• Nenhum resultado encontrado

LIVRO DE RECEITAS INFANTIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LIVRO DE RECEITAS INFANTIS"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

LIVRO DE RECEITAS

INFANTIS

(2)

2 SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 4

SUCOS 5

1. Suco de laranja-pêra 7

2. Suco de melão 7

3. Suco de manga 7

4. Suco de beterraba 7

5. Suco de cenoura com laranja 8

6. Suco de beterraba com cajú 8

7. Suco de goiaba com laranja 8

8. Suco de mamão especial 9

9. Suco de maracujá com pêra 9

10. Suco de tomate com maçã 9

PAPINHAS 10

1. Primeira papinha 10

2. Papinha sequencial 11

3. Papinha de arroz, feijão e abóbora 12

4. Papinha de carne com legumes e macarrão 13 5. Papinha de carne, batata, beterraba e couve-flor 14 6. Papinha de carne, fubá, cenoura e couve 14

7. Papinha de legumes com frango 15

8. Papinha de frango, arroz, ervilha, cenoura e espinafre 15 9. Papinha de frango, batata, beterraba, chuchu e acelga 16

10. Papinha do Popeye 16

11. Purês coloridos 17

12. Purezinho de chuchu e cenoura 18

SOPAS e CALDOS 19

1. Sopa de aveia 19

2. Sopa de feijão 19

3. Cabelinho-de-anjo 20

4. Sopa de cenoura com coentro 21

5. Sopa-creme de tomate 21

6. Caldo de abóbora japonesa 22

7. Caldo de beterraba 22

8. Caldo de carne básico 23

9. Caldo de feijão carioquinha 24

10. Caldo de frango 25

11. Caldo de legumes 25

12. Caldo de mandioquinha 26

(3)

3

SOBREMESAS 27

1. Frutas 27

2. Abacate com limão 27

3. Arroz doce especial 28

4. Banana com aveia 28

5. Bolo de beterraba 29

6. Doce de maçã 29

7. Geleia de frutas 30

8. Sobremesa de pêra 30

9. Geleia de legumes e frutas 31

10. Papinha de queijo 31

11. Mousse de manga 32

12. Pudim gelado de goiaba 32

PRATOS PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 1 ANO 33

1. Almôndegas especiais 33

2. Arroz frito com frango 34

3. Bolinhas de mandioca 35

4. Caçarolas de peixe 36

5. Estrelinhas douradas 37

6. Franguinho legal 37

7. Gravatinhas 38

8. Macarrão arco-íris 38

9. Sanduíche borboleta 39

10. Torta de grão-de-bico 39

11. Delícia de frango 40

12. Pudim de couve-flor 40

13. Suflê de peixe 41

14. Frango ao molho 42

15. Filé de tilápia ao forno 43

16. Tutu de feijão 44

(4)

4 APRESENTAÇÃO

Este livro é uma coletânea de receitas para crianças, compiladas da internet. A idéia surgiu devido à dificuldade que uma amiga minha tem tido para encontrar livros de receitas para bebês disponíveis para vender em lojas.

Então fiz uma homenagem a ela, colocando a foto de seu lindo bebê na capinha do livro. Ela é a Cilésia e ele é o Vitor.

Aqui estão reunidas receitas que servirão de inspiração para que as mamães, cuidadoras e babás possam variar o cardápio infantil.

Quem for utilizar estas receitas deve ter noções de culinária.

Espero que ajude e que seu bebê cresça forte, saudável e coma de tudo!

Com carinho, Leiliane

Não há orientação profissional de pediatra ou nutricionistas. Trata- se de uma compilação de receitas e fotos de sites, disponíveis na internet.

Fontes:

 http://guiadobebe.uol.com.br/receitas/index.htm

 http://www.receitasparabebes.com/

 http://www.pampers.com.br/pt_BR/Livro-de-Receita-do- Bebe

(5)

5

Sucos - A descoberta dos sabores

Até completar quatro meses de idade, o bebê que é amamentado no peito não precisa e nem deve ter contato com outros alimentos. Portanto, só depois de entrar no quinto mês, o pequeno irá começar a provar e conhecer novos sabores. O processo deve ser gradual. Afinal, a única coisa que o bebê conhece em termos de alimentação é o leite.

Como os sucos devem ser oferecidos nos intervalos

das mamadas, o melhor é prepará-los várias vezes ao dia, em pequenas quantidades, cerca de 50 ml. Em vez de fazer uma jarra de suco de laranja e ir oferecendo aos poucos para o bebê, procure preparar uma hora depois da mamada. Assim, além de ficar mais fresquinho, o suco não irá perder vitamina C - essa vitamina sofre forte oxidação pela exposição à luz - e o verdadeiro sabor, pois existem frutas, como a laranja, que depois de serem espremidas amargam com o tempo. Outras, como a pêra, ficam escuras. E não se espante se o pequeno tomar tudo ou rejeitar.

Experimentando de tudo

Inicialmente não ofereça sucos diferentes no mesmo dia. O certo é oferecer um de uma única fruta.

Se o baixinho aprovar, não tiver nenhum problema de alergia ou intestino, você pode tentar outro tipo de fruta. Afinal, nessa fase, o que vale é experimentar todas elas.

Depois que o bebê conhecer o sabor de várias frutas, você pode misturá-las. Por exemplo, suco de laranja com mamão; laranja com goiaba, com maçã, etc. Alguns legumes devem sim ser oferecidos em forma de suco. Os mais usados são a cenoura, a beterraba e o tomate. Para introduzi-los, você deve seguir o mesmo procedimento adotado com as frutas. Se a criança gostar, pode misturá-los com frutas: cenoura com caju; beterraba com laranja; tomate com maçã. Apesar de parecerem misturas estranhas, ficam gostosas e são bem nutritivas.

(6)

6

Cuidados com a preparação

Além de selecionar as melhores frutas, é preciso ter alguns cuidados com a preparação dos sucos - isso vale também para a preparação das papas de frutas. Depois de lavar cada item em água corrente, seque com um de prato limpo e descasque a fruta ou o legume - se você não for processá- los em uma centrífuga. Os utensílios: faca, colher, copo, liquidificador, peneira, coador, jarra, etc., que serão usados, devem ser esterilizados. Esse cuidado deve ser tomado até a criança completar um ano de vida. A melhor maneira de aproveitar praticamente toda a fruta são as centrífugas.

