• Nenhum resultado encontrado

OFICINA DE ESTAMPARIA DIGITAL: desenho de estampa floral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "OFICINA DE ESTAMPARIA DIGITAL: desenho de estampa floral"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

OFICINA DE

ESTAMPARIA DIGITAL:

desenho de estampa floral

Desenvolvido para realização no Krita Elaboração: Profa. Ana Paola dos Reis

(2)

Fico muito contente pelo seu interesse na oficina de Estamparia Digital: desenho de estampa floral. Ela foi desenvolvida para que seja realizada de maneira totalmente assíncrona, e com a possibilidade de utilizar dois softwares, o Adobe Photoshop ou o Krita. Esta é a apostila referente ao Krita, um excelente software livre e open source. Se você pretende utilizar o Adobe Photoshop, verifique o outro arquivo de PDF.

Nesta oficina criaremos uma estampa floral que mescla o processo manual com o digital. Na etapa manual, copiaremos e pintaremos a silhueta de algumas flores.

Todo o restante será feito digitalmente. Você pode fazer uma estampa mais simples que a proposta, você é que determina o nível de complexidade da sua composição.

Na próxima página estão descritos os materiais

necessários, e nas subsequentes está o passo a passo.

Além da apostila há um vídeo que demonstra o passo a passo descrito aqui. Utilizar os dois recursos didáticos pode ser mais interessante que usar apenas um ou outro.

Ao final da apostila há um endereço de email para onde você pode mandar a sua produção e entrar em contato, caso tenha alguma dúvida sobre o assunto. Tem também algumas hashtags pra marcar a gente nas redes sociais.

Estou curiosa pra ver o resultado do seu trabalho!

Ótima oficina para você!

Profa. Ana Paola dos Reis Departamento de Desenho Escola de Belas Artes

olá!

(3)

- Computador com o Krita instalado;

- Papel vegetal;

- lápis;

- pincel;

- tinta preta (guache, nanquin, etc);

- revistas e livros com imagens de flores (serão nossos materiais de pesquisa).

NECESSÁRIOS:

Você vai pesquisar nas revistas e nos livros algumas flores para desenvolver a sua estampa floral. A partir das ima- gens selecionadas, você contornará a silhuetas das flores e folhas, que serão transpostas para o software e que virarão pincéis. É com esses pincéis que você irá compor a estam- pa floral.

Você poderá imprimir a estampa realizada em um tecido de algodão, ou em um sintético, e costurar uma peça de roupa ou acessório. Ou quem sabe você imprima em papel, e vire a capa de um caderno? Você tem inúmeras possibilidades.

(4)

01 PESQUISE

Busque em revistas e livros flores interessantes para você transpor para a estampa.

Não é necessário que sejam todas de mesmo tamanho.

Selecione flores de formato e posição variada. É interes- sante quando as pétalas são um pouco separadas, e você consegue ver um pouco do fundo entrando na forma.

Usamos papel vegetal e tinta preta para copiar os contor- nos dessas flores, copiando a silhueta delas.

Começe pesquisando nas revistas e livros

imagens de flores que te chamem a atenção.

(5)

02 COPIE A SILHUETA

Coloque o papel vetegal sobre as imagens e, usando um lápis, contorne o fomato das flores. Pinte com tinta preta, formando a silhueta da flor. Também é interessante fazer formas para os centros das flores, já que elas podem ter cores diferentes entre o miolo e as pétalas.

É interessante pintar algumas hastes e folhas, e algum grupo de florezinhas miúdas. Esses elementos podem servir como preenchimento.

São essas silhuetas que transformare- mos, mais adiante, em carimbo digital para compor a estampa.

Utilize o papel vegetal e um lápis

para copiar o contorno das ima-

gens selecionadas. Depois pinte de

preto preenchendo as silhuetas.

