• Nenhum resultado encontrado

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 3ª VARA ÚNICA DA COMARCA DE QUIXADÁ/CE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 3ª VARA ÚNICA DA COMARCA DE QUIXADÁ/CE"

Copied!
59
0
0

Texto

(1)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 3ª VARA ÚNICA DA COMARCA DE QUIXADÁ/CE

DENÚNCIA

Procedimento Investigatório Criminal n.º 2018/507493 (distribuição por dependência aos processos

n.º 00028055-24.2018.8.06.0151, 00028058-76.2018.8.06.0151 e 0002074-90.2018.8.06.0151)

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ, presentado por seus órgãos abaixo-assinados, com fulcro no art. 129, I da Constituição da República c/c o art. 41 do Código de Processo Penal, com supedâneo no Procedimento Investigatório Criminal n.º 2018/507493, vem perante Vossa Excelência apresentar DENÚNCIA contra:

FRANCISCO IVAN BENÍCIO DE SÁ, brasileiro, casado, vereador do município de Quixadá, atualmente exercendo o cargo de presidente da câmara municipal de vereadores de Quixadá, RG 2961675-95 SSPCE, CPF: 513.106.783-91, filho de Raimundo Benício de Sá e de Josefa Benício de Sá, com endereço na Rua Rodrigues Júnior, n.º 669, Centro, Quixadá-CE

X

ALCINEIDE DE LIMA RABELO, brasileira, casada, 2º grau completo, do lar, filha de José Eduardo Rabelo e Maria do Socorro de Lima Rabelo, nascida em 05/09/1964, RG: 75413284 SSP/CE, CPF:

392.297.503-87, natural de Quixadá/CE, com endereço na rua Francisca Nogueira Ramos, n.º 266, Apto 403, bloco "S", Fortaleza/CE, Telefone (85) 96122220

pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

DO SUMÁRIO DA INVESTIGAÇÃO

(2)

O Ministério Público Estadual instaurou o Procedimento Investigatório Criminal n.º 2018/507493 com o fito de investigar fraudes a licitação e à execução de obras de engenharia no município de Quixadá/CE, após representação de vereador deste município.

Iniciada a investigação, constatou-se que Francisco Ivan Benício de Sá, conhecido por “Ivan Benício” ou “Ivan Construções”, empresário do ramo de construção civil, vereador e presidente da câmara municipal de Quixadá, executava obras no município de Quixadá, utilizando-se de interpostas empresas (empresas laranjas), no intuito de fugir da vedação do art. 9º, III da lei n.º 8.666/93, que estatuí que não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

A investigação iniciou-se em 2018 com a coleta e análise de documentos, interceptações telefônicas, afastamento do sigilo bancário e fiscal de empresas, sócios e agentes públicos, bem como com a oitiva dos sócios da Construtora Araújo LTDA. Fora deferido pelo Poder Judiciário o afastamento do sigilo das comunicações telefônicas, do sigilo bancário e fiscal, bem como foram cumpridas buscas e apreensões.

A execução das medidas de investigação, sobretudo da interceptação telefônica revelou, em encontro fortuito de prova (Princípio da Serendipidade), diversos outros ilícitos, o que recomendaram a apresentação de denúncias em separado.

“O Ministério Público, no exercício de sua atribuição constitucional de titular da ação penal pública, pode optar por ofertar denúncias separadas por crimes conexos quando assim for mais adequado à persecução penal ou quando elementos do segundo crime somente vierem a ser descobertos em momento posterior. Tal conduta ministerial não implica em arquivamento implícito em relação aos fatos ou acusados que não constaram no primeiro processo” (STJ, HC 344510/RS, Relator Ministro Joel Ilan Paciornik, T5, j. em 16/03/2017, DJe 28/03/2017).

(3)

DOS FATOS EM APURAÇÃO NESTA DENÚNCIA

Durante as interceptações telefônicas realizadas no âmbito da operação

"CASA DE PALHA", em 23 de abril de 2019, véspera da deflagração da primeira etapa da referida operação, foram captadas as ligações telefônicas a seguir descritas entre Ivan Benício e Antônio Almeida Viana, respectivamente presidente e então Chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Quixadá/CE.

No áudio, Francisco Ivan Benício de Sá determina a Antônio Almeida Viana que vá à Assembleia Legislativa do estado do Ceará, mais especificamente no gabinete do deputado Osmar Baquit, e pegue certidões comprovando seu comparecimento nos dias 08 e 16 daquele mês. Francisco Ivan diz a Almeida Viana o que deve ser colocado na certidão, como justificativa para o pretenso comparecimento de Francisco Ivan à Assembleia Legislativa nas datas que informa ao telefone, momento em que Antônio Almeida informa que já havia colocado aquele motivo sugerido por Ivan em anterior certidão, ocasião em que ambos riem (CD anexo). Seguem dados das ligações interceptadas com autorização judicial:

Chamada do Guardião ÁUDIO: 867424.WAV

Operação CASA DE PALHA Mídia do Alvo 55(88)996092008 Data de Início 23/04/2019 – 15:02:33 Duração (s) 00:02:15

Transcrição

Ivan: Almeida, dava pra tu ir lá no gabinete do Osmar?