Alimentos como beterraba, cenoura, pêra e maça devem ser centrifugados. No caso de laranjas e limão, o espremedor elétrico é melhor. Já o liquidificador deve ser usado para frutas como maracujá, uva, abacaxi, melão, melancia, mamão, jaca e figo, entre outras. O uso de polpas congeladas deve ser evitado.

Dicas

Se o bebê rejeitar o suco na mamadeira - isso é bastante comum quando a criança só mama no peito - você pode oferecer em uma colher pequena, de plástico. Se não der certo, outra alternativa é oferecer o suco com o auxílio de um conta-gotas esterilizado. No começo, coloque o suco no cantinho da boca da criança. Assim, é mais fácil para ela engolir.

Você deve começar com sucos de frutas ricas em vitamina C. As melhores são: acerola, caju, goiaba, laranja lima, laranja pêra, lima, limão e morango. Em relação à quantidade, o melhor é começar com 30 ml e ir aumentando gradativamente, até chegar a 150 ml por dia.

Procure oferecer frutas em temperatura ambiente. Afinal, a criança está acostumada ao leite morno, e não gelado.

Não é preciso adoçar o suco, pois as frutas tem frutose, que é um açúcar natural. Apenas as frutas mais ácidas, como limão e maracujá, devem ser adoçadas, e mesmo assim, com pouca quantidade de açúcar.

Para aproveitar mais o suco de frutas como goiaba, maçã, pêra e de cenoura e beterraba, o melhor é processá-las na centrífuga. Se você não tiver esse acessório, use o liquidificador. Mas lembre-se de coar o suco antes de servi-lo.

Atenção!

Sugerimos que a introdução de frutas e legumes seja feita com cautela, não ultrapassando 40 ml ao dia. Caso ocorram erupções, manchas, diarréia ou constipação ou outras alterações, não alimente mais o seu bebê com o novo ingrediente e procure orientação com o seu pediatra.

(7)

7

1. Suco de Laranja-pêra

Corte duas laranjas ao meio e retire as sementes. Esprema as laranjas manualmente ou no espremedor. Só coe se seu bebê tiver menos que sete meses. Sirva na mamadeira ou no copinho.

2. Suco de Melão

Descasque e pique uma fatia do melão. Bata bem no liquidificador com 1/3 de copo (30 ml) de água filtrada. Não precisa coar. Sirva na mamadeira ou no copinho.

3. Suco de Manga

Descasque e pique uma fatia grossa de manga. Bata bem no liquidificador com 1/3 de copo (30 ml) de água filtrada. Passe pelo coador se a manga tiver fiapos. Sirva na mamadeira ou no copinho.

4. Suco de Beterraba

Descasque e pique um pedaço (1/3) de uma beterraba. Bata bem no liquidificador com 1/3 de copo (30 ml) de água filtrada. Só coe se seu bebê tiver menos que sete meses. Sirva na mamadeira ou no copinho.

(8)

8

5. Suco de cenoura com laranja

Bata no liquidificador o suco de duas laranjas lima ou pêra mais uma cenoura média. Se você tiver centrífuga, faça o suco da cenoura e depois misture com o de laranja.

6. Suco de beterraba com caju

Descasque um caju médio e bata no liquidificador com meia beterraba pequena, sem a casca e os talos. Se necessário, acrescente 20 ml de água filtrada e fervida.

7. Suco de goiaba com laranja

Escolha uma goiaba madura, de preferência vermelha. Tire a casca e veja com cuidado se no interior da fruta não há bichinhos. Faça o suco de duas laranjas e bata no liquidificador com a goiaba.

Dica: Para aproveitar mais o suco de frutas como goiaba, maçã, pêra e de cenoura e beterraba, o melhor é processá-las na centrífuga. Se você não tiver esse acessório, use o liquidificador. Mas lembre-se de coar o suco antes de servi-lo.

(9)

9

8. Suco de mamão especial

Bata no liquidificador o suco de duas laranjas, uma fatia média de mamão e meia maçã.

9. Suco de maracujá com pêra

Bata no liquidificador a polpa de um maracujá com meia pêra, sem casca. Se necessário, acrescente 20 ml de água. Depois, coe o suco antes de servir.

10. Suco de tomate com maçã

Escolha dois tomates médios maduros, tire as cascas e as sementes. Pique em pequenos pedaços e bata no liquidificador com 40 ml de água filtrada e fervida. Depois acrescente meia maçã, sem casca e sem caroço e bata mais um pouco.

(10)

10

PAPINHAS

Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.

1. Primeira Papinha

(para as primeiras duas semanas) Ingredientes

1/2 cenoura média 2 folhas de alface

1 pedaço pequeno de cebola um pouco de salsa bem picadinha uma pitada de sal

uma colher rasa das de café de óleo de milho ou girassol

Modo de fazer

Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver - o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a cenoura com casca, o alface, a cebola, o sal e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa. Deixe cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca da cenoura e amasse com um garfo, juntamente com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsinha.

Dicas

- A cenoura pode ser substituída por outro legume e as folhas de alface por outro tipo de hortaliça. Alguns exemplos: mandioquinha com espinafre; abóbora com repolho; beterraba com agrião; chuchu com couve. Use sempre cebola ou alho para cozinhar os alimentos. O mesmo vale para o óleo, a salsinha e o sal.

(11)

11

2. Papinha seqüencial

Ingredientes 1/2 mandioquinha

1 batata pequena (ou uma colher das de sopa de grão de milho) 1/2 beterraba

um pedaço pequeno de cebola

½ dente de alho ou uma rodela de alho poró 1/2 tomate sem semente

2 folhas de repolho 2 folhas de agrião

1 colher rasa das de sobremesa de óleo de milho ou girassol 1 pitada de sal

1 colher das de sopa de caldo de feijão salsinha

Modo de fazer

Lave bem os legumes e as folhas. Coloque um pouco de água filtrada para ferver - o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque os legumes, as folhas, a cebola, o alho, o sal e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa, até os legumes ficarem macios. Após retirar a casca dos legumes, amasse todos os ingredientes com um garfo e acrescente a salsinha e o caldo de feijão.

Dicas

- A batata ou o milho podem ser substituídos por uma colher das de sopa de arroz cozido, amassadinho com o garfo.

- O caldo de feijão pode ser substituído por caldo de lentilha, ervilha, grão de bico ou por vagem. Se a opção for pela vagem, cozinhe os grãos com o resto dos alimentos.

