• Nenhum resultado encontrado

Recursos Terapêuticos Bioelétricos, Térmicos e Mecânicos. Termoterapia profunda

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Recursos Terapêuticos Bioelétricos, Térmicos e Mecânicos. Termoterapia profunda"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)Recursos Terapêuticos Bioelétricos, Térmicos e Mecânicos Termoterapia profunda.

(2) Como vimos, a aplicação de calor terapêutico é denominada termoterapia, sendo classi cada como super cial ou profunda. Nesta webaula nos concentraremos nos conceitos e efeitos do calor. profundo, suas indicações e seus recursos.. Agentes profundos A resposta do corpo ao calor depende do tipo de energia térmica aplicada, da intensidade dessa energia, da duração da aplicação e da resposta especí ca do tecido ao calor. Para que ocorra uma resposta siológica, o calor tem de ser absorvido pelo tecido e disseminado pelo tecido adjacente.. Qual temperatura utilizar? Para produzir efeitos terapêuticos, os agentes de aquecimento profundo precisam ser capazes de aumentar a temperatura da pele em torno de 40 a 45 °C. A transferência de calor para os tecidos subjacentes ocorre por meio da condução, porém os recursos de aquecimento profundo vão até a profundidades de 5 cm..

(3) Para conseguir uma mudança terapêutica que resulte no funcionamento normal do tecido absorvente, é preciso aplicar a quantidade certa de calor. Pouca quantidade não provoca mudanças, já o calor em excesso pode dani car o tecido.. Você conhece os efeitos terapêuticos principais do calor profundo? Os principais efeitos terapêuticos do calor profundo incluem os seguintes aspectos:. O metabolismo aumentado nos tecidos nos quais o calor é absorvido.. A transpiração aumentada na área de absorção.. O aumento linear na tensão de oxigênio com temperatura tecidual aumentada..

(4) A vasodilatação local com hiperemia em resposta às demandas aumentadas por nutrientes ou da estimulação das células que liberam uma substância como a histamina.. O relaxamento muscular através dos efeitos sobre os fusos musculares e os órgãos tendinosos de Golgi.. Pressão capilar e permeabilidade celular aumentadas, que podem promover edema local.. Extensibilidade aumentada do tecido conjuntivo junto com exercícios de alongamento.. Temperatura corporal, frequências respiratória e cardíaca aumentadas e pressão sanguínea diminuída, se aplicada tempo su ciente ou sistemicamente. Essas respostas do corpo agem para dissipar o calor excessivo e manter um equilíbrio térmico.. Indicações. Existem casos em que a aplicação de calor terapêutico profundo é indicada. Con ra-os seguir..

(5) Condições in amatórias. Condições in amatórias e. Calor indireto para doença. Encurtamento do tecido. subagudas e crônicas de. traumáticas subagudas e. vascular periférica.. mole (contraturas. articulações super ciais,. crônicas no músculo.. articulares e cicatrização).. utilizando com cuidado.. In amação subaguda e. Condições dolorosas, tais. crônica.. como espasmo muscular,. Verrugas.. neuroma ou áreas de gatilho.. Você. Cicatrização de feridas..

(6) sabia ? O aquecimento profundo do tecido muscular aumenta mais sua extensibilidade do que o aquecimento super cial devido à sua profundidade de alcance.. Recursos térmicos profundos Agora, vamos estudar os recursos térmicos usados na termoterapia profunda. Assim, temos o ultrassom, as ondas curtas e as micro-ondas.. Ultrassom Ultrassom é o nome dado a ondas sonoras que são de frequência tão alta que não são detectáveis pelo ouvido humano. A frequência de ultrassom fisioterapêutico é 800.000 a 3.000.000 Hz (0,8 a 3 MHz). As ondas de ultrassom são produzidas através de um cristal piezoelétrico.. Ondas curtas A diatermia por ondas curtas oferece calor pela conversão de energia eletromagnética de alta frequência em energia térmica nos tecidos do paciente. A frequência mais usada é 27,12 MHz com um comprimento de onda de 11 metros. A diatermia por ondas curtas pode ser administrada como corrente contínua ou como um campo eletromagnético pulsado..

(7) Micro-ondas A diatermia por micro-ondas é capaz de produzir aumento de temperatura tecidual, quando passa pela resistência oferecida pelos tecidos, a isto denominamos conversão. O aquecimento produzido pela diatermia por micro-ondas pode ser observado tanto na superfície da pele, quanto nos tecidos mais profundos, embora a eficiência de profundidade conseguida seja menor do que a eficiência obtida pela diatermia por ondas curtas.. Tome nota! As indicações e os efeitos do aquecimento profundo das ondas curtas são semelhantes aos do ultra-som. O benefício das ondas curtas é sua capacidade de aquecer um volume muito maior de tecido. Assim, se você precisar ter efeitos térmicos em todo o joelho de um paciente, o melhor recurso a ser utilizado são as ondas curtas.. Onde há estudo, há sabedoria!.

(8) Fonte: iStock; Freepick; Flaticon.. Avalie esse material Este conteúdo contribuiu para seu aprendizado?. Sim. Não.

(9)

(10)

Referências

Documentos relacionados