• Nenhum resultado encontrado

Bolem Informavo de São Sebasão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Bolem Informavo de São Sebasão"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDIÇÃO N.º 98 março 2018

Nesta Edição:

Informações úteis / curiosidades 2

Destaque 4

Informações úteis / Atividades, Festas e Bailes

5

Gastronomia 6

Agricultura e Jardinagem 6

Curiosidades 6

Lazer 7

Topónimos 8

Notícias 3

Obras /intervenções da Junta 3

Contactos:

Rua José António Madeira 8100-670 Loulé

Tel. 289410100 / Fax. 289412966 Tlm: 912249880

geral@saosebastiao.pt www.saosebastiao.pt

Destaque

Exposição “Loulé. Territórios, Memórias, Iden dades”

www.facebook.com/saosebastiao.pt/

O mês de março marca o início da primavera, dos dias maiores e mais solarengos e da chega- da das andorinhas.

Este mês o Centro Social e Cultural Parragilen- se organiza no dia 3 o Baile da Pinha com ani- mação a cargo de João Paulo Cavaco, segue- se no dia 10 o Baile de Gala do seu 80.º aniver- sário com muitas surpresas e a 16 de março a

noite será de Stand Up comedy com o humorista Jorge Serafim a partir das 21h.

A Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu terá o Baile da Pinha no dia 10 com animação a cargo do duo António Cardoso e Noémia Duarte e a 25 de Março organiza mais uma edição do “Mercado do Folar”.

O Clube Cultural e Recreativo do Monte Seco organiza o Baile da Pinha no dia 17 de março a partir das 20h30 com o acordeonista Roberto Bernardino.

A 18 de março será a vez da Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu receber mais uma matiné dançante (chá dançante) organizada pela Junta de Freguesia de São Sebastião e que contará com a acordeonista Rita Melo para animar a tarde.

Nesta edição recordamos ainda que está a terminar o prazo para limpar matos e árvores na proximidade das habitações (15 de março).

Se gosta de passeios/ excursões fique a conhecer nesta edição as datas de inscri- ção e programa das visitas que iremos organizar a Lisboa para visitar a exposição sobre Loulé que está patente no mosteiro dos Jerónimos.

Muitas são as razões, para neste mês, sair de casa e aproveitar este início de prima- vera.

A equipa d’O Mariola, deseja a todos um excelente mês de março.

A equipa d’ ”O Mariola“

“LOULÉ. Territórios, Memórias, Identi- dades” revela a importância do concelho de Loulé para o conhecimento das vá- rias civilizações que atravessaram a região. Esta exposição está patente no Museu de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos) até ao dia 30 de Dezembro de 2018.

Saiba mais na página 4

(2)

Informações úteis

Mudança da hora

O início da primavera em 2018 ocorre a 20 de março, às 16h00.

A Astronomia define como equinó- cio o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste,

isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celes- te. É exatamente nessa hora que tem início a estação da primave- ra.

Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa "igual" e nox, "noite". O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 ho- ras.

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sem- pre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.

Curiosidade sobre o Equinócio de Primavera

Conta um mito antigo que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o equinócio de primavera, isto é, no momento em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito.

Limpeza dos terrenos

A Lua azul de março

O fenómeno raro da chamada “lua azul”, ocasião em que a fase de Lua Cheia ocorre duas vezes no mesmo mês, já aconteceu este ano a 31 de janeiro e voltará a acontecer a 31 de março. A aparição da segunda lua cheia no mes- mo mês é mesmo algo raro. A última ocorrência foi registada em Julho de 2015.

Mas duas “luas azuis” num mesmo ano é um fenómeno ainda mais raro, pois o último acontecimento foi em 1999 e o próximo será em 2037. Apesar do nome, o fenómeno da lua azul não tem qualquer relação com mudanças na cor do satélite. O apeli- do foi dado em função da raridade com que o ciclo lunar, cuja duração é de 29 dias e meio, ocorre por completo dentro de um único mês, possibilitando a aparição de dois períodos de lua cheia.

