• Nenhum resultado encontrado

Lançamento do Pico d Água Park

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lançamento do Pico d Água Park"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Em destaque nesta edição

Lançamento do

Pico d’Água Park

Marques compra

Caetano &

Mont’Alverne

Concurso de

Árvores de Natal

Na próxima edição

Reunião Anual de

Quadros Técnicos

Festa de Natal

2007

NATAL DE 2007

Estamos a poucos dias do Natal, uma época onde os apelos à Paz, à Fraternidade e à Partilha tomam um significado mais visível.

À semelhança dos anos anteriores vamos ter a nossa festa, reunindo, mais uma vez os colab-oradores, suas famílias e amigos no dia 15 de Dezembro.

Esta festa é para o Grupo Marques um sinal de união e de amizade entre todos aqueles que ao longo do ano, no seu dia a dia de trabalho, con-tribuem para o prestígio das empresas e para a qualidade que queremos oferecer aos nossos clientes.

Deixamos aqui os nossos sinceros votos de um Bom Natal e de Um Ano de 2008 com muita saúde e trabalho.

(2)

Evoluir – Projecto Produtividade Marques, SA

Evoluir foi o nome escolhido, para identificar o projecto que está a ser desen-volvido pela Marques, SA em parceria com a ABS Consultoria.

O projecto que está a ser implementado, tem como objectivo melhorar a produtividade da empresa, com realce na busca de soluções mais eficientes ao nível do planeamento, execução, e controlo de empreitadas. Neste sentido e

Concurso de árvores de Natal de 2007

Este ano, à semelhança dos últimos, realizou-se mais um Concurso de Árvores de Natal do Grupo Marques, que contou com a participação dos seguintes Sectores:

DRH, Carpintaria, Serralharia, Alumínios, BetoMarques, Oficina Mecânica e Central de Betão.

O Júri do Concurso foi constituído pela D. Maria Manuela Marques, Luís Silva Melo, Arq. Elisabete Ca-dete e Arq. Carla Fortuna.

Na semana de 10 a 14 decorreu a votação popular, através de voto colocado na urna colocada na Recepção do Escritório.

Os troféus deste ano foram executados pela Carpintaria.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu durante a Festa de Natal da Marques no dia 15 de Dzembro.

Este ano no Postal de Natal do Grupo Marques figuraram todos as Árvores de Natal concorrentes em 2006.

(3)

Em destaque

Após um período de negociações, a Marques adquiriu 100% do capital social da Caetano e Mont´Alverne SGPS, S A no passado dia 30 de Novembro de 2007.

A Caetano & Mont´Alverne SGPS, S A é a empresa holding do grupo empresarial que opera no sector da Distribuição Alimentar e Não Alimentar sob a insígnias SolMar, JM Mont´Alverne, Mcosta, Electramix, Moda-mar, BigMix, GardenMix e Loja dos Nove.

GRUPO MARQUES COMPRA

A CAETANO & MONT´ALVERNE

No comunicado dis-tribuído à imprensa, o Grupo Mont´Alverne realçou o percurso de sucesso trilhado em lar-ga medida resultado da qualidade dos Recursos Humanos, cujo empe-nho e dedicação real-çam e agradecem. Es-tão confiantes que neste novo quadro accionista será um factor determi-nante para encarar os desafios e

oportunida-des do futuro.

No mesmo comu-nicado, o Presidente da Marques, SGPS S A, Eng. Primitivo Marques, afirmou que “ Os Aço-res são uma aposta estratégica do Grupo Marques, e, cumprin-do o plano estratégico ficou concluído mais um passo importante na consolidação e di-versificação do Grupo Marques”.

O Eng. Marques pretendeu, também, tranquilizar e confortar os Trabalhadores e Quadros da Caetano & Mont´Alverne, garantindo os compromissos assumidos, agradecendo a melhor colaboração de todos.

A finalizar assegurou honrar os compromissos com fornecedores e bancos e agradeceu aos Clientes a confiança depositada e a continuidade da sua preferência.

