• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PT

PT

COMISSÃO EUROPEIA

Bruxelas, 29.5.2015 COM(2015) 229 final

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO Nos termos do artigo 16.º do Regulamento (CE) n.º 648/2004 do Parlamento Europeu e

do Conselho, de 31 de março de 2004, relativo aos detergentes, no que se refere à utilização de fósforo em detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos

consumidores

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(2)

1. INTRODUÇÃO

O Regulamento (UE) n.º 259/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de março de 20121, refere que a utilização de fosfatos em detergentes para a roupa e para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores deverá ser limitada. O regulamento estabelece, no seu anexo VI-A, um limite de 0,3 gramas para o teor total de fósforo na dosagem normal em detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores a partir de 1 de janeiro de 2017. Para os detergentes para a roupa, este anexo prescreve um limite máximo de 0,5 gramas para o teor total de fósforo, que já é aplicado desde junho de 2013.

O regulamento determina que, até 31 de dezembro de 2014, a Comissão deve avaliar de forma exaustiva, à luz das novas informações sobre os mercados de detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores nos Estados-Membros e dos novos dados científicos, se deve ser alterada a restrição aplicável aos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores. O presente relatório apresenta a análise da Comissão sobre os impactos que têm no ambiente, na saúde, na indústria e nos consumidores os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores com níveis de fósforo superiores e inferiores ao valor-limite de 0,3 gramas, tendo em conta aspetos como os custos para os produtores, a disponibilidade de substâncias alternativas aos fosfatos, a avaliação comparativa da eficiência de lavagem dos detergentes conformes com esta restrição, e o impacto sobre as práticas e a eficiência de tratamento de águas residuais.

Para responder a este pedido, foi realizado pela Comissão um estudo2 (a seguir designado «estudo sobre os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores»).

2. AVALIAÇÃO DA COMISSÃO DO USO DE FOSFATOS EM DETERGENTES PARA MÁQUINAS DE LAVAR LOIÇA DESTINADOS AOS CONSUMIDORES

2.1. Metodologia do estudo sobre os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores

Os dados foram recolhidos principalmente através de uma revisão da literatura e uma consulta às partes interessadas. Quanto a este último aspeto, foi enviado um questionário às autoridades dos Estados-Membros, instalações de gestão de águas, ONG, associações industriais, fabricantes de detergentes e fornecedores. No total foram recebidas 35 respostas, estando representados todos os tipos de partes interessadas. Algumas partes interessadas forneceram igualmente informações complementares para além das respostas ao questionário, que foram integradas na análise.

2.2. Alternativas ao fosfato: avaliação da disponibilidade, viabilidade técnica da substituição e desempenho dos detergentes conformes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores

O fosfato sob a forma de tripolifosfato de sódio (a seguir designado «STPP») é o composto mais comummente utilizado nos detergentes domésticos e industriais modernos devido às suas propriedades potenciadoras de lavagem e ao facto de ser económico. Os fosfatos complexos, como o STPP, «defloculam», ou seja, quebram grandes partículas de sujidade, como lama ou

1 JO L 94 de 30.03.2012, p. 16.

2 O relatório final pode ser consultado no seguinte endereço

http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/chemicals/documents/specific-chemicals/detergents/#h2-4

(3)

3

argila, formando-se outras de menor dimensão. Além disso, conservam as partículas finas em suspensão na água de lavagem, impedindo-as de se recombinarem, evitando assim a reposição sobre os pratos.

Estão disponíveis no mercado várias substâncias alternativas para substituir os fosfatos. Dado que os fosfatos proporcionam uma variedade de funções, as substâncias alternativas necessitam de preencher cada uma dessas funções. Por conseguinte, para alcançar os mesmos resultados são normalmente necessários vários ingredientes diferentes. As alternativas incluem agentes quelantes, polímeros dispersantes, tensioativos e enzimas. Os fabricantes confirmam a viabilidade técnica da substituição dos fosfatos por uma série de compostos alternativos.

O estudo sobre os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores confirma a viabilidade técnica dos detergentes para máquinas de lavar loiça sem fosfatos, observando que, desde 2012, se tem registado um grande número de patentes sobre abordagens para a substituição dos fosfatos. Além disso, as associações de consumidores de vários Estados- Membros procederam a testes de comparação do desempenho de detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores com e sem fosfatos. De um modo geral, os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores com e sem fosfatos apresentam um desempenho semelhante no que respeita à sua eficiência de lavagem. A maioria das partes interessadas referiram que o desempenho dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores depende de muitos fatores (formulação, variações dos preços das matérias- primas e desenvolvimento de novas tecnologias) que são os mesmos independentemente da utilização ou não de fosfatos.

2.3. Análise de mercado

2.3.1. Mercado e preços dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores

Estima-se que o mercado total europeu da indústria dos detergentes e produtos de manutenção para uso doméstico tenha alcançado os 28,5 mil milhões de euros no ano de 2013. Os produtos para lavar a loiça representam 15,1 % do mercado e, em 2013, o mercado europeu dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores, com uma quota de cerca de 60 % deste mercado, ascendia a um montante de 2,489 milhões de euros. Os restantes 40 % dos detergentes para lavar a loiça envolvem produtos de manutenção para aplicação industrial e detergentes para a lavagem à mão.

Em alguns Estados-Membros da UE, muitos fabricantes já propõem detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores isentos de fosfatos. Os preços dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores parecem basear-se principalmente no desempenho e não dependem da presença de STPP, uma vez que ambos os tipos de detergentes são vendidos aproximadamente dentro da mesma gama de preços. Com uma transição completa para os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores isentos de fosfatos, a maioria das partes interessadas espera que os preços para as substâncias alternativas diminuam ainda mais, reduzindo assim os preços dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores isentos de fosfatos.

2.3.2. O mercado do fósforo e quotas dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores

Os fosfatos são obtidos a partir de rocha fosfatada e são utilizados tanto na indústria dos fertilizantes como na indústria química. Cerca de 90 % da procura mundial de fosfato é absorvida pelos fertilizantes e outras utilizações agrícolas. O preço da rocha fosfatada oscila a nível mundial em função da procura e da oferta de fertilizantes.

(4)

A indústria europeia de fabrico de STPP representa menos de 10 % da produção mundial de STPP. Em 2007, a maior quota de mercado da produção interna de STPP na UE destinou-se a exportação, seguida de perto pela utilização doméstica de detergentes para a roupa. Desde essa altura, o mercado dos detergentes para a roupa evoluiu devido à restrição da utilização de fósforo nesses detergentes.

2.4. Análise dos impactos

Cerca de 78 % das 35 partes interessadas que responderam ao questionário declararam que é possível satisfazer o requisito de limitar o teor de fósforo nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores a 0,3 gramas por dosagem a partir de 2017, e 69 % até acharam que isso era desejável. Nenhuma das partes interessadas alegou que os requisitos não fossem possíveis de satisfazer.

2.4.1. Impactos económicos Impacto sobre os fornecedores de fosfatos

Os impactos sobre os fornecedores de STPP são difíceis de avaliar devido à falta de dados, uma vez que foi disponibilizada pouca informação pelos fornecedores. Utilizando os valores de 2007 para a produção europeia de STPP, bem como a repartição global das utilizações de fosfato e a divisão entre detergentes na UE, foi feita uma estimativa do mercado de detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores na UE em 2013 no estudo sobre os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores. Parte-se do princípio de que a quota do STPP utilizado em detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores é semelhante ao das exportações de STPP. Nos últimos anos, o número de fornecedores na UE reduziu-se de quatro para três. Como consequência, registou-se uma perda de 450 postos de trabalho numa fábrica situada nos Países Baixos. No entanto, não há nenhuma relação com o Regulamento (UE) n.º 259/2012, tanto quanto é do conhecimento dos serviços da Comissão.

