• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PREGÃO Nº 10/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PREGÃO Nº 10/2011"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO

PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PREGÃO Nº 10/2011

A PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO, através de sua Pregoeira, designada pela Portaria n° 79, de 21 de setembro de 2011, da Senhora Procuradora-Chefe, Drª. Rita Moitta Pinto da Costa, de conformidade com o processo nº 08138-005432/2011, torna público que fará realizar licitação na modalidade PREGÃO, do TIPO MENOR PREÇO, regime de execução indireta, empreitada por preço unitário, nos termos da Lei N°

10.520 de 17 de julho de 2002, do Decreto N° 3.555/2000, da Lei N°

8.666/93, alterada.

LOCAL DA SESSÃO PÚBLICA: Procuradoria Regional do Trabalho, inscrita no CNPJ 26.989.715/0039-85, localizada na Rua dos Mundurucus, 1794, Batista Campos, nesta Capital.

HORÁRIO: 11:00 HORAS (HORÁRIO LOCAL) DATA DA ABERTURA: 21 DE NOVEMBRO DE 2011.

I - DO OBJETO

1. O objeto desta licitação é:

− Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE 1 (UM) ELEVADOR ELÉTRICO da marca MONTELE, Mod. PL-237, específico para pessoas portadoras de dificuldade de locomoção, instalado nas dependências da Procuradoria do Trabalho localizada na Cidade de Belém-PA, sem a inclusão de peças;

− As especificações estão descritas conforme especificações e quantidades estabelecidas no Termo de Referência Anexo III deste Edital.

II. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO 2. Não poderão participar deste Pregão:

2.1.Consórcio de empresas;

2.2. Cooperativas (nos casos dos serviços terceirizados enumerados na cláusula primeira do Termo de Conciliação Judicial firmado entre o MPT e a União);

2.3. Não poderão contratar os interessados que se encontrem sob

(2)

falência, recuperação judicial e extra-judicial, concurso de credores, dissolução ou liquidação;

2.4. Empresas prestadoras de serviços que tenham como sócios, gerentes ou diretores, membro ou servidor (este quando ocupante de cargo de direção) do Ministério Público da União, cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau, inclusive, conforme dispõem o art. 4º da Resolução nº 01, de 7 de novembro de 2005, e art. 1º da Resolução nº 7, de 17 de abril de 2006, do Conselho Nacional do Ministério Público;

2.5. Empresas que tenham sido declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública, desde que o ato tenha sido publicado no Diário Oficial da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, pelo órgão que o praticou, bem como as que tenham sido punidas com suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com esta Unidade do MPU.

2.6. Os interessados em participar deste Pregão deverão manifestar seu interesse em participar do certame até o prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas antes do horário marcado para a abertura do Pregão. Caso a licitação esteja marcada para o dia posterior a feriados, domingos ou dias em que não houver expediente nesta Procuradoria, a licitante deverá dar conhecimento, para a Equipe de apoio, da manifestação de interesse até as 17:30h do dia útil anterior:

2.6.1. Por escrito, sendo enviada via fac-simile, para o número (91) 3217-7533 (A/C Rosely de Barros), ou para o e-mail rosely.oliveira@mpt.gov.br.

2.6.2. O não envio do documento acima não é fator impeditivo para a participação da licitante interessada.

2.7. É obrigatório que conste no objeto do contrato social da empresa “a MANUTENÇÃO DE ELEVADORES ELÉTRICOS”. (PODE CONSTAR SOMENTE MANUTENÇÃO DE ELEVADORES).

2.7.1. Será inabilitado o licitante que não preencha o requisito anterior. Nesse sentido, é obrigatória a apresentação do contrato social, a fim de confirmar essa informação.

III. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

3.1. A reunião para recebimento e abertura dos envelopes, contendo as propostas de preço de interesse do proponente e os documentos que a instruírem, será pública, dirigida por uma Pregoeira e realizada de acordo com o disposto na Lei 10.520/2002, no Decreto 3.555/2001 e na Lei n° 8.666/93, alterada.

3.2. No local e hora marcados, antes do início da sessão, os interessados deverão comprovar, por instrumento próprio, poderes para a formulação de ofertas e lances verbais, e, para a prática dos demais atos do Certame, conforme item 3.4 deste Edital.

3.3. Os proponentes deverão se apresentar para credenciamento junto à Pregoeira, por um representante que, devidamente munido de documento que o credencie a participar deste procedimento licitatório, venha a

(3)

responder por sua representada, devendo, ainda, no ato de entrega dos envelopes, identificar-se exibindo sua Carteira de Identidade ou outro documento com foto, equivalente.

3.4. O credenciamento deverá ser feito por meio de instrumento público de procuração, ou por instrumento particular (nesse caso com firma reconhecida), outorgando poderes para formular ofertas e lances de preços, e praticar todos os demais atos pertinentes ao Certame, em nome do proponente. Nos casos de sócio da empresa proponente, deverá apresentar cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura. É facultada à Pregoeira a solicitação do contrato social original.

3.5. Os interessados ou seus representantes deverão apresentar declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação (Anexo II), fora dos envelopes.

3.6. Os interessados ou seus representantes (que forem microempresas ou empresas de pequeno porte) deverão apresentar declaração (Anexo I) que é microempresa ou empresa de pequeno porte, pretendendo exercer o direito de preferência, na forma da Lei Complementar n° 123/2006, fora dos envelopes.

3.6.1. A ausência da documentação acima resultará na participação da empresa de pequeno porte ou na microempresa como empresa comum.

3.7. A não apresentação, incorreção do documento de credenciamento ou ausência do representante, não importará na desclassificação de sua proposta no presente certame. Entretanto, ela não poderá apresentar lances verbais, e nem fazer quaisquer manifestações em nome da licitante na sessão do pregão.

3.8. Nenhuma pessoa (física ou jurídica), mesmo que credenciada por procuração legal, poderá representar mais de uma empresa nesta licitação.

3.9. Após o credenciamento, será declarada, pela Pregoeira, a abertura da sessão, não mais serão admitidos novos proponentes, dando-se início ao recebimento dos envelopes.

IV – DA ENTREGA DOS ENVELOPES E ABERTURA DAS PROPOSTAS DE PREÇO

4.1. A proposta de preço e os documentos de habilitação que a instruírem deverão ser apresentados contendo os documentos exigidos neste Edital, no local, dia e hora determinados, em envelopes devidamente fechados e rubricados no fecho, atendendo fielmente aos seguintes requisitos:

a) Envelope A: Proposta de Preço.

b) Envelope B: Documentos de habilitação, composto pelos documentos exigidos no item 6 deste Edital.

4.1.1 - Os envelopes deverão conter, ainda, em sua parte externa, os dizeres:

PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

PREGÃO 10/2011

RAZÃO SOCIAL DO PROPONENTE

(4)

ENVELOPE A – PROPOSTA DE PREÇO ENVELOPE B – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

4.1.2 – As propostas de preços deverão ser apresentadas em uma via sem emendas, rasuras ou entrelinhas, datilografada ou impressa, preferencialmente em papel timbrado do proponente, e redigida com clareza em língua portuguesa, salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente, sendo devidamente datada e assinada na última folha e rubricada nas demais pelo proponente ou seu representante legal.

4.1.3 – As propostas de preço deverão ainda conter o nome ou razão social do proponente, o endereço completo, os números de telefone e de fax e endereço eletrônico (e-mail), se houver, para contato;

4.1.4 - As propostas deverão conter:

a) O preço MENSAL, expresso em reais, o valor unitário e total, em algarismos e por extenso, constando nesses valores os impostos, taxas, fretes, seguros e quaisquer outras despesas, bem como todos os descontos. O valor será considerado como líquido, não cabendo nenhum acréscimo (observar o projeto básico).

b) Prazo de início de execução dos serviços será de no máximo 5 (cinco) dias, a contar da assinatura do contrato;

c) Indicar o prazo de validade da proposta que será ser de 60 (sessenta) dias, contados da data estipulada para sua abertura, o qual, se maior, deverá ser explicitado na proposta.

c.1.) O prazo de validade diferente do prazo acima exigido será desconsiderado, não importando em desclassificação, permanecendo o prazo estipulado neste Edital.

d) Não serão admitidas retificações de preços ou alterações nas condições estipuladas, após a abertura das propostas.

e) O critério de aceitabilidade dos preços será de acordo com os valores praticados no mercado, quando da abertura das propostas, observados os valores estimados por esta Procuradoria (Anexo III).

4.3. No caso de divergência (s) entre o(s) valor(es) unitário e total ou por extenso e em algarismos, informado pela licitante, prevalecerá sempre o(s) primeiro(s).

4.4. Serão desclassificadas as propostas que não atenderem às exigências do presente Edital, sejam omissas ou apresentarem irregularidades, ou defeitos capazes de dificultar o julgamento.

4.5. A empresa deverá trazer fora dos envelopes os documentos modelos dos Anexos I e II deste Edital.

4.6. A nova proposta da licitante vencedora deverá ser enviada no prazo de 48 horas, devendo indicar o novo valor do item. Será aceito o encaminhamento da nova proposta para o e-mail rosely.oliveira@mpt.gov.br.

(5)

V – DA CLASSIFICAÇÃO E DO PROCEDIMENTO

5.1. A Pregoeira procederá à abertura dos envelopes contendo as Propostas de Preço e CLASSIFICARÁ o autor da proposta de MENOR PREÇO, conforme o valor estipulado neste Edital, bem como os que tenham apresentado propostas em valores sucessivos e superiores, em até 10%

(dez por cento), relativamente à de menor preço (inciso VI – art. 11, Dec. 3.555/2000).

5.2. Quando não forem verificadas, no mínimo, três propostas escritas de preços, nas condições definidas no subitem anterior, a Pregoeira classificará as melhores propostas subseqüentes, até o máximo de três, para que seus autores participem dos lances verbais, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas propostas escritas, inc. VII, art. 11, Dec.

3.555/2000.

5.3.Será dado início à etapa de apresentação de lances verbais pelos proponentes, que deverão ser formulados de forma sucessiva, em valores distintos e decrescentes.

5.4. A Pregoeira convidará individualmente os licitantes classificados, de forma seqüencial a apresentar lances verbais, a partir do autor da proposta classificada de maior preço que os demais, em ordem decrescente de valor (inciso IX, art. 11, Dec. 3.555/2000).

5.5.Não serão aceitas propostas que apresentarem preços globais ou unitários simbólicos, irrisórios, fora do valor de mercado, ou de valor zero, inclusive quanto aos insumos.

5.6.No caso de divergência entre os valores unitário e total, e por extenso e em algarismos, informado pelo licitante, prevalecerão sempre os primeiros.

5.7.Não poderá haver desistência dos lances ofertados quando os licitantes forem convocados pela Pregoeira, sujeitando-se o proponente desistente à exclusão dos lances verbais e às penalidades constantes do item 11 (sanções administrativas deste Edital, art. 14 do Dec.

3.555/2000).

5.8.A desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pela Pregoeira, implicará exclusão do licitante da etapa dos lances verbais e na manutenção do último apresentado pelo licitante, para efeito de ordenação das propostas (inc. X, Dec. 3.555/2000).

5.9.No caso de absoluta igualdade entre duas ou mais propostas de preço escritas, melhores classificadas, o critério de desempate adotado pela Pregoeira será a realização de sorteio, para definir a empresa que dará o primeiro lance entre as licitantes empatadas.

5.10.Caso não se realizem lances verbais, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço e o valor referência para contratação (art. 11, inc. XI, do Decreto 3.555/2000).

(6)

5.11.Após este ato, será encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, exclusivamente pelo critério de menor preço em atendimento às exigências do Edital.

5.12. Após a fase de lances, consideram-se empatadas as propostas das microempresas ou empresas de pequeno porte estejam em até 5% superiores ao melhor preço.

5.13. Ocorrendo empate após a fase de lances, na forma do item anterior, será assegurada preferência para as microempresas e as empresas de pequeno porte, nos termos do que dispõe a LC 123/2006, passando-se a seguir os seguintes procedimentos:

a) A Microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame.

b) A Microempresa ou empresa de pequeno porte desejando manifestar novo lance para cobrir o lance licitante vencedora, a Pregoeira concederá, de forma explícita e inequívoca, o prazo de 5 (cinco) minutos, para que o representante oferte um novo valor se assim desejar.

c) Ofertando novo valor, a Pregoeira adjudicará o objeto à Microempresa ou empresa de pequeno porte.

d) Não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma das alíneas anteriores, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese do item 5.12, na ordem classificatória para o exercício do mesmo direito.

e) No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido no item 5.12, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

5.13.1. Na hipótese de não-contratação nos termos previstos neste item, o objeto será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

5.13.2. O disposto nos itens 5.12 e 5.13 só se aplica quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

5.13.3. O disposto nos itens 5.12 e 5.13 só se aplica se houver microempresa ou empresas de pequeno porte com intervalo até 5% superior à melhor proposta. Se o intervalo de diferença for superior a 5% (cinco por cento), não há qualquer empate.

5.14. Verificando-se, no curso da análise, o descumprimento de requisitos estabelecidos neste Edital, a proposta será desclassificada.

5.15. Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista no objeto deste Edital e seus anexos.

(7)

5.16. Se a oferta não for aceitável ou se o proponente não atender às exigências editalícias, a Pregoeira examinará as ofertas subseqüentes, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta aceitável, sendo o respectivo proponente declarado vencedor e a ele adjudicado o objeto definido neste Edital.

5.17. a Pregoeira poderá negociar diretamente com o proponente para que seja obtido um preço melhor.

5.18. Da reunião lavrar-se-á ata circunstanciada, onde serão registradas as ocorrências relevantes e, ao final, será assinada pela Pregoeira, equipe de apoio e as licitantes presentes.

5.19. No julgamento de habilitação e das propostas, a Pregoeira poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

VI - DA HABILITAÇÃO

6.1. Para se habilitarem à presente licitação, os interessados deverão apresentar os seguintes documentos, sob pena de inabilitação:

6.1.1. Declaração da empresa, de acordo com o inciso XXXIII do art.

7º da Constituição Federal, de que na empresa há proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito anos e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos (Anexo V).

6.1.2.Declaração da licitante, devidamente assinada pelo representante legal da empresa participante, sob as penalidades cabíveis, de inexistência de fato supervenientes impeditivos, conforme Anexo IV.

6.1.3. Declaração de Vistoria, em papel timbrado da empresa, conforme modelo do Anexo VI.

6.1.4. Certidão de Registro de Pessoa Jurídica no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia- CREA, relativa ao exercício de 2011, comprovando que a empresa possui em seu quadro de responsáveis técnicos, no mínimo, 01 (um) Engenheiro Mecânico, que será o responsável técnico pelo serviço;

6.1.5. Atestado(s) de Capacidade Técnica, fornecido(s) por órgão(s) da Administração Pública ou entidade(s) privada(s) e a(s) correspondente(s) Certidão(ões) de Acervo Técnico emitida(s) pelo CREA, em nome de seu(s) responsável(is) técnico(s) ou profissional(is) de nível superior pertencente(s) ao quadro permanente da empresa, onde se comprove que a licitante tenha executado, ou esteja executando, satisfatoriamente, serviços de características semelhantes ao objeto do presente certame.

a) O(s) atestado(s) deverá(ão) estar acompanhado(s) da Certidão de Acervo Técnico (CAT), expedido pelo CREA, em nome do(s) profissional(is)

(8)

relacionado(s) no subitem 6.1.4, “b”;

b) Comprovação de vínculo profissional - A licitante deverá comprovar que o(s) profissional(is) detentor(es) do(s) atestado(s) apresentado(s) pertence(m) ao seu quadro permanente de pessoal, através de cópia autenticada da anotação da carteira profissional, ou contrato de trabalho ou contrato social, no caso de sócio.

6.2. Para licitantes cadastradas no SICAF, a comprovação da habilitação parcial dar-se-á através de consulta “on line” ao sistema, no momento da abertura do envelope de documentação da licitante vencedora. O atendimento a este item dispensará a licitante de apresentar os documentos relacionados à habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação econômico-financeira. Será assegurado à cadastrada o direito de apresentar a documentação atualizada e regularizada na própria sessão (caso esteja com algum documento vencido).

PARA AS EMPRESAS NÃO CADASTRADAS NO SICAF SERÃO EXIGIDAS, ALÉM DAS PREVISTAS NO ITEM 6.1, AS SEGUINTES DOCUMENTAÇÕES:

HABILITAÇÃO JURÍDICA:

6.3. Ato constitutivo: estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores, ou Registro Comercial, se empresa individual, ou inscrição do ato constitutivo, acompanhada de prova de diretoria em exercício, em se tratando de sociedade civil, devendo, em todos os casos acima, constar dentre os objetivos sociais a execução de atividades da mesma natureza ou compatíveis com o objeto da licitação;

a) os documentos, em apreço, deverão estar acompanhados de todas as alterações, ou de documento consolidado, devidamente registrados na Junta Comercial ou em órgão equivalente, se for o caso.

REGULARIDADE FISCAL:

6.4. Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

6.5. Prova de regularidade com a Fazenda Pública Federal referente aos tributos federais, neles abrangidas as contribuições sociais administradas pela Secretaria da Receita Federal, relativa ao domicílio ou sede do licitante;

6.6. Prova de regularidade com a Fazenda Pública Federal, mediante certidão da Dívida Ativa da União;

6.7. Prova de regularidade com a Fazenda Pública Municipal referente ao ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), da sede da licitante;

6.8. Prova de Regularidade relativa à Seguridade Social, mediante a apresentação da Certidão Negativa de Débitos (CND), expedida pelo INSS;

6.9. Prova de Regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de

(9)

Serviço (FGTS), mediante a apresentação de Certificado de Regularidade do FGTS emitida pela Caixa Econômica Federal;

QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA:

6.10. A boa situação financeira das licitantes será aferida com base nos índices de Liquidez Geral (LG), Liquidez Corrente (LC) e Solvência Geral (SG), resultantes da aplicação das fórmulas abaixo, com os valores extraídos de seu balanço patrimonial ou apurados mediante consulta “on line” no caso de empresas inscritas no SICAF. As fórmulas deverão estar devidamente aplicadas em memorial de cálculos juntado ao balanço.

LG = Ativo Circulante + Realizável a longo prazo Passivo Circulante + Exigível a longo prazo LC = Ativo Circulante

Passivo Circulante

SG = Ativo Total

Passivo Exigível + Exigível a longo prazo

6.11. Caso o licitante possua valor igual ou menor do que 1 (um) em quaisquer dos índices, deverá comprovar na forma da Lei possuir Patrimônio Líquido de no mínimo 10% do valor estimado do(s) item(ns) cotado(s).

6.12. Toda a documentação apresentada pela licitante, para fins de habilitação, deverá pertencer à empresa que efetivamente prestará o serviço, ou seja, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) deverá ser o mesmo em todos os documentos, exceto se, comprovadamente, demonstrar que o recolhimento de contribuições (INSS e FGTS) e/ou balanço é centralizado.

6.13. O empenho a ser emitido à licitante vencedora que não esteja cadastrada no SICAF ficará condicionado à sua inscrição.

6.14. As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

6.15. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

6.16. A não regularização da documentação, no prazo previsto no item anterior, implicará decadência ao direito de contratação, sem prejuízo das sanções previstas no artigo 81 da Lei 8.666/93, sendo facultado à PRT-8ª convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

6.17. A PRT-8ª Região não é unidade cadastradora do SICAF.

(10)

VII – DO AUMENTO DO QUANTITATIVO

7.1. A PRT-8ª poderá acrescer ou diminuir em até 25% (vinte e cinco) por cento do quantitativo por item inicialmente empenhado, com alteração do respectivo valor, a teor do artigo 65 da Lei n° 8.666/93, alterada.

VIII – DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

8.1. Até dois dias úteis antes da data fixada para recebimento das propostas (dia 16/11/2011), qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do Pregão.

8.2. Caberá à Pregoeira decidir sobre a petição no prazo de vinte e quatro horas.

8.3. Acolhida a petição contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização do Certame.

8.4. O recurso interposto fora do prazo especificado no item 8.1 não será conhecido.

8.5. Será admitida consulta técnica pelo e-mail rosely.oliveira@mpt.gov.br.

IX – DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

9.1. Declarado o vencedor, qualquer Licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias úteis para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde já intimados para apresentar contra- razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes asseguradas vista imediata dos autos.

(Art. 4º, inc. XVIII da Lei 10.520/2002).

9.2. A falta de manifestação imediata e motivada da licitante importará na decadência do direito de recurso e na adjudicação do objeto da licitação pela Pregoeira à licitante vencedora, sendo os autos do processo então encaminhados à Exmª. Srª. Procuradora-Chefe desta Procuradoria para homologação da decisão.

9.3. Qualquer recurso e impugnação contra a decisão da Pregoeira não terão efeito suspensivo.

9.4. O acolhimento do recurso importará invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

9.5. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos procedimentais, a autoridade competente homologará o procedimento, determinando a adjudicação do objeto à empresa vencedora, e a emissão do empenho.

