• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS MODALIDADES DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS MODALIDADES DE ENSINO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

U N I D A D E 1

TAT I A N A D E M E D E I R O S S A N TO S

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS

MODALIDADES DE ENSINO

(2)

Unidade 1| Introdução

• A EAD é uma modalidade de Ensino a distância que ao longo dos tempos sofreu discriminação tanto no trabalho quanto na educação e em concursos públicos.

Mas, com o passar dos anos, passou a ser vista como novos olhares pelas pessoas, que por algum motivo não podem estudar em ensino presencial optando por essa modalidade de ensino que é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96.

(3)

Unidade 1 | Objetivos

1. Conceituar e diferenciar as diversas modalidades educacionais, da presencial às submodalidades da EAD;

2. Conhecer a história da EAD, compreendendo sua evolução e expansão no Brasil e no mundo;

3. Entender a legislação e a regulamentação da EAD no ensino superior;

4. Entender a legislação e a regulamentação da EAD na educação básica e

profissional de nível médio/técnico.

(4)

ENSINO PRESENCIAL, HÍBRIDO E A DISTÂNCIA

• Na era da informação, comunicação e das tecnologias, transformações estão acontecendo a todo momento e entendemos que a educação deve procurar acompanhar e se adaptar a essas mudanças. Os alunos e professores que, ainda são analfabetos digitais, devem procurar se capacitar e correr para quebrar essa barreira, pois devemos usar as tecnologias em prol do processo de aprendizagem.

(5)

• Os autores Lima e Moura (2015, p.78) explicam que o acesso as ferramentas digitais e o seu uso estão cada vez mais simplificados, não precisa ser de grandes conhecimentos na área da informática e sim executá-las em prol de aprendizagem, muitas vezes basta que haja interesse e pesquisa para aprender por meio de ferramentas de busca via internet.

• O ensino presencial é entendido como uma forma de ensinar e aprender, em que professor e alunos têm que estar presencialmente em um determinado local, geralmente é uma sala de aula, no mesmo dia, tempo e local determinado para que ela aconteça. (COUTINHO, p.2014).

• O ensino a distância é marcado pela separação de espaço físico entre o professor e o aluno, ambos não precisam estar em mesmo local para que uma aula aconteça. A transmissão dos conteúdos é realizada pela utilização de tecnologias de comunicação e informação, rompendo barreiras de espaços geográficos e o tempo. (COUTINHO, p.2014).

• O ensino híbrido é um programa de educação formal, em que há alunos que se encontram aprendem com parte, do ensino, acontecendo de de forma on-line, e para isso acontecer é preciso que haja locais que dê para ter o controle de quem está se propondo a estudar. (COUTINHO, p.2014).

(6)

MODELOS QUE PODEMOS CHAMAR DE PADRONIZADOS NA EDUCAÇÃO FORMAL

Blendered, semipresencial, que se misturam, e trabalham através de formas físicas e digitais, que podem ser realizadas em grupos ou em varios momentos, sendo flexível, permitindo orientar ao aluno, que se organize para ter autonomia, que ele pode estudar e se organizar de acordo o tempo disponível. (MORAN, 2015).

(7)

Metodologias ativas: ocorrem através de práticas, projetos, atividades, aos quais requer envolvimento, colaboração e personalização destas atividades sejam presenaciais ou não.

(MORAN, 2015).

• -Modelo online: Acontece quando professor e alunos estão juntos (on-line) em tempo real, que devem interagir por meio de ferramentas teconológicas, a exemplo dos chats, fóruns, blogs, chamada de video on-line, entre outros, nos quais o professor pode escolher entre participar junto aos alunos de forma individual ou em grupo. (MORAN, 2015).

• As ferramentas de aprendizagem digitais podem ser dinâmicas ou não, o professor precisa estar atento, pois pode estar utilizando-as de forma muuito mecânica, mas a ideia é se abrir para o uso adequado e que trilhem por caminhos que permitam usar essas ferramentas para compartilhamento de ideias, coautoria, publicação e divulgação das narrativas diferentes.

(8)

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EAD

• A Educação a Distância na atualidade é praticada em diversos locais. Pode acontecer na Educação Básica, no Ensino Superior, em Universidades Abertas, Universidades Virtuais, formações de profissionais, treinamentos, cursos abertos e fechados, livres etc. (MAIA & MATTAR, 2007).

(9)

• Bernardo (2009) aponta o conceito de Dohmem em 1967, que enfatiza como uma a forma de estudo na Educação a Distância.

• Algumas súmulas destacam as epístolas de São Paulo às comunidades cristãs da Ásia Menor, registradas na Bíblia, como a origem histórica da Educação a Distância. (GOLVÊA & OLIVEIRA, 2006).

• Na atualidade, cresce o número de instituições e empresas que trabalham com treinamento de recursos humanos, através da Educação a Distância. As universidades a distância têm aliado-se as novas tecnologias de informática e de telecomunicação, tais como a Universidade a Distância de Hagen, que promoveu Educação a distância com material impresso, em 1975.

(BERNARDO, 2009 ).

(10)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

• Acredita-se que não há no Brasil registros sobre os primordios da Educação a Distância no Brasil, mas a primeira que tem registro nesta esta modalidade de ensino, acontece por volta do final do século XX, quando, por meio do uso da correspondência, os agricultores e pecuaristas europeus, recebiam por cartas, os ensinamentos de como plantar ou cuidar do rebanho.

(11)

• Em 1904, o Jornal do Brasil divulga o curso por correspondência de datilógrafia, em 1923, através do rádio, um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto mencionou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que estava por oferecer uma diversidade de cursos: Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia (ALVES, 2011).

• No finalzinho da década de 1930, em São Paulo, nasce o Instituto Monitor, que constituiu o primeiro instituto brasileiro a ofertar cursos profissionalizantes por correspondência e já entrando na década de 1940, o Instituto Universal Brasileiro.

• Em 1942, temos a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944. Em 1947, temos a Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC) e emissoras associadas.

• Por volta de da década de 1960, surgem os Movimento de Educação de Base (MEB), através da Rádio Educativa (a Igreja Católica, juntos ao Governo Federal), que acontecia com a intenção de democratizar acesso à educação.

• A década de 1970 marca acontecimentos importantes na Educação a Distância: tinhamos instituido o Projeto Minerva, que aconteceu por meio de um convênio da Fundação Padre Landell de Moura com a Fundação Padre Anchieta, que tinham o entuito de produzir textos e programas.

(12)

• Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), nistou ampliou-se o do conhecimento cultural, com a organização e o ensino superior, englobando tanto a graduação como a pós-graduação. Em 1995 é funada a TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação). Em 1996, é fundada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), pelo Ministério da Educação.

• Em 2005, temos o Decreto n° 5.622 que revogou os Decretos n° 2.494 de 10/02/98, e n° 2.561 de 27/04/98, com normatização definida na Portaria Ministerial n° 4.361 de 2004. Ainda em 2005 é fundada a Universidade Aberta do Brasil, com parceria entre o MEC, na modalidade á distância.

• Em, 2006 temos o Decreto n° 5.773/06 que dispõe sobre as funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, incluindo os da modalidade a distância.

• Em 2009, temos a Portaria nº 10, que fixa critérios para a dispensa de avaliação in loco e deu outras providências para a Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil. E no ano 2011 é extinta a SEED. (ALVES, 2011).

• A Educação a Distância é uma modalidade de ensino considerada inclusiva, e a mais democrática das modalidades de educação. Tem a vantagem de usar as tecnologias de informação e comunicação para transmitir conhecimentos.

(13)

EAD NO ENSINO SUPERIOR

• A primeira vez que o ensino a distância foi mencionado em nossa legislação educação, foi na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, N.9394/96. A sua regularizalção ocorre a partir dela, foi apresentada como modalidade de ensino a distância, e a partir da LDB (9394/96) que foram sancionadas outras normas, diretrizes e decretos.

(14)

• Atualmente, a modalidade de Ensino a Distância (EAD) é vista como democrática. É através das tecnologias da comunicação, através do uso da Internet, que proporciona o aluno a obter conhecimento, seja em tempo real, ou semipresencial. É uma aula que pode acontecer com professores, tutores e alunos, de forma que estejam juntos ao mesmo tempo e local, mas cumprindo a sua missão, cada qual com suas particularidades de ensinar ou aprender.