Aprofundando o exercício de projeção após 2017 (em comparação com 2013) e tendo em conta o potencial desaparecimento da utilização do STPP no mercado de detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores, enquanto todos os outros mercados continuam iguais, estima-se que a produção total do STPP da UE diminuiria em cerca de 37 % relativamente ao período anterior à entrada em vigor da proibição da utilização de fosfatos em detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores. Cerca de 57 % da produção destinar-se-á à exportação, enquanto se estima que os restantes 43 % sejam redirecionados para detergentes para utilização industrial e institucional e para outras utilizações. Esta estimativa é confirmada pelo facto de determinadas outras utilizações do STPP terem registado um aumento nos últimos anos;

uma empresa indicou no seu relatório anual que a procura de outros produtos compensou o declínio no setor dos detergentes. No entanto, uma das partes interessadas contestou este cenário de ausência de impactos importantes sobre os fornecedores de fosfatos. Alegou que é muito pouco provável que as empresas possam compensar a perda das receitas de vendas de STPP na UE através de exportações, e é, além disso, muito difícil manter a produção «unicamente para exportação» de substâncias químicas a granel, tais como o STPP, na ausência de um mercado interno.

Impacto sobre os fabricantes de detergentes

De acordo com o estudo sobre os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores, a redução relativamente pequena na produção de fósforo devido a uma restrição do fósforo nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores não afetará significativamente o preço global do fósforo. Além disso, a restrição imposta aos fosfatos criará condições equitativas para os fabricantes/importadores/comerciantes de detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores da UE, uma vez que os detergentes para

(5)

5

máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores contendo fosfatos já foram sujeitos a restrições ou proibidos noutras partes da UE (por exemplo, na Suécia) e do mundo (por exemplo, vários Estados dos EUA, tais como Illinois, Indiana, Maryland, Massachusetts, Michigan, e Nova Iorque). A eliminação progressiva dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores contendo fosfatos colocados no mercado da UE iria, por conseguinte, promover a inovação e a criação de oportunidades de negócio para que os fabricantes e fornecedores de detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores na UE possam desempenhar um papel de liderança no contexto global, contribuindo, assim, para a competitividade da indústria da UE.

Os fabricantes que responderam ao questionário encontravam-se divididos sobre a questão dos custos adicionais devidos à passagem para detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores isentos de fosfatos. 54 % das partes interessadas afirmou que os custos se baseiam essencialmente na formulação e em outras variações de preços das matérias-primas, independentemente da utilização de fosfato. É também importante notar que os fabricantes de detergentes reformulam os seus produtos regularmente (em média a cada 3,5 anos) a fim de manter a competitividade e, como tal, a reformulação para limitar a utilização de fosfatos não geraria necessariamente custos adicionais. As outras partes interessadas (18 %) referiram que não existe nenhuma alternativa tecnológica com o mesmo perfil custo/desempenho, enquanto outras (27 %) referiram simplesmente que os custos são mais elevados para as formulações sem fosfatos.

Observa-se uma tendência geral na direção da ausência de fosfatos pelos principais intervenientes em todo o mundo, incluindo os países em que a regulamentação é menos rigorosa, o que sugere que os custos não são tão elevados que impeçam os fabricantes de efetuar a mudança. Os fabricantes europeus estão também a produzir e a vender detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores isentos de fosfatos noutros grandes mercados, como o dos EUA onde já está em vigor desde 2013 uma restrição do fósforo em alguns Estados. Além disso, algumas formulações sem fosfatos superaram em desempenho os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores contendo fosfatos. Por conseguinte, os fabricantes europeus de detergentes isentos de fosfatos devem permanecer competitivos independentemente da regulamentação.

Impacto sobre os consumidores

Os consumidores podem esperar pouca ou nenhuma alteração no rácio preço/desempenho na mudança para detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores isentos de fosfatos. A gama de preços de ambos os tipos de detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores atualmente disponíveis no mercado é semelhante (testes ao consumo revelaram custos por lavagem que oscilam entre 0,08 EUR para detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores contendo fosfatos e 0,11 EUR para os isentos de fosfatos, podendo chegar a 0,33 EUR para ambos os tipos de detergentes). Com uma transição completa para os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores isentos de fosfatos, a maioria das partes interessadas espera que os preços das matérias-primas diminuam, reduzindo por sua vez os preços dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores sem fosfatos.

Com base nas observações feitas na Suécia, onde já está em vigor desde 2011 uma restrição à utilização de fosfatos em detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores e em que os preços desses detergentes não aumentaram devido à eliminação progressiva dos fosfatos, é razoável presumir que os consumidores não devem esperar quaisquer impactos económicos negativos relacionados com a restrição da utilização de fósforo nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores.

Impacto nos operadores de tratamento de águas residuais

(6)

A remoção da totalidade do fósforo proveniente dos detergentes (detergentes para a roupa e para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores) nas águas residuais na UE conduziria a um custo calculado que se situaria aproximadamente entre 10-86 milhões de euros para toda a UE. A redução da carga de fósforo significaria que seriam necessários menos produtos químicos para a realização do tratamento químico terciário. Um estudo realizado para o rótulo ecológico da UE em 20093 revelou que a proibição da utilização de fosfatos em detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores teria um efeito positivo nas estações de tratamento de águas residuais, ao diminuir os custos de funcionamento relacionados com uma redução da utilização de produtos químicos para a precipitação dos fosfatos. O mesmo estudo revelou igualmente que não é de esperar que as alternativas existentes afetem o processo biológico de tratamento das águas residuais. Conclui-se, por conseguinte, que apesar da restrição imposta ao teor de fosfatos nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores, prevista no Regulamento (UE) n.º 259/2012, tal não impediria totalmente a entrada de fósforo nas águas residuais, embora houvesse uma redução, e, por conseguinte, uma diminuição dos custos associados à remoção do fósforo.

Impacto nas pequenas e médias empresas

Os fabricantes de detergentes reformulam os seus produtos, em média, uma vez de três anos e meio em três anos e meio, a fim de permanecerem competitivos com as novas tecnologias, pelo que os custos incorridos com esta restrição nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores pode ser considerado um cenário habitual, especialmente porque os fabricantes de detergentes terão tido, no total, cinco anos para se prepararem para os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores isentos de fosfatos.

Uma vez que algumas das alternativas são moléculas protegidas por direitos de propriedade, isto poderia ter um impacto potencial nas PME, que poderão ser incapazes de obter o acesso a estas alternativas que dependem de contratos de exclusividade ou de fornecimento prioritário negociados com os fornecedores por grandes produtores de detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores. No entanto, na Suécia, foi demonstrado que os pequenos produtores se adaptaram muito bem. Quando foram anunciadas as medidas de restrição, foram manifestadas preocupações de que a restrição constituiria um obstáculo à entrada no mercado para os pequenos produtores nacionais. No entanto, durante o período de transição, a produção nacional de detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores sem fosfatos aumentou até alcançar uma quota de 96 %, o que sugere que os pequenos produtores suecos se adaptaram facilmente à restrição. A grande parte do mercado na Suécia é detida por empresas e marcas que também comercializam os produtos no resto da UE. Sugere, por conseguinte, que a restrição dos fosfatos nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores a nível da UE não irá beneficiar as grandes empresas em detrimento das de menor dimensão, mas pode constituir uma oportunidade de negócio para as empresas mais pequenas.

Impacto no emprego

Os possíveis impactos no emprego foram difíceis de avaliar devido à falta de dados. Os fornecedores de STPP disponibilizaram poucas informações. Os três produtores de STPP da UE proporcionam, no total, cerca de 2000 postos de trabalho diretamente na UE, quer na totalidade da empresa (se a empresa estiver centrada nos fosfatos) quer em atividades relacionadas com os fosfatos (para empresas com diversas atividades). Além disso, geram também cerca de três vezes este número de postos de trabalho indiretamente nos fornecedores e serviços relacionados.

3 Rótulo ecológico europeu. 2009. «Relatório de informação - Revisão dos critérios de atribuição do rótulo ecológico europeu a detergentes para máquinas de lavar loiça.»

(7)

7

2.4.2. Impactos ambientais

Ecotoxicidade

O estudo de avaliação de impacto de 2010 para a alteração do regulamento relativo aos detergentes concluiu que uma proibição total dos fosfatos em detergentes seria a opção política mais eficaz para reduzir o risco de eutrofização das águas superficiais relacionada com o fósforo em toda a UE. Embora a eliminação completa do fósforo nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores contribuísse para uma maior redução do risco de eutrofização, esta solução não é tecnicamente viável. No entanto, o limite de 0,3 % gramas por dosagem normal já reduz a quantidade de fósforo nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores em mais de 75 %, em média.

O estudo sobre os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores salientou que continuam a existir algumas lacunas nos dados relativos a determinadas alternativas específicas por forma a completar uma avaliação exaustiva do impacto ambiental das alternativas aos fosfatos nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores. As partes interessadas identificaram, a este respeito, algumas preocupações e incertezas que refletem diferentes pontos de vista sobre as provas científicas ou os diferentes níveis de sensibilização para a eficácia dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores sem fosfatos.

Para a maior parte das alternativas mais citadas para o STPP, estava disponível e foi avaliada informação sobre a ecotoxicidade e o destino ambiental. Foi obtida informação de dossiês de registo REACH, informações das partes interessadas e outros relatórios de avaliação. Apenas três alternativas (gluconato de sódio, sais de sódio do ácido L-aspártico-N,N-diacético e ácido beta- alaninadiacético) parecem ter lacunas a nível dos dados. De acordo com o estudo, com base nos conhecimentos científicos atuais, todas as outras alternativas que foram avaliadas não representam um risco ambiental inaceitável. Além disso, constatou-se que a substituição do STPP por fosfonatos, silicato de sódio ou IDS(A)4 conduziria a concentrações ambientais destas substâncias ainda abaixo das respetivas concentrações previsivelmente sem efeitos (PNEC), não apresentando um risco ambiental.

Tratamento de águas residuais

A diretiva relativa às águas residuais urbanas5 (a seguir designada «diretiva das águas residuais urbanas») obriga os Estados-Membros a incluir a remoção de fósforo nas estações de tratamento de águas residuais em zonas sensíveis sob certas condições, também conhecida como «tratamento terciário». Para além desta obrigação de tratamento terciário, uma parte do fósforo é também já removida nas fases anteriores do processo de tratamento de águas residuais. Cerca de 50 % do fósforo é absorvido pela biomassa e/ou vai para a fase sólida durante o tratamento secundário. A remoção de nutrientes biológicos ou a precipitação química, consideradas tratamento terciário, aumentam a taxa de remoção de fósforo para mais de 90 %.

Com base nos dados da carga total de fósforo na UE, na proporção de fósforo proveniente da utilização de detergentes e na distribuição entre detergentes para roupa e para máquinas de lavar loiça, foi estimado, no estudo sobre os detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores, que o fósforo dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores representava cerca de 10 % da carga de fósforo no tratamento de águas residuais

4 IDS(A) significa: sais de sódio do ácido iminodissuccínico, e tem a função de um agente quelante nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores. Tem excelentes propriedades ligantes do cálcio e boa complexação dos iões de metais pesados.

5 JO L 135 de 30.05.1991, p. 40

(8)

na UE em 2013. A limitação da utilização de fósforo nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores a 0,3 g por lavagem conduziria, num exercício de estimativa semelhante, à conclusão de que o fósforo proveniente dos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores poderia representar cerca de 1,6 % da carga total de fósforo nas águas residuais na UE em 2017.

Apesar de a diretiva das águas residuais urbanas exigir a remoção do fósforo, não exige que o fósforo seja removido numa forma reutilizável. Não obstante as inúmeras formas de reutilização do fósforo contido nas águas residuais, apenas cerca de 25 % está a ser reutilizado, sendo o método mais comum a aplicação direta de lamas em campos agrícolas, de acordo com a Diretiva 86/278/CEE6 relativa à proteção do ambiente, e em especial dos solos, na utilização agrícola de lamas de depuração.