- A gema de ovo também pode fazer parte da refeição. Comece com um quarto da gema - sempre cozida - e vá aumentando até chegar a uma inteira.

Você deve oferecer o ovo da mesma forma que a carne. Por volta do sexto mês, acrescente à papa meio bife ou meio filé de frango ou meio bife de fígado. Cozinhe a carne com os outros ingredientes. Depois, desfie a carne e corte em pedaços pequenos ou moa no liquidificador. O melhor é colocar a carne em um pratinho separado e oferecê- la com as primeiras colheradas das papinhas.

(12)

12

3. Papinha de arroz, feijão e abóbora

Ingredientes 2 xícaras de feijão

½ xícara de arroz 300 g de abóbora 1 pitada de sal

1 colher (sopa) óleo de girassol Modo de fazer

Cozinhe o feijão normalmente. Quando estiver bem macio, acrescente o arroz e a abóbora até cozinharem muito bem. Coloque uma pitada de sal.

Atenção!

Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.

(13)

13

4. Papinha de carne com legumes e macarrão

Ingredientes

300 g de batatas (cortado em cubos pequenos) 1 cenoura média (cortado em cubos pequenos) 5 vagens (cortado em pedaços bem pequenos) 1 tomate pequeno (sem pele e sem semente picado)

1 mandioquinha (bem picadinha) 300 g de patinho bem picadinho 1 xícara de macarrão padre-nosso 1 pitada de sal

1 colher (sopa) de óleo de girassol 1 colher (chá) de salsinha

1 dente de alho bem picado 1 colher (sopa) de cebola ralada

Modo de fazer

Em uma panela refogue muito bem a carne com o óleo. Quando estiver bem fritos,

acrescente o alho, a cebola e o sal. Junte 1e ½ litro de água fervente e acrescente o restante dos ingredientes. Assim que estiver bem macios, desligue o fogo e aguarde um pouco. Bata no liquidificador a carne com um pouco do caldo da papinha e retorne à panela. Mexa bem.

(14)

14

5. Papinha de carne, batata, beterraba e couve-flor

Ingredientes

1 colher de sobremesa de óleo vegetal 1 colher de chá de cebola picada 2 colheres de sopa de carne moída

1 batata pequena cortada em cubos pequenos

½ beterraba pequena cortada em cubos pequenos 2 colheres de sopa de couve-flor picada

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a beterraba. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve-flor e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

6. Papinha de carne, fubá, cenoura e couve

Ingredientes

1 colher de sobremesa de óleo vegetal 1 colher de chá de cebola picada 2 colheres de sopa de carne moída 2 colheres de sopa de fubá

½ cenoura pequena picada em cubos 2 colheres de sopa de couve picada

½ xícara de chá de água filtrada

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a cenoura e cubra com água.

Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Dissolva o fubá na ½ xícara de água e acrescente à panela. Deixe cozinhar, sem parar de mexer até que o caldo fique encorpado. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Se necessário, acrescente mais água. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

(15)

15

7. Papinha de legumes com frango

Ingredientes 1 cenoura pequena 1 batata-doce 1 filé de frango 1 cebola pequena

2 colheres de (sopa) de arroz cru 1 fio de azeite

uma pitada de sal Modo de fazer

Coloque o frango e a cebola para dourar na panela de pressão. Depois, ferva meio litro de água e acrescente a cenoura, a batata-doce e o arroz. Deixe cozinhar bem. Em vez de amassar com o garfo, corte os ingredientes em pequenos pedaços. Na hora de servir, junte uma pitadinha de sal, um fio de azeite e mexa levemente.

8. Papinha de frango, arroz, ervilha, cenoura e espinafre

Ingredientes

1 colher de sobremesa de óleo vegetal 1 colher de chá de cebola picada

2 colheres de sopa de frango cortado em cubos pequenos 1 colher de sopa de arroz cru lavado

1 colher de sopa de ervilha fresca

½ cenoura pequena picada em cubos 2 colheres de sopa de espinafre picado

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida o arroz, a ervilha e a cenoura. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o espinafre e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

(16)

16

9. Papinha de frango, batata, beterraba, chuchu e acelga

Ingredientes

1 colher de sobremesa de óleo vegetal 1 colher de chá de cebola picada

2 colheres de sopa de frango cortado em cubos pequenos

½ batata pequena cortada em cubos

2 colheres de sopa de beterraba cortada em cubos 2 colheres de sopa de chuchu cortado em cubos 2 colheres de sopa de acelga picada

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida a batata, a beterraba e o chuchu. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a acelga e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

10. Papinha do Popeye

Ingredientes

1 batata-doce, descascada e em cubinhos 1 cenoura cortada em cubinhos

4 unidades de vagem sem as pontas

15 folinhas de espinafre lavadas e higienizadas 4 colheres de ervilhas frescas

Modo de preparo

Cozinhe em banho-maria a batata-doce e a cenoura, por aproximadamente oito minutos.

Adicione os demais ingredientes e esquente por mais 6 minutos. Em seguida, bata tudo com seu mixer de alimentos ou liquidificador até que se torne uma papinha espessa. Sirva fria.

(17)

17

11. Purês coloridos

O purê é outra alternativa nutritiva e gostosa e deve ser servido como um acompanhamento. Assim, no dia em que fizer purê, ofereça arroz com feijão e lentilha, além da carne, que deve ser moída ou desfiada.

Para elaborá-lo, escolha um legume e uma folha, mas lembre-se que as cores dos ingredientes são importantes: um deve ser de cor escura e outro de cor forte. Exemplos de combinações: espinafre com cenoura, mandioquinha com brócolis.

Modo de fazer

Cozinhe os ingredientes como na preparação da papa primeira papinha. Acrescente uma pitada de sal e um pedaço de cebola picada. Quando o legume e a hortaliça estiverem bem moles, retire-os da água e amasse-os com um garfo. Acrescente um pouco de leite B fervido e mexa bem. Se quiser, acrescente um pouco de salsinha picada ou de hortelã.

(18)

18

12. Purezinho de chuchu e cenoura

Ingredientes

1 colher de chá de óleo vegetal 1 colher de chá de cebola picada

1/2 chuchu pequeno cortado em cubos pequenos

½ cenoura pequena cortada em cubos pequenos Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Acrescente em seguida o chuchu e a cenoura. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Amasse todos os ingredientes com um garfo.

