• Nenhum resultado encontrado

O AMOR E AS OBRAS DA FÉ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O AMOR E AS OBRAS DA FÉ"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O AMOR E AS OBRAS DA FÉ

Vítor Quinta Janeiro de 2009

A generalidade dos homens tem a tendência de se referir ao amor carnal, generalizando, sempre que se referem ao amor como sentimento. Porém, mais do que o amor carnal, o verdadeiro amor tem uma base espiritual que em muito excede o amor carnal.

Vamos analisar à luz da Palavra de Deus o que significa o verdadeiro amor, realçando o conceito que Yeshua nos ensina em João 15:12-14 – “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. Destas palavras podemos extrair dois grandes ensinamentos:

1. YHWH fez a maior entrega de amor que alguma vez poderíamos imaginar: o entregar O Seu Único Filho para remissão dos pecados e salvação dos que a Ele se entregam.

2. Nós só poderemos retribuir esse grande amor e mostrar o que verdadeiramente está no nosso coração/mente, se fizermos o que Ele nos manda.

Esta será assim uma relação recíproca entre O nosso Deus e nós: Ele como O Criador e Salvador e nós como criaturas Suas para andarmos perante Ele em obediência.

A questão do amor segundo o ensinamento bíblico

Muito se fala de amor e o sentido desse amor que procuramos extrair a partir das Sagradas Escrituras. Porém, será que todos temos o mesmo entendimento sobre o verdadeiro significado desse amor? Possivelmente não.

Vamos procurar compreender qual o verdadeiro significado que nos é transmitido nas Escrituras e, ao fazê-lo, vamos rapidamente chegar à conclusão que, como nos diz em 1.Coríntios 13:4-8a – “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha”. Eis o retrato que Paulo nos dá sobre este sentimento que supera muitas das nossas fraquezas e insuficiências, quando verdadeiramente assumido nas nossas vidas.

Através de muitas passagens bíblicas compreendemos que O Deus de Israel, O Deus YHWH, separa o amor em duas grandes categorias ou grupos:

(2)

a) O amor a Si Próprio sobre todas as coisas (com todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças); e

b) O amor ao próximo como a nós mesmos.

O amor a Deus sobre todas as coisas, porque a Ele lhe deve ser dado em tudo a primazia nas nossas vidas, pois Dele recebemos a vida e tudo o mais, e por Ele e para Ele devemos viver; num plano semelhante a este, vem o amor ao próximo, porque não devemos fazer (ou deixar de fazer) ao nosso próximo o que não desejaríamos que nos fizessem a nós.

O amor a YHWH sobre todas as coisas

Mateus 22:37 – “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”. Yeshua está a citar o grande mandamento da Lei que se encontra em Deuteronómio 6:5. O mesmo princípio é-nos referido em múltiplas passagens, tais como: Deuteronómio 10:12; 30:6; Marcos 12:29-30.

Este Deus que deve ter a primazia em todas as coisas na nossa vida é Aquele mesmo que se entregou por nós e que nos amou antes de nós O amarmos a Ele: Ele é O Príncipe da Paz, O Deus Maravilhoso, O Deus Conselheiro, O Deus Forte e Pai da Eternidade de que nos fala Isaías 9:6. Aquele que, numa das Suas múltiplas manifestações se revelou ao homem na figura do Filho Yeshua, O Emmanuel, O Deus connosco, para salvar para Si um povo santo e zeloso de boas obras – Mateus 5:16; Efésios 2:10; 1.Timóteo 5:10; Tito 2:7, 14; Hebreus 10:24. Este Yeshua veio buscar o que se havia perdido devido à desobediência de Adão e de Israel: Lucas 19:10.

Esta entrega de Yeshua pelo homem (YHWH na carne), deve levar-nos a entender o que Dele nos é dito: “Deus é amor”. Portanto, a Ele também devemos servir em obediência revelando assim o nosso amor para com Ele. Só andando nos caminhos que Ele nos propõe na Sua Palavra podemos revelar esse amor para com O Santo.

Na realidade, o amor para com Deus não é mais do que a reciprocidade que Lhe é devida porque Ele nos amou sendo nós ainda pecadores. E, uma vez chamados, arrependidos, baptizados e convertidos, Ele nos justifica dos nossos pecados através do sangue/sacrifício do Seu Filho, Nosso Senhor Yeshua. Este é O Mediador Único entre Deus e o homem.