9.6. Os recursos interpostos fora do prazo especificado no item 9.1 não serão conhecidos.

X – DAS OBRIGAÇÕES DA LICITANTE VENCEDORA

(11)

10.1. As obrigações relativas são as seguintes:

a) Desenvolver os serviços em pleno uso das instalações, sem prejuízo ao andamento normal das atividades no âmbito da Procuradoria do Trabalho durante sua execução;

b) Indicar, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, um novo responsável técnico que também exercerá a função de preposto, nas ocasiões em que houver a substituição daquele indicado no Documento de habilitação, por intermédio de carta endereçada a esta Procuradoria, informando sua qualificação, devendo o profissional atender ao quanto disposto no subitem 6.1.4 do Edital do Pregão n° 10/2011;

c) Fornecer Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará (CREA) e seu comprovante do valor recolhido referente ao responsável técnico, antes do início da prestação dos serviços a serem executados e antes do início da execução correspondente.

d) Cumprir o prazo máximo de 1 hora para a retirada de pessoas da cabina em caso de pessoas presas ou por motivo de acidente.

e) Elaborar o cronograma para os serviços de manutenção preventiva no prazo máximo de até 10 dias da emissão da Ordem de Início de Serviço.

f) Fornecer todos os materiais, ferramentas e equipamentos de uso necessário à execução dos serviços, que serão dimensionados, especificados e fornecidos pela CONTRATADA, de acordo com o seu plano de execução dos serviços, a fim de manter o padrão existente de acordo com as normas aplicáveis;

g) Fornecer toda a mão-de-obra necessária à execução dos serviços;

h) Fornecer e responsabilizar-se pelo transporte de todos os materiais, equipamentos, ferramentas e mão-de-obra necessários à execução dos serviços;

i) Refazer os trabalhos que não satisfaçam às condições contratuais, impugnados tecnicamente pela Fiscalização, ficando por conta exclusiva da CONTRATADA as despesas decorrentes dessas providências;

j) Zelar para que ferramentas manuais e materiais não sejam abandonados sobre passagens e áreas de trabalho, bem como respeitar o dispositivo que proíbe a ligação de mais de uma ferramenta elétrica na mesma tomada de corrente;

k) Colocar à disposição da CONTRATANTE profissionais capacitados, os quais deverão se apresentar ao trabalho uniformizados e identificados através de crachás e munidos de todo material necessário à execução dos serviços;

l) Responsabilizar-se, única e exclusivamente, pelo pagamento da remuneração, transporte e alimentação dos profissionais que atuarem na execução dos serviços, assim como por todos e quaisquer encargos trabalhistas, previdenciários e recolhimento de tributos incidentes;

(12)

m) Responsabilizar-se por danos que venham a ocorrer nas instalações, prédios, equipamentos, como também nos veículos dos servidores ou de terceiros, decorrentes dos trabalhos executados, respondendo também por acidentes de que possam ser vítimas seus profissionais e, ainda, por eventuais danos causados no local de execução dos serviços, aos servidores da CONTRATANTE, bem como a terceiros, quando praticados, ainda que involuntariamente, por seus empregados, arcando com a restauração, substituição ou indenização, conforme o caso;

n) Fornecer ao trabalhador, obrigatoriamente, os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, obedecendo à orientação normativa do Ministério do Trabalho e Emprego (NR –6), orientá-lo e treiná-lo sobre o uso adequado, guarda e conservação desses equipamentos;

o) Prever, para os acessos de serviços, boas condições de tráfego e segurança satisfatória, com sinalização adequada e de fácil interpretação pelos usuários e servidores da PRT-8ª;

p) Conservar a limpeza e o perfeito funcionamento de todas as instalações, durante e após a execução dos trabalhos;

q) Manter, durante a execução do contrato, endereço e telefone para contato permanentemente atualizados;

r) Comunicar imediatamente à Administração, bem como ao responsável pelo contrato, qualquer anormalidade verificada, inclusive de ordem funcional, para que sejam adotadas as providências de regularização necessárias;

s) Comprovar o vínculo empregatício, sempre que solicitado, dos prestadores de serviço com a CONTRATADA;

t) Cumprir durante a execução do serviço todas as leis e posturas federais, estaduais e municipais pertinentes e vigentes, inclusive vistoriar anualmente os elevadores e informar à CONTRATANTE se houver qualquer irregularidade nestes e fornecer o RIA – Relatório de Inspeção Anual, sendo a única responsável por prejuízos decorrentes de infrações a que houver dado causa;

u) Manter durante toda execução do contrato as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, comprovando-as, a qualquer tempo, mediante solicitação da CONTRATANTE;

v) Não transferir, no todo ou em parte, a execução do serviço, objeto do presente contrato, sem prévia e expressa autorização da CONTRATANTE, devendo a subcontratada atender a todas as condições de habilitação, particularmente no que tange à regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária;

x) Executar fielmente o objeto do presente contrato na mais perfeita conformidade com o estabelecido, comunicando imediatamente à CONTRATANTE, por escrito, a ocorrência de qualquer fato impeditivo ou relevante, sem prejuízo de prévia comunicação verbal dos fatos, caso a situação exija imediata providência por parte daquela.

(13)

y) Atender aos chamados no prazo máximo de 4 horas, a contar do telefonema, da mensagem por e-mail ou do fax.

XI – DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

11.1. A licitante que ensejar o retardamento da execução do certame, não mantiver a proposta, comportar-se de modo inidôneo, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida no certame, cometer fraude fiscal, garantido o direito prévio da citação e da ampla defesa, ficará impedida de licitar e contratar com a Administração, pelo prazo de até 05 (cinco) anos, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

11.2. As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF, e no caso de suspensão de licitar, a licitante deverá ser descredenciada por igual período, sem prejuízo das multas previstas no Edital e das demais cominações legais.

11.3. As sanções deverão ser aplicadas de forma gradativa, obedecidos os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

11.4. As sanções serão aplicadas após regular processo administrativo com garantia de defesa prévia.

11.5. Configurado o descumprimento da obrigação contratual, será o contratado notificado da infração e da penalidade correspondente, para, no prazo de cinco dias úteis, apresentar defesa.

11.6. Recebida a defesa, a Procuradora-Chefe da PRT-8ª deverá manifestar-se, motivadamente, sobre o acolhimento ou rejeição das razões apresentadas, para concluir pela imposição ou não da penalidade.

11.7. A inexecução total ou parcial do objeto, assim como a execução irregular, ou com atraso injustificado, sujeitará o contratado, garantida a prévia defesa, à aplicação das seguintes sanções:

I - Advertência;

II – multa;

III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 02 (dois) anos;

IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

11.8. A recusa injustificada do adjudicatário em assinar, aceitar ou retirar o contrato ou instrumento equivalente dentro do prazo estabelecido pela Administração ensejará a multa correspondente a 20% do valor a ele adjudicado.

(14)

11.9. A inexecução parcial do ajuste ensejará a aplicação de multa de 20%

calculada sobre o valor dos serviços não executados.

11.10. A inexecução total do contrato ensejará a aplicação de multa de 30% do valor do ajuste.

11.11. As multas por atraso serão aplicadas na seguinte conformidade:

I - atraso de até 10 dias: multa de 0,2% x dias de atraso x valor referente às obrigações não cumpridas;

II - atraso de 11 até 20 dias: multa de 0,3% x dias de atraso x valor referente às obrigações não cumpridas;

III - atraso de 21 até 30 dias: multa de 0,4% x dias de atraso x valor referente às obrigações não cumpridas;

IV - atraso superior a 30 dias será considerado inexecução total do ajuste.

11.12. Nos casos de serviços não executados no prazo estipulado o atraso será contado a partir do primeiro dia útil subseqüente ao término do prazo estabelecido para a entrega.

11.13. Nos casos de serviços executado e não aceitos, o atraso será contado a partir do 1º dia útil subsequente ao prazo estabelecido para a nova entrega.

11.14. Pelo não cumprimento da garantia legal e devida dos serviços executados durante o período mínimo estipulado neste instrumento, a contratada fica sujeita à penalidade de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a União, por prazo não superior a 05 (cinco) anos.

11.15. As sanções são autônomas e a aplicação de uma não exclui a outra.

11.16. Poderá ser prorrogado o prazo de início dos serviços desde que a contratada apresente justificativa devidamente fundamentada e por escrito, nos casos previstos pelo art. 57, § 1º, incisos I a VI, da Lei N. 8.666/93, e alterações posteriores.

11.17. A solicitação de prorrogação, contendo o novo prazo para início dos serviços, deverá ser dirigida à Secretaria Regional da PRT-8ª – e protocolizada na Seção de Protocolo, no horário de 8h às 19h (horário local), até a data de vencimento do prazo de entrega inicialmente estipulado, ficando a critério da PRT-8ª a sua aceitação.

XII - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

12.1. A despesa decorrente do objeto deste Edital, correrá à conta dos recursos específicos consignados no Orçamento do Ministério Público do Trabalho, nos termos do artigo 14 da Lei 8.666/93 e alterações.

XIII – DO CONTRATO

(15)

13.1. A licitante vencedora ficará obrigada aos termos deste Edital e seus Anexos.

13.2. Firmar o contrato (Anexos VII) no prazo máximo de 3(três) dias úteis, contados da convocação realizada pela PRT-8ª.

13.3. O prazo para assinatura do contrato poderá ser prorrogado por uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado, aceito pela Administração.

13.4. O não cumprimento do prazo e das condições de assinatura sujeitará a empresa vencedora ao pagamento de multa de até 10% por cento sobre o valor global adjudicado.

XIV - DA VISTORIA

14.1. A vistoria é facultativa, mas a apresentação da declaração constante do Anexo VI deste Edital é obrigatória, e deverá estar em papel timbrado da empresa dentro do envelope HABILITAÇÃO.

14.2. A Vistoria poderá ser agendada com o Sr. José Lopes ou Paulo Maranhão, pelos telefones 091-3217-7500, no horário das 14:00 às 18:00horas.

XV - DO PAGAMENTO

15.1. O pagamento será feito em favor da licitante vencedora, até o 5°

quinto) dia útil do mês seguinte ao da prestação dos serviços, mediante depósito bancário na conta corrente, por intermédio de Ordem Bancária, após a apresentação da Nota Fiscal/Fatura eletrônica devidamente discriminada, a qual será conferida e atestada pelo seu responsável.

15.3. Nenhum pagamento será efetuado à licitante vencedora enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que lhe for imposta, em virtude de penalidade ou inadimplência, a qual poderá ser compensada com o(s) pagamento(s) pendente(s), sem que isso gere direito a acréscimos de qualquer natureza.

XVI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1. Nenhuma indenização será devida às licitantes pela elaboração e/ou apresentação de documentação relativa ao presente Certame.

16.2. É facultada à Pregoeira ou à Autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo.

16.3. Se a licitante vencedora deixar de executar os serviços no prazo determinado deste Edital, contados da data do recebimento da Nota de Empenho e sem justificativa por escrito, aceita pela Senhora Procuradora-Chefe, caducará o seu direito de vencedora, sujeitando-se às penalidades aludidas no item 11 deste Edital.

16.4. Os proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

(16)

16.5. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento, e considerar-se-ão os dias consecutivos, exceto quando forem explicitamente dispostos em contrário.

16.6. Só se iniciam e vencem os prazos acima referidos, em dia de expediente no Órgão.

16.7. O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento do licitante, desde que seja possível a aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da sessão pública do Pregão.

16.8. As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados.

16.9. A presente licitação somente poderá vir a ser revogada por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, ou anulada no todo ou em parte, por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

16.10. Se a Licitante não apresentar as declaração constante do Anexo II deste Edital, a Pregoeira, buscando uma maior competitividade, poderá relevar a omissão, permitindo que a empresa formule lances.

16.11. Constatada, a qualquer tempo, que a empresa incluiu dados inverídicos em sua proposta, será sumariamente desclassifica, sem prejuízo das sanções administrativas previstas neste instrumento convocatório.

16.12. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas serão dirimidos pela Pregoeira, na Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, situada na Rua dos Mundurucus, 1794, ou através do Telefone 091-3217-7555, no horário de 10:00h às 18:00h por Rosely de Barros ou Paulo Maranhão.

16.13. Para aquisição do presente Edital a empresa deverá pagar o valor equivalente à R$ 4,20 (quatro reais e vinte centavos).

Belém-PA, 7 de novembro de 2011.

Rosely de Barros Oliveira Pregoeira

(17)

MPT / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PREGÃO nº 10/2011

ANEXO I

MODELO DE DECLARAÇÃO PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Declaro, para fins legais, que a

___________________________, inscrita no CNPJ _______, sediada na Rua, trav. Av. (___________), na Cidade de __________________, que é microempresa/empresa de pequeno porte nos termos da legislação vigente, pretendendo exercer o direito de preferência, na forma da LC n° 123/2006.

Local e Data.

(Nome da Empresa)

Assinatura do representante da Empresa

Este documento deve ser apresentado fora do envelope

(18)

MPT / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

PREGÃO N° 10/2011 DECLARAÇÃO

ANEXO II

Declaro, sob as penas da Lei n° 10.520/2002, que a empresa ___________________________, inscrita no CNPJ _______, sediada na Rua, trav. Av. (___________), na Cidade de __________________, está regular perante a Fazenda Federal, a Seguridade Social e o FGTS, atendendo, ainda, às demais exigências do Edital quanto à habilitação.

Local e Data.

(nome da empresa)

Assinatura do representante da Empresa

OBS: esta declaração deverá estar fora dos dois envelopes.

(19)

MPT / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PREGÃO N° 10/2011

ANEXO III

TERMOS DE REFERÊNCIA

I – OBJETO

1.1. A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE 1 (UM) ELEVADOR ELÉTRICO específico para pessoas portadoras de dificuldade de locomoção instalado nas dependências da Procuradoria do Trabalho localizada na Cidade de Belém-PA, na forma de execução indireta, sob o regime de empreitada por preço unitário.

1.2. Os serviços consistem na manutenção preventiva e corretiva em 1 (UMA) unidade de elevador elétrico da marca MONTELE, Mod. PL-237, específico para pessoas portadoras de necessidades especiais, instalado no prédio da Procuradoria, conforme as periodicidades descritas abaixo, observando-se os dispositivos das normas brasileiras.

II – OBJETIVO

2.1. Assegurar o bom funcionamento do elevador, a fim de permitir o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais, pessoas com problemas transitórios de saúde, mulheres grávidas e outros similares, às dependências do segundo andar do Órgão.

III – JUSTIFICATIVA

3.1. Garantir o perfeito funcionamento e a segurança do elevador instalado nas dependências da Procuradoria, em razão da constante utilização por servidores, Procuradores e funcionários terceirizados, bem como por pessoas portadoras de necessidades especiais, pessoas com problemas de saúde e outros problemas, permitindo o acesso dessas pessoas ao segundo pavimento do prédio.

IV – SERVIÇOS

- Manutenção Preventiva: é aquela destinada a prevenir a ocorrência de quebras e defeitos do elevador, mantendo-o em perfeito estado de uso, de acordo com os manuais e normas técnicas específicas, incluindo as trocas de peças que se fizerem necessárias ao bom funcionamento do equipamento.