2.4.3. Impactos na saúde

Existem algumas lacunas nos dados relativos aos efeitos na saúde de determinadas alternativas.

Faltam dados para três substâncias (gluconato de sódio, sais de sódio do ácido L-aspártico-N,N- diacético e ácido beta-alaninadiacético). Com base nos conhecimentos científicos atuais, o estudo conclui que, no que respeita às restantes alternativas ao STPP, não existe um risco significativo para a saúde humana (a informação foi recolhida de dossiês de registo REACH, das partes interessadas e de outros relatórios de avaliação). Pode concluir-se que a substituição dos fosfatos por alternativas não acrescentaria outros riscos para a saúde humana.

3. SÍNTESE E CONCLUSÕES

A Comissão avaliou cuidadosamente se a restrição do fósforo nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores para 0,3 gramas/dosagem deveria ser alterada, tendo em conta fatores como os custos para a indústria e os consumidores, a disponibilidade de alternativas aos fosfatos, a eficiência de lavagem dos detergentes conformes com esta restrição, o impacto nas práticas e eficiência do tratamento de águas residuais, bem como os impactos globais na saúde, no ambiente e socioeconómicos esperados no momento da entrada em vigor desta restrição.

Depois de analisados os benefícios e inconvenientes, conclui-se que estão disponíveis alternativas aos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores contendo fosfatos e é tecnicamente exequível produzir detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores isentos de fosfatos com um desempenho e uma gama de preços semelhantes aos detergentes com fosfatos. Em alguns Estados-Membros da UE, muitos fabricantes já propõem detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores sem fosfatos. No que respeita aos riscos para o ambiente e/ou a saúde humana, existem algumas lacunas de dados relativamente a três das alternativas comummente referidas. Porém, no que diz respeito às restantes alternativas, com base nos conhecimentos científicos atuais, concluiu-se que as mesmas não parecem representar um risco significativo para o ambiente ou para a saúde humana.

Com base nesta avaliação, a Comissão considera que não existem provas de que seja necessária uma revisão do valor-limite para o fósforo em detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores de 0,3 gramas/dosagem normal, que será aplicável a partir de 1 de janeiro de 2017. A fim de reforçar a avaliação dos perigos e dos riscos das alternativas, a Comissão incentiva todos os fabricantes a obter mais dados em testes de toxicidade e a avaliar toda a informação científica pertinente logo que seja disponibilizada no contexto do REACH, e a partilhar com a Comissão quaisquer riscos relevantes que tenham sido identificados numa determinada substância alternativa à utilização de fosfatos nos detergentes para máquinas de lavar loiça destinados aos consumidores.

6 JO L 181 de 4.7.1986, p. 6.

Referências

Documentos relacionados

As utilizações menores dizem respeito, na realidade, a culturas especializadas de elevado valor, tais como as das frutas e dos produtos hortícolas, das plantas ornamentais,

A Comissão estabeleceu um modelo comum de relatório, para facilitar a apresentação dos relatórios pelos Estados-Membros, reduzir a carga administrativa e evitar atrasos excessivos

A utilidade das duas moedas de menor valor (um e dois cêntimos de euro) foi objeto de debate desde a sua introdução. Os principais aspetos deste debate são os elevados custos

Apresenta as iniciativas públicas e privadas adotadas ao nível internacional e da UE em matéria de alegações de caráter ambiental facultadas voluntariamente,

A Comissão criou um subgrupo CRMF, que entregou um relatório-piloto sobre o ciclo de avaliação em dezembro de 2017, realizando uma verificação cruzada do ciclo de

Relatório anual de 2003 da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu sobre a política de desenvolvimento da Comunidade Europeia e o relatório da Comissão sobre a ajuda externa

Prosseguiram em 2012 os preparativos com vista à abertura em 2013 do Centro de Resposta de Emergência (CRE) com o objetivo de reforçar a capacidade central de proteção civil

Em resposta a este imperativo, a União Europeia e os seus 27 Estados-Membros são os maiores doadores mundiais de ajuda humanitária, sendo responsáveis por cerca de metade