Rendimento: 1 porção

Dica: para deixar a papinha mais cremosa, passe os ingredientes em uma peneira grossa.

(19)

19

SOPAS e CALDOS

1. Sopa de aveia

Ingredientes 1 cenoura média 1 mandioquinha média

1 xícara (chá) de caldo de frango 1 colher (sobremesa) óleo ou azeite 1 colher (sobremesa) de cebola picada 2 colheres (sopa) de farinha de aveia 1 colher (sopa) de salsinha picada uma pitada de sal.

Modo de fazer

Cozinhe a cenoura e a mandioquinha em um pouco de água. Amasse os legumes com o garfo e acrescente o caldo de frango, a cebola e o sal. Leve ao fogo baixo e acrescente a aveia, o óleo e a salsinha. Mexa bem até ferver.

2. Sopa de feijão

Ingredientes

2 xícaras de feijão cozido e temperado

1 xícara de macarrão tipo cabelinho-de-anjo cozido algumas folhas de espinafre

água

uma pitada de sal 1 dente de alho Modo de fazer

Passe o feijão no liquidificador. Leve ao fogo com a água, o sal e com o alho picado. Junte o macarrão cozido e o espinafre picado e cru. Deixe no fogo por alguns minutos, até o espinafre ficar molinho. Sirva a seguir.

Dica:

O feijão pode ser substituído por lentilha ou ervilha. Já o espinafre pode ser trocado por brócolis ou acelga. O macarrão deve ser tipo cabelo de anjo, pois ele é muito fino e indicado para crianças pequenas.

(20)

20

3. Cabelinho-de-anjo

Ingredientes

100 g de macarrão tipo cabelinho-de-anjo 1 colher (sopa) de óleo de milho ou girassol 2 copos de leite

uma pitada de sal meia cebola salsinha picada

1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 pedaço pequeno de abóbora

Modo de fazer

Coloque meio litro de água para ferver com o óleo e o sal. Quando a água entrar em ebulição, acrescente o macarrão e deixe cozinhar. À parte, dissolva a farinha de trigo no leite. Despeje essa mistura no macarrão e junte um fio de azeite e a cebola picada. Deixe tomar consistência, mexendo sempre. Acrescente a salsa picada e a abóbora cozida em pequenos pedaços.

Dica

Você pode substituir a abóbora por carne moída, peito de frango desfiado ou por espinafre cozido e picado.

(21)

21

4. Sopa de cenoura e coentro

Ingredientes 3 cenouras médias

1 alho poró (só parte branca) 2 ou 3 galhos de coentro fresco Modo de Fazer

Coloque 1 litro de água para ferver numa panela. Descasque e corte as cenouras em rodelas. Lave muito bem o alho-poró e corte-o igualmente em rodelas. Leve ao fogo médio em água fervente.

Quando os legumes estiverem quase cozidos, coloque os galhos de coentros e deixe cozinhar mais 5 minutos.

Passe tudo pelo processador ou mixer e enfeite com coentros picados, uma pitada de sal e um fio de azeite.

5. Sopa-creme de Tomate

Ingredientes:

2 tomates maduros sem sementes picadinhos 1 colher de cebola picadinha

½ litro de água fervente 1 batata cortada em cubinhos 2 cenouras cortadas em cubinhos

1 colher pequena de cheiro verde ou manjericão fresco Modo de Fazer

Numa frigideira refogue a cebola com um fio de azeite e junte o tomate. Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo brando por uns 2 minutos. Junte água quente e os legumes cortados e deixe cozinhar por uns 20 minutos. Adicione um pouquinho de cheiro verde ou manjericão. Usando o mixer ou liquidificador, triture a sopa até ficar com a consistência de um creme. Finalize com um fio de azeite e uma pitada de sal. Para adultos faça igual, mas substitua a água por caldo de legumes e no fim coloque um fio de natas em cada prato.

(22)

22

6. Caldo de Abóbora Japonesa

Ingredientes

½ abóbora japonesa grande

½ xícara (chá) de cebola picada

½ colher sopa de óleo 1 dente de alho sal à gosto Modo de fazer

Lave bem a abóbora, retire as sementes, deixe a casca e cozinhe na água. Depois de esfriar bata tudo no liquidificador. Leve ao fogo, juntando os outros ingredientes e deixe engrossar por 5 minutos em fogo baixo.

7. Caldo de Beterraba

Ingredientes

3 beterrabas médias

2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 copo de leite

½ xícara (chá) de cheiro verde picado 1 cebola pequena

1 dente de alho 1 litro de água

1 xícara (chá) de creme de leite sal à gosto

Modo de fazer

Descasque as beterrabas e cozinhe na água. Bata tudo no liquidificador com os outros ingredientes menos o creme de leite. Leve ao fogo brando, mexa e deixe ferver por 3 minutos. Quando estiver quase fria, coloque o creme de leite mexendo bem.

(23)

23

8. Caldo de Carne – Básico

Ingredientes

½ k de coxão mole cortado em cubos 1 tomate médio sem pele e sem sementes 1 cebola média

1 cenoura grande 1 mandioquinha grande 2 dentes de alho 1 talo de salsão picado

1 xícara (chá) de salsinha picada

½ colher (sopa) de óleo 2 litros de água

sal à gosto.

Modo de fazer

Em uma panela de pressão refogue a carne no óleo até dourar. À parte, bata no liquidificador a água com os outros ingredientes menos o salsão e a salsinha. Cubra a carne com este caldo. Acrescente a salsinha e o salsão. Feche a panela e deixe cozinhar no fogo baixo por 30 minutos (depois que a válvula chiar). Retire a carne e o salsão antes de usar.

Obs.: A carne poderá ser usada para fazer croquetes, bolo de carne moída, saladas, pastas, etc.

Atenção! Pode ser consumido por bebês a partir de 6 meses de idade.

(24)

24

9. Caldo de Feijão Carioquinha

Ingredientes

2 xícaras (chá) feijão cozido

½ xícara (chá) de macarrãozinho 1 cenoura pequena

1 batata pequena 1 batata doce pequena 1 cebola pequena 2 dentes de alho

2 folhas de couve rasgada 1 ½ litro de água

½ colher (sopa) de azeite de oliva sal à gosto

Modo de fazer

Bata o feijão no liquidificador com a água. Coe o caldo e coloque em uma panela.

Acrescente os outros ingredientes menos o macarrão com o azeite. Quando o caldo estiver fervendo junte o macarrão. Mexa e deixe cozinhar lentamente até que todos os ingredientes estejam cozidos. Quando desligar o fogo, acrescente o azeite de oliva.

Atenção!

Os outros ingredientes poderão ser cozidos e batidos no liquidificador junto com o feijão.

Ou se você preferir, picados e cozidos como indica a receita. Na hora de servir você poderá amassá-los com o garfo, no caso de seu bebê ainda não estar ingerindo pedaços.

(25)

25

10. Caldo de Frango

Ingredientes

1 peito de frango médio

1 xícara (chá) de macarrãozinho 1 cenoura pequena

1 batata pequena

2 folhas de acelga japonesa cortada

½ xícara (chá) de cheiro verde picado

½ xícara (chá) de cebola picada

1 tomate médio sem pele e sem sementes 2 dentes de alho

1 ½ de água 1 talo de salsão sal à gosto Modo de fazer

Numa panela coloque todos os ingredientes menos o macarrão. Quando estiverem cozidos retire o frango, tire a pele, os ossos, desfie e coloque novamente na panela. Quando ferver, acrescente o macarrão, mexa e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire o salsão. Bata o restante no liquidificador.

11. Caldo de Legumes

Ingredientes

1 cenoura pequena cortada em rodelas 1 abobrinha pequena cortada em rodelas 1 inhame pequeno cortado em rodelas 1 batata inglesa pequena cortada em rodelas 1 cebola pequena cortada em rodelas 1 tomate médio sem peles e sem sementes

½ colher (sopa) de óleo

½ xícara (chá) de cheiro verde picado 2 dentes de alho picado

1 xícara (chá) de coxão mole em cubos pequenos 2 litros de água

sal à gosto Modo de fazer

Refogue no óleo a carne, o tomate, a cebola e o alho. Junte os outros ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo até ficarem macios. Bata no liquidificador.

(26)

26

12. Caldo de Mandioquinha

Ingredientes

3 mandioquinhas grandes 10 xícaras (chá) de água

½ xícara (chá) de cheiro verde picado

½ xícara (chá) de cebola picada

½ colher (sopa) de óleo sal a gosto

Modo de Fazer

Cozinhe as mandioquinhas na água com sal. Deixe esfriar e bata no liquidificador com a própria água. Leve ao fogo com os outros ingredientes cozinhando em fogo baixo por 10 minutos para engrossar.

(27)

27

SOBREMESAS

1. Frutas

Servir frutas doces e macias aos bebês como sobremesa é um ótimo hábito. A princípio, inclua as frutas amassadas ou rapadinhas na colher (banana, maçã, mamão, pêra). Na fase de dentinhos, comece a introduzir frutas em pedacinhos para o bebê mastigar.

Oferecer frutas como sobremesa é uma ótima opção, pois não há adição de produtos químicos ou preparados que contenham corantes, por exemplo. Mas se você quiser variar, incluímos algumas receitas a seguir, próprias para o consumo de bebês.

2. Abacate com limão

Amasse com um garfo três colheres das de sopa de abacate. Depois, pingue algumas gotinhas de limão e misture bem. Se preferir, bata no liquidificador a polpa do abacaxi com 20 ml de água filtrada e fervida e acrescente algumas gostas de limão.

Atenção!

Pode ser consumido por bebês a partir de 6 meses de idade.

(28)

28

3. Arroz doce especial

Ingredientes

2 colheres (sopa) cheias de arroz

½ copo de água filtrada 1 copo de leite

2 colheres (sopa) de açúcar 1/4 de xícara de iogurte natural

2 colheres (sobremesa) de óleo de girassol um pouco de canela em pó

Modo de fazer

Depois de escolher e lavar o arroz, coloque a metade para cozinhar com a água, o óleo e metade do leite. Vá mexendo e, aos poucos, acrescente o restante do arroz e do leite, até que fique bem cozido. Quando esfriar, acrescente o iogurte natural e mexa bem. Sirva com um pouquinho de canela em pó.

4. Banana com aveia

Ingredientes 1 banana prata

1 colher (rasa de sobremesa) de farinha de aveia Modo de fazer

Amasse a banana prata com uma colher rasa das de sobremesa de farinha de aveia.

Essa sobremesa é uma boa opção para regular ou soltar o intestino.

Você pode também substituir a banana prata por seis morangos, por um figo ou por um kiwi.

(29)

29

5. Bolo de beterraba

Ingredientes

3 beterrabas médias

1 xícara (chá) de suco de laranja 2 colheres (sopa) de margarina 3 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180°. Unte e enfarinhe uma forma com furo.

Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, junte as 3 gemas com o açúcar e a margarina e bata bem. Acrescente o suco de laranja e as beterrabas (batidas no liquidificador). Misture a farinha de trigo e, por último, as claras em neve e o fermento. Leve ao forno para assar por 25-30 minutos. Sirva uma fatia fina e fria para seu bebê.

6. Doce de maçã

Ingredientes 2 maças médias

2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de farinha de aveia

½ litro de água Modo de fazer

Descasque e tire os caroços das maças. Coloque-as na água com o açúcar e deixe de molho em uma panela de pressão com a tampa por quatro horas. Depois, deixe cozinhar até sobrar só um pouco de água. Corte as maçãs em pequenos pedaços e polvilhe a farinha de aveia.

A maçã pode ser substituída por pêra ou abacaxi.

(30)

30

7. Gelatina de frutas

Ingredientes

1 pacotinho de gelatina incolor 10 morangos

2 copos de água filtrada Modo de fazer

Lave bem os morangos e bata-os no liquidificador com 1 copo de água. Depois, dissolva a gelatina em 1 copo de água fervendo. Mexa e acrescente o suco de morango. Coloque na geladeira até endurecer.

O suco de morango pode ser substituído por suco de beterraba, de cenoura ou de outra fruta como abacaxi.

8. Sobremesa de Pêra

Ingredientes:

1 Pêra madura

1 colher de leite de soja 1 colher de flocos de cevada Modo de fazer:

Descasque e esmague uma pêra bem madura com ajuda de um garfo. Adicione leite de soja com um pouco de flocos de cevada e alimente seu bebê.

(31)

31

9. Geléia de legumes e frutas

Ingredientes

1 rodela grande de abacaxi 1 caqui pequeno

1 cenoura pequena 1 beterraba pequena 1 xícara (chá) de açúcar Modo de fazer

Lave em água corrente as frutas e legumes e descasque-as. Bata no liquidificador com um pouco de água. Leve a mistura ao fogo brando, acrescente o açúcar e mexa até dar ponto de geléia.

Você pode usar outras frutas e legumes, como maçã, pêra, pêssego, morango, nabo, chuchu e batata-doce.

10. Papinha de queijo

Ingredientes

1 fatia de queijo-minas fresco 1 colher (sopa) de geléia de mocotó 1 biscoito Maria triturado

Modo de fazer

Amasse bem o queijo e misture tudo.

(32)

32

11. Mousse de manga

Ingredientes:

2 xícaras de manga madura em pedaços 2 iogurtes naturais

1 pacotinho de gelatina incolor

Preparação:

Junte a manga ao iogurte natural no liquidificador ou mixer e triture bem, até obter um creme liso e homogêneo. Dissolva a gelatina como indicado na embalagem e junte ao preparado anterior, batendo um pouco mais. Coloque em potinhos individuais e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas. Sirva como sobremesa.

12. Pudim gelado de goiaba

Ingredientes 1 goiaba vermelha 1 copo de água 1 copo de leite

4 colheres (sopa) de maisena 4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer

Dissolva a maisena no leite fervido. Bata a goiaba com a água no liquidificador. Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo até engrossar mexendo sempre. Coloque em uma forma para pudim umedecida com água e leve à geladeira até esfriar.

Desinforme e sirva.

Você pode substituir a goiaba por 10 morangos.

(33)

33

Pratos para crianças a partir de um ano

1. Almôndegas especiais

Ingredientes

1 fatia de espessura média de pão integral 2 colheres (sopa) de leite

450 g de carne moída magra (patinho) 1 dente de alho esmagado

1 colher (sopa) de salsa fresca picada 1 ovo batido

sal à gosto

4 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de azeite

8 tomates sem semente picadinhos 1 colher de cebola picadinha

½ colher (chá) açúcar Modo de fazer

Retire a casca do pão. Ponha o pão num prato, coloque o leite por cima e deixe embeber.

Ponha a carne, o alho, a salsa e o ovo numa tigela, adicione o pão embebido, tempere com sal e misture até ficar bem ligado. Divida em 20 bolinhas, enrolando-as com as mãos molhadas, passe-as na farinha.

Aqueça o azeite numa frigideira grande e alta, ponha aí as almôndegas e cozinhe até dourarem por igual. Retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela , refogue a cebola e os tomates rapidamente, por 5 minutos. Em seguida, junte as almôndegas ao molho, adicione o açúcar e cozinhe por 20-25 minutos até os tomates terem engrossado para formar o molho. Sirva com macarrão da preferência de seu filho ou com arroz branquinho e verduras.

(34)

34

2. Arroz frito com frango

Ingredientes

1 ½ (xícara) de arroz

2 colheres (sopa) de óleo de girassol 1 ovo

1 cebola pequena, bem picada 300g de filé de frango cozido e picado 2 colheres (sopa) de ervilhas congeladas 2 colheres (sopa) de milho verde 2 colheres (chá) de molho de soja Cebolinhas para guarnecer.

Modo de fazer

Cozinhe o arroz em água fervendo e sal por cerca de 20 minutos, só até ficar macio. Escorra.

Aqueça 1 colher de óleo numa frigideira média. Bata o ovo com 1 colher (sopa) de água, despeje na frigideira e cozinhe até ficar firme. Despeje sobre uma tábua, enrole e corte em tiras finas. Reserve. Aqueça o restante do óleo numa frigideira grande, adicione a cebola e cozinhe por 2-3 minutos.

Junte o arroz e frite sobre fogo baixo por 3-4 minutos. Adicione o frango, as ervilhas, o milho e o molho de soja e refogue por 3 minutos. Adicione as tiras de omelete ao arroz frito e mexa antes de servir, guarnecendo com raminhos de cebolinha.

(35)

35

3. Bolinhas de mandioca

Ingredientes Massa:

1/2 kg de mandioca

200g de queijo gouda ou edam ralado 1 pitada de sal

1/2 xícara de farinha de trigo Molho:

1/2 kg de carne magra 1 cenoura

1 mandioquinha (batata baroa ou batata salsa) 1 tomate sem sementes picadinho

1 colher de cebola picadinha 1 pitada de sal

Modo de fazer

Cozinhe bem a mandioca até desmanchar. Passe pela peneira e quando esfriar, acrescente o queijo, a pitada de sal e a farinha somente para dar liga. Faça bolinhas bem pequenas e cozinhe em água fervente até que as mesmas subam para a superfície. Reserve.

Enquanto isto cozinhe todos os ingredientes do molho juntos até que forme um caldo.

Utilize a carne para pratos da família como por exemplo assados, acebolados etc.

Com o caldo, jogue em pequenas quantidades sobre as bolinhas de mandioca e sirva.

(36)

36

4. Caçarolas de peixe

Ingredientes 700 g de batatas

3 colheres (sopa) de leite

¼ xícara de manteiga 300 g de filé de pescada 300 ml de leite

6 colheres (chá) de farinha de trigo sal à gosto

2 ovos cozidos, descascados e picados 2 colheres (sopa) migalhas de pão fresco Modo de fazer

Cozinhe as batatas em água fervente e sal até ficarem macias. Escorra, volte para a panela e amasse bem. Adicione 3 colheres (sopa) de leite e metade da manteiga e bata bem até ficar uma massa homogênea e lisa.

Ponha o peixe em uma panela, adicione os 300 ml de leite, tampe e cozinhe por 6-7 minutos. Retire o peixe e reserve o leite para fazer um molho. Desfie os filés de peixe.

Derreta a manteiga restante em uma panela, junte a farinha e cozinhe por mais 1 minuto, então adicione o leite aos poucos. Ferva em fogo baixo por 1-2 minutos, até engrossar e ficar liso, depois junte o peixe, os temperos e os ovos.

Ponha a batata num saco de confeitar com bico de estrela de 1 cm e decore as bordas de uma forma refratária. Coloque a mistura de peixe e espalhe por cima as migalhas de pão.

Coloque no forno quente até dourar.

(37)

37

5. Estrelinhas douradas

Ingredientes

10 buquês de couve-flor cozidos 2 cenouras cozidas

1 colher (chá) de cebola ralada 1 colher (sopa) de queijo ralado 1 ovo

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo sal a gosto.

Modo de fazer

Passe a couve-flor e a cenoura pelo espremedor. Em seguida, acrescente a cebola, o queijo, o ovo, a farinha e o sal. Amasse bem. Abra com um rolo e corte com uma forminha com desenho de estrela. Depois, coloque todas as estrelinhas em uma forma bem untada com manteiga e leve para assar.

6. Franguinho legal

Ingredientes

350 g de coxas de frango sem osso e sem pele, cortadas em pedaços 1 colher (sopa) de óleo

1 cenoura grande, em fatias finas

½ pimentão verde, sem sementes e cortado em cubos 4 cebolinhas picadas

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco 2 colheres (sopa) de molho de soja

2 colheres (sopa) de ketchup de tomate 2 colheres (sopa) de mel claro

2 colheres (chá) de maisena 3 colheres (sopa) água Modo de fazer

Grelhe o frango até ficar bem dourado. Em uma panela acrescente o frango já grelhado, a cenoura, o pimentão e o óleo e cozinhe por mais 3 minutos. Junte as cebolinhas. Misture o vinagre com o molho de soja, o ketchup e o mel e ponha na panela. Deixe ferver e cozinhe por 4-5 minutos.

Dissolva a maisena na água e misture à panela e mexa até engrossar. Sirva com arroz branco ou talharim.

(38)

38

7. Gravatinhas

Ingredientes

500 g de ervilha seca 1 cebola média ralada 1 colher (sopa) de azeite 2 tomates sem pele picadinhos 2 colheres (sopa) de queijo ralado macarrão gravatinha cozido.

Modo de fazer

Coloque a ervilha de molho por 3 horas. Depois, cozinhe a ervilha em uma panela, o suficiente para cobri-la. Deixe cozinhar durante 40 minutos ou até que a ervilha fique macia.

Quando esfriar, bata no liquidificador. Passe pela peneira. Em uma panela, frite a cebola no azeite, acrescente o tomate e deixe refogar até formar uma pasta, adicione a ervilha, o sal e deixe ferver. Na hora de servir, coloque o macarrão e polvilhe com queijo ralado.

8. Macarrão arco-íris

Ingredientes

¾ xícara de macarrão cortado (tipo pena ou fusili) 6 colheres (chá) de farinha de trigo

3 colheres (chá) de manteiga 300 ml de leite

sal à gosto

½ xícara de ervilhas congeladas ou cozidas

½ xícara de milho verde

1 tomate sem pele cortado em cubos

¾ de xícara de queijo Edam ou Gouda

½ xícara de migalhas de pão integral ou torradas.

Modo de fazer

Encha pela metade uma panela com água e deixe ferver. Adicione 1 colher (chá) de sal, junte o macarrão e cozinhe por aproximadamente 7 minutos, até ficar macio. Escorra.

Coloque a farinha, a manteiga e o leite numa panela e cozinhe sobre fogo médio, mexendo todo o tempo, até começar a engrossar. Tempere com um pouco de sal, abaixe o fogo e adicione as ervilhas, o milho, o tomate em cubos e ½ xícara de queijo. Misture e cozinhe por 2 minutos.

Misture o macarrão com o molho e aqueça tudo. Coloque a mistura em um prato grande.

Misture as migalhas de pão com o queijo restante e salpique por cima. Coloque no forno quente por 3-4 minutos para dourar.

(39)

39

9. Sanduíche Borboleta

Ingredientes

4 fatias de pão de leite sem casca 4 fatias de pão integral sem casca 1 cenoura média

1 beterraba média 300 g de ricota

2 colheres (chá) de mostarda 2 colheres (chá) de ketchup folhas de alface

sal à gosto Modo de fazer

No liquidificador, bata 150 g de ricota com a cenoura picada, a mostarda e o ketchup.

Acrescente o sal e leve para gelar pó 2 horas. Faça o mesmo com a beterraba. Para montar o sanduíche corte o centro de uma das fatias de pão com uma forminha de borboleta ou de outro desenho. Passe o patê na outra fatia de pão e feche o sanduíche. Preencha a borboleta com um pouco mais de patê. Guarneça com alface e beterraba.

10. Torta de grão de bico

Ingredientes

3 xícaras (chá) de grão-de-bico 8 copos de água

1 cenoura grande ralada 1 cebola grande ralada

2 colheres (sopa) de cebolinha verde picadinha 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha

1 colher (sopa) de azeite manteiga para untar a forma.

Modo de fazer

Lave o grão-de-bico e deixe de molho durante uma noite. Em uma panela, coloque água e o grão-de-bico e deixe cozinhar por 40 minutos o até que fique bem macio. Escorra a água, deixe esfriar e bata no liquidificador, para formar uma pasta homogênea; Em uma panela, refogue a cebola e a cenoura no azeite. Acrescente a cebolinha e a salsa. Unte uma assadeira retangular e coloque uma camada de pasta de grão-de-bico, uma do refogado e cubra com outra camada de grão-de-bico. Salpique um pouco de manteiga sobre a última camada e leve ao forno para assar durante cerca de 30 minutos. Deixe esfriar completamente e corte com forminha no formato de coração. Para decorar, coloque um pouco de cebolinha picada.

(40)

40

11. Delícia de frango

Ingredientes

1 xícara de arroz cozido 2 filés de frango

2 tomates sem pele e sem sementes 2 colheres (sopa) de ervilhas frescas 1 colher (sobremesa) de azeite 1 colher (sopa) salsinha picada 1 colher (sopa) de cebola ralada

½ dente de alho picado uma pitada de sal Modo de fazer

Cozinhe o filé de frango em um pouco de água. Depois, desfie e reserve. Em uma panela, doure a cebola e o alho na margarina, acrescente os tomates picados, a ervilha, o sal e quatro colheres (sopa) da água que o frango foi cozido. Deixe apurar, acrescente o frango, a salsinha e deixe no fogo baixo por cinco minutos. Depois, acrescente esse refogado ao arroz.

12. Pudim de couve-flor

Ingredientes 1 couve-flor grande 3 ovos

1 colher (sopa) de margarina 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 copo de leite B fervido

5 colheres (sopa) de queijo ralado Modo de fazer

Lave a couve-flor e cozinhe em um pouco de água e escorra. Em uma panela, desmanche em fogo baixo a margarina com a farinha e acrescente, aos poucos, o leite quente. Mexa até obter uma mistura bem densa.

Depois, com o fogo apagado, junte o queijo ralado, os ovos e a couve-flor triturada.

Despeje a mistura em um pirex untado com margarina e asse no forno alto por 30 minutos.

(41)

41

13. Suflê de Peixe

Ingredientes

2 colheres (sopa) de margarina 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara e meia de leite

uma pitada de sal

3 gemas de ovo bem batidas 1 xícara de peixe bem cozido meia colher (sopa) de salsa picada 3 claras de ovos batidas em neve.

Modo de fazer

Derreta a margarina e junte a farinha e o sal. Junte aos poucos o leite e mexa em fogo brando até engrossar. Junte as gemas. Com o peixe já cozido (o mais comum é a pescadinha branca), junte a mistura e a salsa picada. Bata as claras em separado até ficarem bem branquinhas. Junte tudo depois, sem bater. Coloque a mistura em um pirex untado com um pouco de margarina. Asse em forno moderado por cerca de 40 minutos.

Atenção!

Certifique-se de ter retirado todas as espinhas do peixe.

(42)

42

14. Frango ao molho

Ingredientes

4 sobrecoxas de frango partidas ao meio

Sal, e um dente de alho amassado para temperar 2 colheres de sopa de óleo

meia cebola cortada em cubinhos 1 colher de sopa de açúcar mascavo 1/2 litro de água fervente

Principais utensílios: Use, de preferência, uma panela de ferro e uma colher de pau.

Modo de fazer

1. Corte as sobrecoxas de frango ao meio. Retire a pele, se preferir. Tempere com sal, pimenta do reino e um dente de alho amassado.

2. Se for usar panela de ferro, deixe aquecer em fogo médio. Adicione o óleo e as cebolas, até ficarem douradas. Depois coloque o açúcar mascavo. Coloque então os pedaços de frango e deixe-os fritando bem. Vire-os para igualar a cor dourada.

3. Depois que o frango estiver bem douradinho, adicione a água fervente, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 30 minutos.

4. Após o tempo de cozimento, o caldo do frango vai estar mais grosso. Se quiser coloque mais cebola, cheiro verde e acerte o sal. Deixe ferver por uns 5 minutos e está pronto.

(43)

43

15. Filé de Tilápia ao forno

Ingredientes

4 filés médios de tilápia – aproximadamente 1/2 quilo suco de meio limão

1 colher pequena de ervas de provence desidratadas 2 colheres de sopa de azeite

sal e pimenta do reino a gosto

DICA: não abuse do sal e da pimenta pois peixe salga com muita facilidade.

1 cenoura, 2 batatas e 10 vagens cortadas em julienne Salsinha e cebolinha picadas

Modo de Preparo

1. Coloque o forno para aquecer a 180 graus. Numa tigela, tempere os filés previamente lavados com o limão, o sal e a pimenta. Reserve.

2. Utilizando o pirex, corte um pedaço de papel alumínio, deixando sobras laterais para que você possa fechar o peixe depois. Disponha os filés sobre o papel alumínio, adicione o azeite e as ervas de provence. Feche o papel alumínio, deixando bem vedado. Leve ao forno 180 graus por 30 minutos.

3. Enquanto aguarda o peixe assar, cozinhe a batata a cenoura e a vagem ao dente. Se quiser, pode cozinhar ao vapor. Eu costumo cozinhar com pouquinha água, e a uso para cozinhar o arroz depois.

4. Após os trinta minutos de forno, abra o papel alumínio, adicione os legumes em volta dos filés e volte ao forno para dourar, com o papel alumínio aberto. Deixe gratinar por uns 10 minutos. Cubra com salsinha e cebolinha picadas e está pronto para servir.

(44)

44

16. Tutu de Feijão

Ingredientes

2 xícaras de feijão cozido e batido no liquidificador (eu uso um utensílio chamado roseta para triturar o feijão)

1/2 cebola picada em cubinhos 2 dentes de alho amassados

2 tomates maduros sem sementes picadinhos 1 xícara de água

4 colheres de farinha de mandioca torrada fininha sal a gosto

cheiro verde Preparo

Numa panela, coloque um fio de azeite, refogue o a cebola e depois o alho e deixe fritar um pouquinho. Adicione o tomate e deixe apurar por cinco minutos em fogo baixo. Então adicione o feijão batido e a água. Deixe cozinhando em fogo brando até engrossar um pouco. Por fim, coloque sal a gosto, junte a farinha e vá misturando sem parar por mais cinco minutos, ainda em fogo baixo. Essa quantidade de farinha resulta num tutu um pouco mais mole. Se você preferir tutu de feijão mais consistente e sequinho é só adicionar mais duas colheres de farinha de mandioca. É importante que a farinha de mandioca seja mais fina e torrada para obter um prato refinado e saboroso. (Costumo usar farinha de mandioca torrada Amafil). Depois é só desligar o fogo e acrescentar cheiro verde.

Eu gosto de acrescentar couve bem fininha refogada por cima do tutu para servir.

(45)
(46)

Referências

Documentos relacionados

 Isomeria Constitucional (de cadeia, de posição, de função metameria e tautomeria) e esterioisomeria (Geométrica ou Cis Trans

Diante disso, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período 2004 a 2010, nos Programas de Pós-graduação em

A documentação pendente deve ser encaminhada, via correio, por correspondência com aviso de recebimento (AR), para o endereço acima mencionado. Os cursos de Pós-Graduação Lato

A princípio, temos alguns indicadores interessantes: 1.443 alunos vêem a escola como um bom lugar para se aprender, mas acham também que a escola não consegue criar

TRICONEX, - Desenvolvimento de Projeto em sistema Hibrído Siemens PCS7, - Desenvolvimento de Projeto em sistema Hibrído ABB 800XA, - Desenvolvimento de Coletores OPC (KEPWARE

Assim, a necessidade de resolução de uma forma mais eficiente, de problemas na administração de processos de produção, buscando uma solução ótima, conduziram

Assim como a mineração produziu ricos núcleos urbanos em Minas Gerais; a influência francesa e os imigrantes sofisticaram hábitos e desenharam uma nova paisagem,

3 colheres de sopa de farinha de Aveia; 1 colher de chá de canela em pó; 1 colher de sobremesa de cacau em pó; 1 colher de chá de açúcar mascavo; 1 colher de chá de óleo de coco;