- Manutenção Corretiva: é àquela destinada a remover os defeitos apresentados pelo elevador, colocando-o em perfeitas condições de uso, compreendendo, nesse caso, ajustes e reparos necessários, e troca das peças de reposição adequadas.

4.1 - Manutenção Preventiva:

4.1.1 - Deverá seguir a Rotina de Serviços Mínimos - ITEM VII,

(20)

implementada e/ou ajustada pela Contratada, se necessário, e após aprovação pela Administração da PRT-8ª, no horário de expediente, isto é, das 08:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta-feira.

4.1.2 - A Contratada deverá fornecer relatório constando os serviços executados, data e horário de entrada e saída dos técnicos envolvidos, e identificação e assinatura legível dos responsáveis pela manutenção.

4.2 - Manutenção Corretiva:

4.2.1 - Será realizada atendendo aos chamados realizados pelo Setor competente da PRT-8ª Região, nos horários de expediente normal, ou pelos vigilantes de serviço nos horários extra-expediente.

4.2.2 - Constituir-se-á dos serviços, com substituição ou não de peças, necessários a recolocar o equipamento em perfeito funcionamento.

4.2.3 - Quando for necessária a substituição de peças, a Contratada deverá encaminhar ao Setor competente da PRT-8ª, orçamento prévio contemplando todos os custos possíveis, discriminados, para o fornecimento, juntamente com laudo técnico circunstanciado sobre os motivos da substituição. A PRT-8ª procederá à compra das peças em processo autônomo, podendo serem adquiridas ou não da empresa CONTRATADA.

V - DAS PEÇAS

5.1. Quando a CONTRATADA verificar que devem ser substituidas peças do elevador, em função do desgaste natural decorrente da utilização ou de defeitos técnicos, por ocasião da execução de manutenção corretiva, deverá comunicar por escrito o quantitativo e a especificação detalhada da peça, sendo facultada à CONTRATADA a apresentação de orçamento.

5.2. A CONTRATANTE verificará o valor de mercado das peças e, verificando a sua compatibilidade com os preços praticados no mercado poderá adquiri-las ou não da CONTRATADA. As peças serão adquiridas em processo autônomo, não fazendo parte da composição do serviço de manutenção preventiva e corretiva.

5.3. Para fins de fazer manutenção preventiva, a CONTRATADA deverá apresentar relatório técnico acerca das peças defeituosas, que somente poderão ser substituídas mediante prévia autorização escrita da Unidade Fiscalizadora do CONTRATANTE responsável pela fiscalização do contrato, no orçamento que lhe for submetido pela CONTRATADA. A aquisição de peças por parte da CONTRATANTE é de sua livre escolha, não havendo qualquer obrigação desta em adquirir tais peças da CONTRATADA, que somente poderá fornecê-las caso apresente preços competitivos com o mercado local.

5.4. Para fornecimento de peças ou apresentação de propostas, a CONTRATADA deverá utilizar peças novas, de configuração idêntica ou superior às substituídas, na execução dos serviços objeto deste Termo de Referência.

5.5. As peças trocadas deverão ser devolvidas à fiscalização da PRT-8ª.

5.6. Havendo necessidade de retirar qualquer peça, ou conjunto de peças,

(21)

para reparos em oficina, a Contratada deverá comunicar à Administração, que, através do Setor competente, emitirá a Autorização de Saída.

VI - DA MÃO-DE-OBRA

6.1 - A Contratada deverá utilizar pessoal do seu próprio quadro técnico, responsabilizando-se pelos salários, encargos sociais e trabalhistas, demais encargos, inclusive transportes, ferramental e equipamentos de proteção e demais custos diretos e indiretos.

6.2 A Contratada deverá ter no seu quadro técnico Engenheiro Mecânico, nos termos do Acórdão 1444/2004, o qual deverá participar como responsável técnico devidamente registrado no CREA.

6.3 A PRT-8ª poderá pedir comprovação de vínculo dos profissionais acima com a Contratada a qualquer tempo.

VII – ROTINAS DE SERVIÇOS 7.1. MENSALMENTE

7.1.1 - Verificar as correções das guias ou as roldanas dos cursores, assegurando uma operação silenciosa, e manter as guias adequadamente lubrificadas;

7.1.2 - Examinar todos os dispositivos de segurança e reguladores, eliminando os eventuais defeitos mecânicos;

7.1.3 - Verificar o estado geral dos painéis da cabine e piso, fazendo os reparos necessários;

7.1.4 - Consertar e alinhar as portas dos elevadores;

7.1.5 - Fazer limpeza geral do poço do elevador, retirando toda e qualquer sujidade encontrada, mantendo estes ambientes o mais salutar possível e apropriados ao bom desempenho dos equipamentos;

7.1.6 - Verificar o estado geral das instalações elétricas do poço, fazendo as correções devidas;

7.1.7 - Informar ao setor competente da PRT-8ª qualquer irregularidade encontrada nos espaços físicos das máquinas e dos equipamentos, que possam vir a influir no bom funcionamento destes e que fujam da competência da Contratada em resolvê-la.

7.2 - MOTORES DE CC/CA, GRUPOS GERADORES E CAIXAS REDUTORAS:

7.2.1 - Fazer a remoção da poeira acumulada e do óleo vazado;

7.3 – FREIOS:

7.3.1 - Remover da superfície de contato do tambor todo resíduo de óleo e graxa;

7.4 - QUADRO DE COMANDO:

(22)

7.4.1 - Fazer a limpeza da estrutura externa borrifando um produto desengraxante apropriado e eliminando os excessos com estopa limpa;

7.4.2 - Verificar e ajustar, se necessário, os temporizadores, relés, chaves com mau contato, relés de cola, relés de cargas dos geradores e circuitos de proteção e de comando, print de comando, fusíveis, contatores e demais elementos de proteção e comando, fazendo as substituições de peças, se necessário;

7.4.3 - Verificar o funcionamento dos microcomputadores, tanto dos hardwares quanto do software, corrigindo as anomalias encontradas.

7.5 - NOS ANDARES:

7.5.1 - Remover toda a poeira da faces internas e externas das portas, aplicando, em seguida, na face interna, fina camada de óleo com querosene;

7.5.2 - Fazer a remoção de todo material depositado sobre as barras chatas de ferro (apoio de carretilhas e aplicação de fina camada de óleo com querosene;

7.5.3 - Proceder à limpeza em toda a extensão das soleiras;

7.5.4 - Proceder à limpeza geral de roldanas e dos trincos;

7.5.5 - Ajustar qualquer folga excessiva nos roletes excêntricos das suspensões das folhas da porta e dos contatos dos trincos;

7.5.6 - Verificar o funcionamento dos botões de chamada ;

7.5.7 - Certificar-se de que a cabina não parta com as portas abertas e fecho destravado;

7.5.8 - Examinar o estado dos painéis de porta, prumo, alinhamento, pintura, arranhões e pancadas;

7.5.9 - Verificar o funcionamento da cabina quanto ao comando de incêndio;

7.6 - CABINES:

7.6.1 - Fazer a remoção do lixo acumulado em toda a extensão das soleiras;

7.6.2 - Remover toda a poeira das faces externas das portas, aplicando, em seguida, fina camada de óleo, enxugando todo o excesso;

7.6.3 - Remover todo o material depositado nas suspensões, aplicando, em seguida, fina camada de óleo, enxugando todo o excesso;

7.6.4 - Proceder à limpeza geral das barras articuladas e aplicação de fina camada de óleo nas articulações;

7.6.5 - Fazer remoção de poeira das grades de ventilação;

(23)

7.6.6 - Verificar a graxa dos conjuntos operadores dos eixos;

7.6.7 - Verificar a partida, parada e nivelamento;

7.6.8 - Verificar a abertura e fechamento das portas;

7.6.9 - Verificar o funcionamento das botoeiras , fazendo as correções devidas;

7.6.10 - Verificar se durante as viagens existem ruídos e pancadas anormais. Se ocorrerem, fazer os ajustes devidos;

7.6.11 - Verificar o estado geral dos componentes eletro-eletrônicos e mecânicos, fazendo as correções devidas.

7.7 - POÇO:

7.7.1 - Proceder à limpeza geral;

7.7.2 - Verificar o estado geral das guias da cabines e dos contrapesos, fazendo as correções necessárias;

7.7.3 - Verificar o estado geral dos componentes eletromecânicos dos amortecedores, corrigindo as anomalias encontradas.

7.8. SEMESTRALMENTE

7.8.1 - Lavar e aplicar novo lubrificante nas almas das guias da cabine .

7.8.2 - Acionar o sistema de segurança, ajustando as velocidades de desarme;

7.8.3 - Testar os amortecedores com a queda da cabine à meia lotação;

7.8.4 - Fazer medição da folga do desgaste entre o sem-fim e a engrenagem;

7.8.5 - Lubrificar as articulações mecânicas;

7.8.6 - Examinar cuidadosamente, com a cabine no meio do percurso, as molas de suspensão, se são iguais na mesma suspensão e se têm o mesmo comprimento e a mesma pressão, fazendo os ajustes necessários;

7.8.7 - Verificar os desgastes e folgas nas sapatas, se necessário fazendo os ajustes;

7.8.8 - Verificar o estado das sapatas , se necessário fazendo os ajustes;

7.8.9 - Reapertar os parafusos de fixação do motor;

7.8.10 - Verificar o nível de óleo dos mancais. Completar, se necessário.

(24)

OBSERVAÇÕES

1. A manutenção preventiva será efetuada de acordo com a agenda de visitas acima estabelecida, respeitando na execução dos serviços as normas da ABNT e decisões emanadas do CREA, INMETRO e outros órgãos afins.

2. A periodicidade para os serviços ora especificados poderá ser de intervalos menores, caso a CONTRATANTE assim deseje, ou por imposição de plano de manutenção projetado pela Contratada, previamente aprovado pela Administração.

3. Os serviços listados acima são considerados básicos e mínimos, sendo desejável e imperativo que a Contratada lance mão de todos os serviços possíveis recomendados pela área técnica, de modo a prestar uma manutenção por excelência.

VIII - DA VIGÊNCIA

8.1. O contrato vigorará por 12 (doze) meses, a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, até o limite de 60 (sessenta) meses.

IX - DA ESTIMATIVA DE PREÇO

ITEM Discriminação Preço

Mensal R$

Preço Anual

R$

1

Serviços de manutenção preventiva e corretiva do elevador instalado nas dependências da PRT-8ª

415,00 4.980,00

- O custo foi estimado a partir de pesquisa de preços com base em orçamentos recebidos de empresas especializadas.

(25)

MPT / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PREGÃO N° 10/2011

ANEXO IV

DECLARAÇÃO

(NOME DA EMPRESA)_________________________, CNPJ nº __________________, sediada ________________(endereço completo), declara, sob as penas da lei, que até a presente data inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no presente processo licitatório, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

_________________________________________

Nome e número da identidade do declarante

(conforme Anexo IV da IN/MARE n° 05, de 21/07/95, alterada pela IN/MARE nº 09 de 16/04/96).

Esta declaração deverá estar dentro do envelope documentação.

(26)

MPT / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PREGÃO N° 10/2011

ANEXO V

DECLARAÇÃO

Declaramos, em atendimento ao previsto na licitação em epígrafe, que não possuímos em nosso quadro de pessoal, empregados com menos de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e menor de 16 (dezesseis) anos em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 (catorze) anos, nos termos do inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal de 1988 (Lei nº 9.854/99).

Local e data

_______________________________________________

Assinatura e carimbo (representante legal)

Esta declaração deverá estar no envelope “DOCUMENTAÇÃO”

(27)

MPT / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PREGÃO N° 10/2011

ANEXO VI

DECLARAÇÃO DE VISTORIA

Declaro, para os devidos fins, que tomamos pleno conhecimento das condições físicas para realização dos serviços, não cabendo a esta empresa alegar desconhecimento em momento posterior.

Belém(PA) ____/____________/2011.

Carimbo e assinatura do responsável pela licitante vencedora.

Esta declaração deverá estar no envelope “DOCUMENTAÇÃO”

(28)

MPT / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO PREGÃO N° 10/2011

ANEXO VII MINUTA DO CONTRATO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DO ELEVADOR INSTALADO NAS DEPENDÊNCIAS DA PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO, QUE ENTRE SI FAZEM UNIÃO FEDERAL, POR INTERMÉDIO DA PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO, E, DE OUTRO LADO, A EMPRESA ______, NA FORMA ABAIXO:

Aos (...) dias do mês de (...) do ano de 2011 (dois mil e onze), compareceram, de um lado a UNIÃO FEDERAL, por intermédio da PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO, CNPJ n° 26.989.715/0039-85, situada na Rua dos Mundurucus, n° 1794, CEP 66025-660, Batista Campos, Belém-PA, Fone: 091-3217-7500, neste ato representada por sua Procuradora-Chefe, Drª. RITA MOITTA PINTO DA COSTA, brasileira, portadora do RG n° (...), emitida pela (...), inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda sob o número (...), no uso de sua competência que lhe foi atribuída pelo inciso II do art. 92 do Regimento Interno do Ministério Público do Trabalho, aprovado pela Portaria nº 460, de 29/08/2011, do Exm°. Sr. Procurador-Geral do Trabalho, Dr. Luis Antônio Camargo de Melo, publicada no Diário Oficial da União de 31.08.2011, doravante denominada, simplesmente CONTRATANTE, e de outro lado, a Empresa ______, inscrita no CNPJ nº ____, estabelecida na Rua (Av., Trav.)______, neste ato representada pelo (a) seu (sua) _______, Senhor (a), CPF _____, conforme (indicar os instrumentos que conferem aos qualificados poderes para representar a Empresa na Assinatura do contrato), doravante denominada simplesmente CONTRATADA, têm, entre si, justo e avençado, e por força do presente instrumento e de conformidade com as disposições estabelecidas na Lei 10.520, de 17/07/2002, Decreto nº 3.555, de 08/08/2000, e Processo n° 08138-005432/2011, um Contrato de MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DO ELEVADOR DA PRT-8ª, mediante as seguintes cláusulas e condições:

(29)

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

1. O objeto deste CONTRATO é MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DO ELEVADOR DA PRT-8ª, com as seguintes características:

- (UMA) unidade de elevador elétrico da marca MONTELE, Mod. PL-237, específico para pessoas portadoras de necessidades especiais, instalado no prédio da Procuradoria.

