• Nenhum resultado encontrado

Atenção. Ginástica laboral preparatória

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Atenção. Ginástica laboral preparatória"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Atenção

A GINÁSTICA LABORAL PREPARATÓRIA é realizada ANTES DO INÍCIO DO TRABALHO, ela se caracteriza pela promoção do aumento da circulação sanguínea, e também, o aquecimento de grupamentos musculares que serão solicitados durante a jornada de trabalho. (AGUIAR et al., 2015)

ORIENTAÇÃO: O movimento deve ser feito lentamente, respeitando o limite articular, executando o movimento até onde não haja dor ou a mobilidade articular lhe permita.

Ginástica laboral preparatória

1- Pescoço: Em pé, tronco ereto, abdômen contraído, olhando para frente, escápulas aduzidas (peito estufado), membros superiores soltos ao lado do corpo, os pés na largura dos ombros e a cabeça inclinada para um lado do corpo. Delicadamente gire seu pescoço em uma direção em um grande círculo, retorne para a posição inicial e repita o movimento para o outro lado. Realizar 2 séries de 10 movimentos cada lado.

2- Ativação de músculos escapulares e paravertebrais: Deite-se de bruços no chão com os ombros fletidos, cotovelos estendidos, mãos fechadas e os polegares apontados para cima.

Apoie testa, peitorais, abdome, quadris e membros inferiores sobre o chão, formando uma linha reta. Mantenha o tronco firme e encaixado com a sustentação da contração dos abdominais e glúteos. Eleve os membros superiores do chão, sem perder os apoios do restante do corpo. Faça uma pausa (5 segundos) e retorne lentamente à posição inicial.

Realizar 2 séries de 10 a 15 movimentos.

(2)

3- Ombros: Na postura de pé, coluna ereta, peito aberto e abdome contraído, os pés na largura dos ombros e os membros superiores soltos ao lado do corpo. Levante os ombros e os direcione para trás, em seguida para baixo, depois para frente e retornando no neutro, realizando um grande movimento circular no sentido posterior. Após deve-se inverter a direção das circunduções. Realizar 2 séries de 10 a 15 movimentos no sentido horário e no anti-horário.

4- Braços: Na postura de pé, coluna ereta, peito aberto, abdome contraído, os pés na largura dos ombros e os membros superiores soltos ao lado do corpo. Levante os braços para os lados, de forma que eles fiquem paralelos ao chão. Realize rápidos e pequenos círculos com os membros superiores no sentido horário e anti-horário. Realizar 2 séries de 10 movimentos no sentido horário e no anti-horário.

1 2 3 4

1 2 3

(3)

5- Braços: Na postura de pé, coluna ereta, peito aberto, abdome contraído, joelhos semiflexionados e pés na largura dos quadris. Com um membro superior na lateral do tronco com a palma virada para o quadril e polegar apontando para frente e o outro membro superior com o ombro flexionado e com a mão acima da cabeça em posição neutra e polegar apara trás. Balance os braços à frente do corpo, flexionando os cotovelos e aduzindo os ombros (aproximando os membros superiores ao tronco), após retorne à posição inicial.

Repita 10 o movimento vezes e inverta a posição dos membros superiores. Realizar 2 séries de 10 movimentos para cada lado do corpo.

6- Punhos: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas (peito estufado).

O aluno irá deixar os braços na altura dos ombros e com as mãos fechadas, realizará um movimento como se estivesse desenhando um círculo imaginário com as mãos. Realizar 2 séries de 10 a 15 movimentos no sentido horário e anti-horário.

1 2 3 4

1 2 3 4

(4)

7- Dedos: Na posição sentada, flexione os ombros deixando-os à altura do peitoral, estenda seus dedos, abrindo as mãos, que estarão direcionada para o solo. Conte até 5 e flexione os dedos, fechando as mãos firmemente. Conte até cinco novamente em seguida estenda os dedos. Realizar 2 series de 10 a 15 repetições

8- Tronco: Na posição em pé, fique com os pés afastados à largura dos ombros e os membros superiores com os ombros flexionados na altura do peito, segurando um cabo de vassoura.

Após isso, deve-se ficar na posição semiajoelhada, mantendo coluna ereta, abdome contraído e realizar uma rotação de tronco para o lado do membro inferior que está à frente do corpo, em seguida deve-se voltar a posição inicial e irá repetir o movimento colocando a perna oposta na frente e realizando a rotação do tronco para o outro lado. Realizar 2 series de 10 movimentos alternados para cada lado do corpo.

1 2 3

4 5 6

1 2 1 2

(5)

9- Tronco: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas (peito estufado).

O aluno, inclinará o tronco para o lado, deslizando a mão sobre o membro inferior, deste lado, em direção ao solo. O movimento deve ser feito lentamente. Manter está posição.

Realizar 2 séries de 20 segundos, para cada lado do corpo.

10- Quadris: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, escápulas aduzidas (peito aberto), abdome contraído e olhando para frente. O aluno irá fazer uma circundução com o quadril, como se estivesse brincando com um bambolê, desenhando uma elipse imaginária com o quadril. Fazer o movimento para esquerda e para direita. Realizar 2 séries de 10 a 15 movimentos cada lado.

2

1 3

1 2 3

(6)

11- Quadris:Em pé, escápulas aduzidas, tronco ereto, abdome contraído, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados. Para o aluno realizar uma repetição ele irá colocar as mãos sobre os quadris, e irá flexionar o quadril de um membro inferior, elevando- o à frente do corpo a altura dos quadris, após deve-se realizar este movimento com o membro inferior oposto. Em seguida deve-se realizar uma abdução de quadril elevando uma das pernas para a lateral do corpo, em sequência a perna do lado oposto. Depois ele irá realizar o movimento de extensão de quadril, levando uma das pernas para atrás do corpo e depois a oposta. Deve-se manter o tronco o mais estático possível, focando o movimento no quadril e no membro inferior correspondente. Realizar 2 séries de 10 repetições cada movimento.

1 2 3 4 5

6 7

(7)

12- Perna:Em pé, escápulas aduzidas, tronco ereto, abdome contraído, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados. Eleve um dos joelhos o mais alto possível.

Abaixe-o lentamente para repetir com o lado oposto de modo que cada passo o leve mais para frente. Fazer uma dorsiflexão do tornozelo para acentuar o conto do calcanhar ao retorno do pé ao chão e o rolamento do tornozelo, freando essa dorsiflexão até o pé apoiar totalmente no chão para iniciar o balanço da perna oposta. Realizar 2 series de 10 a 15 movimentos

13- Tornozelo: Em pé, olhando para frente, coluna ereta, escápulas aduzidas (peito aberto), abdômen contraído, pernas afastadas lateralmente na largura dos quadris e pés ligeiramente lateralizados, joelhos semiflexionados. Realize uma flexão plantar, transferindo seu peso sobre as pontas dos pés, elevando o corpo o mais alto possível. Abaixe os pés lentamente e controladamente. Após faça o mesmo movimento com as pontas dos pés voltadas para frente. Realizar 2 séries de 10 movimentos em cada posição

1 2 3 4 5

2 3 4

1

(8)
(9)

Referências

Documentos relacionados

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros com as pontas ligeiramente lateralizadas, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para

1- Pescoço: Em pé, olhando para frente, coluna ereta, peito aberto, abdômen contraído, palmas das mãos apoiadas nos quadris, pernas abertas na largura dos ombros e

Sentado sobre uma cadeira sem se apoiar em um encosto, olhar para frente, com a coluna ereta, abdome contraído, escápulas aduzidas, os pés no chão na largura dos ombros e os

Para realizar o exercício deve-se adotar a postura inicial: Em pé, os pés devem estar lateralizados e na largura dos ombros, os joelhos semiflexionados, tronco

Sentado em uma cadeira, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente, escápulas aduzidas (“peito

1- Pescoço: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas

1- Pescoço: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente, escápulas aduzidas (peito