Almeida: Sim, sim.

Ivan: Aí tu pegava lá duas declarações, aquelas duas 08 e 16 de abril.

Almeida: 08 e 16, né?

Ivan: É, 8 e 16.

Almeida: Tá certo.

Ivan (00:53) inaudível.

Almeida: tá ok.Vou lá.

(4)

Ivan: Qualquer coisa você diz que é sobre o projeto de calçamento da várzea da onça e tal.

Almeida (01:03) inaudível.

(RISOS)

Ivan (áudio ruim): ... como ele fez naquele dia, né?

Almeida: foi, eu vi que foi assim.

Ivan: acabei de falar com ele agora aqui.

Almeida: foi, né?

Ivan: Cheguei e já tava me esperando, já conversei com ele.

Almeida: Já foi?

Ivan: hã?

Almeida: Foi rápido?

Ivan: Foi rápido, cheguei e tava me esperando.

Almeida: E aí? E aí?

Ivan (áudio ruim): ...que ele atendeu fui eu.

Almeida: e aí?

Ivan (áudio ruim): ... uns 10 minutos.

Almeida: falou sobre as emendas? Algo sobre as emendas?

Ivan: ele vai viajar pra SP amanhã... só chega segunda-feira. Quando chegar de lá disse pra procurar ele na casa da mãe dele ou aqui.

Almeida: é, né?

Ivan: Bom pra cutucar, né?

Almeida: é 8 e 16 que tu disse? Dia 08 e...

Ivan (01:58) inaudível (barulho no ambiente) Almeida: Hein? É dia 8 e 16, né? Oi?

A conversa continuou em nova e posterior ligação, na mesma data, após interrupção da chamada.

Chamada do Guardião ÁUDIO: 867428.WAV

Operação CASA DE PALHA Mídia do Alvo 55(88)996092008 Data de Início 23/04/2019 15:05:08 Duração (s) 00:01:03

Transcrição

Ivan: hum, diz, caiu a ligação.

Almeida: caiu, foi. Diga... é dia 08 e 16 tu disse?

Ivan: é, pode ser dia 08 e 16, que é uma terça e na outra terça ou é em

(5)

numa segunda e na outra segunda..

Almeida: tá, ok, ok.

Ivan: É um negócio assim.

Almeida: ok.

Ivan: dia 08 e 16 Almeida: tá Ivan: é as duas.

Almeida: isso.

Ivan: né?

Almeida: tranquilo. É.

Ivan: aí você já tá por aí mesmo, aí vá lá e resolva isso aí.

Almeida: é, tá bom, tranquilo. Vou lá.

Ivan: viu? Pois vá lá. Porque eu já disse a ele que quem tirou diária esse mês e não tem declaração, não vê mais uma diária.

Almeida: não, eu acho que é bom, é bom.

Ivan: Ou faz declaração ou não vê.

Almeida: não, tudo bem.

Ivan: é ....bota logo pra dentro.

Almeida: é...

Ivan: Pois tá. Pois valeu.

Almeida: tá.

Restaram evidenciados, portanto, fortes indícios da utilização de declarações inverídicas para a obtenção do pagamento de diárias por parte de Francisco Ivan junto à Câmara municipal de vereadores de Quixadá, com a participação direta de Antônio Almeida Viana, respectivamente Presidente e chefe de gabinete da Câmara municipal. No mesmo áudio Francisco Ivan ainda diz que alertou aos demais vereadores que a partir daquela data só receberiam diárias com certidão.

Os documentos específicos tratados nas ligações telefônicas (dias 08/04/2019 e 16/04/2019) não foram apreendidos, pois estavam, supostamente, em poder de Antônio Almeida, que não foi alvo de busca e apreensão no dia seguinte ao da ligação, 24 de abril de 2019, dia da execução dos mandados de prisão e busca e apreensão, data em que ocorreu a prisão preventiva de Francisco Ivan, com seu afastamento do cargo de vereador e de presidente da câmara municipal, situação que perdura até a presente data.

O sigilo das comunicações telefônicas, bem como dos dados de registros de Estações Rádio Base - ERB e extratos reversos, de Francisco Ivan Benício, dentre outros, foi afastado por decisão judicial no âmbito da investigação citada.

Confrontando-se os dados do Portal da Transparência do Tribunal de

(6)

Contas do Estado do Ceará - TCE e do Portal da transparência da Câmara municipal acerca do pagamento de diárias a Francisco Ivan Benício de Sá, bem como com os documentos apreendidos na sede do legislativo, com os dados das Estações Rádio Base - ERBs do terminal telefônico utilizado pelo presidente do legislativo municipal, chegou-se à confirmação do esquema fraudulento de utilização de declarações falsas para o recebimento indevido de diárias por parte de Francisco Ivan, presidente do legislativo municipal, conforme se expõe.