CLÁUSULA SEGUNDA – DO AMPARO LEGAL

2.1. A lavratura do presente contrato decorre da realização de licitação, Pregão n° 10/2011, realizada com fundamento na Lei n°

10.520/2002 c/c Lei n° 8.666/93, alterada.

CLÁUSULA TERCEIRA – DA VIGÊNCIA E DA VALIDADE

3.1. O presente contrato terá vigência, observado o caput do art. 57 da Lei N° 8.666/93, de ___/___/11 a ___/___/12, prorrogável por até 60 (sessenta) meses, com validade e eficácia legal após a publicação do seu extrato no Diário Oficial da União, tendo início e vencimento em dia de expediente, devendo excluir o primeiro e incluir o último.

CLÁUSULA QUARTA - DA DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS 4.1. MENSALMENTE

4.1.1 - Verificar as correções das guias ou as roldanas dos cursores, assegurando uma operação silenciosa, e manter as guias adequadamente lubrificadas;

4.1.2 - Examinar todos os dispositivos de segurança e reguladores, eliminando os eventuais defeitos mecânicos;

4.1.3 - Verificar o estado geral dos painéis da cabine e piso, fazendo os reparos necessários;

4.1.4 - Consertar e alinhar as portas dos elevadores;

4.1.5 - Fazer limpeza geral do poço do elevador, retirando toda e qualquer sujidade encontrada, mantendo estes ambientes o mais salutar possível e apropriados ao bom desempenho dos equipamentos;

4.1.6 - Verificar o estado geral das instalações elétricas do poço, fazendo as correções devidas;

4.1.7 - Informar ao setor competente da PRT-8ª qualquer irregularidade encontrada nos espaços físicos das máquinas e dos equipamentos, que possam vir a influir no bom funcionamento destes e que fujam da competência da Contratada em resolvê-la.

4.2 - MOTORES DE CC/CA, GRUPOS GERADORES E CAIXAS REDUTORAS:

4.2.1 - Fazer a remoção da poeira acumulada e do óleo vazado;

4.3 – FREIOS:

4.3.1 - Remover da superfície de contato do tambor todo resíduo de óleo e graxa;

(30)

4.4 - QUADRO DE COMANDO:

4.4.1 - Fazer a limpeza da estrutura externa borrifando um produto desengraxante apropriado e eliminando os excessos com estopa limpa;

4.4.2 - Verificar e ajustar, se necessário, os temporizadores, relés, chaves com mau contato, relés de cola, relés de cargas dos geradores e circuitos de proteção e de comando, print de comando, fusíveis, contatores e demais elementos de proteção e comando, fazendo as substituições de peças, se necessário;

4.4.3 - Verificar o funcionamento dos microcomputadores, tanto dos hardwares quanto do software, corrigindo as anomalias encontradas.

4.5 - NOS ANDARES:

4.5.1 - Remover toda a poeira da faces internas e externas das portas, aplicando, em seguida, na face interna, fina camada de óleo com querosene;

4.5.2 - Fazer a remoção de todo material depositado sobre as barras chatas de ferro (apoio de carretilhas e aplicação de fina camada de óleo com querosene;

4.5.3 - Proceder à limpeza em toda a extensão das soleiras;

4.5.4 - Proceder à limpeza geral de roldanas e dos trincos;

4.5.5 - Ajustar qualquer folga excessiva nos roletes excêntricos das suspensões das folhas da porta e dos contatos dos trincos;

4.5.6 - Verificar o funcionamento dos botões de chamada ;

4.5.7 - Certificar-se de que a cabina não parta com as portas abertas e fecho destravado;

4.5.8 - Examinar o estado dos painéis de porta, prumo, alinhamento, pintura, arranhões e pancadas;

4.5.9 - Verificar o funcionamento da cabina quanto ao comando de incêndio;

4.6 - CABINES:

4.6.1 - Fazer a remoção do lixo acumulado em toda a extensão das soleiras;

4.6.2 - Remover toda a poeira das faces externas das portas, aplicando, em seguida, fina camada de óleo, enxugando todo o excesso;

4.6.3 - Remover todo o material depositado nas suspensões, aplicando, em seguida, fina camada de óleo, enxugando todo o excesso;

4.6.4 - Proceder à limpeza geral das barras articuladas e aplicação de fina camada de óleo nas articulações;

(31)

4.6.5 - Fazer remoção de poeira das grades de ventilação;

4.6.6 - Verificar a graxa dos conjuntos operadores dos eixos;

4.6.7 - Verificar a partida, parada e nivelamento;

4.6.8 - Verificar a abertura e fechamento das portas;

4.6.9 - Verificar o funcionamento das botoeiras , fazendo as correções devidas;

4.6.10 - Verificar se durante as viagens existem ruídos e pancadas anormais. Se ocorrerem, fazer os ajustes devidos;

4.6.11 - Verificar o estado geral dos componentes eletro-eletrônicos e mecânicos, fazendo as correções devidas.

4.7 - POÇO:

4.7.1 - Proceder à limpeza geral;

4.7.2 - Verificar o estado geral das guias da cabines e dos contrapesos, fazendo as correções necessárias;

4.7.3 - Verificar o estado geral dos componentes eletromecânicos dos amortecedores, corrigindo as anomalias encontradas.

4.8. SEMESTRALMENTE

4.8.1 - Lavar e aplicar novo lubrificante nas almas das guias da cabine .

4.8.2 - Acionar o sistema de segurança, ajustando as velocidades de desarme;

4.8.3 - Testar os amortecedores com a queda da cabine à meia lotação;

4.8.4 - Fazer medição da folga do desgaste entre o sem-fim e a engrenagem;

4.8.5 - Lubrificar as articulações mecânicas;

4.8.6 - Examinar cuidadosamente, com a cabine no meio do percurso, as molas de suspensão, se são iguais na mesma suspensão e se têm o mesmo comprimento e a mesma pressão, fazendo os ajustes necessários;

4.8.7 - Verificar os desgastes e folgas nas sapatas, se necessário fazendo os ajustes;

4.8.8 - Verificar o estado das sapatas , se necessário fazendo os ajustes;

4.8.9 - Reapertar os parafusos de fixação do motor;

4.8.10 - Verificar o nível de óleo dos mancais. Completar, se necessário.

Referências

Documentos relacionados

Para o controle das plantas daninhas, o uso de herbicidas foi eficiente nas primeiras fases do desenvolvimento da cultura, havendo necessidade de uma segunda aplicação, para manter

2.1 - O presente Pregão Eletrônico tem por objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em motores

A presente licitação tem por objeto a Contratação de empresa especializada na prestação de serviços continuados de manutenção preventiva e corretiva na Usina Solar

Assim sendo, na introdução das variáveis nos modelos de regressão, assumiram-se como variáveis de resultado (a predizer) as dimensões de burnout do IBM-VP e como

O carregador só pode ser utilizado para as baterias fornecidas pela Jungheinrich ou para outras baterias permitidas para o veículo industrial, após terem sido adaptadas pelo serviço

da referida pesquisa. O objetivo principal desta pesquisa é mapear os fluxos informacionais da equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação Lucy

A Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí – CREA-PI, apreciou o processo nº 01004005/18 de denúncia de Interesse da

peso terrível para a família, mas me pare- ce que peso maior é matar essa criança'', diz Paulo Silveira Martins Leão Junim; procurador do Estado do Rio de Janeiro e presidente