• Nenhum resultado encontrado

Aspectos do procedimento trabalhista em primeiro GrAu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Aspectos do procedimento trabalhista em primeiro GrAu"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

A spectos do

p rocedimento t rAbAlhistA

em p rimeiro G rAu

(2)
(3)

A spectos do

p rocedimento t rAbAlhistA

em p rimeiro G rAu

LUIZ RONAN NEVES KOURY NATÁLIA XAVIER CUNHA CLARISSA VALADARES CHAVES CAROLINA SILVA SILVINO ASSUNÇÃO

(Coordenadores)

Belo Horizonte 2021

(4)

342.68 Aspectos do procedimento trabalhista em primeiro A838 grau / [Coordenado por] Luiz Ronan Neves Koury 2021 [et al.]. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2021.

591 p.

ISBN: 978-65-5929-069-7 ISBN: 978-65-5929-067-3 (E-book)

1. Direito do trabalho. 2. Direito processual do trabalho. 3. Procedimentos trabalhistas.

4. Justiça do Trabalho. 5. Audiências trabalhistas. 6. Conciliação trabalhista. 7. Relações trabalhistas. I. Koury, Luiz Ronan Neves (Coord.). II. Cunha, Natália Xavier (Coord.).

III. Chaves, Clarissa Valadares (Coord.). IV. Assunção, Carolina Silva Silvino (Coord.). V. Título.

CDDir – 342.68 CDU – 34:331(81)

Belo Horizonte 2021

CONSELHO EDITORIAL

Elaborada por: Fátima Falci CRB/6-700

É proibida a reprodução total ou parcial desta obra, por qualquer meio eletrônico, inclusive por processos reprográficos, sem autorização expressa da editora.

Impresso no Brasil | Printed in Brazil Arraes Editores Ltda., 2021.

mAtriz

Av. Nossa Senhora do Carmo, 1650/loja 29 - Bairro Sion Belo Horizonte/MG - CEP 30330-000

Tel: (31) 3031-2330

FiliAl

Rua Senador Feijó, 154/cj 64 – Bairro Sé São Paulo/SP - CEP 01006-000

Tel: (11) 3105-6370 www.arraeseditores.com.br

arraes@arraeseditores.com.br

Álvaro Ricardo de Souza Cruz André Cordeiro Leal André Lipp Pinto Basto Lupi Antônio Márcio da Cunha Guimarães Antônio Rodrigues de Freitas Junior Bernardo G. B. Nogueira Carlos Augusto Canedo G. da Silva Carlos Bruno Ferreira da Silva Carlos Henrique Soares Claudia Rosane Roesler Clèmerson Merlin Clève David França Ribeiro de Carvalho Dhenis Cruz Madeira Dircêo Torrecillas Ramos Edson Ricardo Saleme Eliane M. Octaviano Martins Emerson Garcia Felipe Chiarello de Souza Pinto Florisbal de Souza Del’Olmo Frederico Barbosa Gomes Gilberto Bercovici Gregório Assagra de Almeida Gustavo Corgosinho Gustavo Silveira Siqueira Jamile Bergamaschine Mata Diz Janaína Rigo Santin Jean Carlos Fernandes

Jorge Bacelar Gouveia – Portugal Jorge M. Lasmar

Jose Antonio Moreno Molina – Espanha José Luiz Quadros de Magalhães Kiwonghi Bizawu

Leandro Eustáquio de Matos Monteiro Luciano Stoller de Faria

Luiz Henrique Sormani Barbugiani Luiz Manoel Gomes Júnior Luiz Moreira

Márcio Luís de Oliveira Maria de Fátima Freire Sá Mário Lúcio Quintão Soares Martonio Mont’Alverne Barreto Lima Nelson Rosenvald

Renato Caram

Roberto Correia da Silva Gomes Caldas Rodolfo Viana Pereira

Rodrigo Almeida Magalhães Rogério Filippetto de Oliveira Rubens Beçak

Sergio André Rocha Sidney Guerra

Vladmir Oliveira da Silveira Wagner Menezes William Eduardo Freire

Coordenação Editorial:

Produção Editorial e Capa:

Imagem de Capa:

Revisão:

Fabiana Carvalho Danilo Jorge da Silva Gerd Altmann (Pixabay.com) Responsabilidade do Autor

(5)

V

A

utores

ADRIANO DE ASSIS FERREIRA

Pesquisador, professor e gestor acadêmico. Especialista em educação jurídica, coordenando cursos em direito desde 2004. Especialista em educação à distân- cia, tendo participado da criação da EBRADI como coordenador acadêmico.