• A modalidade EAD desde a sua inicialização até a atualidade, trabalha com o ensino a distância, a novidade é que ganha ênfase com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, com foco nas propostas pedagógicas e objetivos de aprendizagens, e ganha o boom com o auxilio do uso da internet, pois antes acontecia através do uso da televisão, do rádio e de impressos, que também oportunizava aos alunos flexibilizar espaço e tempo para que pudessem estudar e se formar de forma regulamentada por lei.

(15)

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)

• A modalidade “Ensino a distância” foi inserida no Brasil, com maior ênfase a partir da credibilidade das Instituições de Ensino Superior (IES), como uma forma de ensinar atualizada e por outros, com muita desconfiança, a crença era que essa modalidade limitava e muito a aprendizagem dos alunos.

(16)

• Em meio a estes debates tinha-se a necessidade de colocar em prática o que foi determinado pela LDB (9394/96) de forma crítica, com o estabelecimento de normas, procedimentos que tenha por objetivo de assegurar a confiança de seu desenvolvimento.

• As Instituições de Ensino Superior acredita na inclusão social que o Ensino a Distância poderia fazer contemplando as pessoas que por algum motivo não podiam estudar presencialmente.

• Após 9 anos, a LDBEN (9394/96) ter gararntido a modalidade Educação a Distância, novas discussões foram realizadas em prol de regulamentar e disciplinar essa modalidade de ensino para o Ensinp Superior.

• Percebe-se que ainda tem resquícios de preconceitos contra qualquer modalidade de ensino. Nos Institutos de Ensino Superior e em algunas regiões nacionais, já há quebras de barreiras e preconceitos relacionados ao ensino EAD, o qual passa a criar seu espaço e complementando o modelo de ensino tradicional.

(17)

EAD NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL

• Sobre a Educação básica a distância, antes da era da internet, e dos computadores, podemos afirmar que a mesma sempre esteve mais a favor da Educação de jovena e adultos. O autor Bizzo (2015) nos informa que o decreto no 50.370/61, em 1961, determina que o governo federal devesse amparar o movimento de promoção da educação básica da CNBB.

(18)

• Logo após esse decreto, as colaborações foram sendo ampliadas, incluindo a permissão de canais radiofônicos e empréstimo de funcionários públicos para o MEB. Com isso, tudo isso aconteceu com a intencionalidade de atender alunos e professores que se encontravam distantes, essa prática nos remete para entender a ideia de sincronia e diacronia.

• A modalidade de Ensino a Distância cada dia mais ganha repercussão pois a medida que o mercado de trabalho cresce, mais há necessidade de profissionais capacitados para atuarem em áreas específicas. E nada melhor do que a modalidade EaD para dar suporte para quem não pode estudar presencial e trabalhar, optando assim pela modalidade a distância que atende as suas necessidades.

(19)

EAD E OS DOCENTES

• Os docentes podem estudar e aprender mesmo nos mais variados espaços e de acordo com seu tempo disponível com interação e interatividade, e que com o apoio do tutor orientando a aprendizagem, da organização do aluno e autonomia nos estudos consegue concluir com êxito.

(20)

• É muito importante que o docente planeje todas as suas atividades, em que uma parte se destine ao não presencial, além do presencial, que deve ser organizado de forma diferente de atendimento presencial, que corresponde a atualidade na educação a distância.

• O docente deve trabalhar com materiais didáticos ou objetos relacionados a aprendizagem, com qualidade igualmente aos utilizados em sistemas a distância, por intermédio de um modelo instrucional bem estabelecido e com equipes multidisciplinares.

• Portanto, devemos ter em mente que a modalidade de ensino EAD deve se ajustar ao modelo desejado para a formação presencial. Nesse contexto a EAD será um artifício de agilidade dos cursos, escondendo a base da proposta escolhida para essa modalidade, que são as melhorias buscando integrar o currículo e o incentivo a permanência dos alunos na Educação a Distância.

(21)

Obrigada!

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem