i l

secretaria@senge-pi.org.br ou

pelo telefone (86) 3303-4772 ou 3303-4773.

Fortaleça seu sindicato!

Mais informações:

secretaria@senge-pi.org.br

(86) 3303-4773

Confea se posiciona contra pregão eletrônico

para serviços de engenharia

O Conselho Federal de E n g e n h a r i a e A g r o n o m i a (Confea) marcou presença na audiência pública sobre Pregão Eletrônico, no Ministério da Economia no último dia 16. O presidente Joel Krüger levou contribuições técnicas para o d e b a t e d a n o r m a q u e regulamenta e altera as regras do Pregão Eletrônico para aquisição de bens e serviços comuns – de acordo com o que d e t e r m i n a o D e c r e t o n º 5.450/2005.

A possibilidade de utilizar P r e g ã o E l e t r ô n i c o p a r a serviços de engenharia está entre as mudanças propostas que suscitam preocupação entre lideranças do sistema p r o fi s s i o n a l . “ N o s s o posicionamento é contrário a e s s e t i p o d e l i c i t a ç ã o , considerando a especificidade

d e o b r a s e s e r v i ç o s d e engenharia”, defende o eng. civ. Joel Krüger.

A Lei do Pregão considera bens comuns “aqueles cujos p a d r õ e s d e d e s e m p e n h o e q u a l i d a d e p o s s a m s e r objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado”. “Aplicar esse tipo de licitação a contratações de serviços de engenharia, seja na forma presencial ou eletrônica, é proibido pela legislação atual”, alerta o presidente do Confea c i t a n d o o s D e c r e t o s n º 3 . 5 5 5 / 2 0 0 0 e 5 . 4 5 0 / 2 0 0 5 , regulamentadores da Lei nº 10.520/2002.

Sobre o assunto, o Confea estabelece em Decisão Plenária ( P L - 0 3 6 5 / 2 0 1 4 ) q u e j a m a i s poderão ser classificados como c o m u n s o s s e r v i ç o s d e engenharia e agronomia que

exigem habilitação legal para sua e l a b o r a ç ã o , c o m a obrigatoriedade de emissão da devida ART perante o Crea, como p r o j e t o s , c o n s u l t o r i a , fi s c a l i z a ç ã o , s u p e r v i s ã o , perícias, laudos e estudos técnicos, dada a sua natureza intelectual, científica, técnica, risco aos recursos hídricos, meio ambiente e humano.

S ã o , n a v e r d a d e , caracterizados como serviços t é c n i c o s p r o fi s s i o n a i s e s p e c i a l i z a d o s , d e g r a n d e complexidade, exigindo assim p r o fi s s i o n a i s l e g a l m e n t e habilitados.

No Pregão, ganha quem apresenta a proposta com menor preço. “É preciso atentar para a boa prática da engenharia, fundamentada nas etapas de planejamento, projeto, execução e manutenção das obras.

(4)

C o n fi r a a b a i x o c o m o ambientalistas, engenheiros e outros especialistas reagiram ao

r o m p i m e n t o d a b a r r a g e m da mineradora Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no último dia 25 de janeiro. O mar de lama destruiu c a s a s , c a s o u m o r t e s e h á c e n t e n a s d e p e s s o a s desaparecidas.

N i l o D ' Á v i l a , d i r e t o r d e

campanhas do Greenpeace no Brasil: "É inadmissível que, pouco tempo após o acidente de Mariana, a gente tenha esse acidente na mesma região, no mesmo local, com a mesma e m p r e s a , c o m a m e s m a operação. É fundamental que o governo federal abra a caixa preta de informações

sobre o impacto das b a r r a g e n s d e retenção de resíduos de mineração para a t r a n q u i l i d a d e e a s e g u r a n ç a d a s pessoas que moram p e r t o . É t u d o d e c l a r a t ó r i o . A empresa diz que a barragem está boa ou que não está boa, se apresenta rachadura, s e o s v o l u m e s

depositados são do tamanho que a barragem pode comportar. Com o rompimento da barragem, o ministro do Meio Ambiente vai ter que refletir como ele está encarando o controle ambiental do país."