Coordenador da Escola Superior de advocacia da OAB-SP. Mestrado em Le- tras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004), Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Doutorado em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP (2010) e Doutorado em direito pela Faculdade de Direito da USP (2015).

BEN-HUR SILVEIRA CLAUS

Mestre em Direito. Juiz do Trabalho aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Professor na Enamat e na EJud4. E-mail: benhurclaus@terra.com.br.

CARLOS AUGUSTO JUNQUEIRA HENRIQUE

Mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas. Juiz do Trabalho aposentado do TRT/3ª Região. Professor da Faculdade de Direito Milton Campos. Advogado.

CAROLINA NEVES VIEIRA

Pós-graduada em Direito do Trabalho pelo IEC – PUC Minas (2018). Gradua- da em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2015). Membro da Oficina de Estudos Avançados ‘As interfaces entre o Processo Civil e o Pro- cesso do Trabalho’ - IPCPT. Advogada. E-mail: carolneves0406@gmail.com.

CAROLINA SILVA SILVINO ASSUNÇÃO

Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas (UDF). MBA em Direito do Trabalho (FGV). Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (FDMC/MG). Au tora do livro “Negociação Coletiva Trabalhista - parâmetros

(6)

VI

constitucionais e desafios pós-lei 13.467/17”. Membro da Oficina de Estudos Avançados ‘As interfaces do Processo Ci vil com o Processo do Trabalho’ – IP- CPT vinculada à FDMC/ MG. Professora em cursos preparatórios e de pós- gradua ção. Juíza do Trabalho do TRT da 3ª Região.

CLARISSA VALADARES CHAVES

Mestranda em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo – USP. Pós-graduada em Direito Material e Processual do Trabalho pelo FDMC/MG. Pós-graduada em Direito do Trabalho pela UCAM/RJ. Membro da Oficina de Estudos Avançados ‘Interfaces do Processo Civil com o Processo do Trabalho – IPCPT’, vinculada à FDMC/MG. Membro do Grupo de Estudos em Migração e Direito Internacional do Trabalho – GEMDIT, vinculado à USP.

Assessora Jurídica na Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região. E-mail:

<clarissa.chaves@usp.br>.

FLÁVIO CARVALHO MONTEIRO DE ANDRADE

Advogado. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católi- ca de Minas Gerais (PUC Minas). Professor de Direito e Processo do Trabalho da Faculdade IBMEC-MG. Membro da Comissão de Direitos Sociais e Traba- lhistas da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG). Secre- tário Geral da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (AMAT-MG).

GABRIELA BINS GOMES DA SILVA

Mestranda em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Fundação Getúlio Vargas.

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Oficial de Justiça Avaliador Federal no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.

Membro do Grupo de Estudos “As Interfaces entre o Processo Civil e o Pro- cesso do Trabalho” e do Grupo de Estudos- “Retrabalhando o Direito” RED – PUC Minas. E-mail: gabriebg@trt3.jus.br.

IRIS SOIER DO NASCIMENTO DE ANDRADE

Mestranda na Linha de Pesquisa Trabalho, Democracia e Efetividade na Pon- tifícia Universidade Católica (PUC- Minas), com bolsa de pesquisa da CAPES.

Pós-graduada em Direito Material e Processual do Trabalho na Faculdade de Direito Milton Campos. Pós-graduada em Advocacia Cível pela Escola Supe- rior de Advocacia (ESA – OAB/MG). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Di- reito do Trabalho RED - Retrabalhando o Direito, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Integrante da Oficina de Estudos Avançados: As interfaces entre o Processo Civil e o Processo do Trabalho - IPCPT. Advogada.

