• Nenhum resultado encontrado

Revista Eletrônica de Biologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revista Eletrônica de Biologia"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Revista Eletrônica de Biologia

REB Volume 5 (2): 31-39, 2012

ISSN 1983-7682

.

_______________________________________________________________ Frugivoria por Aves de Duas Espécies Arbóreas Nativas do Planalto

Médio do Rio Grande do Sul

Frugivory for Birds of Two Native Forest Species of Average Plateaus of The Rio Grande do Sul

Aline Schú1; Jaime Martinez1. 1 Universidade de Passo Fundo.

e-mail contato: alineschu@yahoo.com.br

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar aves relacionadas com as árvores de

Erythroxylum deciduum e Nectandra lanceolata e descrever o modo de manipulação

dos frutos. As observações foram feitas em dois fragmentos florestais dentro do limite urbano de Carazinho/RS. Foram registradas 9 espécies de aves consumindo os frutos das árvores. Para E. deciduum foi registrado o consumo de 262 frutos, sendo 78 na fase de fruto em maturação e 184 na fase de fruto maduro. Para N. lanceolata foram consumidos 126 frutos, sendo 98 na fase de fruto em maturação e 28 na fase de fruto maduro. A ave que permaneceu pelo menor tempo sobre a planta-mãe de E.

deciduum na fase de fruto em maturação foi Thamnophilus caerulescens e para o fruto

maduro foi Myiodynastes maculatus. A ave que permaneceu pelo menor tempo sobre

N. lanceolata nas fases de fruto em maturação e maduro foi Myiodynastes maculatus.

O maior número de visitas em E. deciduum na fase de fruto em maturação foi de

Tangara sayaca e o maior número de visitas para fase de fruto maduro, Turdus rufiventris. O maior número de visitas na árvore N. lanceolata foi de Turdus rufiventris,

para o fruto em maturação e maduro.

Palavras chaves: Frugivoria, dispersão de sementes, Erythroxylum deciduum, Nectandra lanceolata, regeneração natural, aves.

Abstract

This work aimed to identify the birds related with the trees of Erythroxylum deciduum and Nectandra lanceolata and describe the way as each bird manipulated the fruits in two existing forest fragments inside of the urban limit of Carazinho/RS. Were registered 9 species of birds consuming the fruits of the two trees. For E. deciduum tree was registered the consumption of 262 fruits, being 78 in the phase of maturation and 184 in the phase of mature fruit. For N. lanceolata 126 fruits were consumed, being 98 in

(2)

the maturation phase and 28 in the phase of mature fruit. The species that remained for the lesser time on the mother-plant of E. deciduum in the phase of maturation fruit was Thamnophilus caerulescens and for the mature fruit was Myiodynastes maculatus. The bird that remained for the lesser time on the N. lanceolata in the phases of maturation fruit and mature fruit was Myiodynastes maculatus. The biggest number of visits on E. deciduum in the phase of maturation fruit was of the Tangara sayaca species and the biggest number of visits in phase of mature fruit was of the Turdus

rufiventris species. The biggest number of visits on the N. lanceolata tree was of the

bird Turdus rufiventris, as much for the maturation fruit as for the mature one.

Key words: Frugivory, seed dispersal, Erythroxylum deciduum, Nectandra lanceolata, nature regeneration, birds.

1. INTRODUÇÃO

Frugívoros são animais que se alimentam de frutos. Entre eles, existem os que possuem a sua alimentação quase totalmente restrita aos frutos e os que têm uma dieta mista, onde os frutos correspondem apenas a uma parte dela. O maior número de representantes dos frugívoros é encontrado entre as aves e os mamíferos, mas eles também ocorrem em outros grupos (BANCO DE DADOS DA FRUGIVORIA NEOTROPICAL, 1993).

A árvore Erythroxylum deciduum A.St.-Hil. ocorre desde o Piauí até o Rio Grande do Sul. As inflorescências podem ser encontradas nos meses de agosto a outubro e os frutos de outubro a janeiro. O fruto é uma drupa elipsóide, vermelha quando madura, possui uma única semente de cor branca. A polpa é adocicada e carnosa. Um quilograma de sementes possui cerca de 10.000 unidades (LORENZI, 1998).

A Nectandra lanceolata Nees & Mart. ocorre no Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. A floração ocorre nos meses de setembro a dezembro e os frutos começam a amadurecer em janeiro podendo ser encontrados até o mês de março. Um quilograma de sementes tem cerca de 980 unidades (LORENZI, 2000). Esta árvore pode variar entre 10 a 15 metros de altura (CARVALHO, 2003).

Esta pesquisa tem por objetivos identificar as aves relacionadas a essas duas espécies arbóreas nativas e descrever o modo com que cada uma manipulou os frutos durante a sua alimentação.

(3)

2. MATERIAL E MÉTODO

O estudo foi realizado em duas áreas de floresta ombrófila mista, existentes dentro do limite urbano do município de Carazinho, Rio Grande do Sul, Brasil. As áreas foram aleatoriamente denominadas como área florestal 1, sendo esta localidade conhecida como Colônia Dona Júlia, com cerca de 10 hectares e a outra, como área florestal 2, situada no Bairro Loeff com aproximadamente 8 hectares.

Foram observadas duas espécies produtoras de frutos: Erythroxylum

deciduum, e Nectandra lanceolata. Sendo que, para a primeira espécie foram

observados 3 indivíduos nos meses de dezembro e janeiro do ano de 2006, e para a segunda somente 1 indivíduo, pela dificuldade em encontrar outro representante da espécie com uma frutificação intensa, nos meses de janeiro e fevereiro.

O estudo foi realizado em duas fases: quando a espécie vegetal apresentou fruto imaturo e a outra com fruto maduro. As árvores de

Erythroxylum deciduum foram observadas por um período de 18 horas, sendo

realizadas 10 horas de fruto em maturação e o restante de fruto maduro. Não foi possível realizar a observação por 30 horas, devido às condições climáticas que influenciaram na maturação e queda dos frutos. A árvore de Nectandra

lanceolata foi observada por um período de 30 horas. O trabalho foi efetuado

entre 8 horas e 12 horas da manhã.

As observações foram feitas a uma distância da árvore em que se tornou possível obter um bom campo de visualização da copa da árvore, aproximadamente 8 metros. Foram utilizados cronômetro, binóculo 10 x 30 mm e máquina fotográfica digital 3.1 mega pixels.

Na investigação foram avaliados parâmetros quantitativos e qualitativos. Para a avaliação dos parâmetros quantitativos foram observados o número de visitas de cada espécie de ave às árvores e o número de indivíduos, o número de frutos consumidos por visita e a duração da visita. Para os parâmetros qualitativos foram observados, pelo método “ad libitum”, segundo Moermond e Denslow (1985), o comportamento usado pela ave para apanhar o fruto, sendo eles: picking (a ave pousada captura os diásporos sem estender o corpo ou assumir posições especiais); reaching (a ave estende o corpo bem abaixo ou acima do poleiro); hanging (todo o corpo da ave fica sob o poleiro, com a região

(4)

ventral voltada para cima); hovering (a ave captura o diásporo em vôo, pairando brevemente em frente a ele); e stalling (a ave em vôo realiza uma investida direta ao diásporo sem pairar em frente a ele). Avaliou-se o método usado para a ave ingerir o diásporo e também se procurou avaliar quando possível, como as sementes foram dispersas, de acordo com a seguinte classificação: a ave consome a polpa do fruto e descarta a semente em outro local, a ave engole o fruto e regurgita a semente, descarta o fruto sob a planta-mãe, carrega o fruto no bico para outro local, engole o fruto e defeca, destrói a semente. Todos os dados coletados foram lançados em uma ficha de campo e a nomenclatura sistemática para as aves obedeceu à classificação de Bencke (2002). A avaliação foi feita através da estatística descritiva.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram registradas 9 espécies de aves, pertencentes a cinco famílias da ordem Passeriformes consumindo os frutos da árvore Erythroxylum deciduum (TABELA 1). O maior número de visitas na árvore de Erythroxylum deciduum na fase de fruto em maturação foi da espécie Tangara sayaca (n=22) e o maior número de visitas para fase de fruto maduro foi da espécie Turdus rufiventris (n=25).

A espécie de ave que permaneceu pelo menor tempo sobre a planta-mãe na fase de fruto em maturação foi Thamnophilus caerulescens (Duração média: 1:03 min), enquanto que para o fruto maduro foi Myiodynastes

maculatus (Duração média: 00:20 min).

Todas as espécies foram vistas engolindo os frutos inteiros, possibilitando que as sementes sejam regurgitadas e/ou defecadas em outro local, longe da planta-mãe. Indivíduos das espécies Turdus rufiventris,

Zonotrichia capensis, Furnarius rufus e Pripraeidea melanonota, foram

visualizados descartando a semente sob a planta-mãe, não favorecendo a dispersão. Indivíduos das espécies Pitangus sulphurathus, Tyrannus savana e

Tangara sayaca foram observados engolindo os frutos inteiros ou

carregando-os no bico para outro local, agindo assim como potenciais dispersores. Entre elas, destaca-se Tyrannus savana que levou no bico os frutos para outro local em 62,5 %das visitas.

(5)

Tangara sayaca foi a ave que consumiu o maior número de frutos na

fase de fruto em maturação (n=56) enquanto que par fruto maduro a espécie que consumiu o maior número de frutos foi Turdus rufiventris (n=91).

Indivíduos das espécies Zonotrichia capensis e Furnarius rufus foram observados consumindo frutos de Erythroxylum deciduum que estavam depositados no chão, totalizando em 14 frutos, porém não foram consideradas visitas à planta.

O maior número de visitas na árvore Nectandra lanceolata (TABELA 2) foi da ave Turdus rufiventris, tanto para o fruto em maturação como para o maduro. As aves de Turdus rufiventris, na maioria das vezes, chegavam em bandos de em média 5 indivíduos na árvore, porém só foi efetuada a observação do primeiro indivíduo a pousar na árvore.

A ave que permaneceu pelo menor tempo sobre a planta-mãe nas fases de fruto em maturação e fruto maduro foi Myiodynastes maculatus (Duração média: 1:09 min e 3:16 min, respectivamente).

Turdus rufiventris foi a ave que consumiu maior número de frutos tanto

na fase em maturação (n=72) quanto na fase de fruto maduro (n=24).

Para a espécie Nectandra lanceolata, foram registradas 3 espécies consumindo frutos em 30 horas de observação, sendo que todas as aves foram visualizadas engolindo frutos inteiros. Turdus rufiventris foi visto regurgitando e defecando sob a planta-mãe. Outras espécies visitaram as duas espécies arbóreas, mas somente as visitas em que houve consumo de frutos foram consideradas.

Em um estudo realizado com outra representante da família Lauraceae, a árvore Ocotea pulchella, avaliado por Francisco & Galetti (2002) na região do cerrado, foram registradas 13 espécies de aves em 72 horas de observações, todas as aves também foram consideradas potenciais dispersoras de sementes por engolirem o fruto inteiro.

Os comportamentos para apanhar os frutos foram os seguintes: “picking” foi visualizado em todas as espécies de aves que se alimentaram dos frutos das duas árvores em estudo; “reaching” foi visualizado em indivíduos de

Turdus rufiventris, Tangara sayaca e Furnarius rufus; “hovering” ocorreu nas

(6)

e “stalling” foi registrado para Myiodynastes maculatus e Turdus rufiventris. Não foi observado o comportamento “hanging”.

Para as duas árvores o período de maior número de visitas ocorreu nas primeiras horas da manhã (entre 08h00min e 10h00min).

Tabela 1 – Comportamento e espécies de aves observadas consumindo frutos de Erythroxylum deciduum A. St.-Hil. (Erythroxylaceae).

Família/ espécie aves Número de visitas Fruto em maturação Número de visitas

Fruto maduro Forma

de consum o Compor- tamento Nº. de frutos Duração (min.) Nº. de frutos Duração (min.) Tiraninnae Myiodynastes maculatus (Statius Muller, 1776) 2 5 01:56 1 6 00:21 1, 5 1 Pitangus sulphuratus (Linneaus, 1766) - - - 6 46 06:33 1, 4 1 Tyrannus savana (Vieillot, 1808) - - - 8 20 02:39 1, 4 1, 4 Turdidae Turdus rufiventris (Vieillot, 1818) - - - 25 91 11:00 1, 3 1,2 Thraupidae Tangara sayaca (Linneaus, 1766) 22 56 14:26 2 3 01:10 1, 4 1, 2 Pipraeidea melanonota (Viellot, 1819) - - - 1 14 08:48 1, 2, 3, 5, 6 1 Emberizidae Zonotrichia capensis (Statius Muller, 1776) 2 11 04:24 - - - 1, 3 1 Thamnophilidae Thamnophilus caerulescens (Viellot, 1816) 1 1 1:03 - - - 1 4 Furnariidae Furnarius rufus (Gmelin, 1788) 3 5 4:03 1 4 0:48 1 1,2 TOTAL 28 78 44 184 - -

(7)

Forma de consumo: 1) Engole o fruto sob planta-mãe; 2) Engole o fruto e regurgita; 3) Descarta semente sob planta-mãe; 4) Carrega o fruto no bico para outro local; 5) Engole o fruto e defeca; e 6) Destrói o fruto. Comportamento para apanhar os frutos: 1) Picking (a ave captura o fruto, pousada no poleiro sem estender o corpo); 2) Reaching (a ave estende o corpo abaixo ou acima do poleiro); 3) Hanging (a ave fica com a região ventral voltada para cima sob o poleiro para capturar o fruto); 4) Hovering (captura o fruto em vôo pairando brevemente em frente a ele); e 5) Stalling (captura o fruto em vôo sem pairar em frente a ele) (Moermond e Denslow, 1985).