M a r i a D a l c e R i c a s ,

superintendente-executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA): "Os danos ambientais certamente são muito g r a n d e s d e v i d o à s características da região. A lama está descendo a Serra dos Dois

Especialistas repercutem o rompimento da barragem em Brumadinho

Irmãos, atravessando a estrada q u e l i g a B e l o H o r i z o n t e a Brumadinho, em direção ao Rio Paraopeba. E nessa direção tem muita Mata Atlântica, muita fauna. A lama está atravessando uma área que é da própria Vale e certamente vai matar uma parte da floresta, muitos animais silvestres e deve chegar à água. E vai chegar com lama tóxica, então ninguém vai poder beber dessa água e a captação de água terá que ser interrompida. É uma lição. (...) E, infelizmente, essa tragédia leva a uma conclusão que não dá para mais ser ignorada. Se as barragens não podem ter segurança, não dá mais para ter mineração com barragem"

Andréa Zhouri, antropóloga,

professora e coordenadora do grupo de estudos em temáticas ambientais da UFMG: "A licença para a expansão do complexo foi concedida apesar de advertência de pesquisadores, movimentos sociais, moradores do bairro de Casa Branca. Todos estavam muito preocupados com as operações desse complexo m i n e r á r i o e d a e x p a n s ã o s o l i c i t a d a . O c r o n o g r a m a previsto pela própria Vale era p a r a 2 0 2 0 . N ó s fi c a m o s surpresos com a pressa do l i c e n c i a m e n t o . M o s t r a a

negligência dos órgãos públicos l i g a d o s a o l i c e n c i a m e n t o ambiental e à segurança de b a r r a g e n s n o s e n t i d o d e a s s e g u r a r , d e a t e s t a r a segurança das barragens. E a submissão desses órgãos aos jogos políticos de interesse p r ó p r i o e d e i n t e r e s s e d a empresa. É o segundo desastre de proporção enorme da Vale em cerca de três anos. (...) Há um jogo por parte das empresas, e o estado é conivente"

Malu Ribeiro, especialista em

água da Fundação SOS Mata Atlântica e coordenadora do programa 'Observando os rios': "É uma bomba relógio porque ela a p o n t a n o v a m e n t e p a r a a importância de o licenciamento ambiental ser feito de forma técnica, eficiente e com ações de monitoramento. É nisso há falha nas barragens da Vale. Não está sendo feito um monitoramento. A licença ambiental tem várias etapas: licença de instalação, de operação e de finalização. Ela já estava em seu uso máximo e e s t a v a s e n d o d e s a t i v a d a . Quando vai desativar há um p l a n o d e c o n t i n g ê n c i a , d e recuperação e tem que ser permanentemente monitorado e fiscalizado. E fica evidente que isso não estava acontecendo. (...) A gente não pode mais ter impunidade [com quem comente danos ambientais]. Desta vez,

embora o volume de rejeito seja bem menor, essa é uma bacia muito mais populosa, com o Rio Paraopeba, muito viscoso, u s a d o m u i t o p a r a p e s c a , a b a s t e c i m e n t o d e B e l o Horizonte e também formador da Bacia do Rio São Francisco"

Carlos Martinez, engenheiro

civil e professor da Faculdade Federal de Itajubá e da pós-graduação da UFMG: "É um fato lamentável mais uma vez. Há dezenas de barragens que correm o risco de ruptura. Temos uma falha brutal de fiscalização e outra falha bruta do estado brasileiro no que diz respeito à manutenção dessas estruturas. Existe uma responsabilidade c o m p a r t i l h a d a e n t r e o empreendedor, o Estado e os órgãos de fiscalização. Está todo mundo errado. Por que o Estado erra? Ele não consegue manter um corpo de fiscalização efetivo e atuante. E o governo tem atuado no caso das barragens de uma maneira política e de u m a f o r m a a b s o l u t a m e n t e condenável. As empresas são necessárias, geram emprego, geram riqueza, mas tudo nessa vida tem limites. Daqui a um ano ou dois anos, nós vamos estar conversando sobre o mesmo assunto porque vai ocorrer outro acidente. Para melhorar a situação, uma das ideias é que o Brasil tivesse o apoio do corpo de engenharia do Exército para atuar na área de segurança de barragens, seguindo o modelo que acontece já nos EUA."

Carlos Rittl,

secretário-executivo do Observatório do Clima: "É inaceitável que a gente t e n h a e s s e d e s a s t r e . O s números são inadmissíveis. A gente não sequer conseguiu

remediar os danos de Mariana, nem viu os responsáveis pelo d a n o s e n d o p e n a l i z a d o s . Também não vimos as pessoas r e c e b e n d o a l g u m a compensação, embora não exista compensação para a perda de entes queridos. E a gente vê a mesma empresa envolvida nessa barragem de B r u m a d i n h o . S e a g e n t e observar os dois casos, essa barragem de Brumadinho era considerada de baixo risco, mas de alto dano. (...) A empresa deve ter realizado treinamento com as pessoas. No mínimo, o alarme não soou. No mínimo, evitar as mortes isso eu tenho certeza de que era possível. (...) A Vale d e v e r i a t e r a p r i m o r a d o o s protocolos, os sistemas de alerta e as medidas de monitoramento das condições de instalação das barragens"

Mário Moscatelli, biólogo:

"Mais esse rompimento de b a r r a g e m , c o m a s consequências ambientais que ainda serão avaliadas, além de potenciais perdas de vidas humanas, mostram claramente q u e o B r a s i l , e m t e r m o s

ambientais, é o país da porteira a r r o m b a d a . E u a c o m p a n h o acidentes ambientais no estado do RJ faz 30 anos e não me lembro, independentemente de ser empresa estatal ou privada, de um desfecho positivo em relação à degradação imposta por esses acidentes. Não me lembro de qualquer pessoa física tendo sido julgada e presa por esses crimes ambientais. (...) O Brasil é o país da porteira arrombada do ponto de vista ambiental"

Gerardo Portela, especialista

em gerenciamento de risco: "É um acidente que se repete na mesma companhia, um acidente similar e após um acidente catastrófico enquadrado como o pior acidente natural do Brasil. (...) Há três anos já aconteceu, o que furou toda a previsão técnica de análise risco. Agora, acontecer seguidamente com a diferença de a p e n a s t r ê s a n o s ? I s s o j á demonstra um problema de c o m p e t ê n c i a t é c n i c a . N ó s sabemos que a Vale é uma empresa respeitada, mas alguma falha grave ocorreu para um acidente tão similar, com uma humidade tão parecida, em uma s i t u a ç ã o d e b a r r a g e m , s e repetisse em tão curto espaço de tempo. Isso mostra que não houve um aprendizado, uma lição com a primeira investigação. E, infelizmente, a tragédia se repete"

Andréa Zhouri

Mário Moscatelli

(5)

CARTÃO DO

Associado

RELAÇÃO DE EMPRESAS CONVENIADAS

HOTELARIA / CLUBE DE LAZER

RIO POTY HOTEL PRAIA

Endereço: Av. José de Freitas, 3650,

Praia de Atalaia, Luís Correia,

Telefone: (86) 3367-1927 / 3367-1927

Desconto de 10 a 20%

PARQUE DE VAQUEJADA PORTAL

DA AMAZÔNIA

Endereço: Rua Rui Barbosa, 146,

sala 207, bairro Centro Teresina/PI

-Telefone: (86) 3215 - 8807

Desconto de 20%

ESCOLAS

S.O.S EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Endereço: Av. Frei Serafim, 2053, Centro

Teresina/PI - Telefone: (86) 3216-4300

Desconto de 5 a 40%

ACADEMIA DE GINÁSTICA

ACADEMIA DEMÓSTENES RIBEIRO

Endereço: Av. Campos Sales, 1245, Centro

Teresina/PI - Telefone: (86) 3221-0887

Desconto de 15 a 25%

AUTOMOTIVO

LVS - REFRIGERAÇÃO AUTOMOTIVA

Endereço: Rua Desembargador Pires de

Castro, 443 - Centro/Norte - Teresina/PI -

Telefone: (86) 3221-6204 (ao lado do 25º BC)

Desconto de 10%

ESTETICAR - CENTRO DE ESTÉTICA AUTOMOTIVA

Endereço: Rua Alcides Freitas, 1874, bairro Marquês

Teresina/PI - Telefone: (86) 99994-0707 / 99404-3360

Desconto de 10%

POSTO AUTO LAVAGEM STOP CAR

.

.

E n d e r e ç o : Av. . A l a m e d a P a r n a í b a , 3 3 6

Bairro Matinha - Telefone: (86) 98825-9122

Desconto de 20%

LEO CAR - LANTERNAGEM E PINTURA AUTOMOTIVA

Endereço: Rua Gabriel Ferreira, 3081, Macaúba

Telefone: (86) 3305-0588

Desconto de 20 a 25%

MECÂNICA NA HORA

Endereço: Rua 13 de maio, 988, Centro/N

Teresina-PI Telefone: (86) 3222-0484

Desconto de 10 a 15%

EQUIPAMENTO PARA CONSTRUÇÃO

CASA DO CONSTRUTOR

Endereço: Rua Rui Barbosa, 1645, Pirajá

Teresina-PI - Telefone: 86 - 3213-2527

Desconto de 5%

SALÃO DE BELEZA

SALÃO SOCIAL

Endereço: Rua Dr. Arêa Leão, 291

Centro/Sul - Telefone: 86 - 3223-8022

(6)

CARTÃO DO

Associado

ANTONIO FLORENTINO DE SOUZ A FILHO ENGENHEIRO QUÍMICO

CPF: 000000000-00

Registro Sindical: 0001

RELAÇÃO DE EMPRESAS CONVENIADAS

CLÍNICAS

SORRIDENTS - Clínica Odontológica

Endereço: Rua Barroso, 74, Centro

Telefone: (86) 3303-2728 / 3303-2761

Desconto de 10 a 30%

EMAGRECENTRO - CLÍNICA DE

EMAGRECIMENTO E ESTÉTICA

Endereço: Rua Benjamim Constant, 2232

Centro, Teresina/PI - Telefone: 86 3221-4673

Desconto de 15%

ESPAÇO SORRISO - CLÍNICA ODONTOLÓGICA

DRA. LIANNA ROCHA

DR. ALEX SÉRGIO

ENDEREÇO: Av. Elias João Tajra, 1720, Jockey

Teresina-PI Telefone: (86) 3087-2220

Desconto de 10 a 25%

DRA. PERINIE MARIA SANTOS LIMA

CLINICA ODONTOLÓGICA

Endereço: Rua Desemb. Pires de Castro, 850

Centro, Teresina-PI Telefone: (86) 3221-1062

Desconto de 15%

ÓTICAS

ÓTICA PAX UNIÃO

Endereço: Rua Rui Barbosa, 146, Sala 202,

Centro, Teresina-PI Telefone: 86 3302-3559

Desconto de 20%

DRA. VERÔNICA HIDD DE GODOY E

VASCONCELOS - CLÍNICA ODONTOLÓGICA

Endereço: Rua 1º de maio, 137, Centro/N

Teresina/PI - Telefone: (86) 3222-2869

Desconto de 10%

DRA. BEATRIZ ASSEN CARVALHO - CLÍNICA

ODONTOLÓGICA

Endereço: Rua Paissandu, 2140, sala 24, Ed.

Procardíaco, Centro, Teresina/PI

Telefone: (86) 3223-9921

Desconto de 10 a 25%

MAGRASS - CLÍNICA DE EMAGRECIMENTO

Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, 1937

Bairro Ininga, Teresina/PI

Telefone: 86 3232-4722

Desconto Especial

CLÍNICA BEM CUIDAR

Endereço: Rua Álvaro Mendes, 2003, Centro

Teresina/PI - Telefone: 86 3227-2427

Desconto de até 60%

ÓTICA AÓTICA

Endereço: Rua Coelho Rodrigues, 2074

Centro, Teresina-PI Telefone: (86) 3303-9282

Desconto de 30%

ÓTICA JOCKEY

Endereço: Rua Miosotis, 1091, sala 03,

Jockey, Teresina-PI Telefone (86) 3235-9621

Desconto de 10 a 20%

ÓTICA DINIZ

Endereço: Rua Senador Teodoro

Pacheco, 1102 Centro, Teresina-PI

Telefone: (86) 3216-7302

(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

Falando em qualidade, a porcentagem de pessoas insatisfeitas com sua tatuagem é de 20% e o motivo maior para esta insatisfação é o trabalho mal-feito, despertando o desejo de fazer

Questões que aparecem em ambas as justificativas (possuir e não possuir plantas) são relacionadas principalmente aos valores, atitudes e normas sociais (positivos: meu pai

- O Ministério Público Estadual vai pedir abertura de inquérito policial para investigar se o cantor Belo ou seus advogados falsificaram a proposta de trabalho que permitiu ao

- Verificar se foi feita a configu- ração de rede a cabo, acessar o “MENU” do televisor e ajustar as opções de rede conforme instruções contidas neste manual. 7 – Não

1 A busca automática por canais está disponível no SETUP do aparelho, para acessar, pressionar o botão MENU no controle remoto.. 2 Utilize as teclas de navegação, selecione a

Esses servidores são obrigados a cumprir idade mínima atual (60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher), mas ainda recebem o benefício cheio — ou seja, sem o redutor de 51%

Dreyfus, 1995). O poder disciplinar é uma forma de poder que faz uso das ciências como maneira de intervir socialmente, incitando discursos e práticas ‘comprovadas

As pessoas, os movimentos e os coletivos indignados que querem transformar a realidade afirmam através das diversas lutas que sem a consolidação dos direitos sociais (saúde,