Conta-se que a origem da designação lua azul remonta ao sé- culo XVI, quando algumas pessoas que observavam a lua a olho nu achavam que ela era azul. Anos depois, discussões a respeito deste assunto, mostraram que era um absurdo a lua ser azul, o que gerou um novo conceito para lua azul como signifi- cado de “nunca”. Com esse significado de algo muito raro, co- meçou-se a dizer que a segunda lua cheia de um mês era uma

“lua azul”.

Lua azul

Na madrugada do dia 25 de março adiante o seu relógio 1 hora.

Equinócio da primavera

Curiosidades

Candidaturas ao Regime de Pedido Único (RPU)

Informamos que à semelhança de anos anteriores a Federação de Caçadores irá disponibilizar um técnico para a elaboração das can- didaturas ao Pedido Único 2018, na

sede da Junta de Freguesia de São Sebastião, às terças-feiras, a partir do dia 15 de fevereiro, mediante marcação prévia.

As marcações poderão ser efetuadas presencialmente ou pelo telefone: 289410100 das 9h às 17h.

Lembramos que termina a 15 de Março o prazo para a limpeza dos terrenos próximos às habitações . Refira-se que, por lei, as limpezas têm de ser feitas numa faixa de pelo

menos 50 metros em redor das habitações e de 100 metros à volta das povoações. Mais se informa que não devem ser corta- das árvores de fruto, sobreiros e azinheiras ou outras árvores que estejam a mais de 5 metros das casas e cujas copas este- jam afastadas mais de 4 metros entre si.

Para mais informações ou para reportar situações de incumpri- mento poderá contactar o número disponibilizado pelo governo 808 200 520.

(3)

Notícias Obras/intervenções da Junta

Antes e Depois

A Junta de Freguesia irá realizar duas visi- tas à exposição: “Loulé. Territórios, Memó- rias, Identidades” patente no Mosteiro dos Jerónimos. Estas visitas realizar-se-ão nos dias 24 de março e 19 de maio.

Informamos que estas visitas serão gratuitas e destinadas a residentes recenseados na Freguesia de São Sebastião. As inscrições para ambas as visitas serão realizadas entre os dias 12 e 16 de março, no horário de funcionamento da Junta de Freguesia.

Programa:

08:00 - Partida da sede da Junta de Freguesia de São Sebasti- ão

11:30 - Visita à Exposição 13:30 - Almoço e tarde livres 17:00 - Regresso

Visitas à Exposição “LOULÉ. Territórios, Memó- rias, Identidades”

Estrada da Covanca (Varjota) - antes

Estrada da Covanca (Varjota) - depois

Estrada da Nora dos Velhos - antes

Estrada da Nora dos Velhos - depois Informamos que brevemente iremos ter Chás dançantes tam-

bém em Loulé, à semelhança do que tem vindo a acontecer desde janeiro na Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Ju- deu e no Centro social e Cultural Parragilense.

Estes chás dançantes são organização da Junta de Freguesia de São Sebastião, decorrem aos domingos das 15h às 18h com entrada gratuita e oferta de chá e bolos.

Chás dançantes em Loulé

Obras na Rua Humberto Pacheco

Informamos que por moti- vo de obras se encontra cortada a circulação auto- móvel no Sentido Sul- Norte na Rua Humberto Pacheco, a partir da ro- tunda circular Sul, desde o dia 1 de Março até final da empreitada prevista para outubro. Mais se informa que não está incluído nesse corte o acesso ao quartel dos Bombeiros Municipais de Loulé assim como aos moradores da Rua José Cláudio Mendes.

(4)

Destaque Exposição “Loulé. Territórios, Memórias, Identidades”

1926

Década de 70 Patente desde o dia 22 de junho de 2017 e até ao dia 30 de de-

zembro de 2018, no Museu Nacional de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos), em Lisboa, a Exposição: LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é uma iniciativa que nasce do proto- colo entre a Câmara Municipal de Loulé e a Direção-Geral do Património Cultural, celebrado a 8 de março de 2016 no Museu Nacional de Arqueologia.

LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é a 22.ª exposição desta natureza a ocupar o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no ano em que também o Museu Municipal de Loulé está a cele- brar o seu 22.º aniversário.

A exposição revela aos visitantes portugueses e internacionais os mais de sete mil anos de história do território do concelho.

LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades torna visível, para todo o país, a riqueza do património cultural do maior concelho do Algarve, que é também o mais povoado e onde se situam alguns dos melhores resorts turísticos da Europa.

Foram necessários 15 meses de preparação e mais de 50 técni- cos das mais variadas especialidades para pôr de pé a exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades, que ocupa mais de 300 m2 do Mosteiro dos Jerónimos e apresenta um desenho ex- positivo inovador.

As peças estão expostas em 10 vitrines e nove ilhas, divididas em três secções e oito núcleos. O núcleo Território apresenta o concelho na sua diversidade entre o Litoral, a Serra e o Barrocal.

Depois são apresentados, por ordem cronológica, seis núcleos - Pré-história, Proto-história, Romano, Antiguidade Tardia, Islâmico e Medieval - e por fim, no núcleo Identidades conhecemos os rostos de achadores, cuidadores e doadores de bens culturais de Loulé. Para além das vitrines e das ilhas, 8 LCD’s estão espalha- dos pela galeria este/oeste do Mosteiro dos Jerónimos, para dar informação detalhada sobre os vários núcleos, e duas molduras digitais colocam em destaque cada um dos dois conjuntos de moedas que são apresentados.

Ao todo, foram inventariados 1200 bens culturais para a realiza- ção desta exposição, dos quais 504 bens foram selecionados e 166 restaurados. Os bens culturais provêm de 13 instituições distintas, entre as quais se destacam o Museu Municipal de Loulé e o Museu Monográfico do Cerro da Villa – em Vilamoura – que emprestam mais de 80% das peças à exposição, às quais se juntam o Museu Nacional de Arqueologia, o Arquivo Municipal de Loulé, a UNIARQ – Faculdade de Letras da Universidade de Lis- boa, o Museu Municipal de Faro, o Museu Municipal da Figueira da Foz, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o Museu Municipal de Arqueologia Silves, a Universidade do Algarve, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova, o Museu da Lourinhã e a INCM – Imprensa Nacional Casa da Moe- da.

LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades revela a importância do concelho de Loulé para o conhecimento das várias civilizações que atravessaram a região, da pré-história à Idade Média, e para a investigação arqueológica no país, que esteve sempre intima- mente ligada ao concelho: uma das principais coleções fundacio- nais do Museu Nacional de Arqueologia provém do Algarve e de Loulé - a coleção reunida pelo algarvio Estácio da Veiga – e o famoso etnógrafo louletano Manuel Viegas Guerreiro, natural de Querença foi Diretor do Museu Nacional de Arqueologia entre 1974 e 1975.

Mais informações em:http://www.museuarqueologia.gov.pt/

«Loulé. Territórios, Memórias, Identidades»

Local: Museu Nacional de Arqueologia, Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Horário: De terça a domingo, das 10.00 às 12.00 e das 14.00 às 18.00

Até 30 de dezembro de 2018

(5)

Informações Úteis / Atividades / Festas e Bailes

Data Músicos Atividade Local

3 João Paulo Cavaco Baile da Pinha Centro Social e Cultural Parragilense 10 Humberto Silva Baile de Gala do 80.º

Aniversário

Centro Social e Cultural Parragilense

10 António Cardoso e Noémia Duarte

Baile da Pinha Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu

17 Roberto Bernardino Baile da Pinha Clube Cultural e Recreativo do Monte Seco

18 Rita Melo Chá dançante * Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu (das 15h às 18h)

25 Duo Improviso Mercado do Folar Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu 10 Vítor Alves Baile Social Sénior Salão de Festas