Tabela 2 – Comportamento e espécies de aves observadas consumindo frutos de Nectandra lanceolata Nees & Mart. (Flacourtiaceae).

Família/ espécie aves Número de visitas Fruto em maturação Número de visitas

Fruto maduro Forma

de consum o Compor- tamento Nº. frutos Duração (min.) Nº. de frutos Duração (min.) Tiraninnae Myiodynast es maculatus (Statius Muller, 1776) 15 22 16:42 2 4 05:92 1, 4 1, 5 Turdidae Turdus rufiventris (Vieillot, 1818) 44 72 112:22 14 24 54:11 1, 4, 5 1, 2, 4, 5 Thamnophilidae Thamnophil us caerulescen s (Viellot, 1816) 2 4 03:36 - - - 1 1 TOTAL 61 98 16 28 - -

Forma de consumo: 1) Engole o fruto sob planta-mãe; 2) Engole o fruto e regurgita; 3) Descarta semente sob planta-mãe; 4) Carrega o fruto no bico para outro local; 5) Engole o fruto e defeca; e 6) Destrói o fruto. Comportamento para apanhar os frutos: 1) Picking (a ave captura o fruto, pousada no poleiro sem estender o corpo); 2) Reaching (a ave estende o corpo abaixo ou acima do poleiro); 3) Hanging (a ave fica com a região ventral voltada para cima sob o poleiro para capturar o fruto); 4) Hovering (captura o fruto em vôo pairando brevemente em frente a ele); e 5) Stalling (captura o fruto em vôo sem pairar em frente a ele) (Moermond e Denslow, 1985).

4. CONCLUSÕES

A espécie arbórea Erythroxylum deciduum se mostrou mais atrativa como alimento para as aves do que a Nectandra lanceolata, mesmo com menor tempo de observação. Para Erythroxylum deciduum foram consumidos maior número de diásporos na fase de fruto maduro, enquanto que para

(8)

Nectandra lanceolata, ocorreu o contrário, sendo consumidos mais frutos na

fase de fruto em maturação do que na fase de fruto maduro. As duas árvores podem ser indicadas para reflorestamentos de áreas degradadas, visto que produzem grande quantidade de frutos e suas sementes podem ser facilmente dispersas.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem à colaboração das professoras Dra. Nêmora Pauletti Prestes e Dra. Branca Maria Aimi Severo na realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília, Embrapa Informação Tecnológica, 2003.

FRANCISCO, M.R. & GALETTI M. Aves como potenciais dispersoras de sementes de Ocotea pulchella Mart. (Lauraceae) numa área de vegetação de cerrado do sudeste brasileiro. Rev. Bras. Bot. V.25, n.1, São Paulo mar. 2002.

LORENZI, Harry. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Vol. 1, 2ª.ed. Instituto Plantarum, São Paulo, 1998.

LORENZI, Harry. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Vol. 1, 3ª.ed. Instituto Plantarum, São Paulo, 2000. p 122.

MOERMOND, T. C. e DENSLOW, J.S. Neotropical avian frugivores: patterns of behavior, morphology and nutrition, with consequences for fruit selection. Ornit. Monogr. 36:865-897.

(9)

NEOFRUG. Banco de Dados da Frugivoria Neotropical. Disponível em: http://www.cria.org.br/neofrug/sobre Acesso:30/05/06.

Referências

Documentos relacionados

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

se a uma forma de comunicação que engloba vários meios para transmitir uma mensagem (Ribeiro, 2004). As aplicações multimédia interactivas ultrapassaram a sua utilização em contexto

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

nuestra especialidad por su especial proyección en el ámbito del procedimiento administrativo y el proceso contencioso administrativo, especialmente los alcances de la garantía

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua

As diferenças mais significativas de humidade do solo entre tratamentos manifestam-se no final do Inverno e início da Primavera em resultado do grau de

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição