• Nenhum resultado encontrado

PORTOS DO NORTE S.A. 2ª EDIÇÃO 2016 I ABRIL-JUNHO. Porto de Nacala recebe dois rebocadores para manobrar navios de grande porte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTOS DO NORTE S.A. 2ª EDIÇÃO 2016 I ABRIL-JUNHO. Porto de Nacala recebe dois rebocadores para manobrar navios de grande porte"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

2ª EDIÇÃO 2016 I ABRIL-JUNHO

Porto de Nacala recebe dois

rebocadores Para maNobrar

(2)

editorial

dra. leonilde loide bazar

directora de administração e recursos Humanos – membro

da comissão executiva

nosso sector é uma peça fundamental e o nosso Porto, dada a sua localização geográfica e a sua condição natural privilegiada, deve assumir o seu papel estratégico no mosaico do transporte de mercadorias pela via marítima.

O Porto de Nacala pode e deve ser uma porta de entrada e saída do nosso país. Devemos estar pre-parados para responder à escala mundial e garan-tir uma resposta de confiança aos nossos parcei-ros nacionais e internacionais. Devemos também olhar para as oportunidades que vão surgir com a finalização das obras de reabilitação e expansão do Porto, uma plataforma que irá incrementar as transacções comerciais em Moçambique e, conse-quentemente, a necessidade dos nossos serviços. Nada do que temos projectado será possível sem o envolvimento e empenho de toda a equipa, pelo que contamos sempre com todos para que sejamos vitoriosos nas nossas missões.

Vamos todos, em equipa, tornar Nacala num porto de referência

(3)

radar

Qual tem sido o seu maior desafio desde a sua nomeação de nova Directora do Porto em Ou-tubro de 2015?

Os desafios são muitos e fazem parte dosector portuário, mas a falta de carga que tem afectado toda a região, nomeadamente o tráfego conten-torizado, é o nosso maior desafio neste momento. Para uma pequena cidade portuária como Nacala, quando o porto comercial não tem tráfego, afecta não somente o porto, mas também uma percen-tagem elevada da comunidade na área.

Como é que tem gerido a transição do seu papel como Directora Comercial e de Marketing Adjunta para a nova função de Directora de Operações Portuárias?

A minha experiência profissional dentro da em-presa tem contribuído positivamente para esta nova posição. As responsabilidades que vêm com o cargo de líder da equipe são extremamente exigentese constituem um grande desafio, mas estou focada nessa tarefa e o meu principal

ob-jectivo tem sido envolver toda a equipe em tudo o que acontece no porto. Isso,na minha opinião, tem trazido resultados positivos nos diferentes sectores(Gestão participativa).

2015 foi um ano cheio de desafios, especial-mente com as intensas chuvas no início do ano que afectaram a região norte de Moçambique, bem como as operações portuárias no primeiro trimestre. Como descreveria o desempenhodo porto neste primeiro trimestre de 2016?

A situação não melhorou, de facto,piorou. Atéao final de Abril,a produção em termos de carga (to-neladas métricas) baixou 24.5% e em termos de TEUs baixou 34.1 %, comparativamente ao mes-mo período do ano passado.As chuvas têm sido muito erráticas, afectando a produção de produ-tosparaexportação eo Metical também tem vindo a enfraquecer,inibindo as importações.A agravar este cenário, a carga em trânsito também baixou devido à situação económica no Malawi. No geral, prevê-se que 2016 seja um ano muito difícil.

directora loni shott

directora do Porto de Nacala

(4)

radar

Que áreas serão focadas em 2016 para alcançar melhor resultados e garantir uma maior eficiên-cia operacional?

Em termos gerais, todas as áreas estão a ser abor-dadas e devem complementar-se, mas as opera-ções são o coração do porto. Por essa razão, iden-tificámos secções específicas dentro da área das operações que devem ser tratadas, e outras que devem ser melhoradas para que possamos man-ter a nossa eficiência operacional.

Qual é o impacto da conclusão da primeira fase de reabilitação do projecto da JICA no Porto de Nacala até agora?

Muito bom, temos os cais número 3 e 4 reabilita-dos. O número 3 pode agora ser usado para rece-ber navios porta-contentores que anteriormente não era possível.

Temos duas novas RTGs, as primeiras no país, e uma nova área de armazenamento, que

aumen-tou a nossa capacidade para 80.000TEU/ano. O parque dasRTGs permite-nos manusear contento-res a uma velocidade bastante rápida. O sistema de combate a incêndios é crucial, devido à nature-za das operações no cais 4, e o equipamento ins-talado neste cais dedicado a carga líquida a granel significa que é possível operar de forma mais se-gura e eficiente.

Para terminar, qual é a sua visão e estratégia daqui para frente para o Porto de Nacala?

O factor humano deve estar em constante for-mação e sentir-se parte da equipe, da mesma forma que deve entender os objectivos da em-presa, isto é crucial para as actividades do dia--a-dia. A nossa visão do Porto de Nacala inclui o alcance de padrões internacionais dentro de poucos anos, assim que o projecto de reabilita-ção e expansão esteja concluído, por isso temos de nos preparar e estar em excelente forma para um novo porto.

 Cont. (ENTREVISTA)

A empresa instalou em Nacala, no mês de Março, o relógio biométrico em 3 locais: Direcção, Ma-nutenção e DOP. Os relógios biométricos,mais conhecido por relógios de ponto, foram insta-lados para um controlo eficaz da assiduidade dos trabalhadores. Estes relógios biométricos irão proporcionar maior segurança aos traba-lhadores, motivar a assiduidade e pontualidade, e irão, também, ajudar o departamento de Re-cursos Humanos na gestão e contabilização dos trabalhadores, eliminando possíveis erros por parte da equipe.

(5)

radar

A lema deste ano para a celebração do dia 1 de Maio, dia dos trabalhadores, foi 40 Anos de Acti-vidades na Luta pela Defesa dos Direitos e Inte-resses dos Trabalhadores. Os trabalhadores da Portos do Norte e de outras empresas participa-ram nesta celebração, onde se começou o dia com uma concentração dos trabalhadores na praçapa-Para celebrar o dia 1 de Junho, dia das crianças, a Portos do Norte organizou uma festa para 390 crianças, filhas dos seus colaboradores, no Clube Ferroviário de Nacala. As crianças receberam ca-misetes e um cabaz composto por material

esco-Portos do Norte celebra o dia das

crianças

lar, nomeadamente cadernos, canetas e lápis. As crianças também tiverem um lanche e tempo para se divertirem. Foi realmente um dia de animação e celebração para eles.

celebração do dia dos trabalhadores

ra o içar da bandeira. De seguida houve um desfile em direcção à Praça dos Heróis, na parte alta da cidade de Nacala.

(6)

in loco

Porto de

Nacala recebe

mercadoria

para o malawi

O Porto de Nacala recebeu no dia 29 de Abril navio carregados de mapira prove-niente dos Estados Unidos com destino ao Malawi. Há dois anos consecutivos que o Malawi e partes de Moçambique enfrenta secas e uma fraca época de produção de cereais devido ao “El Nino”, que afectou as colheitas em toda a re-gião do sul de África.

O Porto de Nacala espera receber mais 300 mil toneladas de ajuda alimentar ao longo do próximo semestre. O Porto tem vindo a ampliar as suas infra-estruturas e encontra-se preparado para lidar com este volume de cargas. Também contra-tou empresas especializadas para empa-cotar os cereais.

No dia 24 de Junho de 2016, foi assinado o Acordo de Empresa na sede da Portos do Norte, em Na-cala, pelo Presidente da Comissão Executiva (PCE) da empresa, Dr. Fernando Amado Couto, e o se-cretário local do SINPOCAF, Sr. Mário Mendes. Este acordo é actualizado e assinado anualmente. Estiveram presentes na cerimónia os membros do Comité Sindical, a Directora do Porto e a Co-missão que representou a entidade patronal. Na discussão do Acordo de Empresa participaram os responsáveis das áreas, alguns trabalhadores con-vidados, o representante da Direcção do Trabalho e o representante da Terminais do Norte.

Portos do Norte assina acordo de

empresa 2016/2017

O PCE, Dr. Fernando Couto, destacou a importân-cia deste acordo que engloba um conjunto de di-reitos e obrigações entre trabalhadores e entidade patronal, assim como a importância do SINPOCAF neste processo.

segunda fase das

obras do Porto de

Nacala

(7)

in loco

Porto de Nacala recebe dois

rebocadores para manobrar navios de

grande porte

Em Maio, o Porto de Nacala recebeu dois novos rebocadores,modernos, de alta tecnologia, para apoio portuário. Os rebocadores têm uma capa-cidade de 75 toneladase visam flexibilizar as ope-rações marítimas no Porto de Nacala e contribuir para o aumento da carga manuseada. Os reboca-dores resultam de um acordo entre o CDN (Corre-dor de Desenvolvimento do Norte) e uma empre-sa holandeempre-sa que opera na área portuária.

A vantagem destes rebocadores é que têm maior capacidade de reboque comparativamente aos anteriores e, por isso, poderão operar em condi-ções mais adversas. Anteriormente, o limite má-ximo de intensidade de vento era de 17 nós, e po-derá aumentar até um nível ainda a ser definido pelo CDN (provavelmente até 20 nós). Existem de-terminadas posições de atracação  (ESTIBORDO), que anteriormente apresentavam uma limitação. Com estes novos rebocadores estas manobras já

serão possíveis, sobretudo no cais 1 do lado sul, quando já está atracado um navio no cais 2 Sul. Do mesmo modo, haverá possibilidade de ma-nobras simultâneas, com a contribuição dos dois rebocadoresanteriores, aumentando assim a fle-xibilidade.

No geral, todos estes factores irão contribuir para uma maior capacidade de reposta às solicitações observadas.

O navio ARCADIA, agenciado pela Manica, atra-cou no Porto de Nacala no dia 16 de Abril de 2016,

Navio arcadia atraca no Porto

de Nacala

descarregando 20.000 Tons de trigo a granel per-tencente à Bakhresa.

Normalmente, este trigo tem como destino o mercado moçambicano e malawiano, mas desta vez a atracação deste navio constituiu um mar-co histórimar-co do Porto de Nacala, porque pela primeira vez manuseou carga com destino ao Zimbabwe.

(8)

eventos

A delegação da embaixada do Japão compos-ta por oito elementos, chefiada pela Sra. Reiko Murakami, segunda secretária da embaixada, e a Sra. Aida, assessora de imprensa da Embai-xada do Japão, fizerem uma visita a Nacala em Março, onde tiveram a oportunidade de entre-vistar a Directora do Porto, Loni Shott, no

edi-visita da embaixada do Japão

O Sr. Ǿyvind Udland Johansen da Embaixada da Noruega fez uma visita às cidades de Nampula e de Nacala entreos dias 13 a 15 de Abril, com o objectivo de se inteirar do desenvolvimento sócio económico da província, bem como do ponto de situação de algumas iniciativas em-presariais, relacionadas com a promoção do

visita da embaixada da Noruega

desenvolvimento, que envolvem investidores noruegueses.

A visita a Nacala aconteceu no dia 14 de Abril. O Sr. Johansen pretendia ficar a pardas obras de rea-bilitação do porto, bem como de outros desenvol-vimentos, e os desafios enfrentados no dia-a-dia. fício da direcção das instalações da Portos do Norte.

(9)

saúde, segurança e ambiente

Todos os anos, milhões de trabalhadores sofrem acidentes em todo o mundo e centenas de milha-res morrem no exercício do trabalho. No dia 28 de Abril celebrou-se o dia internacional de Saúde e Segurança Ocupacional. Esta data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalha-dores numa mina no Estado da Virgínia, nos Esta-dos UniEsta-dos,em 1969. Desde 2003 que a OIT (Or-ganização Internacional de Trabalho) celebra esta data como reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.  

A Portos do Norte participou nesta celebração dis-tribuindo folhetos contendo regras de segurança com imagens ilustrativas a todos os colaboradores. Como se tratava de uma data especial, os chefes das áreas, dos departamentos e supervisores fize-ram um DDS (dialogo diário de segurança), lendo

dia internacional de saúde e

segurança ocupacional

as boas práticas exigidas na PN aos colaboradores do mesmo departamento e utentes do Porto. “Segurança em primeiro lugar e obrigado pela co-laboração”.

Coordenador do departamento de Ambiente, Saú-de e Segurança Ocupacional, Cremildo MaSaú-deira.

O posto médico no Porto de Nacala é composto por quatro enfermeiros e um médico. Este posto

Posto médico no Porto de Nacala

gente

tem como principal função atender todas as emer-gências e pedidos de socorro de todos os utiliza-dores do porto, independentemente da empresa ou organização a que o paciente pertence.

Algumas empresas que estão no porto, expostas a todo o tipo de acidentes, que podem necessitar de atendimento são nomeadamente a PN (Portos do Norte), a TN (Terminais do Norte), o CDN (Cor-redor de Desenvolvimento do Norte), a Bakhresa, os CFM (Portos e Caminhos de Ferro de Moçambi-que), os transportadores, e outros.

(10)

Perfil do colaborador

Nome:

Belarminda Abílio Manhiça

Natural de: Maputo

Posição: Servente(Delegação de Maputo) Admitido: 1 de Março de 2013

Descrição de Funções: Responsável pela

limpe-za do escritório, distribuição de jornais, compra e organização de todo o material existente na copa.

Passatempos: Ler, ouvir música, ver televisão e

passar tempo com a família.

Como concebe o Porto de Nacala nos próximos 5 anos? Nos próximos cinco anos vejo um

por-to mais desenvolvido, eficiente e produtivo, que corresponde às expectativas dos clientes com a máxima segurança.

Descreve o Porto de Nacala em uma palavra:

Eficiência.

Nome:

Afai França Mutenqueze

Natural de: Nacala – Porto

Posição: Electricista Auto Admitido: 1 de Agosto de 2009

Descrição de Funções: Reparação de máquinas e

viaturas (electricidadeauto) no porto.

Passatempos: Televisão, Desporto (Futebol) e

En-tretenimento com família

Como concebe o Porto de Nacala nos próximos 5 anos? Modernizado, com tecnologia de ponta. Descreve oPorto de Nacala em uma palavra:

(11)

Foto & síntese

Foto tirada de algumas mulheres da Portos do

Norte no dia 7 de Abril de 2016, comemorando o

(12)

Tel: (+258) 26 526 279/81 | Fax: (+258) 26 526 390 Maputo

Bairro da Sommerschield - Maputo, Moçambique

Tel.: ( +258 (21) 498 477 | Fax: (+258 (21) 498 482 Nampula

Rua dos Combatentes, No.162, R/C, Bairro do Museu | Tel: (+258) 26 214314

Fax: (+258) 26 214315

Referências

Documentos relacionados

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Diet variety seems to decrease with age in childhood; these findings enhance the need of implementing effective strategies to increase the con- sumption of a variety of healthy

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e