24 Humberto Silva Baile Social Sénior Salão de Festas

Para mais informações contactar a Câmara Municipal de Loulé, através dos seguintes contatos:

loulecriativo@cm-loule.pt, www.loulecriativo.pt

Workshop: Base de velas com elementos do barrocal algarvio (por marcação) - Lugar da Renda - 9:00h - 11:00h

Organização: Loulé Criativa/Nadesportiva

Informações e marcações: www.loulecriativo.pt ou nadesportiva@hotmail.com

Contacto: +351 938364523 Locais Datas e horários

Escola do Parragil 13 (terça-feira) 10h - 11h30 Parragil 13 (terça-feira) 11h45 -12h30

Bibliomóvel

* Organização da Junta de Freguesia

Unidade Móvel de Saúde

7 março

08:30h - Parragil 9:30h - Boa Hora 10:30h - Monte Seco 11:30h - Soalheira 12:30h - Vale Telheiro

8 de março 08:30h - Vale Judeu 09:30h - Várzea da Mão

10:30h - Estação de Loulé (Junto ao Café da CP)

11:30h - Praça Manuel Arriaga (Largo Manuel da Mana)

ATIVIDADES NO MUSEU MUNICIPAL

FAMÍLIAS NO MUSEU

Museu Municipal de Loulé 10 março, 14h30 - 16h30

Público-alvo: crianças a partir de 6 anos acompanhadas por um adulto

Inscrições gratuitas e obrigatórias:

serviços.educativos@cm-loule.pt; 289400611.

(6)

Gastronomia

Preparar a terra para o milho e batata de regadio. No minguante podar ainda as árvores frutíferas e continuar os seus tratamentos. Concluir as trasfegas do vinho e na vinha comba- ter o oídio. Na Horta preparar as estacas para feijões e ervilhas. Semear abóbora, alface, beterraba, couves, nabiça, ervilha, espinafres, feijão, melancia, melão, pepino, salsa, toma- te, etc. Colher cebolas brancas e cebolinhos, rabanetes e azedas. No jardim semear amo- res-perfeitos, cravos, crisântemos, dálias, bocas-de-lobo e chagas, além das indicadas nos meses anteriores. Colher as flores de tulipas serôdias, campainhas brancas, narcisos e goivos. Animais: vacinar os suínos contra doenças rubras e os bovinos, caprinos e ovinos contra o carbúnculo.

In: Borda D’Água 2018

Lua Dia Hora

Lua Cheia 2 00:51

Quarto Minguante 9 11:20

Lua Nova 17 13:12

Quarto Crescente 24 15:35

Lua Cheia 31 13:37

Fases da Lua

Dia 1 o sol nasce às 07h:09 e põe-se às 18h 29m.

No dia 31 o sol nasce às 07h23m e põe-se às 19h59m.

Neste mês os dias au- mentam 1h 16m.

Agricultura e jardinagem

Curiosidades

Animais que ajudam a combater as pragas na horta e jardim (parte I)

Joaninhas - As joaninhas são amigas fiéis dos agricultores, elas cuidam das plantas comendo pulgões, moscas brancas e outros insetos prejudiciais. Mas elas também precisam de pólen e proteção. Para atraí-las, cultive plantas que têm flores em forma de campânula (formato de sino) assim como tulipas e lírios. Esse tipo de vegetal funciona como um arma- zém de humidade e frescura para as joaninhas, as quais constroem casas nesses ambientes durante o verão. As joaninhas também gostam de erva-doce (Pimpinella anisum L.), coentro (Coriandrum sativum L.), cominho (Cominum cyminum), angélica (Angelica Officinalis), cenoura (Daucus carota sativa), mi- lefólio (Achilea millefollium L ), cosmos (Cosmos bipinnatus), coreopsis (Coreopsislanceolata), gerânio perfumado (Pelargonium sp) e dente-de-leão (Taraxacum officinale L). Além de atraí-las com essas plantas, cuidado para não destruir seus ovinhos. Eles são minúsculos, amarelos, ovais e costumam ser encontrados em grupos de 10 a 15 ovos, levando até cinco dias para eclodirem. As joaninhas costumam depositá-los onde já existem colônias de pulgões; dessa forma, se os encontrar, evite utili- zar inseticida para fazer o controle de pragas, mesmo que seja natural.

Coelho Transmontano

1 coelho

5dl de vinho tinto

700gramas de batatas novas 150gramas de toucinho 2 dentes de alho 1 ramo de salsa 3 hastes de alecrim

3 colheres de sopa de banha Sal e pimenta

Leva-se o coelho a marinar durante pelo menos 6 horas com o vinho tinto, os dentes de alho esborrachados, a salsa, o alecrim, sal e pimenta. Aquece-se o forno a 220 graus. Coloca-se o coe- lho num tabuleiro de barro untado com a banha e cobre-se o coe- lho com o toucinho cortado em fatias finas. Vai a assar no forno, regando de vez em quando com o vinho da marinada. Entretanto deu-se uma fervura de uns 5 minutos às batatinhas novas, que se pelam e colocam à volta do coelho para corarem. Um pouco antes de servir rega-se com o restante da marinada e deixa-se apurar um pouco.

Pudim da avó

1 chávena de chá de açúcar 1/2 chávena de chá de água

2 latas de leite de coco equivalentes a 400ml 1 lata de leite condensado

5 ovos biológicos

1 colher de café de farinha maisena 1/2 chávena de chá de leite

Numa panela e em lume brando misturar a água e o açúcar, me- xendo de vez em quando, até obter um caramelo claro.

Barre uma forma de pudim com 20 cm de diâmetro com o cara- melo e reserve. Bata durante 5 minutos os restantes ingredientes na batedeira ou liquidificadora e coloque na forma previamente caramelizada. Coza em banho-maria num tacho grande com água durante aproximadamente 40 minutos, ou até ao espetar um palito este sair seco. Deve-se ter o cuidado para que o pudim não ultrapasse o ponto de cozedura, o que lhe retira a textura suave e cremosa.

(7)

Restaurante\ cheio!!!

Fui jantar a um restaurante com uma amiga e reparei que estava completamente cheio, não havia mesa para nós.

Reparei que a maioria das mesas estavam ocupadas, por casais.

Peguei no telemóvel e fiz uma chamada em voz alta:

- “Minha amiga, cheguei agora aqui ao restaurante e o teu marido está aqui com outra mulher. Se fosse a ti vinha ver\”

Cinco senhores saíram correndo\ dois desmaiaram!

Resumindo:

- Sete mesas livres.

____________________________________________________

Um Homem está a beber uma cervejinha num bar, quando chega um sujeito e intercepta-o:

- O senhor esteve aqui há três meses!

- Pode ser, mas como você tem certeza disso? – pergunta intrigado o homem.

Explica o primeiro:

- Reconheci o seu guarda-chuva!

Responde o segundo:

- Ahhh, mas há três meses eu nem tinha esse guarda-chuva\

E diz o primeiro:

- Mas eu tinha!

Fininha como um cabelo Luzente como uma espada Brinca na mão da menina E pelo pé é amarrada.

Capinha sobre capinha Capinha do mesmo pano Se eu não te disser agora Não acertas nem para o ano

Adivinhas Lazer

Anedotas

Sopa de letras

A R E V A M I R P P B V E G I S A V U F I O S A H N I R O D N A I F D O H G Ç H O I N C A A I F L O R E S M Ó S U A L A S A D F U N U C S Ç O R E T P A I M U L H E R R D A L U O C G V T A O E R I Q I O N J G I P S T O E

Localize na grelha as pala- vras da lista que estão es- critas em todos os sentidos.

- Primavera - Março - Equinócio - Andorinhas - Flores - Cuco - Mulher - Pai

Sudoku

Labirinto Provérbios

- “Em Março, tanto durmo como faço”.

- “Março, marçagão, manhãs de Inverno e tardes de Verão”.

- “Nasce erva em Março, ainda que lhe deem com um maço”.

- “Quando em Março arrulha a perdiz, ano feliz”.

- “Em 25 de Março, se o cuco não se ouvir, ou é morto ou não quer vir”.

- “Inverno de Março e seca de Abril, deixam o lavrador a pedir “.

- “Lua cheia em Março trovejada, trinta dias é molhada”.

Como jogar sudoku?

O Sudoku é um passatempo, para ser jogado por apenas uma pessoa, que envolve racio- cínio e lógica. A ideia do jogo é muito simples: completar todas as 81 células usando números de 1 a 9, sem repetir os núme- ros numa mesma linha, coluna ou grade (3x3).

Solução das adivinhas: 1 - Agulha ; 2 - Cebola

1 2

(8)

Edição, coordenação, reprodução e expedição Junta de Freguesia de São Sebastião

Tiragem 500 exemplares

Colaboradores

Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu, Centro Social e Cultural Parragilense; Clube Cultural e Recreativo do Monte Seco; Câmara Municipal de Loulé.

Ficha Técnica

Topónimos Rua Miguel Bombarda

Quem foi o Dr. Miguel Bombarda?

Médico e político notável, Miguel Augusto Bombarda foi um dos maiores psiquiatras portu- gueses de sempre, tendo-se notabilizado pelo impulso que deu ao ensino desta especiali- dade no nosso país. Natural de Rio de Janeiro, onde nasceu a 6 de março de 1851, Mi- guel Bombarda formou-se em Medicina em 1877.

Começou por trabalhar no Hospital de S. José, foi diretor do Hospital de Rilhafoles bem como cirurgião e professor da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa (Filosofia e Histologia).

Foi presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e Fundador do Jornal de Medicina Contemporânea.

Interessou-se pela política muito tardiamente, tendo sido deputado (1908-1910), eleito pelo partido Republicano (1910) e ministro dos Negócios Estrangeiros.

Os seus ideais humanistas e de amante da liberdade e do progresso levaram-no a fundar, em 1906, a Junta Liberal na qual foi presidente. A Junta Liberal incomodou o governo dos monárquicos pela propaganda anticlerical.

Miguel Bombarda faleceu no dia 3 de Outubro de 1910, vítima de assassínio perpetrado

por um doente psiquiátrico internado no seu Hospital. A comoção pela sua morte, anunciou a revolta.

À mesma hora que a revolução republicana estava na rua ia Miguel Bombarda a enterrar.

Bibliografia:

Palma, J. , Dicionário toponímico da cidade de Loulé, Câmara Municipal de Loulé, 2009, p.78.

http://capeiaarraiana.pt/2013/01/27/61632/

Rua Miguel Bombarda

Referências

Documentos relacionados

- Criação de espaços de recreio para crianças e jovens nos prin- cipais aglomerados urbanos da Freguesia (Vale Judeu, Quatro Estradas, Monte Seco e Urbanização da Marroquia);..

Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu, Centro Social e Cultural Parragilense; Clube Cultural e Recreativo do Monte Seco; Comissão de Festas da Igreja da

23 Ana & Edgar Baile de Verão - Aniversário do Rancho Recinto Frente à Junta de Freguesia de São Sebastião 25 Silvino Campos Baile do Emigrante Clube Cultural e

O Corpo de Bombeiros, que tem já uma longa história de serviço e auxílio das populações do Concelho, foi fundado em Junho de 1927, após deliberação da Câmara Municipal.

A Junta de Freguesia de São Sebastião, desenvolveu nos últimos meses um vasto conjunto de obras ao abrigo do Contrato Programa estabelecido com a Câmara Municipal de Loulé para o

No dia 5 serão realizadas inscrições para um pas- seio sénior a Évora no dia 25 de Abril, organizado pela nossa Junta de Freguesia e que será o primeiro de vários

A festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Hora organizada pela Comissão de Festas da Senhora da Boa Hora, acontece desde há muitos anos sendo que inicialmente era realizada

Este programa é apoiado pelas Juntas de Freguesia do Conce- lho de Loulé (nomeadamente pela Junta de Freguesia de São Sebastião), pela Câmara Municipal de Loulé e