(7)

VII

ISADORA COSTA FERREIRA

Advogada. Graduada em Direito pela Faculdade IBMEC-MG. Especialista em Direito Material e Processual do trabalho pela PUC Minas.

JÚLIA FIGUEIREDO JUNQUEIRA

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos/MG. Membro da Oficina de Estudos Avançados IPCPT - As Interfaces Entre Processo Civil e o Processo do Trabalho da Faculdade de Direito Milton Campos. Advogada.

KARIN BHERING ANDRADE

Mestranda em Direito pela PUC/MG na linha Trabalho, Democracia e Efeti- vidade; Professora do Curso Preparatório para o Exame de Ordem; Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos; Membro da Comissão de Direitos Sociais e Trabalhista da OAB/MG. Membro da Comissão de Di- reitos Humanos da OAB/MG. Membro do grupo de pesquisa RED-Retraba- lhando do Direito. Pesquisadora; Advogada.

KLEBER DE SOUZA WAKI

Bacharel em Direito (UFMT). Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho (UFG). Conselheiro da Escola Nacional da Magistra- tura Trabalhista (ENAMAT). Juiz do Trabalho do TRT 18ª Região.

LEONARDO FAZITO REZENDE PEREIRA DA SILVA

Advogado sócio do Escritório Campos, Fazito & Manhães Sociedade de Advoga- dos. Graduado pela Universidade federal de Minas Gerais. Mestre em Direito pela Université de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Membro da Oficina de Estudos Avan- çados “As Interfaces entre o Processo Civil e o Processo do Trabalho” - IPCPT.

LORENA DE MELLO REZENDE COLNAGO

Doutoranda pela USP. Mestre pela UFES. Professora. Juíza do Trabalho TRT/

SP. Contato: lor.colnago@gmail.com.

LORENA VASCONCELOS PORTO

Procuradora do Ministério Público do Trabalho. Doutora em Autonomia Indi- vidual e Autonomia Coletiva pela Universidade de Roma II. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-MG. Especialista em Direito do Trabalho e Previdência Social pela Universidade de Roma II. Bacharel em Direito pela UFMG. Professora Convidada do Mestrado em Direito do Trabalho da Universidad Externado de Colombia, em Bogotá, e da Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mac- kenzie. Pesquisadora. Autora de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior.

(8)

VIII

LUCIANA CRISTINA DE SOUZA

Professora de Direito Constitucional do Mestrado em Relações Econômicas e So- ciais da Faculdade Milton Campos. Professora da Faculdade de Políticas Públicas da UEMG. Doutora em Direito. Pesquisadora. E-mail: dralucianacsouza@gmail.com

LUIZ RONAN NEVES KOURY

Desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.

Mestre em Direito Constitucional pela UFMG. Professor de Direito Proces- sual do Trabalho e Coordenador Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho da Faculdade de Direito Milton Campos. Coordenador do Grupo de Pesquisa Interfaces do Processo Civil com o Processo do Traba- lho - IPCPT da Faculdade de Direito Milton Campos. Doutorando da Univer- sidade Autônoma de Lisboa – UAL.

MARCELO FREIRE SAMPAIO COSTA

Doutor em Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito pela UFPA. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela UNAMA/PA. Professor concursado da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS de direito pro- cessual do trabalho, em graduação e pós-graduação. Professor-convidado de Pós-Graduação Lato Sensu em diversas instituições (PUC-SP, MACKENZIE- -SP, CESUPA-PA, UNAMA-PA ...). Autor de vários livros e dezenas de artigos, inclusive do livro Curso de Processo coletivo do Trabalho: em consonância com a Reforma Trabalhista. São Paulo: LTr. 2019. Membro do Ministério Público do Trabalho, lotado na 2. Região.

MARIA CECÍLIA MÁXIMO TEODORO

Pós-Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de Castilla-La Man- cha com bolsa de pesquisa da CAPES; Doutora em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela USP- Universidade de São Paulo; Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Graduada em Direito pela PUC/MG; Professora de Direito do Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Direito e da Graduação da PUC/MG; Professora Con- vidada do Mestrado em Direito do Trabalho da Universidade Externado da Colômbia; Líder do grupo de pesquisa RED-Retrabalhando do Direito; Pes- quisadora; Autora de livros e artigos; Advogada.