As certidões inverídicas foram confrontadas com dados das Estações Rádio Base (ERB) ou “Cell site” do terminal do denunciado. ERB é a denominação dada em um sistema de telefonia celular para a Estação Fixa (antena) com que os terminais móveis se comunicam. A ERB está conectada a uma Central de Comutação e Controle (CCC) que tem interconexão com o serviço telefônico fixo comutado (STFC) e a outras CCC’s, permitindo chamadas entre os terminais celulares e deles com os telefones fixos comuns. Na arquitetura de alguns sistemas celulares existe a figura do Base Station Controller (BSC) que agrupa um conjunto de ERBs antes da sua conexão com a CCC.

A mobilidade da telefonia móvel dá-se em razão da utilização de comunicação wireless (sem fio) entre o terminal e uma Estação Rádio Base (ERB). O terminal móvel se comunica com a ERB (antena)_ mais próxima. A área de cobertura referente a uma ERB é chamada de célula. Ao se locomover, o terminal móvel muda de célula e tem sua comunicação transferida de uma ERB (antena) para outra. A mudança de ERB durante uma chamada é denominada "handoff" ou "handover". Segue ilustração:

(7)

Confrontando os dados de registro de ERBs com os dados de pagamento de diárias a Francisco Ivan Benício, comprovou-se que nas datas a seguir relacionadas, este sequer se deslocou à cidade de Fortaleza. Frise-se que a investigação segue em relação a outros empenhos emitidos para o pagamento de diárias ao denunciado Ivan, cingindo-se a presente denúncia somente àqueles casos em que o denunciado sequer se deslocou à cidade de Fortaleza/CE.

Dos Empenhos n.º 04020004 e 07030002

Segundo o Portal da Transparência do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Francisco Ivan Benicio de Sá, presidente da Câmara municipal de vereadores de Quixadá/CE, ordenador de despesa, emitiu a nota de empenho n.º 07030002, em 07/03/2019, em benefício próprio, para fazer face às "despesas com relançamento de empenho 0402004 com a concessão de uma diária tendo em vista seu deslocamento a Fortaleza no dia 05 de fevereiro do corrente ano, junto a Assembleia Legislativa do Estado, no Gabinete do Deputado Osmar Baquit, para tratar de assuntos de interesse desta municipalidade, nos termos da Portaria n.º 040201/2019".

(8)

E continua a nota de empenho:

Durante o cumprimento de mandado judicial de busca e apreensão na sede da Câmara Municipal de Vereadores, foi apreendido o documento original da mesma nota de empenho:

(9)

O valor empenhado foi de R$300,00 (trezentos reais), pagos por meio do cheque n.º 9205438, banco n.º 104 (Caixa Econômica Federal), agência n.º 0752, conta n.º 000006308-3.

Fora apreendida ainda na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Quixadá, em cumprimento à determinação judicial de busca e apreensão, a nota de empenho n.º 04020004, datada de 04/02/2019, em que consta como interessado Francisco Ivan Benício de Sá.

Analisando-se a nota de empenho n.º 04020004, constata-se que essa foi emitida em 04/02/2019, "para fazer face às despesas com a concessão de uma diária tendo em vista seu deslocamento a Fortaleza no dia 05 de fevereiro do corrente ano, junto a Assembleia Legislativa do Estado, no Gabinete da Deputada Rachel Marques,

(10)

para tratar de assuntos de interesse desta municipalidade, nos termos da Portaria nº 040201/2019" (mesma portaria usada para ambos os empenhos - n.º 04020004 e 07030002) (grifamos).

Ocorre que, quando da emissão da nota de empenho n.º 04020004, no dia 04/02/2019, para pagamento de deslocamento que ocorreria em 05/02/2019, a Excelentíssima Senhora Rachel Marques não mais exercia a função de deputada estadual na citada data, razão pela qual não poderia Francisco Ivan ter se deslocado à Fortaleza para ser recebido no gabinete da referida senhora na data citada. Para o pagamento da nota de empenho n.º 04020004, fora emitido o cheque público n.º 920542, no valor de R$300,00 (trezentos reais), datado de 15 de fevereiro de 2019, apreendido sem a assinatura do presidente do legislativo, ordenador de despesa e beneficiário deste:

No portal da Transparência da própria câmara de vereadores de Quixadá/CE, consta que o empenho número 04020004 foi anulado:

SEGUE IMAGEM ADIANTE

(11)

A fim de corrigir o erro evidente, fora emitida a nota de empenho n.º 07030002, em 07/03/2019, para pagamento da mesma diária, alterando-se o destino do suposto deslocamento de Francisco Ivan, passando a constar então como se este houvesse se deslocado a Fortaleza para comparecer ao gabinete do deputado Osmar Baquit, no lugar do gabinete da deputada Rachel Marques, que não mais exercia o cargo eletivo na citada data. Apesar da mudança acerca do suposto gabinete a que Francisco Ivan teria comparecido, em verdade este sequer saiu da cidade de Quixadá/CE.

Analisando-se os registros de ERBs do terminal telefônico (88) 996092008, utilizado por Francisco Ivan Benício de Sá, verifica-se que este permaneceu, na referida data, na cidade de Quixadá durante todo o dia, conforme demonstram os registros de ERBs, que constam do arquivo digital enviado pela operadora de telefonia, sistematizados os registros do dia 05/02/2019 logo abaixo, anexados, na íntegra, em mídia digital em anexo, conforme enviado pela operadora de telefonia.

Tal linha de telefonia móvel citada já pertenceu a Francisco Ivan, conforme informou a operadora de telefonia, e foi cadastrada em seu nome na data de 28/11/2011, assim permanecendo até 22/01/2018, data em que o terminal passou a ser cadastrado em nome de Marta Vânia Bento Bernardo, com o endereço da irmã desta, Paula Renata Bento Bernardo, que mantinha relacionamento amoroso com Ivan Benício,

(12)

permanecendo ainda sob uso do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, como demonstraram as interceptações telefônicas, o auto de busca e apreensão e auto de prisão. Seguem os dados enviados pela operadora de telefonia:

(13)

O aparelho celular, por meio do qual Francisco Ivan utilizava a linha 88996092008, fora apreendido em poder deste no dia 24 de abril de 2019, data da deflagração da operação CASA DE PALHA, conforme auto de circunstanciado de busca e apreensão e auto de prisão, lavrados pela autoridade policial civil:

(14)

Analisando-se o registro das ERBs, constata-se que houve registros em diversos momentos, durante o dia 05/02/2019, do terminal utilizado por Francisco Ivan em ERBs localizadas na cidade de Quixadá, não sendo registrada conexão com ERBs localizadas na cidade de Fortaleza ou no trajeto para esta, conforme, diferentemente, pode-se constar em dias que o acusado chegou a se deslocar a Fortaleza/CE.

Conforme se constata nos registros das ERBs do terminal n.º (88) 996092008, utilizado por Francisco Ivan Benício de Sá, registros estes captados pela utilização do telefone em chamadas, tem-se que o referido terminal, durante todo o dia 05/02/2019, conectou-se às seguintes ERBs, todas na cidade de Quixadá:

CGI/ERB LATITUDE LONGITUDE

DATA INÍCIO

AZIMUTE LOCALIZAÇÃO

724-02-40288-01473 -4,966667

-9,009139 14/08/2018

220° QXQX03C, RUA FRANCISCO BEZERRA FIGUEIREDO 0, ALTO SAO FRANCISCO, QUIXADA, CE

724-02-40288-01471 -04,966667 -39,009139

14/08/2018 025°

QXQX03A, RUA FRANCISCO BEZERRA FIGUEIREDO 0, ALTO SAO FRANCISCO, QUIXADA, CE

724-02-40288-00292 -04,966666 -39,014180

07/08/2018 110°

QXQX00B, AVENIDA PLACIDO CASTELO, n.º 2273, CENTRO, QUIXADA, CE

724-02-40288-02002 -04,971111 -39,016111

07/08/2018 185°

QXQX02B, AVENIDA PLACIDO CASTELO, n.º 1727, CENTRO, QUIXADA, CE

(15)

724-02-40288-02001 -04,971111 -39,016111

07/08/2018 070°

QXQX02A, AVENIDA PLACIDO CASTELO, n.º 1727, CENTRO, QUIXADA, CE

724-02-40288-00283 -04,966666 -39,014180

01/01/1999 210°

QXQX00C, AVENIDA PLACIDO CASTELO, n.º 2273, CENTRO, QUIXADA, CE

724-02-40288-00342 -04,970861 -39,023222

21/02/2019 110°

QXQX04B, RUA FRANCISCO SEGUNDO COSTA, 0, CENTRO, QUIXADA, CE, CEP 63900-000

724-02-40288-00281 -04,966666 -39,014180

07/08/2018 050°

QXQX00A, AVENIDA PLACIDO CASTELO, n.º 2273, CENTRO, QUIXADA, CE

724-02-40288-01472 -04,966667 -39,009139

14/08/2018 130°

QXQX03B, RUA FRANCISCO BEZERRA FIGUEIREDO 0, ALTO SÃO FRANCISCO, QUIXADA, CE

Segue anexo a esta denúncia, em arquivo digital enviado pela operadora de telefonia no qual se encontram os registros de todas as conexões do aparelho celular durante o período a investigação. Logo abaixo, constam os registros das conexões realizadas no dia 05/02/2019:

REGISTRO

CENTRAL Nº ORIGEM Nº

DESTINO REDI- RECIO-

NADO PARA

IMEI ORIGEM IMEI

DESTINO PRIMEIRA CGI/ERB

ÚLTIMA CGI/ERB HORA BRASÍLIA HORA DA CEN-

TRAL

DU- RA- ÇÃO

TIPO

MOC ZFLA05

5588996975324 . . . 05/02/2019 07:26 3 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 07:26

CF ZFLA05 5588996975324 550559 . . 05/02/2019 07:26 3 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 07:26

MOC ZFLA05

5588999790405 . . . 05/02/2019 07:58 2 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 07:58

CF ZFLA05 5588999790405 550559 . . 05/02/2019 07:58 3 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 07:58

MOC

ZFLA05 5588999562526 . . . 05/02/2019 09:01 7 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 09:01

CF ZFLA05 5588999562526 550559 . . 05/02/2019 09:01 7 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 09:01

MOC ZFLA05

5588999929729 . . . 05/02/2019 09:20 233 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 09:20

RCF ZFLA05

5588999929729 . . . 05/02/2019 09:20 233 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 09:20

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-01473 05/02/2019 09:20 233 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01471 05/02/2019 09:20

MOC ZFLA05

5588996311225 . . . 05/02/2019 09:49 76 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 09:49

RCF ZFLA05

5588996311225 . . . 05/02/2019 09:49 75 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 09:49

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-00292 05/02/2019 09:49 75 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01471 05/02/2019 09:49

MOC 5588997779977 . . . 05/02/2019 09:56 62 CHAMADA

(16)

ZFLA05

5588996092008 . . 05/02/2019 09:56

RCF ZFLA05

5588997779977 . . . 05/02/2019 09:56 62 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 09:56

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 09:56 62 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01473 05/02/2019 09:56

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 09:59 120 CHAMADA

5588997978726 . 724-02-40288-01473 05/02/2019 09:59

RCF ZR- CE10

5588996092008 . . . 05/02/2019 09:59 120 CHAMADA

5588997978726 . . 05/02/2019 09:59

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 10:02 24 CHAMADA

5588998726053 . 724-02-40288-01471 05/02/2019 10:02

RCF ZR- CE10

5588996092008 . . . 05/02/2019 10:02 24 CHAMADA

5588998726053 . . 05/02/2019 10:02

MOC ZFLA05

5588997427190 . . . 05/02/2019 10:07 58 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 10:07

RCF ZFLA05

5588997427190 . . . 05/02/2019 10:07 58 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 10:07

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 10:07 58 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01471 05/02/2019 10:07

CF ZFLA04 554130410200 550559 . . 05/02/2019 10:30 7 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 10:30

MOC ZFLA05

5588997676213 . . . 05/02/2019 10:56 6 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 10:56

RCF ZFLA05

5588997676213 . . . 05/02/2019 10:56 6 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 10:56

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-00292 05/02/2019 10:56 6 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-00292 05/02/2019 10:56

MOC ZFLA05

5588999790405 . . . 05/02/2019 11:20 31 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 11:20

RCF ZFLA05

5588999790405 . . . 05/02/2019 11:20 31 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 11:20

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-01473 05/02/2019 11:20 31 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-02002 05/02/2019 11:20

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-02002 05/02/2019 11:21 124 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-02001 05/02/2019 11:21

MOC ZFLA05

5588996975324 . . . 05/02/2019 11:21 123 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 11:21

RCF 5588996975324 . . . 05/02/2019 11:21 124 CHAMADA

(17)

ZFLA05

5588996092008 . . 05/02/2019 11:21

MOC ZR- CE10

5588996461241 . . . 05/02/2019 11:31 5 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 11:31

RCF ZR- CE10

5588996461241 . . . 05/02/2019 11:31 5 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 11:31

MTC ZR- CE10

5588996461241 . . 357655067189760 724-02-40288-00283 05/02/2019 11:31 5 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-02001 05/02/2019 11:31

MOC ZFLA05

5588997346392 . . . 05/02/2019 12:18 233 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 12:18

RCF ZFLA05

5588997346392 . . . 05/02/2019 12:18 234 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 12:18

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-00342 05/02/2019 12:18 233 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-00283 05/02/2019 12:18

CF ZFLA04 554130410200 550559 . . 05/02/2019 13:10 7 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 13:10

MOC ZFLA05

5588997676213 . . . 05/02/2019 14:29 64 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 14:29

RCF ZFLA05

5588997676213 . . . 05/02/2019 14:29 64 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 14:29

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 14:29 64 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01471 05/02/2019 14:29

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 14:55 8 CHAMADA

5588997676213 . 724-02-40288-01471 05/02/2019 14:55

RCF ZR- CE10

5588996092008 . . . 05/02/2019 14:55 8 CHAMADA

5588997676213 . . 05/02/2019 14:55

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 15:43 121 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01473 05/02/2019 15:43

CF ZFLA04 554130410200 550559 . . 05/02/2019 16:09 6 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 16:09

MOC ZFLA05

5588996311225 . . . 05/02/2019 16:46 89 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 16:46

RCF ZFLA05

5588996311225 . . . 05/02/2019 16:46 90 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 16:46

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-01473 05/02/2019 16:46 90 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01471 05/02/2019 16:46

MOC ZR- CE10

5588999787284 . . . 05/02/2019 16:57 98 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 16:57

RCF ZR- 5588999787284 . . . 05/02/2019 16:57 98 CHAMADA

(18)

CE10

5588996092008 . . 05/02/2019 16:57

MTC ZR- CE10

5588999787284 . . 357655067189760 724-02-40288-01473 05/02/2019 16:57 98 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01471 05/02/2019 16:57

RCF ZR- CE10

5588997676213 . . . 05/02/2019 17:01 26 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 17:01