(6)

03 DO PAPEL PARA O COMPUTADOR

Se você tiver um scanner, basta que você digitalize a folha inteira em 300 DPI. Caso não tenha (o que é o mais comum), você pode utilizar a câmera do celular para registrar cada uma das flores separadamente. Neste caso, faça a foto no celular com a maior resolução possível (veja nas configura- ções da câmera como ajustar a resolução).

Na hora de fotografar, coloque o papel vegetal sobre uma folha em branco, e ambos sobre a mesa. Posicione o celular

paralelo à superfície para evitar distorcer as silhuetas com qualquer ângulo de câmera.

Ajuste o foco e o contraste: en- quadre a flor que será fotogra- fada e toque rápido na tela do celular. Ao fazer isso aparecerá um círculo e, abaixo ou ao lado dele, uma barra para o ajuste da luminosidade. Deslize o cursor ao longo dessa barra e ajuste a luminosidade para obter o maior contraste entre a figura e o fundo em branco.

Digitalize as silhuetas das flores pintadas usando

um scanner (a 300 DPI) ou fotografe usando a

câmera do seu celular no tamanho máximo.

(7)

04 NO KRITA...

Se você escaneou a sua folha de papel vegetal, você terá todas as silhuetas em uma mesma imagem. Se você fo- tografou, terá várias imagens, uma para cada motivo ou silhueta. Abra essas imagens no Krita.

Talvez seja necessário ajustar o contraste entre o motivo e o fundo. Faça isso ajustando os níveis (FILTRAR > AJUSTAR

> NÍVEIS) (A). Quanto maior o contraste, melhor.

Agora selecione a silhueta em preto. Para isso, utilize a fer- ramenta Varinha Mágica que fica na barra de ferramentas à esquerda (B). Faça esse processo de predefinir pincéis para cada uma das silhuetas. Caso você tenha um grupo de formas isoladas e queira selecionar essas várias formas, manhenha a tecla Shift pressionada, e clique sobre cada uma das formas. Assim você vai adicionando áreas defini- das à sua seleção.

Abra as imagens e ajuste o contraste entre a figura e o fundo, e utilize a ferramenta Varinha Mágica para selecionar uma silhueta.

B

A

B

(8)

05 CRIE UM PINCEL

Agora você vai criar o seu pincel que terá o formato exato da área selecionada. Antes de tudo, copie a área selecio- nada (Ctrl + C). A seguir, selecione a ferramenta Pincel, na barra lateral, à esquerda. A barra de ferramentas superior vai aparecer para a ferramenta Pincel.

Clique em PREDEFINIÇÕES DO PINCEL e escolha a opção Basic 2 Opacity.

Com a área em preto selecionada, copie a sele-

ção e comece a predefinir o pincel.

(9)

05 CONTINUE A CRIAR O PINCEL

Agora clique no botão EDITAR CONFIGURAÇÕES DO PINCEL. Uma janela será aberta. Você vai alterar a defini- ção do pincel original para o desenho selecionado, e salvar como um novo pincel. Faça o seguinte:

Mude da aba Automático para PREDEFINIDO (A).

Clique em + ÁREA DE TRANSFERÊNCIA (B) e, na janela que se abrir (C), nomeie e clique em OK.

Clique em SALVAR PREDEFINIÇÃO DO PINCEL (D) , e, na janela que se abrir, nomeie novamente e escolha um ícone em LÊ A PARTIR DA BIBLIOTECA DE ÍCONES.

Feito isso, o pinel estará criado e aparecerá na paleta de Pincéis.

Predefina o pincel colando o desenho da área de trasnferência, nomeie e salve a nova predefini- ção do pinclel.

A

B C

D

(10)

06 VEJA NA PALETA DE PINCÉIS

Os pincéis que você acabou de criar estarão todos na paleta de pincéis. Você pode vê-los clicando como na imagem.

Certifique-se de que a ferramenta Pincel esteja ativada. Os últimos pincéis criados aparecerão todos na linha superior.