A melhor maneira de entendermos o verdadeiro conceito de amor segundo a Bíblia alcança-se quando estudamos a vida e os ensinamentos do nosso Salvador Yeshua: João 14:15, 21; 15:10 – “Se me amais, guardai os meus mandamentos…Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele…Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor”. Repare-se que Yeshua enquanto Homem, viveu em escrupulosa obediência aos preceitos de Sue Pai, a

(3)

Torá dada a Israel e os escritos dos profetas, que Ele mesmo diz que não veio abrogar/abolir – Mateus 5:17-19.

Pela leitura e meditação destas palavras fica-nos o entendimento que o conceito bíblico de amor está intimamente ligado à obediência dos preceitos divinos, pois só assim o crente pode alcançar favor (graça) de Deus – João 15:13-14 – “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. Nestas palavras, o Senhor Yeshua está a apontar aos seus seguidores o caminho em que Ele próprio andou: a Lei dada aos patriarcas por YHWH através de Moisés e dos profetas.

Concluímos assim que viver debaixo do amor de YHWH é andar em obediência a todos os preceitos de Deus, tal como Cristo andou. Só assim podemos ser achados justos aos olhos de Deus, tal como aconteceu com todos os outros fiéis da antiguidade (ver o exemplo dos pais de João, o Batista em Lucas 1:5-6). Foi através dessa obediência que o Senhor Yeshua demonstrou, na prática, o amor que tinha ao Pai, dando-nos o exemplo em tudo.

Por outras palavras, o conceito de amor verdadeiro reside no processo de santificação de cada crente e na forma como este procura, através da sua vida e obra, santificar também o Nome de YHWH. Se o crente não se santificar nunca verá a Deus, como nos é ensinado em Hebreus 12:14. É reconhecer a autoridade de Deus nas nossas vidas, andando segundo o Seu propósito, a Sua Lei eterna. É por isso que o Senhor Yeshua deve ser o modelo de vida a seguir por todo o ser humano que tem fé nas Suas promessas e que espera a Sua redenção, pois a Bíblia diz-nos que devemos andar como Ele andou e ter a mente do Cristo.

O próprio Senhor YHWH revela o Seu amor para com os bons, para com os que O amam e guardam os Seus mandamentos: Êxodo 20:6 – “E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos”. Ou, ainda de forma mais detalhada e explícita, em Deuteronómio 11:1 – “Amarás, pois, a YHWH teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias”. A importância destas disposições divinas, é-nos referida pelo Senhor Yeshua na alegoria que relata a situação do homem rico e do pobre Lázaro, rematando com as palavras que estão em Lucas 16:29 e 31.

A certeza de que o verdadeiro conceito de amor (o espiritual) está intimamente ligado aos Seus preceitos, podemos obtê-la ao meditarmos no conteúdo de todo o Salmo 119, cujas palavras exaltam a majestade desses mesmos preceitos como caminho de vida (que é Yeshua), chamando-lhes “lei”, “instrução”, “ensino”, “luz”, “caminho”, “estatutos”, “juízos”, “mandamentos”, “testemunhos”, “vida”, “justiça”, etc.

Mal vão aqueles que pensam e agem à revelia destes ensinamentos, rejeitando a vontade do Deus Altíssimo que se encontra expressa na Sua Palavra intemporal, como se esses preceitos não tivessem mais valor para os crentes dos nossos dias. Deus não muda nem Nele se acha sombra de variação. Infelizmente, os que procuram andar em obediência aos preceitos de Deus, são vistos como

(4)

“legalistas” ou apelidados de “judaizantes”, expressão criada pelos inimigos da Verdade para impôr as suas heresias e rebeldia após a partida dos apóstolos. Estes são os lobos devoradores que Paulo anunciou antes da sua partida. Aqueles que vêem para dominar o rebanho que lhes foi confiado, praticando uma coisa que Deus odeia: a doutrina e práticas dos nicolaítas, como nos é ensinado em Apocalipse 2:6, 15.

A partir desta influência satânica verificamos que muitos se subordinam a um conceito de amor que é vago, o qual lhes é imposto por uma igreja ou por um grupo nos quais estão inseridos, não questionando se o pensamento ou sabedoria do grupo está de acordo com a verdade bíblica.

Muitos desses grupos ou igrejas enchem a boca com a palavra “amor” mas negam a eficácia do seu verdadeiro significado nas suas vidas, o qual é espiritual e elevado, pois mantêm-se afastados da obediência aos mandamentos, estatutos e outras determinações divinas dadas ao homem, as quais expressam a vontade de YHWH. Mas, muitos Lhe dirão naquele dia: Mateus 7:22-23 – “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Estes vão certamente ter a grande surpresa das suas vidas, pois abandonaram o primeiro amor, pois “iniquidade” significa “transgressão da lei de YHWH”.

Rematemos esta parte do trabalho com as palavras do profeta que estão em Daniel 9:3-4 – “E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. E orei a YHWH meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos”. São precisamente esses que são referidos em Apocalipse 12:17 e 14:12, em concordância com as palavras de YHWH através de Isaías 8:16, 20. Rematemos esta parte com o ensinamento que o apóstolo nos dá em 1.João 2:4 – “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade”.

O amor ao próximo

Depois, vem o amor que temos que revelar pelo nosso próximo e que Yeshua tão bem caracterizou na parábola do “bom samaritano”.

Centremo-nos no que nos é dito em 1.João 5:2-4 – “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. Reparem no sublinhado.

(5)

Vejamos também as palavras de Paulo em Romanos 13:8-10 – “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor”. Por estas palavras se vê que não podemos amar a Deus e ao próximo à margem dos ensinamentos e preceitos eternos de Deus. Veja-se a profundidade do que nos é dito: “o cumprimento da lei é o amor”. Quão profundo e desinteressado, sincero, justo, verdadeiro, obediente, terá que ser esse amor para que possamos cumprir a Lei do Eterno! Paulo também traduz a relação do amor para com o nosso próximo nas palavras que estão em Gálatas 5:14 – “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.

Se falharmos no espírito de obediência que nos advém pela presença do Espírito Santo, nunca teremos uma verdadeira compreensão do que é o amor divino que deve dirigir os nossos passos e vidas, nem o crente estará em condições de praticar a justiça divina que dele se espera.

Todo aquele que diz que ama a Deus mas aborrece a seu irmão é chamado de mentiroso – 1.João 4:20 – “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”

Porém, à medida da fé de cada um, a qual deve crescer constantemente pela presença do Espírito Santo, devemos procurar alcançar maiores benefícios espirituais para que o nosso amor para com Deus e para com os homens cresça na mesma medida. Lembremos as palavras de Josué 22:5 e 24:15 – “Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo de YHWH, vos mandou: que ameis a YHWH vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma…Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir a YHWH, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos a YHWH”. Este “servir a YHWH” tem muito que se lhe diga… Assim o homem quisesse abrir o seu entendimento a esta verdade.

Amar ou “servir” a YHWH significa guardar os Seus mandamentos, andar segundo os Seus preceitos, ou como nos é dito também pela boca de Yeshua em Mateus 4:4 – “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Também o profeta nos dá o conselho do Altíssimo em Jeremias 7:23: “Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem”. Só assim poderemos alcançar a santificação que nos é pedida e sem a qual ninguém verá O Senhor, como nos é dito em Hebreus 12:14.

(6)

“Sede santos porque Eu Sou santo”, diz-nos O Deus Altíssimo. Buscar a santificação é buscar o aperfeiçoamento em toda a Sua vontade nas nossas vidas. “Andai em amor” diz-nos Paulo em Efésios 5:2. O mesmo é dizer “andai na Lei do Altíssimo”, “andai em obediência”!

Procurando em tudo conhecer e viver de acordo com o conselho de Deus, somos conduzidos a ler a passagem que se encontra em 1.João 3:18-24 – “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado”.

Muitos conselhos podemos extrair desta passagem de 1.João. Entre eles citamos: “Amar de palavra” traduz o que diz um humorista português da actualidade: “falam, falam, e não fazem nada”. É um pouco isto. Os que pregam a Palavra de Deus e não se entregam à obra que O Senhor lhes deu para fazer, em obediência aos Seus preceitos, são fracos obreiros, os quais não multiplicam a riqueza dos dons que lhes foram confiados, nem levam o rebanho que lhes foi confiado a conhecer a Palavra de Deus em toda a sua profundidade e sabedoria.

O Senhor Yeshua também nos ensina como fazer a Sua obra. Ao entregarmo-nos, por amor a Deus e ao nosso próximo, à pregação da Palavra, à visitação dos doentes da Igreja ou dos que se encontram em aflição, assistindo-os, estamos a fazer a obra que O Senhor Yeshua nos confiou. Em Mateus 25:42-45, Ele ensina-nos que se não agirmos Ele ensina-nos condenará: “Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim”.

Neste pequeno estudo procurámos abordar, de forma breve, o verdadeiro significado de “amor”, o qual é devido a Deus e ao nosso próximo. O tema não foi aqui esgotado. Possamos rematá-lo com as palavras do Salmo 119:159, 165 para que fiquem gravadas nos nossos corações – “Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó YHWH, segundo a tua benignidade…Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço”. Para estes não pode haver tropeço porque amam a Verdade e andam segundo todos os preceitos divinos.

Referências

Documentos relacionados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

In the present study, all isolates of Acanthamoeba showed internalized bacteria when primers are used to amplify the Bacteria domain and all isolates showed the genus

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de