MTC ZR- CE10

5588997676213 . . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 17:01 26 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01471 05/02/2019 17:01

MOC ZFLA05

5588999790405 . . . 05/02/2019 17:02 49 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 17:02

RCF ZFLA05

5588999790405 . . . 05/02/2019 17:02 50 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 17:02

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 17:02 50 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01471 05/02/2019 17:02

MOC ZFLA05

5588999405868 . . . 05/02/2019 17:29 47 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 17:29

RCF ZFLA05

5588999405868 . . . 05/02/2019 17:29 47 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 17:29

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-02001 05/02/2019 17:29 47 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-00281 05/02/2019 17:29

MOC ZR- CE10

5585999767254 . . . 05/02/2019 17:58 27 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 17:58

RCF ZR- CE10

5585999767254 . . . 05/02/2019 17:58 27 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 17:58

MTC ZR- CE10

5585999767254 . . 357655067189760 724-02-40288-00281 05/02/2019 17:58 27 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01471 05/02/2019 17:58

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01473 05/02/2019 18:42 39 CHAMADA

5588999448783 . 724-02-40288-01473 05/02/2019 18:42

MTC QM- FLA2

5588996092008 . . . 05/02/2019 18:42 39 CHAMADA

5588999448783 . . 05/02/2019 19:42

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-00283 05/02/2019 19:08 84 CHAMADA

5585999767254 . 724-02-40288-00283 05/02/2019 19:08

RCF ZR- CE10

5588996092008 . . . 05/02/2019 19:08 83 CHAMADA

5585999767254 . . 05/02/2019 19:08

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . . 05/02/2019 19:08 83 CHAMADA

5585999767254 . . 05/02/2019 19:08

MOC ZFLA05

5588999405868 . . . 05/02/2019 19:11 11 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 19:11

(19)

RCF ZFLA05

5588999405868 . . . 05/02/2019 19:11 11 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 19:11

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-00342 05/02/2019 19:11 11 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-00342 05/02/2019 19:11

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01471 05/02/2019 19:43 1 CHAMADA

5588999405868 . 724-02-40288-01473 05/02/2019 19:43

CF QM- FLA2

5588996092008 550559 . . 05/02/2019 19:43 1 CHAMADA

5588999405868 . . 05/02/2019 20:43

MTC QM- FLA2

5588996092008 . . . 05/02/2019 19:43 1 CHAMADA

5588999405868 . . 05/02/2019 20:43

RCF ZFLA04

5588992298908 . . . 05/02/2019 19:45 125 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 19:45

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-01473 05/02/2019 19:45 125 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-01473 05/02/2019 19:45

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01473 05/02/2019 19:48 4 CHAMADA

5588999405868 . 724-02-40288-01471 05/02/2019 19:48

CF QM- FLA2

5588996092008 550559 . . 05/02/2019 19:48 5 CHAMADA

5588999405868 . . 05/02/2019 20:48

MTC QM- FLA2

5588996092008 . . . 05/02/2019 19:48 5 CHAMADA

5588999405868 . . 05/02/2019 20:48

CF QM- FLA2

5588996092008 550559 . . 05/02/2019 19:50 2 CHAMADA

5588999405868 . . 05/02/2019 20:50

MTC QM- FLA2

5588996092008 . . . 05/02/2019 19:50 2 CHAMADA

5588999405868 . . 05/02/2019 20:50

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01473 05/02/2019 19:50 2 CHAMADA

5588999405868 . 724-02-40288-01471 05/02/2019 19:50

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01472 05/02/2019 19:56 91 CHAMADA

5588997779977 . 724-02-40288-00292 05/02/2019 19:56

MTC ZFLA05

5588996092008 . . . 05/02/2019 19:56 90 CHAMADA

5588997779977 . . 05/02/2019 19:56

MTC QM- FLA2

5588996092008 . . . 05/02/2019 19:56 90 CHAMADA

5588997779977 . . 05/02/2019 20:56

MOC ZFLA05

5588997779977 . . . 05/02/2019 20:12 74 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 20:12

RCF ZFLA05

5588997779977 . . . 05/02/2019 20:12 74 CHAMADA

5588996092008 . . 05/02/2019 20:12

MTC ZR- CE10

5588996092008 . . 357655067189760 724-02-40288-02001 05/02/2019 20:12 74 CHAMADA

(20)

5588996092008 724-02-40288-02001 05/02/2019 20:12

Esclareça-se, desde logo, que as células da planilha que supostamente informam ligação do terminal usado por Ivan para ele próprio, em verdade, retratam e documentam a sequência da ligação anterior, com mesma data, horário, com a mudança de utilização de ERBs. Ao final do arquivo digital enviado pela operadora de telefonia, consta a seguinte legenda para análise dos dados enviados:

Conforme demonstrou a relação de registros de ERBs, Francisco Ivan Benício de Sá, durante todo o dia 05/02/2019 utilizou seu aparelho celular na cidade de Quixadá, constando registros de ERBs somente nesta cidade, sem registro de qualquer ERB na cidade de Fortaleza ou em cidades no trajeto para a capital do estado. No entanto, fora declarado pela Sra. Alcineide Rabelo, que exercia atividades informais no gabinete do deputado Estadual Osmar Baquit, na assembleia legislativa do estado do Ceará, que Francisco Ivan estaria na Assembleia naquele dia “para tratar de assunto sobre projeto do calçamento para o distrito Várzea da Onça do município de Quixadá”. Segue a declaração inverídica:

(21)

Apesar de a despesa já haver sido paga, bem como já constar do portal da transparência do TCE/CE e no portal da transparência da Câmara municipal a indicação da realização do pagamento, constata-se que o processo administrativo de pagamento está, quase na totalidade, em branco, sem as assinaturas devidas, conforme faz prova cópia dos procedimentos de pagamento apreendidos na sede da Câmara Municipal de Vereadores, cujos originais serão remetidos para este juízo, por serem instrumentos do crime.

(22)

Conforme se vê, a certidão emitida pela Sra. Alcineide de Lima Rabelo, servidora de fato na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, lotada no gabinete do Deputado Osmar Baquit, é ideologicamente falsa e foi utilizada para propiciar o recebimento indevido de diárias por Francisco Ivan Benício de Sá. Segue dados do Portal da transparência da Câmara Municipal de Vereadores de Quixadá atestando o pagamento do valor relativo à nota de empenho n.º 07030002:

Já no original da referida nota de empenho, apreendida na Câmara Municipal, verifica-se ausência de quase a totalidade das assinaturas (documento anexo à denúncia).

Do Empenho n.º 07030003

Francisco Ivan Benicio de Sá, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Quixadá/CE, ordenador de despesa, emitiu a nota de empenho n.º 07030003, em 07/03/2019, em benefício próprio, para fazer face às "despesas com a concessão de uma diária tendo em vista seu deslocamento a Fortaleza no dia 12 de fevereiro do corrente ano, junto a Assembleia Legislativa do Estado, no Gabinete do Deputado Osmar Baquit para tratar de assuntos de interesse desta municipalidade, nos termos da Portaria n.º 080202/2019.".

(23)

Continua a nota de empenho:

O valor empenhado foi de R$300,00 (trezentos reais), pagos por meio de cheque n.º 9205438 (mesmo número informado para pagamento do empenho n.º 07030002), banco n.º 104 (Caixa Econômica Federal), agência n.º 0752, conta n.º 0000063083.

Confrontando tal informação com os registros de ERBs do terminal telefônico (88) 996092008, utilizado por Francisco Ivan Benício de Sá, verifica-se que Francisco Ivan permaneceu, na referida data, na cidade de Quixadá durante todo o dia,

(24)

conforme consta dos registros das ERBS. Há apenas um registro, no período matutino, de ERB localizada na cidade vizinha de Choró/CE. Seguem as ERBs às quais se conectou o aparelho celular utilizado por Francisco Ivan durante todo o dia 12 de março de 2019:

CGI/ERB LATITUDE LONGITUDE

DATA INÍCIO

AZIMUTE LOCALIZAÇÃO

724-02-40288-01473 -04,845278 -39,135556

07/08/2018 080°

CECH00A, RUA JOANA ALVES DE ALMEIDA CENTRO CHORO/CE.

724-02-40288-00292 -04,966666 -39,014180

07/08/2018 110°

QXQX00B, AVENIDA PLACIDO CASTELO 2273, CENTRO QUIXA- DA/CE

724-02-40288-02003 -04,971111 -39,016111

07/08/2018 300°

QXQX02C, AVENIDA PLACIDO CASTELO 1727, CENTRO QUIXA- DA/CE

724-02-40288-00294 -04,966666 -39,014180

07/08/2018 280°

QXQX00D, AVENIDA PLACIDO CASTELO 2273, CENTRO QUIXA- DA/CE

724-02-40288-01471 -04,966667 -39,009139

14/08/2018 025°

QXQX03A, RUA FRANCISCO BEZERRA FIGUEIREDO, ALTO SAO FRANCISCO, QUIXADA

724-02-40288-00283 -04,966666 -39,014180

01/01/1999 210°

QXQX00C, AVENIDA PLACIDO CASTELO, 2273, CENTRO, QUIXA- DA

724-02-40288-02001 -04,971111 -39,016111

07/08/2018 070°

QXQX02A, AVENIDA PLACIDO CASTELO, 1727, CENTRO, QUIXA- DA

724-02-40288-02002 -04,971111 -39,016111

07/08/2018 185°

QXQX02B, AVENIDA PLACIDO CASTELO 1727, CENTRO, QUIXA- DA

Segue a lista com todos os registros das ERBs, do dia 12 de fevereiro de 2019, de atividade do terminal telefônico de Francisco Ivan:

REGISTRO CENTRAL

Nº ORIGEM Nº DESTINO

REDIRECI- ONADO

PARA

IMEI ORIGEM IMEI DESTINO

PRIMEIRA CGI/ERB ÚLTIMA CGI/ERB

HORA BRASÍLIA HORA DA CEN-

TRAL

DU- RA- ÇÃO

TIPO

MOC ZR-

CE10 5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01473 12/02/2019 07:14 47 CHAMADA

5588997676213 . 724-02-40288-00292 12/02/2019 07:14

CF ZRCE10 5588996092008 550559 . . 12/02/2019 07:14 47 CHAMADA

5588997676213 . . 12/02/2019 07:14

RCF ZFLA04

5585989736025 . . . 12/02/2019 08:21 11 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 08:21

MTC ZR-

CE10 5588996092008 . .

357655067189760 724-02-40288-02003 12/02/2019 08:21 12 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-02003 12/02/2019 08:21

RCF ZFLA04

5588999562260 . . . 12/02/2019 08:55 57 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 08:55

MTC ZR- CE10

5588996092008 . .

357655067189760

724-02-40288-00294 12/02/2019 08:55 57 CHAMADA

(25)

5588996092008 724-02-40288-01473 12/02/2019 08:55

MOC ZFLA05

5588999105814 . . . 12/02/2019 09:00 1 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 09:00

CF ZFLA05 5588999105814 550559 . . 12/02/2019 09:00 2 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 09:00

MOC ZFLA05

5588996461839 . . . 12/02/2019 09:06 2 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 09:06

CF ZFLA05 5588996461839 550559 . . 12/02/2019 09:06 3 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 09:06

MOC ZFLA05

5588997123445 . . . 12/02/2019 09:32 77 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 09:32

CF ZFLA05 5588997123445 550559 . . 12/02/2019 09:32 77 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 09:32

CF ZFLA04 5585996571531 550559 . . 12/02/2019 09:38 5 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 09:38

MOC ZR-

CE10 5588996654394 . . . 12/02/2019 10:04 25 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 10:04

CF ZRCE10 5588996654394 550559 . . 12/02/2019 10:04 25 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 10:04

CF ZFLA05 5588999105814 550559 . . 12/02/2019 10:06 1 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 10:06

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01473 12/02/2019 10:09 14 CHAMADA

5588997676213 . 724-02-40288-01471 12/02/2019 10:09

RCF ZR- CE10

5588996092008 . . . 12/02/2019 10:09 15 CHAMADA

5588997676213 . . 12/02/2019 10:09

CF ZFLA04 5588993150698 550559 . . 12/02/2019 10:15 18 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 10:15

CF ZFLA04 5588993150698 550559 . . 12/02/2019 10:17 3 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 10:17

MOC

ZFLA05 5588999938529 . . . 12/02/2019 10:31 2 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 10:31

CF ZFLA05 5588999938529 550559 . . 12/02/2019 10:31 2 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 10:31

RCF ZR- CE10

5588996092008 . . . 12/02/2019 13:07 61 CHAMADA

5588997676213 . . 12/02/2019 13:07

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01471 12/02/2019 13:07 62 CHAMADA

5588997676213 . 724-02-40288-01471 12/02/2019 13:07

(26)

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-01473 12/02/2019 13:10 58 CHAMADA

5588996354262 . 724-02-40288-01471 12/02/2019 13:10

CF ZRCE10 5588996092008 550559 . . 12/02/2019 13:10 58 CHAMADA

5588996354262 . . 12/02/2019 13:10

MOC ZR-

CE10 5588996354262 . . . 12/02/2019 13:12 2 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 13:12

CF ZRCE10 5588996354262 550559 . . 12/02/2019 13:12 2 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 13:12

MOC ZR-

CE10 5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-00283 12/02/2019 13:29 91 CHAMADA

5585999767254 . 724-02-40288-02001 12/02/2019 13:29

RCF ZR-

CE10 5588996092008 . . . 12/02/2019 13:29 90 CHAMADA

5585999767254 . . 12/02/2019 13:29

MTC QM- FLA2

5588996092008 . . . 12/02/2019 13:35 79 CHAMADA

5588999027326 . . 12/02/2019 14:35

MTC ZFLA05

5588996092008 . . . 12/02/2019 13:35 79 CHAMADA

5588999027326 . . 12/02/2019 13:35

MOC ZR- CE10

5588996092008 . 357655067189760 724-02-40288-02001 12/02/2019 13:35 78 CHAMADA

5588999027326 . 724-02-40288-02001 12/02/2019 13:35

MOC ZFLA05

5588996499291 . . . 12/02/2019 14:14 36 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 14:14

RCF ZFLA05

5588996499291 . . . 12/02/2019 14:14 36 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 14:14

MTC ZR- CE10

5588996092008 . .

357655067189760

724-02-40288-00292 12/02/2019 14:14 36 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-00292 12/02/2019 14:14

MOC ZFLA05

5588999938529 . . . 12/02/2019 14:18 23 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 14:18

RCF ZFLA05

5588999938529 . . . 12/02/2019 14:18 23 CHAMADA

5588996092008 . . 12/02/2019 14:18

MTC ZR- CE10

5588996092008 . .

357655067189760

724-02-40288-00292 12/02/2019 14:18 23 CHAMADA

5588996092008 724-02-40288-00292 12/02/2019 14:18

Referências

Documentos relacionados

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...