(4)

No dia 30 de Novembro de 2007 decorreu a Apresentação Pública do Parque de Negócios - PICO D’ÁGUA PARK, que contou com a presença do Presidente do Governo dos Açores, do Presidente da Câ-mara Municipal da Ribeira Grande, de representantes de Organismos Públicos e Privados, Empresários, Clientes, Amigos da família Marques e Quadros superiores do Grupo Marques.

Na 1ª parte do evento o Arq. António Pardal, apresentou o projecto, seguindo-se o visionamento de 2 filmes: “ Açores, uma opção estratégica do Grupo Marques” e “ Pico d´Água Park, o Espaço Ideal “.

Na 2ª parte discursaram o Eng. Primitivo Marques, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o Presidente do Governo Regional dos Açores.

Na 3ª parte foram distribuídas as chaves aos Proprietários dos primeiros Armazéns. Seguiu-se uma Visita Guiada ao Parque em autocarro.

Concluída a visita passou-se ao beberete que se realizou num espaço propositadamente decorado para o efeito.

(5)

Intervenção do eng. Primitivo Marques

É com muita honra e alegria que vos recebemos nas nossas instalações, em mais uma cerimónia de grande significado para o Grupo Marques: o lançamento do PICO D´ÁGUA PARK, um parque de negócios junto às principais vias de acesso à ilha, que permite às empresas uma grande mobilidade para qualquer ponto de São Miguel, abrangendo uma população de cerca de 100 000 mil habitantes a 10 minutos do empreendimento.

Este é um dos grandes desafios da Marques e a prova da nossa opção estratégica pelos Açores, porque acreditamos e sempre acreditámos nos Açores como capital humano.

Tudo começou em 2003, quando uma ideia feita de sonho e de algum atrevimento deu origem a um projecto arrojado com muitas dificuldades.

Trabálhamos e esforçámo-nos para oferecer aos nossos clientes um produto de qualidade, colocando mais uma vez a nossa experiência ao serviço da comunidade.

Este é um investimento privado muito elevado de cerca de 60 milhões de euros, só possível de con-cretizar com o apoio da banca e permitam-nos destacar a Caixa Geral de Depósitos que nos acarinhou e financiou este projecto.

Inicialmente trabalhámos para construir uma área de localização empresarial, mas os obstáculos en-contrados leváram-nos a optar por um Loteamento Urbano. foi um processo longo e difícil, mas nasceu um pojecto amadurecido.

Permitam-me que realce a componente ambiental deste parque, começando pelos Estudos de Im-pacte Ambiental e de Tráfego, pela construção de um sistema de rega com aproveitamento das águas pluviais e residuais, por uma ETAR e por uma chácara de grandes dimensões, terminando na concepção de um projecto de paisagismo muito cuidado.

Somos um conjunto de 10 empresas com a actividade principal focalizada nos Açores, espaço geo-gráfico onde procuramos manter e desenvolver uma posição de importância centrada na actividade da construção civil e negócios relacionados, sem prejuízo de procurar fortalecer relações, alianças e ligações que possam constituir uma base para uma eventual diversificação e / ou internacionalização do Grupo.

Privilegiamos a sobrevivência das nossas empresas, na defesa dos postos de trabalho, na susten-tabilidade dos nossos negócios, honrando os nossos compromissos, fazendo uma gestão profissional , humanizada e com ética .

Desejamos e queremos continuar a ser um Grupo de referência na Região Autónoma dos Açores.

Conhecemos alguns factores críticos mas esperamos atingir os nossos objectivos: optimi-zar a procura, fidelioptimi-zar os nossos clientes, continuar com uma gestão profissionalizada. temos hoje um Conselho de Gestão de qualidade em qualquer lado. queremos continuar a au-mentar as nossas sinergias assim como a qualidade dos produtos e serviços.

Queremos agradecer a todos os colaboradores envolvidos neste processo, pro-jectistas, consultores e responsáveis pela obra, pela determinação e empenho que colocaram nesta caminhada difícil, mas estimulante.

Às entidades oficiais e privadas que nos apoiaram e acreditaram em nós, aos nossos fornecedores, aos nossos clientes e em particular a estes primeiros e demais parceiros de negócio, nomeadamente à banca e seguradoras agradecemos a confiança depositada.

A vossa confiança é o nosso estímulo. Muito obrigado pela vossa presença

(6)

Eventos

No dia da comemoração do 6º Aniversário a Escola Secundária de Lagoa assinou um Protocolo de Apoio Escolar com a holding do Grupo Marques, a vigorar a partir desta data, com o objectivo da Marques, SGPS S A apoiar um(a) aluno(a) daquela escola com carência económica para a prossecução de estudos.

A D. Maria Manuela Marques e a Presidente do Conselho Executivo assinaram o Protocolo perante uma numerosa assistência de alunos e professores.

Protocolo Apoio Escolar Universitário

Prémio Marques para o melhor aluno de Matemática

ESCOLA SECUNDÁRIA DOMINGOS REBELO - Dia da Escola

Na tarde do dia 3 de Dezembro decorreu, no Ginásio da Escola, a Sessão comemorativa de mais um aniversário da Domingos Rebelo.

Presidiu à sessão a Presidente do Conselho Executivo, Dra. Helena Lourenço que esteve acompanhada pela Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dra. Berta Cabral e pelo Director Regional da Juventude, Eng. Bruno Pacheco.

No decorrer da cerimónia foi entregue, pela D. Maria Manuela Marques, Administradora da Marques, SGPS SA aos pais do aluno Pedro Soares Moniz da Ponte, que obteve a classificação de 20 valores, o prémio Melhor Aluno de Matemática.

Na manhã do dia 4 de Dezembro de 2007 realizou-se, no Centro de Saúde de Nordeste, devido às más condições meteo-rológicas, a Cerimónia do Lançamento da 1ª Pedra do Obra de Reabilitação do Porto do Nordeste, presidida pelo Subsecretário Regional das Pescas, contando ainda com a presença de Re-presentantes da Lotaçor, do Presidente da Câmara Municipal, autoridades locais e pescadores do Concelho.

Estiveram presentes pela Marques, S A, o Eng. José Resendes, Administrador, o Eng. João Marques, Director da Obra, Luís Silva Melo, Assessor da Administração e António Furtado, Encarrega-do.

Dono da Obra - LOTAÇOR, S A. Valor da Empreitada - 276 343,37€+IVA Prazo de execução - 6 meses.

Reabilitação da Rampa do Porto do Nordeste

No dia 20 de Novembro, data em que a Escola Secundária de Lagoa comemorou o seu 6º Aniversário foi inaugurado o Parque Vulcanológico da Escola.

Este Projecto tem a coordenação científica do professor Dr. Luís Dinis, foi apoiado pela Direcção Regional de Educação e pela Câmara Municipal de Lagoa e teve como patrocinador oficial o Grupo Marques.

Depois do visionamento de um filme sobre o Projecto no auditório da Escola, os participantes deslocaram-se

Inauguração do Parque Vulcanológico

(7)

Desporto & Lazer

Ficha Técnica:

Coordenação: Luís Silva Melo Design: Propriedade: Marques, SGPS SA Impressão e Acabamentos: Gráfi ca Açoreana, Lda. Tiragem: 1.500 Exemplares Colaboradores desta Edição: Fátima Leston, Luís Silva Melo e Paulo Caetano

1. Quais as suas funções como Director de Divisão?

Principalmente, gerir as obras do Grupo Central que estão a meu cargo, acompanhando os nossos colegas residentes, nas suas diversas fases - planeamento, adjudicações e aprovisiona-mentos, execução, facturação e recepções da obra pelo Cliente, que ocorrem em dois momentos distintos, no fi nal da obra pro-priamente dito e a Defi nitiva, no termo da garantia contratual. Um aspecto muito importante em todo este processo é a gestão dos recursos humanos e dos equipamentos, por forma a renta-bilizá-los o mais possível.

2. Em que projectos/obras esteve envolvido como Director de Obra?

Em já muitas, sobretudo no Faial e Pico, quando lá residi, mas destaco a construção do Hotel Holiday Inn Azores e a Re-modelação do Banco de Portugal, em Ponta Delgada, que pela sua dimensão e difi culdades, constituíram ambas um grande desafi o.

3. Há quantos anos desenvolve a sua actividade profi ssional na Marques ?

Há já cerca de 8 anos e meio.

4. Como vê as recentes aquisições e projectos do Grupo Marques ?

Com satisfação. Quer a aquisição da Caetano & Mont’ Al-verne, quer o projecto Angola, representam um grande passo do Grupo, com vista à sua expansão e diversifi cação do negócio. Acho que é para todos os colaboradores um orgulho, pertencer a um Grupo que tem mostrado grande dinâmica na Região.

5. Em sua opinião como vê o mercado da Construção Civil nos Açores?

Num misto de optimismo e alguma apreensão. Se por um lado, há sinais de algum investimento, privado e público, nos Aço-res, são também cada vez mais as empresas do Continente que procuram a Região, aumentando fortemente a concorrência.

6. Como ocupa os seus tempos livres?

Com os amigos. Cinema, leitura, passear, cozinhar, ver uma exposição, entre outras actividades.

7. Um desejo para 2008

Que cuidemos melhor do nosso Planeta.

À conversa com...

Paulo Caetano, Eng.

Director de Divisão da Marques, S A

Troféu ACSport Resistência

Terminou o Troféu ACSport Resistência 2007 que reuniu 12 equipas.

A equipa MARQUES, S A classificou-se no 3º Lugar da Geral, com 86 pontos e o team SOLUÇÕES M terminou em 6º Lugar, com 66 pontos.

Número de Trabalhadores em Dezembro de 2007

MARQUES, SGPS SA ... 49

MARQUES, SA ...360

MARQUES BRITAS, SA ...272

URBE OCEANUS, SA ... 5

PICO D’ÁGUA PARK, SA ... 1

ESPAÇO LONDRES, LDA ... 5

REMULCARE, LDA... 3

MARQUES - REMULCARE, ACE ... 1

TURAZORIC, SA ... 1

SOLUÇÕES M ... 33

Total ...730

Rallye-Paper de S. Martinho 2007 Mais uma vez a Marques colaborou na realização do já tradi-cional Rallye-Paper de S. Martinho da Casa Lions da Lagoa. Na tarde do dia 24 de Novembro de 2007, com partida e chegada no estaleiro da Marques, os concorrentes percorreram estradas dos concelhos de Ribeira Grande, de Ponta Delgada e da Lagoa preenchendo uma Folha de Controlo com perguntas e registos . A classificação ficou assim ordenada: 1º Dr Gustavo Frazão / MiguelFrazão ... 20

2º Eng Primitivo Marques / José Manuel Baião ... 40

3º Dr Pedro Marques / Dra. Eugénia Marques ... 80

4º Dr Henrique Benevides/ Graça / Susan ... 240

5º Dr. Francisco / Dra M. João Eleutério ... 260

6º DrJoão Vieira / Susan ... 280

7º Carlos Costa / Madalena ... 300

Este convívio lionístico terminou com um jantar que foi servido no Refeitório da Marques, decorado a rigor para o efeito e cuja receita reverteu para o Lions Clube da Lagoa.

(8)

Em comercialização

Edifício Casa Amarela

Viver no Centro de Ponta Delgada

(Rua Dr. Aristides Moreira da Mota)

2 T2

Referências

Documentos relacionados

Art. 4º - O Município de Guanambi, unidade territorial do Estado da Bahia, pessoa jurídica de direito público in- terno, com autonomia política administrativa e financeira,

No caso em que a fatura de energia não esteja em nome do candidato ou de um dos membros do núcleo familiar, declarado no SIGAEST, deverá o candidato apresentar, além da fatura

A sequência didática teve início com uma exposição dialogada dos pressupostos teóricos a cerca do uso das analogias como recurso didático, a fim de introduzir

As variáveis canônicas explicaram a maior parte da variância total dos dados, mas a den- sidade básica da madeira, característica funda- mental na avaliação de clones de

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

O DIRETOR DO LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES, no uso da competência que lhe foi

Neste sentido, no âmbito do Portugal 2020 e dos Fundos da Política de Coesão, com vista a diminuir e mitigar os impactos a nível económico e social da pandemia SARS-CoV- 2 junto

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível