• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

- - - GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA

EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N° 003/2018

FUNÇÃO: TERAPEUTA OCUPACIONAL

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

 Este caderno de prova é composto de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

 05 (cinco) questões de Português

 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais

 10 (dez) questões de Conhecimentos Específicos;  Você recebeu:

 Caderno de Prova.

 Cartão-resposta.

 Caso o CADERNO DE PROVA esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, reclame ao fiscal da sala para que o substitua.

 Não serão aceitas reclamações posteriores.  Confira os dados que estão no cartão-resposta.

 Os números do cartão-resposta, de 01 (um) a 20 (vinte), correspondem rigorosamente à numeração sequencial atribuída às questões objetivas do Caderno de Prova.

 Na linha do cartão-resposta, que contém o número da questão, estão as letras: A, B, C, D e E que correspondem às alternativas da questão.

 Cada questão possui SOMENTE uma alternativa correta.

 Preencha o quadrículo, com caneta esferográfica AZUL ou PRETA, no espaço da letra que corresponde à alternativa correta no cartão-resposta.

 Não marque mais de uma alternativa na mesma questão, pois, se isso acontecer, ela será anulada.

 Procure responder todas as questões.

 Assinale as respostas, primeiramente, ao lado das questões, no Caderno de Provas, para evitar possíveis erros no resposta. Revise suas respostas e, logo após, preencha o cartão-resposta.

 Ao concluir a prova, devolva ao fiscal o caderno de prova e o cartão-resposta.

BOA SORTE!

Universidade do Contestado - UnC Novembro/2018

(2)

Português

01. “O pobre canarinho não abriu o olho. Jazia em um canto, caído, moribundo. É, esse está na última lona, e dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz, que sempre viveu para cantar”. Assinale a alternativa que apresenta o elemento de coesão que recupera o sentido do nome “canarinho”.

a) Um artigo, em “dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz”. b) Um verbo, em “que viveu para cantar”.

c) Um pronome, em “que viveu para cantar”.

d) Uma elipse, em “Jazia em um canto, caído, moribundo”. e) Um substantivo, em “É, esse está na última lona”.

02. Os brasileiros, que acreditam na possibilidade de um governo sério, exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

Qual alternativa determina exatamente a mesma informação contida na frase acima?

a) Aqueles brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

b) Medidas imediatas contra os políticos corruptos são exigidas pelos brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério.

c) A possibilidade de um governo sério é uma exigência daqueles brasileiros que querem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

d) Os brasileiros acreditam na possibilidade de um governo sério e exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

e) A possibilidade de um governo sério é uma crença daqueles brasileiros que exigem medidas contra políticos corruptos.

03. Complete as lacunas e indique a sequência correta. 1- ___________muitos fatos lamentáveis durante o comício. 2- Algum de nós nunca ____________chegou atrasado. 3- Mais de um candidato __________ de entregar a redação. 4- ____________ existir mais profissionais para atender os doentes. a) Ocorreu, chegou, deixou, Deveria.

b) Ocorreram, chegamos, deixou, Deveria. c) Ocorreu, chegamos, deixaram, Deveriam. d) Ocorreram, chegamos, deixaram, Deveriam. e) Ocorreram, chegou, deixou, Deveriam.

04. Leia o texto:

Ninguém sabia se haviam muitas mulheres assistindo o desfile no clube que ocorreu o assalto: Assinale a alternativa que obedece a norma culta da língua:

a) Ninguém tinha conhecimento se havia muitas mulheres assistindo ao desfile no clube, no momento onde ocorreu o assalto;

b) Ninguém sabia se havia bastantes mulheres assistindo ao desfile no clube em que ocorreu o assalto;

c) Ninguém sabia se o desfile era assistido por bastante mulheres, no clube no qual o assalto ocorreu;

d) Ninguém sabia se existia muitas mulheres vendo o desfile no clube onde ocorreu o assalto;

e) Ninguém estava ciente se existia bastante mulheres assistindo o filme em cujo o clube no qual o assalto aconteceu.

05. Leia a estrofe do soneto de Vinícius de Moraes “Soneto da fidelidade” De tudo ao meu amor serei atento

Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.

A palavra mesmo pode assumir vários significados. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao apresentado no 3º verso do poema apresentado:

a) Para onde você for, irei trilhando os mesmos caminhos. b) Há aqui o mesmo contraste da vida interior com a vida anterior

(3)

c) O remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis. d) Há mesmo necessidade de mandá-la embora?

e) Faremos a festa de qualquer maneira, mas vamos mesmo.

Conhecimentos Gerais

06. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao conceito de História:

a) A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem será, portanto, o que será o homem no futuro.

b) O conceito de História, por natureza, consiste em estudar os vestígios fossilizados.

c) A história está para o meio natural assim como o estudo paleontológico está para o entendimento do desenvolvimento geomorfológico do Planeta Terra.

d) A história é a memória do gênero humano, o que lhe dá consciência de si mesmo, isto é, da sua identidade no tempo, desde a sua origem; é por consequência o relato do que, no passado, deixou marca na recordação dos homens.

e) Todas as alternativas estão corretas.

07. Com relação a possibilidades do trabalho com a História Local como estratégia de aprendizagem, podemos AFIRMAR:

a) O trabalho com a história local pode não inserir o aluno na comunidade da qual faz parte, afastando-o da historicidade e identidade.

b) O estudo com a história local ajuda a gerar atitudes investigativas, criadas com base no cotidiano do aluno, além de ajudá-lo a refletir acerca do sentido da realidade social.

c) Como estratégia pedagógica, as atividades com a história local dificultam o aluno na análise dos diferentes níveis da realidade: econômico, político, social e cultural.

d) O trabalho com a história local pode ser instrumento idôneo para a construção de um história mais plural, menos heterogênea, que silencie a multiplicidade de vozes dos diferentes sujeitos da história. e) As experiências dos fatos históricos vivenciados no dia a dia das crianças também são recursos possíveis, todavia, pouco interessantes para se aproveitar em sala de aula.

08. “Originalmente as terras de Rio Negrinho,[...] pertenciam a família do Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco de Curitiba, e ainda, em 1902, eram devolutas. Os primeiros moradores do município, oriundo do Paraná, eram preposto do Brigadeiro Franco, a fim de garantir a guarda de extensas áreas de terras na região”. Assim é CORRETO afirmar que dentre as primeiras famílias fixadas na região por volta do ano de 1875 foram:

a) Ferreira de Lima – Simões de Oliveira - Antônio Tavares e Carvalho. b) Ferreira de Lima – Carlos Lampe - Jorge Zipperer – Cardoso e Álvares. c) Jorge Zipperer – Simões de Oliveira - Willy Jung – Cardoso e Tavares. d) Simões de Oliveira – Carvalho – Cardoso e Tavares e Ferreira de Lima. e) Frederico Lampe – Henrique Liebl – Simões de Oliveira e Carvalho.

09. Com a fundação de São Bento e a expansão de suas estradas, teve continuidade a construção da estrada Dona Francisca. A sua passagem por Rio Negrinho, deu-se por volta de 1880, rumo a Rio Negro (hoje Mafra) [...]. Instalando-se as margens do traçado da estrada, em construção, diversas famílias com a Scholz, Carlos Hantschel, José Brey e outros. A Estrada D. Francisca foi concluída no ano de 1892. Assim, com relação a comemoração do aniversário dos 138 anos do município de Rio Negrinho é CORRETO afirmar que a data escolhida foi:

a) Da emancipação política acontecida com a desanexação do então Distrito de Rio Negrinho, do município de São Bento do Sul, através da Lei Nº 25 de 13/12/1953 e a criação do Município de Rio Negrinho, através da Lei Estadual Nº 133 de 30 de dezembro de 1953.

b) Com a instalação do Município, ocorrido em 27 de fevereiro de 1954, com a posse do prefeito nomeado, Henrique Liebl.

c) Com a posse dos primeiro governante municipal eleito em 15 de novembro de 1954, com 1941 eleitores inscritos, sendo o primeiro prefeito o Sr. Frederico Lampe.

d) A data do aniversário de Frederico Lampe e o ano da abertura da Estrada D. Francisca. e) A data do aniversário de Jorge Zipperer e o ano da abertura da Estrada D. Francisca.

(4)

10. Neste ano de 2018 o povo brasileiro foi as Urnas para escolher seu novo Presidente da República, saindo vitorioso das urnas, em segundo turno, o candidato JAIR MESSIAS BOLSONARO. Assim, é CORRETO afirmar que o percentual de votos recebidos foi de:

a) 50,10% b) 55,13% c) 59,23% d) 65.31% e) 69,83% Conhecimentos Específicos

11. Sobre órtese assinale as assertivas:

( I ) – São aparelhos ortopédicos utilizados para oferecer apoio, alinhar, prevenir, ou corrigir deformidades de uma parte do corpo ou para melhorar o funcionamento de partes móveis do corpo. ( II ) – Os objetivos biomecânicos da órtese são fundamentalmente, resistência e assistência ao movimento, transferência de carga de uma estrutura corporal para outra, ou proteção de uma parte do corpo.

( III ) – Todos os materiais apresentam algum grau de tensão, flexibilidade, peso, elasticidade, plasticidade e resistência a corrosão.

( IV ) – As órteses podem ser produzidas em série ou sobre medida.

( V ) – A nomenclatura atual enfatiza uma abordagem genérica. Exemplo, uma órtese de tornozelo-pé OTP é preferida a termos tais como: aparelho ortopédico para pé torto ou bota de Scarpa.

Assinale a alternativa correta: a) Apenas I, II e III estão corretas. b) Apenas II, IV e V estão corretas. c) Apenas I, II e IV estão corretas.

d) Nenhuma das alternativas estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

12. Sobre o código de Ética, responda:

I. O Código de Ética profissional foi estabelecido pela Resolução nº 10 do COFFITO, em 3 de julho de 1978.

II. O Código de ética vai além das leis e decretos, ao apresentar uma ideia de atuação fisioterapêutica somente no âmbito curativo e reabilitador.

III. O Código de Ética profissional foi estabelecido pela Resolução nº 10 do COFFITO, em 29 de outubro de 1976.

IV. Confere, assim, a ideia da assistência ao homem na promoção, no tratamento e na recuperação da saúde , bem como na prevenção de doenças.

Assinale a alternativa correta:

a) Todas as alternativas estão corretas. b) Apenas I, II estão corretas.

c) Apenas III e IV estão corretas. d) Apenas I e IV estão corretas. e) Apenas I, III e III estão corretas.

13. Sobre pinças, função da mão, marque (V) VERDADEIRO e (F) FALSO.

( ) A mão humana realiza muitas funções, a função primaria da mão é agarrar ou preensão, isso significa que a mão esta adaptada para segurar ou manipular os objetos.

( ) Uma pinça de precisão também chamada preensão de precisão é usada quando um objeto necessita ser manipulado em um tipo preciso de movimento, tal como segurar uma caneta ou enfiar a linha na agulha.

(5)

( ) A pinça de polpa lado, também chamada de preensão lateral, tem a polpa do polegar estendida pressionando um objeto contra o lado radial do dedo indicador, exemplo, abrir uma porta com chave. ( ) Pega esférica tem todos os dedos e o polegar aduzidos em torno do objeto. Exemplo, pegar uma maça.

( ) Pega em gancho envolve o segundo até o quinto dedo flectido em torno de um objeto de maneira semelhante a um gancho. As articulações metacarpofalângicas são estendidas e as articulações interfalângicas proximal e distal estão com algum grau de flexão.

Responda a alternativa correta: a) V, V, F, F, V.

b) F, V, F, V, V. c) V, V, V, V, V. d) F, F, V, F, F. e) F, V, F, V, F.

14. Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

( ) Equilíbrio: habilidade de alinhar os seguimentos do corpo a favor da gravidade para manter ou para mover o corpo ( centro de massa dentro da base de suporte disponível, sem sair.

( ) Equilíbrio: habilidade de mover o corpo , sobre a ação da gravidade, mediante a interação dos sistemas sensorial e motor.

( ) Desempenho muscular: Capacidade do músculo de produzir tensão e realizar trabalho físico. ( ) O desempenho muscular, ou condicionamento muscular envolve força, potencia e resistência muscular.

( ) Controle postural, reajuste postural e equilíbrio. Usados como sinônimo de equilíbrio estático ou dinâmico.

Responda a alternativa correta: a) V, V, F, F, V. b) F, V, V, V, V. c) V, V, F, V, V. d) V, F, V, F, F. e) F, V, F, V, V.

15. Sobre inervação dos músculos da mão, marque a resposta correta: a) Nervo radial, nervo ulnar, nervo mediano.

b) Nervo radial, nervo ulnar, nervo frênico. c) Nervo radial, nervo ulnar, nervo obturatório. d) Nervo radial, nervo mediano, nervo obturatório. e) Nervo radial, nervo ulnar, nervo pudendo.

16. Sobre avaliação funcional assinale as assertivas:

( ) Alto cuidado: capacidade de lavar-se, banhar-se, usar o vaso sanitário, vestir-se, cozinhar e alimentar-se.

( ) Mobilidade: Capacidade de ficar de pé, transferir-se, andar, subir escadas, dirigir e usar transporte público.

( ) Qualidade de vida seguindo o modelo Taraway Dows adaptada para o trabalho e funcionabilidade.

( ) Estilo de vida: natureza da ocupação, capacidade do trabalho e beneficio da seguridade social. a) F, V, V, F.

b) V, V, F, V. c) V, V, F, F. d) F, V, F, F. e) F, V, F, V.

(6)

17. Sobre testar amplitude de movimento dos quadris, o paciente efetua os movimentos em decúbito dorsal, assinale as assertivas.

( ) Eleva a perna acima do corpo com o joelho estendido. ( ) Traz o joelho ao tórax enquanto mantém a outra perna reta. ( ) Desloca a perna lateral e medialmente, mantendo o joelho reto.

( ) Põe o lado do pé sobre o joelho oposto e move o joelho flexionando para baixo em direção da mesa de exame (rotação externa).

( ) Flexiona o joelho e roda a perna de tal modo que o joelho flexionado se mova na direção da perna oposta (rotação interna).

Responda a alternativa correta: a) F, V, V, F, F.

b) V, V, F, V, F. c) V, V, V, V, V. d) F, V, F, F, F. e) F, V, F, V, F.

18. Sobre medula espinhal, marque a resposta INCORRETA:

a) A medula espinhal tem uma intumescência cervical para o plexo braquial. b) Ela tem 34 pares de nervos espinhais.

c) No adulto a medula espinhal termina usualmente no nível inferior da primeira vértebra lombar. d) O ligamento denticulado ancora a medula espinhal á duramater, ao longo de cada lado. e) O canal central se comunica com o quarto ventrículo do encéfalo.

19. Relacionadas a dominância hemisféricas marque a alternativa INCORRETA:

a) Os giros corticais, dos hemisférios dominantes e não dominante, têm disposição diferente. b) Mais de 90% da população é destra e portanto tem dominância hemisférica esquerda. c) Cerca de 96% da população tem dominância hemisférica esquerda para a linguagem. d) O hemisfério não dominante interpreta a percepção espacial para a linguagem.

e) Após a primeira década de vida, a dominancia dos hemisférios cerebrais fica fixada, não mais podendo ser transferida.

20. Órtese desenvolvida na Austrália em 1990 pelo médico Chris Kirtley, indicada para pacientes com paraplegia baixa e para portadores de traumatismo raquimedular com lesões compreendida entre T12 e L3. Assinale a alternativa correta:

a) Walkabout b) Body Jacket

c) Tala de Danis- Browne d) Tipo Wilmington e) Atlanta- Brace

Referências

Documentos relacionados

infra-estrutura para coroas e prótese parciais fixas. Este material, durante a primeira sinterização, produz uma estrutura porosa e frágil. Posteriormente, esta recebe a cobertura

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) estabeleceu uma parceria com a UNA-SUS para a oferta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização

Como a atmosfera é caracterizada como um fundamental meio de propagação de compostos de origem orgânica e inorgânica, este trabalho tem por objetivo investigar a emissão de

A mudança de combustível provocou variação no consumo específico do motor, sendo que o biodiesel de pinhão manso apresentou o maior consumo específico enquanto que o

No sistema de semeadura a lanço, o número de cápsulas por planta não se ajustou a nenhum modelo testado, não evidenciando efeito do adensamento das plantas, corroborando em parte

V S S S S S P P G Chs VALE Rego Pena Pase Cruz Mota Lama Laje Laje Lago Inha Goim GIsO Vinhl Torre Tojal Pomar Gaeta Corga Metal LOBeO Leira Lagoa Casal Beira Arosa Areal Serrlo

Soluções de Assistência as PME’s Serviços de acesso ao mercado as PME’s Programas de Apoio as MPME’s Serviço de acesso a financiamento as PME’s

Devemos, portanto, tratar da inclusão de pessoas com deficiência no sistema bancário de maneira responsável e consciente, enxergando esta questão não como uma obrigação legal, mas