• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DO PPG EM ZOOTECNIA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE (PROPESSOAS / PRPG Nº 02/2021)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DO PPG EM ZOOTECNIA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE (PROPESSOAS / PRPG Nº 02/2021)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

1

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DO PPG EM ZOOTECNIA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE (PROPESSOAS / PRPG Nº 02/2021)

a) Identificação do Programa de Pós-Graduação proponente Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ).

b) Unidade Acadêmica (ou PRPG) a qual o PPG está vinculado Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG.

c) Caracterização do programa de pós-graduação (até 300 palavras)

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ), modalidade acadêmico, foi implementado em 2013 pela Resolução CONSUNI/UFG nº. 01/2013, possuindo nível mestrado e doutorado, tendo novo regulamento aprovado pela Resolução UFG/CEPEC nº:1564, de 16 de janeiro de 2018. A área de concentração é Produção Animal e possui as seguintes linhas de pesquisa: Nutrição e Produção Animal; Melhoramento e Reprodução Animal; Forragicultura e Pastagens. Em Goiás, é o único programa que possui nível de doutorado. É conceito 4 na avaliação CAPES, estando em processo de consolidação. O programa apresenta-se organizado administrativamente em uma Coordenadoria, uma Coordenação Executiva: constituída pela Coordenação e Vice-Coordenação; quatro Comissões (Bolsas e Acompanhamento Discente, a Administrativa, a de Seleção e Projetos e a de Autoavaliação). O objetivo do PPGZ consiste em promover a qualificação de recursos humanos de excelência para atuar na construção de saberes e práticas no campo da Zootecnia, produzindo, inovando, conservando e disseminando conhecimentos na área de produção animal. Possui 25 docentes vinculados (17 permanentes, 5 colaboradores e 3 PJD). Possui 96 alunos matriculados em 2021 (35 de mestrado e 61 de doutorado). Desde a sua criação, o PPGZ já titulou até a presente data um total de 140 pessoas, sendo 91 doutores e 49 mestres, e conferiu 04 certificados de estágios de pós-doutoramento. Possui boa infraestrutura composta por laboratórios, setores de criação animal experimentais disponíveis, salas de aula, salas de informática e de qualificação e estrutura física de coordenação que suportam as atividades de ensino, pesquisa, interação com a comunidade e

(2)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

2

administração. Além da infraestrutura própria, o programa ainda dispõe do uso do setor e laboratório de bovinos de corte da Embrapa Cerrados, Núcleo Embrapa Arroz e Feijão, como contrapartida do convênio UFG-EMBRAPA. Atualmente o Programa oferta 52 disciplinas e recebe apoio das agências de fomento CAPES, FAPEG e CNPq para concessão de bolsas.

d) Perfil desejado para o Professor a ser contratado conforme as áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa

Considerando as linhas de pesquisa do PPGZ: Nutrição e Produção Animal; Melhoramento e Reprodução Animal; Forragicultura e Pastagens, o perfil desejado para o professor visitante é um docente, nível sênior, com experiência internacional em sistemas integrados de produção, articulado nas diferentes áreas de saber da Zootecnia, conferindo interdisciplinaridade e incremento na qualidade dos projetos de pesquisa dos diversos docentes que compõe o PPGZ; capaz de fomentar a aplicação de métodos quantitativos e utilizar informações sobre genética, nutrição, fisiologia, sanidade e manejo para o desenvolvimento sustentável da pecuária de precisão. Tais métodos devem incluir a coleta automatizada de dados fenotípicos em tempo real, juntamente com o uso de modelos matemáticos e algoritmos para a tomada de decisões. O perfil desejado inclui ainda, ampla experiência na docência, pesquisa e inovação. Para garantia da inserção internacional do programa, deseja-se preferencialmente que o candidato seja estrangeiro.

e) Justificativas para a contribuição da vaga ao fortalecimento ou ao alcance de metas e objetivos do PPG, conforme o Planejamento Estratégico do Programa

O Plano de desenvolvimento estratégico do PPGZ (2021 a 2024) foi organizado com base nos eixos de avaliação multidisciplinar propostos pela Capes. O alcance de metas e objetivos em alguns dos eixos estão em consonância com o recebimento de um professor visitante altamente qualificado e com experiência internacional. Dentre as principais metas previstas no PDE podemos citar: elevar o conceito Capes para 5, ampliar o impacto social do programa; executar projetos científicos com vistas à tecnologia e inovação; fortalecer a elaboração de projetos integrados, com abordagens interdisciplinares, interinstitucionais e multidisciplinar;

(3)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

3

apresentar evolução na internacionalização; incrementar a participação de pesquisadores estrangeiros em disciplinas/atividades de formação/qualificação de recursos humanos; ampliar as parcerias com pesquisadores estrangeiros em projetos e publicação de artigos, nas bancas de defesas e em grupos de pesquisa do PPGZ. Espera-se que o professor visitante consiga auxiliar o enfrentamento das principais fragilidades do programa como concentração da produção científica entre número reduzido de docentes e em periódicos classificados nos estratos inferiores QUALISou com menor fator de impacto; baixo índice de publicações resultantes das dissertações e teses; qualidade dos projetos de pesquisa registrados do ponto vista inovativo; falta de atualização e interação de docentes com grupos de pesquisa de reconhecida competência; pouca internacionalização das ações do programa.

f) Plano de Trabalho pretendido pelo PPG para ser executado pelo Professor contratado, contemplando os benefícios e a inserção coletiva do pesquisador no Programa

O Plano de trabalho para o professor visitante deve ser executado visando alcance de todas as linhas de pesquisa do Programa, visando incrementar a qualidade do programa como um todo, por meio das seguintes atividades propostas e que poderão ser adequadas com a chegada do professor:

● Oferta de cursos e disciplinas na área de nutrição, fisiologia, e modelagem matemática. Tem-se como benefício fortalecimento dos projetos de pesquisa, incremento da participação de pesquisadores estrangeiros em disciplinas/atividades de formação/qualificação de recursos humanos. Representa ação de internacionalização do programa.

● Participação em Comitê de orientação (mestrado, doutorado e Iniciação científica) para desenvolvimento de pesquisas em integração de sistemas e pecuária de precisão. Tem-se como benefício ampliação de parcerias com pesquisadores estrangeiros em projetos e publicação de artigos, e na publicação de artigos em extratos superiores.

● Colaboração interdisciplinar em zootecnia para aproveitar as sinergias nas interfaces entre as disciplinas (ex. genética, nutrição, fisiologia, sanidade e manejo). O benefício

(4)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

4

será ampliação do impacto social do programa; execução de projetos inovadores, integrados, interdisciplinares, interinstitucionais e multidisciplinares.

● Participação em bancas de Qualificação e Defesa, de Mestrado e doutorado, nas diferentes áreas, agregando conhecimento e qualidade aos Produtos finais. O benefício é a melhor qualificação da produção, com maior possibilidade de publicação em periódicos de boa qualidade. Ressalta-se ainda interação entre pesquisadores, a participação de estrangeiros na banca, conferindo uma importante ação de internacionalização do programa.

g) Resultados esperados pelo PPG nas seguintes dimensões: formação, pesquisa e produção acadêmica, impacto e relevância social, inovação e inserção internacional

Formação – Melhoria da qualidade de dissertações, teses, e da formação de recursos

humanos (iniciação científica, tecnológica, mestres e doutores).

Pesquisa e produção acadêmica- Ampliação da socialização do conhecimento, tecnologias

e inovações geradas no interior do programa pela publicação de artigos em periódicos de referência para a área.

Impacto e relevância social- Ampliação do impacto social do programa por meio do

aumento da quantidade de artigos publicados em co-autoria com docentes estrangeiros e da realização de eventos de divulgação técnico-científica.

Inovação-Aumento do número de dissertações e teses defendidas, com temas relacionados

à inovação e processos de transferência de conhecimento.

Inserção internacional- Aumentar as ações de internacionalização por meio de

participação do professor estrangeiro em disciplinas do PPGZ, em Comitês de orientação, em co-autoria de trabalhos publicados.

h) Disponibilidade de estrutura física para a instalação e atuação do professor/pesquisador na Unidade Acadêmica

O PPGZ está lotado na EVZ localizada no Campus Samambaia da Regional Goiânia. A EVZ dispõe de uma área de 48 hectares destinada a pastagens e lavouras e uma extensa área

(5)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

5

construída com edificações para a realização das atividades didáticas, de pesquisa e de extensão. Possui 26 salas de aula sendo sete delas no centro de aulas da EVZ e 16 salas nos departamentos da Escola. São 29 laboratórios, dois auditórios (200 lugares e 90 lugares), um Hospital Veterinário e setores para produção animal. O PPGZ conta com uma secretaria, sala de reuniões comum ao departamento de Zootecnia, sala da coordenação, uma sala de videoconferência e uma sala de qualificação e defesa devidamente equipadas, almoxarifado e copa. Cada docente possui uma sala individual equipada com computadores e ar-condicionado. Haverá uma sala disponível para o professor visitante. Os setores de produção e laboratórios disponíveis ao PPGZ são:

FÁBRICA DE RAÇÃO - área de 200m2,galpão com os equipamentos para fabricação de ração, sala para a pesagem de microingredientes e peletização de ração, moinho, silo dosador, balanças um misturador horizontal, dois misturadores Y e uma peletizadora.

AVICULTURA- O programa possui disponível dois setores de avicultura.

Aviário Experimental- Possui galpões de produção de aves de corte e de postura, onde podem ser realizados ensaios metabólicos e de desempenho (frangos, codornas e poedeiras), os quais são: Galpão de frango de corte experimental (com 24 boxes de capacidade para até 24 aves cada); Galpão de frango de corte experimental (baterias), com três salas de metabolismo com capacidade de 40 parcela cada; Galpão de frangos de corte para criação (capacidade 1000 aves); Galpão de poedeiras para produção com capacidade para 360 galinhas; Galpão de poedeiras experimental com capacidade para 500 galinhas; Galpão com 6 conjuntos de baterias para criação de codornas sendo uma para reprodutores; Instalação do incubatório (sala de ovos, sala de incubação, banheiro). Três máquinas de incubar com capacidade de 240 ovos; Sala de abate e processamento de aves. Sala de preparação de amostras.

Aviário Escola- Galpão climatizado sistema de pressão negativa (1.522 m2). A capacidade de alojamento é de 23 mil frangos a cada 60 dias no sistema de integração e permite a condução de ensaios com estudos ambientais e de produção. Podem ser instalados durante a criação dos lotes comerciais, 54 boxes com até 35 aves por boxe ou 100 boxes com 18 aves cada.

(6)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

6

SUINOCULTURA - O Setor de Suinocultura é composto por dois galpões semi-abertos, de alvenaria, telhado em duas águas com telhas de cerâmica. Um dos galpões abriga instalações destinadas as fases de gestação, maternidade e creche; enquanto o outro apresenta embarcadouro, sala semi-aberta para ensaios metabólicos com oito gaiolas metabólicas, área para a coleta de sêmen de cachaços e instalações para as fases de creche, crescimento e terminação.

PISCICULTURA- O setor de piscicultura possui dois viveiros de 500 m², três viveiros de 330 m², um viveiro de 200 m², quatro tanques de alvenaria de 50 m³, 12 tanques de alvenaria de 6 m² (4 m³), quatro tanques de 120 m², três tanques de 250 m² e 12 viveiros de 50 m². Um galpão de reprodução, sala de aula para 30 alunos, escritório.

CONFINAMENO EXPERIMENTAL DE BOVINOS DE CORTE – CEBC- Possui 1 Curral de manejo (132m²), 2 Banheiros (48m²), 1 Barracão (150m²), 22 Baias de 77m² (1694m²), 30 baias de 75m² (2250m²) e 8 Baias individuais para ensaio metabólico de 2,5m² (20m²). No setor são confinados em média 600 animais por ano, porém não são animais fixos no confinamento, ficam em média apenas 105 dias.

CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA - Possui três apriscos subdivididos com baias para maternidade, alojamento de reprodutores caprinos e ovinos e animais jovens, e anexos (Área de preparo e armazenamento de alimentos, área para armazenamento de medicamentos e implementos). A área de pastagens ocupa 7,2 hectares.

BOVINOCULTURA DE LEITE- Fazenda Escola Curral, sala de espera, sala de ordenha, cinco áreas, sendo três cobertas com cochos e duas para material. Sala de aula, sala para estagiários e farmácia, resfriador com capacidade para 2.000 litros de leite. Quatro silos com capacidade para 200 toneladas cada.

LAVOURA E PASTAGENS- Campo Agrostológico com 72 parcelas ( 2 m x 1,5 m), 20 ha para produção de silagens (milho e sorgo); área de 11 ha com Panicum.

GALPÃO DE METABOLISMO - O Galpão de é composto por três salas climatizadas que comportam 16 gaiolas metabólicas para ovinos, 12 gaiolas metabólicas para suínos ou 10 baterias aquecidas para frangos de corte cada.

(7)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

7

CENTRO DE PESQUISA EM PECUÁRIA EXTENSIVA – O CEPPEX possui uma área total de 97 hectares, dos quais 13.776m2 são de área construída. Na sua área encontram-se curral de manejo de bovinos, 26 baias de confinamento, 2 casas para alojamento e 1 residência de funcionário, sala de aula, laboratório para processamento de amostras, 2 galpões para maquinários, 16 piquetes, 48 ha de pasto formado, 10 tanques de piscicultura, área de preservação ambiental, uma represa. Possui como equipamentos: estufa de secagem de amostras, moinho, balança semi-analítica, balança para pesagem de bovinos, trator, arado, grade aradora, grade niveladora, pulverizador, plantadora. O rebanho é formado por 220 animais destinados à pesquisa em sistema de comodato.

REPRODUÇÃO ANIMAL- Prédio com seis laboratórios, sendo dois didáticos e quatro para pesquisas, quatro gabinetes para professores e duas salas para alunos de pós-graduação, bovinos para aulas práticas e para desenvolver pesquisas, curral com 12 troncos.

LABORATÓRIO DE BIOINFORMÁTICA- O PPGZ conta com um Laboratório de bioinformática localizado no Centro de aulas da EVZ. Possui 17 mesas coletivas para 3 computadores cada e 30 cadeiras, 23 computadores (CPU+Monitor+Teclado+Mouse); 16 Estabilizadores; um projetor data show; um ar condicionado; e uma sala anexa de 10m2 com ar condicionado onde se encontra o servidor.

LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DA REDE DE PESQUISA PRODUÇÃO ANIMAL SUSTENTÁVEL - Uma das salas possui 10 fermentadores de fluxo contínuo para análises de alimentos e comparação entre tratamentos em um sistema com capacidade in vitro de medir produção de ácidos graxos voláteis, amônia ruminal, produção de proteína microbiana, Além dos seguintes equipamentos: Cromatógrafo Líquido, Cromatógrafo gasoso, espectrofotômetro de absorção atômica, espectrofotômetro UV/VIS, liofilizador, centrífuga, balanças, ultrafreezer.

LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO ANIMAL- Possui sala com capela de exaustão de gases principal, blocos digestores (macro e micro) e muflas; destiladores de nitrogênio, aparelhos para determinação de gordura, Estufas 105º C, digestores para determinação de fibra, autoclave de chão e de bancada, Bomba de vácuo, microondas, granulômetro, prensa hidráulica manual, quarteador de amostras, freezer vertical, destilador de água, exaustores de ar; sala para

(8)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

8

pesagens de amostras e reagentes com balanças de precisão (0,0001g) e balança semi-analítica; sala anexa à sala principal com capela para exaustão de gases, mufla, agitador magnético, Determinador de pH, centrífuga de bancada, agitador magnético, determinador de nitrogênio e extrator de gordura; (calorímetro/bomba calorimétrica, estufa 105ºC) e Espectrofotômetro; estufas e moinhos com 3 moinhos tipo wiley, 1 Moinho pulverizador, 06 Estufa de Ventilação Forçada.

Além desses Setores a EVZ possui os seguintes laboratórios que poderão ser utilizados pelo professor visitante: Laboratório Do Núcleo De Estudos E Pesquisas Em Biologia Reprodutiva Animal (Nep-Bra); Laboratório De Reprodução Animal; Laboratório De Bioquímica Celular; Laboratório De Fisiopatologia Da Reprodução; Laboratórios Do Centro De Pesquisa Em Alimentos E Laboratório Multiusuário Pós-Graduação.

i) Cronograma de implantação e execução da proposta

Considerando o perfil desejado para o professor visitante (estrangeiro) o cronograma proposto será de 4 anos. Caso o candidato selecionado não seja estrangeiro, o cronograma precisará ser adequado para 2 anos.

Ano 1 Meses

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Apresentação do professor e levantamento de

demandas do PPGZ

x x x x x x

Oferta de disciplina para o PPGZ x x x x x x

Participação em Comitê de orientação x x x x x x x x x x x x Participação de Projetos de Pesquisa em todas

as LP do PPGZ

x x x x x x x x x x x x

Participação em bancas de Qualificação e Defesa, de Mestrado e doutorado

x x x x x x x

Ano 2 Meses

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

(9)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

9 Ministrar Curso para qualificação dos discentes

x x

Participação em Comitê de orientação x x x x x x x x x x x x Auxílio na Redação de artigo científico x x x x x x x x x x x x Participação de Projetos de Pesquisa em todas

as LP do PPGZ

x x x x x x x x x x x x

Participação em bancas de Qualificação e Defesa, de Mestrado e doutorado

x x x x x

Ano 3 Meses

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Oferta de disciplina para o PPGZ x x x x x x

Ministrar Curso para qualificação dos discentes

x x

Participação em Comitê de orientação x x x x x x x x x x x x Auxílio na Redação de artigo científico x x x x x x x x x x x x Participação de Projetos de Pesquisa em todas

as LP do PPGZ

x x x x x x x x x x x x

Ano 4 Meses

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Oferta de disciplina para o PPGZ x x x x x x

Ministrar Curso para qualificação dos discentes

x x

Participação em Comitê de orientação x x x x x x x x x x x x Participação de Projetos de Pesquisa em todas

as LP do PPGZ

x x x x x x x x x x x x

Participação em bancas de Qualificação e Defesa, de Mestrado e doutorado

x x x x x

(10)

Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

EVZ/DZO. Avenida Esperança s/nº. Campus Samambaia. CEP: 74.690-900. Fone: 3521-1305. Email: ppgz.evz@ufg.br

10

j) Ata de aprovação da proposta pela coordenadoria do programa e documento de encaminhamento da respectiva Unidade Acadêmica (ou PRPG)

A proposta apresentada foi aprovada em Reunião Ordinária de Coordenadoria do PPGZ, realizada no dia 25/06/2021 às 14h (SEI 2201830). A Ata nº 06 da reunião está anexada no Processo SEI. Segue o trecho relativo ao ponto de pauta da aprovação da proposta pela coordenadoria do PPGZ:

“6) Aprovação da proposta do perfil do professor a ser contratado para professor visitante (Chamada Interna PROPESSOAS / PRPG No 02/2021: A coordenadora informou sobre o Edital aberto para contratação de professor visitante. Foi esclarecido que cada programa poderá enviar uma proposta. Em seguida, a coordenadora leu a proposta do perfil do professor que consta no Projeto de Proposta do perfil do professor a ser enviado à Propessoas. Foi esclarecido que o perfil preferencialmente estrangeiro visa a melhora da Internacionalização do PPGZ. O professor Henrique informou que é importante que o professor auxilie na área de Fisiologia. Foi esclarecido que haverá a segunda etapa do edital para a seleção do candidato. Após discussão e esclarecimentos, a proposta do perfil do professor a ser contratado para professor visitante foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pela coordenadoria.”

k) Outras informações relevantes.

Embora essa não seja uma etapa de seleção, já existem possíveis candidatos à vaga no perfil proposto. A oportunidade de receber um professor visitante estrangeiro será de suma importância para cumprimento das metas de internacionalização do PPGZ. Acreditamos que o perfil proposto poderá contribuir com o desenvolvimento de todas as Linhas de pesquisa do PPGZ.

Referências

Documentos relacionados

O trabalho foi dividido em três partes: análise do comportamento dos dados de abate e condenações por contaminação, considerando-se como tratamentos as estações do

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Selecionar candidatos a serem indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- graduação - PROPPG/UEL - à CAPES para recebimento de bolsas de estágio em pesquisa

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é propor um modelo de predição precoce que mapeie o desempenho dos alunos em cursos de nível superior, na modalidade de ensino a

Programa de Doutorado Integrado de Zootecnia; Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - Mestrado; Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Mestrado e Doutorado; Programa de

Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UFG, aptos a receber inscrição de Professor Visitante e/ou Professor e Pesquisador Visitante

Edital PROPG nº 03/2021 – Contratação de Professor Visitante Estrangeiro: O Edital PROPG nº 03/2021 – Contratação de Professor Visitante Estrangeiro, dentro do