MARIA GABRIELA PINHEIRO SANTOS

Advogada. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Uni- versidade Católica de Minas Gerais. Membro da Oficina de Estudos Avança- dos IPCPT - As interfaces entre o Processo Civil e o Processo do Trabalho da Faculdade de Direito Milton Campos.

(9)

IX

MATHEUS FRANÇA ALENCAR

Advogado. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos - FDMC. Membro da Oficina de Estudos Avançados ‘As interfaces entre o Processo Civil e o Processo do Trabalho’ – IPCPT da Faculdade de Direito Milton Campos - FDMC. Pós Graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.

MÔNICA FURTADO PINHEIRO CHAGAS

Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes/RJ.

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, Membro da Oficina de Estudos Avançados ‘As interfaces entre o Processo Civil e o Processo do Trabalho’ - IPCPT. Sócia no escritório Carvalho

& Furtado Advogados.

NATÁLIA XAVIER CUNHA

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Bolsista FAPEMIG. Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes/RJ Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos/MG. Membro da Oficina de Estudos Avançados ‘As interfaces entre o Processo Civil e o Processo do Trabalho’ - IPCPT. Conselheira da AMAT.

Autora de livros e artigos. Professora. Advogada.

NEY MARANHÃO

Professor de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Pará. Profes- sor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal do Pará (Mestrado e Doutorado). Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo, com estágio de Doutorado-San- duíche junto à Universidade de Massachusetts (Boston/EUA). Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Universidade de Roma – La Sapienza (Itália). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Contemporaneidade e Trabalho”

– GPCONTRAB (UFPA/CNPQ). Professor convidado em diversas Escolas Judiciais de Tribunais Regionais do Trabalho. Juiz Titular de Vara da Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA-AP). Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) e da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ).

PATRÍCIA FERREIRA MUZZI

Graduada em Direito na Faculdade de Direito Milton Campos/MG, Advogada Trabalhista no Escritório VM & S Advogados, Pós graduanda em Direito do Traba- lho e Compliance Trabalhista no IEPREV, Membro da Oficina de Estudos Avança- dos “As Interfaces entre o Processo Civil e o Processo do Trabalho” - IPCPT.

(10)

X

RAFAEL ALIPRANDI DE MENDONÇA

Advogado. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade de Direito Mil- ton Campos. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito Milton Campos. Membro do Grupo de Pesquisa: Interfaces do Processo Civil com o Processo do Trabalho – IPCPT.

RENATA ANDRADE MOURA

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos/MG. Mem- bro da Oficina de Estudos Avançados IPCPT - As Interfaces Entre Processo Civil e o Processo do Trabalho da Faculdade de Direito Milton Campos. E- -mail: renataandrademoura@gmail.com.

ROGERIO NEIVA PINHEIRO

Mestre e doutorando em ciências do Comportamento pelo Programa de Pós Graduação do Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Juiz do Trabalho da 10ª Região, foi Juiz Auxiliar da Vice-Presidência do TST de 2016 a 2020, membro do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça de 2013 a 2018 e da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho de 2016 a 2020. Autor do livro “Técnicas e Estratégias de Negociação Trabalhista”, Ed. LTr.

THAÍS DE SOUZA PARENTONI

Mestranda em Direito Laboral pela Universidade de Lisboa. Pós graduada em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, gra- duada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, advogada traba- lhista, membro da Oficina de Estudos Avançados “As Interfaces entre o Proces- so Civil e o Processo do Trabalho” - IPCPT. E-mail: thaisparentoni@gmail.com.

(11)

XI

s

umário

APRESENTAÇÃO ... XV Capítulo 1

VERDADE E PROVA NO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Luiz Ronan Neves Koury ... 1 Capítulo 2

COMPETÊNCIA E EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA DO PROCESSO NO TRABALHO

Rafael Aliprandi de Mendonça ... 23 Capítulo 3

O TRABALHO INTERMEDIADO POR PLATAFORMAS DIGITAIS E A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

Matheus França Alencar ... 53 Capítulo 4

AÇÃO COLETIVA LABORAL PASSIVA: UMA VELHA CONHECIDA

Lorena Vasconcelos Porto; Marcelo Freire Sampaio Costa ... 79 Capítulo 5

ALGUNS ASPECTOS DAS ALTERAÇÕES PROCESSUAIS QUANTO A PETIÇÃO INICIAL E O PROVIMENTO JURISDICIONAL

Carlos Augusto Junqueira Henrique ... 97 Capítulo 6

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO EXTRAJUDICIAL NA JUSTIÇA DO TRABALHO

Gabriela Bins Gomes da Silva ... 113

(12)

XII

Capítulo 7

A HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO EXTRAJUDICIAL NO PROCESSO DO TRABALHO - PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA

Kleber de Souza Waki ... 149 Capítulo 8

AÇÃO DE PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO

Leonardo Fazito Rezende Pereira da Silva ... 187 Capítulo 9

O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL E SUA APLICAÇÃO NA SEARA JUSLABORAL: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PELO TRABALHADOR HIPERSUFICIENTE

Iris Soier do Nascimento de Andrade ... 213 Capítulo 10

NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC E APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA AO PROCESSO DO TRABALHO

Renata Andrade Moura ... 231 Capítulo 11

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E OS ACORDOS PROCESSUAIS

Lorena de Mello Rezende Colnago ... 249 Capítulo 12

“ON LINE DISPUTE RESOLUTION” E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS TRABALHISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA:

INTERAÇÕES SÍNCRONAS, ASSÍNCRONAS E MISTAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO BRASILEIRA

Ney Maranhão; Rogerio Neiva Pinheiro ... 269 Capítulo 13

LEGITIMIDADE E SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL NAS AÇÕES COLETIVAS: OS SINDICATOS E O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

Maria Gabriela Pinheiro Santos ... 277 Capítulo 14

A TUTELA PROVISÓRIA NO PROCESSO DO TRABALHO

Carolina Neves Vieira ... 305

(13)

XIII

Capítulo 15

AUDIÊNCIA TRABALHISTA: ASPECTOS PRÁTICOS E POLÊMICOS

Júlia Figueiredo Junqueira ... 337 Capítulo 16

AUDIÊNCIAS TRABALHISTAS TELEPRESENCIAIS:

DA IMPOSIÇÃO À OPÇÃO

Natália Xavier Cunha; Mônica Furtado Pinheiro Chagas ... 363 Capítulo 17

AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO VIRTUAL NA JUSTIÇA DO TRABALHO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Maria Cecília Máximo Teodoro; Karin Bhering Andrade;

Iris Soier do Nascimento de Andrade ... 391 Capítulo 18

CONCILIAÇÃO TRABALHISTA COMO DIÁLOGO E SUA RELAÇÃO COM OS LITÍGIOS GERADOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Luciana Cristina de Souza ... 407 Capítulo 19

GRAVAÇÃO DA AUDIÊNCIA PELAS PARTES NO PROCESSO DO TRABALHO

Adriano de Assis Ferreira; Luiz Ronan Neves Koury;

Iris Soier do Nascimento de Andrade ... 421 Capítulo 20

A PROVA EMPRESTADA NO PROCESSO DO TRABALHO

Thaís de Souza Parentoni ... 437 Capítulo 21

A VALORAÇÃO SUBJETIVA DA PROVA ORAL POR PARTE DO JUÍZO: ARBITRARIEDADE OU LIBERDADE DE CONVENCIMENTO?

Flávio Carvalho Monteiro de Andrade; Isadora Costa Ferreira ... 461 Capítulo 22

ASPECTOS CONTROVERTIDOS SOBRE A PROVA TESTEMUNHAL E A CONTRADITA NA JUSTIÇA DO TRABALHO

Patrícia Ferreira Muzzi ... 475

(14)

XIV

Capítulo 23

COVID-19 E AS REPERCUSSÕES NAS RELAÇÕES DE

TRABALHO: ANÁLISE DA POSSIBILIDADE DE REVISÃO DOS ACORDOS HOMOLOGADOS SOB A PERSPECTIVA DOS IMPACTOS ECONÔMICOS ORIUNDOS DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E QUARENTENA

Carolina Silva Silvino Assunção ... 501 Capítulo 24

JULGAMENTO ANTECIPADO PARCIAL DE MÉRITO E OS PROCESSOS SUSPENSOS POR INCIDENTES

UNIFORMIZADORES DE JURISPRUDÊNCIA

Natália Xavier Cunha ... 517 Capítulo 25

A EXECUÇÃO DO TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA NA JUSTIÇA DO TRABALHO

Clarissa Valadares Chaves ... 531 Capítulo 26

GRUPO ECONÔMICO E COISA JULGADA DE QUESTÃO PREJUDICIAL

Ben-Hur Silveira Claus ... 557

(15)

XV

A

presentAção

Esta é uma obra coletiva. Como toda obra, ela tem alicerce, estrutura, arquitetura, acabamento... E como tudo que é coletivo, ela tem história, fina- lidade e objetivos.

Comecemos, pois, do princípio. Este livro é produto da Oficina de Es- tudos Avançados “Interfaces do Processo Civil com o Processo do Trabalho”, da Faculdade de Direito Milton Campos, que desde meados de 2016, vem produzindo conhecimento jurídico de alta indagação e complexidade, sob a batuta do Professor Luiz Ronan Neves Koury, seu fundador e coordenador.

A Oficina é estruturada sob a forma de grupo de estudos, em que os temas analisados passam pelo crivo dos colegas, em reuniões quinzenais de discussão e aprofundamento, garantindo um ambiente saudável de debate de ideias em que todos os participantes saem de cada reunião melhores do que entraram. De tais estudos e debates surgem artigos jurídicos que, organizados em torno de eixos temáticos, dão origem às publicações, dentre as quais a presente.

Seus integrantes possuem trajetórias tão distintas quanto complementa- res: são acadêmicos, magistrados, servidores públicos, advogados, estudantes, todos interessados em extrair do Direito Processual muito mais do que o frio texto da Lei. O que garante um debate sempre franco, transparente e provei- toso, que se reflete indubitavelmente na excelência da produção doutrinária apresentada pela Oficina, quase que anualmente.

Sim, porque a presente obra não é nada mais, nada menos, do que o quarto volume produzido por esta já profícua Oficina. Após se debruçar sobre as inovações trazidas pelo Código de Processo Civil de 2015, bem como sobre os impactos da Lei 13.467/2017 – a chamada “Reforma Trabalhista” –, e mais recentemente sobre a Execução no Processo do Trabalho, chega-se ao presente quarto volume, desta feita dedicado a investigar diversos pontos controverti- dos dos procedimentos trabalhistas de primeiro grau.

(16)

XVI

Propõe-se assim, neste volume, cobrir vários temas relacionados ao pro- cesso de conhecimento levado à apreciação da Justiça do Trabalho, notada- mente atinentes ao primeiro grau de jurisdição. Da petição inicial às decisões antecipatórias de tutela, passando pelas teorias da prova, seus meios e modali- dades de produção, bem como por questões ligadas à competência da Justiça do Trabalho, à homologação de acordos extrajudiciais, à possibilidade de reali- zação de negócio jurídico processual para uma condução do processo definida pelas partes, a aspectos das audiências trabalhistas, a intenção é a de dar ao leitor um panorama atual do processo trabalhista na primeira instância.

A presente obra, incidentalmente, mas oportunamente, traz algumas im- pressões iniciais acerca dos efeitos da pandemia da COVID-19 no processo do trabalho. Assim, trata-se, por exemplo, da conciliação trabalhista em tempos de pandemia, das audiências virtuais – fruto do isolamento social necessário à contenção do contágio –, do cumprimento de decisões e acordos judiciais em virtude da pandemia, temas de atualidade e importância indiscutíveis e que, no futuro, certamente inscrever-se-ão no contexto histórico do pós-pandemia (período que, esperamos, não haverá de tardar).

Este livro trata essencialmente de pontos controvertidos e polêmicos.

Controvérsias e polêmicas não são substrato alheio à pesquisa jurídica. Muito ao contrário, as ciências sociais, notadamente as aplicadas, são fontes inesgo- táveis de matérias que não alcançam a unanimidade. Nem é essa sua vocação.

É do diálogo constante entre teoria e prática, entre fontes formais e materiais, entre a experiência e a inovação, que se analisa o presente, em busca das solu- ções para o futuro.

Assim, apresentamos os resultados de nossos estudos, debates, pesquisas e outras indagações coletivas, em forma de artigos, abrilhantados por partici- pações mais do que especiais de conhecidos autores que nos brindaram com sua generosa participação. O objetivo não é trazer respostas definitivas, porque verdades absolutas são incompatíveis com as ciências sociais, mas oferecer, tanto quanto possível, um panorama amplo das questões aqui tratadas, como contribuições para um debate cada vez mais necessário.

Num momento de crise paradigmática dos sistemas de representação de- mocrática em nível mundial, a existência ativa de grupos de estudo como a Oficina de Estudos Avançados “Interfaces do Processo Civil com o Processo do Trabalho” é imprescindível para o livre pensar e para a construção de pon- tos de convergência que reafirmem uma sociedade justa e solidária. Afinal, o Processo é a forma instrumental de se reconhecer direitos, não de eliminar o adversário. Sobretudo no âmbito do Direito do Trabalho em que a relação- -tipo é tão conflituosa quanto indissociável. Sem Trabalho, não há Capital;

sem Capital, não há Trabalho.

(17)

XVII

Ante a magnitude dos desafios que se nos apresentam a todos, as posturas individuais são inócuas para provocar qualquer mudança sistêmica. Qualquer solução duradoura passa necessariamente pela construção coletiva. A Oficina, como foro de troca de informações e experiências, representa um verdadeiro oásis intelectual e mental para aqueles que, como nós, buscam entender me- lhor o funcionamento das instituições, para fortalecê-las, e assim fortalecer o Estado Democrático de Direito.

Para o presente volume, cumpre prestar os agradecimentos à Editora Ar- raes por nos acolher em seu seio, iniciando uma parceria que se espera longa e produtiva.

O livro que ora se apresenta constitui-se em valioso objeto de consulta para todos os operadores do Direito. E a Oficina de Estudos Avançados “In- terfaces do Processo Civil com o Processo do Trabalho” coloca-se à disposição para continuar os diálogos propostos em cada um dos artigos, para buscarmos sempre a maior efetividade possível do Direito do Trabalho, através de um Processo do Trabalho igualmente efetivo.

LEONARDO FAZITO REZENDE PEREIRA DA SILVA Advogado. Membro da Oficina de Estudos Avançados “Interfaces do Processo Civil com o Processo do Trabalho”.

Referências

Documentos relacionados

Stylish Pack: Jantes de alumínio 16&#34; Passion + faróis de nevoeiro Pack Premium : Teto de vidro fixo + vidros traseiros sobre escurecidos (não compatível com barras

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduando em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e pesquisador

• Para cada uma das danças novas (por novas entenda-se que não façam parte dos regulamentos do ENART) repassar: origem e locais das pesquisas, características básicas da dança

Dessa forma, o presente estudo foi proposto para analisar o desem- penho neuromuscular de músculos extensores do joelho após indução de fadiga e intervenção com resfriamento

A cada dois anos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publica estudos para aferir a evolução do cumprimento das metas estabelecidas no

Com o decorrer do trabalho vem nos mostrar o risco da obesidade na terceira idade que é a junção da primeira e segunda parte do trabalho, que pode nos demonstrar que

16h45 às 17h30 - Dra Ignez Lemos - Advogada atuante em Direito Previdenciário, Pós graduada em Direito Previdenciário pela Universidade Gama Filho-RJ, Membro da Comissão

Sousa Ramos, Orbit equivalence and von Neumann algebras for piecewise linear unimodal maps, European Conference on Iteration Theory (ECIT'04), Grazer Math.. Sousa