Clicando em EDITAR CONFIGURAÇÕES DO PINCEL, e no- vamente na aba PREDEFINIÇÕES, você pode alterar o eixo da rotação do pincel, para alterar a orientação da forma. e criar variação na hora de utilizar o pincel (que vai funcionar como se fosse um carimbo).

(11)

07 CRIANDO O MÓDULO

O módulo é a menor unidade de uma estampa e é ele que será repetido ao longo de uma superfície, criando uma sen- sação de continuidade. Crie um novo documento de 20 cm x 20 cm. É nele que criaremos o desenho.

ARQUIVO > NOVO > (na caixa de diálogo) Largura: 20 cm e Altura: 20 cm / Resolução: 300 DPI / Modelo: CMYK/Alfa >

CRIAR Para salvar:

ARQUIVO > SALVAR COMO > escolha onde salvar > nomeie

> SALVAR

Depois de criado o arquivo, adicione uma nova camada, é sobre ela que iremos pintar. Na aba CAMADAS, da Barra de Ferramentas Lateral à direita, clique sobre o ícone + para adicionar a nova camada (veja abaixo, à direita).

Crie um arquivo novo com o tamanho do mó-

dulo, e, dentro dele, pinte com os carimbos de

flores criados.

(12)

08 “CARIMBANDO”

AS FLORES

Agora distribuiremos as flores na área do módulo.

Selecione a ferramenta Pincel (A) e altere a cor do pincel para a cor desejada na aba Seletor de Cores Avançado (B), na barra de de ferramentas lateral. Ajuste o tamanho do pincel para a escala que será o desenho. Não use uma dimensão de flor muito grande, pois queremos um módulo variado.

Certifique-se que você esteja pintando na camada que você acabou de criar, e não no Plano de Fundo. Faça um clique direto do pincel sobre a área do módulo.

Repita esse processo variando entre os pincéis que você criou, e vá alterando as cores. Para variar o desenho de um mesmo pincel, veja o próximo passo.

Selecione a ferramenta Pincel e a cor que será utilizada. Mude a escala do pincel conforme de- sejado. Clique uma vez sobre a área do módulo fazendo para carimbar as flores com a ferra- menta Pincel.

A

B

(13)

09 VARIE A FORMA DE UM PINCEL

Para uma composição rica, evite elementos idênticos. Você pode adicionar detalhes no centro das flores e fazer flores com formato variado entre si utilizando um mesmo pincel.

Volte à etapa 6, e veja como você pode girar a forma de um pincel para trazer variedade. Utilize apenas o centro do módulo, e não coloque formas nas bordas.

Ao compor, procure variar áreas com flores e cores diferen- tes, mas criando grupos de elementos semelhantes. Pense em um jardim selvagem, em como cresce um grupo de uma especie de flor aqui, de outra ali...

Altere a rotação de um pincel ajustando as pre- definições (veja etapa 6), e continue compondo o seu módulo.

Você pode criar uma estampa mais simples que a demonstrada aqui, ou mais complexa.

Faça como se sentir mais confortável, e de acordo com o tempo que você dispõe.

(14)

10 INICIANDO A REPETIÇÃO

Até agora você compôs o módulo apenas na sua porção central. Antes de começar a compor nas adjacências e inserir mais elementos de preenchimento, vamos usar o modo de exibição Modo em Ciclo. Ele nos permite verificar a repetição conforme desenhamos. Vá em:

EXIBIR > MODO EM CICLO

Veja como o módulo será exibido lado a lado, acima e abaixo, mostrando a repetição. Insira mais flores nos espa- ços vazios, continuando a compor. Veja como ela se repete automaticamente nos arranjos ao lado.

Utilize o recurso Modo em Ciclo para continuar

compondo já prevendo a repetição ao longo da

superfície. Continue compondo.

(15)

11 ADICIONE O

PREENCHIMENTO

Ainda com a ferramenta Pincel, faça flores diminutas e pequenos ramos entre as flores principais. Esses são ele- mentos de preenchimento e dão coesão entre os moti- vos. Lembre-se que você pode ajustar a distância entre os motivos a qualquer momento movendo as formas em cada uma das camadas, se você pintou cada uma em uma camada.

Altere a cor do Background (plano de fundo) utilizando a ferramenta Lata de Tinta (A). Teste diferentes cores.

Salve o trabalho: Ctrl + S.

Troque a cor do Plano de fundo e adicione pe- quenas flores e ramos para preencher entre os motivos (flores) principais.

A

(16)

12 PRONTO?

Depois que você terminar de adicionar os elementos de preenchimento e ajustar a distância entre os elemen- tos até uma composição equilibrada, seu módulo estará pronto. Desative a exibição Modo em Ciclo, e agora basta achatar a imagem, mesclando todas as camadas. Não se esqueça de salvar o arquivo.

Para achatar a imagem, clique com o botão direito do mouse sobre uma das camadas, e, na janela que se abrir, selecione ACHATAR IMAGEM. Veja na seta:

(17)

13 TRANSFORME O

MÓDULO EM PADRÃO

O módulo já está salvo e achatado, mas você deve trans- formá-lo em um padrão para aplicar em outras composi- ções. Faça o seguinte:

Na barra de ferramentas superior, clique no botão PADRÃO DE PREENCHIMENTO, e na janela que se abrir, vá na aba PADRÃO PERSONALIZADO. Clique em ATUALIZAR, e a sua imagem aparecerá nessa janela. Então, basta clicar em ADICIONAR AOS PADRÕES PREDEFINIDOS.

O módulo está pronto para ser transformado

em padrão, para que você o aplique em um ou-

tro arquivo, ou imprima.

(18)

14 PREENCHENDO COM O PADRÃO

Criamos um módulo de tamanho 20 x 20 cm, então preci- saremos criar um NOVO ARQUIVO de dimensões maiores para ver o padrão ser repetido. Que tal 120cm x 80 cm?

Depois de criado o novo arquivo, vamos selecionar o padrão buscando em PADRÃO DE PREENCHIMENTO, na barra de ferramentas superior, desta vez procuraremos na aba PADRÕES (veja abaixo, à esquerda). Clique sobre o padrão para selecioná-lo.

Então, basta ir em:

EDITAR > PREENCHER COM PADRÃO

e o padão será aplicado ao longo da superfície.

Crie um novo arquivo, preencha fundo com o

padrão de preenchimento criado, e veja como

ficou a sua estampa.

(19)

Você pode imprimir sua criação como uma estampa. Isso pode ser feito enviando o módulo para uma gráfica que imprima em tecido, seja em um processo de jato de tinta direto no tecido, ou por sublimação. Envie o módulo, e in- forme o tamanho da área na qual ele deverá ser repetido.

Não se esqueça de nos mostrar como ficou a sua criação!

Você pode preencher um arquivo com o padrão, salvar como JPG, e nos enviar para o email:

estampariaufmg@gmail.com.

Se for publicar nas mídias sociais, marca a gente, assim veremos o seu trabalho! Utilize as tags: #ilustramodaufmg e #mostrasuaumfg.

Abraços!

Prontinho!

Sua estampa está pronta, e você pode enviar o

módulo para a gráfica, caso queira imprimir.

(20)

BOWLES, Melanie. Print, make, wear: creative projects for digital textile design. London: Laurence King Publishing Limited, 2014.

RUTHSCHILLING, E. A. Design de Superfície. Porto Alegre:

Ed. Da UFRGS, 2008.

Referências

Documentos relacionados

7- Depois de otimizar a imagem, utilize o comando “Salvar imagem otimizada como” (Menu Arquivo) para salvar a imagem no formato

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

diferenciada em tons de azul. Os resultados da medida de acessibilidade celular apresentam alta tendência à concentração em torno das áreas de maior presença de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

[...] no que se refere à geração termonuclear, a expansão no período decenal se dará pela implantação da usina de Angra 3. O fato de a expansão do

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e